A HISTÓRIA DO GOLEIRO "MANGA" UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA. CAMPEÃO POR ONDE PASSOU.

  Рет қаралды 3,472

Só Poster e Fotos de Times de Futebol

Só Poster e Fotos de Times de Futebol

Жыл бұрын

A HISTÓRIA DO GOLEIRO "MANGA" UM DOS MAIORES DA HISTÓRIA. CAMPEÃO POR ONDE PASSOU.
Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga (Recife, 26 de abril de 1937) é um ex-futebolista brasileiro.
Manga foi, segundo a crítica especializada, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro. É o jogador brasileiro que tem o recorde de participação em edições na Copa Libertadores. Ficou conhecido por sempre jogar sem luvas.
Em sua homenagem, foi instituído 26 de abril como o "Dia do Goleiro".
Era um verdadeiro paredão que não admitia, em hipótese alguma, ficar no banco de reservas.
Era mais que um jogador raiz. Doido e destemido, saía nos pés de qualquer atacante, dando literalmente a cara à tapa toda vez que sofria um ataque das equipes adversárias.
Não usava luvas. Suas mãos gigantescas e seus dedos completamente tortos não permitiam que ele as vestisse se sentindo confortável. Passava óleo e areia nas mãos para criar aderência.
Logo no início de carreira, ainda nos juvenis do Sport, Haílton já demonstrava que era um excepcional goleiro, ao conquistar o título pernambucano de juniores de 1954, sem sofrer nenhum gol. Foi, por isso, comparado ao então goleiro do Santos, Manga, e herdou o apelido. Esta façanha chamou a atenção do técnico Gentil Cardoso, que logo cuidou de promover o jovem e talentoso arqueiro para o profissional do clube.
Manga, porém, quase foi parar no Vasco: já tinha ido ao clube, mas o Sport contava com um contrato de gaveta e pediu trezentos mil cruzeiros por seu passe - e Manga ficou.
Manga tinha três irmãos boleiros: Manguito, Dedé e Alemão, que se destacaram no futebol pernambucano. O último, inclusive, era zagueiro central e atuou no América do Rio, sendo bom batedor de faltas e pênaltis. Dedé brilhou no Sport Club do Recife.
Em 1955, aos 18 anos, Manga estreou na equipe principal do Sport, em um amistoso contra o Náutico, na Ilha do Retiro, substituindo o goleiro Carijó durante a partida. Foi pé-quente: o clássico terminou em vitória do Sport por 5-2. Somente em 1956, defenderia a trave rubro-negra pela segunda vez, novamente substituindo o goleiro Carijó, em uma partida amistosa contra o Fluminense de Feira na Ilha.
Foi durante a excursão do Sport à Europa e ao Oriente Médio em 1957 que Manga começou a se firmar como goleiro titular da equipe. Nos jogos em terras estrangeiras, revezou a titularidade com outros dois grandes goleiros: Carijó e Osvaldo Baliza. Após as boas apresentações na excursão, tornou-se titular absoluto, status que perduraria até sua saída do clube.........
No ano seguinte, conquistou sua primeira e única competição como titular rubro-negro: o Campeonato Pernambucano. O time campeão de 1958 era comandado pelo argentino Dante Bianchi e tinha em sua formação, entre outros, o uruguaio Walter Morel e os artilheiros Traçaia, Naninho, Gringo, Soca e Geo.
Já em 1959, Manga se despediria da Ilha do Retiro. Em sua última partida pelo Sport, contra o Ferroviário pelo Pernambucano, até gol marcou. Depois, partiu para o Botafogo.
Carreira no Botafogo
Destacou-se no Botafogo na década de 1960, onde jogou durante dez anos, tendo disputado a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, como titular. Costumava dizer que em jogos contra o Flamengo, gastava adiantadamente o valor da premiação pela vitória sobre o rival, tamanha a certeza que o atleta tinha de um placar favorável à sua equipe. Dizia que "o leite das crianças já estava garantido".
Foi o maior goleiro da história do Botafogo. Veloz ao repor a bola e ágil debaixo das traves, fez muitos milagres pelo Glorioso. Na equipe de General Severiano, levantou quatro Campeonatos Cariocas e três Torneios Rio-São Paulo e o Torneio Intercontinental de Paris. O goleiro estreou pelo clube em julho de 1959, aos 22 anos de idade. Por seu estilo arrojado, teve as mãos deformadas devido a tanto trabalho. 8 anos mais tarde foi negociado com o Nacional do Uruguai acusado de ter se vendido a Castor de Andrade, patrono do Bangu. No total foram 442 jogos defendendo a camisa alvinegra, sofrendo 394 gols.
FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Manga_(...)
www.espn.com.br/futebol/artig...

Пікірлер: 12
@Ederrd1
@Ederrd1 4 күн бұрын
Ídolo Colorado 🇦🇹💪🏽
@fernandorosas8295
@fernandorosas8295 2 ай бұрын
Mas em 1975, contra o Cruzeiro, de Nelinho. Manga defendeu tudo e mais um pouco. Chutaço de Nelinho batendo falta. UM chute do mesmo a distância. Se naquele tempo, estivesse craque do jogo, Manga já havia ganho a taça e dinheiro junto.
@Samacedojr
@Samacedojr 17 күн бұрын
Depois de Manga os goleiros LULA 900, FERNANDO MAGO EX BOTAFOGO PB E RENATO 74,EX BAHIA E TREZE FC PB FORAM OS MELHORES GOLEIROS DA América do Sul
@amarildorodrigues8003
@amarildorodrigues8003 Ай бұрын
Ele treinava correndo atrás de calango e com manga.
@ronaldomorais3948
@ronaldomorais3948 3 ай бұрын
MANGA E DETINHO... DIFICIL SABER QUAL O MAIOR.
@fernandorosas8295
@fernandorosas8295 2 ай бұрын
Pelo que eu saiba, talvez esteja sem saber, o único lugar onde Manga, não se deu bem, foi na Seleção Brasileira. Se eu estiver errado, por favor, alguém me corrija, fico satisfeito ao me corrigir e te agradeço. 👍👏👏👏👏
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 Ай бұрын
O problema é que ele não foi titular na copa de 1966, o colocaram em um jogo eliminatório contra Portugal, Pelé se machucou, não podia mais fazer substituições ele andou em campo enfim,vários aspectos.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 Жыл бұрын
Era pra ser titular em 1966.
@user-yo8ii9ty8p
@user-yo8ii9ty8p Ай бұрын
66? Nem era vivo ainda.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 Ай бұрын
@@user-yo8ii9ty8p 1966.
@slovikgomesgomes4805
@slovikgomesgomes4805 Ай бұрын
@@user-yo8ii9ty8p não vale abreviações, editei.
@marcoantoniocarvalhodasilv566
@marcoantoniocarvalhodasilv566 5 ай бұрын
Esta lenda do Manga não é verdadeira aqui no Inter usava. Manga usava luvas inclusive no Nacional do Uruguay. Como vocês são mal informados
A HISTÓRIA DE "IÚRA" HABILIDOSO E RAÇUDO MEIO CAMPISTA GREMISTA NA DÉCADA DE 70.
8:53
Só Poster e Fotos de Times de Futebol
Рет қаралды 2,9 М.
MANGA, a lenda do Gol
12:07
figura2000
Рет қаралды 19 М.
Double Stacked Pizza @Lionfield @ChefRush
00:33
albert_cancook
Рет қаралды 113 МЛН
Llegó al techo 😱
00:37
Juan De Dios Pantoja
Рет қаралды 58 МЛН
A little girl was shy at her first ballet lesson #shorts
00:35
Fabiosa Animated
Рет қаралды 16 МЛН
路飞太过分了,自己游泳。#海贼王#路飞
00:28
路飞与唐舞桐
Рет қаралды 36 МЛН
João Saldanha conta a história do tiro no Goleiro Manga
8:55
figura2000
Рет қаралды 228 М.
O Drama do ex-goleiro colorado Manga
8:16
Marcinho Black
Рет қаралды 9 М.
A HISTÓRIA DO CÉLEBRE "TADEU RICCI" CAMPEÃO PELO GRÊMIO EM 77 E DESTAQUE NO AMÉRICA E FLAMENGO.
14:30
Só Poster e Fotos de Times de Futebol
Рет қаралды 4,3 М.
A HISTÓRIA DO CRAQUE FORMIGUINHA "DIRCEU GUIMARÃES" UM DOS MAIORES TALENTOS DOS ANOS 70 E 80.
11:24
Só Poster e Fotos de Times de Futebol
Рет қаралды 11 М.
Conheça a HISTÓRIA de TAFFAREL
19:23
MODO CARREIRA SOTO
Рет қаралды 1,3 МЛН
Como Foi a ERA FALCÃO? O Treinador mais AMADO pela IMPRENSA!
11:42
Futebol Retrô - Memórias e Histórias
Рет қаралды 15 М.
Goleiro Manga no E. Espetacular
8:55
Luzpanoiz (Gabriel Silveira)
Рет қаралды 391 М.
UFC Abu Dhabi : Магомедов VS Олексейчук
2:22
Setanta Sports UFC
Рет қаралды 74 М.
ТАКИХ ЭЛЬ-КЛАСИКО УЖЕ НЕ БУДЕТ:(
0:58
Дерек
Рет қаралды 369 М.