No video

A BIZARRA representação do Alzheimer no quadrinho indie da China

  Рет қаралды 39,547

Quadrinhos na Sarjeta

Quadrinhos na Sarjeta

8 ай бұрын

ÔNIBUS NOTURNO de Zuo Ma é um manhua (quadrinho chinês) semi-autobiográfico sobre um quadrinista e sua avó que está perdendo a memória. Possivelmente é mal de Alzheimer. Porém, diferentemente de outras histórias que focam tão somente naqueles que começam a ver seu ente querido perder a identidade, aqui a ênfase está nas percepções da avó. Ou seja, a ideia é explorar esse mundo que é um misto de memórias fragmentadas, esquecimentos e muita imaginação. Comento nesse vídeo um pouco da cena do quadrinho chinês independente, analiso ÔNIBUS NOTURNO, falo de memória, identidade e Alzheimer, e explico porque esquecer dos outros pode ser algo bom.
Edição: Cauby Monteiro
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3uFre7i
💬 APOIE-NOS no catarse: www.catarse.me...
Instagram: / qnsarjeta
Tiktok: / qnsarjeta
Twitter: / linck_alexandre
Minhas produções acadêmicas sobre quadrinhos: unisul.academi...
#alzheimer #china #biografia

Пікірлер: 203
@QuadrinhosNaSarjeta
@QuadrinhosNaSarjeta 8 ай бұрын
🛒 Link na Amazon: amzn.to/3uFre7i 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@luizlopes603
@luizlopes603 8 ай бұрын
Conhece HQs indianas?/
@marcelovsrj
@marcelovsrj Ай бұрын
Pra que se já contou tudo?
@sheylaweinhardt7011
@sheylaweinhardt7011 8 ай бұрын
Trabalho em uma casa de repouso e um dia tivemos uma palestra sobre Alzheimer onde, entre outras coisas, foram mostradas imagens de como o cérebro fica com o progresso dessa doença. Mano... várias partes do cérebro mortas a ponto do cérebro inteiro começar a murchar e encolher foi umas das coisas mais chocantes que já vi na vida e isso deixou em todos nós na palestra uma visão completamente diferente da doença. Sobre o título do manhwa, achei muito oportuno, pois lembro de todas as vzs que peguei ônibus à noite onde acabava adormecendo e acordando no meio do trajeto desesperada pelo senso de desorientação, coisa infelizmente vivida com frequência pelas pessoas com Alzheimer.
@juniorresende6370
@juniorresende6370 8 ай бұрын
Conviver com o Alzheimer é muito intenso!!! A falta de sentido, passa a ser uma constante. Não estou dizendo que é ruim. É diferente.
@coisaslegaisdenerd
@coisaslegaisdenerd 8 ай бұрын
Link, só um detalhe chato de estudante de psicologia: Dissociação é um sintoma que é dividido em 3 tipo: Despersonificaçāo: A sensação de que você deixou de existir, um deslocamento do senso de eu, a ausência de conexão com a realidade a partir de uma desconexão de si, ou seja, em casos extremos tu pode parar de ter experiências sensoriais, parar de sentir que está respirando, se queimar e não sentir dor, e sentir que tu não existe. Desrealizaçāo: A sensação de que as coisas ao seu redor não existem/não são reais/nāo fazem mais sentido. Em casos extremos tu pode se sentir flutuando em um espaço vazio, tua visão pode ser comprometida, as coisas ao seu redor podem ser vistas de forma distorcida, tu pode andar para frente e sentir que está caminhando para trás, e por aí vai. É uma desconexão com o mundo externo. Dissociaçāo: A sensação de que o tempo não existe/parou de fazer sentido/está estranho. Em casos extremos tu pode sentir que as coisas estão em câmera lenta, confundir momentos passados com momentos presentes e fantasias de momentos futuros, por exemplo tu pode ter a sensação de que se passaram dias, de que está velho, de que já ouviu tudo que as pessoas estão conversando, de que já vivenciou tal cena. É um distanciamento do tempo concreto. Sim, a categoria do sintoma tem o mesmo nome de uma de suas sub categorias. Então a forma mais precisa de se referir ao que tu estava a se referir como "desrealizaçāo" seria dissociaçāo, porque ela engloba os 3 tipos de dissociaçāo. Por mais que um dos tipos também se chame dissociaçāo ahhahaha. Enfim, ótimo vídeo, esse detalhe é só questão idiota e não tira de nada a qualidade de teu vídeo, eu apenas gosto de categorizaçōes e de palavras, então talvez seja interessante para ti também.
@PedroParker22
@PedroParker22 8 ай бұрын
Ótima pontuação colega!
@JhonataPactio
@JhonataPactio 8 ай бұрын
Ótima correção
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Bom ponto!
@rodrigofalcao2490
@rodrigofalcao2490 8 ай бұрын
Cacete, EU CHOREI com essa crítica aí, camarada Linck. Minha vó teve mal de Alzheimer, e com ela, veio a demência somada a cegueira devido a idade. A vida dela nos seus últimos 5 anos ERA EXATAMENTE ASSIM. A minha mãe é filha adotiva dela, logo, ela imaginava que a minha mãe era um monstro que a sequestrou, ela imaginava que eu estava na cadeia e nem fazia idéia de que tinha uma bisneta lá do lado dela. Ela todos os dias esperava seu finado marido voltar de uma suposta viagem, agredia a todos nós que tentávamos ajudar ela a fazer suas necessidades mais básicas e passava o dia falando coisas que passava em sua imaginação. Vez ou outra ainda conseguíamos arrancar uma risada dela. Mano, esse quadrinho aí me pegou de jeito, PQP
@joca_sol
@joca_sol 8 ай бұрын
Ai Linck, n me faz chorar com uma história linda dessas. Alzheimer é uma doença bem, cruel pra dizer o mínimo, tira da gente a única coisa que sempre dizer ser incapaz de ser tirada de nós...quanto mais estudo mais vejo que a vida só é valiosa porque temos muito nela.
@Aleatoriamentejames
@Aleatoriamentejames 8 ай бұрын
0:19, Poxa, parei pra pensar depois dessa, e não lembro de ser abraçado quando criança ou pré-adolescente... Vídeo emocionante e lindo, me deu até uma crise existencial kkkkk. Minha vó materna foi internada a uns anos atrás, e quando ela voltou e fui visitá-la ela disse: "James, você ainda não tinha vindo aqui desde que cheguei". Desde então, toda vez que vou lá, minha Vó repete praticamente a mesma frase...
@josephfox9076
@josephfox9076 8 ай бұрын
Lamento amigo, porém a memória dela está em vc, no que constitui vc hoje.
@teckboy21
@teckboy21 8 ай бұрын
Pior que também não lembro de um abraço que tenha ganhado antes da minha casa adolescência... Pesado hein
@amandacs400
@amandacs400 8 ай бұрын
Deu vontade de te abraçar;-;
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Esse intercâmbio cultural é muito positivo! Saber como cada um, de qualquer lugar do mundo, inserido em qualquer cultura, simbolismo e contexto, contaria algo que perpassa a todos, é incrível.
@juniorresende6370
@juniorresende6370 8 ай бұрын
Minha sogra, falecida no começo de 2022, conviveu conosco durante mais de dez anos, com Alzheimer. Não era possível saber o que se passava no mundo dela. Vou dizer que foi uma experiência enriquecedora pra caraca!!! As lembranças e os afetos afloraram. Minha esposa, como filha, fez inúmeros resgates emocionais. Já eu, que tinha , ao mesmo tempo, minha mãezinha idosa perdendo a sanidade ( *não pelo Alzheimer!!* ) . Agradeço por termos dito a oportunidade de cuidarmos das duas. Fomos abençoados por esta experiência. Difícil, gratificante, emocional, afetiva e edificante, não no sentido moral, mas humano mesmo. Quero muito ler esta história !!!!
@marcusgaruzzi
@marcusgaruzzi 8 ай бұрын
Esse ano passei por situação semelhante, também com minha sogra. Convivemos com o alzheimer por alguns anos, até que ela veio a falecer em setembro. Mesmo sendo uma situação triste, não deixa de ser uma experiência transformadora para todos a volta. Quero muito conferir essa história.
@protich123
@protich123 8 ай бұрын
Você está certo sobre o Xiao, é uma forma carinhosa de chamar crianças ou animais pequenos
@chicomanara
@chicomanara 8 ай бұрын
Minha avó passou por um processo de Alzheimer. Processo longo, demorado, o que gerava atritos nos familiares que, por passar pouco tempo com ela, achavam que ela estava bem (principalmente no começo). Lembro em especial do dia em que minha mãe precisou falar, devido a circunstância, que minha bisavó havia falecido. Minha avó se revoltou! Como não falaram para ela que a mãe dela morreu. Minha mãe, com cuidado, relatou os percalços da época: como minha avó tentou ir ao enterro, mas sofreu um acidente de carro no caminho e precisou voltar pra casa. Aos poucos ela lembrou de tudo. Mas dava pra sentir que havia a dor tanto da perda da minha bisavó que se tornou presente quanto da perda da memória de algo tão importante na vida.
@aleszol
@aleszol 8 ай бұрын
Linda a sua análise dessa hq. Durante o processo de tradução eu fiquei indeciso entre manter o nome dos personagens em chinês ou se eu traduziria o significado de cada ideograma. Decidi manter em chinês mesmo, até pelo tom estranho que isso causa (a edição em inglês tbm manteve). Xiao em chinês significa pequeno, como vc mencionou, e ao mesmo tempo dá o diminutivo (inho, etc). Dessa forma os personagens, ao pé da letra, estão sempre sendo chamados pelo diminutivo, dando um certo tom infantil para o texto.
@lucas-prado
@lucas-prado 8 ай бұрын
Vlw por trazer o contexto. Deve ter um sentido similar ao _chan_ do Japonês.
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Que legal saber!
@DaviPachecoO
@DaviPachecoO 8 ай бұрын
Meu cérebro fã de JoJo ouve "besouro-rinoceronte" e não tem como não lembrar de Stone Ocean. As 14 frases deixadas no diário que o padre utiliza para buscar o paraíso, 4 delas são "besouro-rinoceronte". É ainda mais intrigante em como a habilidade principal desse mesmo padre tem a ver com roubar as memórias das outras pessoas, podendo usá-las para seu próprio benefício ou transformar seus inimigos em cascas daqueles que eram uma vez. Da mesma forma que ele aprisiona as memórias, ele também acaba sendo aprisionado pelas memórias que ele coleta, especialmente a de entes queridos que faleceram. "Esta pessoa sempre irá viver contigo contanto que você tenha suas memórias". Com certeza o besouro-rinoceronte não é uma referência de JoJo (memes a parte), mas é uma coincidência divertida.
@UNKNOWN-uz1tp
@UNKNOWN-uz1tp 8 ай бұрын
Bem lembrado isso do Pucci, será que existe algum simbolismo asiático em volta do besouro-rinoceronte?
@JhonataPactio
@JhonataPactio 8 ай бұрын
​@@UNKNOWN-uz1tpNo Japão tem um forte simbolismo com besouros. Por isso eles aparecem em Pokémon ou Kamen Rider. O Rafael do Ilha Kaijuu fez um fio no Twitter uma vez sobre isso
@VitorPinheiro
@VitorPinheiro 8 ай бұрын
Acho que uma das melhores representações que eu já vi de Alzheimer/demência foi no Bojack Horseman, no episódio que conta sobre a história da mãe do Bojack. Esse episódio também mostra diferentes formas em que as lacunas de memória são preenchidas, como essas memórias se misturam e como alguns traumas são processados no meio disso tudo. Aliás, Bojack é, na minha opinião, a obra que soube explorar melhor uma série de problemas de saúde mental, não só perda de memória.
@Lessax9
@Lessax9 8 ай бұрын
Passei por isso com minha bisavó. Tenho um primo muito bem sucedido, o caso do "primeiro milionário da família". E a minha bisavó não me vê, não sabe meu nome, nem quem sou. Ela me via apenas como meu primo. Chegou num ponto que eu nem queria vê-la mais, afinal, pra que? Eu nem existia pra ela. Eu cresci na casa dela, minha mãe morou com ela por anos. Mas em certo momento a memória dela me excluiu.
@leonardodasilva540
@leonardodasilva540 8 ай бұрын
Estou ansioso pela popularização dos quadrinhos chineses. Talvez eu precise abrir umas "lacunas" pra conferir tais obras.
@luizphillipebarbosapena713
@luizphillipebarbosapena713 8 ай бұрын
16:30 os elefantes também podem representar, simbolicamente, a memória? Se movendo para algum lugar...
@humbertotadeu4381
@humbertotadeu4381 8 ай бұрын
O filme Relic traz uma abordagem bem única sobre a doença. Filme com elementos de terror mas com um final bem deprimente.
@TheAlmadeInfante
@TheAlmadeInfante 8 ай бұрын
histórias assim sao sempre bem tristes. o uso de uma comunicação atípica para a intenção de dizer sobre a morte, pra mim, é mais triste do que mostrar a personagem falecendo.. usar de tropos e de imagens para a comunicação de todo um mundo construído pelas lembranças (desconectadas e, algumas delas, despedaçadas) é um lance até mais dolorido..
@AriniaPrincess
@AriniaPrincess 8 ай бұрын
12:07 minha vó me confundia com minha mãe. Ela me perguntava pelos “meus meninos” sendo q eu tenho uma menina. Ela achava q minha mãe, filha dela, era a mãe dela, minha bisa. Ficou confuso eu sei. As vezes ela lembrava de mim. Sou a primeira neta. Ela me amava muito. E fui a última a ser esquecida. Ainda acredito q ela nunca me esqueceu. Pq vez ou outra ela me chamava pelo nome certo. Coisa q não acontecia com minha mãe e seus outros dois filhos. Muito menos meus irmãos. Sinto muita saudade dela ainda. Tem 4 anos q ela se foi. Mas tem uns 10 anos q ela deixou de “existir”.
@raissaferreira1101
@raissaferreira1101 8 ай бұрын
Meu Deus, que vídeo foi esse?! Incrível, emocionante, reflexivo ❤❤❤ Quero mais vídeos sobre quadrinhos chineses, por favor 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
@hays.b.6699
@hays.b.6699 8 ай бұрын
Eu não tinha noção da existência dos manhuas chineses até o QnS trazer a tona, mas venho me interessando cada vez mais pela temática que eles apresentam nas suas histórias. Traz mais Linck!
@MaiaPalazzo
@MaiaPalazzo 8 ай бұрын
Acho que uma das coisas mais tristes é não ser reconhecido (aquele olhar confuso) por alguém com quem você conviveu por décadas, uma vida inteira.
@taurus2530
@taurus2530 8 ай бұрын
Deixo aqui a sugestão de uns quadrinhos q seria daora pra ver ser abordados: Paracuellos (adoraria ver isso aqui), Eden it's an endless world, Children of the Sea e A saga do devorador de pecados
@viggomedeiros5790
@viggomedeiros5790 8 ай бұрын
Desde a sinopse da HQ eu já me senti catucado, e diria que é porque tenho dificuldade em ler ou assistir qualquer coisa que envolva mal de Alzheimer ou sobre a velhice. Acho que essa riqueza toda na reconstrução das memórias da avó que o Linck fala no vídeo ainda é muito, muito triste. Porém é outra coisa possivelmente em favor da HQ: ele dá a chance de pensar a fundo o que é o mal de Alzheimer ou então até mesmo as memórias de pessoas mais velhas (e mais vividas), e valorizar essas memórias pode evitar muita dor. Minha vó não teve alzheimer, esquecia só um pouco das coisas, mas sempre penso nas memórias que ela levou consigo. Vídeo emocionante e muito bom Linck
@gustavonomegrande
@gustavonomegrande 8 ай бұрын
Nas minhas leituras de obras traduzidas por fãs, muitas possuem notas dos tradutores, uma das explicações que vi para o Xiao é que é usado como forma carinhosa de chamar alguém, não necessariamente crianças, mas geralmente pessoas mais jovens(provavelmente devido a hierarquia social onde os mais velhos tem precedência de respeito que na Ásia é bem mais evidente). Existe uma exceção, quando é realmente um nome próprio ou de família.
@colecionismus
@colecionismus 8 ай бұрын
Leia ou assista : to your eternity, trata mtu bem das memórias e como elas impactam em nossas vidas principalmente depois da morte de alguém querido. Só o primeiro episódio vale um vídeo.
@leFouToni
@leFouToni 8 ай бұрын
Seria legal você comentar Karmen, que saiu pela Darkside também. É uma viagem foda pelo pós vida.
@virginsupremacyy
@virginsupremacyy 8 ай бұрын
A cultura chinesa nunca teve uma relevância tão grande pra mim comparada a japonesa, a não ser os filmes de luta do Jackie Chan e Bruce Lee. Tá sendo uma experiência incrível conhecer a história, os idiomas, os povos, a música, as artes, as obras de manhua e donghua, tudo que torna a China, China.
@tisgodime
@tisgodime 8 ай бұрын
0:19 MDS, eu não lembro claramente de coisas antes dos 13 anos, parece tudo muito nebuloso. Imagino o quão confuso deve ser para alguém com alzheimer, perdendo a noção da realidade
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho 8 ай бұрын
GIBIZÃO esse daí. Um dos mais legais desse ano. Passei uns três dias pensando nele. Excelente análise, Linck.👍🏿
@enzoaragao5863
@enzoaragao5863 8 ай бұрын
Linck,sugiro três filmes pra você analisar:1)faz vídeo do filme ''Besouro Azul'' de 2023,que eu gostei e falar da crítica ao imperialismo americano que ele trás,2)fale do filme ''O Nevoiero'' de 2007 e sua crítica ao f4n4t1sm0 r3l1g10s0,3)faz vídeo dos filmes ''Carrie'',pode ser tanto a versão de 1976 quanto a versão de 2013 e os efeitos do bullying na vida dos jovens.XOXO.
@tietapajos4969
@tietapajos4969 8 ай бұрын
Minha avó teve alzheimer desde cedo, nos últimos de anos de vida ela pouco de lembrava das memórias de curto prazo, porém no último dia de vida ela pareceu tomar consciência de tudo, inclusive que a hora dela tava chegando, felizmente ela pôde falecer abraçando meu avô e cercada pelos filhos.
@guilhermeferreira8880
@guilhermeferreira8880 8 ай бұрын
Esse cena final com o ônibus noturno, me lembrou a cena final de Midnight Gospel. Um ônibus cheio de personagens da história do personagem.
@hidenare
@hidenare 8 ай бұрын
Que linda interpretação! Parabéns! Li esse manhua e acho que é daquelas leituras que sempre encontraremos algo diferente.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 8 ай бұрын
Espero que um dia lancem o Manhua IVAN e outras obras do artista desse Manhua que não lembro o nome. E outros manhuas é triste ver no Pinterest uns quadrinhos inacreditáveis e que não vem a luz aqui.
@filipepereira8340
@filipepereira8340 8 ай бұрын
Minha avó teve Alzeimer, e seu processo de perda de memória. Começou com ela esquecendo palavras e nomes (como o meu, que virei "o menino"), depois ela esqueceu de quem qualquer um que não seu marido e filhos, e terminou esquecendo da própria linguagem em si.
@gabaloshan
@gabaloshan 8 ай бұрын
Não sei se o Linck vai ler esse comentário - apesar de que ele vale pra qualquer pessoa que esteja lendo kk - mas o tema desse vídeo e esse quadrinho em si me lembrou muito o projeto do músico The Caretaker, que através de um projeto de seis albuns procurou emular os estágios do Alzheimer através da música, colocando o ouvinte na perspectiva do doente. É uma obra aterradora e pesadíssima, mas vale muito a pena. Quem quiser ouvir, se chama Everywhere at the End of Time.
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Que bom comentário! Irei procurar, obg.
@gabaloshan
@gabaloshan 8 ай бұрын
@@L.E.Cabral não vai se arrepender, é uma experiência muito pesada emocionalmente
@isaacdasilva7515
@isaacdasilva7515 8 ай бұрын
Não sei se já falaram sobre esse, mas The Horizon é um webtoon koreano maravilhoso, quer dizer, maravilhoso na medida do possível, porque foi uma das leituras mais agonizantes que já tive de fazer.
@Yayasuho
@Yayasuho 8 ай бұрын
Gostei muito desse vídeo, Lembranças são sempre algo muito interessante de se apresentar em uma obra, e a maneira como você fala sobre elas é algo muito único! Mas um mangá que lembro e gostaria que você lesse é "houseki no kuni" ainda não está finalizado mas á muitas parte na animação e no mangá em si sobre perda de identidade, que é até bem explorado até no decorrer da história de seres imortais buscando uma função neste mundo.
@user-nl3vi9le5u
@user-nl3vi9le5u 8 ай бұрын
É UMA HISTÓRIA PESADA PARA ADULTOS ENTÃO O TERMO CORRETO É MANGÁ E NÃO QUADRINHO!,CONTUDO ADMITO QUE É UMA HISTÓRIA EXTREMAMENTE INSPIRADORA E MAGNÍFICA QUE NOS INCENTIVA A AMAR O PRÓXIMO INDEPENDENTE DE DEFEITOS E ACIMA DE TUDO DEMONSTRAR MISERICÓRDIA PARA AQUELES QUE ESTAM SOFRENDO E NÃO PODEM SE SALVAR SOZINHOS;UMA OBRA ESPLENDOROSA E CHOCANTE SEM CONTAR ABSURDAMENTE EMOCIONANTE E BASTANTE LINDA REPLETA DE EMPATIA E AMOR.PARABÉNS NOTA10 !!!!!!!!!!!!!.👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
@alexandremelo4970
@alexandremelo4970 8 ай бұрын
Corrigir errado é complicado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . Termo correto é manhua e para os "animes" é donghua. No fim são quadrinhos e desenhos animados
@marcosferreira8194
@marcosferreira8194 8 ай бұрын
"Você lembra o que almoçou ontem?" Perguntou Linck, enquanto eu almoço o mesmo que almocei ontem...
@andrecavallari2810
@andrecavallari2810 8 ай бұрын
A Veneta lançou um Manhwa coreano muito interessante esse ano : Más Companhias. Vale a pena conhecer, queria um vídeo sobre ele.
@MatthewsN.R
@MatthewsN.R 8 ай бұрын
Parabéns aos 190k inscritos Linck, rumo ao 200k ano que vem 🎉👍
@cmarzo
@cmarzo 8 ай бұрын
Esse filme que aparece no começo, o Meu Pai, é terrível e tocante, assistam se puder. Muita massa o vídeo, grande Linck! A memória é realmente base do nosso eu e nosso relógio interno, sem o qual a própria realidade se desestrutura. Apesar disso, ter a capacidade de esquecer é tão necessário quanto lembrar das coisas, aquele conto do Jorge Luis Borges, Funes, o memorioso, deixa isso bem claro. Eu aos 52 adoro ter esquecido algumas coisas e ocasionalmente me maravilhar com elas novamente, claro, eu sei que já conhecia e tals, mas não deixa de ser agradável a sensação de leve surpresa.
@pitangao5057
@pitangao5057 8 ай бұрын
Eu acho que o Linck tem que maneirar na frequência de vídeos elaborados. É muito vídeo para lançar em uma semana.
@geruleize1
@geruleize1 8 ай бұрын
Tenho muitas memórias de família, consigo recordar de coisas apartir dos meus 3 anos de idade, o melhor é que essas memórias são muito vividas, abraços, aromas, sentimentos, temperatura. Sério me sinto muito privilegiado por conseguir me recordar de muitos acontecimentos passados na minha vida.
@chicajoaninha
@chicajoaninha 8 ай бұрын
Eu também não manjo de chinês, mas foi muito massa ouvir seu olhar subjetivo de elementos como o besouro rinoceronte, a memória e até da aparência de peixe da personagem. Parabéns! Fiquei com vontade de procurar a obra, e acredito que muitas pessoas ao ver essa resenha ficaram também. 😊
@lisaphoenix
@lisaphoenix 8 ай бұрын
Nossa, essa capa de vídeo me chamou MUITO a atenção kkkkkk eu crio peixes de aquário, então identifiquei esse cascudo ancistro albino na hora kkk vou ver o video completo mais tarde, como sempre, adoro as análises ❤
@TheRhavs
@TheRhavs 8 ай бұрын
O design de som do canal tá supimpa, quase chorei
@CALAMIDADE832
@CALAMIDADE832 8 ай бұрын
*ideia de Review:* um quadrinho brasileiro que está famoso atualmente é ordem paranormal, leia e traga para nós, por favor.
@evvarias
@evvarias 8 ай бұрын
Não lembro de alguém me pedir desculpas sinceramente, alguém realmente se importar comigo por ser _eu_ e não só por precisar.
@nikkijeon7467
@nikkijeon7467 8 ай бұрын
Acho muito incrível as pontes criativas para apresentar a comunidade kakakak Ótimo vídeo!!! Falar sobre memória é falar sobre a crise de identidade que temos hoje. Um assunto bem paradigmático para discussão. Gosto da estética de Ônibus Noturno pq me lembra o Estúdio Ghibli kakakaka A imagem das casas andando nos elefantes me lembrou A Tentação de Santo Antônio de Salvador Dalí, pode ser que tenha sido inspirada na obra.
@DanielRodrigues-me6iv
@DanielRodrigues-me6iv 8 ай бұрын
Um vídeo que aborda o quão é importante a memória na construção social do ser humano. Somos o que somos graças as nossas memórias. Outra coisa: que venha mais videos sobre quadrinhos chineses.
@isabelleleal9730
@isabelleleal9730 8 ай бұрын
Minha vó cantava muitas musicas pra mim quando eu era pequena, mas uma em particular me deixava uma sensação triste, pois falava sobre partidas, sobre deixar alguem que ama. Sempre que ela cantava eu chorava pq sentia que ela estava se despedindo de mim. Minha vó ja faleceu há mais de 10 anos mas recentemente percebi que nao lembro mais dessa música que ela cantava e que apesar de triste, era mt bonita. Me convenci de que em algum momento me lembraria de novo, mas nao consigo lembrar, e agora fico com uma sensação estranha...
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Talvez, quando você menos esperar, se lembre. Bom, assim espero!
@Sktena
@Sktena 8 ай бұрын
Quer dizer então que a única pessoa capaz de te assassinar plenamente (remover sua existência) é a pessoa que não consegue mais ter a memória de você?
@juniorBigBoss745
@juniorBigBoss745 8 ай бұрын
Caaara me lembrou demais Dark souls Toda a filosofia que lá tem sobre os Hollows
@haeckellengra
@haeckellengra 8 ай бұрын
Mais um vídeo fantástico, Linck! ❤
@Fabianovieiradias
@Fabianovieiradias 8 ай бұрын
Boa resenha meu caro, de uma HQ confusa no começo, no bem da verdade, mas, poderosíssima. Que venham mais quadrinhos chineses.
@luisemior6525
@luisemior6525 8 ай бұрын
Alzheimer é uma doença que desde que eu descobri considero uma das piores coisas que pode ocorrer com alguém. Memória é o que dá sentido às coisas, e sobre quem somos. Interessante pensar sob outra perspectiva, embora eu saiba atualmente que mesmo pessoas sem alzheimer vivem criando memórias falsas inconscientemente, imaginando coisas que nunca aconteceram.
@danielamiriamlopespereira2458
@danielamiriamlopespereira2458 8 ай бұрын
Seu comentário final me recordou o filme Peixe Grande.
@AriniaPrincess
@AriniaPrincess 8 ай бұрын
19:45 o neto. O último a ser esquecido. Ou talvez o único q foi lembrado até o fim. Me identifiquei muito. 😢😢😢
@trss7039
@trss7039 8 ай бұрын
Eu lembro de um vídeo se Alexandre que você citava alzheimer como a morte sem morte , já q a individualidade do indivíduo e o que caracterizava como aquela pessoa morria e ele passava apena a ser uma casca do q já fora
@gabriellamalheiros9460
@gabriellamalheiros9460 6 ай бұрын
Senti uma vontade de chorar enquanto o Link fazia a análise. Algo realmente me tocou nesse vídeo e estranho é que nunca convivi ou tenho casos na família de alguém com alzheimer ou qualquer outra doença que impactasse a memória.
@guernica5413
@guernica5413 8 ай бұрын
Sempre dou like no começo do vídeo, mas hoje convenientemente esqueci e só dei like depois
@pedrodeoliveira8827
@pedrodeoliveira8827 8 ай бұрын
Falando em ônibus, podia falar de “O Ônibus” do Paul Kirchner que saiu pela Risco
@cleristonf.a.584
@cleristonf.a.584 8 ай бұрын
Sempre interessante a contextualização que você faz dos assuntos - parabéns!!!!
@AburamyShi1
@AburamyShi1 8 ай бұрын
Todo vídeo podia ter um pensamento intrusivo, jaca ser um bombardeio aéreo me fez rir por mais de um minuto 😂 Agora não é quadrinho, mas acho que daria um bom vídeo seria sobre o filme the plague dogs, mas tenho até medo de recomendar que é um filme muito triste, mas nunca vi um canal brasileiro comentando.
@evanderdelara3681
@evanderdelara3681 8 ай бұрын
Sobre a casa elefante. Eu pensei que poderia ter uma relação entre a casa ser o local onde geralmente as nossas memórias mais fortes são construídas, com a família e tudo mais. E o elefante sendo o símbolo de algo forte e perene, assim como a memórias deles. Parabéns pelo vídeo pessoal do QnS
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
E elefante também é símbolo (pelo menos por aqui) de boa memória, não? Tanto que falam "memória de elefante" como elogio.
@leonardosoberbo
@leonardosoberbo 8 ай бұрын
Lynck, não sei se é verdade, mas li em algum lugar que a jaca é um reminiscente da mega fauna, por isso que é uma árvore com aquelas frutas enormes
@douglaseduardo2066
@douglaseduardo2066 8 ай бұрын
Mano, ele falou sobre autobiografia e lembrei de "downfall" do inio asano. Pura depressão
@edumartinez9690
@edumartinez9690 8 ай бұрын
Muito obrigado Linck. Meu vô atualmente está sofrendo com o mau de Alzheimer, e mesmo dentro da casa dele, ele diz que "Quer voltar pra casa", sendo essa casa que ele se refere, a casa em que nasceu.
@lucimarmartins1022
@lucimarmartins1022 8 ай бұрын
Emocionante! Valeu Linck pelo Excelente Vídeo!!!
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 8 ай бұрын
É muita mistura louca nesse Manhua desde, Hayao Miazaki, Tayio Matsumoto, Inio Assano e Oshimi Shuzo só que aqui é Mother China my friend.
@RickPerdigao
@RickPerdigao 8 ай бұрын
A jaca nunca cai inteira, ela vai se despedaçando e caindo aos poucos. Jacas inteiras só são possíveis quando colhidas pelo homem.
@FabricioHBC
@FabricioHBC 8 ай бұрын
"Você lembra de ser abraçado? Você lembra dos seus amigos?" Eu, que não tinha amor familiar nem amigos: 🤡
@janies2
@janies2 8 ай бұрын
Que análise profunda, e de grande sensibilidade 😮 Segue uma indicação de quadrinho: Swallow me whole do Nate Powell
@joz7826
@joz7826 8 ай бұрын
Comenta o manga Ajin, tem uma história incrível ( e não é longa ) com um baita antagonista.
@Mysticbr8
@Mysticbr8 8 ай бұрын
infelizmente hj em dia quando ouço falar de manhwa eu penso naquelas merdas genericas de "otario encarna em outro mundo e é fodão la" ou simplificando mais ainda o cara fica fodão no mundo dele msm e fodase qualquer coisa, obrigado por mandar esse respiro no meio de tanta coisa genérica e chata >
@rainhadoscartoons6205
@rainhadoscartoons6205 8 ай бұрын
Eu costumo me emocionar com Obras que falam sobre esta doenças, pois minha avo teve uma doença similar. A memoria de fato nos faz vivos.
@victoralves3656
@victoralves3656 8 ай бұрын
Conheci uma turista chinesa estudante de filologia uma vez, e ela me falou que é bem difícil esse mundo dos produtores independentes chineses, muita censura por parte do governo chinês, não pode isso não pode aqui e por aí vai...
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Que péssimo...
@isaiasdassuncao6185
@isaiasdassuncao6185 8 ай бұрын
Adorei esse vídeo e sua reflexão. Parabéns.
@giulyanoviniciussanssilva2947
@giulyanoviniciussanssilva2947 8 ай бұрын
Pra quem tem TDAH esse negócio de esquecer é um cacete. É ainda mais assustador quando eu tenho o meu vô com mal de Alzheimer e talvez do jeito que tá eu diria que as coisas são mais suportáveis pra ele sobre como estamos do jeito que ele está.
@robertos.9408
@robertos.9408 8 ай бұрын
Acho que estou escrevendo muito tarde, não que se escrevesse antes fosse fazer diferença... mas seria legal fazer um vídeo sobre PomPoko - A Grande Batalha dos Guaxinins. Esse anime é foda e fala exatamente sobre isso; essa maldita guerra entre o novo e o antigo que dura a sabesse lá a quanto tempo e vai durar provavelmente para sempre.
@luisemior6525
@luisemior6525 8 ай бұрын
obrigada pelo trabalho LInck.
@artico1664
@artico1664 2 күн бұрын
falando em alzheimer, é obrigatório citar a obra do caretaker, everywhere in the end of time, um album inteiro que te passa a sensação de como é ter alzheimer, uma das experiência mais pesadas e densas q ja tive
@MandarimTupiniquim
@MandarimTupiniquim 8 ай бұрын
Qdo quiser saber algo da língua chinesa, fique à vontade pra me mandar um email, está no meu canal.
@Rufe111Blogspot
@Rufe111Blogspot 8 ай бұрын
Eu realmente preciso saber que medalhas são essas no cenário
@m_arxesini935
@m_arxesini935 5 ай бұрын
Eu tinha muita vontade de fazer aquelas terapias q fazem vc voltar e lembrar de coisas da infância, até que recentemente eu tive um sonho muito esquisito com meu avô e agora definitivamente eu não tenho a mínima vontade de lembrar de nada, já sou traumatizado demais pra uma pessoa só kkkkkkkkkkkkkkkk
@cometa3290
@cometa3290 8 ай бұрын
me fez lembrar de cidade de luz do inio asano, gostaria de ver um gostoso falando sobre FAZ FAVOR
@WilianSamuel
@WilianSamuel 8 ай бұрын
O "Ônibus Noturno" da vovó é o "Trem das Onze" de Raul.
@thiagoalucard4023
@thiagoalucard4023 8 ай бұрын
Linck fale da derrota do Kang o Conquistador para o Homem Formiga.
@leandrogomes1423
@leandrogomes1423 8 ай бұрын
traz mais quadrinhos alternativos e de outras culturas
@elu666
@elu666 8 ай бұрын
Video exelente não esperava tamanha profundidade enquanto temos obras que falam de forma melancolica como "its just a memory burnyng" outras são mais belas sem perder a reflexão no mesmo tema a mente de degradação humana .
@iarafelixamoras5979
@iarafelixamoras5979 8 ай бұрын
era apenas um video para ouvir enquanto estou me maquiando, mas agora estou segurando pra nao chorar e diferente
@lacruzopoetanoturno
@lacruzopoetanoturno 8 ай бұрын
Cara eu tenho 25 anos, não sei oque exatamente aconteceu comigo, mas hoje eu tenho uma memoria de grande parte do que vivi completamente nebuloso, e eu já me senti muito mal por simplesmente tentar lembrar de algo que era importante e só não conseguir
@L.E.Cabral
@L.E.Cabral 8 ай бұрын
Te entendo bem.
@lacruzopoetanoturno
@lacruzopoetanoturno 8 ай бұрын
@@L.E.Cabral Hoje tenho um filho de 2 anos, já sofri muito em pensar em um futuro aonde eu nao lembre os momentos que tive com ele
@PedroHenrique-hz6bc
@PedroHenrique-hz6bc 8 ай бұрын
Manhua interessante. Bom vídeo.
@Ghost17khg
@Ghost17khg 8 ай бұрын
Cara tô me fez me sentir mal e moro a um oceano de distância da minha família 😢
@Hachimitsune
@Hachimitsune 8 ай бұрын
acho que só eu que fixei que ele botou a capa de mo dao zu shi como representação de historia chinesa né?
@Mariwhite2004
@Mariwhite2004 8 ай бұрын
a migalha do mo dao zu shi que o editor deu pra gente🥲 te amo editor
@marcosandrade8565
@marcosandrade8565 8 ай бұрын
Ótimo vídeo Link
FAMÍLIA A GENTE ESCOLHE SIM! A história do manhua e os quadrinhos na China
19:54
ÍNDIO BONZINHO O CACETE! Ajuricaba despacha português safado!
25:37
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 82 М.
The Giant sleep in the town 👹🛏️🏡
00:24
Construction Site
Рет қаралды 18 МЛН
managed to catch #tiktok
00:16
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 31 МЛН
As tretas do cinema, o desserviço Omelete e a porradaria em mulher
13:51
Cortes da Sarjeta
Рет қаралды 65 М.
QUE ANIMAL É ESSE? (REMONTANDO A PARTIR DO CRÂNIO) (#Pirula 348.3)
1:04:24
Um mangá HORRÍVEL e CRIMINOSO sobre orfãs (Bradherley no Basha)
11:40
A CENSURA DO BEM DAS GRANDES MARCAS | Luba Reage
41:58
LubaTV Lives
Рет қаралды 507 М.
Progressismo e a falsa inclusão
13:08
Cortes da Sarjeta
Рет қаралды 83 М.
How To Write A Hateable Villain
21:46
The Closer Look
Рет қаралды 211 М.
QUADRINHOS NA SARJETA ANALISA O FASCISMO NOS HERÓIS
42:11
História Cabeluda
Рет қаралды 157 М.
O MERCADO SUGA NOSSAS ALMAS! O paradoxo do jovem sem futuro de Junji Itō
21:14
Quadrinhos na Sarjeta
Рет қаралды 91 М.