A Polêmica do Carbono 14

  Рет қаралды 12,344

Ciência Química!

Ciência Química!

Жыл бұрын

Ar40 é um gás nobre, ele praticamente não reage com nada e por isso é um bom indicador de rochas antigas. Ele tem relação com o decaimento do K40, onde um próton tem um quark U mudado para um quark D, fazendo com que passe de 19 para 18 prótons e aumentando a quantidade de nêutrons no núcleo. Esse Ar fica preso na rocha, em cristalizações e não sai para a atmosfera. Conforme ocorre o acúmulo desse gás, mais velho é a rocha.
A análise de idade de um fóssil é feita na comparação estratigráfica entre camadas e o tempo de meia vida do K a Ar (1,25 bilhões de anos). Essas camadas são muito visíveis e se caracterizam como uma lei geológica. Dessa forma, compara-se a concentração de Ar presente na camada inferior a que o fóssil se encontra, a camada que o fóssil se encontra e a camada que cobre o fóssil. Nesse processo, nas rochas muito antigas, aceita-se um erro de 5 mil anos, nas rochas mais modernas, aceita-se um erro de 1000 anos.
Por esse motivo, o uso de C14 não é o mais correto para análises acima de 70 mil anos, pois o tempo de meia-vida dele é de 5735 anos, o que inviabiliza sua datação de registros que não sejam arqueológicos.
O acúmulo de C14 em fósseis acima de 70 mil anos, se dá pela contaminação, principalmente, se esses fósseis estiveram expostos às intemperes, uma vez que bactérias podem criar biofilmes, águas residuais que contém C14 podem infiltrar no fóssil, além de haver uma maior contaminação devido ao efeito antrópico das explosões de bombas atômicas, principalmente entre 1940 e 1980, que acresceu em muito a quantidade de C14 na atmosfera. Sendo assim, essa é uma das explicações para os fósseis de Hell’s Creek terem uma quantidade de C14 desproporcional ao esperado. Ou seja, passaram por uma contaminação com o aumento de C14 na atmosfera.
Nesses fósseis também é dito possuírem um odor característico, obviamente, isso se caracteriza pelo fenômeno de mineralização, principalmente, no formato de pirita, ou ouro de tolo, o qual leva a formação de uma estrutura rica em ferro e em enxofre. O ato de quebrar uma pepita de pirita é o suficiente para sentir um aroma de ovo podre, ou seja, um odor característico de sulfetos. A presença de minerais ricos em enxofre e em ferro na região, contribuíram para que fosse possível a conservação de tecidos moles, do tipo 1 de colágeno, o qual possui função estrutural, sendo o mais rígido e que ajuda na formação do tecido conjuntivo.
Apesar de ser uma raridade e algo extremamente fabuloso encontrar esse tipo de tecido, faz todo o sentido que seja esse tipo de colágeno o sobrevivente a milhões de anos, uma vez que o mesmo é o mais resistente, sendo componente principal das fibras que formam os tendões. Entretanto, a grande maioria desses materiais se mostram solidificados, sendo necessário o uso de soluções que sirvam para desmineralizar as amostras. Nesse processo, remove-se os minerais, mas a estrutura se mantém, o que trás a possibilidade de maleabilidade da amostra, sendo muito similar à composição de uma peça feita em impressora 3D, onde as junções se encontram móveis, mas não há pontos de acesso, uma vez que o material não foi construído de forma sólida e não em partes montáveis externas. Sendo assim, apesar de estar solidificada, a amostra manteve a estrutura e, consequentemente, sua função móvel e estrutural.
_______________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sondo de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
Quer comprar um excelente celular? Pois então veja esse Xiaomi Redmi Note 11s 5G 128 GB Preto 6 GB de RAM: amzn.to/3EdZedc
____________________
Abaixo estão as redes sociais do canal:
Facebook: / cienciaquimica1
Blog: licenciandoemquimica.blogspot...
Site sobre o meu doutorado: exposicaomuseal.wixsite.com/e...
Agenda do Canal:
* Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.

Пікірлер: 169
@goretesilva5234
@goretesilva5234 Жыл бұрын
Parabéns Professor. São brasileiros como o Senhor que nos dão orgulho. Temos Cientistas competentes e jovens, que são admirados e requisitados pelos Centros de Pesquisas nos países mais desenvolvidos.
Жыл бұрын
Quando morei na Dinamarca, a pesquisadora que me recebeu lá, disse que aqui no Brasil existem super cientistas, pois com tão pouco investimento produzem pesquisas, que, segundos os dinamarqueses, eles não conseguiriam desenvolver sem a verba. Temos pessoas de muito alto nível aqui no Brasil. Eu conheci muita gente boa na faculdade.
11 ай бұрын
Parabéns ainda é pouco pra você Professor...
11 ай бұрын
😊 muito obrigado
@denisfigueiredo7919
@denisfigueiredo7919 Жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo professor, finalmente consegui entender melhor o que é e como ocorre o decaimento radioativo. Hoje vou dormir mais contente. Parabéns pelo vídeo.
Жыл бұрын
Fico muito feliz por ter ajudado 😃
@TonyHolanda
@TonyHolanda Жыл бұрын
Deveria dar pra marcar o Pirula! Muito boa a aula! Obrigado
Жыл бұрын
Ele é bastante polêmico né. Vive metido em treta com o pessoal dessas religiões que querem reescrever os fatos científicos, isso só acaba dando voz aos malucos. Essa é uma estratégia desse pessoal, irritar gente com grande público pra ganharem espaço de fala.
@alvimarrochadarosaalvim8018
@alvimarrochadarosaalvim8018 5 ай бұрын
Parabéns pelas suas explicações , elas sempre ajudam a nos fornecer mais conhecimento para entendermos melhor as questões científicas.
@renatoiezzi9410
@renatoiezzi9410 Жыл бұрын
Um ótimo vídeo com muito conteúdo e muita explicação. Apresentação de um problema, contextualização do mesmo, apresentação de toda a teoria e conceitos pertinentes, contextualização dessa teoria e fechamento com argumentos solidos e contundentes. Cada dia mais sinto orgulho de ter levado você pro cursinho. Parabéns cumpadre!!!
Жыл бұрын
Kkkk já pensou se eu não tivesse ido. Hj eu poderia estar dormindo no sofá da sua casa igual um agregado.
@thealexprime
@thealexprime Жыл бұрын
Sim , fale sobre o colágeno encontrado em alguns espécies!
@jefersonsilveira7388
@jefersonsilveira7388 10 ай бұрын
Parabéns professor pelo compromisso com a ciência e pela seriedade sempre a frente da dissertação.
@gplgomes
@gplgomes Жыл бұрын
Uma coisa que eu não entendia donde vinha os carbonos 14 novinhos que eram absorvidos pelos seres. Então descobri que são gerados continuamente nas altas camadas da atmosfera com reações do carbono com os raios cósmicos e são absorvidos pelas plantas e estas pelos animais dando início a datação.
Жыл бұрын
Exatamente isso
@helmutalexanderriegg1673
@helmutalexanderriegg1673 Жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo explicativo. Sua abordagem ficou ótima! 👏🏻 Sou um entusiasta do assunto desde a infância. Tive a oportunidade de fazer um curso de paleontologia (introdutória) com professores de engenharia de geologia, mesmo sendo formado em outra área completamente diferente. 😂
Жыл бұрын
Paleontologia é fascinante.
@irineu333
@irineu333 Жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo! Ficou excelente, um ótimo trabalho de divulgação científica. Aprendi muito, não conhecia o processo de decaimento do potássio para o argônio (não sou estudante).
Жыл бұрын
É que o C14 é muito mais divulgado por conta do Santo Sudário.
@leonardopereira9911
@leonardopereira9911 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo professor. Eu estive durante um bom tempo buscando um canal de divulgação científica em relação a química, anteontem encontrei seu canal e logo de cara me deparei com esse vídeo. Fico feliz demais por ter conhecido este canal e gostaria de pedir que fizesse um vídeo sobre o colágeno encontrado e sobre a reação de fenton, por favor. Obrigado novamente e parabéns pelo canal.
Жыл бұрын
Já está na pauta 😉
@leosgreen
@leosgreen Жыл бұрын
Professor fala sobre o relógio rubídio-estrôncio e pq essas duas datações (potássio-argônio/rubídio-estrôncio) apresentam discrepâncias tão grandes!
Жыл бұрын
Referente a K-Ar ele só funciona com materiais de até uns 2 bilhões de anos. Por isso, se for encontrado algum vestígio de Ar residual em quantidades grandes, então o material é bem antigo. Se tiver muito pouco, então o material é moderno e precisa de uma outra técnica de análise. Aí o C14 é funcional.
@adamsonbcarvalhocarvalho6510
@adamsonbcarvalhocarvalho6510 8 ай бұрын
Gratidão professor pela sua competência e discernimento no explicar fico feliz q o sr. tenha tenha conseguido chegar a esse patamar de conhecimento ultrapassando todos os percalços da vida q nos são submetidos no dia a dia da nossa Labuta diaria grato .
8 ай бұрын
Muito obrigado por suas palavras 😃
@eduardo-almeida
@eduardo-almeida Жыл бұрын
Aí sim! Muito firmeza sua explicação, completa e elucidativa.
@Andersonlima-ev5zq
@Andersonlima-ev5zq Жыл бұрын
Obrigado professor, por dividir, sua sapiência, conosco relis mortais! 👏👏👏👏
@aa1bb2cc3dd41
@aa1bb2cc3dd41 Жыл бұрын
Despertar super saúde, sensacional... Abre novas conexões...
@andrebrentini8591
@andrebrentini8591 Жыл бұрын
Trabalho impecável!!!! Obrigado por compartilhar
@antoniocarlosformaggio2919
@antoniocarlosformaggio2919 Жыл бұрын
Cara, que aula maravilhosa. Não sou dessa área, mas sua didática é tão boa que entendi completamente tudo. Você incentiva qualquer um a estudar. Essa parte da água salobra estudei em Direito Penal- Medicina Legal.
Жыл бұрын
Muito obrigado pelo incentivo 😃
@antoniocarlosformaggio2919
@antoniocarlosformaggio2919 Жыл бұрын
@ Você merece. Fui docente no ensino do filosofar e hoje sou advogado. Falo do coração e pela razão. Parabéns. Sempre que posso assisto seus vídeos. Adoro essa parte da Física/Química Quântica.
@josue2coelho768
@josue2coelho768 Жыл бұрын
Este assunto no momento é de extrema importância 🤗
Жыл бұрын
É sim. Muita discussão. E as vezes eu acho que as pessoas que debatem deixam a coisa rumar demais para o emocional.
@helmutalexanderriegg1673
@helmutalexanderriegg1673 Жыл бұрын
​@ , Isto faz parte da estratégia de atrair os interessados. Nada como um bom click bait. 🤔
@MauricioY_
@MauricioY_ Жыл бұрын
Ótima explicação, bastante esclarecedora.
@sidonfilho3092
@sidonfilho3092 Ай бұрын
Apesar de leigo deu pra entender um pouco sobre essa fantástica matéria, obrigado professor ❤
Ай бұрын
Fico muito feliz de ajudar 😉⚛️🧪⚗️
@MrJuliolix
@MrJuliolix Жыл бұрын
Satisfação em digerir com respeito tanta informação.
@renatoarabez6014
@renatoarabez6014 Жыл бұрын
Fico muito feliz em vê um rapaz tão inteligente e centrado.Você me representa pois eh assim que eu imagino um ser humano,digo:que busca conhecimentos sem limites,ainda que sabendo que este plano eh curto,todavia nosso espírito eh eterno não falo aqui de religião,eu acredito que nosso espírito eh matéria fina,coisa que ,um dia,ainda teremos conhecimento.
Жыл бұрын
Agradeço suas palavras 😃
@renangelotavares1977
@renangelotavares1977 Жыл бұрын
Parabéns pela excelente aula. Comente sim em um vídeo sobre o colágeno
@renatoarabez6014
@renatoarabez6014 Жыл бұрын
Bom dia,professor! Gostaria de saber o seguinte:se tudo eh formado de átomos,qual o fator determinante para formar-se uma hemácia ou uma célula adiposa?ou melhor,madeira,carne...pois acredito que os átomos não mudam. Sou leigo nesta área,mas saber disso eh muito interessante pra mim. Obrigado,forte abraço e, como sempre,meus elogios à tua grandeza e simplicidade.😊
@renatoarabez6014
@renatoarabez6014 Жыл бұрын
Eu preciso organizar alguns pensamentos e essa compreensão servirá de base.
Жыл бұрын
Uma hemácia é uma macromolécula, que no seu centro tem um átomo de ferro. Quimicamente falando ela é uma estrutura grande, e que depende desse átomo de Ferro estar oxidado para fazer ligação com outros 4 átomos, no caso, átomos de Nitrogênio, que se ligam em átomos de Carbono. Então, o fator preponderante para o surgimento de uma hemácia é o de existir um átomo de Ferro ideal para fazer as ligações.
@TalesMilleto
@TalesMilleto Жыл бұрын
Ótima Explicação.
@mariojorgevargas
@mariojorgevargas Жыл бұрын
Fóssil não necessariamente de 100 mil anos. Pode haver de 12 mil, decorrente do dilúvio, pois a condição que propicia a fossilização é um cataclisma de tal magnitude.
@Lily-Alves
@Lily-Alves 9 ай бұрын
Essa alteração do C14 por radiação das bombas atômicas é local ou global? Aliás, gostando muito do seu canal, não sabia que eu gostava tanto de química.
9 ай бұрын
Muito obrigado 😊. Esse fenômeno causado pelas bombas são globais. Mas foram muito intensificados inicialmente nas regiões em que ocorreram as explosões. Mas depois de algum tempo o material radioativo se dispersou pelo planeta. Inclusive foi a presença de isótopos radioativos no leito de vacas na Suécia, que denunciou que algum problema muito sério havia ocorrido na URSS dias antes, ou seja, Chernobyl.
@fernandosalazar..
@fernandosalazar.. Жыл бұрын
Assunto muito legal, poderia explorar mais o tema, parabéns pelo trabalho
@daniel_ahid
@daniel_ahid 7 ай бұрын
Parabens pela produção cientifica e didatica do video. Muito elucidativo. 👏👏👏👏
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 Жыл бұрын
Ótima explicação. Muito obrigado.
@Petiscador
@Petiscador Жыл бұрын
É possível sintetizar, mesmo que em quantidade mínima, o carbono 14? Ou "todo o estoque" do planeta terra é unicamente natural? A propósito, excelente aula professor!
Жыл бұрын
Sim, é possível o ser humano interferir, assim como interferiu entre as décadas de 1950 e 1980 com as explosões de bombas atômicas na época da guerra fria. Com essas explosões aumentou muito a quantidade de C14 nas atmosfera pela ejeção de um monte de prótons.
@crispedro13
@crispedro13 11 ай бұрын
Sou leiguíssima, e consegui entender tudo o q disse! Muito obrigada pela.explicacao. Parabéns!!
11 ай бұрын
Fico muito feliz por isso 😃
@darkpeacemaker5006
@darkpeacemaker5006 10 ай бұрын
Sejamos claros aqui: esse é um dos melhores canais do KZfaq. Professor, sua didática é sem igual, obrigado 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
10 ай бұрын
Muito obrigado, fiquei muito feliz 😃
@psc1010psc
@psc1010psc Жыл бұрын
Muito obrigado Professor. O senhor apresentou a possibilidade de contaminação da amostra por carbono 14 através da Aqua. Como seria uma possível contaminação por Potássio?
Жыл бұрын
Uma contaminação por K-40 seria meio impossível, pois, assim como o C-14, ele também é um isótopo radioativo, contudo o tempo de meia vida dele é de 1,2 bilhões de anos. Assim, se ocorrer a contaminação praticamente ele não decaiu, o que não estraga a amostra. Para materiais mais antigos, ou seja, do pré-cambriano e do cambriano (superior a 1,2 bilhões de anos), usa-se a técnica de urânio-chumbo (U-Pb).
@psc1010psc
@psc1010psc Жыл бұрын
@ Muito obrigado
@REIRBL
@REIRBL 5 ай бұрын
Muito.. muito interessante! bem explanado! uma dúvida, por gentileza: o Brasil possui todas as técnicas eficientes para a datação ou tem que enviar a amostra para os EUA ou laboratórios europeus? e reforço, parabéns pelo vídeo! 👍👍👍👍
@ottobaptistaruback8527
@ottobaptistaruback8527 24 күн бұрын
Muito didático e esclarecedor.
24 күн бұрын
Muito obrigado! 😉⚗️🧪⚛️
@alfredomeurer634
@alfredomeurer634 Жыл бұрын
Dar credito a elementos criacionistas é entrar num hospicio e conversar com os loucos sobre os fenomenos basicos da narureza e pedir a opinião deles. É exatamente isso.
@flavioaugustocorreamachado2406
@flavioaugustocorreamachado2406 4 ай бұрын
Obrigado pela aula.
4 ай бұрын
😉⚛️⚗️🧪
@victorkz4153
@victorkz4153 Жыл бұрын
Muito bom o vídeo!!!
@djalmaferreira9126
@djalmaferreira9126 9 ай бұрын
Soda cáustica,ao misturar com água,deixo metais dentro dessa água por alguns minutos retiro dessa água e deixo a esses metais solto acima dessa água há possibilidade de haver um nanorevestimento de carbono 14 e grafeno
@alanantunes514
@alanantunes514 8 ай бұрын
A melhor, mais clara, explicação sobre o assunto que vi! Parabéns!
8 ай бұрын
Obrigado 🙂
@onofrefernandesdeoliveira1800
@onofrefernandesdeoliveira1800 10 ай бұрын
Excelente! Muito didático
@JRSGF
@JRSGF Жыл бұрын
O "H" não reagiria com "Ar", contaminando assim a própria datação do "Ar"????
Жыл бұрын
Não, pois o Argônio (Ar) é um gás nobre. Ele não reage com nenhum outro elemento, pois tem 8 elétrons na camada de valência.
@gustavofernandocostadefari4545
@gustavofernandocostadefari4545 Жыл бұрын
O Fóssil retratado de início possue a cauda de um anú ... Se tivesse bico como uma tartaruga ... asinhas de pinguim seriam a próxima mutação.
@jorgebrazcamilo8240
@jorgebrazcamilo8240 Жыл бұрын
SENSACIONAL !!!!
@fcarminato
@fcarminato 11 ай бұрын
Pqp. Parabéns professor. Que explicação extraordinária. Sou leigo, mas entendi muito bem os mecanismos explicados
11 ай бұрын
😉😉😉
@codigosdedeus602
@codigosdedeus602 Жыл бұрын
Lindo, lindo esse vídeo. Dez, dez, dez....
@andrepereira1258
@andrepereira1258 6 ай бұрын
Uma pergunta. Se esses fósseis que não são medidos com carbono 14, estão contaminados com carbono 14, outros fósseis que são medidos com carbono 14 não podem tbm estar contaminados com carbono 14 que chegou ali bem depois da morte do animal e isso afetar a datação?
6 ай бұрын
Nenhum fóssil é analisado com C14, pois para a incrustação dos minerais leva bem mais do que 70 mil anos. Toda a polêmica foi criada pelo teste da paleontóloga, uma vez que ela encontrou alguma fósseis preservados. Mas ela mesma explicou que a preservação se dá pela presença de uma reação com Fe. Ou seja, essa descoberta só serviu para mostrar o quanto é falho o teste com C14. Esse isótopo só funciona com resíduos arqueológicos e não paleontológicos.
@fnunesrocha
@fnunesrocha Күн бұрын
Melhor pergunta! Parabéns!
@neuroniorevolto
@neuroniorevolto Жыл бұрын
Sou leigo e entendi oque o Preofessor explicou. Evidentemente o assunto é complexo, principalmente a parte quarks e é essa partículas elementares e suas interações.
@giovanniaraujo3258
@giovanniaraujo3258 Жыл бұрын
Explicação muito boa sobre datação por elementos radioativos. Particularmente eu apenas ouvi falar sobre o carbono-14. Neste vídeo eu aprendi que é possível analisar outros elementos para determinar a idade de fósseis. Muito obrigado por disseminar conhecimento. Parabéns!
Жыл бұрын
É então, o C-14 é mais famoso por conta da datação do Santo Sudário. A mídia falou muito dele na época que surgiu as pesquisas com o tecido.
@jacksonresende9656
@jacksonresende9656 5 ай бұрын
Muito bom o vídeo, mas o designe inteligente é mais convincente
@MKM434
@MKM434 4 ай бұрын
Maravilhoso vídeo,
@priscilafreitas2783
@priscilafreitas2783 11 ай бұрын
Sou sua fã. Máximo respeito! Gratidão
11 ай бұрын
Nossa, muito obrigado ☺️
@arnaldopinhoturokqb5194
@arnaldopinhoturokqb5194 10 ай бұрын
ciência mainstream é um problema enorme,obrigado pela aula.
@renatoarabez6014
@renatoarabez6014 Жыл бұрын
Quanto mais aprendo aqui,tenho mais compreensão de que este mundo foi muito bem planejado.Muito mais visível na ciencia.O grande arquiteto eh um gigante!falo isso do ponto de vista cientifico, muitas vezes ignorado.
Жыл бұрын
Eu evito entrar em aspectos supernaturais, como Deus por exemplo, eu, pessoalmente, não sou ateu. Falar de ciências não nega o grande arquiteto, e falar de Deus não nega a ciência. Tenho um vídeo antigo no canal que falo sobre isso. Mas gera polêmicas demais, e para nível KZfaq não é interessante, pois dependendo do tema pode haver alguma restrição. Mas penso no futuro montar um canal a parte sobre esse tema, uma vez que meu doutorado tem relação com epistemologia, seria interessante discutir mais sobre a metafísica.
@nathanaelsilva6224
@nathanaelsilva6224 Жыл бұрын
Não entendi por que se fala de meia vida sendo decaimento da metade da massa do átomo, mas os exemplos citados como do K pro Ar ser explicado com o decaimento de um único próton. Agradeço de coração se puder me explicar isso, é uma dúvida ué trago desde o ensino médio
Жыл бұрын
A sua dúvida é bem pertinente, parabéns. O que acontece é que temos que entender que a análise é feita em 1 g de amostra, nesse 1 g de amostra existe 1/12 de mol de carbono, que indica uma quantidade imensa de átomos (aproximadamente 0,5 x 10^23 átomos de Carbono). Então, de cada um desses átomos é necessário que sejam convertidos 1 nêutron em 1 próton, para isso um quark down é convertido em 1 quark up, liberando 1 partícula beta e um antineutrino. Ou seja, ele perde uma quantidade de massa minúscula. Quando acontece isso, o carbono que se encontra na amostra passa a ser gás Nitrogênio, e então "evapora" do sólido. Isso faz com que a massa de carbono vá decaindo. O mesmo raciocínio acontece com o K, que é sólido e decai para uma espécie gasosa.
@canal.singularidade
@canal.singularidade 5 ай бұрын
Sensacional
@jadersanches913
@jadersanches913 10 ай бұрын
Existe um canal no KZfaq entitulado Fábrica de Noobs aonde o Natanael também tem uma ótima abordagem a respeito de combate às pseudociências e fake news na internet. Fica a dica. Ótimo trabalho, vocês estão de parabéns!!
10 ай бұрын
Muito obrigado pela dica! Vou conferir.
@ClaudioCouto5050
@ClaudioCouto5050 2 ай бұрын
👏👏👏
@TiagoMaffei
@TiagoMaffei 8 ай бұрын
Dúvida.... Contaminação de milhões de anos não deveria ser relevante, mas apenas a contaminação dos últimos 70 mil anos, correto? Segunda dúvida, dado que é uma contaminação, deveria ser possível determinar pelas quantidades medidas que é um contaminante e não uma amostra original, certo? Isso aconteceu? Outra dúvida, como saber a quantidade original de K na amostra original da rocha?
8 ай бұрын
Sim, só contaminação recente, na maioria das vezes, das décadas de 1950 até 1990, devido ao uso de materiais nucleares nesse período. No caso, a quantidade de K original é baseado na quantidade de Ar presente na rocha.
@TiagoMaffei
@TiagoMaffei 8 ай бұрын
@ a dúvida permanece, não daria para identificar pela quantidade que se trata de uma contaminação? Quanto a segunda dúvida, a premissa é que no começo havia 0 Ar?
8 ай бұрын
@@TiagoMaffei nesses achados existe o falso positivo, o material torna-se contaminado e, como não faz sentido a presença de C14 de milhões de anos, descarta-se a hipótese do fóssil ser recente. Então é necessário que se desenvolva uma segunda abordagem de comprovação. No caso são utilizados outros tipos de isótopos. No caso do Ar, ele é um gás que não reage, logo não fica preso em estruturas cristalinas, pois ele se esvai para a atmosfera no processo. A única forma de ser encontrado em meio a uma estrutura cristalina é pelo decaimento de outra espécie.
@TiagoMaffei
@TiagoMaffei 7 ай бұрын
Então.... Se é um falso positivo, deve ser possível definir pelo volume correto? Então se assume que a amostra original não tinha nada de Ar, né?
7 ай бұрын
@@TiagoMaffei não pelo volume mas sim pela massa. Indicador nesses tipos de análise é por massa. E sim, a gente considera que na amostra inicial não há uma quantidade relevante de Ar, pois ela só vai ser visível com o passar do tempo. A vantagem dos modelos de análise por isótopos é que muitos desses "resíduos" de decaimento, acabam passando a gás no futuro, tendo o C14 que em algum momento vai passar N (conversão de um neutron em próton, através de um quark down passando a up) e o K que passa a Ar. Esse material acaba se esvaindo da amostra, no caso do C esse processo é bem mais rápido que no caso do K. O importante nesse caso é compreender que o K é oriundo de análise do material já não orgânico, ou seja, o mineral bruto do material é analisado. Já no caso do C14, busca-se indícios dessa espécie, a qual o antigo ser vivo tinha em sua estrutura. Ou seja, o material ainda tem algum resquício de ser orgânico até uns 70 mil anos, mas é muito pouco. Depois disso o C14 é difícil de ser detectado. Daí para frente as análises são focadas no mineral que se encontra encrustado no material. E faz sentido isso, pois o mineral tem sua origem posterior ao fóssil. Então, calcula-se as massas, tempo de meia vida de isótopos e até mesmo, amostras que já foram datadas anteriormente, são usadas como critério de comparação. Se o indicativo dos minerais for muito antigo, invalida o teste por C14, e o mesmo é considerado um contaminante. Outro fato que acontece, é que como já se sabe a datação das rochas de um determinado ambiente, os testes de C14 nem são feitos, pois não faz sentido paleontológico. Só fazem sentido arqueológico ou antropológico, por esse motivo não existem muitos resultados para isso em materiais de datação de terreno conhecido (que a camada sedimentar passou por análise de isótopos anteriormente). A pouco tempo inventaram de passar o teste de C14 em amostras e, só serviu para provar que é um método com um erro muito grande, pois uma contaminação por explosões nucleares, a milhares de quilômetros podem levar décadas de manutenção da massa do material contaminante impregnado no artefato de estudo. É constatado que crianças que nasceram no fim da década de 1980, tinham mais C14 no dentes do que as pessoas que nasceram depois dos testes nucleares e do acidente na Ucrânia. A porcentagem em massa era muito maior do que o normal.
@TerraculturalConhecimento
@TerraculturalConhecimento 10 ай бұрын
Pela sua análise eu concluí que a ciência não tem certeza dos milhões de anos de existência das plantas e animais e humanos.
@osmarcouto357
@osmarcouto357 3 ай бұрын
Sorte que foi vc quem concluiu 😅
@osalteradosgames1001
@osalteradosgames1001 Жыл бұрын
Eles nao fazem essa analise com o carbono 14 pelo fato de nao haver esse elemento apos o tempo proposto de 60 a 790mil anos de duracao do elemento. Nao ha como fazer analise para medir o tempo das rochas adotando os principios confirmados pelo tempo de decaimento do proprio potasio e etc.
@Tkcamilo
@Tkcamilo 25 күн бұрын
@ajinacios
@ajinacios 10 ай бұрын
Só no Brasil q ainda se discute essa bobagem do criacionismo. O resultado é mais atraso, mais desemprego e mais miséria. Mas muito dinheiro no bolso de poucos.
@odairmorales7781
@odairmorales7781 8 ай бұрын
Os maiores da história eram todos criacionistas todos os níveis de ciências são criacionistas .carbono 14 em diamantes que são datados de milhões de anos.quer dizer que alguém foi só subterrâneo furou o diâmante e colocou carbono 14 nele ? Se fizer a datação por 5 métodos diferentes darão 5 resultados diferentes.talvez o problema seja a datação negh
@pedrofilhomartinsribeiro3569
@pedrofilhomartinsribeiro3569 Жыл бұрын
o vídeo é bem explicativo, porém não são apenas estes fósseis meu nobre, e o tecido mole?
Жыл бұрын
Vou fazer um vídeo sobre tecidos moles em breve. É que estou na série sobre partículas. E precisava falar sobre o decaimento, já que os bósons W e Z provocam isso. Então estava dentro do tema o C14. Todos esses fósseis com aroma, por exemplo, são de jazidas de sulfeto de ferro, e a presença de C14 não é absurdo algum, pois é contaminação. O que seria estranho seria a não presença de Potássio decaído para Argônio. Se não tivesse isso, aí sim eu aceitaria as premissas. Mas só de ter presença de Argônio, aí ferra com a premissa de fósseis jovens. Eu pessoalmente gostaria muito que os restos orgânicos fossem jovens, pois isso possibilitaria a reconstrução de DNA, e ajudar na clonagem. O pessoal da discussão que gerou essa polêmica diz em restos de 500 anos, isso seria fantástico. Gostaria muito mesmo de ver um dinossauro não aviano. Mas, assim como a crítica diz que os restos são muito modernos, faltam indicativos para isso. Os restos orgânicos de colágeno tem explicação, e quando falam em DNA, peptídeos, moléculas orgânicas... Etc, não é bem como se vende. Nos artigos fica bastante claro que são traços e não, necessariamente, o material como um todo.
@Lily-Alves
@Lily-Alves 9 ай бұрын
33:40 a ciência moderna aprendeu isso com os egípcios antigos?
9 ай бұрын
Não, aqui falamos de um processo em que o corpo é solidificado e mantém a aparência de algumas estruturas. A mumificação dos egípcios, basicamente, é a remoção dos órgãos e da água para a preservação do corpo. Semelhante a um processo de desidratação. Contudo, como os corpos ficam parecidos, usa-se esse termo.
@Lily-Alves
@Lily-Alves 9 ай бұрын
@ Entendi. Obrigada por responder.
@andsonguimaraes9566
@andsonguimaraes9566 Жыл бұрын
👏👏👏👏
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
Up!
@firefull8205
@firefull8205 10 ай бұрын
Minuto 2.0 Temos que afinar o conceito de mol, 12 gramas de C12 não correspondem a uma mol.. Como estamos falando de átomos, uma mol seria somente 6,023 x 10^23 átomos de carbono...
@brunomatos1211
@brunomatos1211 Ай бұрын
Todo mundo sabe quantos átomos temos em um mol, a informação que ele fornece é a massa presente em um mol de carbono.
@mariojorgevargas
@mariojorgevargas Жыл бұрын
Cuidado ao usar a palavra bilhão, pois noutros sistemas, como dos hispânicos, é mil milhões. Nosso bilhão é 10 elevado a 9, noutro é 10 elevado a 12. Portanto é aconselhável usar a notação exponencial, pra não dar margem a confusão.
Жыл бұрын
Não importa a linguagem regional, importa o padrão da linguagem científica, que em sua escrita usa "milhão" e "bilhão". Inclusive é em inglês essa forma de expressão.
@mariojorgevargas
@mariojorgevargas Жыл бұрын
@ Sim. Mas expressar sem ter em conta isso causa mal-entendido. Acho 1000 milhões mais adequado. Mas proponho uma nomenclatura elástica ainda mais adequada: Trilhão ser 1 milhão de bilhões, etc.
@brunomatos1211
@brunomatos1211 Ай бұрын
Preciso verificar para ter certeza, mas creio que nunca foi detectado decaimento de prótons. Inclusive o experimento Super KamioKande começou esse objetivo e depois de anos sem detectar nada, mudou seu objetivo e passou a ser um detector de neutrinos.
Ай бұрын
Decaimento beta positivo é o que gera os pósitrons. Nesse caso, um próton de um núcleo passa pela transmutação. É um processo natural que ocorre com materiais radioativos. Mas pode ser forçado em aceleradores de partículas e em usinas nucleares. Um exemplo disso é o potássio da banana. Tem uma porcentagem que é radioativo, esse material libera um pósitron e um neutrino do elétron na conversão. Então, a geração de pósitrons é um indicativo de decaimento beta positivo.
@brunomatos1211
@brunomatos1211 Ай бұрын
​@ Pesquisando aqui pela internet mesmo, após ler seu comentário, achei fontes que confirmam o que eu disse: não há verificação experimental do decaimento do próton. Até há uma previsão teórica de que a meia vida de um próton esteja na ordem de 10^34 anos. Por outro lado também achei menções a situações em que o próton pode decair se estiver no núcleo, mas não livres. Fiquei um tanto confuso quanto a isso. Se tiver algo para sugerir como leitura, ficaria grato.
Ай бұрын
@@brunomatos1211 o próton existe por pouco tempo fora do núcleo. Mas sim, o próton pode passar para nêutron, contudo, é um processo oposto ao "natural". Em laboratório é relativamente "simples" promover isso (desde que tenha os equipamentos). O pósitron é o maior exemplo disso, ele é o real indício desse processo. Livros para isso são: Quantum Field Theory for the Gifted Amateur (Tom Lancaster e Stephen J. Blundell) e Princípios de Física Quântica (R. Shankar).
@brunomatos1211
@brunomatos1211 Ай бұрын
​@ Como estava suspeitando: isso é assunto pro ciclo avançado da física. Creio que até o próximo semestre eu devo pegar introdução a quântica, mas vou ver se pego o Shankar pra dar uma lida.
@gogeo804
@gogeo804 Жыл бұрын
Que aula! E que decepção com os criacionistas do podcast que assisti.
@izaiasabreu2763
@izaiasabreu2763 9 ай бұрын
Qual a possibilidade de se encontrar carbono 14 no diamante.
9 ай бұрын
O carbono 14 de origem natural só é encontrado em seres vivos. Contudo, pode-se encontrar esse isótopo em artefatos de origem não orgânica devido a contaminação. Como ocorreu com a deflagração de bombas nucleares. Então, é possível encontrar C14 em diversos objetos na realidade.
@izaiasabreu2763
@izaiasabreu2763 9 ай бұрын
@ E possível que vocês estejam competente errados em suas datações?
@urso3000
@urso3000 9 ай бұрын
A pergunta que não quer calar: onde está o elo perdido ? R: perdido😂
@irineu333
@irineu333 Жыл бұрын
Esse Home Deus do Harari é bom mesmo? Eu achei Sapiens incrível, mas fiquei meio receoso com esse Homo Deus, parece muito hipotético.
Жыл бұрын
É bom, mas é aquela coisa, vc deve ler e lembrar que o Harari é meio prepotente. É algo natural dele.
@irineu333
@irineu333 Жыл бұрын
@ Entendi, vlw!
@helmutalexanderriegg1673
@helmutalexanderriegg1673 Жыл бұрын
​@ Existe uma coisa inerente àqueles que defendem uma ideia ou proposta: quanto mais convictos estamos e reproduzimos isto em nossa argumentação, mais nos pareceremos arrogantes.
@AntonioCarlosPrevidelli
@AntonioCarlosPrevidelli 5 ай бұрын
Como surgiu todos esses sistemas subatômicos, atômicos Naturalmente? Há uma inteligência no Universo Nós nascemos com um cérebro que tem a capacidade de descobrir e estudar todos os sistemas Fantástico 9
5 ай бұрын
Esses sistemas têm início no plasma de quark-glúons, Bariogênese e na Nucleossíntese, os quais são momentos específicos após o início da expansão do universo. Nesse momento, o sistema físico começa a se organizar em forças que levam com que sejam geradas essas partículas fundamentais. Essas partículas são o próprio universo se manifestando em uma natureza física. É lógico que, esse é um modelo, não tem função de demonstrar se existe ou não um Deus criador, só serve para entender o mecanismo. Uma analogia a isso é uma folha escrita a lápis, nós nos preocupamos com o que ela informa e quem a escreveu, mas não nos preocupamos com o nome de quem construiu o lápis ou a folha de papel. Não é essa a função da teoria.
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
Engajando.
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
Tirrex, ovo de dragão chinês.
@dieisondutra66
@dieisondutra66 Жыл бұрын
t rex vegano, e carroça chinesa puxada por dragao até 1600 kkkkkkkkkkkkkk
@giangirardi1250
@giangirardi1250 5 ай бұрын
Criacionistas, só vivem no mundo da fantasia.
5 ай бұрын
😂😂😂
@carlosadestrador
@carlosadestrador 3 ай бұрын
O problema é que o seu conceito de mundo da fantasia, não menciona que noventa por cento dos cientistas ganhadores de Prêmio Nobel, acreditavam em um criador, ou Deus, se preferir.
@portalvital5623
@portalvital5623 3 ай бұрын
A dúvida que fica: por que raios foram investigar a contagem de carbono 14 no fósseis de Hell Creek? Edit: Outra dúvida: se houve contaminação pelo carbono, este material não era suscetível de sofrer contaminação também pelo argônio? Excelente vídeo, parabéns!
3 ай бұрын
O tempo de decaimento para produção desse Ar é muito alto. Sendo assim, tem que ser antigo. Fizeram o teste C-14 por conta da descoberta do material orgânico.
@matheuscampelo7200
@matheuscampelo7200 6 ай бұрын
Wow, que vídeo fantástico! Eu fiz um seminário sobre datação radiométrica esse período, e se tivesse assistido o seu vídeo previamente, eu teria uma visão muito mais abrangente sobre o assunto. Parabéns pelo conteúdo!
6 ай бұрын
Fico muito feliz que vc tenha gostado ☺️
@astronomy7701
@astronomy7701 Жыл бұрын
Muito bom vídeo.
O NÚCLEO ATÔMICO é como uma CONCHA?
18:38
Ciência Química!
Рет қаралды 18 М.
Criacionismo [12] - Carbono 14 em fósseis de dinossauros
42:16
Canal do Pirulla
Рет қаралды 197 М.
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:25
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 11 МЛН
БОЛЬШОЙ ПЕТУШОК #shorts
00:21
Паша Осадчий
Рет қаралды 8 МЛН
LOVE LETTER - POPPY PLAYTIME CHAPTER 3 | GH'S ANIMATION
00:15
O que são os NEUTRINOS? #cienciaquimica #partículas #neutrino
18:49
Ciência Química!
Рет қаралды 17 М.
O QUE É MEIA VIDA E CARBONO 14 (RADIAÇÃO)
14:41
Físico Radioativo
Рет қаралды 10 М.
Electromagnetism as a Gauge Theory
3:12:00
Richard Behiel
Рет қаралды 52 М.
OS SEGREDOS DO PLUTÔNIO
16:19
Ciência Química!
Рет қаралды 7 М.
Como Funciona a Datação por Carbono?
13:16
Ciência Todo Dia
Рет қаралды 972 М.
O que são Léptons Carregados? #cienciaquimica #partículas #lepton
20:01
PARTIDO COMUNISTA DA CHINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE
10:29
TV Grabois
Рет қаралды 12 М.
De onde surgem os NÊUTRONS na fusão de H para gerar He?
14:52
Ciência Química!
Рет қаралды 22 М.
A VIDA do ÁTOMO #cienciaquimica #atom #hydrogen
16:14
Ciência Química!
Рет қаралды 8 М.
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:25
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 11 МЛН