Brasil: Estado grande, baixo crescimento e pouca produtividade | Ulisses de Gamboa e Antonio Lanzana

  Рет қаралды 3,911

Canal UM BRASIL

Canal UM BRASIL

Күн бұрын

Inscreva-se no Canal UM BRASIL📺
Entrevista inédita toda sexta-feira às 11H🎙️
Entrevista produzida em parceria com a Revista PB. Conheça: revistapb.com.br/
O que você vai encontrar nesse debate:
0:00 - Abertura
0:49 - O que faltou para o Brasil crescer mais nesses últimos 60 anos?
6:32 - Quais são as consequências para o ambiente de negócios dessas intervenções do Estado na economia?
11:32 - O Brasil aprovou algumas reformas importantes com a lei de liberdade econômica, marco do saneamento, Independência do banco central. O que isso significa para a governança do país?
17:48 - O censo de 2022 mostrou que os brasileiros acima de 60 anos já representam quase 16% da população, um aumento de 56% em relação a 2010. Qual será o impacto dessa nova configuração demográfica do Brasil no desempenho econômico nos próximos anos?
26:35 - Esse novo arcabouço fiscal dá um sinal contrário à redução do tamanho do Estado na economia?
30:43 - Quais políticas públicas poderiam ser implementadas para contribuir com uma melhora mais intensa na liberdade econômica no país?
34:25 - As regras, a expansão das responsabilidades estatais criadas na Constituição de 88 têm alguma relação com esse crescimento dos gastos públicos?
Inscreva-se no canal!
Para saber mais, acesse: umbrasil.com
Facebook, Instagram, Twitter e TikTok: ‪@CanalUMBRASIL‬
*Entrevista gravada em 10 de novembro de 2023.
Mesmo diante de um esforço para superar as marcas de uma crise econômica com impactos descomedidos à qualidade de vida dos brasileiros, o Poder Público falha em demonstrar que as duras lições que a última década deixou foram aprendidas. Ao mesmo tempo, a busca pelo aumento da arrecadação sem que se olhe para a necessidade de redução do gasto público, e para a urgência de um redesenho da máquina pública, cobra um preço alto, condenando a produtividade nacional à estagnação - justamente o motor do crescimento.
“O grande desafio brasileiro de agora, e ainda de muitos anos, é a questão da solvência fiscal. Quando se avalia o endividamento público do País pelo critério internacional, já estamos chegando próximos a 100% do PIB [Produto Interno Bruto]. O que precisamos é de um ajuste fiscal que envolva a redução do gasto público, mas vemos um arcabouço cujo modelo é de crescimento da despesa. Temos no radar uma rota de insolvência a médio e longo prazos, mas não temos uma regra fiscal para solucionar esse problema”, adverte Ulisses Ruiz de Gamboa, professor de Economia e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em debate com Antonio Lanzana, economista e copresidente do Conselho de Economia Empresarial e Política da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Lanzana afirma que o País está melhor do que nas décadas passadas em termos de avanço do PIB, mas ficando mais pobre, com um desempenho muito inferior ao observado no mundo e nas nações emergentes. “Nos últimos 30 anos, a nossa produtividade cresceu, em média, 0,6% ao ano (a.a.). Nos países de renda média baixa, cresceu 3,3%. Não por coincidência, o Estado brasileiro cresceu absurdamente nesse período. Talvez o principal fator responsável pelo baixo desempenho da nossa economia esteja associado ao gigantismo estatal”, adverte.
Gamboa sinaliza que o Brasil é o segundo país que mais envelhece no mundo, e isso trará crescimento importante do gasto público com a Previdência e com a Saúde. “São itens que não vão parar de crescer. Temos um modelo de crescimento contínuo de despesa pública, e isso está chancelado com o novo arcabouço fiscal. Nós, como sociedade, talvez não estejamos dando o devido peso às consequências dessas mudanças demográficas.”
O debate foi realizado pelo Canal UM BRASIL e pela Revista Problemas Brasileiros (PB) - produtos da FecomercioSP -, em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (Mackliber).
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.
#TamanhodoEstado #Crescimento #CanalUMBRASIL

Пікірлер: 17
@MundoDaGuiomar
@MundoDaGuiomar 7 ай бұрын
Bom dia excelente trabalho meu amigo vc é um grande amigo!!!
@albertlourencooliveira9056
@albertlourencooliveira9056 5 ай бұрын
Obrigado!
@ricardosimaovieira7175
@ricardosimaovieira7175 2 ай бұрын
Muito bom!
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 7 ай бұрын
Obrigado
@poliniques
@poliniques 7 ай бұрын
O reflexo de todas as disfuncionalidades apresentadas a cima podem ser vistos nesta coluna de comentários. Este é um tema que precisa ser debatido pela sociedade em geral e no entanto recebeu apenas 5 comentários em 588 lidas realizadas em 14 hrs em um universo de 79 mil subscritos. Se este debate fosse a respeito de quem beijou quem no BBB ou ficou debaixo das cobertas esta pauta estaria repleta de comentários, dos mais absurdos possíveis em 10 minutos. Muitos comentariam "kkkkkkkkkk". Na minha opinião o problema do Brasil não é técnico nem ideológico, nosso problema é cultural. A cultura à qual me refiro é aquela que vem de casa, não aquela que a gente deveria receber na escola porque escola não dá cultura, escola oferece conhecimento para o indivíduo fazer algo com ele ou não. Abraço.
@annapaulaquadros
@annapaulaquadros 6 ай бұрын
Concordo. E mesmo quem é formado , pergunta quem lê? Quem entende de economia ao menos de forma básica? É triste.. eu tb fico desanimada qdo penso isso…
@annapaulaquadros
@annapaulaquadros 6 ай бұрын
👏
@cristianodocanto5624
@cristianodocanto5624 6 ай бұрын
O professor Lanzana foi cirurgico ao afirmar que "com envelhecimento da população no Brasil a atual previdência deve ser repensada e determinados setores podem absorver essa mão de obra". Uma visão de futuro de um pessoa que sabe o que está falando. Parabéns professor!!!
@jesseangelino
@jesseangelino 6 күн бұрын
Estado ineficiente + paternalismo/clientelismo + lobby inescrupuloso + desmonte do setor industrial + políticas de legenda partidária suplantando as políticas de Estado = estagnação no desenvolvimento econômico e social... o "gigante" ficará para trás
@MultiSUPERLATIVO
@MultiSUPERLATIVO 7 ай бұрын
Sobre a independência do Banco Central, o governo atual está fazendo de tudo para modificar o regimento interno daquela instituição, exatamente para poder colocar na presidência do banco um aliado seu. É uma tragédia.
@Blefiz
@Blefiz 7 ай бұрын
Não precisa mudar nada, em 2025 vão colocar o Galípolo, adorador da teoria monetária moderna, um terraplanismo sem tamanho no âmbito fiscal e macro econômico.
@evandrofontes6501
@evandrofontes6501 4 ай бұрын
Incrível!!! 40 minutos de ponderações, exposição de números, história e nem um dedo sobre O SEGUNDO MAIOR GASTO CORRENTE DO BRASIL: OS JUROS DA ROLAGEM DA DÍVIDA PÚBLICA. É COMO SE NÃO EXISTISSE . 600 BILHÕES PRA CEVAR A ELITE RENTISTA.
@samuelrochademello4482
@samuelrochademello4482 7 ай бұрын
Pergunto aos professores qual é o percentual de Juros e Amortizações da dívida pública interna do orçamento de 2022 ? E pergunto se é do seu conhecimento, e como avaliam o trabalho de Maria Lúcia Fattorelli - auditora fiscal, que está presente na rede pelo site Auditoria Cidadã da Dívida.
@anaclaudiabonfimdesousa6046
@anaclaudiabonfimdesousa6046 7 ай бұрын
Bc independente tirando do pobre e pagando juros nas alturas pra banqueiros
@pauloneves517
@pauloneves517 7 ай бұрын
Ideia de banco central independente é utópica. Ingênuo quem acredita nessa tal independência. Impossível dissociar economia de política. E, ainda mais, marginalizar a política dizendo que não se pode mistura-las. É mandatório haver esse miscigenação. A sociedade respira política, economia. A política conduz a economia. Problema do burocrata é achar que vive num mundo ascético.
Painel de Debate: Mercado e Economia
1:06:05
Getap
Рет қаралды 714
3 wheeler new bike fitting
00:19
Ruhul Shorts
Рет қаралды 50 МЛН
Why You Should Always Help Others ❤️
00:40
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 138 МЛН
The joker's house has been invaded by a pseudo-human#joker #shorts
00:39
Untitled Joker
Рет қаралды 9 МЛН
THEY WANTED TO TAKE ALL HIS GOODIES 🍫🥤🍟😂
00:17
OKUNJATA
Рет қаралды 4,4 МЛН
A utopia brasileira, por Eduardo Giannetti
44:25
FecomercioSP
Рет қаралды 113 М.
EVITE 9 CAUSAS DE DESATENÇÃO (QUE NÃO SÃO TDAH) | Psiquiatra Fernando Fernandes
16:39
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 164 М.
Por quê a produtividade é baixa no Brasil?
9:46
Paulo Gala/ Economia & Finanças
Рет қаралды 6 М.
10 FATOS SOBRE ANTIDEPRESSIVOS QUE POUCOS SABEM | Psiquiatra Fernando Fernandes
20:38
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 29 М.
Roberto DaMatta analisa a sociedade brasileira contemporânea
34:05
FecomercioSP
Рет қаралды 253 М.
Saúde emocional - Cultive esses 7 hábitos  |  Psiquiatra Fernando Fernandes
28:35
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 1,7 МЛН
Três lições para tempos difíceis - por Viktor Frankl | Psiquiatra Fernando Fernandes
18:48
3 wheeler new bike fitting
00:19
Ruhul Shorts
Рет қаралды 50 МЛН