BOLSA FAMÍLIA: Acompanhamos duas famílias por dez anos para entender impactos do benefício

  Рет қаралды 45,715

Folha de S.Paulo

9 жыл бұрын

Conheça as trajetórias ao longo de dez anos de duas famílias beneficiárias do Bolsa Família no Nordeste. Por caminhos opostos, evoluíram radicalmente, mas seguem dependentes do Estado.
Lei mais em: temas.folha.uol.com.br/boyhood-bolsa-familia/dez-anos-depois/familias-melhoraram-de-vida-mas-ainda-dependem-de-programas-sociais.shtml

Пікірлер: 155
@alvarocomunicacao
@alvarocomunicacao 9 жыл бұрын
Ouço e vejo atentamente os comentários e defesas que normalmente as pessoas tecem sobre o Bolsa Família. No vídeo acima, chamou minha atenção, dentre outros, os seguintes pontos: 1 - o cuidado da família e investir na moradia e na alimentação, coisas básicas. Diferente do que muita gente má informada, ou má intencionada diz, o dinheiro está sendo utilizado para melhorar a vida das famílias; 2 - as crianças estão estudando e pretendem (parecem ter consciência de que é possível) ter uma vida melhor do que aquela que os pais tiveram; 3 - apesar dos avanços, ainda existem muitos problemas na educação. Isso continua sendo uma pedra no caminho dos mais pobres; 4 - muitos que criticam o Bolsa Família, sequer estiveram num lugar como aquele, onde adultos e crianças transitam entre os riachos de esgotos; 5 - a evolução vista pelas próprias famílias entrevistadas. "Morava numa casa de palha" e hoje já é possível ofertar aos filhos uma casa um pouco melhor. Ainda não é o ideal, mas aquelas famílias entendem isso como um passo importante; 6 - o Bolsa Família não vai quebrar o Brasil. Muitos dos que criticam o programa gastam mais de 2,8% da sua renda com cerveja ou belas roupas para ir à igreja. Sinceramente, acredito na importância do Bolsa Família para ir melhorando aos poucos a vida das famílias mais pobres. Logicamente, não basta oferecer apenas casa e comida, se faz necessário avançar mais também na educação, na saúde etc.
@claudiorodrigues8761
@claudiorodrigues8761 9 жыл бұрын
ÁLVARO LUIZ Concordo com vc!
@rafazeppelin
@rafazeppelin 9 жыл бұрын
Contém os prós e contras, como uma boa reportagem sempre deve ter. Parabéns, TV Folha.
@MateusDesignFan
@MateusDesignFan 8 жыл бұрын
+Rafael Oliveira exatamente assim que as materias de qualquer assunto de qualquer fonte deveria ser, estabelecendo prós e contras sem simplesmente atirar no leitor um posicionamento, resumo: folha mitou !
9 жыл бұрын
Eu nem me surpreendo mais com o Jornalismo que a TV Folha pratica. É JORNALISMO DE PRIMEIRA. É o que eu gosto e me inspira a fazer um dia. Está de parabéns toda a equipe envolvida com essa reportagem. Me orgulho de ser leitor/espectador da Folha.
@daniellucenag
@daniellucenag 9 жыл бұрын
Que matéria sensacional! Parabéns! Não vou entrar na discussão sobre bolsa família, vou atentar ao fato do saneamento básico que percebe-se pelo vídeo que esta em falta... Ainda tem um mundo de coisas para o Brasil se tornar um país socialmente justo.
@Uesleii16
@Uesleii16 9 жыл бұрын
Eu não sei se existe algum projeto que faça isso, mas o estado deveria dar assistência para um planejamento familiar, pois se não a família só ira crescer cada vez mais sem poder dar condições dignas aos seus filhos.
@sergiogonzales3851
@sergiogonzales3851 4 жыл бұрын
Disse tudo
@SamuelGomes-kp5fr
@SamuelGomes-kp5fr 5 жыл бұрын
E em 2019, como eles estão?
@Cacobats
@Cacobats 9 жыл бұрын
Bravo, caro Amauri Caetano Campos! Suas palavras são as minhas!
@lucianamarinho5833
@lucianamarinho5833 5 жыл бұрын
Que maravilha!!! A família cresceu e o bolsa família acompanhou. Os pais trabalham ???
@geovanaoliveira4389
@geovanaoliveira4389 4 жыл бұрын
Seria interessante saber como essas pessoas estão hoje, em 2020.🤔
@Mauccampos
@Mauccampos 9 жыл бұрын
Causa-me certa repugnância quando ouço, de manera gratuita, a frase "pobre não sabe votar" (frase geralmente complementada com a conclusão "por isso o país não vai pra frente"). Pobres votam tão bem quanto ricos; ou, sendo mais fatídico, pobres votam tão mal quanto ricos. Numa rápida observação, é fácil notar que todos nós votamos, quase que obrigatoriamente, mal. Com a quantidade de canditados existentes, com o volume de informações disponível (grande parte banalizada pelo sensacionalismo da mídia) e com todos os complexos mecanismos do sistema eleitoral, é extremamente improvável que cheguemos a uma conclusão correta de quem é, de fato, o melhor candidato. A matriz de comparação é quase infinita e as variáveis a serem condiseradas tornam a análise humanamente impossível, sobretudo para quem trabalha e/ou estuda. Então, no fim das contas, o voto se reduz invariavelmente ao raciocínio "voto em quem defende os meus interesses" - ainda que isso não seja pronunciado em voz alta. Tanto o rico quanto o pobre. O rico vota em geral em quem garante maior abertura do mercado e menor influência do Estado na economia, pois isso viabiliza seus negócios e amplifica seu poder de compra; já o pobre vota em geral em quem o auxilia financeiramente, ou por entrega de bens materiais, pois isso faz melhorar diretamente sua vida. É triste ver toda essa beligerância contra tais pessoas, as quais já não possuem o privilégio de ter nascido numa família bem estruturada e munida de posses - a loteria do nascimento ainda é fator importantíssimo no panorama atual -, sobretudo quando esses ataques vêm maquilados por frases de efeito como "é melhor para o país!" ou "deveriam pensar no bem de todos e não em seus próprios interesses". Não percebem que, contraditoriamente, também estão defendendo os seus próprios interesses. PS. Grande reportagem, bela edição. O texto está muito bom e elucidativo. Parabéns a todos os envolvidos.
@gmnillzerdenis3233
@gmnillzerdenis3233 9 жыл бұрын
Amauri Caetano Campos Concordo em partes. Quando se fala que pobre não sabe votar, isto não é necessariamente um preconceito, mas um fato(obviamente sem generalizar), pois suas condições sociais os limitam a ter um acesso adequado á informação, assim como as condições necessárias para se ter uma boa educação que os façam ter um senso crítico apurado e independente para que não sejam facilmente manipulados, como são, por uma elite politica, porém, ao meu ver como vc bem argumentou, no Brasil, estas condições não se aplicam apenas aos pobres pois, como vc bem disse, votamos mal quase que obrigatoriamente devido aos candidato existentes e um volume de informação limitado, e sobre a mídia que temos, nem se fala. Por isso, só agora, acredito eu, após uma crise política e econômica exorbitante é que a população está criando uma conscientização e uma sede de busca por informações verdadeiras. Esta geração que, por um lado, será marcada por um país afundado em corrupção e miséria, por outro, será a razão para que uma sociedade politicamente interessada e conscientizada finalmente comece a surgir.
@cassion6851
@cassion6851 9 жыл бұрын
GMNillzer Denis Porra nenhuma! Super ricos votam por conveniência muito mais do que os pobres, isso é fato. Condição social e voto consciente não tem relação alguma.
@gmnillzerdenis3233
@gmnillzerdenis3233 9 жыл бұрын
Cassio N Já deixei bem claro ali em cima que condição social é fator sim de consciência na ora da votação, vc não tem base de sustentação nesta sua afirmação, não é fato nenhum, não refutou nada do que eu disse, até pq estes "super ricos" que vc fala são a minoria da minoria que não possuem expressão alguma na quantidade de votos comparado ao resto da população brasileira que é pobre ou classe média. Em relação á quem vota por conveniência, o qual foi a parte que discordei do colega acima que fez uma relação sobre as pessoas que são egoístas na ora do voto, vamos lá, vamos ver quem realmente vota por conveniência....
@gmnillzerdenis3233
@gmnillzerdenis3233 9 жыл бұрын
Não vejo coerência nesse egoismo citado por ambos. Quem vota em um candidato visando um livre mercado e com menor interferência do Estado, está longe de ser um egoísta pois o livre mercado além de ampliar negócios já existentes, amplia as chances de toda a classe social de se inserir no mercado como empreendedor e não apenas como empregado, que só não é possível devido a grande burocracia e taxação imposta pelo Estado inchado que só beneficia uma elite empresarial para trocas de favores políticos entre si, enquanto que o resto da população(principalmente o mais pobre) é esmagada para continuarem dependentes do Estado, essa é a nossa história e dispensa comentários. Estado mínimo, defendido por liberais, é nada mais nada menos que, tirar o poder de uma minoria(elite politica/Estado) e colocar nas mãos da sociedade, onde o Estado irá cumprir apenas com suas obrigações para com a sociedade que é, conceder um ensino, uma saúde e uma segurança de qualidade, e que só não o faz por terem o excesso de poder em mãos que, por sua vez, o utilizam para interesses próprios, que também dispensa comentários, o PT é a maior prova disso tudo em nosso país.
@gmnillzerdenis3233
@gmnillzerdenis3233 9 жыл бұрын
Agora o pobre sim, pode se dizer de certa forma que é egoísta, pois vota exclusivamente pensando e preocupados em perder seus bolsas esmola. O problema é que o partido com esta visão simplesmente não existe e nunca existiu, por isso os candidatos isolados que pensam nesse Estado minimo não possuem expressão alguma, pois são minoria. O Brasil desde que foi Brasil sempre foi domesticado para ser dependente, sempre domesticados como gado que precisa de uma figura paternal para se locomover e se guiar, espero que a situação em que estamos vivendo faça com que esta nação deixe de ser covarde e se liberte das correntes do Estado para começar a andar com suas próprias pernas. Isso sim é fato.
@ronaldosousapaiva8928
@ronaldosousapaiva8928 5 жыл бұрын
maior programa de distribuição de renda do mundo, e mais eficiente, mas n é magica, só reafirma que leva 3 gerações pra sair da zona da pobreza.
@lucivalsoares
@lucivalsoares 9 жыл бұрын
Essa é uma das reportagens mais interessantes que eu já vi em tempos.
@leandraalves7070
@leandraalves7070 4 жыл бұрын
Parabéns ao menino que disse que queria ser engenheiro e, quando adolescente, estava se preparando para fazer Edificações. Ao mesmo tempo, lamentável a atitude das meninas que só iam para o curso para bagunçar
@vitorbrust
@vitorbrust 9 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo, espero que as crianças consigam entrar na faculdade e seguir seus sonhos.
@claudiorodrigues8761
@claudiorodrigues8761 9 жыл бұрын
O Bolsa Família tem um valor inestimável por manter as crianças pobres na escola, o que no futuro próximo (próxima geração) irá interromper um ciclo de pobreza familiar que se perpetuaria sem o programa. Aqui na minha cidade vejo com meus próprios olhos a evolução de uma família pobre (que mora perto da minha casa) cujas as crianças, 2 meninos, que catavam papelão na rua com seus pais quando tinham por volta de 10 e 12 anos, hoje na casa dos 20 anos, os 2 trabalham em emprego fixo e ajudam a sustentar os pais e irmãos mais novos, e ninguém mais da família cata papelão na rua pra sobreviver. Nesse tempo melhoraram sua moradia que já era própria mas caindo aos pedaços, hoje moram em uma casa de classe média baixa pro padrão brasileiro, mas rebocada e pintada; exemplo claro de que o bolsa família cumpre seu objetivo, a curto prazo tira a família da miséria, a longo prazo poderá tirar da pobreza as gerações futuras. Obviamente não é um programa perfeito, pois é eleitoreiro e chamado de "Bolsa ter Filhos", mas mesmo sem essa bolsa do governo, famílias pobres teriam muitos filhos, isso é fato. Já esses 2 meninos que citei, sem estudo por terem que ajudar os pais no trabalho durante a infância, tinham tudo pra ter se tornado hoje, jovens adultos drogados moradores de rua, ou não, poderiam ter se tonado jovens adultos trabalhadores honestos catadores de lixo como seus pais. Sejamos honestos! Qualquer benefício popular beneficia proporcionalmente o governante que o concede, por isso mesmo na última eleição todos os candidatos garantiram que o bolsa família seria mantido.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Claudio Rodrigues Não é o que diz a matéria na Folha, que é onde tem o link deste video. Leia parte da reportagem O esmero com as conquistas materiais na família Dumont não se estendeu à educação e cuidado com os filhos. As quatro filhas mais velhas engravidaram ainda adolescentes, entre 14 e 16 anos, e abandonaram os estudos assim que ficaram inelegíveis para receber o Bolsa Família. Hoje, sete dos seus filhos estão no programa, reproduzindo a trajetória da mãe. Engravidaram para que? Pra não ter que trabalhar. Mentira ou verdade? Então este teu discurso é bonito mas não é a realidade
@TheCriticFromSouth
@TheCriticFromSouth 9 жыл бұрын
Multyplus Print Solution A reportagem não diz que elas engravidaram para não ter que trabalhar. Aponta sim que uma família investiu mais no desenvolvimento material e a outra na educação dos filhos. Nenhum programa é perfeito, mas como o repórter mesmo diz, é inegável o benefício que a bolsa trouxe para ambas as famílias.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
TheCriticFromSouth Enquanto você vai com o milho estes aí já estão voltando com o fubá. Uma das famílias tinha 10 membros há dez anos, hoje está com 19 membros. As filhas ainda recebiam o Bolsa e engravidaram com 14 anos. Leia a reportagem escrita desta matéria. Tem o link nos meus comentários. A outra família tinha dois filhos homens e como não podem gerar filhos, a mãe então engravidou e nasceu o isaque (Sindrome de Down, por ser filho de mãe que passou da idade). Entendeu que a família das filhas mulheres aumentou, mas elas não casaram e para acomodar todo mundo tiveram que aumentar a casa. As duas famílias dependem única e exclusivamente do governo. Dos nossos impostos. Nós temos que trabalhar pra sustentar este pessoal. Não cresceu nada, só aumentou o problema que vai estourar mais adiante.
@TheCriticFromSouth
@TheCriticFromSouth 9 жыл бұрын
Multyplus Print Solution Eu NÃO vou com o milho de ninguém, e você não vai fazer seus comentários mais relevantes tentando insultar os outros. Eu li a reportagem ANTES de vir assistir ao vídeo e em nenhum ponto dele ou do texto, é dito que a família Dumont cresceu para ter acesso ao bolsa Família. O ponto de todo esse material, que você aparentemente não entendeu, é que a Bolsa Família ajuda as famílias mais pobres PORÉM não é uma solução para todos os males, e que mesmo famílias atendidas por ele, podem continuar sofrendo de outros problemas. Por fim, pobres tendo famílias muito grandes que eles não podem sustentar de maneira correta é um problema muito antigo, que deriva quase sempre de má educação, baixo acesso a métodos contraceptivos e/ou falta de planejamento familiar. Não é possível que tenha gente que acredite que essa situação começou com o Bolsa Família. Francamente...
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
TheCriticFromSouth Não te insultei não. Foi uma forma de dizer que vc está lento em relação ao que está ocorrendo no Brasil todo, exemplificado nesta matéria pela reportagem, mostrando estas duas famílias.Uma com filhas mulheres gerou beneficiários do Bolsa, ainda estando recebendo o Bolsa. A outra família, com filhos homens restou à mãe gerar filho e gerou um com sindrome de down, por estar já idosa. E não sou contra o Bolsa Família. Sou contra a proliferação que ele incentiva. Estas crianças vão crescer e como todos nós vão querer as coisas. A mãe, que de trabalho só conhece o "trabalho de parto", não vai ter como dar e elas num determinado momento vão se revoltar.
@TheVaguinholima
@TheVaguinholima 9 жыл бұрын
ótima reportagem.
@notuks
@notuks 9 жыл бұрын
"75% dos adultos do bolsa família TRABALHAM"
@barbudogrosseiro8809
@barbudogrosseiro8809 9 жыл бұрын
Leonan Fernandes quem fiscaliza se trabalham ou não? Como é feito o controle?
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Leonan Fernandes A candidata Marina Silva estava bem nas pesquisas. Dias antes da eleição depois de dizer que comiam um ovo dividido em 8 partes e falou: " ...porque nós vamos fazer um projeto para que as filhas do bolsa tenham condições de trabalhar e assim sair desta necessidade deste auxílio do governo ..." O resultado todos nós sabemos. Muitos foram surpreendidos quando começou a apuração. -Cadê os votos da Marina? Foi ali. No momento que ela disse que ia por as filhas do bolsa para trabalhar que ela perdeu a eleição. Eu assisti e naquele momento pensei. Se ferrou. Pessoal aí não trabalha não. Mas o pior é que tem meninas com 14 anos fazendo trabalho. Trabalho de parto é claro. Uma criança fazendo outra criança. Mãe solteira. Esta é a realidade e a reportagem mostra isto claramente. Procure se informar antes de dizer o que não sabe, pois a verdade é muito diferente daquilo que você escreveu.
@nelsonantonio4530
@nelsonantonio4530 9 жыл бұрын
@JoaoMarcos-uw9vp
@JoaoMarcos-uw9vp 3 жыл бұрын
Só pode ser piada kkkk
@EdairieMedeiros
@EdairieMedeiros 2 жыл бұрын
@@barbudogrosseiro8809 era feito pelo Cras, o programa tinha acompanhamento das assistentes sociais. Agora com o desmanche feito pelo Bozo, isso não será mais possível.
9 жыл бұрын
Magnifico trabalho de edição.
@viniciusmattos3936
@viniciusmattos3936 9 жыл бұрын
Ótima reportagem. Belíssimo trabalho!
@FelipeSali
@FelipeSali 9 жыл бұрын
Foi um bom trabalho jornalístico. Parabéns.
@edurezcosta
@edurezcosta 9 жыл бұрын
Parabéns pela reportagem Fernando!
@EncontrosDespedidas
@EncontrosDespedidas 6 жыл бұрын
Reportagem ótima.
@Roberto94085
@Roberto94085 9 жыл бұрын
Meus parabens
@ritauliana8592
@ritauliana8592 8 жыл бұрын
Ótima reportagem!
@liciomartins1487
@liciomartins1487 9 жыл бұрын
Ótima reportagem.
@IuryATB
@IuryATB 9 жыл бұрын
Parabenizo tanto a Folha de S.Paulo quanto a TV FOLHA pela reportagem responsável, algo raro na grande mídia. Ela desconstrói diversos mitos que envolvem o tema, provando empiricamente que Bolsa Família e trabalho não são antagônicos, que o programa, de fato, gera benefícios a quem o recebe e, o que é melhor, custando muito pouco ao país. E que, obviamente, gera dividendos políticos a quem está no poder - independente de quem esteja.
@nardosilva371
@nardosilva371 5 жыл бұрын
Podiam voltar para essas mesmas famílias nesse ano
@marciamariapassos7828
@marciamariapassos7828 4 жыл бұрын
Só quem precisa, sabe da importância.
@claudineiferreira
@claudineiferreira 9 жыл бұрын
Através do programa de transferencia de renda, com obrigatoriedade que estudem e estejam com as vacinas em dia, o Estado garante o "mínimo", apenas o "mínimo" de dignidade... Muito a que se fazer, mas pelo menos eles podem fazer suas refeições. Parabéns aos governos Lula e Dilam.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Fiz vários comentários e em nenhum eu disse ser contra o Bolsa Família. Sou contra a proliferação desenfreada que ele proporciona.Sou contra estas pessoas que dependem deste benefício terem um monte de filhos pra poder receber o máximo. No meu entender, se o governo desse uma quantia igual para todas as famílias certamente não iriam colocar tantos filhos pobres no mundo. Vejam o exemplo das duas familias: Uma com filhas mulheres, aumentou em 10 anos de 10 membros para 19 e sairam da escola para ser mãe aos 14 anos. (Uma criança gerando outra). A outra família com 2 filhos homens, não tendo como gerar filhos, está investindo nos estudos. E a mãe, já velha, gerou mais um com sindrome de down, por ter passado da idade.
@leonardooliveiradaconceica1617
@leonardooliveiradaconceica1617 3 жыл бұрын
Incentivos negativos para a sociedade em geral essas mães solteira so traz dispensa pro estado
@honeyraphaela
@honeyraphaela 3 жыл бұрын
Faz parte 2 - 2020. Vamos ver.
@thiagochalamet3512
@thiagochalamet3512 2 жыл бұрын
2021 com o fim da bolsa
@louisedacampo475
@louisedacampo475 7 жыл бұрын
Alguém sabe qual é a música que toca no inicio?
@Bpergher
@Bpergher 9 жыл бұрын
"- Mesmo com a corrupção, eu votava nela." Entendam como quiserem.
@IuryATB
@IuryATB 9 жыл бұрын
Bruno Pergher Deixe de ser simplista e leia o comentário do Amauri Caetano Campos .
@claudiorodrigues8761
@claudiorodrigues8761 9 жыл бұрын
Natural o pensamento dele: se ela rouba mas tá me ajudando, tudo bem pra mim! Afinal todo mundo vota segundo seus interesses pessoais, pouca gente vota pensando na coletividade, o que é um erro.
@maikonrodrigues5042
@maikonrodrigues5042 9 жыл бұрын
Bruno Pergher Qual a diferença entre eles e aqueles que dizem votar no Aécio, independente dos casos de corrupção desse sujeito, simplesmente para tirar o PT do poder?
@fabzz2027
@fabzz2027 9 жыл бұрын
Maikon Rodrigues PQP! Voce precisa estudar politica o mais rápido possivel. PT e PSDB são duas laminas da mesma tesoura. Procure saber o que é a "estrategia das tesouras". Leia: www.olavodecarvalho.org/semana/08032002globo.htm
@blahrvp
@blahrvp 8 жыл бұрын
+fabricio Alves Estudar política com Olavo de Carvalho!?? É o mesmo que estudar medicina com Marcelo Caron!
@hebertsantoslima5259
@hebertsantoslima5259 3 күн бұрын
A esmola institucional!
@marp2002
@marp2002 9 жыл бұрын
Eu penso que todo mundo (que não e radical) não questiona a necessidade do bolsa-família existir, o problema e como tornar estas pessoas independentes (economicamente) parece que não ha, um plano com metas para esse objetivo, seja alcançado!
@leonpio1
@leonpio1 3 жыл бұрын
Há uma lenda urbana muito medíocre na qual o bolsa família é inútil porque não resolve o problema da miséria. Mas quem se apega à essa lenda não entende que o propósito do bolsa família não é resolver o problema da miséria- a solução deste é muito mais complexa. O estado tem a responsabilidade e obrigatoriedade de amparar de alguma maneira estas pessoas que são, de fato, vítimas de um gigantesco e metódico crime social.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Leiam a matéria toda. É muito importante ver o que estão fazendo com nosso país temas.folha.uol.com.br/boyhood-bolsa-familia/dez-anos-depois/familias-melhoraram-de-vida-mas-ainda-dependem-de-programas-sociais.shtml
@jorgianegomes4
@jorgianegomes4 2 жыл бұрын
Como estão hoje essas famílias?
@jeffersonVieiraMargutti
@jeffersonVieiraMargutti 4 жыл бұрын
Não é a cura,mas pelo menos é um suave passo a frente na questão humana e assistencial.
@clacircavalet3011
@clacircavalet3011 5 жыл бұрын
Mas fazer filhos sabem muito bem. Trabalhar nem tanto.
@multyplus932
@multyplus932 4 ай бұрын
Não sou contra ajudar. Sou contra o requisito imposto de ter que ter filhos, para ter direito ao benefício. Isto gera mais problemas ainda.
@b.h.r.6866
@b.h.r.6866 6 жыл бұрын
Uma curiosidade: vcs notaram as crianças de cabelos loiros e olhos claros? Muita gente não estuda na escola a colonização holandesa em Pernambuco, é um fator interessante.
@FHN1987
@FHN1987 9 жыл бұрын
Veja bem, se um pai de familia, ja nao tem condicoes de trabalhar e trazer comida pra dentro de casa, porque vai e faz mais filhos? Ignorancia e ingenuidade ao extremo.
@Leomendoncacampos
@Leomendoncacampos 9 жыл бұрын
desde quando alguém é proibido de fazer filhos? se fazem na hora certa ou não, não é problema do Estado. cabe o Estado ajudar quem precisa, independentemente da pessoa ser esperta e saber faz as coisas na hora certa ou não. se dependesse de pessoas ~inteligentes~ como você, o Brasil ainda estaria no mapa da fome da ONU.
@claudiorodrigues8761
@claudiorodrigues8761 9 жыл бұрын
Leonardo Campos Desde que essa pessoa nasça na China, um filho por casal, se tiver um segundo filho tem que pagar imposto mensal pro governo, ou seja, lá só os ricos podem ter famílias maiores.
@gmnillzerdenis3233
@gmnillzerdenis3233 9 жыл бұрын
Pois é amigo, é isto o que este governo esquerdista de merda quer, manter as pessoas ignorantes e imbecis como os dois retardados que comentaram acima, para que não tenham conscientização de se fazer um planejamento familiar, ficando assim o resto da vida dependendo do Estado, se entupindo de filhos, sem falar na irresponsabilidade e crueldade de por uma criança no mundo para viver nessas condições, com intuito de receber mais dinheiro do bolsa vagabundo, para viver em condições miseráveis pelo resto da vida como as famílias deste vídeo, dependendo exclusivamente das migalhas do Estado. Governo de vagabundos assim como aqueles que os defende.
@FHN1987
@FHN1987 9 жыл бұрын
Leonardo Campos Se quer fazer filhos, sustente e eduque seus filhoes, nao dependa do governo. Entao e assim? Vou sair fazendo 10 filhos, nao vou conseguir sustenta-los e ai vou apelar para o governo, acha certo?
@FHN1987
@FHN1987 9 жыл бұрын
GMNillzer Denis E, na escola ja crescem sendo educados que se fazer filho o governo banca, por isso as filhas desses tal pai de familias ja saem fazendo filho pra ganhar do governo.
@PAULOHENRIQUE-fm9zc
@PAULOHENRIQUE-fm9zc Жыл бұрын
Façam filhos, Façam filhos se não der pra criar , a culpa é do governo...
@midiaplango
@midiaplango 9 жыл бұрын
Muito bem,eu me matando de trabalhar,pagando altos impostos,e os outros fazendo filhos,quer dizer : praticando muito mais sexo do que eu,e ainda receberão um "troféu"por isso.Muito bem Brasil,você merece o que é !
@roniconceicaoconceicao.4981
@roniconceicaoconceicao.4981 4 жыл бұрын
O bomsa família deve ser uma política de Estado.
@mayumidudanojapao8982
@mayumidudanojapao8982 3 жыл бұрын
Olha a mentalidade da cidadã!, vai pra Escola pra bagunça e fazer menino 😱😧
@nildasousa8242
@nildasousa8242 3 жыл бұрын
Tem filhos sabendo que não tem Condições de criar , sendo que tem remedio e preservativos de graça nos postos !
@thiagochalamet3512
@thiagochalamet3512 2 жыл бұрын
Isso é contra a fé católica
@nildasousa8242
@nildasousa8242 2 жыл бұрын
@@thiagochalamet3512 que se phoda a igreja não ajuda ninguém a criar seus filhos!
@thiagochalamet3512
@thiagochalamet3512 2 жыл бұрын
@@nildasousa8242 A Igreja que manda as pessoas transarem por acaso?
@top5em50segundos4
@top5em50segundos4 5 жыл бұрын
Bolsa família é uma forma de comprar de votos "legalizada".da oportunidades não da dinheiro! Como diz o ditado(não importa quanto porcos são sacrificados no chiqueiro ao lado,os porco vivo ainda contínua escolhendo o homem com o balde de comida.
@lobosolitario.8085
@lobosolitario.8085 2 жыл бұрын
Governo Bolsonaro Bolsa Familia estar 600 reais e auxilio gás 110 reais.
@marciamariapassos7828
@marciamariapassos7828 4 жыл бұрын
E agora com o desgoverno, fila enorme de espera.
@ivanochagas
@ivanochagas Жыл бұрын
Mais atual que nunca, especialmente depois do resultado dessas eleições 2022, com a volta do populismo. O final da reportagem valida exatamente isso: - "Mesmo condenados, vocês votariam neles?". - "Sim!" Taí a resposta...
@diogenessantos6311
@diogenessantos6311 Жыл бұрын
SALARIO MINIMO,,E BOLSA FAMILIA DE 600 CINTO NÃO TIRA NINGUÉM DA MISÉRIA DA POBREZA EXTREMA POR QUE É MIGALHA,,TUDO MINIMO É MIGALHA
@warley159
@warley159 9 жыл бұрын
Resumindo , não funciona.
@floramangini9224
@floramangini9224 6 жыл бұрын
Que discurso tendencioso, o desse jornalista - a quantidade de vezes em que ele repete "dependem do Estado" sem o mínimo de contextualização da miséria como uma questão social deveria ser criminosa, prum organismo de informação.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Uma reportagem muito importante que retrata muito bem o perigoso futuro que estão plantando no nosso país. Muitas mulheres pobres, para poder receber o benefício do governo acaba tendo filhos com vários homens, pois o bolsa contempla quem tem até 5 filhos e elas completam a carga necessária para receber o máximo. Estas crianças vão crescer e como todos nós vão querer as coisas. A mãe, que de trabalho só conhece o trabalho de parto, não vai ter como dar e a revolta delas será grande, daí vão pedir pra abaixar a maioridade penal para 4 anos. A solução não é acabar com o bolsa família, tem que ter ajuda sim, mas tem parar com esta infestação de crianças pobres. Que ajude a família pobre sem que eles tenham que por filhois no mundo, evitando assim construir mais hospitais, creches, maternidades, foruns, cadeias, penitenciárias etc. Fica assim mais barato. Um futuro terrível é o que eu presumo que teremos. Melhorar sim, mas sem precisar por filhos no mundo, pois aí que está o verdadeiro problema, pois eles crescerão e não vão servir apenas para votar. Parabéns a todos que fizeram este video. Muito bem elaborado, mas faltou este meu ponto de vista. Que se for para receber o bolsa que deixem de fabricar meninos. Numa progressão aritmética vejam o que vai virar este país." Pelo trabalho também se faz a inclusão" . 1:56 Aprenderem fazer o que lá? Só bagunçar. Bagunçar e fazer menino (parir) Vivem com 852 reais do dinheiro vindo apenas do Bolsa Família (todos jovens e inválidos?) Não, sabem fazer menino.
@feramires
@feramires 9 жыл бұрын
Multyplus Print Solution Você assistiu o mesmo vídeo que eu? Parece que não. O valor de programas sociais recebido por cada criança não compensa o "gasto" que cada criança dá. Eles vivem em regiões isoladas, com pouco acesso à energia elétrica, esgoto, quanto mais a trabalho. Mesmo assim, 75% das pessoas que recebem o benefício trabalham (para contrariar o que você disse). A reportagem deixa clara que as melhorias são gradativas, de geração para geração: os pais vêm mudanças financeiras, conseguem alimentar a família, trazer algum tipo de "conforto" para os filhos. Os filhos, porém, partem de outro patamar: podem investir seu tempo na escola, ao invés de trabalhar para contribuir com a renda. Temos lições para tirar do trabalho, claro. Por exemplo, de qual forma podemos fazer com que a evolução dessas famílias seja mais rápida? Como podemos inserir essas pessoas na vida cultural do país, e não apenas tirá-los da miséria? O futuro pode não parecer ser brilhante, porém, pelo que eu pude ver, parece ser melhor do que o futuro que existia há 10 anos.
@claudiorodrigues8761
@claudiorodrigues8761 9 жыл бұрын
Penso que seu ponto de vista está equivocado, pois pobre tem muitos filhos com ou sem a ajuda do governo. Basta ver as estatísticas de fecundidade familiar de 20, 30, 40 anos atrás, a minha tia-avó por exemplo hoje com 70 anos, teve 11 filhos, a irmã dela teve 10, dos filhos(meus primos em 2ºgrau) o que teve mais filhos teve 6, já meus primos pensam em ter 2 filhos no máximo. As estatísticas mostram que quanto maior o nível de escolaridade dos pais, menor a quantidade de filhos. Mostram também que a média de fecundidade no Brasil vem diminuindo ano a ano e a população em geral envelhecendo, o que vem mudando o formato da pirâmide etária brasileira: fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/12/16/piramide-etaria-brasileira/ O que isso tem haver com o bolsa família? É que criança na escola é garantia de trabalho digno pra ela quando adulta, gerando famílias com menos filhos e melhor estruturadas, quebrando o ciclo de pobreza familiar que se perpetuaria.
@feramires
@feramires 9 жыл бұрын
Glauber A. Não foi o que o vídeo mostrou. Hoje em dia, essas pessoas têm um presente muito melhor do que há 10 anos e, dessa forma, podem escrever um futuro melhor, mesmo que ainda tenham dificuldades e dependam do Estado. A questão da educação é um fato, precisamos melhorar bastante o ensino público, e esse seria um dos pontos para que mais mudanças cheguem e de forma mais rápida.
@multyplusprintsolution
@multyplusprintsolution 9 жыл бұрын
Fernando Ramires Não só assisti o video como li a matéria. Uma mulher sacudida falando que não pode trabalhar porque tem que cuidar da criança. Pelo trabalho também se consegue a inclusão social. Tiro base por mim.
@feramires
@feramires 9 жыл бұрын
Multyplus Print Solution Como você disse: UMA mulher falando, porém eles deixam claro que 75% das pessoas que recebem o benefício está trabalhando.
@JorgeSilva-qe2kj
@JorgeSilva-qe2kj 3 жыл бұрын
Ue!!!! Mas o lula nao tinha acabado com a pobreza?
@JoaoMarcos-uw9vp
@JoaoMarcos-uw9vp 3 жыл бұрын
Podre só sabe fazer filho e assim que os grandes se perpetuam no poder...
@JanduirMedeirosdeMorais
@JanduirMedeirosdeMorais 9 жыл бұрын
Acho muito importante o Bolsa Família, obrigando a criança a ir pra Escola, essa espera-se que tenha uma educação melhor. O que não é possível, é ameaçar essas pessoas que se não ganhar o candidato da situação, vai ser cortado, não pode um 1 dia antes da eleição, milhares de torpedos serem enviados dizendo que para o bolsa família continuar, deveria votar 13 (tenho 2 parentes que receberam). FHC teve vergonha em 2002 de dizer que o bolsa escola já atingia 5 milhões de brasileiros e perdeu a eleição. Não é possível o governo atual comemorar quase 50 milhões recebendo, quando deveria comemorar a diminuição. Mas felizmente, de 5 parentes petistas doentes, apenas 1 ainda é devoto da seita petista...
@prof.oliveira2819
@prof.oliveira2819 4 жыл бұрын
Tá justificado porque o Nordeste vota para o PT.
@daniellucenag
@daniellucenag 9 жыл бұрын
Que matéria sensacional! Parabéns! Não vou entrar na discussão sobre bolsa família, vou atentar ao fato do saneamento básico que percebe-se pelo vídeo que esta em falta... Ainda tem um mundo de coisas para o Brasil se tornar um país socialmente justo.
Jumping off balcony pulls her tooth! 🫣🦷
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 16 МЛН
ВОДА В СОЛО
00:20
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 31 МЛН