CANÇÃO EM MODO MENOR: UMA CANÇÃO ERUDITA OU POPULAR?

  Рет қаралды 76

Marcelo Elme

Marcelo Elme

24 күн бұрын

Você, que gosta de cantar... Provavelmente quando pensa em Tom Jobim e Vinicius de Moraes se lembra de “Chega de Saudade” ou “Garota de Ipanema”, ícones da bossa nova que alçaram a produção musical brasileira ao topo do mundo. Após esse período histórico, Tom e Vinicius, através de parcerias ou individualmente, emplacaram muitas outras canções, atingindo grande popularidade sem abdicar da qualidade.
Mas existe uma parte do repertório dessa dupla que está um pouco mais “escondida”. Trata-se de uma produção que flerta com a canção de câmara erudita, e que se iniciou na fase pré-bossa nova, avançando para um pouco além desse período, mas num universo paralelo. Desse repertório podemos citar “Estrada Branca”, “Canção do Amor Demais”, “Canta, Canta Mais”, “As Praias Desertas” e “Derradeira Primavera”. Algumas dessas peças foram interpretadas, inclusive, por artistas de formação lírica.
“Canção em Modo Menor” pertence a esse conjunto. Como as outras canções citadas, essa obra é classificada como popular. No entanto, sua estrutura melódica e harmônica não deixa nada a desejar se a compararmos com certas canções de autores eruditos, como, por exemplo, o “Acalanto da Rosa”, de Claudio Santoro, com letra, veja só, de Vinicius de Moraes!
Mas, por que a primeira é considerada popular e a segunda erudita? Como surgiu esse tipo de distinção no universo da música? Será que ainda faz sentido catalogar as músicas de acordo com esses critérios? E, principalmente para nós, que gostamos de cantar, que aprimoramentos vocais essas peças mais elaboradas podem estimular? Vamos falar sobre isso?

Пікірлер: 2
@andreguilherme6540
@andreguilherme6540 22 күн бұрын
Marcelo, o seu trabalho aqui no KZfaq é notável, maravilhosas aulas e interpretações. Parabéns! 👏
@marceloelme839
@marceloelme839 22 күн бұрын
@@andreguilherme6540 obrigado, querido. É uma forma de revisar alguns conceitos, criar um portfolio e compartilhar conhecimentos. E também é bem divertido montar essas aulas! Grande abraço!
IMAGINA: UMA CANÇÃO COM MUITOS TEMPOS
25:14
Marcelo Elme
Рет қаралды 136
INSENSATEZ: VIBRATO EM BOSSA NOVA, PODE OU NÃO PODE?
25:00
Marcelo Elme
Рет қаралды 72
Little girl's dream of a giant teddy bear is about to come true #shorts
00:32
Cool Items! New Gadgets, Smart Appliances 🌟 By 123 GO! House
00:18
123 GO! HOUSE
Рет қаралды 17 МЛН
FLOR AMOROSA: PARA EXERCITAR A VOZ, QUE TAL CANTAR UM CHORO?
24:03
PARA-RAIO: UMA CANÇÃO CONTRAMÉTRICA
16:39
Marcelo Elme
Рет қаралды 85