No video

A Chacina de Queimadas | O Cangaço na Literatura

  Рет қаралды 270,585

O Cangaço na Literatura

O Cangaço na Literatura

6 жыл бұрын

Lampião, o Mata Sete, fez arruaça no município de Queimadas em 22 de dezembro de 1929. Vamos ao debate? Espero que gostem.

Пікірлер: 1 500
@pescaeaventura8162
@pescaeaventura8162 6 жыл бұрын
Cara vc está de parabéns, viajou quase 400km pra falar de história e umas das histórias mais importantes que foi o cangaco.
@nathalliacampos6545
@nathalliacampos6545 6 жыл бұрын
Vcs contam a História sem defender nenhum dos Lados, porque são "Profissionais" 👏👏👏
@natrilhadahistoria7678
@natrilhadahistoria7678 5 жыл бұрын
Concordo nathallia
@Manu.Arruda
@Manu.Arruda 5 жыл бұрын
Gostei Nathallia concordo com vc.
@boradehawker400a4
@boradehawker400a4 5 жыл бұрын
Pois eu vou defender Lampeao! "Segundo a cangaceira Sila, Lampeao era "como um pai pra ela" certos momentos chegava a ser doce, tinha habilidade para costurar e nao precisa nem dizer q era um artista pelas roupas q usava... ele era ruim pra quem traia ele, o grupo queria viver... era uma grande familia...
@TorquemadaBouillon
@TorquemadaBouillon 5 жыл бұрын
@@boradehawker400a4 e ele ser “carinhoso" com o bando dele ameniza as merdas que ele fez nordeste adentro? Pedro Batatinha que o diga, com certeza quando morreu, morreu pensando o quanto lampião era carinhoso com seu bando. É cada um viu...
@boradehawker400a4
@boradehawker400a4 5 жыл бұрын
@@TorquemadaBouillon bom amigo nao sei onde vc viu a palavra "carinhoso" no meu texto, limito me a refletir e te dizer q as volantes nao estavam muito longe em termos de crueldades, eram outros tempos, onde a verdadeira Resistencia existia.
@valterferreira4976
@valterferreira4976 6 жыл бұрын
Busque força aonde puder para continuar esse seu trabalho árduo. 20 minutos levam meses de pesquisa, preparação, viagens e edições. Só vc sabe. O fruto do seu trabalho e preciosíssimo para nós e principalmente para o futuro. Que Deus sempre lhe guarde. Amém.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Exatamente isso, tem programas que demoram 4 a 5 meses de preparação
@FabioBrazilil
@FabioBrazilil 4 жыл бұрын
Os povos são tão oprimidos pelos estados (que detém o monopólio da violência e tem muito poder), que sentem uma espécie de vingança vendo agentes do estado sofrendo. Torcem pelo assassino, sem levar em conta que o soldado que morre pode ser uma pessoa de bem, correta, arrimo de família ..... A história do Cangaço é deliciosa, mas se trata de assassinatos e muita tristeza. Abraço. Adoro seus videos.
@phapyron
@phapyron 5 жыл бұрын
A história precisa ser contada e só. Julgamento é só Deus quem pode fazê-lo. No tempo em que só coronéis, fazendeiros e até padres faziam as leis e por eles que a polícia (volantes) eram contratados para servirem a eles, qualquer outro que não concordava viravam cangaceiros. Tanto os cangaceiros, quanto os volantes eram cruéis e o resto do povo sofriam nas mãos de ambos. Ambos os lados fizeram coisas horríveis e tomar partido só demonstra ignorância, ora, tem de se ouvir os dois lados da história para chegar a um mínimo de conclusão. Só quem viveu na época e quem ainda vive pode contar como foi. O resto é só história, que por sinal, uma bela história com um acervo belíssimo de imagens e vídeos. Parabéns ao canal mais uma vez. Continuem assim, pois é uma parte do nosso museu histórico. Sejas Abençoado! Gratidão!
@etruyts
@etruyts 5 жыл бұрын
Teria como fazer uma "árvore genealógica" , por assim dizer , dos grupos cangaceiros?? Pintou essa curiosidade . Assim conseguiríamos entender os "grupos" !!
@MryouPaulo
@MryouPaulo 3 жыл бұрын
Robério como sempre imparcial e profissional! O papel do historiador não formar opinião sobre os fatos, mas levantar esses fatos! Ao expor os fatos, dissecando em detalhes da época o historiador narra sem dizer se aquilo foi bom ou ruim, merecido ou não. A história se conta, mas não se interfere nos rumos dela.
@nndakellyn
@nndakellyn 6 жыл бұрын
Realmente lamentável o total descaso frente a nossas cidades históricas, eram p existir excursões de escolas do Brasil inteiro para visitar esses lugares, uma pena tudo ser esquecido :( . Trabalho no centro de SP, onde se respira história, porém, a população nativa msm pouco dá valor, eu anda na cidade olhando os prédios históricos, imaginando tanta coisa que aconteceu por alí... porém, a maioria sem nenhuma conservação :(. Ratifico lamentável!!!
@antoniobrandao8450
@antoniobrandao8450 5 жыл бұрын
Concordo com vc Fernandinha querida ,
@oneraldomedeiros6625
@oneraldomedeiros6625 5 жыл бұрын
Parabéns Robério,por mostrar a história do cangaço , como eu faço para adquirir o livro volta seca.
@natrilhadahistoria7678
@natrilhadahistoria7678 5 жыл бұрын
É triste mais é verdade , nossa história e os locais históricos estão se perdendo meu amigo
@marinodesouza2545
@marinodesouza2545 4 жыл бұрын
👏👏👏Seu comentário foi excelente.
@baiano6667
@baiano6667 4 жыл бұрын
Foda-se
@lincolnprado5042
@lincolnprado5042 6 жыл бұрын
Concordo amigo Roberio Aprendi com uma amiga antropóloga a algum tempo que não se deve julgar, e nem tomar partido ... um fato histórico é fruto de uma cultura, de causas, fatos e circunstâncias de um período de tempo que não se repete ... podemos sim lamentar o sofrimento e as mortes ... mas evitar julgamentos e tomar partidos. Forte abraço
@thaysagomes9207
@thaysagomes9207 6 жыл бұрын
Eita, tava ansiosa pra assistir mais um vídeo desse canal! Nasci no MS mas minha cidade(que hoje está fazendo 69 anos de emancipação) foi fundada por migrantes nordestinos, inclusive meu bisavô era cearense, sempre gostei muito de história e da história do Nordeste, obrigada por criar este canal e sair viajando nos mostrando essas coisas! ❤
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
É um canal simples, mas acolhedor. Divulgue-o com as pessoas de sua cidade.
@thaysagomes9207
@thaysagomes9207 6 жыл бұрын
Claro, eu mostro pra todo mundo que se gosta assim como eu de história, e história do nosso país, que mtas vezes é tão desvalorizada, é um lindo trabalho fazer essa visitação e trazer maior visibilidade ao cangaço, ao nordeste. É um canal pequeno POR ENQUANTO mas vai crescer sim! Ah o prédio da Guarda Municipal é igual ao primeiro prédio daqui, uma escola da época do garimpo nos anos 20. Rs.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Que legal
@vagnertorres5811
@vagnertorres5811 4 жыл бұрын
@@thaysagomes9207 qual o nome da cidade,
@franciscoarnaldo491
@franciscoarnaldo491 3 жыл бұрын
Sou nordestino , do Ceará, ouvia os mais velhos falar de lampião como um revoltado por ter perdido o pai e a justica não lhe deu assistência, porem hoje pra mim ele não passava de um bandido , ladrão. Vejo sempre seus vídeos, e parabeniso voce Roberio pelo trabalho bem elaborado peas pellas pesquisas pelos depoimentos das pessoas que ouviram dos seus parentes os fatos. Muito bom assistir, O cangaço na literatura...
@erickalmeida7035
@erickalmeida7035 6 жыл бұрын
Imparcialidade, essa é a palavra para quem trabalha de forma a trazer e esclarecer fatos, tratar a história como aconteceu! Parabéns.
@FabioBrazilil
@FabioBrazilil 4 жыл бұрын
Engraçado que essas histórias do Cangaço estão no consciente coletivo dos brasileiros. São histórias deliciosas e atraem muita gente. Parece que a gente se identifica com o sofrimento deles e quase perdoamos as maldades do bando.
@wanirsantos2698
@wanirsantos2698 5 жыл бұрын
Sou de Minas Gerais,estou cursando licenciatura em História,e amando seu canal seus videos riquíssimos em informaçoes,parabéns por esse lindo trabalho
@simonebaldini882
@simonebaldini882 2 жыл бұрын
Olá Robério, Esse canal é simplesmente o máximo. Adoro te ouvir contar as histórias e ver os locais onde ocorreram os fatos! Amo esse canal! 🌵🌴☀️❤
@manoelmateus9754
@manoelmateus9754 5 жыл бұрын
Amo v esses vídeos sou natural de campo formoso região norte da bahia. mas rezido ha 34 anos em São Paulo mas amo dmais as histórias do meu nordeste
@sejaforte303
@sejaforte303 6 жыл бұрын
Quanto mais vejo os vídeos desse canal, o melhor canal, percebo que em relação aos policiais e os cangaceiros, não se pode defini-los como heróis ou bandidos, pois atos heróicos e cruéis foram praticados por ambos. Os homens desse período foram únicos e frutos de um ambiente de violência, injustiças e medo e que decidiram se impor seja através das volantes ou dos grupos de cangaceiros.
@rogerioalbertini
@rogerioalbertini 6 жыл бұрын
Sempre gostei muito das historias do Cangaço, embora seja de São Paulo nascido e criado. Sempre me fascinou a historias de lampião de das volantes buscando Lampião. Terra e tempo de cabra Macho, cabra criado a leite de pedra de sofrimento. Mulheres bravas. Parabéns me apaixono e aprendo um poco a cada dia.
@heliooliveira378
@heliooliveira378 5 жыл бұрын
Maravilhosa matéria! Parabéns Robério! Isso mesmo, o mais importante é fazer o registro histórico e não deixar essa triste página se apagar com o tempo. Quem não conhece sua própria história, está condenado a repeti-la. Helio, um simples nordestino !
@cicerofariasdacosta5082
@cicerofariasdacosta5082 5 жыл бұрын
Califórnia, do nosso querido Paraná, parabéns aos professores do colégio por esta atitude,levar literatura aos alunos.
@tarseslima6737
@tarseslima6737 5 жыл бұрын
Na verdade Virgulino muita das vezes matava na covardia, assassinar homens desarmados a sangue frio não é e nunca será atitude de um herói, como muitos o considera, porém como matou morreu também, pego de surpresa sem dar nenhum tiro, o destino cobra as ações.
@isabelabarbosa2459
@isabelabarbosa2459 5 жыл бұрын
E matava também crianças. Muitos o admiram, por ignorância de seus atos ou desejo de roubar, matar e estuprar, mas como não tem mais cangaço, o admiram...
@Cristiano09091973
@Cristiano09091973 5 жыл бұрын
@@isabelabarbosa2459 Essas histórias que contam da morte de crianças pelas mãos de lampião são todas mentirosas.
@brunocesar4109
@brunocesar4109 4 жыл бұрын
@@isabelabarbosa2459 não a relatos de morte de criança não por lampião
@isabelabarbosa2459
@isabelabarbosa2459 4 жыл бұрын
@@brunocesar4109Há sim, li em uma biblioteca séria, foi em há uns nove anos, por isso não tenho como lembrar o nome da escritora, ela é do Rio grande do Norte e luta para desmistificar esse papel pseudo de " herói". A família dela era estrangeira ou descendentes... E Lampião e seu bando se instalou na fazenda e abusaram das criadas e segundo a narrativa, disseram que não fariam isso com as moças da família porque eram brancas.. E narra esse ocorrido e outros relatos. mesma li e jamais mentiria, pois temo a Deus! Se puder pesquisar e descobrir, sei que ela é do Rio grande do Norte e escreveu um livro.
@jdsrs42
@jdsrs42 3 жыл бұрын
@@isabelabarbosa2459 Acredito sim em você, fazem este filho do diabo em Herói, demoram se ele estivesse vivo duvido estes admiradores levar pra casa e dormir com a mãe ou as filhas pra ver que ele era capaz,cabra Tdo, morreu degolado foi pouco,este vagabundo,idolatra ele é igual a daqui a algum tempo dizer que Fernandinho Beira Mar era Herói,deve estar no inferno
@GilsonPerottoni
@GilsonPerottoni 6 жыл бұрын
Daqui de Cachoeira do Sul/RS de curtindo. A historia sendo informada como realmente aconteceu!! Parabéns.
@humbertorocha4583
@humbertorocha4583 6 жыл бұрын
Excelente material. Parabéns a todos que fizeram esse documentário.
@CosmeSilvio
@CosmeSilvio 5 жыл бұрын
Eu já curto mesmo antes do vídeo iniciar porque sei que vou "passar" pelos mesmo lugares por onde passaram todos esses cangaceir@s ...e mais agradável ainda é ter a grata surpresa de encontrar alguma testemunh@ viv@ que presenciou muitos dos fatos das fantásticas histórias do cangaço ...Obrigado e PARABÉNS à você e sua equipe.
@thiagoborges3748
@thiagoborges3748 3 жыл бұрын
No estado da Bahia, municipio do Juazeiro, tem um povoado chamado Abóboras. Lá ocorreu uma troca de tiros entre o bando de Lampião e a PMBA. O episódio ficou conhecido como ' O fogo de Abóboras' , no qual morreram 2 PMs e um jagunço, que foi enterrado onde tombou. Existe alguns vídeos no KZfaq sobre o assunto, (pesquisar: Lampião Abóboras BA) porém são bem amadores. Eu ficaria muito feliz em ver um vídeo, feito por vc, sobre esse fato. Tenho muita carinho por aquele lugarzinho (minha terrinha) esquecido no meio da Bahia..
@MarcoAurelio-te7ec
@MarcoAurelio-te7ec 6 жыл бұрын
Parabéns o senhor é grande historiador ! Sua narrativa sobre o cangaço me emociona !
@robertofreitas3097
@robertofreitas3097 3 жыл бұрын
Bonito exemplo de historiador e de um excelente profissional Robério pois ao meu ver ninguém pode espalhar ódio ou revolta por onde passar mas pode espalhar boas ações de Deus, palavras de fé ,de paz,de sabedoria pois e disso que o nosso Brasil e o mundo precisa de Deus ao meu ver violência só gera violência,um abraço.
@jonatandiniztantan2592
@jonatandiniztantan2592 6 жыл бұрын
muito bom parabéns pra vcs dois cara trazendo história pra enriquecer nossos conhecimentos
@sergioalvesdm
@sergioalvesdm 6 жыл бұрын
Alguns fatos interessantes : de acordo com um documentário da PM Baiana os soldados assassinados eram Pernambucanos contratos da polícia Baiana, os policiais confundiram os cangaceiros com uma volante,só distinguiram depois que Lampião se apresentou,chegaram até a prestar continência,muito interessante,quer dizer que eles usavam trages parecidos? e por fim esse apelido de "mata sete",já tinha ouvido várias vezes mas não sabia que era de Lampiao.
@diogoosilva3094
@diogoosilva3094 5 жыл бұрын
O tema “CANGAÇO” é muito bom, relata a nossa história nordestina, porém não podemos idolatrar o Lampião, pois ele era um bandido.
@jonascarvalho290
@jonascarvalho290 4 жыл бұрын
Você é realmente um ser humano brilhante... Parabéns !!
@aalandavid
@aalandavid 4 жыл бұрын
Vc ta certo mas tbm ta errado
@walteroque
@walteroque 4 жыл бұрын
Um fora da lei violento e temido que tocava o terror no sertão. Eram ruins na maior parte do tempo, não se pode romantizar muito também.
@JoaoCosta-er9jn
@JoaoCosta-er9jn 4 жыл бұрын
Não idolatro, mas adoro as histórias, sou contraditório?
@wilsonwilson8281
@wilsonwilson8281 4 жыл бұрын
Virgulino era um Homem trabalhador,só que com o Assassinato injusto de seu Pai,veio a revolta. Uns aceitam as injustiças,outros não.
@isidoropassos4381
@isidoropassos4381 3 жыл бұрын
Eita...minha terra meu avô me contava essa história, ele foi levado nós braços pelo meus bisavós pra se esconder. Essa passagem rendeu muitas histórias por lá...
@adrianobailao
@adrianobailao 6 жыл бұрын
Estou impressionado com vocês Robério vocês tem um gasto enorme e muito trabalho para mostrar e contar a história muito obrigado o seu trabalho é de suma importância para nós.
@RafaelFerreira-vc2sh
@RafaelFerreira-vc2sh 6 жыл бұрын
Cangaço na literatura eu venho aqui deixar meus parabéns como um grande fã e Admirador de trabalho eu sou de Pernambuco Quipapá hoje mora aqui no Paraná em Bandeirantes mas estou aqui no canal parabéns
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
valeu cabra
@fabiobezerra1709
@fabiobezerra1709 6 жыл бұрын
Rafael Ferreira p
@fernandogomes528
@fernandogomes528 5 жыл бұрын
"História não tem partido" excelente comentário Robério continue com esse trabalho espetacular devido a tamanha riqueza de detalhes, meus parabéns... Uberaba/MG
@kethylemosbenitez6193
@kethylemosbenitez6193 4 жыл бұрын
fernando gomes partido de LAMPIÃO
@carlossilvapoetacantador
@carlossilvapoetacantador 5 жыл бұрын
Belo trabalho, um documentário muito rico, para os estudiosos e curiosos sobre a historia de Virgulino, em passagem pela Bahia.
@lucimarsiqueira2813
@lucimarsiqueira2813 3 жыл бұрын
Moro em Goiânia e estou acompanhando você Cangaço Na Literatura lindo trabalho . Queria muito coencer estes lugares. Mais não posso porque sou deficiente físico. Mais graça a você parece que estou vendo a vida de Lampião. ora bom ora mau.
@GUILHERME-vn2rc
@GUILHERME-vn2rc 5 жыл бұрын
essa não sabia, que canal maravilhoso !!!! isso sim é programação de VERDADE!!!!!!!!
@tonijose1823
@tonijose1823 6 жыл бұрын
Assisto seu canal e sou um dos escritos, desde que tive conhecimento desde me sinto feliz todas as vezes que sininho toca e é vc mostrando a história, sendo imparcial com os fatos. Gostaria de adquirir estes livros Principalmente os de Dr. Amauri e os seus. PARABÉNS.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Mande-me um e-mail e te envio os dados para compra roberiosantos@hotmail.com
@tonijose1823
@tonijose1823 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura Ola. Segue meu e mail. Tonijosedasilva40@hotmail.com
@nilsonsantosnascimento7941
@nilsonsantosnascimento7941 6 жыл бұрын
Olá Robério e equipe do O cangaço na literatura eu sou natural de Cansancão vizinho de Queimadas, acho muito interessante esse canal ao retratar das histórias do cangaço e ainda mais na minha região. Eu particularmente gosto muito de ouvir das histórias de lampião, lembro até que meu pai me contava que o avô dele ia se esconder no meio do mato com medo que lampião passace por lá na zona rural de Cansanção.
@fabricadeaventura4583
@fabricadeaventura4583 2 жыл бұрын
Matando um pouquinho da saudade do canal. Revendo os programas. Vlw professor Robério
@reginacoeli7000
@reginacoeli7000 5 жыл бұрын
VCS SÃO ÓTIMOS E SINTO QUE FAZEM TUDO COM MUITO AMOR E ENTUSIASMO! DÁ GOSTO DIVULGAR ESTE CANAL!!! 🌵🙋
@antoniowanderley9677
@antoniowanderley9677 6 жыл бұрын
Oi pessoal da cangaço na literatura acabei de chegar de uma viagem com Roberio .uma viagem cheia de novidades para vcs ,espero q gostem dos vídeos e divulguem o máximo para o crescimento do canal .pois todos os esforços estamos fazendo para mostrarmos com todo os fatos a realidade de uma época do nosso Nordeste. Agradeço a Roberio por essa oportunidade de conhecer locais e pessoas fantásticas que vão ficar na minha memória para sempre.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Poxa, foi incrível a viagem e que outras aconteçam meu padrinho
@antoniowanderley9677
@antoniowanderley9677 6 жыл бұрын
Com certeza mano.essa foi umas das várias q viram
@DEUSfamiliaacimadetudo
@DEUSfamiliaacimadetudo 6 жыл бұрын
Robério, pode contar com a divulgação sim, vejo o cangaço na literatura de forma muito espeecial que satifaz minhas curiosidades e interesse sobre o cangaço, de forma séria, e melhor matando a cobra e mostrando o pau "fatos e lugares " parabens, tenho orgulho de ser nordestino e poder contar nossa historia sobre essa epoca "cangaço" e mostrar com tanta riqueza e detalhes que o canal nus proporciona, parabens de novo !!!
@antoniowanderley9677
@antoniowanderley9677 6 жыл бұрын
André najar são pessoa como vc com esse pensamento coletivo quer o canal precisa obter mas .valeu é continue divulgando
@danielneto.1080
@danielneto.1080 3 жыл бұрын
Muito bom você não deixar esquecerem a história, procurando e mostrando onde estão sepultados os personagens, ou uma parte deles.
@ismaelhenriquedacostasilva3643
@ismaelhenriquedacostasilva3643 4 жыл бұрын
Cara moro em São Paulo capital , mais adimiro muito seu trabalho de Historiador magnifico, já assisti todos os seus vídeos do canal mais fiquei muito alegre em ver seus vídeos muito bom .nasci em Pernambuco na zona da Mata norte e meu avô sempre comentava sobre lampião ele conheceu lampião.por que ele conheceu! por que meu avô era caçador sempre ele andava pelo mato.parabéns.
@rodrigovieiradossantos4148
@rodrigovieiradossantos4148 6 жыл бұрын
Nossa é história a trás de história em Robério, tá de parabéns continue assim pois vc vai conquistar muita gente pra se interessar é ver o seu trabalho eeee abraços.👏👍✌😉😃
@abreufernandes3205
@abreufernandes3205 5 жыл бұрын
Parabéns irmão, excelente trabalho.
@marinelsonmendes549
@marinelsonmendes549 6 жыл бұрын
Todos temos que ser Imparciais , estamos aqui para conhecer e divulgar a História , Mais uma AULA do Cangaço na Literatura , Parabéns Robério !!!
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
+Marinelson Mendes grato
@thifanysilva3206
@thifanysilva3206 6 жыл бұрын
Simplesmente fantástico, Vc não faz ideia do quanto vicia , e nos traz cada vez mais curiosidades sobre o cangaço .
@alexsouza2159
@alexsouza2159 5 жыл бұрын
Manda o zap
@flaviojunior4218
@flaviojunior4218 5 жыл бұрын
O extermínio desses caras demorou ainda um bom tempo. Como diz o adágio: "não há bem que sempre dure,nem mal que nunca se acabe"
@sdfarias8836
@sdfarias8836 4 жыл бұрын
Demorou mais por causa da comunicação e logística daquele tempo.
@fernandoferreiragomes2585
@fernandoferreiragomes2585 6 жыл бұрын
Muito bom ... parabéns, belo trabalho
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
+fernando ferreira gomes obrigado
@romuloalexandregomesdasilv3398
@romuloalexandregomesdasilv3398 4 жыл бұрын
Parabéns sempre gostei desse tema mais foi no seu canal que eu realmente aprendi a admirar ainda mais a história do nosso Nordeste
@BrunoPereira-gu3oh
@BrunoPereira-gu3oh 4 жыл бұрын
ontem tava conversando c meu irmão sobre a história de lampião e hj encontro esse verdadeiro acervo,literário riquíssimo sobre o cangaço parabéns,deus te abençoe
@sousapascoalpascoal7771
@sousapascoalpascoal7771 5 жыл бұрын
Seria bom uma série de Lampião na Netflix
@marcioluiz31
@marcioluiz31 4 жыл бұрын
Tbm acho cara
@pedrsilva1327
@pedrsilva1327 4 жыл бұрын
idéia o man
@julioernesto7252
@julioernesto7252 3 жыл бұрын
Tomara que não, a produção do Netflix iria transformar o lampião em um herói travesti do sertão. O Netflix é super tendencioso. Parem de querer isso.
@marciofranksantos9475
@marciofranksantos9475 3 жыл бұрын
Vdd seria ótimo ✌
@andersonboquinha
@andersonboquinha 5 жыл бұрын
Cara voçê e muito bommmmmm, como eu queria q o novo museu q esta sendo recontruido no Rio de Janeiro tivesse esse acervo do cangaço seria o maximo !!! e logico seus videos rodando em uma sala de projeção
@gilmarardradedesousa
@gilmarardradedesousa 3 жыл бұрын
A imparcialidade é tudo no trabalho das pessoas que trabalham com a história, gosto muito do seu trabalho.
@lucianoperachi8620
@lucianoperachi8620 6 жыл бұрын
Cangaço na literatura é uma dose de história na veia. obrigado Robério e Nininho
@Alves905
@Alves905 5 жыл бұрын
Lampião era terrível gosto da história do cangaço mais não acho certo oque ele fazia
@mironbarreto3718
@mironbarreto3718 4 жыл бұрын
Mais os volantes era pior q lampião os volantes era estrupava roubava e e matava enocentes e as veses ah culpa ficava os cangaceiros
@cleidinaldo
@cleidinaldo 3 жыл бұрын
@@mironbarreto3718 Quais suas fontes para falar isso? Seria isso mesmo, ou meros boatos entre as partes para demonizar cada lado? O maior erro que vejo nos comentários, é julgamento do passado com a visão do presente.
@eduardogentil9520
@eduardogentil9520 3 жыл бұрын
@@mironbarreto3718 Você tem que provas disso? ou vc é um daqueles que escutam boatos, que na maioria das vezes eram de coiteros, apoiadores dos bandidos. Para e pensa antes de falar merda, quer defender bandido, faz igual a todos eles e vai p inferno.
@wesleynascimento3593
@wesleynascimento3593 3 жыл бұрын
@@eduardogentil9520 cala boca Eduardo sua mãe devi ter ganhado vc na zona só pode..vai trabalhar até 65 anos pra aposentar.. políticos e volantes são demônios encarnados seu idiota burro... lampião rei do cangaço reza a lenda..kkkk
@filadelfio7784
@filadelfio7784 3 жыл бұрын
Ganhar atenção assim? vc e uma vergonha
@natanaelalves7149
@natanaelalves7149 6 жыл бұрын
Robério,tenho uma sugestão,faz uma série de vídeos sobre as chacinas e massacres dos cangaceiros,tentando mostrar os motivos que levaram ao ocorrido.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Não existiam motivos, era apenas matar ou morrer, eliminar cangaceiros e morre aí. Esquece essa fantasia maluca de vingança, amor e ódio que passam nos filmes idiotas.
@natanaelalves7149
@natanaelalves7149 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura eu sei macho,quando digo motivos eu tô falando no desenrolar de toda situação.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Mas já estamos fazendo kkk é que não pode fazer sobre tudo em um vídeo apenas
@natanaelalves7149
@natanaelalves7149 6 жыл бұрын
Blz então,pensei que vc tava fazendo de forma esporádica,abraco.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Tudo aqui é bem pensado e pesquisado por pessoas entendidas no assunto, nada aqui é casual.
@RobsonVianadaRobcell
@RobsonVianadaRobcell 5 жыл бұрын
Eu como amante do cangaço, fico feliz em ver um canal tão rico. Abraço para meu Ceará.
@oswailermorais5356
@oswailermorais5356 8 ай бұрын
Virei fã do seu trabalho!! Sou Paraense, com origens nordestinas.
@2005Freakazoid
@2005Freakazoid 5 жыл бұрын
Gosto demais da história do cangaço e a maneira como vocês abordam o tema e como é feito a narração dos fatos fica excelente. Parabéns!. Me tornei seguidor.
@jailtonfernandes2555
@jailtonfernandes2555 5 жыл бұрын
Eu sou de cansanção cidade vizinha a queimadas e não conhecia essa história
@jhort-drones
@jhort-drones 4 жыл бұрын
Vc tá muito desinformado
@ciromjonas9601
@ciromjonas9601 3 жыл бұрын
Melhor canal 👏👏parabéns professor 👏queria poder estar ai vivendo essa história tao linda e sofrida ..quem sabe se esta precisando de alguém pra carregar a carga q for kkk pelo aprendizado kk vale a pena..abraço meu professor Deus abençoe vcs e familia 🙏
@JOAOPAULO-sl5wq
@JOAOPAULO-sl5wq 4 жыл бұрын
Bom trabalho a história faz a gente viajar ao passado
@mariaalves4726
@mariaalves4726 5 жыл бұрын
Essa história ovia quando eu era criança da boca do meu avô.
@mariajosenegreli3517
@mariajosenegreli3517 3 жыл бұрын
Conheci duas senhoras,muitos anos atrás chamavam de menino cangaceiro,penso que era volta seca ,elas talvez nao sabiam desse apelido...
@luisclaudio4538
@luisclaudio4538 6 жыл бұрын
Um relato muito triste da história do cangaço, mais esse era o mundo de Lampião
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Os Volantes não perdoavam mesmo, nem os cangaceiros perdoavam, era literalmente uma guerra
@maxwellsilvasilva4538
@maxwellsilvasilva4538 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura Faltou relatar um grande detalhe... o que Deus fáz para dar livramento aos seus servos fieis. O sgt foi poupado da morte atraves de uma sra. crente da mesma igreja que o sgt, ambos eram da igreja batista. Lampião interessou em roubar um precioso e belissimo colar que estava com a Sra. dai ela direcionada por Deus falou para o bandido lampião, que ele iria ser acusado de roubar qualquer outra coisa na cidade menos aquele colar o qual de bom grado ela passava para as mãos de lampião como um presente. Lampião admirado com aquela atitude prôpoz que ela lhe fizesse um pedido, assim todos iriam ver que bandido tem palavra, e usada por Deus aquela sra. Evangélica pediu para que fosse poupada a vída do Sgt-Evaristo, um homem crente, poluto, integro de conduta cristã ilibada. E o bandido pra não passar vergonha não matou o Sgt.
@augustomundombe829
@augustomundombe829 6 жыл бұрын
Rapaz~ se pica cabra! VIVA Capitao Virgulino Lampiao eu sou ANGOLANO e minha familia amada E muito religiosa, mais estao do lado de Lampiao!
@astonishingpanoramaoftheen4748
@astonishingpanoramaoftheen4748 6 жыл бұрын
Augusto Mundombe tu é angolano?? Acha que Lampião tbm ia te matar não??
@geo16030
@geo16030 5 жыл бұрын
@@maxwellsilvasilva4538 Atah
@Andersonsilva-lr1pb
@Andersonsilva-lr1pb 5 жыл бұрын
Muito obrigado pela matéria. Graças a vocês, estou conhecendo melhor a história do meu Nordeste 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@OrlandoBasan
@OrlandoBasan 3 жыл бұрын
Fala professor Roberio! Sou natural de Santaluz, cidade vizinha a Queimadas na região sisaleira da Bahia. Há inclusive a lenda que Lampião após o massacre em Queimadas se deslocou em direção ao (a época) arraial de Santa Luzia e sabendo que a padroeira da cidade era a Santa dos olhos resolveu não invadir. De qualquer forma, é fato que o único sobrevivente do massacre em Queimadas foi o Sgt Evaristo da Costa, filho de Santaluz. Já fui na sede da polícia onde aconteceu o episódio e é um lugar pesado, pra quem tem sensibilidade para essas coisas. Estou viciado no vosso canal! Forte abraço desde Lisboa - Portugal!
@LuanSouza-zn3oz
@LuanSouza-zn3oz 6 жыл бұрын
O vídeo como é de praxe do Robério e sua equipe,está excelente embora o conteúdo seja sobre uma ocasião tão deplorável e cruenta como tantas outras ocorridas na vigência do período"Lampiônico"ainda assim não poderia deixar de elogiá-lo por envidar esforços a ponto de viajar por horas para presentear-nos com lindas imagens feitas durante as suas pesquisas in loco parabéns a você e ao cangaço na literatura e as considerações finais em que o Robério conclue seu programa postulando imparcialidade aos pesquisadores do assunto👏👏👏👏👏👏
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
+Luan Souza impossível os pesquisadores serem imparciais, imparcialidade não vende livros
@LuanSouza-zn3oz
@LuanSouza-zn3oz 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura concordo👍
@reginaldocosta9986
@reginaldocosta9986 6 жыл бұрын
TIRANDO AS TIRANIAS DE CARNIFICINA ESSA HISTÓRIA DO CANGAÇO É UMA LENDA, É UMA COISA FASCINANTE PRA QUEM GOSTA DE SE INTERRESSAR PELA HISTÓRIA BRASILEIRA...
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Lenda??
@Maria-ud9qf
@Maria-ud9qf 5 жыл бұрын
Não sei ,Robério ...Mas acho que o Reginaldo usou o termo "lenda" no calor de seu deslumbre e acabou esquecendo o sentido literal RS Mas é fascinante e precisamos conhecer sim! As carnificinas ainda hoje acontece hora por bandido e polícias e esses não são divulgados , são os arquivos mortos RS enfim não tem como não se envolver e entender que não haviam heróis no sentido como todo e sim um grupo de sertanejos , cada um com sua história de entrada nessa vida e viviam numa época onde o coronelismo regia forte e estupros e tomadas de terras eles faziam também e o grupo de lampião também usou olho por olho , foi um cabra valente mesmo e não há como negar ! Inteligente e deu trabalho pra esse povo RS Claro que não concordo com os métodos utilizados por eles , mas acho audacioso e perspicaz como já disse sua saga no cangaço. Precisamos compreender esse passado não tão distante, pra muitas vezes compreender nosso presente e como diz o nosso rei do baião hj "...o cangaço continua de gravata e jaquetão ..." E "...o criminoso era eu e os santinhos me mataram" RS enfim vocês estão de parabéns 👋👋
@JoaoCosta-er9jn
@JoaoCosta-er9jn 4 жыл бұрын
Se é massa que sabemos que tudo isso ocorreu de verdade
@franciele_fla
@franciele_fla 4 жыл бұрын
@@Maria-ud9qf exatamente m
@marcofariaguitarrista157
@marcofariaguitarrista157 5 жыл бұрын
Meu querido...virei seu fã é também fã do Cangaço na Literatura... Você é simplesmente o maior professor de história do Brasil!
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 5 жыл бұрын
Sou nada, mas agradeço o mimo :)
@Salgadalia
@Salgadalia 3 жыл бұрын
Belo documentário parabéns
@eliasdacunhacosta5150
@eliasdacunhacosta5150 4 жыл бұрын
Concordo com você. O jornalismo tem que ser imparcial.
@pdinizfisiobh
@pdinizfisiobh 4 жыл бұрын
No caso o papel é de pesquisador e historiador, por princípios éticos e morais deve ser imparcial. Jornalismo não.
@albertoviana90
@albertoviana90 5 жыл бұрын
Caramba amigo parabéns, só tomei conhecimento do seu canal há pouco. E gostei demais estou divulgando ao maximo!
@rhapsodyinblue4658
@rhapsodyinblue4658 3 жыл бұрын
Obrigada por nos mostrar a cidade de Queimadas e a história, claro.
@marcioguedes2091
@marcioguedes2091 5 жыл бұрын
Cadê as emissora de TV pra leva esse talento Robério você merece um programa na TV falando sobre o caganço #parabens continue com esse trabalho maravisonhoso
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 5 жыл бұрын
Também acho
@gustavoadelino4571
@gustavoadelino4571 6 жыл бұрын
Poxa Robério eu admiro muito as histórias do cangaço,mas algumas delas provocam comoção, como a morte desses policiais, que pena não ter dado pra ver o quartel por dentro,um grande abraço meu amigo fique com Deus.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Bem, mas deu sim pra ver por dentro, eu recebi um vídeo dele por dentro e pus na matéria.
@dobronx7071
@dobronx7071 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura esse nao viu o vídeo todo kk
@gustavoadelino4571
@gustavoadelino4571 6 жыл бұрын
Renan Nascimento Poxa cara eu fui a quarta visualização e assisti o vídeo por completo mas eu queria que Robério tivesse conseguido entrar no quartel e mostrado por dentro com riqueza de detalhes.kkkkk.
@gustavoadelino4571
@gustavoadelino4571 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura vendo atentamente o vídeo novamente pude ver o quartel por dentro, gostaria de lhe pedir desculpas meu amigo Robério pelo engano, fique com Deus e muito obrigado um forte abraço .
@luvidayes7485
@luvidayes7485 5 жыл бұрын
Cara não conhecia seu canal,e é simplesmente sensacional, parabéns pelo seu trabalho. Gostei e estou assistindo todos kkkk
@noseoscachorrosaventuras8256
@noseoscachorrosaventuras8256 6 жыл бұрын
Muito bom poder ter esses conhecimentos,não pra acusar quem está certo ou errado,mas pra saber como aconteceu tudo isso,fatos que só vamos saber através de registro e histórias contadas,não é uma época nossa,mas que podemos ficar sabendo o que realmente aconteceu. Parabéns Robério,que Deus lhe abençoe grandemente,abraço forte pra Nininho.
@i.fernandes2592
@i.fernandes2592 5 жыл бұрын
Sobre a história do cangaço , esse é o melhor canal.❤️
@augustomundombe829
@augustomundombe829 6 жыл бұрын
Roberio, a beleza natural do BRASIL E fenomenal de um sentido unico!
@thiagocosta660
@thiagocosta660 5 жыл бұрын
Minha cidade amo muito
@glysonvianadelimavianadeli3710
@glysonvianadelimavianadeli3710 3 жыл бұрын
Parabéns por mais este vídeo, já faz um tempo que este vídeo foi gravado, gostaria que os repórteres de hoje tivesse sua imparcialidade e importância, Deus te abençoe. 🤜🤛👏👊👍
@clovissilvadasilva5167
@clovissilvadasilva5167 5 жыл бұрын
Histórias show!!! O Brasil precisa de pessoas como vocês.
@SinistroBJBCOR
@SinistroBJBCOR 5 жыл бұрын
Muito bom, a Literatura Nordestina e nuito rica e bonita. Para o bem ou para o mal é a nossa história, melhor que estudar ideologias de Karl Max. Kkk (Nilson - Manaus/AM)
@kavernozo88
@kavernozo88 5 жыл бұрын
Quanto mais se mata mais notoriedade se ganha. Independente dos assassinatos cometidos por Lampião minha admiração pelo mesmo continua.
@veravalentim1842
@veravalentim1842 5 жыл бұрын
Dois sou fã dele sou nordestina amo minha raízes
@alexandreramosdasilva1837
@alexandreramosdasilva1837 4 жыл бұрын
Parabéns por suas palavras de sermos imparciais, eu sou professor de história e sempre costumo colocar meus assuntos dessa maneira e que meus alunos tenham suas visões sobre o assunto e possamos iniciar debates.
@antoniomarcospereiraaugust7568
@antoniomarcospereiraaugust7568 6 жыл бұрын
Robério parabéns pelo seu trabalho sou admirador de seus vídeos um banho de cultura. Não consigo parar de assistir
@francisconascimento4068
@francisconascimento4068 6 жыл бұрын
cabra maçho sim senhor e o professor Robério santos nosso herói da história nordestino merese todo meu respeito um grande a braço vale e nois
@thiagopassos2207
@thiagopassos2207 6 жыл бұрын
Ganhou mais um ESCRITO
@claudiobastos9839
@claudiobastos9839 5 жыл бұрын
Show de bola sempre assisto cangaço na literatura .muito bom recomendo
@DiomarSouza
@DiomarSouza 6 жыл бұрын
Parabéns Robério e Nininho, realmente uma excelente matéria. é muito gratificante e prazeroso ver um programa como esse.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Valeu
@lucioflorenzzo2732
@lucioflorenzzo2732 6 жыл бұрын
O Paí de lampião foi morto por um policial segundo diz a história. Por isso tanta raiva e fúria descontada em pessoas inocentes. Infelizmente mais um fato trágico do cangaço. Viajando pelo Nordeste estive em Mossoró e lá fui até ao cemitério que é também conhecido como Disept Rosado , nome dado em homenagem ao antigo governador do Rio Grande do Norte. Que também foi enterrado lá. E lá chegando visitei o túmulo do ex-cangaceiro jararaca, morto naquela cidade e sua morte também foi muito polêmica uma vez que mesmo baleado foi enterrado aínda com vida sentado em uma cadeira. Se é verdade não sei, mais fica ai uma sugestão para se fazer uma pesquisa e quem sabe mais um vídeo sobre o cangaço.
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Já tem programa sobre Jararaca e sobre a invasão a Mossoró, procure no canal
@lucioflorenzzo2732
@lucioflorenzzo2732 6 жыл бұрын
O Cangaço na Literatura verei
@karate-kata4758
@karate-kata4758 6 жыл бұрын
cade aquele filme mano o volta seca tu ainda vai continuar tentar produzir ?? tenta fazer alguma conta em algum site que o pessoal possa apoiar com dinheiro,boleto etc
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
vou continuar produzindo em 2018
@manoeldianicacio533
@manoeldianicacio533 5 жыл бұрын
@@ocangaconaliteratura viu
@manoeldianicacio533
@manoeldianicacio533 5 жыл бұрын
@@ocangaconaliteratura j e e nv77 m u 7 íon n i
@andrecarneiro4491
@andrecarneiro4491 5 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho de todos vocês
@sidineirego2671
@sidineirego2671 3 жыл бұрын
Robério, você é uma personalidade que, apesar de jovem, tem uma importância GIGANTE para a preservação da nossa cultura. Você é um ícone para a preservação de nossa cultura. Estou de pé e prestando continência. Parabéns!
@patrickborges3420
@patrickborges3420 6 жыл бұрын
Vc sabe qual foi a cidade que o sinho pereira foi dps que abandonou o cangaço
@adrianolimablacksax207
@adrianolimablacksax207 6 жыл бұрын
patrick borges o estado foi goias
@patrickborges3420
@patrickborges3420 6 жыл бұрын
Adriano black Sax Lima sim eu sei eu so daki de Goiás por isso eu queria saber a cidade
@marioluisbaltazar4981
@marioluisbaltazar4981 6 жыл бұрын
patrick borges 7
@vitoria-bf6md
@vitoria-bf6md 6 жыл бұрын
Ha esses caras das motos enche o saco em?? Falta de respeito caramba se o cara ver alguem gravando por favor fica longem..os caras parece que faz de proposito ..
@ocangaconaliteratura
@ocangaconaliteratura 6 жыл бұрын
Mas, fazem sim de propósito
@marciofranksantos9475
@marciofranksantos9475 3 жыл бұрын
Parabéns meu grande Robério com mtos amor e dedicação a história cangaço me dediquei mais ainda mto obrigado a vc e o Naninho.👏👏👏👏
@angeloimpulset4903
@angeloimpulset4903 3 жыл бұрын
Eu sigo vários canais de vários assuntos diferentes, encontrei este e estou me apaixonando pelas histórias do cangaço...
LAMPIÃO o Homem que Desafiou o Sistema
10:59
Incrível Mundo
Рет қаралды 9 М.
Objetos Reais de Lampião | O Cangaço na Literatura #107
14:36
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 474 М.
لااا! هذه البرتقالة مزعجة جدًا #قصير
00:15
One More Arabic
Рет қаралды 51 МЛН
Fast and Furious: New Zealand 🚗
00:29
How Ridiculous
Рет қаралды 48 МЛН
I'm Excited To see If Kelly Can Meet This Challenge!
00:16
Mini Katana
Рет қаралды 35 МЛН
O Último Volante Vivo | O Cangaço na Literatura #104
26:54
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 305 М.
A Morte de Sabonete 2 | O Cangaço na Literatura #184
33:29
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 239 М.
JURITI FOI QUEIMADO | CNL | 566
33:56
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 46 М.
Coiteiros de Lampião | O Cangaço na Literatura #162
30:25
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 127 М.
LAMPIÃO IMPIEDOSO NA CHACINA DE QUEIMADAS
24:44
No Rastro Do Cangaço
Рет қаралды 1,4 МЛН
Os Irmãos de Lampião | O Cangaço na Literatura #155
20:34
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 283 М.
LAMPIÃO E O MASSACRE DA FAMÍLIA GILO - PARTE I.
20:18
Cangaçologia
Рет қаралды 854 М.
MARIANO O RESPEITADO CANGACEIRO DE LAMPIÃO
10:11
Cangaço Eterno
Рет қаралды 96 М.
OS TEMIDOS CHEFES DE SUBGRUPOS DE LAMPIÃO
16:47
Cangaço Eterno
Рет қаралды 72 М.
Zé Rufino e a Lagoa do Lino | O Cangaço na Literatura #144
30:55
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 229 М.
لااا! هذه البرتقالة مزعجة جدًا #قصير
00:15
One More Arabic
Рет қаралды 51 МЛН