CARANDIRU: O RAIO-X DO INFERNO

  Рет қаралды 707,417

Iconografia da História

Iconografia da História

10 ай бұрын

AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA:
Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh
Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh
Siga nosso canal de CORTES: / @iconografiadahistoria...
Siga-nos em todas as redes: linktr.ee/iconografiadahistor...
Apresentação: Joel Paviotti
Texto e roteirização: Joel Paviotti
Revisão: Adriana de Paula
Câmera e produção: Fernando Zeneratto
Edição: Eduardo Goes
Direção: Caio Picinini
0:06:14 - O que é a cadeia
0:10:17 - A penitenciária de São Paulo
0:16:07 - A história da casa de detenção
0:37:25 - O massacre
0:57:04 - As versões dos fatos
1:00:49 - O que mudou?

Пікірлер: 2 000
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA: Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh Visite o Espaço Memória Carandiru: www.etecpj.com.br/memoria/ Referências: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. BRASIL. Mutirão Carcerário: raio x do sistema penitenciário brasileiro. 2012. Disponível em: FERREIRA, Carolina Cutrupi Ferreira; LUZ, Yuri; MACHADO, Maíra Rocha; MATSUDA, Fernanda Emy; PARENT, Colette; PIRES, Alvaro Penna. Atividade legislativa e obstáculos à inovação em matéria Penal no Brasil. Relatório de Pesquisa apresentado ao Ministério da Justiça/PNUD, no projeto “Pensando o Direito” Ed. n. 32/2010, Referência PRODOC BRA 07/004, São Paulo, set. 2010. SHECAIRA, Sérgio Salomão. Novamente, um novo Carandiru. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v. 10, n. 119 Esp., p. 7-8, out. 2002. VARELLA, Drauzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ONODERA, Iwi Mina. “Estado e violência: um estudo sobre o Massacre do Carandiru”. Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC-SP, 2007. MACHADO, Rocha Maíra e MACHADO, Marta Rodriguez de Assis (coord.). Carandiru não é coisa do passado: um balanço sobre os processos, as instituições e as narrativas 23 anos após o massacre. São Paulo: FGV Direito SP, 2015. agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-09/massacre-do-carandiru-completa-30-anos memorialdaresistenciasp.org.br/lugares/complexo-penitenciario-do-carandiru/ www.bbc.com/portuguese/brasil-63069128 www.scielo.br/j/nec/a/ZbWF3kvfSYJMQCMSN9ZfmFt/ portal.mj.gov.br/main.asp?View=%7BD574E9CE-3C7D-437A-A5B6-22166AD2E896%7D&Team=&params=itemID=%7BC37B2AE9-4C68-4006-8B16-24D28407509C%7D;&UIPartUID=%7B2868BA3C-1C72-4347-BE11-A26F70F4CB26%7D agemt.pucsp.br/noticias/massacre-do-carandiru-completa-30-anos bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/13989 www.mpsp.mp.br/w/justi%C3%A7a-anula-julgamento-que-condenou-74-pms-pelo-massacre-do-carandiru www.etecpj.com.br/memoria/ revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180308192016004 BISSILIAT, Maureen. (Org.) Aqui dentro páginas de uma memória: Carandiru. São Paulo: Imprensa Oficial, 2003. O prisioneiro da grade de ferro (Auto-retratos) - dir. Paulo Sacramento - São Paulo, 2003, 123 min.
@igormedeiros9989
@igormedeiros9989 2 ай бұрын
Meu finado tio era sargento aposentado da Rota e estava láneste dia. Me lembro de ouvir ele me contar várias vezes que eles entraram no inferno. Que muitos policiais surtaram por medo. Que a maioria dos presos se renderam sim mas muitos atacaram os policiais com armas brancas. Me lembro dele dizer que um preso estava matando o outro com um massarico na boca, ele mandou ele se deitar mas ele o atacou com o massarico. Ele falava que os policiais nunca foram preparados para o que encontrariam lá dentro, nem tinha como. Eu acredito que foi um mix... policiais despreparados, falta de informação sobre a situação, falta de comando, policiais com sede de sangue, outros policiais assustados e uma situação que pode facilmente ser comparada ao próprio inferno na terra. Minha opinião sobre as mortes é que, provavelmente houveram três situações... existiu por um lado execuções mas também houve legítima defesa e até preso matando outro preso. Caso difícil de julgar. Uma tragédia dificilmente ocorre por um motivo só. Parafraseando o Lito do aviões e músicas... são vários elos da corrente que se fecham.
@edirfernando3012
@edirfernando3012 14 күн бұрын
Isso mesmo bem dito sobre....
@aahmano
@aahmano 10 ай бұрын
Namoral... Sem palavras pra esse canal. Os cara são demais, e vão de cabo a rabo no tema. Merece mais do que aplausos...
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
👊🏽
@juliocortez5604
@juliocortez5604 10 ай бұрын
Já vi 1000000 de conteúdos sobre crime organizado e sistema carcerário. Já fiz pesquisa científica sobre. Realmente, o prazer de acompanhar os casos nesse canal é diferenciado.
@marceloamorimibna
@marceloamorimibna 10 ай бұрын
O vídeo é excelente parabéns. Na minha humilde opinião não podemos diminuir a culpa da ação desastrosa das forças de segurança. Mas precisamos lembrar que tudo começou com a violência dos próprios detenções se matando. É necessário não glamurisar a vida do crime e dizer aos juvenis que quando vc se arrisca por este mundo, está sujeito a ir parar em lugares horrorosos como foi o Carandiru. O crime não compensa molecada
@vinnydoasfalto4096
@vinnydoasfalto4096 9 ай бұрын
👋🏼👋🏼👋🏼👋🏼Excelente conteúdo de primeiríssima qualidade! Galera do canal aí está de parabéns e só quem correu atrás pra produzir esse vídeo, sabe quanto foi trabalhoso pra juntar tudo e lançar na plataforma!
@jou1900
@jou1900 8 ай бұрын
Na moral*
@Anonimo-ry6je
@Anonimo-ry6je 8 ай бұрын
Vou contar meu relato aqui, fui presidiário no Carandiru dos anos 90 a 95, réu primário pavilhão 9, fui preso pq fiz um assalto e eles me pegaram na minha casa com o flagrante, na época estava prestes a completar 20 anos, fui criado pela minha mãe( Lurdes) não tive pai, passei muita necessidade na infância e no começo da vida adulta,nasci na região da ZL…morávamos em um barraco de um cômodo na entrada da favela, entregava currículo e nada, cheguei a vender bolo pra minha mãe no farol mas mal dava pra comprar um arroz, cheguei a amarrar garrafa pet nos pés por não ter um chinelo, estou falando de miséria extrema, não tínhamos nenhum parente, sempre só eu e minha mãe no mundo, comecei vendendo droga na porta de casa, 3 horinha de trampo 50 reais, passamos a viver como deuses…mais velho quando iria completar 20 anos eu inventei de fazer um assalto pra inteirar e pegar uma moto veia de um amigo pra trabalhar entregando pizza,roubei uma farmácia grande da época…tudo saiu perfeito, 4 horas depois não sei como eles acharam meu barraco e me prenderam com dinheiro em flagrante, o dono me reconheceu e eu me vi dentro da casa de dentençao do Carandiru pavilhão 9, voram os anos mais perturbados da minha vida, aquilo ali era sobrevivência, morte todo dia, se vc olhasse torto vc arrumava treta, quase morri inúmeras vezes por besteira, uma vez derrubei café na porta de uma cela de um mano considerado lá, bem mais velho q eu, pedi desculpas mas ele ficou nervoso, me chamou pra trocar faca na rua 10 eu aceitei, era magrinho ele era gigante, me deu uma facada no braço direito que abriu meu bíceps como um pão francês no meio, eu caí no chão e outros mano mais Velho apaziguo pq viram que eu tava na razão, inclusive um desses mano foi o famoso Claudinho kkk quem quiser saber quem é da uma olhada aí no canal dele, Claudinho Carandiru, gente finíssima, mano de peso…no dia do massacre eu estava jogando no campo, voltamos pra cela e vimos a pancadaria entre dois bonde de preso, aí a cadeia virou…os home invadiu, eu tentei subir pro segundo andar, tomei um tiro na panturrilha e rolei a escada, cai já em cima de corpos, os policiais passavam por mim e nem olhava, era como se eu fosse invisível, foi um livramento…fiquei lá agonizando com a perna estourada no meio, enfim, sobrevivi, hoje sou casado, 3 filhos, trabalhador, todos erramos na vida, e temos o direito de recomeçar, hoje sou um soldado de Cristo, cristão devoto, o que eu passei na minha vida não desejo a ninguém, eu achava que minha vida era um inferno, mas conheci o inferno quando cai naquela cadeia, a noite vc escutava preso chorando, gritando, uns diziam que era até assombração, o negócio era punk, vcs não tem noção, até hoje eu sonho com isso, parece que estou lá…enfim, se apeguem a Deus e saiam da vida do crime enquanto a tempo…
@andersonduartemendes1115
@andersonduartemendes1115 6 ай бұрын
Putz poderia ter tido o CPF cancelado tbm pq sua vítima não teve chance de não ter sido assaltada por vc então porque vc merecia ter chances????
@kethelysantos1761
@kethelysantos1761 6 ай бұрын
Não cabe há ninguém julgar, todos somos humanos. Aprendemos com erros , Deus é amor e perdão. Infelizmente a população sempre olha com o olhar de julgo. Não estou defendendo mais também não julgo. Acho que a vida é feita de lições e aprendizados . Fico feliz que você tenha aprendido . Nem todos que tem a lição aprendem pelo contrário ficam pior. Há cada pessoa que comete o ato se arrepende de coração e muda buscando o perdão essa ja é vitoriosa.
@Anonimo-ry6je
@Anonimo-ry6je 6 ай бұрын
@@andersonduartemendes1115 o mundo é gigante veinho, pelo foto ainda é mlk novo, não jugue tanto, talvez vc tenha filhos um dia e eles estão sujeito a tudo, até a passar um sofrimento pior que o meu, vivência faz o homem, mas pelas suas atitudes e falta de empatia com o próximo já vi que é mlk ainda, um dia aprende…
@carlosgoe182
@carlosgoe182 6 ай бұрын
​@@Anonimo-ry6jeVc cresceu em uma vida humilde e difícil com poucas condições e culpa de tudo isso de pelo menos 90% Se chama governo a política brasileira corrupta tem culpa da grande parcela onde muitos vão para o crime por conta das dificuldades familiares econômica praticamente não tendo outra opção. Deus abençoe e parabéns pela volta por cima !!!
@babirox
@babirox 6 ай бұрын
É o Claudinho do canal "Tantos Dias de Detenção?"
@maiarasantanaoliveira9141
@maiarasantanaoliveira9141 10 ай бұрын
Estudei nessa Etec, fui a segunda turma, ainda quando era só o ensino médio regular sem nenhum técnico. Já prestei vestibulinho justamente para o Carandiru porque já gostava de estudar sobre o tema. Inclusive, sabíamos que havia a replicação de uma cela onde seria feito num futuro um museu. Entrei escondida lá para ver e saí correndo de medo. Até hoje lembro do frio. As salas eram ambientes e tínhamos aulas nos dois prédios e o projeto da escola já no primeiro ano discutia o espaço do Carandiru. Em geografia inclusive nós tínhamos que ler o livro do Drauzio e trabalhar com ele durante o primeiro semestre. As salas de aula eram celas, e podíamos ver o teto cheio de desenhos e inscrições dos presidiários se tirássemos o drywall. Essa Etec recebia muita doação privada porque era local de muitas gravações de novelas e filmes. Era uma das principais de são Paulo na época (2009,2010..), tinha lousa digital, sla de teatro, salas ambientes, videoteca e tanana. Hoje sei que muita coisa desse projeto pedagógico se foi. Uma pena! Parabéns pelo vídeo! Ficou ótimo!
@user-ik8vh6qn8r
@user-ik8vh6qn8r 10 ай бұрын
Na fundação casa aos meus 16 anos descobri que a maldade humana é tensa vi funcionário torturar moleque de 13,14 anos a troco de nada preso não é santo pq se fosse não estaria preso mas os funcionários tbm são bem ruins perdi as contas de quantas vezes vi moleque ser desmaiado de tanto apanhar apenas por esquecer de falar "licença senho" ao passar perto de um funcionário, tbm vi um que escorregou no banheiro e caiu o funcionário chegou do nada e chutou ele no chão quebrou braço dele que nem tinha feito nada só caído, havia uma salinha de uns 1,5m 2m onde juntava uns 5 funcionários grandes pq os cara fazem academia pra isso mesmo e lá torturarem os caras sempre diziam o objetivo é "raxar pote" que é raxar a cabeça do cara jogando ela contra a parede ou dando cadeirada isso depois de bater bastante covardia 5 adulto batendo em um moleque amarrado, fiquei 2 anos lá fui pelo art.33, saí de lá construi minha família casei tenho filhos, trabalho em uma empresa bacana, mas nunca esqueci do que vivi lá e posso dizer com propriedade nem todo mundo que está preso é ruim as vezes só não teve uma oportunidade ou fez escolhas ruins tenho contato eu por exemplo tinha 16 anos nem sabia direito o que era certo ou errado naquela época, mas foi algo que me marcou bastante ver o que homens podem fazer com outros que nem conhecem apenas por terem esse poder
@pedroferreira1048
@pedroferreira1048 9 ай бұрын
16 anos: não sabe o que certo e o que é errado?
@pedroferreira1048
@pedroferreira1048 9 ай бұрын
?
@felipeamaral9949
@felipeamaral9949 9 ай бұрын
É foda . tá admirando a sua mensagem que vc estava falando do seu passado. mas dizer que aos 16 anos vc não saber o que era certo ou errado . vc está achando que as pessoas são burras 😂😂😂😂.
@sabrinaferraz9957
@sabrinaferraz9957 9 ай бұрын
sinto mto o q tu passou e fico mto feliz de ter superado as dificuldades e seguido um novo caminho. parabéns! 💪🏽
@caiorovella
@caiorovella 9 ай бұрын
Espalhe a palavra pra quem for válida para que estes não passem por isso, então. Relativizar e defender bandido, mesmo que menor de idade não cola pra todo mundo, não.
@user-im8zz5bf8c
@user-im8zz5bf8c 10 ай бұрын
Esse trabalho foi tão bem feito que merecia um prêmio de jornalismo, na moral mermo. Imagino este vídeo servindo como fonte para trabalhos escolares e universitários no futuro, Parabéns, Joel!
@dehcokateinork
@dehcokateinork Ай бұрын
Meu avô. Na época 1 Tenente do batalhão de rota Tobias Aguiar. Entrou no pavilhão e sim. Ceifou algumas vidas, ele nunca escondeu isso. Sempre falou abertamente. Disse que quando entrou todos os PmS não sabiam o que estavam acontecendo e que foram recebidos com pedras, água quente e facas. Quando um dos policiais atirou, todos começaram a atirar também. Alguns anos depois ele sofreu um derrame e viveu até os 87 anos com saúde. Faleceu em 2013 vítima de câncer de laringe. Tenente Coronel Waldemar Maioni. Apesar dos seus erros, um homem de muito coração, que Deus o coloque no lugar que merecer!
@josegeraldoalvescasagrande2534
@josegeraldoalvescasagrande2534 8 ай бұрын
Muito bem detalhada e fundamentada a matéria. Sou um sobrevivente desse massacre. Até hoje às lembranças desse dia me apavoram. Fiquei 13 anos no sistema penitenciário e graças a Deus sobrevivi e tenho traumas. Hj sou micro-empresario
@eubrenogomess
@eubrenogomess 10 ай бұрын
Meu pai trabalhou como carcereiro por 11 anos no CARANDIRU... viu e sentiu muita coisa ruim.. teve até uma visita do GUGU que meu pai aparece na reportagem rsrs... Ótimo conteúdo JOEL, como sempre... sucesso!
@brunnaribeiro7763
@brunnaribeiro7763 10 ай бұрын
😂😂😂😂para de mentir
@camaradamiles42
@camaradamiles42 10 ай бұрын
Qual o relato mais cabuloso que ele te contou?
@eubrenogomess
@eubrenogomess 10 ай бұрын
@@brunnaribeiro7763 não eh brincadeira, quase perdi meu pai antes mesmo de nascer…
@eubrenogomess
@eubrenogomess 10 ай бұрын
@@camaradamiles42 então ele sempre evitou me contar pq segundo ele são coisas que perturbam a mente, mas teve uma passagem que ele conta que precisou entrar no pavilhão para resolver uma trata em uma das ultimas selas do pavilhão, ele e +2 colegas policiais funcionários do presídio, os presos dizia Que o cara queria se mat4r c uma espécie de lamina ou algo perfurante, ai quando chegaram la perceberam que era tudo um teatro do preso que parecia estar fingindo… resultado: os próprios detentos deram um apavoro nesse doido falando que ele tava tumultuando o pavilhão, meu pai disse que dias depois os próprios presos agrediram ele com socos e ponta pés… em fim…
@camaradamiles42
@camaradamiles42 10 ай бұрын
@@eubrenogomess é compreensível, quem trabalha nesse ramo costuma evitar estes assuntos em casa, não é o tipo de assunto pra conversar no almoço de domingo!
@CorujaPensante-lp6mu
@CorujaPensante-lp6mu 10 ай бұрын
Fui detento no Carandiru de 1996 á 2000, fiquei no pavilhão 7 no x 326E, foi um divisor de águas em minha vida. Me tornei muito mais forte após minha passagem por aquele lugar.
@FernandoAraujo-br2bv
@FernandoAraujo-br2bv 10 ай бұрын
Sacolinha Claudinho da cidade gege do mangue dexter
@JorgeCouto1909
@JorgeCouto1909 10 ай бұрын
É verdade, eu era o guarda.
@FernandoAraujo-br2bv
@FernandoAraujo-br2bv 10 ай бұрын
O guarda viu coisas ali einh
@Otto90ares
@Otto90ares 10 ай бұрын
Sim é real, meu tio também ficou preso no Carandiru no início de 90, quando eu nasci ele estava na jaula, depois saiu , e voltou pra cana novamente por roubo, ele também foi um dos membros fundadores do PCC, 😂😂😂
@AlexSilva-up4oh
@AlexSilva-up4oh 10 ай бұрын
A gloriosa polícia esqueceu de cancelar o cpf de um rato então
@sarahbarreto6896
@sarahbarreto6896 6 ай бұрын
Eu conheço uma pessoa que era agente penitenciário e estava no dia desse massacre. Essa pessoa me disse que 113 foi o número que foi noticiado, mas na verdade, foram muito mais. Muitos caminhões que saiam de lá, que diziam que estava com entulho, tinham corpos escondidos
@gargonsancteori
@gargonsancteori 6 ай бұрын
😮😮😮😮
@reinaldomudestopereirajato518
@reinaldomudestopereirajato518 3 ай бұрын
Acho q foi pouco!
@Kariuzzzz
@Kariuzzzz 2 ай бұрын
​@@reinaldomudestopereirajato518que?
@jaksonaparecido2823
@jaksonaparecido2823 2 ай бұрын
​@reinaldomudestopereirajato518 PCC agradeçe
@alexandrecamelo2546
@alexandrecamelo2546 2 ай бұрын
Os numerais estão corretos o drauzio varela falou q estava junto com o médico legista q fez a contagem e as pessoas ficam querendo aumentar esse numero por conta própria
@MayumiOno-en9jo
@MayumiOno-en9jo 17 күн бұрын
Há uns 22 anos atrás li o livro do Dráusio Varela. Algumas histórias do livro me faziam pensar "bem feito!" , outras me faziam lamentar pessoas tão jovens perdendo a vida naquele lugar por situações tao bestas! Logo depois veio o filme "Carandiru" e um dos jovens que a história me comoveu no livro, foi vivido pelo ator Caio Blat. Ate hj qd se fala em Carandiru a historia dele me vem a mente. Na serie " O jogo que mudou a historia" , uma das primeiras cenas um preso pergunta a outro " É criminoso ou cometeu um crime?" Nem sempre quem comete um crime é "criminoso", deveria ter lugares diferentes pra criminosos e pra quem comete crime. Nao sao farinha do mesmo saco...
@elenildasilva9798
@elenildasilva9798 10 ай бұрын
Eu já tinha visto alguns vídeos do canal. Após assistir este me inscrevi. Eu conheci o Carandiru por dentro. Ia visitar meu irmão no pavilhão 7. Na época do massacre minha família passou por um grande sofrimento pq não tínhamos certeza se era realmente apenas no 9 até liberarem a visita. Se para quem visitava o ambiente já era carregado, tenebroso, imagina para quem está "sobrevivendo no inferno". Quando vc falou da cena nostálgica eu lembrei quando desciamos no metrô na estação Carandiru. Ah sobre o coronel Ubiratan descia pra Baixada e se hospedava no hotel onde eu trabalhava, sempre acompanhado de seu jovem namorado. Não crítico, nem tenho preconceito, é só pra constar sobre a postura, a atitude de alguns milicos.
@Fujadenajas
@Fujadenajas 8 ай бұрын
Nossa! E a comunidade lgbt ainda não descobriu esse babado?
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 8 ай бұрын
Bom, se relacionar com outro homem não é crime; diferente dos que estavam presos no carandirú.
@serfelizcomoquetemos
@serfelizcomoquetemos 6 ай бұрын
​Concordo... Crime é o que os monstros q estavam presos la fizeram. Esse comentário onde a pessoa fala milicos,vc ja ve q tipo de gente é..eu prefiro um policia gay do que apoiar um.assassino ,ou um estupra,,por mim tinha morrido mais do q 100.fez merda? Vai pro inferno.​@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@serfelizcomoquetemos
@serfelizcomoquetemos 6 ай бұрын
​@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 concordo
@Piuchh2
@Piuchh2 5 ай бұрын
Mas relação afetiva entre homens é normal, hoje em dia tem casamentos, tem prefeito casado com Homem, Juízes, médicos, polícias, coronéis.
@joaoalbernaz6653
@joaoalbernaz6653 10 ай бұрын
O sistema carcerário brasileiro não é para iniciantes,mas entre tanto basta não sair fora da lei que vc não conhecerá o sistema, infelizmente fiquei detido por não pagar pensão e pude viver 32 dias num presídio do estado do Goiás,e digo,nem cachorro merece tal tratamento dentro destes presídios, principalmente um pai de família que está lá por mero cuidado de um judiciário fraco e sem postura
@Lica1910
@Lica1910 9 ай бұрын
Eu fui de metrô até a estação Carandiru antes de bloquearem o acesso, tinha meus 15 anos. Foi uma cena marcante olhar de longe tudo aquilo acontecendo...
@dantesdm8541
@dantesdm8541 10 ай бұрын
''devemos preservar a história para que ela não se repita''
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 8 ай бұрын
O crime agradece!
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 8 ай бұрын
O crime agradece!
@b3lezma
@b3lezma 7 ай бұрын
​@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623deixa eu adivinhar... você é eleitor do bolsonaro, acertei? 😂 não preciso nem pensar muito. Deixa eu adivinhar de novo..+30 anos, acertei? 😂😂 hmmm, deixa eu adivinhar de novo... É capitalista sem capital, acertei de novo, né? 😂 aiai
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 7 ай бұрын
@@b3lezma não nego quem sou e tenho orgulho e dignidade. Sei que para vcs isso é algo estranho.
@naoExiste00
@naoExiste00 6 ай бұрын
Pelo visto não adianta, pq o que antes acontecia nos presídios, agora o crime ta tomando território do lado de fora por causa das leis que afrouxaram
@lucimaraneves3780
@lucimaraneves3780 10 ай бұрын
Provavelmente o fato deles quererem colocar o Carandiru no esquecimento, e justamente para passar pano para o Estado e fazer com que tudo que os policiais fizeram naquela data fosse esquecido, porém o que aconteceu foi muito sério e merece sim punição justa...
@tukaaniceto8618
@tukaaniceto8618 6 ай бұрын
No final dos anos 80 meu pai teve tuberculose e ficou 3 meses internado no hospital mandaqui. Eu passava de metro elevado na frente e a imagem daqueles braços e pernas pendurados nas janelas jamais sairá da minha mente !!!
@DIVADivina-nw5vw
@DIVADivina-nw5vw Ай бұрын
Em 1974, fui com a igreja para uma festa de Natal culto evangélico, no pavilhão 9,os presos que tinham família e filhos ficavam felizes, enquanto outros ficavam só. A REVISTA ERA RIGOROSA, SÓ PODIA ENTRAR DE VESTIDO DECENTE Para fazer a revista, e tbm não ter confusão com presos . Eu vi salão de beleza, uma igreja que os próprios detentos cuidavam . Muitos homossexuais com seus pares e maquiagem, uma pequena academia. Vi mulheres sendo presa na hora da revista com sabonetes recheados com droga dentro da vacina, caixão de zinco saindo com seus mortos,
@DIVADivina-nw5vw
@DIVADivina-nw5vw Ай бұрын
Pra completar, o barulho era muito vindo da cozinha talvez, mas os presos eram todos muito limpos nos seus uniformes. Muitos portões até chegar no pavilhão. Resumindo : um mundo obscuro que apesar de serem delinquentes , me pergunto, o que faz uma pessoa escolher o mundo do crime? Saímos da visita com coração apertado . Quando cheguei em casa, Fiquei uma semana doente ,pensando , Pq as pessoas não podem serem todas felizes Por isso a importância da cultura, menos corrupção e investir Ña Educação e lazer. fazem
@anaclaudiafernandes4828
@anaclaudiafernandes4828 9 ай бұрын
Gente, já assisti vários vídeos, filmes, documentários, e li livros sobre o Carandiru, mas nada tão completo. Parabéns pelo trabalho ❤
@aguinaldo971
@aguinaldo971 9 ай бұрын
Lembro-me que antes da demolição dos pavilhões houve abertura para visitação do público. Fui eu e um meu amigo do trabalho e me arrependo muito de não ter levado máquina fotográfica para registrar aquele local, num momento em que ainda não tínhamos acesso fácil a celular pois não era ainda popular. Parabéns pelo documentário.
@2802CISSA
@2802CISSA Ай бұрын
Eu fui e tirei muitas fotos. E passei muito mal também.
@Allan158
@Allan158 10 ай бұрын
Faltou falar sobre a última rebelião que aconteceu no Carandiru, em 2001, que envolveu outras penitenciárias paulistas (e até fora do estado) e foi num domingo, dia de visita, acho que até pra evitar que acontecesse outro massacre. E do surgimento de dentro da Detenção, dos grupos de Rap Detentos do Rap e 509-E, que tem uma história cabuloza lá dentro e que envolve até a Simoni, a eterna integrante do Balão Mágico. Inclusive, Afro-X e Dexter presenciaram a rebelião de 2001, com a Simoni grávida lá dentro com eles. A exposição da mídia da Casa de Detenção, através de Gugu, que por conta do romance entre Afro-X e Simoni fazia matérias mostrando a vida de dentro da Detenção... É tanta história que não cabe falar num vídeo.
@amandamello3537
@amandamello3537 10 ай бұрын
Caramba, eu tava vendo esse vídeo e tentando lembrar que ano foi. Eu era criança, tinha 9 anos e lembro que passou no Domingo Legal essa rebelião e que a Simony tava lá dentro, que o marido dela era detento. Lembro que o programa todinho foi cobrindo essa situação, que era ao vivo!
@juliocesarmacedo4465
@juliocesarmacedo4465 9 ай бұрын
O Canal tem vídeo próprio falando sobre este episódio e com riqueza de detalhes
@SimoneOliveira-bq3ci
@SimoneOliveira-bq3ci 5 ай бұрын
Como aconteceu essa rebelião no Carandiru em 2001 se o estado demoliu o prédio em 1992???
@Paulo_VCS78
@Paulo_VCS78 5 ай бұрын
@@SimoneOliveira-bq3ci foi demolido em 2002 e não 1992.
@felipe57540
@felipe57540 10 ай бұрын
Tenho a msm nostalgia do Joel, meu tio morava em Santana na zona norte, sempre passava por lá qnd pequeno, tanto de dia qnt a noite no metrô, e sempre tenho guardado na memória, pode passar anos, e pode ser modificado como hj tem a praça, e passar por lá de metro que relembro da cena do carandiru, realmente foi algo que marcou muitos paulistanos ctz
@bruno-historia
@bruno-historia 4 ай бұрын
Meu genitor morou no Carandiru entre 1987 e 1997. Estudei museologia na Etec Pq. Da Juventude e tive contato com as armas da cadeia, e visita vamos o espaço memória Carandiru frequentemente, o maior símbolo da cadeia está no centro do espaço que é uma panela de pressão, dando a ideia de como era o dia a dia de dentro dos muros
@andreiaroberto2338
@andreiaroberto2338 9 ай бұрын
Assisti o vídeo na integra chega me deu calafrios bem pesado o tema Carandiru na época eu era muito jovem nao tinha conhecimento da proporção da maldade no mundo posterior fui entendendo as coisas na época também foi uma transição muito forte na minha vida a mudança de casa da minha família pra um outro bairro, me marcou muito pois vivíamos a 13 anos nesse lugar, vivo ate hoje nesse bairro, mas me lembro bem que na época se comentava que o número de mortos era maior que 111 e detalhe quem vivia fora do Brasil la pra eles chegava a verdade eram caminhões carregando corpos depoimentos de moradores ao arredores do presídio ou seja a verdade mesmo sera sempre ocultada.😢
@martagois5815
@martagois5815 10 ай бұрын
Excelente explanação sobre um fato tão difícil pra a cidade de São Paulo! Porém só quem perdeu alguém morto por bandidos sabe quanto é difícil defender este massacre
@tiagovieira019
@tiagovieira019 10 ай бұрын
Por favor né! Comentário desnecessário esse seu viu!
@tiagovieira019
@tiagovieira019 10 ай бұрын
Um documentário que é muito bom que engloba esse assunto chama-se: Poder paralelo
@celsoferreira7783
@celsoferreira7783 10 ай бұрын
A relato de policiais que foram Atingidos por presos com golpes de facas por todo corpo na época.
@farofadadesi
@farofadadesi 9 ай бұрын
Um cara mata alguém e mais de 100 merecem pagar? Nos poupe!
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 8 ай бұрын
​@@farofadadesise são 100 criminosos, sim. Se acha que não merecem, vá à cracolândia passear com sua família!
@laszloarielsmk6568
@laszloarielsmk6568 10 ай бұрын
Tem um documentário chamado, Deus e o diabo em cima da muralha, é do dr Drauzio, e o próprio filme é incrível
@vitorxarada3781
@vitorxarada3781 10 ай бұрын
Vê o prisioneiro da grade de ferro o mais foda realidade nua e crua do carandiru da ruas são paulo
@Otto90ares
@Otto90ares 10 ай бұрын
Só assisto se tiver cenas de presidiários tomando chumbo 😂
@thiagoviniciusdacruz5067
@thiagoviniciusdacruz5067 10 ай бұрын
Esse aí é mais sobre os comportamentos dos presos e a demolição. Excelente documentário.
@angelacarvalho4985
@angelacarvalho4985 9 ай бұрын
Esse documentário é mto bom
@capitaomontygomeri5592
@capitaomontygomeri5592 5 ай бұрын
O prisioneiro da grade de ferro é sensacional
@giovannamacola
@giovannamacola 8 ай бұрын
Joel e equipe, queria falar que a acompanho o canal há um tempo, e nunca paro de me surpreender com a coleta de dados e a forma de passá-los, o roteiro que vocês traçam com tanto cuidado é incrível e cheio de informação. Pessoalmente, acho o melhor do KZfaq Brasil que fala a respeito desses assuntos. Obrigada pelo serviço de vocês. Vão longe!🙏🏻
@mariaeduardacordeiro1832
@mariaeduardacordeiro1832 10 ай бұрын
O melhor canal que eu poderia ter encontrado, comecei a assistir os vídeos justamente por conta do assunto Carandiru… e não tem como se decepcionar, sempre entregando excelência no trabalho feito em todos os vídeos!
@SuperStickerboy
@SuperStickerboy 10 ай бұрын
Muito obrigado pelo esforço e dedicação para produzir conteúdo de qualidade!
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
Muito obrigado! 💛
@carmemcoaracy5092
@carmemcoaracy5092 10 ай бұрын
Esse massacre me impressiona até hoje. A impunidade também revolta.
@MariaMelo-sj7ny
@MariaMelo-sj7ny 4 ай бұрын
Eu era secretaria de advogado criminalista de Sāo Paulo, ele tinha cliente preso no carandiru, ele contava Que depois do massacre ele teve Que ir no carandiru, Que o cheiro de sangue Que ele sentir la, era horrivel! Sou a favor dos direitos humanos, e o que ocorreu la é inaceitavel ! Parabens pelo excelente trabalho 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@charleslopescardoso5637
@charleslopescardoso5637 3 ай бұрын
Inaceitável é o que aqueles bandidos vagabundos fizeram com gente inocente e trabalhador, quantos eles mataram sem nem pensar duas vezes!.
@MariaMelo-sj7ny
@MariaMelo-sj7ny 3 ай бұрын
A ignorância é a pior coisa!!! Eles eram ruins? Sim! Fizeram coisas horríveis? Sim!!!!! E por esse motivo estavam presos!!! Nada mas nada justifica o que foi feito!!!! E nada nem ninguém mudará minha visão das coisas!!! Nesse caso, o que diferencia a polícia deles? Nada são iguais, criminosos bárbaros e sem alma!
@privadovenus
@privadovenus Ай бұрын
​@@charleslopescardoso5637 Imagina sua cabeça quando descobrir que nem todo preso mata ou trafica, você vai pra trás
@charleslopescardoso5637
@charleslopescardoso5637 Ай бұрын
@@privadovenus , claro que nem todo preso mata ou trafica, tem os que estupram roubam tem os Pedófilos e muito mais, para de defender bandido mane 👎🏻
@galdinotoon6978
@galdinotoon6978 Ай бұрын
Uma coisa não exclui a outra. Seu pensamento trava. Você não consegue pensar na questão porque se limita​@@charleslopescardoso5637
@tchernapereira4972
@tchernapereira4972 10 ай бұрын
Video maravilhoso. Video longo, do jeito que eu adoro, com um assunto que me interessa desde que vi a entrevista do Drauzio Varella falando do livro dele, no programa do Jô Soares. enfim... Joel, Fernandão, Adriana, todos da equipe, parabens a todos os envolvidos. E GRATIDÃO por dedicarem o tempo de vocês compartilhando muitos assuntos interessantes! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
@johny6ix
@johny6ix 10 ай бұрын
Cara ,realmente as cadeias do Brasil são horríveis e todos sabem disso,então é só não fazer nada de errado para ir parar lá, porque por mais que fossem limpas e organizadas; CADEIA NAO É HOTEL, lá é local de sofrimento,leve uma vida tranquila e nunca vá parar lá.
@guilhermeb604
@guilhermeb604 10 ай бұрын
Mas ai que tá irmão Vc tem que pensar sempre na possibilidade de cair um inocente lá, nem todo mundo é pedrinho matador A cadeia ser horrível pro pedrinho, pro maniaco do parque não tem problema, tem que ser horrível mesmo Mas e quando cai alguém que não fez nada? Ai é foda, nunca se sabe o dia de amanhã Eu prefiro que os direitos seja todos cumpridos de maneira certa Até pq tem bandidos que nem vão preso Lula e bolsonaro por exemplo.
@Cecilia-vx5gv
@Cecilia-vx5gv 10 ай бұрын
@@guilhermeb604lula foi preso já, bolszonaro não sabemos, mas tem chance de ir tbm
@marcoreis8387
@marcoreis8387 10 ай бұрын
​@@Cecilia-vx5gv já falto mais 😂😂😂😂😂 e o filho dele Flávio bolsonaro também a federal está de olho neles pai e filho bolsonaro 💥😎🤣🤣🤣🤛👍✌🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻🇧🇻
@carlinhosilverio2221
@carlinhosilverio2221 10 ай бұрын
Maior bandido hoje é presidente
@juliocortez5604
@juliocortez5604 10 ай бұрын
Trabalha com direito penal 01 mês que vc vai ver que um monte de gente conhece esse inferno sem merecer kkkkkkkkk
@fabioneves3541
@fabioneves3541 10 ай бұрын
Ansioso para assistir essa parte da história brasileira
@georgiapompeu
@georgiapompeu 9 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho!! Já li muito sobre o Carandiru e achei muito interessante a quantidade de informações que vcs colocam neste vídeo, relacionadas não só com a violência, mas com a sociologia e filosofia. Nota 10!
@marciohermes6111
@marciohermes6111 10 ай бұрын
Trabalhava a 100 metros do Carandiru nesse dia, tinha um amigo carcereiro de lá e ele me mostrou umas 60 fotos do dia, Mano filme de terror.
@sandramaria2571
@sandramaria2571 10 ай бұрын
Cara, vocês são muito profissionais , super top mesmo! Nunca imaginei um canal tão supimpa com tantas pô pesquisas, leituras e informações tão incríveis! Amei conhecer o canal e sempre que possível maratono com extremo prazer por conhecer histórias sobre a segurança pública, criminosos, cárcere e crimes da história brasileira ! Parabéns pelo excelente trabalho de vocês! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@Animuchan
@Animuchan 10 ай бұрын
Os cara são tão bons, que fazem até a pessoa ficar com pena de bandido kkkkkkk
@dosanjos5749
@dosanjos5749 9 ай бұрын
​@@Animuchanvc deve ter perdido o início do vídeo qdo o projeto era punição humanizada e havia grande índice de reabilitação...
@variolamemi
@variolamemi 10 ай бұрын
krl, curti que agora tem trailer
@jeffersonluiz3544
@jeffersonluiz3544 10 ай бұрын
Concordo plenamente com você...o pavilhão 9 deveria ter sido preservado intacto...o governo implodiu na intenção de apagar tudo de ruim que ocorreu naquele lugar....e também para muitas pessoas que só conheciam o Carandiru do lado de fora dos muros..ficou top esse vídeo...Parabéns...
@cinarapeixoto3401
@cinarapeixoto3401 5 ай бұрын
Adorei o episódio histórico, porém não tenho dó de ninguém
@anarosazambianchi6057
@anarosazambianchi6057 10 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho. Tenho 65 anos e moro no interior desde sempre. Eu me lembro muito bem do massacre do Carandiru e, pelo menos na minha casa, sempre vimos como um holocausto mesmo. Foi um horror.
@gabrielbandeira6081
@gabrielbandeira6081 10 ай бұрын
Tem nem o que falar sobre esse video. Simplesmente espetacular! Parabéns Joel e equipe. Vocês estão cada vez melhores
@gdverde
@gdverde 8 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho. O local merece um memorial no mínimo. Situação difícil e complexa. Como individualizar a conduta no processo? Muito difícil mesmo. Ótimo canal. Ótimo jornalismo.
@garagemsom
@garagemsom 3 ай бұрын
Parabéns ao canal pelo belo documentário...mas parabéns principalmente a PM da época,em especial ROTA,CHOQUE,COE E GATE fizeram uma bela faxina.. a sociedade que presta agradece.
@gleyconnegrut5640
@gleyconnegrut5640 10 ай бұрын
Parabéns pelo canal e por difundir a história de forma isenta e sem politizar👊🏿
@ppedrobala
@ppedrobala 10 ай бұрын
O canal de vocês é incrível, trampo acadêmico e acessível de qualidade! Sou seu fã, Joel.
@TheFreestreet
@TheFreestreet 7 ай бұрын
Esse vídeo acrescentou algo, porém é totalmente baseado em um vídeo aqui mesmo do KZfaq, onde os próprios presos filmaram lá dentro, foi um trabalho foda por parte da produtora, tem aí no KZfaq, 2h de vídeo. Uma obra de arte histórica.
@JuliaValentina-nb6ru
@JuliaValentina-nb6ru 7 ай бұрын
Como chama o vídeo?
@paulinimartinez8388
@paulinimartinez8388 5 ай бұрын
Será o prisioneiro da grade de ferro?
@barbaramaciel9235
@barbaramaciel9235 10 ай бұрын
Excelente conteúdo! Sempre delicado falar desse pedaço da história de São Paulo e ainda mais desafiador fazer um vídeo com esse conteúdo nos tempos de hoje. Parabéns pela qualidade!
@rockgame9040
@rockgame9040 10 ай бұрын
Parabéns iconografia e Joel vocês mandam muito bem no que fazem, abraços SJCSP❤
@fernandomachado472
@fernandomachado472 10 ай бұрын
mano, nasci e cresci na vila maria/vila guilherme e tenho infinitas lembranças desde o presídio funcionando, até a desativação, demolição - na adolescencia ali pra 2007 - 2009 fui muitas e muitas vezes jogar bola no parque da juventude e tive amigos estudando na etec que foi construída ali, parabéns pelo conteúdo mano! Muito foda mesmo o trabalho de vocês!
@TheLuana1975
@TheLuana1975 2 ай бұрын
Parabéns por este documentário! Materiais como este não permitem que aquele infeliz acontecimento sejam esquecidos. Sou muito fã do canal👏🏻
@mariadosocorrodesouza8595
@mariadosocorrodesouza8595 6 ай бұрын
Independente,morreram seres humanos,muitos q estavam presos nas suas selas poderia estar vivos terem construído uma história nova diferente em suas vidas,muito triste 😢
@augustoxavier4361
@augustoxavier4361 10 ай бұрын
Bem da hora e fidedigno esse video. Quem quiser complementar o conhecimento a respeito, sugiro a trilogia do Dr. Drauzio Varella (estação carandiru, carcereiros e prisioneiros).
@celioissof2943
@celioissof2943 10 ай бұрын
Estacao carandiru ja vi, carcereiros e prisioneiros nao
@angelacarvalho4985
@angelacarvalho4985 9 ай бұрын
Eu tenho a trilogia Já li tds
@flavialaude8116
@flavialaude8116 10 ай бұрын
Estava ansiosa por esta Matéria meu caro Joel. Aqui na Alemanha são agora 8 da manhã e eu nem quero de fazer nada até eu conseguir assistir até o fim. Já de antemão parabéns pelo trabalho. 😘
@litera_queen
@litera_queen 9 ай бұрын
putz, que vídeo daora! sempre me interessei sobre sistema prisional e essa história também me marcou muito, não só pq sou de SP, mas também porque um MASSACRE desta proporção não pode ser esquecido jamais! parabéns pelo maravilhosos trabalho!
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623
@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 8 ай бұрын
Deveriam selecionar os piores criminosos, e repetir a cena. Assim, jamais sairá da memória.
@jaksonaparecido2823
@jaksonaparecido2823 2 ай бұрын
​@@aterranaoeplana.ohomemnaof4623 pra surgir outro PCC ? Tu e maluco
@Hera3556
@Hera3556 5 ай бұрын
Excelente documentário. Para agregar indico o documentário: "O prisioneiro da grade de ferro", filmado pelos próprios detentos.
@rickcerrado
@rickcerrado 10 ай бұрын
Cara vocês merecem o reconhecimento, esse trabalho ficou muito bem feito e é importante pra história brasileira!
@JaoHanter
@JaoHanter 10 ай бұрын
se existe canal de documentário melhor nessa plataforma eu desconheçoooo, nem quero saber kkkk sou fã desse aqui 😂
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
💛
@larissarezendsss
@larissarezendsss 9 ай бұрын
Verdadeiramente incrível esse conteúdo, eu não tenho como descrever o quanto estou feliz... Eu li o livro do Dr. Drauzio, eu vi o filme e afins. Sem desmerecer, o seu está inigualável parabéns Joel!
@JohnSmithCoutinho-ee9ru
@JohnSmithCoutinho-ee9ru 6 күн бұрын
CARANDIRU CASA DE PEDRAS ASSOMBROSA ,,, EU JA ENTREI LA QUANDO ERA CRIANÇA NA EPOCA FUI VISITAR MEU FINADO TIÚ... ATÉ HJ EU ME RECORDO DE ALGUMAS SENAS DE SOFRIMENTOS DOS PRESOS ...
@YaShixxxxxxxxxxx
@YaShixxxxxxxxxxx 10 ай бұрын
Trampo muito bem feito parabéns aos envolvidos evolução do Joel como apresentador está explícita
@clauhenrique6225
@clauhenrique6225 10 ай бұрын
Melhor canal de documentário! Cita detalhadamente os detalhes, a política da época, entrevistas, etc... muito bom!
@tatyanacarla6156
@tatyanacarla6156 3 ай бұрын
Estudei dois anos na ETEc de Artes e posso falar q a memória do que houve tenta ser apagada. Nós, enquanto estudantes, sentimos no prédio, no silêncio o que houve ali. Muito importante manter essa memória para que nunca mais ocorra esse tipo de massacre. Obrigada por seu estudo🙏🏻.
@mariadosocorrodesouza8595
@mariadosocorrodesouza8595 6 ай бұрын
Eu n tinha conhecimento da história do carandiru,tds vc estão de parabéns,estou muito grata.
@suzanasousa7819
@suzanasousa7819 10 ай бұрын
Eu não vi onde é o carandiru mas a histórias dele me fizeram ser técnica em necropsia eu sou una das poucas pessoas que viram o corpo do homem responsável pelo massacre em realengo
@nicoringa6917
@nicoringa6917 10 ай бұрын
pô irmão, sou fascinado por história, e seu canal é um verdadeiro tesouro, parabéns
@marcelovictor9480
@marcelovictor9480 8 ай бұрын
Caraca....esse foi o melhor documentário que já vi sobre o Carandiru...você e sua equipe estão de parabéns!!
@sergiodesouza8796
@sergiodesouza8796 3 ай бұрын
Parabéns ao Joel e toda equipe! Conteúdo valioso. Como advogado especialista em execução penal vejo esse vídeo como material para aulas introdutórias dessa matéria tão pouco explorada nas IES do BR
@Gdias1981
@Gdias1981 10 ай бұрын
Opa, estarei esperando. Todo domingo tô por aqui acompanhando as estreias, conteúdo de excelente qualidade!
@caapsi
@caapsi 10 ай бұрын
Eu nem sei como elogiar o nível de qualidade desse trabalho, parabéns equipe IH
@robertadandara6836
@robertadandara6836 10 ай бұрын
Professor Joel.... AMO O SEU TRABALHO 😍😍😍
@vanderlainealves70
@vanderlainealves70 9 ай бұрын
Quem fere com espada, com espada será ferido. Histórias horrendas jamais serão esquecidas ou apagadas porque sempre terá alguém disposto a conta-las, e assim a sombra das maldades nunca irá se dissipar.
@cristianonasimento454
@cristianonasimento454 10 ай бұрын
de uma coisa tenho certeza , essas bestas humano nunca mais causaram nem um mal a ninguém , é assim que arranca o mal pela raiz
@brunarms2112
@brunarms2112 Ай бұрын
infelizmente ainda vejo a bandidagem crescendo a cada dia...
@sandralves
@sandralves 10 ай бұрын
Este video não tem nada de singelo, vocês merecem um prêmio. Trabalho de primeira! Se nota o crescimento da equipe do Joel como comunicador. O reconhecimento tem que vir.!
@fabianaramos6572
@fabianaramos6572 6 ай бұрын
Parabéns pra vc e toda sua equipe! Excelente trabalho! Coerência total nos fatos e pesquisas! Amo história da vida real❤
@user-ze3bw2it9k
@user-ze3bw2it9k 15 күн бұрын
Oi amigo, sou desse tempo, na década de 90 eu estava c 20 anos e acompanhei tudo pelos jornais, muito bem narrada a história, c riqueza de detalhes, parabéns, voltei no passado c a riqueza de detalhes👍🫶😘
@maeefilha-umahistoriaaduas3369
@maeefilha-umahistoriaaduas3369 10 ай бұрын
Ate q enfim uma coisa que presta no domingo. Obrigada Joel. Beijo pro primo ❤
@maeefilha-umahistoriaaduas3369
@maeefilha-umahistoriaaduas3369 10 ай бұрын
Eita, desculpa primo, esqueci que vc é da igreja 😢😅
@leandrocarpinellicoelho7408
@leandrocarpinellicoelho7408 10 ай бұрын
Trabalho fantástico parabéns pra você e sua equipe...
@RodrigoSamu04
@RodrigoSamu04 10 ай бұрын
sou fã do canal já desferi criticas , elogios , sugestões mas a verdade é que sou assíduo expectador e admirador do canal , pela forma direta , seria e comprometida com a verdade que tratam o tema segurança pública.
@robertorios2584
@robertorios2584 10 ай бұрын
Show de bola esse documentário!!! Uma verdadeira aula
@antoniocarlossouza3059
@antoniocarlossouza3059 10 ай бұрын
Paviottando no episódio do Carandiru...!!! Forte abraço professor Joel e toda família IH...!!! Forte abraço...!!!
@dra.mariasoraya7199
@dra.mariasoraya7199 10 ай бұрын
Trabalho de uma dignidade ímpar... Parabéns! Congratulações!
@transporterodoviariorota101
@transporterodoviariorota101 3 ай бұрын
Eu lir o livro Vidas do Carandiru de Humberto Rodrigues, ele foi preso por ser o principal suspeito de um roubo obras de artes valiosas, ele levou a pessoa para ver as obras e ela depois voltou e as roubou. Muito bom o livre, ele conta parte de sua história e de companheiros que se encontravam presos na unidade penal.
@sirleysilvapereira7151
@sirleysilvapereira7151 8 ай бұрын
A melhor dissertação que eu já vi sobre o Carandiru. Parabéns pelo trabalho.
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
Galera, importante aqui, cometemos dois errinhos, que já foram corrigidos pelo MauricioMonteiro do @prisioneiro849001 Erro 1: O Pavilhão 2 foi totalmente implodido, dissemos no vídeo que ele foi demolido. Foi um erro. A biblioteca foi construída no lugar dele mesmo Erro 2: A Placa do Covas está localizada num lugar mais próximo de onde era o Pavilhão 8. É que ela diz, nos escritos, que era ali o Pavilhão 9. Então acabamos aplicando a informação do monumento. Mas já foi corrigido pelo Maurício
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
☝🏽
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
"O Supremo Tribunal Federal reconheceu, nesta quinta-feira 17, o trânsito em julgado de dois recursos que mantiveram a sentença do Superior Tribunal de Justiça a restabelecer as condenações de policiais militares envolvidos no Massacre do Carandiru, que deixou 111 presos mortos." , Tá em trânsito e julgado, pessoal! Até o momento não foi executada a pena dos Policiais.
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria 10 ай бұрын
☝🏽
@patriciamedeiros4467
@patriciamedeiros4467 10 ай бұрын
Joel, ótimo vídeo. Vi aqui na plataforma um video chamado Carandiru, a caldeira do Diabo, que é uma espécie de tour pelos pavilhões antes da demolição. É um video bem impactante mas pra quem tem interesse em conhecer a história do lugar é válido assistir.
@andersonduartemendes1115
@andersonduartemendes1115 10 ай бұрын
Se eu pudesse fazer lei pra crime a primeira lei séria:- a vítima teve oportunidade de ter uma chance, então o tal criminoso iria pra uma prisão cumprir por seu crime quando pagasse voltaria pra fora pra tentar refazer sua vida,cara foi assaltar no assalto matou a vítima era pena de morte pq se a vítima não teve uma chance pq o criminoso irá ter? E quem optou por cometer o crime foi ele e não a vítima
@tukaaniceto8618
@tukaaniceto8618 6 ай бұрын
Parabéns pelo completo trabalho de pesquisa. Esse triste episódio não pode cair no esquecimento !!!
@sidneysantos8381
@sidneysantos8381 10 ай бұрын
O foda dessa história é que os próprios presos falam que não houve briga nenhuma. Uma história que nunca saberemos o que realmente aconteceu
@tamer9298
@tamer9298 9 ай бұрын
Fala da rebelião do presidio São José liberto que teve aqui em Belém em Março de 1998 e foi manchete nacional.
@danijussara7855
@danijussara7855 10 ай бұрын
Conteúdo incrível...verdadeira aula de história q jamais irei assistir em Instituição alguma... Parabéns, João!!!!
@danijussara7855
@danijussara7855 10 ай бұрын
Joel***
@helenitafranca2290
@helenitafranca2290 4 ай бұрын
"família dos presos aguardam indenizações" E a família das vitimas que esse marginais tiraram a vida? O "direito dos manos" não quer saber.
@muriloz157
@muriloz157 2 ай бұрын
Pois é...
@VulgoMustache
@VulgoMustache 10 ай бұрын
em 99 iamos visitar o marido da minha vó , tenho poucas lembranças mais lembro que era uma farra pra criança tudo é diversão , ele ganhava uma grana fazendo uns barco na garrafa com as velas com logotipo de time até poucos anos tinha um em casa , aqui em casa tem umas placas de madeira gravado meu nome e dos meus irmãos feito com pirografia , infelizmente tem alguns anos que ele foi preso novamente
@kellybarelli3440
@kellybarelli3440 29 күн бұрын
Pois é, era um inferno e o cidadão voltou pro carcere. Sinal q não era tão ruim
@VulgoMustache
@VulgoMustache 28 күн бұрын
@@kellybarelli3440 tem gente que ganha mais dinheiro na cadeia com trabalho honesto so que aqui fora ,hoje não sei mais presos com ensino medio completo desenrolava e fazia dinheiro
@priscilla1521
@priscilla1521 9 ай бұрын
Que documentário maravilhoso , o assunto foi abordado de forma clara , e com muita maestria , parabéns
@ThiagoSouza-ls6jc
@ThiagoSouza-ls6jc 2 ай бұрын
@iconografiadahistoria, boa noite acabei de ver mais este vídeo, sou policial militar no estado de São Paulo, gosto muito de história e tenho adquirido muito conhecido de ícones bons e ruins com o passar dos anos! Estão de parabéns pelo material e pelo ótimo conteúdo.
@bettercallsally
@bettercallsally 9 ай бұрын
Que trabalho incrível! Agradeço demais pelo conteúdo!!!!!!!
@fjassuncao25
@fjassuncao25 10 ай бұрын
Eu passava em frente quando moleque e via as minas na estação do metrô conversando por sinais com os caras pendurados nas janelas. Já me vi em meio a uma fuga onde tinha vários caras armados a paisana e outros fardados, correndo e vistoriando as bocas de lobo. Eu sem saber oq fazer no meio do corre, corre. Mais afrente muitos tiros. Tinha um carro esperando os caras sair do túnel. Esse dia foi foda.
@lianagarcez1032
@lianagarcez1032 Ай бұрын
Muito bom a maneira que essa história trágica foi contada,um resgate de uma história triste e que infelizmente não houve justiça.Um massacre ocorreu ,vidas deitadas e culpados sem punição
@t.m.-tube9852
@t.m.-tube9852 10 ай бұрын
pessoas mais sensitivas sente um certo desconforto neste parque a energia da area ainda contina pesada.
QUAL A VERDADE SOBRE O CARANDIRU? | #ACHISMOS PODCAST #243
1:18:06
AchismosTV
Рет қаралды 686 М.
Каха ограбил банк
01:00
К-Media
Рет қаралды 11 МЛН
Nutella bro sis family Challenge 😋
00:31
Mr. Clabik
Рет қаралды 11 МЛН
БОЛЬШОЙ ПЕТУШОК #shorts
00:21
Паша Осадчий
Рет қаралды 9 МЛН
ELIAS MALUCO, UM DOS BANDIDOS MAIS SANGUINÁRIOS DO RIO DE JANEIRO
48:44
Iconografia da História
Рет қаралды 152 М.
RAIO X: O M4SS4CRE DO CARANDIRU COMO VOCÊ NUNCA VIU
29:29
Iconografia da História
Рет қаралды 96 М.
Vem Comigo - Goulart de Andrade no Carandiru (07/01/13)
38:48
Vem Comigo
Рет қаралды 2 МЛН
BEIRA MAR x MOREL: O CONFLITO QUE MARCOU A EXPANSÃO BRASILEIRA NA FRONTEIRA
39:02
Iconografia da História
Рет қаралды 564 М.
Deus e o Diabo em Cima da Muralha
54:33
Drauzio Varella
Рет қаралды 3,4 МЛН
PCC, JOGO DO BICHO E MILÍCIAS [+ Joel Paviotti]
2:02:51
Flow Podcast
Рет қаралды 271 М.
DOSSIÊ MARCOLA: DE MORADOR DE RUA AO TOPO DO CR1ME
53:43
Iconografia da História
Рет қаралды 1,4 МЛН
CRIME E ABANDONO: A HISTÓRIA DA FEBEM COMO VOCÊ NUNCA VIU
34:41
Iconografia da História
Рет қаралды 216 М.
Exclusivo: 14 integrantes do PCC são condenados em São Paulo
6:58
Каха ограбил банк
01:00
К-Media
Рет қаралды 11 МЛН