#27 GERAÇÃO Z no mercado de TRABALHO: problemática ou consciente? | Dois Pontos

  Рет қаралды 289,336

Estadão

Estadão

Күн бұрын

Avessos a burocracias, não gostam de trabalhar e rompem hierarquias. Estas são apenas algumas das características associadas à geração Z (nascidos entre 1995 e 2012). Será que a avaliação é justa? Por outro lado, a categoria também é responsável por levantar questionamentos, a exemplo da saúde mental e da forma de trabalhar, que pressionam empresas e pessoas comuns a repensarem a relação com o trabalho.
Fato é que a Gen Z deve se tornar 30% da força global até 2030. Ao mesmo tempo, estes profissionais são os mais propensos a trocarem de emprego nos próximos 12 meses, um total de 35%, segundo pesquisa deste ano da PwC.
Afinal, quando o assunto é geração Z no mercado de trabalho, o que não passa de estereótipo e o que é verdade? Para entender as principais nuances da discussão e o contexto brasileiro dos jovens trabalhadores, a nova edição do Dois Pontos convidou para a bancada a empreendedora Giulia Braide e a especialista em Futuro do Trabalho Maíra Blasi.
O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão Roseann Kennedy, e participação da repórter de Carreiras do Estadão, Jayanne Rodrigues.
Produção
Carla Menezes
Everton Oliveira
Edição
Júlia Pereira
Gravado no estúdio U360
-- Assine por R$1,90/mês e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Estadão. Acesse: bit.ly/ofertaestadao
capítulos:
0:00 - Geração Z no trabalho
4:23 - Que meme é esse?
6:13 - Preconceito
11:00 - A Gen Z é preguiçosa?
13:41 - Qual é o perfil do jovem para o mercado de trabalho?
17:54 - O trabalho deixou de ser um propósito de vida?
20:31 - Como o mercado vai se adaptar?
25:00 - O que atrai a Gen Z?
30:42 - O futuro do mercado de trabalho
40:00 - Geração fantasiosa?
57:04 - Vantagem competitiva no mercado de trabalho

Пікірлер: 102
@andrelual75
@andrelual75 Ай бұрын
“Ambição tem a ver com valores, crenças, visão de futuro e escolhas. Repensar o trabalho dentro da vida, e não a vida dentro do trabalho, pode ser uma boa reflexão para todos nós”
@adrianoaugusto2175
@adrianoaugusto2175 Ай бұрын
É filha do Eneias ? Pelo menos o óculos parece kkkkkkkkkkkkk (não prestei nem atenção no assunto) kkkk
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 Ай бұрын
só falaram merd#@ mais eu ri muito dos óculos 🤣🤣🤣
@paesjaqueline
@paesjaqueline Ай бұрын
Que legal! Opinião super parcial e polarizada 😢😅 Coloca o ponto de vista de administradores de um hospital, de um centro cirúrgico de urgência… onde é necessário pressão e tomada de decisão…. É pessoal, essa geração que vai cuidar da gente! como sempre estadão diminuindo nosso cérebro
@vanessapedro6619
@vanessapedro6619 Ай бұрын
O problema que a geração Z é sustentado pelos velhos, aqueles que batem ponto, por que todos precisam comer, morar....
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
A realidade uma hora bate a porta e tudo vai se equilibrar, como sempre!
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 Ай бұрын
Calada nao fala merd@ madame
@gumeskate4live
@gumeskate4live Ай бұрын
Exatamente...E tudo que fazemos não é o suficiente.
@wernerkurpjuweit
@wernerkurpjuweit 26 күн бұрын
Os tempos mudaram. Sou erotische model aka Erotikmodel mas é mal visto pois existe discrimination against erotische.
@rosanebachilli3228
@rosanebachilli3228 Ай бұрын
A geração Z inventou o jargâo: "estou entediado"... 😒 Gerações anteriores nâo entendem: "e o que temos com isso"? 🤔 🤨 Os Z ficam chocados... estava subentendido: 🙄 "o problema é seu, que alimenta outras expectativas a meu respeito..."😧 🥱 A questão nâo é nova... quem banca?? Se um Z banca seu tédio, seu luxo, seu desenvolvimemto, está no lugar de falar o que pensa. Caso seja bancado, está na hora de resolver isso. Antes de se posicionar entediado.
@sergiosantos6885
@sergiosantos6885 Ай бұрын
Me conte qual oculista que te receitou esse óculos, quero um pra enxergar a lua kkkkkjkkkkkkk
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 17 күн бұрын
🤣🤣
@FBVNN
@FBVNN Ай бұрын
Não dá pra assistir, só dá pra ver os óculos da moça
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
Verdade que você só viu isso?!!!!!
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 Ай бұрын
@@trajetoempresarial vc entendeu, neh?
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
@@ClaudioCouto5050 Implicância minha com a frase: "Não dá pra assistir", ao pé da letra não foi assistido por conta de um adereço. Só isso, no mais entendi tudo sim.
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 Ай бұрын
@@trajetoempresarial eu entendi... sou chato assim também... 😉
@lsleonelsantos
@lsleonelsantos Ай бұрын
Kkkkkkkk.....está geração tá muito difícil e acaba com a saúde dos mais velhos....
@sergiosantos6885
@sergiosantos6885 Ай бұрын
E esse óculos de roda de carroça moça kkkkkkkkkkkkkk
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 Ай бұрын
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@mateussantos443
@mateussantos443 3 күн бұрын
Amei o tema! ❤
@gumeskate4live
@gumeskate4live Ай бұрын
Eu sou Pai de um de 18 anos... E alem disso , ando de skate e convivo com adolecentes o tempo todo. Não dá pra saber com vai ser o futuro, alguns desde agora ja estão se preparendo pro futuro , que vai ser bem dificil pra eles por questões obvias e, tambem tem aqueles que não querem saber de nada. No geral o mundo sempre vai ser assim. Os que se preparam pra ser "patrões" e os que vão trabalhar pra esses. MAs essa geração ainda não entendeu que que esses patrão porerá ser um Robô... literalmente. Estamos mais do que nunca numa fase em que se deve pensar muito antes de por um ser humano nesse mundo...
@leninefernandesrangel7966
@leninefernandesrangel7966 Ай бұрын
Olá! Ao meu entender, o fator criado pelo momento, refere/se a falta de uma cultura mais venal ou mais exigente, principalmente no que referimos a um espaço de tempo ou estudos visando apenas um grupo de possíveis trabalhadores em formação. Hoje ponderamos observar que as estruturas representadas por debatedores ou repórteres, reúnem aspectos definitivamente errôneos. Boa parte dos jovens, imagina Que tem domínio de comandos mas, notamos que em sua maioria, estão sustentados em emoções repentinas e frágeis. Quando assistimos o comportamento de fundamentais ser humanos que colocam seus esforços intelectuais em tecnologia científica, não encontramos deslumbres competitivos desconfortantes encontramos sim, humanos eficientes voltados para uma só direção.
@carlosnnnunesnunes6019
@carlosnnnunesnunes6019 Ай бұрын
É uma festa, que beleza, até eu que sou da geração X+, fiquei com vontade de viver com a dinâmica de vida da geração Z. Ih! Mas vou ter que achar alguém da Z para me manter, né. No final das contas, quando faltar grana para o mínimo para sobreviver, as atitudes e valores das gerações se misturam.
@agiongo
@agiongo Ай бұрын
Assim como não deve generalizar toda geração Z, não se deve generalizar que isto funcionaria em todas as profissões ou funções. Acredito que tem oportunidade para todos, e quem estiver disposto a trabalhar com maior esforço será mais valorizado, pois serão a minoria.
@lsleonelsantos
@lsleonelsantos Ай бұрын
Como assim padrão diferente, vc t que seguir o padrao da empresa...ou cada um faz do jeito que quer?
@vanessaantoine2208
@vanessaantoine2208 Ай бұрын
Mto boas as reflexões, minha sugestão para enriquecer a discussão é na próxima colocar visões distintas para trazer óticas diferentes.
@riquemariotto
@riquemariotto Ай бұрын
O vídeo descreve uma Gen Z que provavelmente é branca e já tem a casa dos pais ou herança e estudou em escolas boas. É um recorte, um nicho muito estreito. Quem manda no mundo são os boletos e a idade chega pra todo mundo. Achei bem ingênua e localizada essa conversa, na verdade. Simplista demais. Na primeira pane de energia elétrica, água ou luz, a gen z fica inútil. Aí será necessário ter outras pessoas que trabalham de madrugada, batem cartão, 8 horas por dia e recebem muito pouco dinheiro pra trabalhar sem essas escolhas e essa liberdade do vídeo. A gen Z é dependente de tudo isso e ainda não percebe que só pode escolher enquanto houver gente que não tem opção e faz o trabalho pesado.
@mairablasi
@mairablasi Ай бұрын
vc assistiu tudo? eu faço recortes mais de uma vez durante o vídeo e logo no começo justamente questiono os dados e falo que eles não são BR.
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 Ай бұрын
cala boca nao fala merd#@
@jordanslima7
@jordanslima7 Ай бұрын
Você não vai querer deixar de usar o pix pra voltar ao dinheiro impresso, ou ter que voltar a emitir uma nota fiscal sem chave de acesso. Já estamos na singularidade tecnológica visando a eficiência (sendo ela humana principalmente) e se voltarmos a era da pedra, certamente iremos escalonar de novo as funções antigas de escritório, mais morosidade e consequentemente um custo maior. Tendo que ter uma pessoa p atender telefone, outra pra cuidar da impressora, outra pro carimbo, etc… Ngm quer vida difícil não. Como já dizia uma autora de livro de ficção da minha geração: “If we burn, you burn with us”.
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 Ай бұрын
Estes dados certamente representam mais os gringos... Aqui no Brasil, pelo menos pra grande maioria, não é bem assim não. O povo, na sua grande maioria, tá no corre diário como qualquer um, buscando o seu....
@MariaBorgeschagas
@MariaBorgeschagas Ай бұрын
Sim consiente a dencia do humano é corrigir o que os Pais fizeram a vida toda sem sucesso tipo dedicaram tanto para nada enfreou humilhaçãoes e so ganharam frustações e ai por diante
@lsleonelsantos
@lsleonelsantos Ай бұрын
Faltou no debate uma pessoa mais velha .
@washingtonluiz7707
@washingtonluiz7707 Ай бұрын
Naõ é bem assim que funciona más tem que trabalhar muito isso
@Andre1974diasDias
@Andre1974diasDias Ай бұрын
Q coisa bizarra essa lupa 😂😂😂😂
@ERS-pw5hh
@ERS-pw5hh Ай бұрын
Lupa da NASA 😂😂😂
@JOSEPEREZ-qh5vz
@JOSEPEREZ-qh5vz Ай бұрын
Tema muito atual
@igormorais2845
@igormorais2845 Ай бұрын
Comentaristas muito jovens, falta diversidade de outras gerações para o debate. No Brasil devemos ter cuidado com a geração Z que se formar em engenharia e medicina . Irei ficar do lado dos mais velhos por enquanto … sorry, em humanas cabe tudo , mas outras profissões nao.
@fulanodetal826
@fulanodetal826 Ай бұрын
Diversidade é meus bagos
@analuciabs
@analuciabs Ай бұрын
A vida não é exata, é humana. Para as exatas estamos criando robôs.
@igormorais2845
@igormorais2845 Ай бұрын
Ok Humanas e responsável 100% por criar os robôs . Tecnologia e humanas … eua Europa China Japão Coreia , cheio de humanas como no Brasil . Tá bom, vamos decolar . Humanas tudo pode.
@igormorais2845
@igormorais2845 Ай бұрын
Pois é 👍🏼
@igormorais2845
@igormorais2845 Ай бұрын
Robôs são feitos por exatas. Carro, hidroelétrica , robô cirurgião , avião , apartamento , muita coisa.
@felipee9177
@felipee9177 Ай бұрын
É uma geração do querer. Eu quero isso, eu quero aquilo. Mas querer não é poder né.
@fernandacardosodeassis7454
@fernandacardosodeassis7454 19 күн бұрын
Quem contrata, se lasca, vai pagar , ouvir desaforos e vai ter que fazer o serviço.
@CHATURIX
@CHATURIX 7 күн бұрын
O problema é o tamanho do óculos
@900borges
@900borges Ай бұрын
Faltou representantes do sexo masculino, ficou na visão feminina
@mairablasi
@mairablasi Ай бұрын
a visão masculina está altamente disponível na internet e qualquer coisa você pode trazer sua visão aqui pra gente.
@vitorjms
@vitorjms Ай бұрын
Se for para dar desculpas sobre a situação, não interessa se é homem ou mulher.
@assisrondonia
@assisrondonia Ай бұрын
Papo interessante essa questão da Geração Z. A verdade é que nos encontramos todos perdidos. Sou advogado com 71 anos.
@ibfbf6288
@ibfbf6288 Ай бұрын
Já se aposentou então, né?
@assisrondonia
@assisrondonia Ай бұрын
@@ibfbf6288 Aposentei-me com um valor irrisório; vacilei. Fico a imaginar como será o futuro para esse jovens da "Z".
@ibfbf6288
@ibfbf6288 Ай бұрын
@@assisrondoniaaposentou pelo INSS? Era importante vc ter investido tbm em ações e imóveis além do INSS ...
@MiMedicoVirtual
@MiMedicoVirtual Ай бұрын
@@assisrondonia e como se mantém cara?
@assisrondonia
@assisrondonia Ай бұрын
Uma criatura que bem poderia estar num patamar melhor da vida; mas valeu por tudo que vivi. De fato tudo vale a pena.
@eduardocosta9170
@eduardocosta9170 Ай бұрын
Geração Z . . . A última letra do alfabeto . . . Depois nada . . . É a geração que pode escolher se vai ou não trabalhar pois os pais compram tudo . . .
@zslou
@zslou Ай бұрын
Esse óculos é pra usar no esmeril.
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
Ainda faltam os representantes negros e negras, pessoas que não tiveram acesso a boas escolas e são gen Z. A visão do episódio é branca, rica e representa uma bolha quase Faria Lima.
@mairablasi
@mairablasi Ай бұрын
durante o vídeo eu pessoalmente recorto isso, logo na abertura também, você assistiu tudo?
@BrunoFranciscone
@BrunoFranciscone Ай бұрын
A geração Z negra e pobre não tem tempo para ficar entediada, tem que sobreviver
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
@@mairablasi Tudinho! E adorei sua participação, poderada, lúcida e clara. Mas estou com esse nó na garganda de nós brancos privilegiados só falarmos com nós mesmos. É homem c.... regras para o que as mulheres devem fazer ou ser, brancos dizendo o que pretos e pretas devem fazer ou ser. Enfim, está me entediando muito este monólogo de brancos e brancas que acham que podem, AINDA, determinar o que outros grupos devem fazer. Me sentindo mal com nossa arrogância!
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 Ай бұрын
Ela está usando dados gringos... Aqui no Brasil, pelo menos pra grande maioria, não é bem assim não. O povo, na sua grande maioria, tá no corre diário como qualquer um, buscando o seu....
@trajetoempresarial
@trajetoempresarial Ай бұрын
@@ClaudioCouto5050 Ainda assim a discussão que a Maira coloca é super importante. Na minha visão é discussão super pertinente e precisamos apenas incluir os grupos que estão de fora. Não acho que por nossa condição de desigualdade não devamos debater o assunto. Debate muito mais pertinente se for mais inclusivo!
@lucianogilli6215
@lucianogilli6215 Ай бұрын
Abram suas empresas e contratem a geração Z se for pra frente ai voltem aqui e falem alguma coisa.
@claudiopersio3183
@claudiopersio3183 Ай бұрын
Você torce, torce, torce e NADA sai. O vazio intelectual total, a oartir da grande mídia.😱😱😱😱😱
@admsicardoso
@admsicardoso Ай бұрын
Tive a mesma sensação. Essa realidade aí retradada é muito diferente do dia a dia do empresário e principalmente das equipes de recursos humanos que estão desesperados na busca de pessoas comprometidas com o trabalho a ser feito, nas mais diversas áreas da sociedade.
@kleriu
@kleriu Ай бұрын
Geração Z, passa dos limites... Chega ser tosco e sem noção!
@andrelual75
@andrelual75 Ай бұрын
Concordo com a geração Z, tá mais do que na hora de todos terem qualidade de vida.
@flowesclenement5631
@flowesclenement5631 Ай бұрын
Os dois
@kikatita3050
@kikatita3050 Ай бұрын
E este óculos? 😂😂 Gente que coisa medonha! Compra um maior moça que este tá muito pequeno e discreto. 😂😂
@mauriciopaz4512
@mauriciopaz4512 Ай бұрын
Esse debate de gerações é bobeira, perda de tempo.
@andreoliveira6665
@andreoliveira6665 Ай бұрын
isso mesmo um bando d otario
@LuizCarlos-yp6pz
@LuizCarlos-yp6pz Ай бұрын
Tudo virou preconceito
@mauroKronwald-yr2oj
@mauroKronwald-yr2oj Ай бұрын
Geração P.
@vantiveszjb795
@vantiveszjb795 Ай бұрын
Meu Deus. E estes parabrisa de naves espacial ET. Que óculos horrível. Dê uma olhada no espelho Kkkkk
@antoniojorge2443
@antoniojorge2443 Ай бұрын
Troca de óculos que óculos feio cruzes 😅😅😅😂😂
@givanildosilva382
@givanildosilva382 Ай бұрын
Geracao z com n de geracao Nutella 🙄🤑
@helviomartins7884
@helviomartins7884 10 күн бұрын
Tira esse parabrisa da cara kkkkkkkkkk
@JOSEPEREZ-qh5vz
@JOSEPEREZ-qh5vz Ай бұрын
Rosean é 10
@estadao
@estadao Ай бұрын
Ela é mesmo! ❤
@abnerfreitas5492
@abnerfreitas5492 Ай бұрын
Sinceramente, os pontos abordados aqui são totalmente genéricos e superficiais. O mercado de trabalho é selvagem, o conflito de gerações nesse aspecto se dá pela mais valia, ou seja, o tempo de trabalho gasto pra enriquecer o patrão por um salário pífio. Hoje em dia, todas as gerações são ludibriadas com a ideia de meritocracia e hierarquização do trabalho... Uma falácia! Todos nós sabemos que o QI (quem indica) é o que manda no acesso ao trabalho e promoções geralmente pra pessoas privilegiadas e brancas, PRETO E POBRE não tem escolha a não ser conciliar arduamente o estudo e o trabalho pra garantir o futuro, e olhe lá. O jovem hoje é sabotado pela falta de oportunidades, pelas comunicações fofas que vendem a ideia do "colaborador" e pelas mídias sociais. Como ser focado? Como ser multidisciplinar em um ambiente de vulnerabilidade? Como desenvolver com excesso de trabalho e falta de uma gestão humanizada ?
@abnerfreitas5492
@abnerfreitas5492 Ай бұрын
A mulher de 40 dona de agência é a mais sensata
@maximinoladelfo4073
@maximinoladelfo4073 Ай бұрын
Só um pó Quinho os jovem .de hoje Ga nascem fracote a chegarem a idade de ter sua vida própria a inda tão no zero
@julios2718
@julios2718 Ай бұрын
Só por causa do óculos, já perde um pouco a credibilidade kkkkkkkkkkkkkkkk
@andrelual75
@andrelual75 Ай бұрын
Sou da geração X mas me identifico com a geração Z.
A Bizarrice da Geração Z Explicada | Gaveta
20:44
Gaveta
Рет қаралды 533 М.
ИРИНА КАЙРАТОВНА - АЙДАХАР (БЕКА) [MV]
02:51
ГОСТ ENTERTAINMENT
Рет қаралды 1,2 МЛН
小女孩把路人当成离世的妈妈,太感人了.#short #angel #clown
00:53
Ricardo Antunes: Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil
57:08
Diversidade e Geração Z no Mercado de Trabalho com Mari Galindo e Maria Dafne
56:19
A GERAÇÃO Z É A MAIS DIFÍCIL DE TRABALHAR?
11:15
Líder HD - Liderança em Alta Definição
Рет қаралды 10 М.
TV vai mudar totalmente (e não vai acabar... ou vai)
18:53
PH Santos
Рет қаралды 126 М.
Geração: Jovem e Mercado de trabalho
26:33
Assembleia de Minas Gerais
Рет қаралды 1,6 М.