As novas descobertas sobre os misteriosos sambaquis, construídos há 8 mil anos no litoral do Brasil

  Рет қаралды 408,403

BBC News Brasil

BBC News Brasil

8 ай бұрын

Por sete milênios, a costa litorânea do que viria a ser conhecido como Brasil foi habitada pelos sambaquieiros.
Esses povos construíram os sambaquis, monumentos de até 40 metros de altura feitos a partir de conchas, ossos, areia e terra, onde até hoje é possível encontrar restos humanos.
Mas a história desses ancestrais é cercada de mistérios. De onde eles vieram? E por que sumiram ou foram substituídos por tupis, jês e outros povos indígenas que habitavam o litoral quando as naus Pedro Álvares Cabral chegaram em 1500?
Neste vídeo, o repórter André Biernath, da BBC News Brasil em Londres, conta os detalhes de um estudo recém-publicado que fornece algumas respostas para essas perguntas.
#bbcnewsbrasil #ciência #arqueologia #sambaquis
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbcbrasil.com

Пікірлер: 379
@corradogiovannivella2791
@corradogiovannivella2791 8 ай бұрын
Quando lembro que até a década de 1960 (ou mais recentemente), usavam-se os sambaquis como jazidas de “cascalho” para aterrar e cascalhar as ruas e estradas do litoral paranaense (e, quem sabe, de outras regiões) fico imaginando o tanto de preciosos conhecimentos arqueológicos foram impedidos de serem obtidos pela predação causada em prol do “desenvolvimento”, que na realidade foi em prol da exploração e especulação imobiliária.
@samuelchristo2558
@samuelchristo2558 8 ай бұрын
E como que eles iriam adivinhar que aquele monte de areia era uma ruína de uma construção rústica antiga? Foi justamente o fato de usarem aqueles montes para aterramento e construção de estradas que possibilitou a descoberta de ossadas e outros objetos. A partir da daí, passaram a estudar esses locais como sítios arqueológicos.
@RamosJezkova
@RamosJezkova 8 ай бұрын
Sim, muita coisa foi perdida, não só os sambaquis, outros sítios arqueológicos também, tudo pelo "progresso". Imagina o quanto de resquícios de civilizações foram enterrados por total despresos à elas... Hoje existe um olhar mais atento para esses achados, mas ainda falta muito.
@theviniso
@theviniso 8 ай бұрын
Infelizmente é assim que as coisas funcionam quando se estuda o passado. A maior parte se perdeu no tempo então só nos resta estudar e preservar o que ainda existe.
@aramrehobnalbani9423
@aramrehobnalbani9423 8 ай бұрын
A idade média tbm fez isso com as ruínas de Roma.
@amaandafernamd1882
@amaandafernamd1882 8 ай бұрын
É verdade 😔 e respondendo ao rapaz, os moradores do local, sabem o que são Sambaquis e sabiam mais ainda, a algum tempo!
@leonardoaraujo8364
@leonardoaraujo8364 8 ай бұрын
Uma curiosidade: há sambaquis submersos, pois ao longo dos milhares de anos o mar ja avancou e recuou algumas vezes. Infelizmente mal há recursos pra pesquisar os sambaquis emersos, imagina os submersos. Tendo estudado História na UFPR, tive o prazer de ter aulas de antropologia e arqueologia com professores especializados em Sambaqui. Visitamos sitios arqueológicos em aulas de campo e no departamento de arqueologia havia urnas funerárias Gê com os restos mortais. Um momento muito interessante da graduação.
@UrbanoFloripa
@UrbanoFloripa 8 ай бұрын
Existe um bairro e uma praia em Florianópolis com esse nome, tem mais de 80 sambaquis na ilha. Aqui tem muita história e diversos sítios arqueológicos, mas acabam sendo ofuscados pelas praias paradisíacas.
@luisinlondon
@luisinlondon 8 ай бұрын
Interessantíssimo. Eu não sabia nada desse assunto. Imaginem o quanto a gente ainda tem por descobrir.
@marioenriquedominguezperez603
@marioenriquedominguezperez603 6 ай бұрын
Sou de Mesoamérica e vivo no Brasil. Me causa muita alegria que tenha se descoberto e estudado restos de civilizações ansestraeis no territorio brasileiro. Obrigado pela reportagem cientifica- antropológica. Sigo o canal
@FelipeFerrazDF
@FelipeFerrazDF 8 ай бұрын
Sou de Pariquera-Açu, Vale do Ribeira/SP. Entendo que os sambaquis mais preservados estão em nossa costa, o que me enche de orgulho.
@Tifoski
@Tifoski 8 ай бұрын
Também sou pariquerense ❤
@renanmagalhaes3790
@renanmagalhaes3790 7 ай бұрын
Cara como assim???? Eu sou de Itanhaém-SP, tô sabendo disso só agora! Como que a TV Tribuna não fala nada??????
@luizrobertobrandmuller1312
@luizrobertobrandmuller1312 4 ай бұрын
Cananéia 😊
@iMaterials
@iMaterials 8 ай бұрын
Fui guia voluntário no sambaqui da garopaba do sul, Jaguaruna, o maior do mundo. Infelizmente há perseguição política a pesquisadores e a negligência do poder público é surreal! tenho um vídeo aqui no youtube (meio fora de contexto, pois estamos conversando entre amigos) Depois que me mudei pra UK tenho ouvido pouco sobre! Parabéns pelo vídeo!
@guilhermecorrea9483
@guilhermecorrea9483 5 ай бұрын
Shell middens
@elisacorsini-cf4pi
@elisacorsini-cf4pi 5 ай бұрын
Entao.porque será q os "poderosos " blocam os avancos das pesquisas ? 😮 para nao ser descoberta a verdade ,que os europeus entraram no suldamerica ao longo dos seculos e destruiram quase tudo para nao deixar rastros estoricos ? O imperio romano governou por mais de mil anos e tinha tecnologia para navegar 😮
@khalilmonteiro3921
@khalilmonteiro3921 8 ай бұрын
Já tive a oportunidade de visitar um Sambaqui enorme em Laguna-SC, é incrível quão pouco sabemos ainda e ao mesmo tempo o quanto não damos importância, é triste ver que estes sítios arqueológicos ficam abandonados onde qualquer um sem o aviso prévio pode transitar por cima. Quantas Luzias não perdemos nesse processo?
@mtmirian
@mtmirian 8 ай бұрын
Muito interessante! Fale mais sobre os povos originários do Brasil, por favor.
@valterleao2798
@valterleao2798 8 ай бұрын
Parabéns André, essa equipe da BBC sempre arrebentando com excelentes conteúdos, faz toda diferença no KZfaq.
@sandragabriel4360
@sandragabriel4360 8 ай бұрын
Onde moro, no litoral sul de SC, existem em vária quantidade. Era bem comum ser usado para cobrir ruas esburacadas e fazer argamassa 🙄. Depois de muito tempo, veio a descoberta, que faziam parte de população dos povos originários da região, que foram extintos.
@amaandafernamd1882
@amaandafernamd1882 8 ай бұрын
Será que os arqueologos do mundo, sabem o quanto de Sambaquis ainda temos pra explorar? E o nosso governo? Tem que ter mais incentivo para os arqueologos Brasileiros , pois já está comprovado, que nós temos riquíssimos sitios arqueológicos. E que podemos contribuir muito para desvendar os mistérios, que ainda existem sobre a nossa origem e cultura!🙏 Parabéns a BBC , por lembrar desse tema! 👏👏 Que venham mais como esse! 👏👏👏
@guilhermecorrea9483
@guilhermecorrea9483 5 ай бұрын
Sabem sim, há formações semelhantes espalhadas pelo mundo todo.
@cacadoresdehorizontes-hist2057
@cacadoresdehorizontes-hist2057 8 ай бұрын
Infelizmente, durante o período colonial e posterior, os conceitos foram extensivamente utilizados como fonte de cal. Perdeu-se aí milhares de metros cúbicos de pesquisa. Em minha região, por exemplo, Baixada Santista, quase nada sobrou deles. Seja como for parabéns pela reportagem. Vou em busca do artigo completo para estudar um tema tão interessante como esse. Obrigado.
@feioaldanice
@feioaldanice 8 ай бұрын
Aqui na Ilha de Marajó temos muitos sítios arqueológicos, principalmente aqui na minha localidade, à margem do rio e lago Arari. A erosão natural já causa a perda de fósseis, e temos o período que alaga esse aterros. É uma longa história e incansáveis tentativas para que a preservação seja levada a sério, por nós e nossos ancestrais.
@gabrielgdm
@gabrielgdm 8 ай бұрын
Você percebeu ele falando que a ilha do Marajó fica no nordeste? Kkk mancada dele
@feioaldanice
@feioaldanice 8 ай бұрын
Percebi que ele cita o Marajó no nordeste do Pará, e mesmo assim ainda está errado porque estamos no extremo norte do nosso Estado 😅
@helio3906
@helio3906 8 ай бұрын
Ouvi falar que a criação de búfalos no Marajó, está destruindo os antigos artefatos de cerâmica indígenas.
@hopetagulos
@hopetagulos 8 ай бұрын
Já visitei um sítio de sambaquis em São Bento, Duque de Caxias (RJ). Ótima experiência lá, os achados.
@amaandafernamd1882
@amaandafernamd1882 8 ай бұрын
Passei a infância, brincando em um Sambaqui ( no litoral do Estado do Rio de Janeiro, região Oceânica), lá havia um pequeno museu , sobre os Sambaquis e uma ruina de uma igreja, Jesuíta. Porém os Sambaquis, não foram preservados ( se quer, alguém lhe deu importância). Infelizmente, foram destruidos para a construção civil ( apesar de proximos ao mar e a uma importante lagoa, que também foi aterrada ), infelizmente no Brasil, às pessoas não dão valor a nossa cultura!😔 É triste, era um lugar lindo e mágico ( eu mesma cheguei a encontrar, com meu pai , restos humanos, que la deixavamos ), ele colocava de volta no lugar, e disia que devíamos ter respeito, por aqueles povos que ali viveram ( na verdade nossos ancestrais, já que também descendemos de Tupis )😔 É triste ver que toda essa riqueza cultural foi destruida por dinheiro 😔 Acho que no litoral do Estado do Rio de Janeiro, na região oceânica, ainda existem Tambaquis, que não foram explorados pelos arqueológos! 🤔
@DavidSousaP
@DavidSousaP 6 ай бұрын
USP sempre na vanguarda da pesquisa de ponta no Brasil e no mundo! Parabéns ao legado do professor Walter Neves!
@victorcarrerabrasil4618
@victorcarrerabrasil4618 5 ай бұрын
Não só a USP. Outras instituições brasileras também são vanguardas em pesquisas científicas, sobretudo arqueológicas.
@DavidSousaP
@DavidSousaP 5 ай бұрын
@@victorcarrerabrasil4618 Com certeza, mas os professores André Strauss, Rui Murrieta, Ximena Villagran dentre tantos outros, são herdeiros de Walter Neves, que juntamente com a o LAE e o IB da USP, assentaram as bases da pesquisa em macro evolução humana no país! Tanto que o único polo de estudos do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva está na USP, sob liderança do professor André Strauss.
@fl7656
@fl7656 Ай бұрын
Há muito o que se fazer e descobrir.
@ericonogueira7531
@ericonogueira7531 8 ай бұрын
BBC poderia ao menos por o link do estudo igual canais de ciência fazem.
@edininhaconde
@edininhaconde 8 ай бұрын
A primeira vez que fiquei conhecendo Sambaqui foi numa viagem a Santa Catarina. Joinville tem um museu sobre isso. É encantador esse trabalho de pesquisa da história antiga.
@Aritofanini
@Aritofanini 8 ай бұрын
Ótima matéria, nos traz um pouco mais de luz para nossa própria história e mostra a importância de se conhecer o passado. Adoro quando a BBC faz matérias sobre a história do Brasil Pré-Cabralista
@wandersonwanderley1265
@wandersonwanderley1265 8 ай бұрын
Primeira vez que ouvir a palavra: sambaquis, foi na letra da música: Kirimurê, cantada por Maria Bethânia. ❤
@silviomarquesdacosta2388
@silviomarquesdacosta2388 8 ай бұрын
É muito conhecimento que nos chega através da BBC. Muita felicidade nos temas abordados.
@jaasieldias3702
@jaasieldias3702 8 ай бұрын
Esse assunto estudei no 5° ano do ensino médio em 1995, muito bom e obrigado BBC Brasil por nos proporcionar assuntos científicos e políticos, com excelência e verdadeira responsabilidade com a informação, parabéns pelo conteúdo !!
@carloseduardoazevedoguimar1197
@carloseduardoazevedoguimar1197 8 ай бұрын
Parabéns pra Equipe BBC - BR , pela importância e relevância do assunto testado. Abraços . Carlos Guimarães.
@arcanjosanthiago
@arcanjosanthiago 8 ай бұрын
Daqui uns 4 mil anos o pessoal estudando o que era o lixão
@gersonsilva5234
@gersonsilva5234 5 ай бұрын
Estou amando ver e ouvir, vcs BBC !!
@angracaires8709
@angracaires8709 8 ай бұрын
eu amo ver coisas relacionadas a arqueologia
@onoriomoura2655
@onoriomoura2655 8 ай бұрын
Vale lembrar que alguns desses povos indígenas ainda continuam vivendo nesses territórios que são descendentes de Sambaquis como é o caso dos povos Kaingang e Xokleng.
@pedrofusca88
@pedrofusca88 5 ай бұрын
Eu nunca tinha ouvido sobre esse assunto! Incrível saber sobre essa parte de nossa história!
@tomaz9601
@tomaz9601 8 ай бұрын
Nunca tinha ouvido falar desse tema, muito interessante pode ser tão rica mas tão pouco difundida. Obrigado bbc
@johntiger4426
@johntiger4426 7 ай бұрын
Que reportagem incrível. Parabéns
@sorcier54
@sorcier54 5 ай бұрын
Parabéns e obrigado ao Canal por trazer-nos essas informações tão interessantes. Tudo isso é também parte da nossa História !
@katiamagalhaes6680
@katiamagalhaes6680 8 ай бұрын
Matéria muito informativa.
@uarleyiran
@uarleyiran 8 ай бұрын
Maravilhoso! Vídeo muito bom.
@jeanniemariabel
@jeanniemariabel 8 ай бұрын
Já visitei e é um lugar muito impressionante, é tanta concha que parece que foi mar!
@patricialima0702
@patricialima0702 8 ай бұрын
Ótima aula de história!!👏🏻👏🏻👏🏻
@ffreire5545
@ffreire5545 8 ай бұрын
Pensava que esse povo dos sambaquis era aborígene, mas a genética vem esclarecer, são ameríndios.
@gabrielKaingang6644
@gabrielKaingang6644 8 ай бұрын
Concordo
@mathrodriguezschwartzmann
@mathrodriguezschwartzmann 8 ай бұрын
​@@gabrielKaingang6644Oi, vc é menina?
@georgecamelo7408
@georgecamelo7408 8 ай бұрын
Muito interessante essa junção de arqueologia e genética, parabéns pelo estudo !!
@amaandafernamd1882
@amaandafernamd1882 8 ай бұрын
Parabéns pelo tema , poderiam abordar mais temas relativos aos nossos ancestrais nativos! Obrigada
@pontes5060
@pontes5060 8 ай бұрын
Otima reportagem!! 👏👏 Muito bom ficar entenado com essas noticias fresquinhas, por isso e muito mais sou inscrito do canal ❤ Bom trabalho a todos os envolvidos.
@davinovickiber5663
@davinovickiber5663 8 ай бұрын
ESSAS É QUE SÃO AS PIRÂMIDES BRASILEIRAS. EXCELENTE VÍDEO. PARABÉNS 👏👏👏👏👏
@gustavord474
@gustavord474 8 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho, melhor canal de notícias do Brasil
@user-no4uu1cz3z
@user-no4uu1cz3z 8 ай бұрын
História é a melhor disciplina. Sempre fui apaixonado por essa matéria e fiz graduação e mestrado e em História. ❤❤❤
@rohde007
@rohde007 8 ай бұрын
Muito bom essas reportagens da BBC, de tópicos que ninguém tem o menor interesse, então veículos comuns não abordam, mas que vocês noticiam mesmo assim pois sabem que precisa ser comunicado um verdadeiro Jornal
@gilcandidorodrigues249
@gilcandidorodrigues249 8 ай бұрын
Parabéns André bom documentário, eu sempre quiz saber sobre esse assunto.
@jaimepiasentin3022
@jaimepiasentin3022 7 ай бұрын
Parabéns. Ótima informação .
@thiagodsi3084
@thiagodsi3084 8 ай бұрын
Legal ver esse assunto aparecendo aqui no KZfaq. Me lembro de ver sobre quando li sobre as formas de coivara praticadas pelos grupos do tronco macro-tupi
@prof.antoniofernandes
@prof.antoniofernandes 8 ай бұрын
Bom dia! Maravilhoso trabalho. Parabéns. Sambaquis ainda misteriosos, mas quem sabe com o tempo possamos descobrir essa ocupação tão importante. Valeu
@Leo_1975
@Leo_1975 8 ай бұрын
Excelente conteúdo. Parabéns!
8 ай бұрын
Maravilhosos exclarecimentos.... parabéns!!!...
@cristianoramos8199
@cristianoramos8199 8 ай бұрын
Gostei muito do conteúdo, mas achei estranho o reforço a teoria de Clovis (aceita atualmente somente pelos nortes americanos), que todos os povos do continente americano tiveram a mesma origem - Estreito de Bering. Entretanto, o que é aceito atualmente é que o Continente Americano passaram por diversas ocupações ao longo do tempo e por varias "entradas".
@RamosJezkova
@RamosJezkova 8 ай бұрын
Sim, verdade, tem um professor da USP, que fala que povos da África também vieram para as Américas adentrando pela costa brasileira.
@fredericoweil884
@fredericoweil884 8 ай бұрын
⁠@@RamosJezkovaEsse professor da USP baseava sua teoria pela análise dos crânios e ossadas dos povos de Luzia, que segundo ele tinham traços africanos, mas, essa teoria foi desacreditada com tecnologias de DNA mais recentes que provaram terem os povos de Luzia afinidades genéticas com os povo de Clóvis, e não com os povos africanos. Essa pesquisa e análise do DNA, inclusive teve participação de outro cientista da USP, o arqueólogo André Strauss, que inclusive foi citado neste vídeo pela BBC.
@wesley_tavares
@wesley_tavares 8 ай бұрын
Sou adepto da teoria da Moana
@fredericoweil884
@fredericoweil884 8 ай бұрын
@@wesley_tavares Testes de DNA confirmam a hipótese de uma origem asiática através dos estreito de Bering. Isso não descarta a possibilidade de povos indonésios terem chegado aqui, mas, como as ilhas do pacífico foram habitadas a partir de 4 mil anos atrás, a chegada deles aqui teria sido recente e não foi expressiva a ponto de deixar algum vestígio.
@1gorSouz4
@1gorSouz4 8 ай бұрын
E todas essas entradas de povos teriam sido feitas pelo Estreito?
@fabioricardosantos2053
@fabioricardosantos2053 8 ай бұрын
Excelente matéria, muito bom saber sobre os sambaquis, muito bom saber dos novos dados.
@Purnimarcia
@Purnimarcia 8 ай бұрын
Uau! Que matéria maravilhosa!!!
@jandermuniz2113
@jandermuniz2113 5 ай бұрын
Gratidão, BBC!
@PauloSilva-so9xy
@PauloSilva-so9xy 8 ай бұрын
Reportagem muito boa. Parabéns
@longboard1l1s1p
@longboard1l1s1p 8 ай бұрын
conteudo maravilhoso!! por favor traga mais desses conteudos. estamos precisando de conhecimento e mais curiosidades sobre nossas origens. quem sabe com conteudos assim podemos acalmar esse mundo infurecido e com tanto odio entres nos mesmos.
@OMundoDeJhon.
@OMundoDeJhon. 4 ай бұрын
Sensacional! Adorei! 👏🏻👏🏻👏🏻
@dyvih1246
@dyvih1246 8 ай бұрын
Finalmente alguem desse canal sem falar o famigerado R retroflexo
@paulomenezes2928
@paulomenezes2928 8 ай бұрын
Parabéns, muito bom!
@MarcoAurelioGaucho
@MarcoAurelioGaucho 8 ай бұрын
Muito bom. Muito interessante.
@CleidimarDaSilva-lz9hm
@CleidimarDaSilva-lz9hm 8 ай бұрын
Òtima matéria. RGSul.
@PauloLima-ed4sr
@PauloLima-ed4sr 8 ай бұрын
Aprendi muito! Parabéns pelo trabalho arqueologico!
@PauloLima-ed4sr
@PauloLima-ed4sr 8 ай бұрын
Arqueológico, corrigindo.
@regisregis5183
@regisregis5183 8 ай бұрын
Muito bom 👍👏
@BiologiaHumana
@BiologiaHumana 4 ай бұрын
Ótima matéria!
@gersonsilva5234
@gersonsilva5234 5 ай бұрын
Eu sou tão curioso , que preciso +++ , por favor, não negue , a mim , + 1 gota do poder da essência BBC !!
@xdotton
@xdotton 7 ай бұрын
Muito bom!
@danielfranca5556
@danielfranca5556 8 ай бұрын
super interessante!
@nicemayrink485
@nicemayrink485 8 ай бұрын
Em Laguna SC tem vários sambaquis.
@heliopintopinheiro3969
@heliopintopinheiro3969 8 ай бұрын
MUITO BOM!!!
@AlexanderDenarelli
@AlexanderDenarelli 8 ай бұрын
Realmente muito mistério !!!
@jacksonamaral329
@jacksonamaral329 8 ай бұрын
Interessante.
@johnferrera
@johnferrera 8 ай бұрын
Excelente.
@guidocaetanonaturezapresen4199
@guidocaetanonaturezapresen4199 8 ай бұрын
Onde eu moro aqui em saquarema RJ tem um museu a céu aberto dos sambaqui da beirada
@krms1413
@krms1413 8 ай бұрын
tem o museu do sambaqui em joinville/sc e eles fazem um trabalho maneiraço
@sitimilabs.videos
@sitimilabs.videos 8 ай бұрын
Faltam as legendas em Português !! São cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de dificuldade auditiva. Inclusive eu.
@carlosditadi3353
@carlosditadi3353 8 ай бұрын
Mas tem. É só acionar o icone de legenda.
@sitimilabs.videos
@sitimilabs.videos 8 ай бұрын
@@carlosditadi3353 O autor da transmissão é quem tem que tornar disponível desde o início. Depois de até 48 h ela pode ficar automática.
@weslleyavelino867
@weslleyavelino867 8 ай бұрын
Muito interessante
@tunasallumfreire862
@tunasallumfreire862 4 ай бұрын
Super interessante. Gostaria de mais vídeos sobre o passado remoto do Brasil.
@waketv
@waketv 6 ай бұрын
Muito interessante.
@luanarayalla8924
@luanarayalla8924 8 ай бұрын
Interessante não conhecia sobre isso
@terezinhadefatimapuppimdos3294
@terezinhadefatimapuppimdos3294 7 ай бұрын
muito interessante
@marciaribeiro07
@marciaribeiro07 8 ай бұрын
Aqui em Saquarema temos um Parque Arqueologico.
@GameplayBRSP
@GameplayBRSP 8 ай бұрын
Obrigado
@WorkerTVRoots
@WorkerTVRoots 4 ай бұрын
estive em um sambaqui no litoral, é bem impressionante!
@papagaiorinoceronte
@papagaiorinoceronte 8 ай бұрын
Faltou falar que por serem sedentários (não se moverem muito) eles usavam muita pedra. Tem muitas esculturas em pedra dos povos sambaqui. A cerâmica é característica de povos que se movimentam e precisam abandonar e refazer os utensílios
@dantegentil
@dantegentil 8 ай бұрын
Vale destacar que o maior Sambaqui do mundo esta localizado na cidade de Jaguaruna, SC.
@therezabaumannzavataro8209
@therezabaumannzavataro8209 8 ай бұрын
Muito interessante. Constatamos que existe muito a se conhecer ainda sobre os sambaqueiros. .
@yohanbritto
@yohanbritto 8 ай бұрын
Pena que a gente nunca vai ver exatamente como eles viviam na época, seria muito interessante se tivesse como existir um filme mostrando toda a história deles, passando pelo estreito lá no norte, aí parte ficava pelo caminho e os outros iam descendo e a cultura ia mudando, explorando o novo mundo milhares de anos antes dos europeus. O que será que pensaram quando viram uma onça pela primeira vez? ou um urso na américa do norte? A vida que eles levavam devia ser bem diferente.
@Nãoquero_papocom_aNAZA
@Nãoquero_papocom_aNAZA 8 ай бұрын
Leia o livro de Mórmon. Abrirá tua mente sobre esse assunto. É um livro religioso, mas se quiser, ele pode ser um livro de ficção
@dianalaviola9183
@dianalaviola9183 8 ай бұрын
Fantástico
@danielaversieux8052
@danielaversieux8052 8 ай бұрын
Os sambaquis são incríveis! Falei hoje deles na aula, mas antes de ver esse vídeo...
@matheussouza1735
@matheussouza1735 8 ай бұрын
Nunca tinha ouvido falar disso antes...
@amaandafernamd1882
@amaandafernamd1882 8 ай бұрын
Não damos o devido valor a nossa cultura, ainda mais a mais genuína, a dos nossos povos originários!
@joannakossatz3054
@joannakossatz3054 4 ай бұрын
Mto bom
@williansilveira950
@williansilveira950 8 ай бұрын
Sambaqui não era o lixão dos antigos? Jogavam tudo quanto é lixo lá, inclusive cadáveres. Chamar de monumento acho um pouco a +.
@emersonponanohkaronapuri
@emersonponanohkaronapuri 11 күн бұрын
Muito boa pesquisa. Schutéh Tsates
@julianadasilva8435
@julianadasilva8435 8 ай бұрын
Que maravilha que vcs fazem trabalho de pesquisa com matéria o Brasil teve um passado simmmmm
@Maria-bt5wy
@Maria-bt5wy 8 ай бұрын
Não conhecia interessante
@magnaaraujo6098
@magnaaraujo6098 8 ай бұрын
Nunca ouvi falar. Interessante
@franciscovolpato7710
@franciscovolpato7710 6 ай бұрын
Excelente trabalho
@pessoapessoa4475
@pessoapessoa4475 7 ай бұрын
Ótimo
@vitorteixeiracorreia9270
@vitorteixeiracorreia9270 8 ай бұрын
Pela primeira vez soube dos Sambaquieiros. Desconhcia completamente bem como os sambaquis. Mas para terem essas dimensões as populações seriam consideráveis.
@fredericoweil884
@fredericoweil884 8 ай бұрын
Os povos nativos do litoral comiam frutos do mar, e jogavam as conchas ali, e com o passar de milhares de anos, esses lugares tornaram-se um morro de detritos, e começaram a ser usados pra enterrar os mortos. Foram mais de dez mil anos de acúmulo de restos de comida.
@user-xf8qv5tv7y
@user-xf8qv5tv7y 5 ай бұрын
Sambakis acúmulos de conchas foram gerados por aves comedoras de mariscos e ostras e sempre nos mesmos locais. Árvores pedras etc
@joaoneves5701
@joaoneves5701 8 ай бұрын
Na ilha de sao luis ainda é possivel ver varios sitios de sambaquis
Como realmente era a América antes da chegada de Colombo?
10:35
BBC News Brasil
Рет қаралды 777 М.
Best father #shorts by Secret Vlog
00:18
Secret Vlog
Рет қаралды 17 МЛН
DEFINITELY NOT HAPPENING ON MY WATCH! 😒
00:12
Laro Benz
Рет қаралды 46 МЛН
Quantas línguas indígenas o Brasil tem e como é escutá-las?
12:37
BBC News Brasil
Рет қаралды 167 М.
How the UN is Holding Back the Sahara Desert
11:57
Andrew Millison
Рет қаралды 13 МЛН
The people of Lagoa Santa
11:18
Pesquisa FAPESP
Рет қаралды 66 М.
O estudo que rebate ideia de que 'no passado, o mundo era melhor'
8:18
I Built a Wildlife Pond - here's what happened
15:11
Stefano Ianiro
Рет қаралды 22 МЛН
Como a covid mudou o mundo | 21 notícias que marcaram o século 21
24:30
A Pedra do Ingá e o enigma das gravuras na Paraíba
11:01
360meridianos
Рет қаралды 87 М.
A visão de Charles Darwin sobre os escravizados no Brasil
20:07
BBC News Brasil
Рет қаралды 53 М.
A Mansão ABANDONADA dos Matarazzos,  e as Ruínas do 1° Porto Particular do Brasil.
29:10
Best father #shorts by Secret Vlog
00:18
Secret Vlog
Рет қаралды 17 МЛН