BEYONCÉ: ANCESTRALIDADE E AUTOCONSCIÊNCIA NEGRAS NO POP MUNDIAL

  Рет қаралды 241

Canal Preto

Canal Preto

2 ай бұрын

Longe de puramente dançante, a obra da cantora, compositora, empresária, produtora, performer e realizadora estadunidense Beyoncé (1981) já se provou, porque mobilizadora das juventudes, informadora de novos sentidos às identidades negras e às negritudes. De caráter pedagógico-epistêmico, a bibliodiscografia da texana assenta-se, em especial, sobre a valorização do conhecimento em história negro-africana e afro-diaspórica para outras autoconsciência e autoestima negras, tendo, em carreira de mais de década, alterado o significado então singular de excelência, quando o assunto é show business e indústria pop. Sob distintos adjetivos (reverenciada e aclamada, subestimada ou menosprezada) e uma autoria cuja potência intelectual persiste visionária, reconheça-se que a realizadora de "Black is King" (2020) e de "Cowboy Carter" (2024) anima perspectiva além-afrofuturista da existência e do fazer negros entre o retorno da ancestralidade desde África aos feitos mesmos do presente.
No Canal Preto da semana, considerações a respeito da empresa e dos projetos artísticos de Beyoncé na cena musical contemporânea, bem como do legado mobilizador e de visibilidade intergeracional de artistas e de outras expressões negras da afrodiáspora.
Fontes de pesquisa: Mundo Negro, Estadão Expresso Na Periferia, Folha de Pernambuco, Elle, Chicago Sun-Times e Portal Contemporâneo da América Latina e Caribe.
AGRADECIMENTO:
O Canal Preto agradece aos convidados a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo o conteúdo publicado ao longo da semana.
Arthur Anthunes (ARTH) - Jornalista, apresentador e criador de conteúdo. Criador do eolor.
Dante Alexandre Ribeiro - Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
#ParaTodoMundoVer: no vídeo (plano médio), vemos, nesta ordem de aparecimento, as seguintes pessoas convidadas: Arthur Anthunes (ARTH), um homem negro de pele clara e
de cabelos cacheados curtos barbado (tipo cavanhaque), veste uma blusa regata branca encimada por um blazer verde neon levemente plissado e usa uma gargantilha dourada; e Dante Alexandre Ribeiro, um homem negro de pele clara e com os cabelos em um corte americano tipo mid fade, veste uma camiseta preta estampada com o motivo "BEYONCÉ" fraseado em uma dupla tipografia (branco e preto) e usa colar e brincos prateados.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você? #Beyoncé #AncestralidadeAfricana #AutoconsciênciaNegra #CanalPreto

Пікірлер: 2
@marlucesantos54
@marlucesantos54 2 ай бұрын
boa noite
@paulamiranda949
@paulamiranda949 2 ай бұрын
Beyoncé e Rihanna totalmente embranquecidas.
ВОДА В СОЛО
00:20
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 29 МЛН
Smart Sigma Kid #funny #sigma #comedy
00:26
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 21 МЛН
КОМПОТ В СОЛО
00:16
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 31 МЛН
INSPIRAÇÃO PARA NOVAS GERAÇÕES - Com Elza Soares #YouTubeNegro
7:21
COMO VIVEM OS QUILOMBOLAS.
21:18
Professor Erivaldo Oliveira
Рет қаралды 6 М.
QUILOMBOS URBANOS
7:31
Canal Preto
Рет қаралды 237
Chico Buarque | Sangue Latino
24:01
Canal Brasil
Рет қаралды 91 М.
ASSIM TE OLHAM AQUI NESSE PAÍS 🇰🇭
20:04
Nômade Raiz
Рет қаралды 95 М.
ANDERSON LEONARDO CONTA QUE FOI AMEAÇADO
6:30
Cara a Tapa
Рет қаралды 334 М.
Teoria do Embranquecimento e o Colorismo | Soul Vaidosa
12:31
Soul Vaidosa
Рет қаралды 104 М.
ВОДА В СОЛО
00:20
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 29 МЛН