COLÔNIA PALMITAL: Em 1840, em Garuva, o que os franceses estariam fazendo nesta região?

  Рет қаралды 1,292

Condominio e Casa - com Thiago Dias

Condominio e Casa - com Thiago Dias

17 күн бұрын

A saga de Michel Derrion e dos falansterianos franceses é relatada no livro “Jardim das Utopias”, que narra, sob outra ótica, os incidentes relacionados à Colônia do Palmital, no Norte de SC. E as divergências e desacordos que deram origem a dois núcleos: um grupo no Saí (atual Itapoá), chefiado por Benoît Mure; outro grupo no Palmital (atual Garuva). Você conhece esta magnífica história?
Este tema foi abordado no podcast desta semana, numa entrevista especial com o professor doutor, historiador Gleison Vieira.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA ACESSANDO O LINK: • COLÔNIA PALMITAL: Em 1...
Em entrevista para o jornalista Thiago Dias, o professor conta que em meados do século XIX, um grupo de imigrantes franceses tentou criar um falanstério na Península do Saí, inspirados nas ideias do filósofo Charles Fourier. Desacordos deram origem a dois núcleos.
Os trabalhos historiográficos optaram em narrar os fatos a partir do grupo do Saí. Contudo, a obra de Gleison Vieira conta as decorrências a partir do grupo dissidente de 44 franceses que se instalou no sertão do Palmital. Ali, eles buscavam criar um mundo perfeito, uma utopia, em um jardim sertanejo repleto de recursos naturais.
O enredo tem como protagonista o líder da Colônia do Palmital, um negociante de seda de Lyon chamado Michel Derrion, criador de uma das primeiras cooperativas do mundo, na França. Esta pesquisa, além de retratar biograficamente Derrion, aborda a vida de outros personagens, como Lucie Domanget e Antoine Jamain.
Outro aspecto relevante, tanto para a historiografia quanto para a imersão do leitor, é a descrição do sertão do Palmital no século XIX: uma vereda profunda encravada na Serra do Mar, cortada por arroios e igarapés cujo remanso era laureado pela beleza das flores de jacatirão.
O e-livro está disponível gratuitamente no portal: www.academia.edu/115881451/eB...
MINICURRÍCULO
Gleison Vieira é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Desenvolve pesquisa referente à ocupação colonial no extremo norte de Santa Catarina (Garuva e Itapoá), em particular, a colonização francesa na região. Essa pesquisa está vinculada à Association Mémoire de Courchelettes (Douai, França).
Também é graduado em História pela UNIVILLE, possui mestrado em Educação pela FURB, em Blumenau). Possui experiência na docência em Ensino Superior. Além disso, é membro do Comitê editorial da revista digital Open Minds Internation Journal. Possui publicações nas áreas de Educação e História, seus principais assuntos de interesse são: Sociologia; Políticas Públicas; Filosofia da Ciência; História da Educação.

Пікірлер
A vida de Joaquim Nabuco
36:20
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 57 М.
Can You Draw A PERFECTLY Dotted Line?
00:55
Stokes Twins
Рет қаралды 87 МЛН
Heartwarming: Stranger Saves Puppy from Hot Car #shorts
00:22
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 13 МЛН
MEGA BOXES ARE BACK!!!
08:53
Brawl Stars
Рет қаралды 35 МЛН
LEONARDO DA VINCI - O HOMEM QUE INVENTOU O FUTURO - Doc Nostalgia
1:20:44
Canal Nostalgia
Рет қаралды 9 МЛН
2 DE JULHO: A Verdadeira Independência do Brasil - MiniDoc
30:02
MATHEUS BUENTE
Рет қаралды 9 М.
Foto Perturbadora da Segunda Guerra Mundial #shorts
1:00
JulianoCashless
Рет қаралды 1,5 МЛН
EVIDÊNCIAS - Os Fenícios Estiveram no Brasil?
27:35
Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Рет қаралды 526 М.
A HISTÓRIA DO JAPÃO - Nostalgia História
1:48:23
Canal Nostalgia
Рет қаралды 9 МЛН
O Brasil do olhar estrangeiro, parte 2: O Brasil brasileiro
17:16
BBC News Brasil
Рет қаралды 320 М.
170 Japão, período Edo: do xogunato Tokugawa à restauração Meiji
2:02:12
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Рет қаралды 3,1 М.
EX-EDITOR DO INTERCEPT CONTA BASTIDORES INÉDITOS DA VAZA JATO
46:28
Can You Draw A PERFECTLY Dotted Line?
00:55
Stokes Twins
Рет қаралды 87 МЛН