O que é um Glúon? #cienciaquimica #gluon #partículas

  Рет қаралды 20,676

Ciência Química!

Жыл бұрын

Quando falamos de partículas, devemos determinar se elas são partículas fundamentais, ou se são um cluster de partículas, ou seja, um agrupamento de partículas fundamentais geradoras de partícula composta, como são os prótons e nêutrons, os quais são compostos por quarks e glúons.
Tanto elétrons, quanto quarks são partículas fermiônicas, e possuem spin semi-inteiro, o que impede que ocupem um mesmo estado quântico, devido o princípio da exclusão de Pauli.
Mas o que seria um glúon?
Um glúon é uma partícula representada pela legra g e se caracteriza por ser um Bóson, que é um outro tipo de partícula fundamental, entretanto, esse tipo de partícula não é limitada pelo princípio da exclusão de Pauli. Logo, os glúons tem spin inteiro e igual a 1, logo, essas partículas podem ocupar um mesmo estado quântico, como ocorre no núcleo dos átomos, através da interação existente entre os quarks na construção de partículas como os prótons e os nêutrons.
Basicamente, podemos dizer que um glúon é um Bóson de Calibre, o qual funciona como mediador de uma das forças fundamentais, no caso a Força Nuclear Forte, para unir quarks em hádrons, como os prótons e os nêutrons. Inclusive, é daí que vem o nome dos glúons, pois agem como se fossem uma cola entre esses férmions. Sendo assim, os glúons são chamados de mediadores da força nuclear forte, a qual corresponde a interação mais forte do universo. Outras duas características importantes sobre essa partícula é que a mesma é considerada uma partícula sem massa e sem carga, o que faz sentido ao analisar a dinâmica do núcleo atômico. Se os glúons tivessem massa, ela iria interferir na massa dos prótons e nêutrons, o que acabaria aumentando a massa atômica. E, caso os glúons tivessem carga, obviamente, os nêutrons teriam alguma carga nominal, o que iria desestruturar o núcleo atômico.
No que abrange partículas mediadoras, como os glúons, existe uma teoria bastante complexa, conhecida como Cromodinâmica Quântica, que seria o análogo à eletrodinâmica, mas nesse caso, não existe a carga eletrônica, mas sim, a chamada carga de cor. A carga de cor é descrita como Vermelho, Azul e Verde, ou seja, o padrão RGB, mas também existem as anticores a cada uma delas, todavia, não tem nada a ver com a percepção de cores, mas sim, interações que podem existir entre as partículas.
A ideia de usar a terminologia com cores e anticores é devido a mistura delas levarem a outras interações. No total existem 9 interações possíveis, sendo uma incolor, ou seja, a somatória das três cores com suas anticores e, mais 8 com combinação entre cores e anticores. Essas combinações, não são relacionadas com o aspecto físico das cores, mas são interações representadas por equações matemáticas, ou seja, tem um raciocínio mais abstrato a ser trabalhado, assim como ocorre com a atual definição de orbitais sendo densidades de probabilidade de encontrar elétrons.
Na década de 1950, com os avanços nas técnicas e equipamentos para estudo das partículas subatômicas, foi possível a detecção de diversas partículas compostas, entretanto, ficavam dúvidas de como elas poderiam existir, logo, houve a necessidade de teorização de partículas mediadoras. Na década de 1960, o físico Norte-americano Murray Gell-Mann, teorizou a existência de algumas partículas, sendo elas o quark, o anti-quark e o glúon.
Especificamente os glúons foram descobertos em 1978 no DESY, um centro de pesquisa alemão, que trabalha com um acelerador de partículas do tipo sincrotron.
_____________________________________________________________________
Links de Livros de Ciências
1. A Origem das Espécies (Darwin) - amzn.to/3VCDe1x
2. Pálido Ponto Azul (Sagan) - amzn.to/3FfsOzP
3. Cosmos (Sagan) - amzn.to/3FaoJww
4. O Mundo Assombrado pelos Demônios (Sagan) - amzn.to/3VDOmLz
5. Contato (Sagan) - amzn.to/3ONngzd
6. Uma Breve História do Tempo (Hawking) - amzn.to/3AT8LUL
7. O Universo numa Casca de Noz (Hawking) - amzn.to/3EHEfhX
8. Astrofísica para Apressados (Tyson) - amzn.to/3OHNTFM
9. Homo Deus. Uma breve história do amanhã (Harari) - amzn.to/3F7M55U
10. Sapiens. Uma breve história da humanidade (Harari) - amzn.to/3EOtY3g
11. Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História (Penny le Couteur) - amzn.to/3FjzBbz
12. O Sondo de Mendeleiev: A Verdadeira História da Química (Paul Strathern) - amzn.to/3XDiCIe
13. A Dança do Universo (Gleiser) - amzn.to/3UgfYFa
14. O Fim da Terra e do Céu (Gleiser) - amzn.to/3in0Uso
15. A Harmonia do Mundo (Gleiser) - amzn.to/3XESEEd
_____________________________________________________________________
Abaixo estão as redes sociais do canal:
Facebook: cienciaquimica1/
Blog: licenciandoemquimica.blogspot.com/
Site sobre o meu doutorado: exposicaomuseal.wixsite.com/exposicaodequimica
Agenda do Canal:
* Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.

Пікірлер: 95
@opensador1586
@opensador1586 Жыл бұрын
O desenvolvimento de idéias elegantes sobre a composição da matéria é a ferramenta para a criação da matéria. Se não há elegância, vislumbre na proposição da idéias onde são perfeitamente concatenadas, não haverá elegância e as fórmulas desenvolvidas para representá-las poderá não fechar, demolindo a sua concepção e se mantendo aberta a novas proposições!
@umfilhodedeustotalmenteama5522
@umfilhodedeustotalmenteama5522 Жыл бұрын
Lembrando que tudo isso é modelo - que até agora tem se respondido a experimentos, mas modelo cientifico, que pode ser alterado futuramente, diante de evidencias em contrário.
@kombikaramujaninja5426
@kombikaramujaninja5426 Жыл бұрын
Obrigado professor, excelente aula e muito bem explicado!👏👏👏👏
@Arcanjo-nl4sp
@Arcanjo-nl4sp Жыл бұрын
Muito lindo tudo isso
@jeronimus19
@jeronimus19 Жыл бұрын
Fisica de partículas é um ramo pouco esclarecido ao público leigo; muitas partículas elementares cuja detecção exige a colisão de hádrons em altas energias(velocidades relativisticas), decompondo-as nas subparticulas e suas interações por um período de tempo muito curto - podem ser demonstradas em laboratórios sofisticados, nos aceleradores de partículas, na radiação cósmica, reatores nucleares, nas estrelas. Procurar entender como elas interagiram entre si nos instantes primordiais do universo e descobrir novas formas seguras de geração de energia. Valeu 👍
@lucacosta4623
@lucacosta4623 Жыл бұрын
Show
@fastestman37
@fastestman37 Ай бұрын
Cara, vc é um físico foda. Vc explica detalhes de forma fácil.
Ай бұрын
Muito obrigado pelo elogio. Sempre fico bem feliz quando alguém curte o conteúdo 😄
@fastestman37
@fastestman37 Ай бұрын
Cara, como amante da ciência e principalmente da Física, é meu dever reconhecer sua inteligência e facilidade com que explica conceitos tidos pela maioria das pessoas como extremamente complexos. Eu não sou formado, mas adoro físwica teórica, desde relativística como meânica quântica. Óbvio que não sei tudo, mas procuro aprender cada dia mais, e não só na ciência mas em todas as áreas.
@marcelopedrosa629
@marcelopedrosa629 20 күн бұрын
Sou químico com doutorado na área de química orgânica, há mais de 20 anos, mas nunca tinha parado para refletir de forma mais aprofundada sobre a natureza do átomo. Este canal tem contribuído bastante para o preenchimento nesta lacuna de conhecimento na minha formação. Obrigado.
20 күн бұрын
@@marcelopedrosa629 sabe que meu mestrado foi na físico química e o doutorado na analítica e inorgânica. Mas a primeira vez que assumi aulas no ensino superior foi exatamente em orgânica. No caso Fundamentos de Orgânica, Laboratório de Orgânica, Química Orgânica 2 e Laboratório interdisciplinar de Química e Biologia (muita bioquímica). Eu tinha um pé atrás com a orgânica, mas depois de dar aulas na área, me apaixonei pela orgânica também.
20 күн бұрын
@@fastestman37 muito obrigado 😉🧪⚛️☢️⚗️
@otairalmeida9773
@otairalmeida9773 Жыл бұрын
Super necessário seu canal!
Жыл бұрын
Muito obrigado por suas palavras e consideração. Fico muito feliz por isso 😃.
@rogefersi1
@rogefersi1 Жыл бұрын
Muito bem explicado.
@luisdesouza3851
@luisdesouza3851 6 ай бұрын
Muito bom, parabéns
@isaiassilva7384
@isaiassilva7384 6 ай бұрын
valeu mermo teacher, mil obrigados
@clovis.dinamite
@clovis.dinamite Жыл бұрын
Conteudo completo!
@marcelomsmms
@marcelomsmms Жыл бұрын
Excelente
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
Viu... A massa dos quarks dentro dos bárions é mto menor do que a massa total do bárion. Essa massa faltante vem das flutuações quânticas dos glúons, já que energia e massa são conversíveis pela equação de Einstein.
Жыл бұрын
Ah sim. Pra semana que vem, já gravei um vídeo sobre o Bósons de Higgs e lá falo que massa e a densidade de cargas podem ser trabalhadas juntas e, substituídas na equação de E=mc2.
@AntonioFernandesable
@AntonioFernandesable Жыл бұрын
Bem complicado isso. Importante porém pra conhecer. Salvar assistir outras vezes
@carlosSantos-rg5rr
@carlosSantos-rg5rr Жыл бұрын
CARO PROFESSOR: PERGUNTO: SEGUNDO CARLO ROVELLO, FÍSICO ITALIANO, NÃO HÁ SINGULARIDADES. ISTO É, TANTO A SINGULARIDADE DO BIG BANG QUANTO O INTERIOR DE UM BURACO NEGRO SÃO REDUZIDOS A UMA PÁRTICULA DE DIMENSÃO DE PLANCK. ENTÃO, SE MUDARMOS O VALOR DO EXPOENTE DA CONSTANTE DE PLANCK PARA POSITIVO NÃO TERÍAMOS O LIMITE DE EXPANSÃO DO COSMO?
Жыл бұрын
Nossa meu caro, essa é uma pergunta realmente complexa. A contante de Planck geralmente na mecânica quântica é multiplicada por um ter "i" imaginário, para resolver algumas questões físicas, como ocorre na equação de Schroedinger. Mas é aquela coisa, a física é dependente de modelos, os quais são ferramentas de interpretação da natureza, logo, se são ferramentas, esses modelos possuem erros, limites e aproximações. Quando fiz mestrado, trabalhei com a teoria do funcional da densidade, e todos os cálculos extrapolavam em muito os dados empíricos, entretanto, nessa área da quântica, esses valores eram considerados aproximações e, dessa forma, tabelados. Então, existem diversas teorias para estudar a expansão do cosmo, muita gente explica que o mesmo ocorre por conta do efeito doppler das galáxias, entretanto, o grande problema é conseguir pensar em um modelo que alcance os limites dessa expansão, já que a luz se propaga pelo espaço físico gerado pela expansão, mas não pela própria expansão. O que limita diretamente os cálculos. Algumas coisas em ciências ainda não possuem resposta, e creio eu que nem vão ter no futuro. Pois além de haverem limitações nas ferramentas, também existe a limitação do cognitivo, mas aí acabamos entrando em uma discussão mais voltada para a epistemologia e para a metafísica.
@lucianamendespeixoto3379
@lucianamendespeixoto3379 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏
@antoniocarlossantosoliveir2619
@antoniocarlossantosoliveir2619 Жыл бұрын
Muito bom !!!!!!!!
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
A força fraca é a mais complicada de entender...
@onardico
@onardico Жыл бұрын
Também é a menos importante das 4 Talvez se ela não existisse, o universo ia funcionar de boa do mesmo jeito Já qualquer uma das outras 3 se não existisse, o universo seria um caos
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
@@onardico kkkkkkkkkkk, q asneira enorme q vc falou. Se não existisse força fraca, só existiria hidrogênio no universo, colega.
@onardico
@onardico Жыл бұрын
@@alencarpereiraguimaraes8679 ela é responsável pelo decaimento, não pela fusão pelo que entendi
@alencarpereiraguimaraes8679
@alencarpereiraguimaraes8679 Жыл бұрын
@@onardico rs.. quando funde, decai.
@onardico
@onardico Жыл бұрын
@@alencarpereiraguimaraes8679 você está confundindo fissão com fusão
@margheritaannabarracco699
@margheritaannabarracco699 11 ай бұрын
Este vídeo, tá difiiiiicil!! 😮😮
11 ай бұрын
🤔
@gabrielmonteros8857
@gabrielmonteros8857 11 ай бұрын
​@🤔hmmmmmm
@danieldosreis1
@danieldosreis1 Жыл бұрын
Quem ficou com dúvidas, leia o livro: "Alice no país do quantum "
@SamyrSill
@SamyrSill Жыл бұрын
Quem programou essas partículas assim?
@jscientista
@jscientista Жыл бұрын
A energia elétrica até onde eu sei utiliza os elétrons para movimentar. Tem alguma relação o gluon com a energia elétrica ?
Жыл бұрын
Se considerar que a energia elétrica depende de um meio físico pra propagar-se, sim, os glúons tem relação, pois não existe matéria sem que os glúons unissem os quaks.
@YYYTTT633
@YYYTTT633 9 ай бұрын
Para toda ação existe uma reação, logo se existe uma força forte atraindo as partículas deve existir também uma força forte permitindo que haja equilíbrio ou seja uma força igual e contrária que não permita que a força mais forte do universo destrua as partículas envolvidas... Essa força forte de aglutinação requer uma enorme resistência senão as partículas seriam esmagadas. Num buraco negro a força de aglutinação é tão grande que a matéria deixa de existir, pois não existe uma contra-força para evitar sua destruição, e a matéria volta ao estado de radiação...
9 ай бұрын
Então, mas aí essa é uma visão bem de física newtoniana. No caso de partículas não dá para aplicar esse tipo de raciocínio, pois acontecem alguns fenômenos quânticos. Se houvesse uma energia contrária à força nuclear forte, teria que existir uma partícula mediadora. No caso um Bóson específico para isso.
@opensador1586
@opensador1586 Жыл бұрын
É certo chamar gluons de partículas?
Жыл бұрын
Apesar de não parecer uma partícula o Glúon é sim uma partícula. Na real, se pensarmos na concepção do elétron moderno, consideramos o mesmo como uma densidade de probabilidade. Que é muito mais estranho que uma partícula. Desde a infância nos é passada a ideia de que partículas são pequenas bolinhas. E isso limita com o tempo a compreensão.
@opensador1586
@opensador1586 Жыл бұрын
@ não consigo conceber partícula! Algo me intui a : quarks sendo condensação de energia em vibração e gluons uma força criada antagônica a ocupação do espaço ocupado pelos quarks, tal como um vácuo energético que mantém esta coesão dos hádrons. Entende?
@ogalobranco
@ogalobranco Жыл бұрын
Como uma partícula pode não ter massa? O gluon mais parece uma propriedade atrativa que existe entre os quarks do que propriamente uma partícula.
Жыл бұрын
Na quântica o termo partícula não pode ser relacionado com a ideia que temos de partícula no cotidiano. Partícula é mais a ideia de uma parte de um "ente". Esse ente (não leve para a ideia ontológica da coisa hahaha) é abstrato, sendo representado muitas vezes por equações matemáticas, logo precisamos de um modelo. Em alguns casos, necessitamos da relatividade para explicar a massa das partículas, convertendo densidade de carga em massa (GeV/c^2). Então, não considere o termo partícula, como sendo algo similar como um grão de poeira ou até um átomo. Na real, esses "entes", são como você disse, mais próximo de interações que servem para descrever forças. Principalmente se forem bósons de calibre.
@jorgecarvalho3573
@jorgecarvalho3573 Жыл бұрын
Não sou cientista, mas acredito que se estão recebendo dados estranhos ou não esperados da nave, pode ser na verdade dados desconhecidos da equipe que a controla por não ser dados da própria nave, e sim dados externos inseridos por alguma inteligencia desconhecida.
@jorgecarvalho3573
@jorgecarvalho3573 Жыл бұрын
Não estou respondendo, embora possa parecer que sim. Esse meu coment´ário acima é sobre a nave Voyager 1 ter enviado dados estranhos ao sair para o espaço profundo, fora da influencia única do Sol.
@extremeplayer6483
@extremeplayer6483 Жыл бұрын
Uma dúvida. Digamos que de alguma forma eu esteja observando um átomo. Nesse caso, eu veria uma esfera ou veria 3 esferas juntas? (Quarks)?
Жыл бұрын
Se estivesse olhando o próton ou um neutron, podemos fazer essa analogia sim.
@extremeplayer6483
@extremeplayer6483 Жыл бұрын
@ Então seria observado 3 esferas juntas, correto?
@extremeplayer6483
@extremeplayer6483 Жыл бұрын
Porque eu tinha dúvidas, se ao "observar" um próton eu veria uma esfera como representado normalmente em imagens ou veria 3 quarks juntos. Ou seja, não seria uma esfera perfeita
Жыл бұрын
Na real vc tem que levar em conta que, não é uma esfera, mas sim uma representação, um modelo, o qual usamos para indicar que em um local, onde temos 2 quaks up e 1 quark down, interligados por glúons, temos o que entendemos por próton. Ou seja, não é uma esfera, mas sim um clusters. Um aglomerado. Outra coisa, essas partículas orbitam entre sim como um baixo de abelhas, então, e mais simples imaginar como uma densidade, ou uma nuvem, do que uma esfera.
@extremeplayer6483
@extremeplayer6483 Жыл бұрын
@ Muito obrigado por tirar a minha dúvida!
@ludmilaclemente4294
@ludmilaclemente4294 3 ай бұрын
Televisão e tela de computador e celular.
@luiznelsonferreira7540
@luiznelsonferreira7540 Жыл бұрын
Esse professor é um gênio 😁👍
@BrontopsBaruq
@BrontopsBaruq Жыл бұрын
Sou só um curioso e gosto de tentar compreender as ciências de forma geral. Eu tenho uma dúvida meio histórica em relação a Química Em um livro de Divulgação Científica, eu aprendi q Mendeleiev usou um "baralho" de elementos químicos pra montar a Tabela Periódica, feito um jogo de Paciência. Mas pra separar este baralho, ele já devia saber alguma coisa sobre os Elementos, o peso atômico, a qtde de Prótons, etc. Como eles podiam determinar - naquela época - q um elemento era mais pesado atomicamente q outro? Que tipo de informação eles conseguiam obter sobre os elementos? Vc saberia responder?
Жыл бұрын
Eles faziam isso comparando a massa dos elementos. Basicamente faziam testes para determinar se estavam trabalhando com algo novo, testes de caracterização como ponto de fusão, densidade, solubilidade, reatividade, etc. Com esses valores fizeram como padrão o carbono. Ou seja, a unidade padrão passou a ser 1/12 da massa do carbono. Existem uns cálculos complexos que levam desse valor ao número de Avogadro. Resumindo, tudo era dependente da massa dos elementos. Eu tenho um vídeo aqui no canal que fala sobre tabela periódica, lá mostra as tabelas que o Mendeleiev usou.
@BrontopsBaruq
@BrontopsBaruq Жыл бұрын
@ obrigado, darei uma espiada nesse vídeo.
@arnaldofrancovilelafilho9895
@arnaldofrancovilelafilho9895 Жыл бұрын
O que impede os protons e os neutrons de se unirem em uma super estrutura? É possível obter essa super estrutura de algum modo?
@onardico
@onardico Жыл бұрын
Eles se unem e formam os núcleos dos átomos. E o que repele os próton, se não me engano, é a força eletromagnética
@user-fp5hg1rw9z
@user-fp5hg1rw9z 4 ай бұрын
Faria mais sentido pra mim se os gluons tivesse polo negativo e positivo pra amarrar os quarcs. Mas assim, eu sou um imbecil
@tiagocruz4590
@tiagocruz4590 11 ай бұрын
Muito bem explicado. Não entendi nada mas provavelmente é por outro motivo. Obrigado.
11 ай бұрын
😂😂😂😂
@concrescer
@concrescer Жыл бұрын
Como se dá a propagação elétrica, desde sua produção na usina até o acendimento da lâmpada na minha sala?
Жыл бұрын
De forma bem resumida. A usina consegue produzir (converter) energia mecânica com dínamos em energia elétrica. Essa energia é entregue na forma de um fluxo de elétrons, ou seja, uma corrente elétrica. Diferente do que pode parecer, o elétron da usina não se desloca na velocidade da luz, da usina até minha casa, mas sim, corresponde a um deslocamento de partículas. Imagine uma mangueira de jardim, colocamos ao longo da extensão dele bolinhas de gude, ela vai ficar toda preenchida, sendo que teremos uma filha de bolinhas. Se eu adicionar uma bolinha nova, na outra ponta uma bolinha será deslocada. É mais ou menos esse o raciocínio. Ocorre o deslocamento de um elétron dos orbitais do metal condutor, que abre um "buraco", o qual será preenchido pelo elétron seguinte. Esse é o fenômeno da corrente elétrica.
Жыл бұрын
De forma bem resumida. A usina consegue produzir (converter) energia mecânica com dínamos em energia elétrica. Essa energia é entregue na forma de um fluxo de elétrons, ou seja, uma corrente elétrica. Diferente do que pode parecer, o elétron da usina não se desloca na velocidade da luz, da usina até minha casa, mas sim, corresponde a um deslocamento de partículas. Imagine uma mangueira de jardim, colocamos ao longo da extensão dele bolinhas de gude, ela vai ficar toda preenchida, sendo que teremos uma filha de bolinhas. Se eu adicionar uma bolinha nova, na outra ponta uma bolinha será deslocada. É mais ou menos esse o raciocínio. Ocorre o deslocamento de um elétron dos orbitais do metal condutor, que abre um "buraco", o qual será preenchido pelo elétron seguinte. Esse é o fenômeno da corrente elétrica.
@sergiobortolo1262
@sergiobortolo1262 10 ай бұрын
Legal. Bom vídeo. Este assunto é mesmo bem complicado. A Física de Partículas é meio assustadora, com os balanços de energia, férmions dançando com bósons, etc. Daquelas equações de interação entre quarks e anti-quarks me surgiu uma dúvida: um gluon seria uma partícula mesmo ou seria uma interação entre partículas e anti-particulas? Na verdade, isto sempre martelou meu cérebro, desde a Universidade.
10 ай бұрын
Sim, é assustador, pois estamos acostumados com modelos macroscópico. O glúon é uma partícula, e sabemos que ele existe por conta da presença da identificação de alguma coisa com spin. O complicado é que, assim como o Fóton, eles não possuem massa, ou são tidos com massa inferior 1 meV/c2, então, parece algo muito fora da curva, pois no modelos que somos acostumados, a massa é algo extremamente intrínseca.
@RonaldoGuino
@RonaldoGuino Жыл бұрын
Parabéns pra você que assim como eu assistiu tudo sabendo que não ia entender só pela curiosidade
Жыл бұрын
Ahhhh alguma coisa de ter entendido hahaha.
@gabrielmonteros8857
@gabrielmonteros8857 11 ай бұрын
GLU GLU:)
@Junior015LHP
@Junior015LHP 4 ай бұрын
E=m2
@ArquimedesXimenes
@ArquimedesXimenes 2 ай бұрын
Meio esquisita essa matemática como pode somar números irracionais e ter resultado inteira?
@cirineupereira2675
@cirineupereira2675 Жыл бұрын
Eu gosto de ficção cientifica.
@ArquimedesXimenes
@ArquimedesXimenes 2 ай бұрын
Os prótons são particulas elementares?
2 ай бұрын
Não. Os prótons são partículas compostas, formadas por 3 quarks (2 up e 1 down) e glúons. No caso, quarks e glúons sim, essas são partículas fundamentais.
@valmirbernardessilva
@valmirbernardessilva 8 ай бұрын
É intrigante e assim acharmos que tudo isto surgiu do nada e que não há uma origem, é uma forma de fugir do tema. O que é DEUS. Observem a pergunta: O que é e não quem é Deus? Deus é o princípio inteligente do Universo, de onde tudo surge. A fonte geradora. É lindo!
8 ай бұрын
Eu, pessoalmente, não sou ateu, creio em Deus. Mas o que analisamos é apenas o momento da expansão que leva à criação das partículas. Existe um erro interpretativo na definição de Deus, e que é difundida, seja em grupos científicos, seja em religiões. Esses grupos se limitam à EXISTÊNCIA. Deus, por ser Deus, Ele não pode ser classificado dentro da existência, pois Ele TÊM que ser superior ao existir. Logo, quem diz que Deus existe ou quem diz que Deus não existe cai em uma incongruência. Se Deus existir, a existência O limita. Sendo assim, a existência seria superior a Deus, logo, Deus não seria onipotente. A verdade por trás disso é que Ele não tem NECESSIDADE de se fazer existir. Ele só existe quando se manifesta. Por isso nem mesmo podemos definir Deus como uma fonte geradora, pois essa definição O coloca como natureza, e consequentemente, para tudo existir Ele teria a NECESSIDADE de se manifestar na própria existente física. E sabemos que impor uma necessidade a Deus limita-O. Então, devemos simplesmente encarar isso como um mistério, algo que não temos cognição para compreender, pois nos limitamos ao universo físico e a sua existência, para dessa forma, compreendemos a realidade. Deus está acima da existência, acima da realidade e acima da natureza. Cognitivamente, Ele é oculto para nós.
@josewandasson7641
@josewandasson7641 2 ай бұрын
rapá a física é mt loca, a particula não tem massa nem carga, que porra é essa então? kkkkkk
2 ай бұрын
Basicamente energia. Entenda, existe o conceito de massa inercial. É o que Einstein apresenta na relatividade. Energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. Energia pode ser convertida em massa e vice-versa. Sendo assim, temos que lembrar que a energia total é composta por energia cinética e potencial. Na energia cinética a massa tende a zero, por conta da multiplicação da velocidade da luz. Mas na energia potencial não. Essa é a energia interna, a qual é convertida em matéria.
@tannato4864
@tannato4864 6 ай бұрын
Esse negocio te n ter massa n faz sentido, não podemos medir a sua massa, agr nao existir massa quer dizer que o objeto n existe
6 ай бұрын
A luz não tem massa, pois é formada por feixes de partículas, no caso os Fótons, e eles não têm massa. Se tivessem massa, teriam interação com o campo de Higgs e, dessa forma, não poderiam ser acelerados na velocidade máxima. Os glúons não têm massa, pois são mediadores de uma força nuclear extrema, a qual promove a ligação de três quarks de coloração diferente. Se tivessem massa, as ligações seriam prejudicadas, pois não ocorreria a cromodinâmica quântica. Um fato muito importante, você não deve caracterizar uma partícula subatômica como um objeto. Pois não são objetos. Para caracterizar um objeto, há a necessidade de considerar que o mesmo ocupa um volume no espaço, reflete luz (logo possui uma imagem), é submetido à gravidade (sua massa interage com outra massa), ou seja, falamos de uma definição de física clássica, a qual se caracteriza como uma física macroscópica. A física das partículas é a quântica, que é uma mecânica diferente da Clássica (por exemplo, na quântica a força da gravidade tem pouca influência). Em resumo, você está limitando seu raciocínio ao mundo visual, que é baseado na mecânica clássica. Quando falamos de massa dessas partículas, inclusive, estamos falando da massa inercial, ou seja, não é algo medido de forma trivial, mas sim, algo mais relativístico.
@tannato4864
@tannato4864 6 ай бұрын
Mas como é possível uma particula não ter massa e fazer parte do espaço? ou ainda não ter massa e interagir com outra particula? Eu já ouvi falar sim que a luz tem massa, como ela então um raio de luz é curvado pelo campo gravitacional do sol num eclipse? Olha eu só bem leigo não tive ensino basico legal, mas eu gosto muito. Desconfio tbm que o campo magnético gerado pelas cargas em movimento necessitam de algum meio pra passar a informação para outras cargas se comportarem de tal maneira, serem repelidas ou atraidas. Não que aja um meio pelo qual o campo se propague mas talvez que ele seja o proprio meio, com particulas infinitamente menores que o proprio eletron, se comportando como onda, dando forma ao campo magnetico.@
6 ай бұрын
@@tannato4864 a luz não tem massa, mas ela é formada por Fótons, que não partículas bosonicas e mediadoras da força eletromagnética. Elas curvam sua trajetória na presença de grandes massas, pois essas massas estão a distorcer o espaço. Ou seja, se temos muita massa em um único ponto, o espaço ao redor "estica e deforma", como em uma cama elástica. Um exemplo que damos para explicar isso é você desenhar uma reta em uma bexiga e então inflar a mesma. Você vai perceber que a superfície estica e deforma a reta em uma curva. É algo similar ao que ocorre no espaço (entenda como espaço dimensional e não a definição de espaço celeste), uma massa muito grande deforma as dimensões e pode alterar até o tempo, pois o mesmo também é uma dimensão. Então, o que promove essa curvatura é a massa que deforma o espaço-tempo. Isso é muito útil para criar os efeitos de lentes gravitacionais, os quais os telescópios modernos usam para observar corpos celestes muito distantes.
@tannato4864
@tannato4864 6 ай бұрын
@ Então, outra coisa que n entendo é esse negócio de espaço tempo ser como um cama elástica, então o espaço tempo é algo físico? Isso me remete a ideia do éter. Eu n compreendo mt bem essa coisa, sendo que ela n existe fisicamente.
6 ай бұрын
@@tannato4864 não, o aether é algo que já caiu por terra desde a época dos alquimistas. Vou fazer um vídeo sobre o Aether e o Flogístico. Mas no caso aqui, as dimensões espaciais são físicas sim, tanto que nosso universo tem 3 dimensões (x,y e z). A quarta dimensão é o tempo. É a dimensão que direciona sempre pra frente o percurso das outras 3 dimensões.
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,8 МЛН
DAD LEFT HIS OLD SOCKS ON THE COUCH…😱😂
00:24
JULI_PROETO
Рет қаралды 12 МЛН
Mom's Unique Approach to Teaching Kids Hygiene #shorts
00:16
Fabiosa Stories
Рет қаралды 5 МЛН
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,8 МЛН