Abertura comercial é a mãe de todas as reformas, por Edmar Bacha

  Рет қаралды 8,522

Canal UM BRASIL

Canal UM BRASIL

5 жыл бұрын

A abertura do comércio exterior para a indústria e o setor de serviços brasileiro melhoraria a produtividade, na medida em que o País incorporasse as tecnologias estrangeiras em seus processos e produtos. Na visão do economista Edmar Bacha, a concorrência internacional, atualmente já enfrentada pelas empresas de agricultura e mineração, também traria benefícios ao aumento da produtividade.
“Nosso sistema empresarial industrial e de serviços é voltado para o mercado interno com elevada proteção contra produtos importados e, consequentemente, a introdução de novas tecnologias. Temos de fazer um processo amplo da abertura comercial e da concorrência como condições para incorporação de tecnologias sem as quais não haverá aumento de produtividade”, diz um dos formuladores do Plano Real, em entrevista ao UM BRASIL.
Criador do termo “Belíndia” - referência aos contrastes do Brasil na época (1974), rico como a Bélgica e pobre como a Índia - Bacha fala que, além de capacidade de aumentar o nível tecnológico, a abertura do comércio exterior ainda traria ganhos para as exportações, que seriam enviadas a outros países com mais componentes importados. “O que faz a diferença do ponto de vista da produtividade é a capacidade de poder importar bens de capital [como máquinas e equipamentos] e intermediários [matérias-primas], tecnologia e concorrência para aumentar a
produtividade”, explica.
A única preocupação com essa abertura, segundo o economista, está em um possível déficit comercial. Portanto, o processo para a entrada das importações no Brasil deve ter como contrapartida incentivos adequados para que as exportações também cresçam e mantenham um equilíbrio.
A ampliação do comércio internacional também deixaria explícito os altos custos do sistema tributário brasileiro, composto por tarifas e impostos indiretos acumulativos que encarecem as importações, além dos preços dos produtos industriais e dos serviços comercializados em território nacional. “Com a abertura, a necessidade de implantar a Reforma Tributária ficaria extremamente clara. Por isso, digo que a abertura é a mãe de todas as reformas”, diz.
A entrevista é resultado do evento “III Fórum: A Mudança do Papel do Estado”, uma realização UM BRASIL; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP); Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade Columbia; Fundação Lemann; revista VOTO; e Instituto de Estudos de Política Econômica - Casa das Garças.
Para saber mais, acesse: umbrasil.com
Facebook e Instagram: @canalumbrasil
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.
#CanalUMBRASIL #economia #edmarbacha

Пікірлер: 4
@Alstintok
@Alstintok 11 ай бұрын
Ótima entrevista
@altairnascimento3739
@altairnascimento3739 2 жыл бұрын
Ótima entrevista, tanto por parte do apresentador que cadencia muito bem a sua tonalidade e velocidade de fala, quanto por parte do ilustre Edmar Bacha. Gostaria de saber o nome do apresentador para ver mais entrevistas por ele apresentadas.
@tiagomarquesnogueira3406
@tiagomarquesnogueira3406 Жыл бұрын
Isso sim é um canal com conteúdo...O pessoal lendo UOL e Jovem Pan....O Brasil está perdido ...Vamos ouvir os pais fundadores do Plano Real
Aula 09: Redução da Desigualdade, com Dowbor e Neiman
46:57
Canal UM BRASIL
Рет қаралды 11 М.
Must-have gadget for every toilet! 🤩 #gadget
00:27
GiGaZoom
Рет қаралды 11 МЛН
Василиса наняла личного массажиста 😂 #shorts
00:22
Денис Кукояка
Рет қаралды 9 МЛН
A inversão de prioridades do Estado brasileiro, por Eduardo Giannetti
44:31
Universo - De Grão em Grão
34:22
UNIVESP
Рет қаралды 239 М.
#98 | Urbanismo vs. Economia Urbana (com Marcos Lisboa)
1:02:40
Caos Planejado
Рет қаралды 250
Os desafios de um país dividido, por Pedro Malan
53:39
Canal UM BRASIL
Рет қаралды 15 М.
Noam Chomsky - Wissenschaftler und Rebell | Sternstunde Philosophie | SRF Kultur
52:48