Autismo e Motricidade - 3 Desafios Motores dos Autistas

  Рет қаралды 3,253

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Lygia Pereira - Autismo Feminino

Ай бұрын

Embora as dificuldades motoras não sejam critérios para o diagnóstico de autismo, uma parcela significativa das pessoas autistas vive desafios posturais e de coordenação. Nem todas as crianças que estão no espectro autista apresentam atrasos no marcos motores do desenvolvimento. Mas, não raramente, os pais observam fraqueza muscular, dificuldade de articular as palavras, falta de precisão para chutar uma bola ou agarrar um objeto arremessado em uma brincadeira. Essas inabilidades motoras podem trazer sérias consequências. Então, no vídeo de hoje, nós vamos falar sobre 6 habilidades básicas para se conquistar competência motora e da importância de treinar a motricidade.
#autismonível1 #motricidade #desenvolvimento
Aproveite para curtir, comentar e se inscrever! Assim você irá receber todos os vídeos e conteúdos da comunidade!
🔔 Ative o sininho para receber notificações sempre que publicarmos um novo vídeo.
--
♾️ Instagram Lygia: / lygiapereira.psi
🧠 Para estar comigo em aulas e cursos, clique no link abaixo:
lygiapereira.com.br/links/
📊 Baixe os artigos completos pelo Telegram: t.me/espectrofeminino
🔗 E, se você deseja adquirir um exemplar do livro Simplificando o Autismo, do qual eu sou coautora, clique no link abaixo:
loja.literarebooks.com.br/aut...

Пікірлер: 102
@KRONO0
@KRONO0 Ай бұрын
Não tenho dificuldade motora, sou músico, toco vários instrumentos, e faço desenhos hiperrealistas q demanda muita paciência, mas as dificuldades que tenho devido ao tea dói bastante, queria um dia ao menos dar um abraço em minha mãe, não suporto abraços ou toques, n sei explicar mas dói, ela já chorou muito pq ela sempre achava q eu não gostava dela, e hj com diagnóstico foi um alívio mais pra ela do q para mim, e mais uma vez obrigado pelo seu conteúdo, me acalma te ouvir falar sobre Autismo 🌹🌷
@eldafirmobraga7517
@eldafirmobraga7517 Ай бұрын
Quando eu era aluna (escola, pré-vestibular, faculdade) eu sempre me sentava perto de uma parede para poder encostar a minha cabeça. Isso segue acontecendo em viagens. Escolho a janela por conta do apoio para a cabeça. Também, vivo procurando paredes por onde eu vá para poder me encostar.
@si6286
@si6286 Ай бұрын
Desisti da academia pq um dos professores meio que estava fazendo bullying comigo. Pior que ele já havia sido meunprofessor há anos atrás. E a postura era totalmente diferente. Foi uma surpresa bem desagradável
@silver6302
@silver6302 Ай бұрын
É um tema pertinente que vale ser discutido ou revisitado mais vezes. Gratidão!
@alberiabarbosa417
@alberiabarbosa417 Ай бұрын
Para mim este vídeo fez todo o sentido porque eu sou totalmente descoordenada! Além disso eu ainda sou cega, Apesar de que minhas amigas mesmo sendo cegas não tem problema e eu por outro lado não aprendi pedalar como Muitas delas aprenderam e comecei a andar a partir dos dois anos de idade. Já para falar eu falei muito rápido porque minha mãe dizia que com um ano de idade eu já falava tudo.
@chocolateementa
@chocolateementa Ай бұрын
Nossa! Eu sempre fui descoordenada. Minha diz que eu não engatinhei e aprendi a andar não tão tardiamente, mas tardio o suficiente para ela se preocupar, eu tinha 1 ano e 5 meses. Andar de bicicleta eu até ando, mas com muita dificuldade. Eu até gosto de dançar, mas todos dizem que danço esquisito, ando esquisito, e sim, tenho dificuldades em habilidades físicas.
@nilvaniaalvesnil
@nilvaniaalvesnil Ай бұрын
Eu sou péssima em esportes, não consigo jogar ou pegar uma bola. Não tenho coordenação para tocar um instrumento musical. Fiz aulas de dança e no começo foi muito difícil, me diziam que eu parecia um robô dançando, depois melhorei. Estou sempre tensa ao sentar e sequer encosto no encosto da cadeira. As pessoas dizem que sento e ando como se "tivesse engolido uma espada". Nunca consegui andar de bicicleta . Mas desenho razoavelmente bem e faço vários tipos de artesanato. Já tive uma letra ilegível, mas fui treinando até ficar com uma "letra de convite de casamento".
@naunsei
@naunsei Ай бұрын
Minha filha sempre foi de se encostar, mole. Não julgo né. Teve longas fases de pavor de escadas e rampas. Com muita, mas muita mesmo, insistência minha ela conseguiu superar o medo e brincar no escorrega. Não gosta de brincadeiras agitadas com os pares, hoje já adolescente, não participa das aulas de educação física. Tentei estimulá-la a jogar peteca, badminton, mas difícil acertar uma. Ela mesma desanima. Estimulei também a bicicleta e nunca abandonou as rodinhas. Enfim, é um critério diagnóstico dos mais importantes. É boa com miniaturas, na caligrafia, desenho...
@madrinnie8496
@madrinnie8496 Ай бұрын
Nunca consegui acompanhar as aulas de Educação Física... Sofria bullying nas aulas porque não conseguia fazer o ie as outras crianças faziam. Não consegui aprender a dirigir, as pessoas acham que é or medo,as não tenho medo, apenas não consigo coordenar os pés e mãos ao mesmo tempo. Aprendi com muita dificuldade andar de bicicleta mas não ando porque caio toda hora. Sou flacidona, tenho lordose, minha letra é horrível e temho que forçaruito a mão pra conseguir escrever com uma letra razoável.
@angelico1
@angelico1 Ай бұрын
Coordenação motora fina: não sinto ter problemas com isso não. Acho a minha letra bonita, jogo videogame razoavelmente bem, me considero um motorista habilidoso... Coordenação motora "grossa": aqui eu já tenho os meus problemas. Dificilmente faço mais de 3 embaixadonhas no futebol e ter de colocar o pé no ponto certo da bola quando a bola vem na minha direção muito rápido é complicado. Eu preciso treinar essa orientação espacial com antecedência antes de jogar para não fazer muito feio. Acabei, depois de mais velho a compensar um pouco esses problemas explorando elementos como o posicionamento em campo, por exemplo. Levei mais tempo que as outras crianças para começar andar, mas acho que nunca aprendi a fazer isso direito até hoje 😂. Na bicicleta, tive algumas dificuldades iniciais por ter me apegado às rodinhas, mas, depois de quase morrer atropelado por um caminhão, acho que não levei muito tempo para me equilibrar em duas rodas. Ainda hoje, tenho mais dificuldade em andar de bicicleta em velocidades muito baixas ou em corredores apertados, mas quem é que precisa andar de bicicleta no corredor? Ruim mesmo eu sou dançando forró ou tentando tocar instrumentos de percussão. Manter o ritmo é entediante e extremamente complicado.
@angeliacos7443
@angeliacos7443 Ай бұрын
Eu sou muito desengonçada, por isso que não tenho bicicleta. E vivo me batendo em algum lugar, deixando marcas roxas no corpo😂
@anonima8983
@anonima8983 Ай бұрын
Derrubo tudo que eu pego, até hoje. Vou fazer 45 anos, fui laudada ano passado. Não consigo dançar, minha letra melhorou, mas era disforme.
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Obrigada por compartilhar um pouco dos seus desafios motores, @anonima8983! 🧠
@sibora461
@sibora461 Ай бұрын
Sei como é, sempre fui taxada como desastrada
@carmencondes8339
@carmencondes8339 Ай бұрын
Tentei jogar basquete e nunca consegui. Amo andar de bicicleta e até hj tenho dificuldade para fazer curvas. Dificuldade para escrever e ficar de pé,caminhar e eu caio constantemente*** sempre me achei preguiçosa por não conseguir. É bom saber as causas . Gratidão pelo conteúdo!!!
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
Eu amo bicicleta, mas curvas é meio tenso. e esportes em geral sou ruim. em jogos eletronicos tenho bastante talento. Principalmente em jogos de corrida, consigo reagir de forma rapida.
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Obrigada pela presença, @carmencondes8339! Também tive muitas dificuldades motoras.
@ElinaH
@ElinaH Ай бұрын
Nossa, também sou ruim geral em esportes, achava que era por ser baixinha. Mas tbm sempre senti que tenho menos força do que deveria ter na hora de acertar a bola, etc.
@NatsuKunBR
@NatsuKunBR Ай бұрын
Interessante você falar sobre isso, fui diagnosticado como TEA nível 1 de suporte com comorbidade em TDAH e TOC agora com 26 anos, isso mesmo, depois de adulto. Quando eu era criança, fora os estigmas sociais, eu não conseguia exercer nenhuma atividade física da mesma forma que as outras crianças, meu apelido era "menino sem osso", por que na aula de educação física caia de todas as formas possíveis, as pessoas falavam que era como se eu me desmontasse. Fui aprender a andar de bicicleta quando já era adolescente, não conseguia aprender nem com rodinhas auxiliares, caia do mesmo jeito. Ficava até mais tarde na aula de caligrafia por que não importava o quanto eu me esforçava minha letra não se alinhava e saia um garrancho ilegível, e até hoje é a mesma coisa, eu tenho que me forçar muito a escrever pra sair uma letra minimamente legível. Hoje em dia ainda tenho muitas dificuldades motoras, principalmente no trabalho, se não saio quebrando tudo que tem pela frente. Minha noção espacial e vestibular é terrível. Mas atualmente faço academia já tem 2 anos, como um esporte e estética, adquiri como um hiperfoco comecei a estudar tudo sobre a execução dos treinos, nutricionismo e acabei entrando num estudo aprofundado do corpo humano e como é feito a síntese da proteína e absorção de nutrientes e vitaminas. Hoje eu tenho um corpo legal e sei treinar muito bem, mas os problemas motores ainda existem.
@fernandaartstudio
@fernandaartstudio Ай бұрын
Querida Dra Lygia!!!!!! Sempre um ótimo conteúdo nos vídeos desse canal! ❤ Eu tenho dificuldade de manter a postura e já entortei bastante a coluna nos meus 49 anos, mas creio que seja por causa do Desenho e da Pintura. Quanto a motricidade fina, a dança, a coordenação nos exercícios não tenho problemas (a não ser que tenha que ser rápida, aí tropeço e me machuco). O que não tenho, e mesmo com 2 anos de musculação, é força. Se dormir ou comer pouco, então!!!!! E com esse relato de suas outras alunas sobre a exaustão que socializar acarreta me identifiquei muito.
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Boa noite, Fernanda!!! Amo vê-la aqui!! 💜 Então você também fica derretida ao final de um longo dia de interação?! 🫠 Felizmente a sua motricidade fina traz muita chance de se divertir em altíssimo estilo! Parabéns pelo talento! Quanto à força, sigamos com o nosso treino muscular espectral, moderado e constante! 🏋️‍♀️
@fernandaartstudio
@fernandaartstudio Ай бұрын
@@lygia.pereira sim, fico derretida! 🤭🤭🤭 Grata pela resposta querida!!!!! ❤🥰❤🥰❤🥰
@LudyKa_
@LudyKa_ Ай бұрын
Eu sou meio desastrada, esbarro muito nas paredes, portas, principalmente quando tô ansiosa, derrubo as coisas. Mas percebi que é quando eu tô ansiosa, ou mal, no geral minha coordenação motora é bem boa, desenho desde sempre, gosto de atividades físicas e tenho facilidade até. Parece que co-existe ambos, a super desastrada que vive com roxos sem saber onde bateu, e a flexível que faz movimentos de um gato kkk Depende do emocional
@AderbalPassando
@AderbalPassando Ай бұрын
Não tenho a mínima habilidade pra dança ou tocar instrumentos musicais. Tenho problemas em manter a postura. Bola também, sem condições, nenhum controle. Seja futebol ou vôlei. E sempre tive tremores nas mãos, desde muito novo. Eu me desenvolvi normalmente... mas sinto que não avencei do básico. Minha letra manuscrita era cursiva e horrível, além de machucar muito meu pulso... hoje escrevo em letra de forma, já que exige menos movimento do pulso.
@LeituraemAudio-lm9kn
@LeituraemAudio-lm9kn Ай бұрын
Você acabou de me descrever 😮
@LeituraemAudio-lm9kn
@LeituraemAudio-lm9kn Ай бұрын
Mas tenho uma habilidade engraçada, eu consigo pegar alguma coisa caindo ao meu alcance sem nem perceber, vai entender!!
@carmencondes8339
@carmencondes8339 Ай бұрын
Tbm,sinto dor para escrever.
@silver6302
@silver6302 Ай бұрын
@@LeituraemAudio-lm9kn a gente perde algumas habilidades no caminho mas também somos compensados com outras também pertinentes.
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Tem bom reflexo, @LeituraemAudio-lm9kn! Mas os movimentos intencionais não são precisos, né?!
@anaabw
@anaabw Ай бұрын
acho que a única aula de ed física que eu gostava era atletismo, pq eu só dependia de mim e ngm dependia de mim, pq era frustrante quando envolvia jogos com bola... eu acabava sempre sendo a última a ser escolhida para as equipes pela minha falta de habilidade... hj em dia tenho mais dificuldade com exercício físico pelas sensações do corpo. Eu me incomodo muito com o calor corporal, suor, palpitação, respiração acelerada... eu sinto muito intensamente o processo e as dores pós. Mas sei o quanto é importante. Yoga com ctz me ajudou muito tanto na coordenação do meu corpo quanto da minha mente. Tenho tbm uma dificuldade no sentido de noção espacial, me bato com bastante frequência. Já brinquei com minha mãe que eu precisaria de uma casa toda arredondada, sem quinas hahahah tbm tenho dificuldade em regular a força que coloco nas coisas, já quebrei até rodo de passar pano... não sei se isso entra em parte motora...
@ElinaH
@ElinaH Ай бұрын
Nossa, isso me lembrou que umas vez fui no boliche e não consegui soltar a bola na hora certa, ela voou e atingiu a pista quicando, de um jeito que soltaram uns pregos que prendiam a pista. Só vi aqueles pregos pulando pra cima enquanto a bola rolava para a canaleta....
@mariajosedasilva9064
@mariajosedasilva9064 Ай бұрын
Conteúdo muito bom e esclarecedor. Só comecei a andar aos dois anos.
@patriciamacielsouza4127
@patriciamacielsouza4127 Ай бұрын
Meu Deus! Como eu caio, bato nas coisas, nem sei onde me machuco, não tenho coordenação motora fina boa para usar tesoura, quebro pratos e copos, noção de lateralidade muito ruim, sinceramente não sei como dirijo, achei que nunca fosse capaz.
@RosaOliveira-zk8uz
@RosaOliveira-zk8uz 6 күн бұрын
Verdade. Eu sempre tive problema com coordenação motora.
@eugeniavitoria3648
@eugeniavitoria3648 Ай бұрын
Não sei andar de bicicleta, sempre estou tonta.
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Eu me identifico, @eugeniavitoria3648!
@danielledamasceno9541
@danielledamasceno9541 Ай бұрын
Eu aprendi recentemente. Mas não tenho coragem de andar na maioria dos locais ainda, prq mej equilíbrio é complicado tbm
@angelacruz2369
@angelacruz2369 Ай бұрын
Eu sou autista e não sei andar de bicicleta, não consigo discernir a direita da esquerda, além de que o trânsito é muito conturbado
@rafaella3592
@rafaella3592 Ай бұрын
Não sei andar de bicicleta tb, agora tudo faz sentido kkk
@anabeatrizmachado4791
@anabeatrizmachado4791 Ай бұрын
Cara, eu tbm nunca consegui aprender a andar de bike. Acho que foi a maior tristeza que tive na infância, com o diagnóstico ficou claro o pq
@user-pi1ci3ql3j
@user-pi1ci3ql3j 19 күн бұрын
Eu ganhei minha primeira bicicleta aos 4 anos, mas só aprendi a andar aos 10 anos, era muito frustrante ver as outras crianças da minha idade conseguirem andar de bicicleta e eu não, fiquei muito feliz quando consegui andar pela primeira vez.
@divinamaria6103
@divinamaria6103 Ай бұрын
Não tenho equilíbrio!! Nunca aprendi andar de bicicleta. Um grande abraço Dra Lygia.
@LuMichelini
@LuMichelini Ай бұрын
Eu não sou autista, mas tenho ADHD então tem aquela interseção. Não tenho dificuldades motoras, mas sempre tive dificuldade de sentar direito (sempre sento com as pernas cruzadas, de índio, em cima de uma perna, etc), dificuldade de manter a postura e fico exausta fazendo exercício físico. Também recentemente que tenho dores de cabeça de exaustão, muito comuns quando faço exercícios
@Starr.3078
@Starr.3078 Ай бұрын
Eu sou adulta e tive a diagnóstico recente de autismo. Eu fico derretida em qualquer lugar, saindo do mercado, sentada na cadeira e o diagnóstico de autismo explicou muitas dessas coisas que ocorreram na minha vida. Comecei a fazer fisioterapia motora e descobri que tenho hipotonia. Tive sorte de achar pelo plano de saúde uma fisioterapeuta que entende muito sobre TEA e problemas motores mas percebi que no geral é muito difícil achar fisioterapeuta e TO especialistas em TEa no adulto.
@ElinaH
@ElinaH Ай бұрын
Nossa, realmente, é muito difícil achar TO que atenda adultos.... Pelo plano então é impossível. Se vc souber em Curitiba, por favor me indica.
@Starr.3078
@Starr.3078 Ай бұрын
@@ElinaH se você tiver problemas sensórias e tiver que fazer integração sensorial, eu soube de um lugar em Curitiba para fazer! O local se chama neurosense. Eu não sei qual o valor das sessões de lá mas é um dos poucos lugares no Brasil que faz integração sensorial de forma certa em adultos. Espero que te ajude🙂
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
Eu treino muito arremesso minha mira é horrível. Desde sempre. tbm treino ritimo pra batucar com a mao
@xiexielian
@xiexielian Ай бұрын
Eu me arrasto nas paredes kkk tenho bastantes marcas Roxas que nem sei de onde é, ja cai de bike do nada simplesmente pq as vezes eu sinto que o chao se move, tbm acho dificil demais usar oculos escuros, nao consigo conversar com oculos escuros 😂tbm acabo machucando os colegas de trabalho. Cheguei a fazer ballet e contemporanea, ajuda muito. Engracado que eu sou muito boa de mira eu faço arqueria.
@sibora461
@sibora461 Ай бұрын
Tb tenho essa sensação q o chá de move, as vezes. Eu achava q tinha essa "impressão" por causa de cansaço. E não me adapto com óculos escuros, parece q não enxergo direito e tropeço mto se estou com eles
@anaelizabete9972
@anaelizabete9972 Ай бұрын
Por tudo isso a fisioterapia pode auxiliar, e muito
@ReKessel
@ReKessel Ай бұрын
Ainda sou, e passo muito mal quando faço exercícios, porém, em criança e adolescente eu fiz muito exercício, o que não ajudou muito não, agora, com 53 anos e vendo como as pessoas são cruéis, hoje não quero mais socializar, me destruíram, agora só quero é paz e morrer em paz
@danielledamasceno9541
@danielledamasceno9541 Ай бұрын
Um exercício que não é tão intenso e me ajuda muito são aulas de Yoga. Eu comecei a fazer pra dor e hj já consigo fazer aulas mais exigentes. Eu gosto prq ajuda o corpo e a mente. Mas faço só pelo KZfaq mesmo que não me sinto à vontade pra fz em público
@ReKessel
@ReKessel Ай бұрын
Já fiz muitas, não ajudaram
@carolinaazevedo9073
@carolinaazevedo9073 Ай бұрын
Rek! Pois eu desejo q vc consiga encontrar alegria no viver! Vc é uma OBRA PRIMA de Deus! E tem muito o que viver e o que servir ainda!❤
@vittoriaisabel6064
@vittoriaisabel6064 29 күн бұрын
Me identifico muito com a incapacidade de manter a postura e o rosto em masking durante o dia todo, já tinha reparado na questão do rosto ficando cada vez mais sério durante o dia mas sobre a postura, foi um conhecimento novo. Sobre aprender a amarrar os cadarços, foi bem demorado pra aprender, ainda não gosto kkkkk, na maioria das vezes eu só colocava pra dentro do tênis, a um tempo passei a trabalhar isso e minha letra, que era enorme e não dava pra entender, essas coisas tem melhorado. Também tinha muitaaa sensibilidade de usar meias ao usar sapatos, esse foi horrível de adaptar no dia a dia
@lilianpacheco267
@lilianpacheco267 Ай бұрын
Estou na fase de investigação tardia de diagnóstico. Com essa parte motora tive várias questões. Não engatinhei, desde pequena tenho dificuldade de escrever em linha reta, desenhar, ligar pontos, letra feia, não consegui andar de bicicleta, demorei para aprender a amarrar o cadarço, postura ruim, etc. Só não tinha tanta dificuldade na educação física, chutar no futsal e arremessar no basquete tinha até facilidade. Problema era o drible, aí sim a falta de coordenação não ajudava 😅
@rafaella3592
@rafaella3592 Ай бұрын
Poderia fazer um video sobre a relação entre autismo e fibromialgia
@brendaleal5963
@brendaleal5963 Ай бұрын
Eu tenho a letra terrivel, muita feia, minha professora no fundamental me obrigava a escrever a mesma frase várias vezes pra melhorar a letra (não adiantou). Minhas mãos também tremem muito, mas não deixo cair objetos. Tinha muitos tombos na infancia, muitos mesmo, chego a ter muita cicatriz nos joelhos. Odeio esportes, não tenho interesse por nenhum, especialmente os que envolvem interação social, mas cheguei a gostar muito de andar de bike quando criança. Não consigo manter a postura, já tentei corrigir minha coluna várias vezes ao longo da vida, mas sempre volta a ficar torta kkk. Atualmente não caiu mais, nem bato com frequencia em objetos, felizmente. Também preciso parar nas esquinas de bike pra fazer curva, mas hoje em dia não ando mais porque simplesmente acho um tédio e também acho que a sensação que me causava não agradava. Faço delineado maravilhosamente, mas não consigo maquiar o rosto de ninguém. Não consigo fazer outras tarefas mais precisas adequadamente, como cortar coisas etc, corto tudo torto. Desenhava um pouco quando criança, mas nada realmente muito primoroso. Nunca consegui tocar nenhum instrumento, não consigo seguir muitas instruções ao mesmo tempo. Na infancia sabia ler, mas tinha dificuldade de articular a fala e acabava fugindo de leitura em sala, então achavam que eu não sabia ler e me forçavam a ler para "melhorar". Enfim, muitos alunos e professores acabam tornando essas particularidades do aluno um alvo, e sofri muito com isso. Excelente video!
@TonhaFubanga
@TonhaFubanga Ай бұрын
Cara, não tenho laudo de TEA mas estou em investigação. Também tinha a letra terrível quando era criança, sabe o que me ajudou? Mudar o estilo da letra. Em vez de fazer a cursiva que ensinam na alfabetização (e é extremamente desenhadinha), eu comecei a usar uma letra mais "simples" (como se fosse uma letra bastão mais arrumadinha) e minha caligrafia melhorou demais. Inclusive, fiz essa transição quando meu irmão TEA estava sendo alfabetizado 😂 aí o danado começou a imitar essa minha letra ao modo dele e hoje os pais dos coleguinhas e os professores só sabem elogiar a escrita dele Tenta ver se mudar o tipo de letra te ajudaria
@brendaleal5963
@brendaleal5963 Ай бұрын
@@TonhaFubanga Quando eu tento escrever diferente realmente fica melhor, mas demanda atenção para manter a letra mais bonita, e eu tenho TDAH kakakak ai já viu, escrevo rapido e sai aqueles carranchos horriveis. Mas vou tentar olhar isso!
@jennifermelania9265
@jennifermelania9265 Ай бұрын
Minha postura precisa ser monitorada para eu não encurvar para frente ou para o lado. Não consigo andar de bicicleta pois perco o equilíbrio.
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
Voce tem letra bonita? nao tem equilíbrio? não se esparrama a nem batatinha? sim se arrasta? sim aprendeu a andar de bicicleta facilmente? Bem, eu QUASE morri kkkkk literalmente
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Vamos lançar o livro Espectro Feminino dia 18 de junho e eu já estou tendo pesadelos por causa da minha letra 🙈
@Liz3000
@Liz3000 Ай бұрын
@@lygia.pereira que nada, os médicos podem fazer garranchos então nós estamos liberadas! Kkkkkkkk
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
@@Liz3000 kkkkkk To com um pouco vontade de chorar agora entao se eu falar algo estranho n liga nao Kkkkk entao sim, mas eu me sinto mau por nao escrever bem. Eu ja tenho dificuldade na escrita porque eu escrevo algumas palavras erradas, eu lembro bem de regras gramáticas, mas vivo escrevendo umas palavras erradas por mais q eu tente aprender o certo e ai ja é meio vergonhoso isso. Queria pelo menos ter a letra bonita, seria tao legal nao ter uns garranchos. E ai fica muito ridiulo, prq as vezes eu acabo usando umas palavras ""complexas"" "me dizem" sem querer e outras comuns eu to errado. Sfdr haa
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
@@lygia.pereira Eu agradeço a resposta, mas queria mesmo um pensado em espectros LGBTs, trans & não-binarios. Eu me identifico como fluído. E eu sei que pode parecer idiota pra quem nao tem contato com esses assuntos, mas de forma simplificada, o sexo é o orgao sexual, não é mutável. Já o gênero é construção social-cultural. Varia conforme cultura, formação intelectual, perspectiva de auto-percepção. Existem tribos que tem como formação cultural diferenciação de 3 generos, o masculino, o feminino e o que chamam de 2 espiritos "sou ateia/o", que seria pessoas que socialmente são identificaveis em ambos generos na cultura da tribo. "Se quiser passo referência disso". Então pra o diagnóstico autista, eu acho isso muito importante porquê, por exemplo. Pressões que mulheres sofrem na sociedade só existem perante a nossa formação cultural, do que se é esperado que uma mulher performe, que não necessariamente será/existirá essa mesma pressão ou da mesla forma em outra formação cultural.
@Liz3000
@Liz3000 Ай бұрын
@@panpanllon3895 Acontece comigo também.... comer letras, palavras e trocar números pex: 6 pelo 9.
@anabeatrizmachado4791
@anabeatrizmachado4791 Ай бұрын
Adoro andar nas pontas dos pés ❤ , mas odeio salto alto pq não tem como estabilizar, no máximo plataforma. Tenho muito desequilíbrio, hoje mesmo quase fui pra trás subindo a escada rolante.
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
Ela tão chique, passar um ar de. Deixar eu sentar direito na cadeira prq n qro q ela pense q eu sento torto.
@pensamentodekarla2442
@pensamentodekarla2442 Ай бұрын
Aprendi a andar com 8 meses, bicicleta, carro e moto aprendi sozinha. Adoro dançar, letra muito bonita, desenho e pinto, porém não sei delimar o olho, não consigo, derrubou tudo por perto, saio tropeçando em todo mundo dentro do ônibus. Não tenho mira pra acertar o alvo. Sempre estou com marcas rochas nas pernas e braços. Já até quebrei dedos dos pés tropeçando. Minha posição preciso mudar constantemente porque começa a doer tudo. Na cadeira parece que tô derretendo. Kkkkk.
@pensamentodekarla2442
@pensamentodekarla2442 Ай бұрын
Final do dia estou tão cansada que não gosto que falem comigo, sem forças para interagir e meu semblante fechado até para dar um sorriso.
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
@@pensamentodekarla2442 Sou parecido, aprendi a andar, falar, ler e escrever cedo tbm "nao cedo com adiantamento, mas no comum", escrever eu fui o que mais teve atraso mas foi porque eu n tava afim, todas em casa aprenderam a escrever com 3 anos, eu tive mais atraso e ai eu lembro de minha mae falando disso com alguém "nao lembro quem" e ai eu pensei, haa ta bom vou aprender a ler. Ai fiquei algumas hrs praticando e aprendi.
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
@@pensamentodekarla2442 Desenhar e pintar tbm sou bom, realismo principalmente. Consigo retratar bem alguma coisa que to vendo e por no papel. Mas eu não pratico, nunca treinei. Simplesmente olho e faço e meio q td mundo na mimha casa sabe desenhar "mesmo q ninguem trabalhe com isso" um dia que tava sem luz em casa, tava sem nada pra fazer peguei um papel uma img de um livro fui e desenhei, e ai vi q ficou legal. Dai comecei a fazer com rosto de gente, planta, bicho etc. Mas eu n sei desenhar de cabeça, nunca pratiquei um dia vou fazer pra aprender. Ja fiz todos as casas da linha ruano Minecraft de cabeça, tenho uma boa projeção de imagens na cabeça. Se vc falar "maça" eu vou pensar na maça, 3d, na cor, mordida? Girando? Podre? Enfim. E ai pra fazer objetos em 3d como em argila isso ajuda.
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
@@pensamentodekarla2442 Nao que eu faça alguma coisa artística. Sobre derrubar coisas minha caneca quebrou qnd fui bebe agua. E eu nem fiquei com raiva, minhas coisas nunca duram muito. Tip eu tinha uma caneca de plastico e pensei a essa n tem como eu quebrar, ai eu coloquei agua quente. Eu n achei q ia derreter kkkkkk to tao triste agora
@si6286
@si6286 Ай бұрын
É possível regredir na capacidade de se comunicar oralmente e articular as palavras?
@Liz3000
@Liz3000 Ай бұрын
Eu sento arcada na mesa... Nunca consegui andar de salto fino dava muita canseira... Quando escrevo a mão, começo caprichando depois vou cansando, não é preguiça... Nunca consegui jogar nada com bola, sempre foi torturante... Ando bem de bicicleta, mas curvas não sei fazer, paro e continuo.... Meu andar parece de um et kkkkkk
@lygia.pereira
@lygia.pereira Ай бұрын
Eu aqui me identificando, @Liz3000! Um dia, nós encontramos um dos diretores do filme Avatar lá na Nova Zelândia. Aí, o meu marido disse que eu tinha saído da tela do cinema! E, pasme, ele confirmou que eu era parecida com a Neytiri! Isso porque ele me viu caminhar só um pouquinho! 😇
@Liz3000
@Liz3000 Ай бұрын
@@lygia.pereira eheheheh essa foi boa!
@carolinaazevedo9073
@carolinaazevedo9073 Ай бұрын
😂😂😂😂​@@lygia.pereira
17 күн бұрын
Sou assim até hoje condenações 00 e postura 😢
@ElinaH
@ElinaH Ай бұрын
Acho engraçado que mesmo passado dos 40 anos, ainda não consigo acertar uma bola no cesto, caixa, qualquer coisa a um passo de distância. Andar de bicicleta no trânsito também é uma coisa que fazia com muita dificuldade, claramente diferente dos outros ciclistas. Por outro lado, sou ilustradora e tenho habilidades motoras muito boas para coisas manuais, minúsculas, etc. Talvez tenha a ver com a questão de usar hashi cotidianamente.
@ElinaH
@ElinaH Ай бұрын
Ah, a questão postural tbm sempre pega. Sou a pessoa que senta errado, estou recostada quando está todo mundo certinho e sim, derreter é algo que faço muito....
@marianamandelli37
@marianamandelli37 Ай бұрын
No treino das habilidades motoras, quando a pessoa é convidada para atividades mais interessantes, essas atividades são mais interessantes para quem exatamente? Não pode acontecer de ser mais interessante para um e não para outro?
@angelacruz2369
@angelacruz2369 Ай бұрын
Sou autista nível 1 de suporte e não sei andar de bicicleta, não consigo discernir a direita da esquerda,era péssima em educação física
@tarotica82
@tarotica82 21 күн бұрын
Minha letra é muito feia e piora quando estou em crise rs e quando criança eu me entortar toda pra escrever, entortar o corpo e a mão, quase apanhava
@karinasilva1091
@karinasilva1091 Ай бұрын
Eu nadando entro em uma raia e saio em duas ao lado. Minha letra não é bonita, mas sei dançar.
@cristianemazzarocris9542
@cristianemazzarocris9542 Ай бұрын
Dra. Lygia,sou muito encurvada aos 53 anos piorou muito,mas gostaria de tirar essa dúvida qual relação tem do autismo com a corcunda?
@panpanllon3895
@panpanllon3895 Ай бұрын
Coordenação motora grossa kkkkkk a idosa andando lento na frente, no meio da rua e vc querendo passar por cima
@mariodelara678
@mariodelara678 Ай бұрын
A minha é pessima
@elisreginacosta2753
@elisreginacosta2753 Ай бұрын
Sou desengonçada, estourei o joelho andando de bicicleta, há anos deixei, minha letra não é bonita, eu dançando sou uma piada. Kkkkkkk
@priscillatorres1313
@priscillatorres1313 21 күн бұрын
Letra feia, postura horrível, aprendi a andar de bicicleta adulta kkkkkk nunca consegui dar uma estrela, as outras meninas conseguiam 😂😂😂
Altas Habilidades - 12 Mentiras e Verdades sobre inteligência
30:58
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 6 М.
Autismo Nível 1 - Perfeccionismo, Procrastinação e Estresse
16:14
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 7 М.
I CAN’T BELIEVE I LOST 😱
00:46
Topper Guild
Рет қаралды 85 МЛН
3M❤️ #thankyou #shorts
00:16
ウエスP -Mr Uekusa- Wes-P
Рет қаралды 10 МЛН
🌊Насколько Глубокий Океан ? #shorts
00:42
Autismo Adulto ou Borderline - semelhanças e diferenças entre TEA e TPB
25:20
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 31 М.
Meu filho tem 2 anos e não fala. Como ajudar?
14:50
Dicas da Fono por Paula Moura
Рет қаралды 389 М.
Autismo em mulheres - 10 traços emocionais do espectro feminino
16:06
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 72 М.
O SEGREDO PARA ACALMAR UM AUTISTA. TÉCNICA INCRÍVEL PARA AUTISMO E TEA.
18:49
Prof. Tatiane Anzini - Turma da Tia Tati
Рет қаралды 627 М.
SINAIS DE AUTISMO: 6 Anos de idade -  Dra Kelly Oliveira
4:39
Pediatria Descomplicada com Dra. Kelly
Рет қаралды 4,2 М.
Autismo Nível 1 - 5 Erros em Psicoterapia para Autistas
18:14
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 4,5 М.
Entenda o teste das bonecas e sua relação com o Autismo
8:56
Autismo: Pai Psicologo ENTREVISTA Menino Asperger/Autista, Eric 9 anos
19:42
Família Tagarela - Autismo & TDAH
Рет қаралды 881 М.
5 Coisas que Irritam MUITO as Pessoas Autistas
16:24
Lygia Pereira - Autismo Feminino
Рет қаралды 227 М.
I CAN’T BELIEVE I LOST 😱
00:46
Topper Guild
Рет қаралды 85 МЛН