No video

SENHORITA BIRA EXPLICA PORQUE NÃO VENCEREMOS - Cortes Az Ideias Podcast

  Рет қаралды 70,897

Cortes Az Ideias [OFICIAL]

Cortes Az Ideias [OFICIAL]

Күн бұрын

Пікірлер: 509
@lunaquadrophenia17
@lunaquadrophenia17 9 ай бұрын
Podemos não vencer, mas seria insuportável não lutar. A injustiça radicaliza.
@robertobiologo8387
@robertobiologo8387 9 ай бұрын
Mas aonde está a luta?
@vitorleonardo4821
@vitorleonardo4821 9 ай бұрын
​@@robertobiologo8387Sai da bolha, paizão. Vai ver os partidos, os sindicatos, as associações, os coletivos, movimentos no geral.
@yuryferrero
@yuryferrero 9 ай бұрын
Tem muito movimento organizado não radicalizado no Brasil. O problema é que a maioria desses movimentos acreditam em enganadores da República, que trabalham pelos próprios interesses. Eu não critico a "bolha" do colega. Existem muitos lugares onde não existem resquícios de revolta. Tem muito brasileirinho cansado, desacreditando da política. Acho que bolha podem estar vivendo que enxerga só o próprio meio e toma isso como realidade de um país gigantesco como o nosso. Enfim, a gente precisa de mais empenho, esperança, rebeldia pra se desvencilhar de figuras que nos domesticam. E cobrar cada um dos políticos eleitos, ministros escolhidos, todos.
@Aaaa-mv6yq
@Aaaa-mv6yq 9 ай бұрын
@@vitorleonardo4821 partido é o caralho, viva a luta camponesa. Glória ao maoismo
@jorleyandrade4938
@jorleyandrade4938 8 ай бұрын
Eu que sou de onde a miséria seca as estações Vi a primavera Florescer entre os canhões E não recuar Eu que sou de guerra Dei o sangue na missão De regar a terra Se eu tombar vão ser milhões pra multiplicar A única luta que se perde é a que se abandona e nós nunca Nunca abandonamos luta Nunca, nunca Hay que endurecer sem nunca sem nunca perder a ternura Don L
@ThaylonPedrosa
@ThaylonPedrosa 8 ай бұрын
O curioso é que Bira, mesmo não acreditando na nossa vitória, segue na luta, ensinando e abrindo nossos "olhos desatentos". Por quê? Porque ele sabe que TEMOS QUE vencer, e o primeiro passo é a consciência. Venceremos não porque está tudo a favor de nós, mas porque está tudo contra. E nós NÃO ACEITAMOS ISSO.
@lucasguerra6681
@lucasguerra6681 8 ай бұрын
Ele?
@precisosubirumvideo1694
@precisosubirumvideo1694 8 ай бұрын
@@lucasguerra6681 Sim, ele não é trans, embora o nome das contas das redes cause confusão.
@inapalmeira
@inapalmeira 8 ай бұрын
nossa katniss
@Luca1dabike
@Luca1dabike 8 ай бұрын
os oligarcas da esquerda são realmente muito burros.. IRMÃO... seu discurso está LITERALMENTE no FILMINHO DA DISNEY.. vocês não lutam contra o sistema, vocês SÃO o sistema, e esse sistema é a Oligarquia.
@rebekasales372
@rebekasales372 8 ай бұрын
é uma vida mais infeliz sem lutar para alguns
@andregomes5639
@andregomes5639 9 ай бұрын
É como dizem, a ignorância é uma benção. Pq quando vc tem lucidez sobre o que acontece ao redor a revolta é eminente.
@robertobiologo8387
@robertobiologo8387 9 ай бұрын
Ser tolo para viver entre tolos
@vitormarket1
@vitormarket1 8 ай бұрын
E despertar para essa realidade, sair da "matrix" é corrosivo. Ainda mais quando as pessoas ao nosso redor estão imersas nesse mundo cor de rosa. É desesperador, na real.
@joaopaulodasilva4899
@joaopaulodasilva4899 8 ай бұрын
Nem sabem por quê lutam. Uma família minimamente estruturada resolve 90% dos problemas citados no vídeo, mas os progre$$i$ta$ querem destruir a família.
@rosa_jbb
@rosa_jbb 5 ай бұрын
Infelizmente abri meus olhos na infância e vivo em desesperança. Agora que tenho mais de 30 anos pelo menos não me sinto tão sozinha como era na minha cidade pequena durante minha infância e adolescência. Mas eu tenho uma verdadeira paixão por coisas superficiais. Por estética, maquiagem. Depois de passar horas na frente do espelho escolhendo cada aspecto do meu look e aplicando com cuidado, eu posso ir trabalhar como uma condenada (fashion) e fingir ser a pessoa mais retardada da face da terra. É um personagem que me segura muito bem dentro dos ambientes de trabalho. É a forma que eu encontrei de viver no meio dessa loucura. Quem me conhece melhor, acaba descobrindo que não sou exatamente assim. Embora ainda seja parte de quem sou.
@luizfelipe4765
@luizfelipe4765 3 ай бұрын
​@@rosa_jbbEstou com 21 anos agora, desperto desde criança, assim como você, lendo seu relato percebo como será meu futuro.
@marcopaiva2004
@marcopaiva2004 8 ай бұрын
Eu como professor de Matemática convivi com colegas que ficavam extremamente putos quando os professores pediam para lermos. Ouvi muitas vezes: "Eu escolhi matemática para nao ler nada." A nossa formacao como pessoas é muito falha.
@fabioluisplacido9089
@fabioluisplacido9089 8 ай бұрын
Ė necessário definir o que é vencer. Quem domina os meios de produção ou os postos de decisão, dominam porque tem coragem de roubar, matar e destruir. Nós não temos essa coragem. Por sinal, muitos desses nem leram. São apenas egoístas mesmo.
@guilhermegarcia8750
@guilhermegarcia8750 8 ай бұрын
Kkkkkkkkkkk ler é o fim do mundo pra galera. Eu leio todo santo dia, sou compulsivo.
@guilhermegarcia8750
@guilhermegarcia8750 8 ай бұрын
​@@fabioluisplacido9089concordo, mas se uma revolução matar seremos tirados do convivio internacional. O negocio é torcer pros EUA cair, aí talvez a China veja com bons olhos uma revolução violenta.
@thiagothiago5685
@thiagothiago5685 8 ай бұрын
Meu pai do céu... sou professor tb e ouço muita coisa...
@gimmekromer1151
@gimmekromer1151 8 ай бұрын
esse país é cheio de jumentos que não querem ler nem um trecho,por isso não venceremos.
@davipessoa7840
@davipessoa7840 8 ай бұрын
"Toda Revolução é impossível, até que se torna inevitável" - Leon Trotsky Se lugares fizeram a revolução em condições muito piores e adversas então por que não conseguiremos vencer? É trabalhar, como o Tio fala, "com o pessimismo da razão e o otimismo da vontade". Se não lutar pra vencer nós ou nossos netos estarão vivendo em algum filme pós apocalíptico qualquer.
@fabioluisplacido9089
@fabioluisplacido9089 8 ай бұрын
Ė necessário definir o que é lutar para vencer. Quem domina os meios de produção ou os postos de decisão, dominam porque tem coragem de roubar e mandar matar. Nós não temos essa coragem.
@Luca1dabike
@Luca1dabike 8 ай бұрын
HUAHUSHUSHUA os produtos da oligarquia são engraçados.. eles acham mesmo que Trotsky queria o bem do povo.. engraçado que ele, na verdade, comeu muito caviar no palácio soviético dele enquanto o trabalhador morria de fome e frio. acorda pra vida amigo, você não é trotskista não, você é um oligarquista, você defende a classe que te explora sem escrúpulos algum. você é a argamassa do sistema que existe só pra te usar.
@Luca1dabike
@Luca1dabike 8 ай бұрын
seu discurso LITERALMENTE É O MESMO DA DISNEY e você não acorda pra realidade HUAHUSUHAHU você é o espantalho que o sistema criou para COMBATER UMA UNICA COISA: liberdade econômica. PORQUE O OLIGARCA não precisa competir em um mercado livre, se esse mercado é garantido pelo Estado, ou pra melhorar, se ele mesmo é o Estado. vocês caíram direitinho no conto de fadas do sistema. esquecem que "o sistema de educação pública prussiana" foi adotado igualmente por John D R e pela URSS, e não percebe que LITERALMENTE é pelo mesmo objetivo.. que gracinha.. o fantoche perfeito.
@Luca1dabike
@Luca1dabike 8 ай бұрын
mas não se preocupe irmão.. tenho certeza que uma pessoa Jurídica (de um partido) que quer tomar a força o domínio de outras pessoas jurídicas (empresas) para ser A ÚNICA detentora dos meios de produção (monopólio) faz isso pelo seu bem... e não porque é, na verdade, um movimento de Oligopólio Partidário.... que bando de imbecis.
@Luca1dabike
@Luca1dabike 8 ай бұрын
mas com certeza o Kim Jong Un é BILIONÁRIO porque ele se importa com o povo... e não porque ele fez uma revolução em que... tomou o controle de todos os meios de produção e criou o monopólio dele mesmo.. hmmmmmmm NÍNGUEM ama mais o capitalismo selvagem do que o esquerdista, só ele não percebe.
@paulofledo123
@paulofledo123 8 ай бұрын
Conseguiram fazer com que os jovens pobres, odeiem a escola, professores e conhecimento. O projeto foi executado com sucesso, como avisou Darcy Ribeiro Parabens aos envolvidos.
@robertohawthorne
@robertohawthorne 8 ай бұрын
A Seita da Extrema Direita sequer é fluente em português.
@michelaraujo2065
@michelaraujo2065 8 ай бұрын
Poisé, é um projeto.
@Paiva_Economia
@Paiva_Economia 8 ай бұрын
E deram entretenimento, drogas e sexo para eles se ocuparem. Quem vai vencer nessas condições?
@ricarte67
@ricarte67 8 ай бұрын
Não só os pobres, a classe média e alta desse país é igual nesse sentido
@Evaevagelina
@Evaevagelina 8 ай бұрын
Isso é deprimente
@Yogarpg
@Yogarpg 9 ай бұрын
A vdd é q qdo dizemos "Venceremos" é pq a única solução possível, ou nós vencemos ou morremos como espécie
@JonathanRib
@JonathanRib 8 ай бұрын
Então vamos morrer hahahaha
@TheJeffersonabreu
@TheJeffersonabreu 8 ай бұрын
Mas é isso mesmo mano. O avanço do capitalismo, provocando a destruição da biodiversidade e elevando a temperatura do planeta, vamos todos pro saco em algumas centenas de anos. @@JonathanRib
@areiko6245
@areiko6245 8 ай бұрын
​@@JonathanRibou vencer. É impossível até ser inevitável.
@junior2630
@junior2630 27 күн бұрын
@@areiko6245 O mundo vai continuar, passar por momento bons e ruins, e vcs vão continuar como papagaios "venceremos", que nem crente gritando "Jesus vai voltar". kk
@areiko6245
@areiko6245 27 күн бұрын
@@junior2630 se fosse sobre a nossa vida individualmente, vc até teria razão.
@daninhanegaarts
@daninhanegaarts 8 ай бұрын
Bira tem o olhar mais terno e o discurso mais dolorosamente franco que já vi.
@heitoroz7272
@heitoroz7272 8 ай бұрын
"Venceremos" é no sentido de que não há outra saída se não a vitória. Não tem nada a ver com papo coach de esperança e positividade. Bira mandou mal aí, até pq toda a materialidade que ela traz não é ignorada.
@bieldozap
@bieldozap 9 ай бұрын
Se não tem luta, é daqui pra pior. A questão não é "se vamos vencer", a questão é que precisamos lutar. Tudo que Bira falou "ter plano de saúde, acesso à educação" isso só se obtém gratuitamente com luta.
@senantonio
@senantonio 8 ай бұрын
Biel, isso só se obtém com luta. Não é gratuito. Já está precificado e muito bem pago pelos trabalhadores, que pagam para nascer, para comer, para trabalhar e para morrer. Nada é de graça. Pagamos por tudo.
@EuGuiBueno
@EuGuiBueno 8 ай бұрын
Mas que luta é essa? Levantar Hashtags no Twitter e compartilhar vídeos da direita como o do Nikolas Ferreira sendo transfobico?
@wildferreira
@wildferreira 8 ай бұрын
​@@EuGuiBuenoExatamente!!! Até porque ao longo da História tivemos lutas e mais lutas e lutas .. até quando vai essa desgraça?!? "Não vamos vencer".
@EuGuiBueno
@EuGuiBueno 8 ай бұрын
@@wildferreira poise… desse jeito, tratando o sintoma e não a doença, nunca venceremos
@wildferreira
@wildferreira 8 ай бұрын
@@EuGuiBueno Exatamente.... É colocar o remendo novo em pano podre. Só temos a ilusão e sinceramente eu prefiro abraçar a realidade.
@Madeh.Soares
@Madeh.Soares 9 ай бұрын
Todos os países que passaram por processos revolucionários (Rússia, China, Cuba, Vietnã, etc) estavam em condições beem piores que o Brasil de 2023. Sei que a realidade às vezes é avassladora, especialmente sobre corpos marginalizados (e eu sendo trans tenho propriedade pra dizer isso), mas a história mostra que a visão da Srta. Bira está sim equivocada, não tem como bater o martelo e dizer que venceremos ou não porque a história é construída todos os dias por nós enquanto sujeitos sociais, nada de está dado, nem a vitória e nem a derrota. Mas para mim faz muito mais sentido ter noção disso para justamente continuar organizada e travando a luta política, pois o rumo da sociedade está em constante disputa e a derrota só está assegurada para quem não trava a luta.
@vvshai
@vvshai 9 ай бұрын
Uma vez, numa de suas postagens, Vinicius Carvalho disse "O Brasil precisa piorar, e muito, pra poder melhorar". Nunca esqueci
@joaorosa5185
@joaorosa5185 9 ай бұрын
​@@vvshaiaceleracionista mais fraco
@joaobraga3942
@joaobraga3942 9 ай бұрын
é mas esses países tem histórico de lutas antiimperialistas antigas e a população se organizou de forma muito melhor do que na minha opinião jamais o Brasil vai
@Madeh.Soares
@Madeh.Soares 9 ай бұрын
@@joaobraga3942 O Brasil tbm tem, só é apagado. Palmares ,Canudos, Balaiada e revolta da chibata são ótimos exemplos. Inclsuive, um dos motivos de ter vindo a abolição foi justamente para não ocorrer uma revolução dos escravizados igual ocorreu no Haiti, antes mesmo de 1888 os escravistas já estavam concedendo alforria por medo de estourar uma revolução. O povo brasileiro sempre lutou contra a dominação e segue lutando até hoje, mas a mídia burguesa não mostra, temos muitos movimentos sociais atuantes e combativos, temos o MST, a LCP, o movimento de luta por moradia, etc. Fora as formas difusas de resistência que existem e crescem nas periferias do país.
@mhossamu
@mhossamu 9 ай бұрын
Todas essas revoluções vieram de uma época que a mídia não tinha tanto domínio sobre a população, hoje o controle da informação faz essa luta ser muito mais complicado que no final do século XIX início do século XX
@unknownrobot
@unknownrobot 9 ай бұрын
ela é muito inteligente nas palavras. esse incomodo tem que existir. não adianta tapar o sol com a peneira.
@heitoroz7272
@heitoroz7272 8 ай бұрын
"Venceremos" é no sentido de que não há outra saída se não a vitória. Não tem nada a ver com papo coach de esperança e positividade. Bira mandou mal aí, até pq toda a materialidade que ela traz não é ignorada.
@flaviocostareal
@flaviocostareal 8 ай бұрын
Eu sou formado em Pedagogia por universidade pública e adorei os conteúdos que foram tratados. Inclusive, na avaliação mercadológica feita pelo RUF 2019 (que avalia as universidades), o meu curso é o 6º melhor colocado (UNEB). Dito isso, creio que não é a formação no geral que é o problema, na verdade, creio que existem muitas camadas, mas as três principais que enxergo, são: 1. Professores forçados pelo sistema de ensino e pelas secretarias de educação a passarem alunos que não estão bem formados e não sabem nem ler e nem escrever. O SISTEMA NOS OBRIGA A APROVÁ-LOS, sim, podemos reprová-los UMA ou DUAS VEZES, mas não podem ser vários num mesmo ano, as diretorias nos IMPEDEM. Vocês tem noção disso? O professor não consegue mandar nem na própria sala, são desautorizados pelo SISTEMA, pela DIREÇÃO. 2. Os concursos públicos não visam construção de conhecimento, mas sim repetição e memorização. Quem memorizar mais o assunto passa. Ora, pergunto para vocês: Os melhores alunos da sala de vocês na época do Ensino Fundamental I e II, possuem melhores empregos que vocês, que eram tidos como os medianos ou problemáticos? 3. Os pais não se esforçam para acompanhar os filhos nesse processo formativo. E sim, eu sei que é a falta de tempo, mas as vezes, nós professores tentamos de TUDO para que os pais compareçam pelo menos UMA VEZ NO MÊS durante reuniões, as vezes tentamos marcar até em fins de semana, já que a maioria deles trabalha das 8h às 18h. Nós tentamos. Mas os pais também precisam tentar.
@trelosofiad-evir3040
@trelosofiad-evir3040 8 ай бұрын
Falou tudo!
@davidsonsantos5071
@davidsonsantos5071 8 ай бұрын
que bom que o seu curso é bom, mas numa analise ampla do cenário não é o que acontece muitas vezes. Eu faço estágio de assistente de T.I. em uma faculdade EAD e acompanho algumas das apresentações de TCC e o que eu vi lá é bem preocupante. Ao mesmo tempo que há bons alunos sendo formados também estão formando alunos rasos, que conquistaram o diploma sem saber fazer um slide básico, muitos nem conseguindo estruturar um trabalho, realmente por não terem aprendido direito e eu acho que esse é o ponto que o Bira falou: está sendo aceito que as instituições de ensino superior, principalmente do setor privado, formem profissionais aquém do nível mínimo esperado para o cargo, profissionais que ainda não estão preparados já conseguem atuar nas escolas. Isso por si só já é um problema sério e que se amplifica com os problemas que vc citou. no fim o cenário é: • Por um lado o sistema educacional permite a formação de professores despreparados • Por outro lado, os professores que são de fato capacitados são impedidos de trabalhar e causar alguma melhora no ensino. Uma verdadeira bola de neve de sucateamento do ensino...
@flaviocostareal
@flaviocostareal 8 ай бұрын
É o que eu falei, David. Eu estudei em universidade pública, mas muitas das vezes as universidades particulares são sucateadas e não dão uma boa base, entende? @@davidsonsantos5071
@peterkm23
@peterkm23 8 ай бұрын
Mas se falta de educação fosse impecilho para revolução não haveria revolução em Cuba, na China, na Rússia e nem a revolução francesa ocorreria
@willljovovich
@willljovovich 8 ай бұрын
Cara, só n concordo no quesito concurso: já se foi o tempo que decorar garantia aprovação. Hj ainda tem decoreba, mas se vc n entender o assunto, mude de planos pq jamais vai passar; Justamente quando estudei pra concurso, transformei-me como pessoa (adquiri muito conhecimento e pensamento crítico).
@ridermanthos
@ridermanthos 8 ай бұрын
Uma pessoa lúcida que enxerga a realidade do país! Estamos perdidos com os revolucionário de apartamento. Fazendo revoluções de seus iPhone parcelado em 12x no cartão do nubank.
@AriniaPrincess
@AriniaPrincess 8 ай бұрын
Eu sou professora da rede estadual do RJ. Concursada há 30 anos. E sim, eu vejo esse semi analfabetismo do corpo docente. Isso é uma realidade, infelizmente.
@monicacardoso4636
@monicacardoso4636 9 ай бұрын
é duro ser/estar lúcido e encarar essa verdade, amo Senhorita Bira porque até que enfim apareceu alguém que me entende: não vamos vencer, mas tbm não vamos enlouquecer por isso!
@carollopes9215
@carollopes9215 9 ай бұрын
Já estamos enlouquecendo.
@girafantifa
@girafantifa 8 ай бұрын
A questão é que, se não vencermos, cada mais ficaremos mais loucos, não tem como fugir. socialismo ou barbárie é literalmente a única realidade. E vivemos na barbárie por mais que alguns não percebam pois tem acesso ao básico...
@nefarie__
@nefarie__ 8 ай бұрын
​​@@girafantifacomo vc está lutando? de fato, é luta armada o único meio de ruptura, mas pra isso, tem que ter um exército revolucionário. vale ressaltar que as armas de guerra evoluíram pra krl, tal como o surgimento de armas nucleares
@Roma-gw8jl
@Roma-gw8jl 6 ай бұрын
@@nefarie__ Em que mundo você vive para falar em luta armada e desprezar a luta de outrem? Não estamos mais em 1970. Uma luta armada só pode existir se uma parcela considerável da população ter o comunismo como algo a se alcançar. Não é a situação atual que vivemos. Não tem "lutar com armas" se não temos povo para isso. O primeiro passo é mostrar ao povo a saída. Até lá vc n pode desprezar a luta de ninguém, pois a maior luta que temos agora é contra a propaganda anti-comunista da burguesia.
@fabiomeneguinisp
@fabiomeneguinisp 8 ай бұрын
Talvez não vençamos mesmo. Mas não lutar é um crime hediondo!
@heitoroz7272
@heitoroz7272 8 ай бұрын
"Venceremos" é no sentido de que não há outra saída se não a vitória. Não tem nada a ver com papo coach de esperança e positividade. Bira mandou mal aí, até pq toda a materialidade que ela traz não é ignorada.
@mk-1637
@mk-1637 8 ай бұрын
Esse 'ódio' é o que me fez correr atrás das coisas aos 14 anos e não venci e sei que não vou vencer igual a quem já nasce privilegiado. Só quando você percebe que já nasceu perndendo é que medidas começam a ser tomadas. Minha avó mesmo, faleceu aos 87 anos, pensando que Deus tinha um plano, que aquilo iria passar, que agora vai, enquanto sofria tudo que é reservado ao um idoso no Brasil. Essa eu acho que é a grande ironia da democracia, todos tem direitos de escolha, mas quase ninguém tem o conhecimento necessário para toma-las.
@AdalfanFilho
@AdalfanFilho 9 ай бұрын
Eu entendo a fala da Sra. Bira e concordo com as colocações... em uma certa medida. As pessoas possuem muitas necessidades e muitos desejos. Elas precisam de segurança, moradia, boa alimentação, acesso à cultura etc... mas daí a dizer que "não venceremos" há um salto lógico muito grande. Não é esse o ponto que justifica ou inviabiliza o sucesso de uma revolução. A questão é que é necessário, antes de mais nada, acreditar que é possível uma revolução. Sem essa expectativa não há mobilização. Em um segundo momento é preciso amadurecer essa ideia e pensar qual é a revolução que pretendemos fazer. A revolução pode ter diferentes caráteres. Precisamos pensar em uma revolução que nos traga essas conquistas. Em um terceiro momento seria preciso estabelecer e construir os conceitos da revolução a partir de um consenso. É óbvio que isso é difícil, já que exige tempo e muitos recursos. Estamos em ampla desvantagem. O que acredito é que nos encontramos em um momento embrionário da discussão, pensando como parte de uma comunidade e não como indivíduo, muito distante da revolução em si. E por isso ela parece impossível, simplesmente porque nem mesmo criamos um consenso teórico e prático sobre o que de fato queremos fazer. Mas para fazer isso é preciso sonhar, é preciso imaginar. É o primeiro passo, não tirem isso de nós.
@luizacarvalhoriello5105
@luizacarvalhoriello5105 8 ай бұрын
eu acredito que existe mudança sim, mas não para todos. Felizmente, alguns vão vencer estes desafios da pobreza, já outros, não.
@AdalfanFilho
@AdalfanFilho 8 ай бұрын
@@luizacarvalhoriello5105 concordo que no sistema atual não tem jeito... mas é preciso imaginar uma outra realidade, que gostaríamos de construir, onde será possível que todos vençam, que tenham uma vida digna.
@joanacarolinegonccalvessil6260
@joanacarolinegonccalvessil6260 9 ай бұрын
Não errou em nada! A quem interessa a revolução infelizmente está preocupado se tem comida no prato pra próxima refeição, não temos base. Infelizmente sou adepta ao pensamento da senhorita Bira, não venceremos! Só desejo que cada dia mais, mulheres pretas e pobre como eu parem de procriar mais mão de obra barata pra este sistema que nos mata desde sempre. É impossível viver com o salário mínimo, trabalhando em escalas 6 x 1... nós sobrevivemos, rico é quem vive de fato!
@thiagosantana1021
@thiagosantana1021 9 ай бұрын
Mas veja, onde houve revolução, historicamente, a preocupação era exatamente a mesma... Ninguém morava em "alphaville" e decidiu participar de revoluções. As pessoas tinha fome, faltava acesso, faltava moradia, faltava saneamento. Como você deseja que cada dia mulheres pretas deixem de virar mão de obra barata se não acredita em vitória, Joana? Falta muita valorização e muito trabalho, mas de onde viemos para onde estamos em questão de espaço e oportunidade tivemos avanços que foram feitos como muita luta, muito sangue, e valorizarmos o que nosso povo conseguiu alcançar é darmos continuidade ao que fizeram, se eles pensassem como vocês estão pensando agora ainda estaríamos na escravidão.
@bieldozap
@bieldozap 9 ай бұрын
"Só desejo que cada dia mais, mulheres pretas e pobre como eu parem de procriar mais mão de obra barata pra este sistema que nos mata desde sempre." Então tem que ter luta. Acreditar que não vai vencer é se contentar com pouco. Pode ser que demore anos, décadas. Mas se não tem luta, a humanidade está fadada a seu fim. As reclamações que Bira apresentou são as mesmas que os comunistas apresentam. A diferença é que o pensamento de "não venceremos" mora com do lado do "cada um por si".
@tiagosouna
@tiagosouna 9 ай бұрын
​​@@thiagosantana1021vcs tem que fazer como Stalin, mesmo perdendo a eleição, compra uns fuzis e mata todo mundo que pensa diferente. Nem a própria Rússia elegeu essa merda, agora que o povo conhece o capitalismo dúvido que ainda aja alguma revolução, o que acontece hoje em dia é que o único socialismo que garante uma vida digna é a china,que se rendeu ao capitaoismo enquanto outros países pobres, permanecem pobres por que frearam o processo capitalista tipo África, América do Sul e etc
@personaltrivia
@personaltrivia 9 ай бұрын
isso daí é o realismo capitalismo, que só leva ao cinismo e a imobilização
@sosom6963
@sosom6963 8 ай бұрын
@@thiagosantana1021acho que ela quis falar especificamente de revolução, como no caso do comunismo que o bira citou no vídeo, não vamos vencer no sentido de começar e realmente obter sucesso com uma revolução, pelo menos não como os coletivos idealizam, isso não significa que não devamos continuar lutando para viver e não apenas sobreviver, isso por si só não é revolucionário.
@luanrg
@luanrg 7 ай бұрын
É sobre isso. Infelizmente vivemos no país do pacto da mediocridade, e onde os problemas são extremamente profundos. Não venceremos tapando isso com a peneira e com papinho raso e ciranda.
@EvandroRamosdaSilva
@EvandroRamosdaSilva 8 ай бұрын
"Não vamos vencer. Não deixaram essa opção para nós. Eu mesma já estou fazendo meu plano de saúde e aposentadoria privada " Essas pessoas realmente não querem que vençamos, pois gostam de estar bem para apontar as dificuldades do outro. As questões que a pessoa coloca não são impedimentos, são justamente os desafios que temos para vencer. E nós vamos.
@heitoroz7272
@heitoroz7272 8 ай бұрын
"Venceremos" é no sentido de que não há outra saída se não a vitória. Não tem nada a ver com papo coach de esperança e positividade. Bira mandou mal aí, até pq toda a materialidade que ela traz não é ignorada.
@raulmacielmachado600
@raulmacielmachado600 8 ай бұрын
Nos perdemos a muito tempo. Agora não tem escolha, é cada um por sí, ser otimista é ser iludido. Você que é lúcido e bem intencionado, só cuide de sí, no mundo de hoje só de não aproveitar de ninguém já ta bom demais.
@cristinacarpes
@cristinacarpes 8 ай бұрын
_'Nós não vamos vencer'_ eu busco interpretar isso de que não iremos ter vitória como coletivo dentro desse estilo de sistema. Vamos vencer sim ao usar a esperança e a consciência para abranger a todos como um combustível e ir rumo a mudança, só que teríamos que nos organizar, que seria um tópico de foco
@senantonio
@senantonio 8 ай бұрын
Quando escuto a Bira falar assim, me lembro das ilusões e manipulações de longo prazo que sofremos, comparada ao filme Matrix, do final do século XX. Tudo já está plenamente planejado pelas classes dominantes (Arquiteto) para que continuemos a fornecer energia (classe proletária). Em alguns momentos, nos dão uma ilusão de luta e vitória (o escolhido e Zion), mas só nas aparências, pois o escolhido e o sentinela são as chaves para o reinício da Matrix e toda a exploração se mantem em ciclos perenes.
@RafaelSantos-bl1kg
@RafaelSantos-bl1kg 8 ай бұрын
A natureza humana é má?
@claamedeiros_
@claamedeiros_ 8 ай бұрын
Não venceremos, mas me sinto melhor ao saber como as coisas funcionam e me tira muito peso ter a certeza de que meus fracassos foram arquitetados por um sistema que massacra a classe trabalhadora, seria muito triste imaginar que minha vida é uma fraude por minha única e exclusiva culpa, que dormi enquanto eles trabalhavam ou que não economizei 500 reais todo o mês para ter um milhão de reais em alguns anos.
@bibibibi6786
@bibibibi6786 10 ай бұрын
Quando sonho com o futuro penso em algo próximo de Mad Max, com um neobolsonarismo no poder, que com carros voadores...😢 Sra. Bira é fod@! A realidade é dura e cruel!
@PVMAS07
@PVMAS07 9 ай бұрын
Acho que o ponto dela nem é esse... Ela disse no final: Saber o básico sobre a nossa situação ruim e o como a perspectiva de futuro é triste nos motiva a lutar, e essa é a única possibilidade (pequena, mas existente) de mudar alguma coisa. Não necessariamente uma revolução, mas mudar de pouco em pouco até que tenhamos recursos para o mesmo.
@TheRodrigoExp
@TheRodrigoExp 8 ай бұрын
Não é vencer por meio do aparato estatal. É vencer por destruí-lo.
@juninbill
@juninbill 8 ай бұрын
Lutar é vitória! Vitória é lutar!
@marceloribeiro8659
@marceloribeiro8659 8 ай бұрын
Eles nunca vencerão. Como diz Don L, "lutar do lado errado é já perder a guerra. Do lado certo a gente vence mesmo quando perde, e quando vence, vence duas vezes".
@heitoroz7272
@heitoroz7272 8 ай бұрын
"Venceremos" é no sentido de que não há outra saída se não a vitória. Não tem nada a ver com papo coach de esperança e positividade. Bira mandou mal aí, até pq toda a materialidade que ela traz não é ignorada.
@botecodozehbeudo7000
@botecodozehbeudo7000 8 ай бұрын
a gente vai vencer exatamente pq a gente não vai vencer . . não vencendo a gente vence na força do ódio. . .
@pumpkinarthur
@pumpkinarthur 8 ай бұрын
Uma pessoa que diz isso como ela, já tentou muito e pesquisou muito. É o meu sentimento, estamos deprimidos intelectualmente. Mas jamais, JAMAIS, preveja, jamais assuma, apenas se previna.
@pedroguimaraesdesena4186
@pedroguimaraesdesena4186 8 ай бұрын
Venceremos porque somos a maioria e venceremos porque temos a razão...
@63r9u31o
@63r9u31o 8 ай бұрын
Concordo com o Srt.ª Bira sobre a questão do professorado, seja pública ou particular, a formação não é para revolucionar sequer a educação mas para manter a acomodação social, cada qual ficar naquilo que lhe foi destinado desde o nascimento enquanto a "meritocracia" promover o "resgate" daquele que não se conforma e não quer se reproduzir como inferiorizado. O problema da raiva é que ela não ensina por si só como se revoltar sem sucumbir nem a marginalidade nem a "meritocracia", e aí está um papel que o professorado poderia adotar para si, se tiver raiva suficiente para se constituir como classe insubordinada.
@josebarreto7858
@josebarreto7858 9 ай бұрын
Venceremos! Mas não digo que eu, trabalhador, morador no interior do Brasil, vencerá nessa década ou nas próximas.... provavelmente nem meus filhos irão ver a revolução dos trabalhadores. Mas quando dizemos que iremos vencer, não é uma duvida, mas uma certeza de que em algum momento as coisas se tornarão tão insustentáveis, que os trabalhadores irão por conta própria tomar o poder para compartilhar entre seus irmão e camaradas. Venceremos, porque não nos darão outra escolha a não ser vencer. Será vencer ou será a morte da humanidade. Mas até lá haverá muita luta e o nosso papel será sempre pavimentar o caminho da esperança.
@zuriou
@zuriou 9 ай бұрын
Concordo plenamente. É revolução ou extinção; capitalismo sustentável é absurdo pois é lucro acima de tudo e esta é outra realidade. É um assunto complexo que não se resume em pragmatismo, mesmo que correta e imediatamente considerado na fala. Se não vencermos agora, teremos que vencer depois, "só" isso. Consciência.
@vitormarket1
@vitormarket1 8 ай бұрын
Na boa, me emocionei lendo seu comentário. Um misto de tristeza e esperança. " Hay Que Endurecer, Pero Sin Perder La Ternura Jamás!"
@karloseduardo7176
@karloseduardo7176 3 ай бұрын
Muito utopia de filme futurista onde todo mundo tem tudo vivem num mundo de altíssima tecnologia onde nem existe necessidade de trabalho.
@lucianosoeirojr865
@lucianosoeirojr865 8 ай бұрын
O otimismo da vontade e o pessimismo da razão
@resenhasperfumadas
@resenhasperfumadas 8 ай бұрын
"Nao se afobe nao que nada é pra ja o amor não tem pressa ele pode esperar, em silêncio... no fundo de armario, na posta restante, milenios, milenios no ar... Não se afobe, não Que nada é pra já Amores serão sempre amáveis Futuros amantes, quiçá Se amarão sem saber Com o amor que eu um dia Deixei pra você... " As vezes não sera na nossa geração
@ppbz7949
@ppbz7949 8 ай бұрын
Sta Bira é consciente, inteligente, bem articulada. Tem o pensamento acelerado e mt conhecimento. Que os jovens se inspirem em pessoas assim! ❤
@darwizbagdeve2549
@darwizbagdeve2549 8 ай бұрын
Acho ódio uma resposta muito passional e passiva. Você o sente, mas é o suficiente pra que se movimente algo? Eu já morro de ódio, Bira. Ódio adoece, ódio entristece, torna o ambiente familiar tóxico. É literalmente um veneno que a gente toma esperando que o outro morra. É tudo que nós merecemos sentir? Não venceremos porque não somos protagonistas, somos espectadores.
@charles6018
@charles6018 8 ай бұрын
Discordo quanto ao ódio. Ele é o sentimento que mais tende a movimentar; vide guerras. Claro que, por ser um sentimento, não faz nada por si só, mas acho ser o único capaz de acender uma chama, pois o medo paralisa, a tristeza deprecia e o amor, como diz Jones Manoel, não segura nem casamento.
@darwizbagdeve2549
@darwizbagdeve2549 8 ай бұрын
@@charles6018 talvez esteja confundindo ódio com raiva. Raiva é fogo, é força guiada e focada. Raiva se extingue, passa. Ódio não. Ódio é ideia fundamentada, é uma construção que adoece a mente e limita a maneira como você pode enxergar o mundo e se relacionar com as pessoas. Acho guerra uma total idiotice em que nada é justificado. Sou descendente de imigrantes e gostaria de que minha família ancestral tivesse tido uma história melhor para contar.
@userjoao
@userjoao 8 ай бұрын
Ela usou ambas as palavras@@darwizbagdeve2549
@tiagobatistafreitas
@tiagobatistafreitas 8 ай бұрын
Senhorita Bira é top! Traz reflexões profundas em muitas camadas. Meu máximo respeito.
@DanielCaliban
@DanielCaliban 8 ай бұрын
Por mais que ela esteja "certa", a Bira é despolitizante sim! E apaga as esperancas de pessoas que ganhariam pequenas batalhas que seriam de suma importancia la na frente. Ela tem o pessimismo da razão mas falta o toque mágico do otimismo da vontade.
@luizacarvalhoriello5105
@luizacarvalhoriello5105 8 ай бұрын
acho que o pessimismo justamente gera mais vontade de ir contra isso
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
que? pessimismo não gera vontade nem uma moça@@luizacarvalhoriello5105
@leandrooliveira6203
@leandrooliveira6203 8 ай бұрын
É um braço diferente da nova antipolítica. Mas não está totalmente errada. Talvez apenas cansada de ter esperança.
@luis.straight
@luis.straight 9 ай бұрын
o significado disso é que não existe meritocracia
@elianemapelli9372
@elianemapelli9372 8 ай бұрын
Srta Bira é fantástica! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@abnerrafaelmedeiroscunha6678
@abnerrafaelmedeiroscunha6678 8 ай бұрын
Como Abujamra dizia "A Vida é uma causa Perdida"; O Impossível só existe até ser feito
@danielasouza7333
@danielasouza7333 8 ай бұрын
Lúcida demais. Enquanto não reconhecermos os problemas fundamentais e não odiarmos profundamente este sistema ninguém vai vencer.
@danielasouza7333
@danielasouza7333 8 ай бұрын
Poderíamos começar todos nós, pobres f*didos que somos a maioria, nos revoltando contra partidos e deputados que votam a favor de agrotóxico duvidoso, fundo eleitoral, sucateamento de serviços essenciais... mas aí tem que reconhecer que é pobre f*dido. Muitos não aceitam. Acham que vão chegar do lado de lá com esforço. Não vão. Não vamos vencer. Te amo, Bira.
@sharpskinhead6977
@sharpskinhead6977 8 ай бұрын
Toda revolução parece impossível antes de acontecer e inevitável depois que acontece
@R-sw3rn
@R-sw3rn 8 ай бұрын
Os textos de Bira são lindos, mas está equivocada. Venceremos, temos que vencer. Não desistam de lutar, busquem se organizar. Tudo que temos hoje que vale a pena já foi impossível! Não se deixem despolitizar por falas assim!
@lucieliapaiva5592
@lucieliapaiva5592 8 ай бұрын
Up
@frangomes7249
@frangomes7249 8 ай бұрын
Acredito que você não entendeu o que ela de fato quis dizer.
@R-sw3rn
@R-sw3rn 7 ай бұрын
@@frangomes7249 talvez eu não tenha entendido mesmo. Mas, como eu, outros também não entenderam. É só olhar os comentários tristes, derrotistas. Acho que esse tipo de fala estimula muito mais um comportamento de derrotismo, talvez por ser muito sofisticado e difícil de entender. Se ela fala para o povo, se questiona a possibilidade de o povo apreender a realidade que vivemos, deve tentar falar para esse povo algo que possa ser compreendido e não lançar um pensamento de uma complexidade tal que só levanta os nossos afetos derrotistas. Eu particularmente acho que nossa razão até pode ser pessimista, mas nossa ação é movida pela esperança de que é possível. Abração, querido! Estamos juntos nesse luta!
@lr6381
@lr6381 Ай бұрын
​@@R-sw3rnVc entendeu, sim! O BIRA QUE É UM COVARDE! NA BOA! PURO SUCO DE NARCISISMO INTELECTUAL!
@adilsonabreusantana
@adilsonabreusantana 8 ай бұрын
Exatamente! Lutar não é opção! É a necessidade de viver, de buscar, estudar, conquistar. Sobreviver, aguardar, aceitar o acaso? Melhor lutar!
@guilhermegarcia8750
@guilhermegarcia8750 8 ай бұрын
Mas NINGUEM ta lutando junto
@GiovanniDicicco
@GiovanniDicicco 8 ай бұрын
Consciência de classe ja é um ponto de partida. De grão em grão, cidadão à cidadão, venceremos! Não existe outra alternativa, esperar não é uma opção.
@CarlosDaniel-er5iy
@CarlosDaniel-er5iy 8 ай бұрын
Antes tbm eu tinha essa sensação de "lutar para ter a certeza da derrota". Mas hoje eu compreendi que essa luta é longa e infelizmente nao veremos os frutos finais. A própria burguesia fez revolucao, eles estao no poder pq tomaram o poder e estão até hoje, mas a luta deles ate a chegada do poder foi longa. Estudando o inimigo se aprende muito. Cabe a nós reconhecer nosso papel histórico, procurar fazer projetos concretos e reais que saiam do papel e que nao seja mais do mesmo, usando criatividade para chamar a atenção da população. Os projetos concretos é oq faz a luta nao acabar e outras pessos continuar. Outro ponto tbm é a respeito de grana! A Esquerda revolucionária precisa construir formas de ganhar dinheiro pra financiar a luta, se nao nunca passar dos protesto na Paulista, sempre vai ser mais do mesmo. Os cara de lá tem agro negocio e o caralho a 4 pra se financiar. Sem base material nao tem como fazer os projetos concretos. Outra coisa que falta é a esquerda classe media comecar a sujar o pé de barro e ir pras quebradas fazer politização, mas esse trabalho nao deve ser de "vou 1 vez depois mais nunca". Esse trabalho deve ser constante e no dia a dia. E a classe media no atual cenário tem uma importancia revolucionária, pois ela que possui os conhecimentos necessários para construr o governo popular, mas pra isso tem que ir pro front pra dialogar
@MateusMachado2
@MateusMachado2 8 ай бұрын
O problema é a dita classe média de esquerda sair do trono deles e irem dialogar com as pessoas comuns, pobres e periféricas, a falta de união e diálogo ainda é enorme infelizmente
@avidadeinseto
@avidadeinseto 8 ай бұрын
O que Bira disse é real, e eu sempre digo que a nossa primeira luta é dentro de casa. Enquanto nossos familiares não entenderem nossa luta, todo mundo fica amarrado.
@aleniazzi
@aleniazzi 8 ай бұрын
Senhorita Bira é necessária!!! Muito obrigado por terem trazido ela pra falar!!
@gustavoschnurr1907
@gustavoschnurr1907 8 ай бұрын
Sim, ela é bem despolitizante... E pensar que a revolução vai ser feita apenas por pessoas formadas em norma culta é ignorar o poder que uma organização política pode ter.
@mateus6784
@mateus6784 8 ай бұрын
A bira mantem o jeitinho falando ate ao vivo akakakaka gostei
@pretobeto8409
@pretobeto8409 11 ай бұрын
Gosto de ouvir essa mina
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
é um cara
@magocriadornatorre1996
@magocriadornatorre1996 8 ай бұрын
por mais q a Bira esteja certa em muita coisa, isso tudo não significa q não vamos vencer (embora eu também não veja mta esperança) se não lutar-mos e não tiver-mos a vitória como objetivo, não apenas a derrota será uma certeza, como será certeza que nossos felhos, netos e bisnetos pagarão muito mais caro doq nós :/ vencer é a única opção, e se não vencer-mos vai todo mundo morrer, é lutar ou desistir da vida :/
@KellenElyas
@KellenElyas 8 ай бұрын
A utopia de vencermos é justamente o que nos faz continuar a lutar!
@Rafael-eb4rv
@Rafael-eb4rv 8 ай бұрын
Nunca venceremos! Obrigado por ter coragem de falar isso!
@gabrielcostadelima5271
@gabrielcostadelima5271 8 ай бұрын
Eu sei. Por isso temos que lutar
@alinearmond
@alinearmond 8 ай бұрын
O pessimismo da razão é importante, saber que a situação ta absurda, mas o otimismo da vontade é necessário, acordar todo dia desafiando o que ta posto, ousando sonhar e construir uma nova alternativa. Me recuso aceitar o que o sistema nos reserva, a desesperança é um sentimento reacionário, só quem esperançou revolucionou.
@Roma-gw8jl
@Roma-gw8jl 6 ай бұрын
Sintetizou tudo! Sem sonhar e acreditar num futuro melhor, não haverá luta para que esse futuro venha a acontecer. Sonhar e lutar é importante!
@Rafa7TH
@Rafa7TH 9 ай бұрын
O algoritmo da imagem é pra mim um dos melhores canais de ensaios de sociologia, história e política, e com certeza o melhor de semiótica, mas eu concordo: isso é despolitizante. Eu se fosse pessoa pública não diria isso nem se acreditasse, porque uma revolução só acontece em um ambiente propício, ou seja, com a classe oprimida conscientizada, e essa fala abre espaço pra "desconscientização". Um exemplo disso é o assalto ao trem blindado em Santa Clara, que Che e os revolucionários só conseguiram realizar porque foram avisados sobre o envio dele pelos trabalhadores da companhia de trem. Dizer isso como uma pessoa pública é tentar invalidar a expansão de um ambiente propício pra revolução. Até porque eu como um fudido comum não teria motivo pra passar adiante uma ideia se não acreditasse nela, e quem teria me mostrado esse corte, senão o algoritmo do KZfaq, deveria ser alguém que quisesse me fazer desacreditar nela ou reforçar a dele. ... Divagando ainda mais: a revolução é o tipo de evento que tem uma relação de causa e efeito diferente do comum, com uma estrutura que distorce a ordem de como um evento acontece, porque é algo que depende completamente do esforço dos envolvidos, e a probabilidade dele acontecer depende da convicção dessa probabilidade, fazendo com que o futuro tenha influencia direta no presente, de forma que se acontecer é porque acreditamos que vai acontecer, e se tanto falarem que não vai aí é que não vai mesmo. Um evento parecido é imaginado no "basilisco de Roko", um experimento filosófico que hipotetisa a criação de uma IA tão avançada capaz de descobrir se uma pessoa soube da sua futura existência e castigá-la caso ela tenha decidido não contribuir com o seu desenvolvimento.
@baka2020
@baka2020 9 ай бұрын
Cara, ela não me convenceu que não podemos vencer, pois só descreveu os problemas já são conhecidos. É natural está desanimado.
@bieldozap
@bieldozap 9 ай бұрын
Lutaremos e venceremos. Ou é isso, ou é a humanidade se caminha pro seu fim. Só tem um planeta.
@khelvi1
@khelvi1 6 ай бұрын
Eu conheci o bira num curso de alemão, na época eu era militante de esquerda e admirava muito o Bira por sua inteligência. Anos depois eu mudei o espectro político pra um lado conservador, apesar da minha visão de mundo ter mudado, eu ainda admiro a inteligência e congnição do Bira, isso só prova que a luz que ele tem independe de convicção, é algo nato e admirável nele. Abraço Bira!
@mac12457
@mac12457 8 ай бұрын
O que me dói ver é que quando ela fala "nao venceremos" as pessoas sentirem odio dela ou do discurso dela, enquanto o ódio deferia ser direcionado diretamente ao sistema.
@yonahralustosa9042
@yonahralustosa9042 8 ай бұрын
Minha nossa senhora, que ser humano corajoso. Eu me formei em universidade particular e digo: é um lixoooooo e ponto final. As boas são mensalidades de 1 salário e meio e dificultam Fies
@soueuwes
@soueuwes 2 ай бұрын
Acho que "vencer" é uma palavra relativa, pois cada um tem uma forma de vencer.
@thiagocarvalho6363
@thiagocarvalho6363 Ай бұрын
Finalmente alguém que “acordou para cuspir”... Apontou exatamente uma das raízes do problema da educação no Brasil.
@j.j5198
@j.j5198 8 ай бұрын
Da forma como as coisas andam realmente leva a um futuro sem vitória, para vencer só mudando radicalmente a forma como as coisas estão e isso não é fácil!
@andycortez2872
@andycortez2872 8 ай бұрын
Eu trabalho com planos de saúde e ela falar sobre isso faz muito sentido. Os idosos são os que mais sofrem com isso.
@trevoryoung1162
@trevoryoung1162 8 ай бұрын
Já vencemos não têm jeito
@adrianasantana865
@adrianasantana865 8 ай бұрын
Tá sendo realista, mas eu nasci na ditadura, vivi os loucos anos 80 e nunca poderia imaginar um Brasil facista, mas chegou. A hora de lutar é agora, vencer vai depender de muitas circunstâncias mas tenho fé e medo que me motivam, vamos superar o capitalismo! Não verei a vitória, mas virá ❤❤❤
@bieldozap
@bieldozap 9 ай бұрын
Então tem que ter luta. Acreditar que não vai vencer é se contentar com pouco. Pode ser que demore anos, décadas. Mas se não tem luta, a humanidade está fadada a seu fim. As reclamações que Bira apresentou são as mesmas que os comunistas apresentam. A diferença é que o pensamento de "não venceremos" mora com do lado do "cada um por si".
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
ai, apenas, pq parece ser tão dificil entender?
@vibracaoitalproducoes838
@vibracaoitalproducoes838 8 ай бұрын
Agente não pode desistir sem lutar, temos que ir as ruas, organizados e com consciência de classe!
@brunadosreisfaria3008
@brunadosreisfaria3008 8 ай бұрын
A área da educação é de chorar, eu sou professora de educação infantil, e pessoas como eu até entra querendo mudar algo, mas a secretaria da educação faz de tudo pra deixar as coisas péssimas, e infelizmente uma andorinha não faz verão, eu estou adoecendo em estar na educação pública. A educação pública ruim é um plano dos governos quem vem dado muito certo…
@itsugao
@itsugao 8 ай бұрын
Realmente é despolitizante.
@lucieliapaiva5592
@lucieliapaiva5592 8 ай бұрын
Total
8 ай бұрын
Vencer ou Não é algo muito amplo e subjetivo, ao mesmo tempo que é quase utópico esse conceito de mundo ideal que tá na cabeça da maioria. Um dos caminhos é continuar lutando e celebrando a trajetória dessas lutas e as pequenas vitórias. O mal da humanidade é o ser humano, então, não tem solução. Olhando pro Brasil... quem é mais afetado e seria a base da revolução está se matando, apoiando causas erradas, odiando a escola, a educação, matando e morrendo pelas migalhas. Quem não vive essa realidade, geralmente tá preocupado com seu próprio umbigo, sua família, seu futuro, sua carreira, alimentando ainda mais o sistema que é responsável pelas mazelas que nos indignam tanto (na pandemia a cada 26 horas um bilionário surgiu, Os 10 homens mais ricos do mundo dobraram suas fortunas durante a pandemia enquanto a renda de 99% da humanidade cai). Dessa forma, não venceremos mesmo.
@gymarcelo2822
@gymarcelo2822 8 ай бұрын
Sou aluno de licenciatura em Física na USP e a grande maioria da turma não quer ser professor. Em uma das primeiras aulas a coordenadora do curso pediu para levantar a mão quem quer ser professor, menos de 20% da turma levantou, a maioria quer ou transferir ou formar mas trabalhar em outras áreas. Perdão, mas professor hoje em dia é o emprego que você topa por falta de opção na maioria esmagadora das vezes. E ainda: ninguém aguenta ficar numa área tão demagoga assim. "Educação é o futuro", "viva a educação pública", "o professor é o caminho pra..." e etc, ninguém cobra participação social de médico, de advogado, de engenheiro mas cobram só do professor que só quer ter mais dinheiro pra realizar suas próprias vontades, não tem motivo algum pra alguém capacitado virar professor e a esquerda ainda não entendeu isso. E eu ainda nem falei do ambiente escola pública média do Brasil. Não dá pra continuar nessa ilusão demagoga, gente.
@denispereira3199
@denispereira3199 8 ай бұрын
SE POLITIZEM. : é tudo oque rubrica da sra. Bira, Depois de tudo oque ela falou. Gênia, maravilhosa é necessária 🎉❤
@tiagotavares1152
@tiagotavares1152 9 ай бұрын
Venceremos! Isso não quer dizer que será nos próximos anos, próximas décadas... Mas o capitalismo, aasim como o feudalismo, não é eterno. É preciso ter TAMBÉM uma perspectiva histórica de lonģa duração, nao apenas no prazo da nossa vida.
@nathanlemos8352
@nathanlemos8352 9 ай бұрын
A capitalismo vai ser superado um dia, mas quem disse que será por um sistema melhor ? Não acredito que o futura será promissor.
@JonathanRib
@JonathanRib 8 ай бұрын
E o socialismo ou comunismo seriam a última etapa?
@tiagotavares1152
@tiagotavares1152 8 ай бұрын
@@JonathanRib Comunismo é a última etapa.. Mas eu acho que isso é mais complicado, nunca aconteceu
@andreluizpereira6918
@andreluizpereira6918 5 ай бұрын
O problema de querer vencer é disputar com o próximo e um perde. Prefiro viver em comunhão sem lutar para vencer
@McMazaRopi
@McMazaRopi 8 ай бұрын
A ironia é justamente essa, o esgotamento que qualquer perspectiva nesse sistema é o que deixa a radicalidade como única saída
@McMazaRopi
@McMazaRopi 8 ай бұрын
@@deborapereira-ue6ot Há tendências históricas que nem os mais poderosos podem conter
@theelder9847
@theelder9847 8 ай бұрын
acho que nunca vi tanta sinceridade na internet...
@polly9429
@polly9429 8 ай бұрын
Eu concordo com a Srta. Bira: não venceremos! O capitalismo é indestrutível! Podemos lutar por melhorias sempre, e se olharmos o Brasil de antigamente e o Brasil de hj, muito foi conquistado, sobretudo no que tange às politicas afirmativas. Podemos lutar pela melhoria das condições sociais, saúde pública, educação, etc. Temos que lutar pra diminuir a exploração. Mas vencer o capitalismo e superá-lo, isso é isso possível. Eu adoro as ideias do Comunismo. Amo o Ian Neves, o Gaiofato, o Jones Manoel....eles me ajudaram muito! Mas eu n acredito numa revolução, n acredito que o comunismo será instaurado no Brasil. N vai! Jamais! Mas lutarmos por melhores condições de vida, isso sempre!
@odrapixo
@odrapixo 8 ай бұрын
venceremos!!!
@ricardosantos8805
@ricardosantos8805 8 ай бұрын
Infelizmente. a sociedade só cria lacos e consciência após uma guerra que ameace a todos...
@DiegoVillasBoasCantor
@DiegoVillasBoasCantor 8 ай бұрын
O fato de não desistir é vencer!
@heavyrick
@heavyrick 8 ай бұрын
Talvez não vençamos mesmo, mas não é semeando desesperança que ajuda. Quando paramos para pensar, o cenário de fato não é dos melhores para grande parte da classe trabalhadora, mas ao mesmo tempo, é neste cenário que precisamos dizer que é preciso lutar o quanto for necessário para algo possa mudar, e não cair nesse discurso derrotista que leva as pessoas a apatia.
@paulo_rdo
@paulo_rdo 9 ай бұрын
"Venceremos" anda junto com o miolo do pão mesmo, quem anda junto com o absorvente é o "vencemos", esse ainda não chegou em muitos lugares. Isso ai é desanimo, precisa mudar.
@DevDiegoSanches
@DevDiegoSanches 8 ай бұрын
ou seja, pra vencer, TEM QUE ACABAR COM O BURGUES!. E eu concordo plenamente com isso.
@vagnermorais4728
@vagnermorais4728 8 ай бұрын
Pela via capitalista, sem dúvida, não há esperança. Mas nas revoluções russa, chinesa, cubana, vietnamita, etc..As populações eram pobres, analfabetos, porém, apesar dessas condições as revoluções ocorreram.
@junior_oliveira.95
@junior_oliveira.95 8 ай бұрын
A "Revolução" é um processo que, ao meu ver, consiste em combater as mais diversas expressões da Questão Social - racismo, analfabetismo, desigualdade social etc - criadas pelo capitalismo. Reforma agraria, radicalização da democracia participativa e da cidadania, redistribuição de renda são caminhos que devemos ver como meio, não fim. Meio que culminará em uma mudança social ou ao menos em um acúmulo que nos permita idealizar uma sociedade diferente, potencializar nossas chances de vitória. Claro, na atual conjuntura neoliberal, não temos nem ao menos uma esquerda reformista, quizá socialista, que crie um movimento de massas - taí o motivo de nossa desesperança: a falta de horizonte para encontrarmos soluções para nossos problemas imediatos, citados por Bira. Mas o futuro segue em aberto; o que é concreto hoje, se desmancha no ar amanhã. (Lembrando que foi o ódio e a raiva que garantiu o sucesso eleitoral da extrema-direita pelo mundo. Raiva e ódio sem princípio ético-político, piora nosso quadro de despolitização e abre espaço para coisa pior do que já existe.)
@Peterodactilus
@Peterodactilus 8 ай бұрын
De derrota em derrota até a vitória final. Fica aí sentado chorando, Bira.
@filipelinharesplus
@filipelinharesplus 7 ай бұрын
Tava tendo essa mesma reflexão essa semana
@jorleyandrade4938
@jorleyandrade4938 9 ай бұрын
TDS essas questões levantadas pela Sra Bira já foram discorridas e vem sendo atualizadas, por isso a teoria também é importante, pra te dar base Por isso é importante 10% de teoria, pra n ter q reinventar a roda a cada 15 dias, Mark Fischer: realismo capitalista e Althusser: aparelhos ideológicos de estado, dois livrinhos de cento e poucas páginas já mostram como aqui já nesse pensamento dela é a forma do capital falando por ela, olhos bem atentos...
@nataliauf
@nataliauf 5 ай бұрын
Ter conhecimento da existência da Bira através de uma disciplina numa Universidade Federal ou nesse PodCast só evidencia que a luta pela Educação acessível e de qualidade no Brasil é um misto de sentimentos e a necessidade de ações constantes.
@lucasjritter
@lucasjritter 9 ай бұрын
Falou falou falou e não respondeu. "Por que não vamos vencer os nossos problemas, Bira?" "Como vencer problemas se temos problemas?" 🤡
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
mas se você tem problemas, você não pode lutar pra resolver problemas, pq o problema é um problema que problemas não resoolvem, e não da pra vencer quando se ta perdendo pq quem perde é quem não ganha. Resumo kkkkkkkkkkkkk
@lucasjritter
@lucasjritter 8 ай бұрын
é, é só despolitização mesmo, fica a dúvida do por quê, sera que é só pessimismo e cinismo mesmo?@@victoriaanastaciamoreirago4710
@davidchristenes9062
@davidchristenes9062 8 ай бұрын
​@@victoriaanastaciamoreirago4710isso é um salto lógico que não se sustenta, veja, tudo que a Bira comentou era mt pior em TODAS sociedades que executaram uma revolução. Faz nem sentido isso que ela falou, mas podcaat faz isso msm, como é uma pessoa falando e 20k ouvindo torna-se a única voz e se confunde com a razão, mas na real essa foi uma grandiosa bobagem, listou problemas, massa, não falou sobre como isso impede a vitória. E eu acho que Bira tem otimas colocações, e como todo humano, algumas são uma porcaria.
@thiagosantana1021
@thiagosantana1021 9 ай бұрын
Puta merda. O sentido que a Bira dá para revolução é de que as pessoas tem de estar em uma área de conforto para que ocorra, rsrs. As revoluções ocorreram exatamente porquê a população não tinha alimento adequado, esgoto, educação, sobrevivência digna. Na época da China ela era o país mais pobre do mundo, não era o Brasil não, se aqui tinha (tem) fome e descaso lá tinha miséria e morte. Se as pessoas estivessem em um lugar de conforto elas realmente não encontrariam o mínimo de necessidade para lutar. O ponto é que as conversas entre a população não são feitas com maior esforço, a massa não é formada, porém todo o movimento digital (e nas ruas) tem essa intenção a longo prazo, apesar que gostaríamos que fosse a curto, mas não dá. A verdade é que gosto e acompanho o conteúdo dela, mas quando ela vem com uns papo torto e sem nexo desses eu genuinamente me pergunto o porquê dela continuar fazendo conteúdo, porra, larga tudo pro alto, vai viver o resto de vida que possui, afinal se não existe chance de vitória não existe o MENOR sentido em seguir em uma vida pagando de conscientizadora. Quero dizer, ela acha que antes dela fazer vídeo pra internet ninguém lutou, sangrou e resistiu trazendo efeitos significativos pra gente? O alcance e as oportunidades que existem hoje, podem ser mínimos, mas é o que dá abertura pra muita gente continuar crescendo e reivindicando, e tirar esses esforços (inclusive de vidas perdidas) pra merda é desrespeitar quem veio antes de nós dando o melhor de si para garantir um pouco mais de condição pra gente hoje. Vocês tem a livre opinião de vocês, mas na minha, essa desistência total é patética. Porque a Bira vai acordar, fazer os vídeos, ser convidada pra podcast e continuar relatando os encontros dela no twitter, show. Mas e você aí lendo? Tu vai acordar amanhã e vai pegar o busão lotado, encontrar patrão vagabundo enchendo teu saco, ganhar pouco, e não vai se permitir sonhar com uma vida diferente pra ti e pros teus filhos? Não faz sentido.
@vadiante
@vadiante 8 ай бұрын
Ela não disse uma palavra sobre desistir, só disse que não venceremos. acalma o coração da propaganda e agitação, ela não disse que não teve esforços antes dela, inclusive nos vídeos ela exalta as pessoas que lutam e lutaram diariamente. E sobre estar em área de conforto para que ocorra a revolução? você ouviu mesmo? Ela disse no final que o "não venceremos" e esse discurso é para criar ódio, e que o ódio, e que isso move. Inclusive criticou as pessoas que vivem falando teoricamente de revolução e não sabem nem como lidar em uma situação real de revolução. "Em direção a luta", mas as pessoas sabem lutar mesmo? Fisicamente, sabem se defender? Enfim, eu entendo os direcionamentos da Bira como provocativos mesmo, não como desmobilizante.
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
e como se a luta fosse isolada, única e meramente braçal, não precisa ter inspiração, teoria, serviço de inteligência, organização, superação de problemas, propaganda, simbolos, empatia. Daí a revolução é só no dia que depor o sistema, até lá e depois disso nada é revolução... Se todo mundo estiver fazendo o mesmo trabalho a revolução não acontece. se todo mundo vai pras trincheiras, não vai ter ninguém pra cuidas dos feridos, ninguém pra retratar a luta com textos, imagens; Não vai ter ninguém pra cantar a história de superação. A visão da Bira é limitada, sempre foi, nunca se propôs a construir, ela é ótima pra passar conhecimento, péssima pra construir.
@emersonteixeira3426
@emersonteixeira3426 8 ай бұрын
Realismo capitalista. É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do modo de produção capitalista. Sim nós venceremos, mais uma vez Bira está errada.
@victoriaanastaciamoreirago4710
@victoriaanastaciamoreirago4710 8 ай бұрын
ta entrando pra conta de quantas vezes foram.
@karloseduardo7176
@karloseduardo7176 8 ай бұрын
Vai vencer tanto quanto a África
@lumi9681
@lumi9681 2 ай бұрын
Senhorita Bira, vc é fantástica. Vai além de nós, pobres mortais e assumidamente ignorantes!
@luansk8-
@luansk8- 8 ай бұрын
Venceremos
@escoladoflow
@escoladoflow 8 ай бұрын
Eu não sei se vamos vencer mas precisamos avançar
O QUE VOU FALAR AQUI É DELICADO [RITA VON HUNTY] - Cortes Az Ideias Podcast
10:17
Cortes Az Ideias [OFICIAL]
Рет қаралды 123 М.
É O NOSSO FIM | PARTE 1: O identitarismo e o Congresso Nacional
1:07:20
oalgoritmodaimagem
Рет қаралды 293 М.
Magic trick 🪄😁
00:13
Andrey Grechka
Рет қаралды 33 МЛН
Joker can't swim!#joker #shorts
00:46
Untitled Joker
Рет қаралды 35 МЛН
👨‍🔧📐
00:43
Kan Andrey
Рет қаралды 9 МЛН
A ILUSÃO DA ESCOLHA
13:26
oalgoritmodaimagem
Рет қаралды 270 М.
PRIVATIZAR PRESÍDIOS
29:21
Tempero Drag
Рет қаралды 330 М.
SENHORITA BIRA #147 - Az Ideias Podcast
1:11:55
Az Ideias Podcast
Рет қаралды 72 М.
O CAPITALISMO ESTRAGOU MEU NAMORO, com Senhorita Bira
17:12
Meteoro Brasil
Рет қаралды 64 М.
O FUTURO MILIONÁRIO
35:33
oalgoritmodaimagem
Рет қаралды 208 М.
RITA VON HUNTY FALA SOBRE O PECADO DA ESQUERDA - Cortes Az Ideias Podcast
21:21
Cortes Az Ideias [OFICIAL]
Рет қаралды 292 М.
Magic trick 🪄😁
00:13
Andrey Grechka
Рет қаралды 33 МЛН