#007

  Рет қаралды 4,240

Júnior Silva | Semi Nerd

Júnior Silva | Semi Nerd

3 ай бұрын

Nesse vídeo falo sobre o filme "Ficção americana", ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, e de temas presentes nele.
Link para teste grátis do Amazon Prime:
amzn.to/48XVqbU
LIVROS CITADOS:
O racismo, uma introdução - Michel Wieviorka
amzn.to/3PqW1wa
O perigo de uma história única - Chimamanda Ngozi Adichie
amzn.to/49Shfem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Me siga no Instagram
/ oseminerd

Пікірлер: 67
@leonardoferigati7003
@leonardoferigati7003 Ай бұрын
achei que o filme pode te levar a inúmeras interpretações. No entanto, a minha é que as pautas identitárias, de representatividade, mostradas no filme, são sim sequestradas pelo neoliberalismo e colocadas como forma "emancipatória" na industria, o que na verdade, não é. Sendo assim, acabando por estereotipar um grupo em prol de lucros, e nada mais que isso. Então, se não for levado em conta, uma questão central de desestruturação do racismo ao lado dessas pautas - que são sim importantes - nao passará de uma FICÇÃO AMERICANA. Um teatrinho.
@lbtol137
@lbtol137 19 күн бұрын
Um ponto interessante neste filme é o "tipo" de humor que as pessoas enxergaram nele. Eu vi pessoas analisando o filme e falando da leveza do humor para falar de questões sérias. E eu não vi esta leveza. Eu não saio na rua de manhã de arma em punho atirando nas pessoas como constantemente os negros são retratados. Eu faço uso de gírias e palavrões dentro de contextos específicos e, quando necessário, tenho um bom vocabulário e um poder argumentativo relativamente bom. Não sinto que o bom humor do filme é, para um espectador negro, tão leve quanto o é para um espectador não negro. Thelonius tenta ser erudito em sua escrita e é recusado pelas editoras por conta de sua erudição. Na condição de Professor, ele é confrontado por uma aluna branca sobre o que pode ou não dizer em suas aulas. Isso é o início do filme. Sua autonomia, sua livre docência lhe vale a punição de ser afastado do cargo. Seus livros são colocados em prateleiras que não tem a ver com o gênero literário com o qual trabalha. A irmã do Thelonius diz, literalmente, que é revistada todos os dias em seu trabalho. As editoras só fazem ressalvas para as considerações dele porque elas reforçam os estereótipos. O Diretor do filme cria um final que valida o discurso preconceituoso predominante na Sociedade. As pessoas brancas da mesa de avaliação decidem que o livro do negro seria o vencedor. O Thelonius, (referência ao musicista de Jazz) contrasta demais com o pseudônimo Stagger Lee (que é um cafetão violento e assassino - folclore estadunidense). O esmagamento social que o Thelonius vive no filme é exatamente igual ao que eu e muitos outros negros passamos todos os dias e sabemos, não é tão engraçado assim. Mas, talvez, até isso tenha sido intencional no filme. Imagino que se queria que as pessoas não negras dissessem que o filme é leve para que eu, assim como o Monk, pudesse dar aquele sorriso sem dizer nada, mas que diz tudo: Eu não acredito que estou passando por isto de novo.
@anaborges4470
@anaborges4470 10 күн бұрын
Tinha parado o vídeo e ido assistir o filme, conforme vc recomendou. Muito bom filme, chega uma hora q a gente começa a achar q todo mundo no filme no filme é meio Senhorita Morello de todo mundo odeia o Cris
@glauberfirmino1824
@glauberfirmino1824 3 ай бұрын
Me lembrei de Através do Aranha-Verso, na qual o conflito da trama gira em torno do Miles (um homem-aranha negro e latino) rejeitar a construção de sua história através de uma perspectiva fatalista, determinada por traumas e a perda de sua família para a violência, contra a posição do Miguel Ohara (um homem-aranha latino), que defende uma visão determinista e fatalista de como deve ser a história de todos os aranhas. Esse embate de perspectivas também aparece bem no início do filme, em que o Miles, enquanto um garoto estudante do ensino médio, e seus pais confrontam a perspectiva da conselheira da escola (uma mulher branca), que diz que a história da família deles giraria em torno de passar dificuldades, por serem uma família de "imigrantes" (porto-riquenhos).
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
Que bacana! Não assisti esse filme, mas seu comentário me despertou o interesse. Obrigado.
@Nickluiz1
@Nickluiz1 2 ай бұрын
Comigo o filme me lembrou muito a Senhorita Morello do Todo mundo Odeia o Chris.
@Cesar_Augusto2099
@Cesar_Augusto2099 Ай бұрын
Eu vou dizer que o filme é fantástico nessa questão, eu só acho que ele poderia ter sido mais ousado e ter usado ao invés do Miguel O’Hara poderiam ter usado o Homem-Aranha Superior, tanto pela questão racial como também pela questão de personalidade, mas entendo que o 2099 vende mais, de resto a narrativa do filme é fantástica.
@bdebrunok
@bdebrunok 14 күн бұрын
@@JuniorSilvaSemiNerd velho, assista! o primeiro filme também é muito bom e cria as bases pra essa discussão do segundo, pq mostra o miles como rapaz de 14/15 anos filho de um homem negro e uma mulher porto-riquenha vivendo num lar extremamente normal. o pai é policial, a mãe enfermeira e ele um adolescente como todos os outros. não tem pai ausente, não tem problemas com drogas, não tem nada dos estereótipos reducionistas que você citou. o miles, inclusive, é colocado como alguém bastante criativo e inteligente. de novo, é como você colocou: tem pessoas brancas e negras envolvidas com crime e violência e tem as que que não tão. além disso, a qualidade da animação do filme é espetacular.
@gabrielagoncalves3229
@gabrielagoncalves3229 2 ай бұрын
Esse filme me lembrou o jeito da professora Morello de todo mundo odeia o Chris, um tesão nesse estereótipo. O filme é muito bom, achei bem interessante.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Sim, lembra mesmo!
@sabrinaqueiroz1479
@sabrinaqueiroz1479 Ай бұрын
Eu queria só que esse filme fosse assistido entre negros, porque o que não tem de branco se aproveitado dessa crítica super sagaz e cheias de nuances do filme pra dizer "a luta antirracista é uma piada e não deveria existir" é bem foda kkkkk
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Hahaha sempre vão aparecer desses
@victor_sillva
@victor_sillva 27 күн бұрын
Eu sou branco, filho de negro penso que a partir do momento que algo gera lucro, o mercado, intependente de ideologia, satura. Independente da luta, do assunto, da ideologia, SATURA. Ai é pouco tempo pro nível das coisas irem caindo, as obras cinematográficas, musicais e afins. E ai é pouco tempo pro trigo virar joio, e as coisas perdem o rumo. Ex: Cidade de Deus > Bacurau
@otavioalfano
@otavioalfano 11 сағат бұрын
@@victor_sillvanão é como se tudo que gerasse lucro fosse um problema. Está gerando lucro para quem? Quem é esse mercado que satura as pautas e quais pautas são, de fato, saturadas e esvaziadas? Posso te garantir que não são todas…
@otavioalfano
@otavioalfano 10 сағат бұрын
Vídeo sensacional. Parabéns! O filme consegue, de forma sutil, demonstrar que o capitalismo acentua as mazelas do racismo.
@user-wy4ed3sw8q
@user-wy4ed3sw8q 14 күн бұрын
Sensacional esse vídeo.
@ticianoduarte6704
@ticianoduarte6704 3 ай бұрын
Tô mais ansioso pelo comentário do que pelo filme. 😊😊😊
@CrazyPato1979
@CrazyPato1979 Ай бұрын
O KZfaq me ofereceu seu video, mas eu ainda nao assisti o filme. POr isso vou deixar meu like e um comentario pra engajar, e vou la assistir o filme e depois volto. Nem ligo muito pra spoilers, mas quero ter a minha impressao sobre a historia.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Muito obrigado! Quando assistir deixe seu comentário contando suas impressões
@impulsofertil
@impulsofertil 2 ай бұрын
Tô preparando um vídeo sobre a relação entre esse filme e as pautas identitárias, nesse caso, bem específico, o debate racial. E óbvio que vou indicar esse vídeo! ❤👏
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
Que bacana! Vou querer assistir.
@CarlosHenriqueXavierEndo
@CarlosHenriqueXavierEndo 2 ай бұрын
Putzgrilla, me inscrevi no canal antes de acabar o vídeo! Excelente! (Nota: eu fico muito puto com este KZfaq que costuma me oferecer uns canais absurdos. Mas, agora, acertaram em cheio) Parabens pelo vídeo, prezado Júnior.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Muito obrigado! Que bom que gostou do vídeo
@ozymandiasrealista8892
@ozymandiasrealista8892 2 ай бұрын
Para mim a chave do filme tá no diálogo do Monk com a escritora, que até então fazia sucesso fazendo obras tão estereotipadas quanto (e que acaba servindo como inspiração maior pro livro que o Monk escreveu sob pseudônimo): "Ninguém procura ler Bukowski para sentir como é viver a "experiência branca definitiva".
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
O filme permite variadas reflexões e, de fato, esse diálogo tem pontos muito interessantes.
@iDesignification
@iDesignification 28 күн бұрын
Show Junior, perfeita análise
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 28 күн бұрын
Obrigado!
@marlucesantos54
@marlucesantos54 9 күн бұрын
Parabéns
@lucianoDoni1
@lucianoDoni1 3 ай бұрын
O filme é bom, os autores blindaram o personagem principal Irmã que trabalha numa clinica de aborto, irmão gay, mãe com Alzheimer's 😅 ai ele sim pode expor sua opinião contraria a galera woke😂
@andrelf2184
@andrelf2184 2 ай бұрын
Ou seja, mostrou que pode ter "diversidade" sem ser woke
@marlucesantos54
@marlucesantos54 9 күн бұрын
Boa noite, Júnior Silva ei gosteo da sia falta, quando você diz que ps brancos está sempre no comando em relação aos negros.
@user-fazuellebehind
@user-fazuellebehind 25 күн бұрын
Gostei muito do filme, sobretudo, a relação entre os dois escritores negros do filme - Porque a escritora que faz uso de jargões e histórias clichês sobre os negros acreditava nas suas histórias, pesquisava e buscava pessoas reais (diferente do Monk). Nesse sentido, ela sabia tirar proveito desse antirracismo "racista" por ver nisso uma possibilidade, o problema é que ela talvez se contentasse em ser apenas isso, uma autora de cliclês. Ao passo que Monk era mais ambicioso e queria realmente não lidar com esse tipo de fronteira racial entre escritores (provavelmente, porque ele não era bem o tipo de negro crescido e criado em periferias e não se identificava com esses clichês de modo algum). Os dois têm pontos relevantes para se considerar, e um bom caminho possível talvez seria uma mistura da visão de ambos. Contudo, os dois foram votos vencidos no final, uma grande ironia.
@AugusttoGutto
@AugusttoGutto 2 ай бұрын
Otimo vídeo meu bom, assisti o filme ontem
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
Muito obrigado!
@paulocosta9005
@paulocosta9005 3 ай бұрын
Ótima crítica. Parabéns
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
Muito obrigado!
@anaborges4470
@anaborges4470 13 күн бұрын
Vou lá ver o depois volto😊😘
@marlonramos4255
@marlonramos4255 3 ай бұрын
Belo vídeo irmão! Seria legar vc analisando /comentando sobre outros filmes pretos tbm como os do Spike Lee por exemplo. Grande abraço irmão Continue 🙌🏿🙏🏿
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 3 ай бұрын
Obrigado, irmão! Gostei da ideia, vou separar alguns. Valeu pela sugestão
@chickomartins4393
@chickomartins4393 2 ай бұрын
Concordo em partes. O filme faz critica à industria de entretenimento (mais especificadamente literária e cinema) onde se utilizam à exaustão dos estereótipos negros para alavancar lucros obscenos a uma elite branca. Ok --- O que faltou comentar tambm é que o filme igualmente critica (ou "parodeia") o negro intelectual que tenta mostrar sua potencia (descontestualizada?) ao mercado que so quer vender e dar lucro, sem dar contas das suas inquietações e analises como artista. A real é que o Branco nunca salvara o negro. Se ele quer ser respeitado, que crie seus proprio game com seus valores, regras, desejos, ideias...resumindo: "Enquanto os leões não aprenderem a escrever, sempre leremos sobre as histórias do caçador". Não é queno anti-racismo seja raciata, é que todo o mecanismo ja é enviesado.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
Bacana o seu comentário. Você toca num ponto importante que é a criação de espaços que respeitem a pluralidade das pessoas negras. Realmente, isso é algo importante e que deve ser feito: assumir a posição de liderança e desenvolver iniciativas. Por outro lado, é importante considerar também que a "indústria" já está toda estruturada, tanto em relação a instituições, quanto em relação a conexões e também no quesito grana. Então, eu acredito sim que seja importante desenvolver iniciativas, mas não é simples pôr em prática. Inclusive, porque é preciso de um público consciente e interessado em lidar com essas questões para que os projetos sejam sustentáveis.
@reflortem
@reflortem 2 ай бұрын
Vc sente q a gente vive numa sociedade onde há uma "guerra" de branco contra negro e isso em partes foi representado no filme? "a real é que o branco nunca salvará o negro", o negro tem q ser salvo de q exatamente? Acha q o separatismo, polarização entre branco, negro, mulher, homem criando seus próprios "games, valores e ideais" é a solução pro fim de algum problema? Quando um branco dizendo ser antirracista diz como um negro deve se comportar, como foi representado no filme, isso sim é um antirracista sendo racista, Imagino que você não conheça a cultura woke, esse filme foi uma sátira diretamente a ela (Que tem dado prejuízo e não lucro), e segundo o próprio diretor do filme mostra como essa cultura afetou até trabalhos antigos dele que foram rejeitados por não representar o negro da maneira correta segundo os woke.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 2 ай бұрын
@@reflortem Acredito que seu comentário seja direcionado ao @chickomartins4393, mas quero deixar uma contribuição em um dos pontos. Pelo seu comentário, me parece que você entende que criar o próprio "game com seus valores, regras, desejos, ideias" seja algo ruim, uma espécie de "discriminação antibranca". Não interpretei dessa forma. A sociedade, mercado etc se organizaram de forma que o poder de decisão (criativo, financeiro etc) não está, majoritariamente, com as pessoas negras. Por isso, a liberdade criativa dos artistas negros (pra ser mais específico) fica limitada ao que os chefes da indústria determinam. E as suas determinações são, comumente, muito estereotipadas e repetitivas. E é pensando nisso que vejo como importante que pessoas negras conscientes dessa questão, criem iniciativas que valorizem a criatividade e pluralidade de artistas e produtores negros, em vez de apenas esperar que, aqueles que já dominam o cenário, criem um ambiente favorável.
@haridasa3364
@haridasa3364 2 ай бұрын
@@JuniorSilvaSemiNerd Sim, é um problema complexo pq isso parece um esquema vicioso, vc cria um nicho de consumo que alavanca isso de certa forma.
@otavioalfano
@otavioalfano 11 сағат бұрын
Galera, mas a crítica à indústria não exclui a crítica ao “antirracismo racista”. Sobre o comentário de @reflortem , a disputa entre brancos e pretos, mulheres e homens já está dada, ela é histórica e negá-la em defesa de um suposto combate à polarização só beneficia quem já vem se beneficiando desta “guerra”. O filme demonstra contradições, mas não apresenta respostas, deixa que a gente pense quais formas de solução (se elas existem) seriam possíveis para o futuro. Pessoalmente, não gosto da história de “cultura woke”, é uma demonização de pautas importantes pelo sequestro delas pelas instâncias do capitalismo. Para mim, é como se as pessoas se recusassem a entender sobre violência de gênero e a luta feminista só pq a renner faz blusas escrito “girl power”.
@dudaevgree
@dudaevgree 3 ай бұрын
Obrigado pelo aviso de spoiler! Me responde aqui pra lembrar de voltar pra comentar, por gentileza.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 3 ай бұрын
Pronto! Espero suas impressões
@dudaevgree
@dudaevgree 2 ай бұрын
@@JuniorSilvaSemiNerd mano! filmão! 👏👏👏
@henri191
@henri191 Ай бұрын
O maior trunfo desse filme pra mim foi o fato dele ter negros , mulheres e personagem LGBT sem ser estereotipado e woke , é um ótimo filme
@DionyBiguz
@DionyBiguz Ай бұрын
Segundo o Gaveta o filme não se trata disso
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Sobre o que o filme trata segundo ele?
@bdebrunok
@bdebrunok 14 күн бұрын
o yt me indicou seu vídeo a partir de um do jurandir golveia e gostei muito, obrigado pela analise e risadas sinceras! esse filme é muito bom, mas admito que assisti duas vezes pra pegar as críticas mais sutis. me inscrevi e pretendo assistir vídeos antigos e acompanhar os novos. boa sorte! espero que o canal cresça.
@Cesar_Augusto2099
@Cesar_Augusto2099 Ай бұрын
Por um segundo, achei que era um título de um filme do James Bond, algo do tipo “007 contra Ficção Americana”
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd Ай бұрын
Hahahah os donos da franquia podem comprar sua ideia aí
@leonardopedreira6243
@leonardopedreira6243 Ай бұрын
Filme excelente!
@WilliamSantosOliveira-yg5ty
@WilliamSantosOliveira-yg5ty Ай бұрын
Muito informativo
@editorx2023
@editorx2023 29 күн бұрын
Planejei assinar Amazom por um mês gratuito só pra ver esse filme, mas deve dar trabalho pra cancelar, acho que não vou não.
@JuniorSilvaSemiNerd
@JuniorSilvaSemiNerd 29 күн бұрын
É só cancelar antes do final do período para não ser cobrado após os 30 dias. Você pode dar uma conferida em como cancelar antes de fazer a assinatura
@editorx2023
@editorx2023 28 күн бұрын
@@JuniorSilvaSemiNerd valeu.
@joselioalvinegro
@joselioalvinegro 2 ай бұрын
O filme é bom, personagem negro forte que odeia esteriótipos. Sem mais.
@chickomartins4393
@chickomartins4393 2 ай бұрын
Assiste de novo. Dessa vez bem devagar...com mais empatia aos problemas do negro em nossa sociedade.
@higorbastos8045
@higorbastos8045 2 ай бұрын
Você não entendeu o filme 😂😂😂😂😂😂​@@chickomartins4393
@ozymandiasrealista8892
@ozymandiasrealista8892 2 ай бұрын
@@chickomartins4393 Acho que ele assistiu como eu tantas pessoas assistiram: vendo o cara pela sua complexidade como indivíduo, e não só resumindo alguém pela cor e tudo o que ela deveria representar apenas porque é o desejo de uma elite progressista.
@guilhermejr108
@guilhermejr108 Ай бұрын
Falou tudo, Sinalização de Virtude é fod@...
@CarlosHenriqueXavierEndo
@CarlosHenriqueXavierEndo 2 ай бұрын
7:49 Eu vi, numa palestra com a própria Angela Davis, uma diretora de uma ONG se orgulhar e anunciar um projeto de "empoderamento de mulheres negras periféricas" apoiado pelo Bank of America... Esta mesma pessoa comemorou, em seu site, a "primeira CEO negra da Johnson&Johnson"
@edsonxecks3107
@edsonxecks3107 Ай бұрын
Ha preconceito para tudo e para todos
@Fiscal_de_Woke
@Fiscal_de_Woke Ай бұрын
Têm várias sutilezas nos diálogos, como o fato do pai ser mulherengo/inteligente e solitário, que se suicida com um tiro na cabeça! Nem por isso os 3 irmãos crescem revoltados e marginalizados! Pelo contrário, um é escritor, o outro cirurgião plástico! Que se descobre gay e larga a mulher o cirurgião! A irmã que não foi bem sucedida e, fica cuidando da mãe com alzheimer! Contrariando qualquer estereótipo!
Ficção Americana NÃO é woke (nem de direita) | CINE 5º
26:05
Estúdio 5° Elemento
Рет қаралды 12 М.
Khó thế mà cũng làm được || How did the police do that? #shorts
01:00
She ruined my dominos! 😭 Cool train tool helps me #gadget
00:40
Go Gizmo!
Рет қаралды 62 МЛН
МАМА И STANDOFF 2 😳 !FAKE GUN! #shorts
00:34
INNA SERG
Рет қаралды 4,1 МЛН
Vivaan  Tanya once again pranked Papa 🤣😇🤣
00:10
seema lamba
Рет қаралды 27 МЛН
QUE AULA! A RELAÇÃO entre o ATOMISMO e o HEDONISMO - CLÓVIS DE BARROS
18:18
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 268 М.
#010 Livros que li em Abril (2024)
12:34
Júnior Silva | Semi Nerd
Рет қаралды 74
15 tarefas domésticas que eu excluí PARA GANHAR MAIS TEMPO e deu certo!
16:06
Os poderes de saber mais de uma língua
14:13
Atila Iamarino
Рет қаралды 144 М.
Why do Netflix Productions look like that?
14:51
Movie LUTs
Рет қаралды 229 М.
COMO VOCÊ ATRAI AQUILO QUE MAIS TEMIA SEM PERCEBER
10:13
Minutos Psíquicos
Рет қаралды 38 М.
Como ANALISAR filmes: o PRIMEIRO PASSO | com Narratologia
6:00
Olga Filmes
Рет қаралды 4 М.
American Fiction - Crítica e Análise do filme
10:32
Gustavo Girotto
Рет қаралды 2,1 М.
Khó thế mà cũng làm được || How did the police do that? #shorts
01:00