D. Sebastião sobreviveu Alcácer-Quibir | A PROVA (c/Rainer Daehnhardt)

  Рет қаралды 6,988

Sylva Hodracyrda

Sylva Hodracyrda

Жыл бұрын

Apresentação em vídeo:
- • Conferência Org. CM Es... .
- • ARMAS E ARMADURAS DE D... .

Пікірлер: 64
@antonioalves5401
@antonioalves5401 Жыл бұрын
Este cavalheiro é uma autêntica enciclopédia viva, passaria facilmente horas a ouvi-lo. Muito obrigado por partilhar seus conhecimentos.
@mfontoura5557
@mfontoura5557 Жыл бұрын
Foi fantástico, momento especial para quem presenciou. Das minhas memórias não irá desaparecer este momento!
@brunof.guedes6453
@brunof.guedes6453 Жыл бұрын
como jovem fico muito feliz por ter encontrado esta pérola preciosa no mundo digital do KZfaq. Enquanto Português fico mt agradecido ao Sr. Rainer Daehnhardt pela dedicação herculiana À nossa História, em especial, ao nosso amado D. Sebastião, que foi claramente traído.
@samuelpaveia4989
@samuelpaveia4989 Жыл бұрын
Um verdadeiro prazer ouvir este sr
@fabriciosilvadasilva8902
@fabriciosilvadasilva8902 Жыл бұрын
Excelente vídeo, muito interessante!
@btxteppei7327
@btxteppei7327 Жыл бұрын
Bom vídeo
@princeofdawn88
@princeofdawn88 Жыл бұрын
Muito obrigado pela partilha
@s90skank
@s90skank Жыл бұрын
Obrigado pela partilha.
@isabeltome9762
@isabeltome9762 Жыл бұрын
Sou de Esposende . Fiquei maravilhada ao Achar esta reliquia no youtube. Obrigado por postar
@veracruz9689
@veracruz9689 Жыл бұрын
Obrigado...
@florazul-1191
@florazul-1191 Жыл бұрын
Eu não tenho vergonha de dizer que a figura e a história de Dom Sebastião têm um grande simbolismo na minha vida, sobretudo à medida que se vai crescendo, pesquisando e percebendo que muitas coisas ditas sobre este rei são mentira. Este rei vive nos nossos corações, pelo menos dos que têm empatia e procuram ver a história por todos os lados. D. Sebastião foi das figuras mais caluniadas, injuriadas e denegridas da História de Portugal, mas mesmo assim, permanece o Rei Desejado. Um rei que foi tão amado em vida pelo povo, que este nunca o pôde esquecer. Abominou a corrupção, instaurou várias reformas e tentou defender os desfavorecidos e pobres, e ainda o chamam de louco. A perda deste rei foi uma tragédia e eu acredito que uma grande parte da essência original de Portugal enquanto nação se perdeu com a perda deste jovem rei, tal foi a dor. O país que desde aí temos é outro...Muito obrigada por este vídeo e pela partilha de conhecimento do excelentíssimo senhor Rainer Daehnhardt, por quem eu tenho um profundo respeito e ao qual agradeço todo o seu trabalho exaustivo.
@dulcecarvalho5376
@dulcecarvalho5376 Жыл бұрын
A essência de Portugal reside no Povo, e este, longe da Corte, nem sabia quem era o rei!
@florazul-1191
@florazul-1191 Жыл бұрын
​@@dulcecarvalho5376Claro que a essência reside no povo, nem eu discordo disso. Eu não equiparei o rei à totalidade da essência de Portugal, eu disse que parte da essência (na minha opinião, claro que vale o que vale) se perdeu com a morte dele, porque, no caso particular de Dom Sebastião, houve um certo magnetismo entre este e o povo, pelo que a sua vida representava para o país naquela época: esperança. E claro que grande parte do povo nunca o viu (algo, aliás, comum a qualquer rei), mas Dom Sebastião até foi um rei muito itinerante, pelo que muitas pessoas o devem ter visto (mais do que a outros monarcas).
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda Жыл бұрын
@@florazul-1191 Boa noite. Os reis de Portugal tinham muito mais exposição de o que as pessoas pressuporão; quanto a este, o povo entrava de furioso alegre quando era altura de vê-lo actuar a cavalo numa arena tauromáquica.
@florazul-1191
@florazul-1191 Жыл бұрын
@@SylvaHodracyrda exactamente :)
@sandrobanganho
@sandrobanganho Жыл бұрын
Talvez não seja do seu conhecimento, mas de facto essa história negra de Portugal não é bem históricamente falada como é na verdade. Mas após da derrota nessa batalha já desde o início decidida, todos da alta nobreza desde Portugal e outros reinos pagaram pela captura dos mesmos. Mas a rainha e a corte portuguesa não pagaram pela prisão do rei e de tal forma D. Sebastião não foi entregue. Da mesma forma, Portugal por interesse da rainha e da mãe com conspiração de Espanha, Portugal foi entregue à Espanha.
@internationalukulelegoatfa7139
@internationalukulelegoatfa7139 Жыл бұрын
Excelente vídeo!
@Roverflyover
@Roverflyover Жыл бұрын
Quando ocorreu este evento?
@serafimsousa5383
@serafimsousa5383 Жыл бұрын
Na última sexta-feira, em Esposende. Cumprimentos.
@Athalfuns
@Athalfuns Жыл бұрын
Entristece-me extremamente o facto de não ter sabido de tal evento. Eu teria presenciado isto nem que tivesse faltado ao trabalho. Este grande Senhor é um Herói nacional para mim, e só espero que alguém pegue no trabalho dele e o continue daí em diante.
@carlosrusso8571
@carlosrusso8571 10 ай бұрын
Exceptionnel
@acedatina1925
@acedatina1925 Жыл бұрын
Na batalha d. Sebastião foi capturado e posto à venda e os nobres portugueses não o quiseram comprar além de não terem dinheiro para tal, então quem o comprou foi Espanha colocando o numa prisão em Itália onde passou o resto da vida.
@pauloseara7332
@pauloseara7332 Жыл бұрын
O Conde de Oeiras ou como se diz Marques de Pombal era um pré liberal, ou melhor um liberal clássico, em Portugal diz-se um iluminista, obviamente um liberal clássico, não via com bons olhos um V Império, e a mensagem messiânica, mas também uma mensagem contra o que hoje chamamos capitalismo.
@real_azul_luza
@real_azul_luza Жыл бұрын
Dominus Vobiscum Um bem haja pela partilha de esta fantástica Conferencia irmão Silva. Saber-me-á indicar onde posso encontrar documentação referente á autorização Papal dada ao Dr Salazar para se ler livros em Portugal? Deo Gratias
@crocve
@crocve Жыл бұрын
Fernando Gois de Loureiro, que foi Camareiro-Mor de D. Sebastião e esteve em Alcaçér-Quibir, escreveu uma relação - "Breve suma y relacion de las vidas y hechos de los Reyes de Portugal, y cosas sucedidas en aquel reyno desde su princípio hasta el ano de 1595" - onde ele descreve que viu o Rei ser morto e o seu corpo mutilado por um grupo de Mouros que não queriam que o corpo fosse reconhecido como o do Rei, porque matar o Rei inimigo em vez de o capturarem e trazerem-no para o Sultão era - em caso do conhecimento do sucedido - punido pela morte. Esse corpo mutilado pode ser ou não o corpo que foi sepultado no Mosteiro de Jerónimos. Acredito nisso, porque era considerada por muitos uma desonra na altura uma pessoa declarar ter visto o Rei morrer enquanto a mesma tinha sobrevivido, fazendo assim sentido a falta de descrições de sobreviventes da batalha que declaram "não ter visto o Rei morrer" o que levou à criação do Sebastianismo e ao aparecimento de vários impostores.
@joseanchieta3061
@joseanchieta3061 9 ай бұрын
O professor José Hermano Saraiva era desta opinião, como se via de um programa deste.
@isabeltome9762
@isabeltome9762 Жыл бұрын
Ainda hoje os Judeos de Marrocos celebrão um o Purin Sebastiano para festejar a derrota dos Portugueses
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda Жыл бұрын
Bom dia. Houve uma petição em Lisboa avançada por judeus com o intento de convencer o Rei de intervir no Papa em favor dos próprios, para este - momentaneamente escapa-se-me se São Pio V ou Gregório XIII, alguém por favor me corrija - lhes conceder «dez anos de graça», significando dez anos ausentes de perseguição. Conseguiu, o Rei atendeu a petição &, assim lhes providenciando a bula papal, consequentemente os protegeu dos conhecidos maus tratos. Em jeito de expôr agradecimento pela conduta, quiseram expressá-lo encomendando luxuosa armadura ao melhor armeiro do período, Anton Peffenhauser, para a presentearem a Dom Sebastião, que nunca lhes aferiu favores por de retorno. O Purim Sebastiano, & não haja acanhos ou pejos em dizê-lo, é uma medonha prática na religiosidade judaica. Festejar anualmente & religiosamente a morte de seja quem for, é hediondo, mormente ainda sendo a de alguém que escudou estas pessoas da Inquisição que o acusam de intentar demandar em sua perseguição.
@isabeltome9762
@isabeltome9762 Жыл бұрын
Estava eu ainda a poucos anos em Toronto. Quando ouvi em Portugues, judeos Brasileiros a residir Aqui em Toronto a aclamar a meguila de Marrocos. Uma Festa muito colorida. Com encenações a faser chacota do rei D Sebatião. Oque me deixou um pouco surpresa é que D Sebastiao na meguila deles não morreu , desapareceu.
@cg8397
@cg8397 8 ай бұрын
​​@@SylvaHodracyrdaOs judeus sempre serão um povo ingrato e anti-cristão.
@diogoleite916
@diogoleite916 9 ай бұрын
Deixa ver se entendi. No fundo D.Sebastião traiu Portugal a favor de tio que era rei de castela?
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda 9 ай бұрын
Entendeu nada. 😕.
@diogoleite916
@diogoleite916 9 ай бұрын
@@SylvaHodracyrda gostaria de entender então, não se percebe direito o que ele diz. Ele não explica o contexto. Tá d.sebastiao trocou a armadura por alguém e depois disso?
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda 9 ай бұрын
@@diogoleite916 Deixo-lhe um excerto a respeito da questão, autoria de Carlos S. Silva. “Dom Sebastião foi traído no ‘momento vitorioso’ da batalha, ferido ao lutar até ao limite das suas forças &, convenientemente, dado por ‘desaparecido’, apesar de chegar a Arzila com alguns dos seus validos na madrugada do dia 5 de Agosto. Muito ferido, pálido como um fantasma, com o rosto coberto em pó & sangue, passou a noite na fortaleza & foi embarcado para o reino logo que o navio almirante da esquadra acostou. Desembarcou em Sagres perto do forte do Beliche em semi-inconsciência &, durante dois meses, foi tratado por monges de um convento próximo. Dom Sebastião seguiu depois para o castelo de Aljezur &, dali, para o convento da Arrábida, em terras do seu valido duque de Aveiro, Dom Jorge de Lencastre. Depois, veio a Lisboa &, seguidamente, para o norte de Portugal. Viajou muito, indo a Paris, a Roma onde teve audiência papal, & Veneza, onde foi preso & transferido para Cádis, em Espanha. Ajudado pelos duques de Medina Sidónia, foi trocado por um criminoso de delito comum & seguiu para a Bélgica, onde terá sido comandante da guarda pessoal de sua amada infanta Isabella Clara Eugénia. Aparece em vários quadros de Rubens, como um cavaleiro vestido de negro & ferido. Portugal soçobraria sob as patas dos traidores & dos Filipes. Mas o objectivo primário da campanha de África de Dom Sebastião foi plenamente conseguido, Alcácer-Quibir foi uma vitória muito amarga para o exército do turco Selim II, ali representado pelo xeque Mulei Maluk, pois teve cerca de três vezes mais baixas do que o exército de Dom Sebastião. A partir de Alcácer-Quibir, & na sequência da derrota naval em Lepanto, o Império Otomano deixou de se expandir & começou a retrair-se & a desagregar-se. A ameaça do fecho do estreito de Gibraltar, por controlo da costa africana a Sul, foi afastado. O sacrifício, sacro ofício, de Portugal & do seu rei teve um valor inestimável para a Europa, esta não seria a mesma sem ele. De facto, nos dez anos do seu reinado, implementou reformas com séculos de avanço, cuidou de um reino que se afundava nos ‘fumos da Índia’, combatendo a corrupção & sendo ‘justo para com os grandes & humano para com os pequenos’. Uma ignóbil traição, seguida de golpe de estado, fê-lo perder o seu exército & reino. Regressou muito ferido a um reino que se desagregava, tendo de andar escondido para que o não liquidassem. Tentou tudo em prol de Portugal, ajudado até por dois papas. Mas o reino definhava sob o jugo de poderes estrangeiros, de cariz (já) globalizante. Até hoje. Teve, pelo menos, 5 descendentes conhecidos: Uma filha de Dona Juliana de Lencastre, filha do duque de Aveiro, concebida dias antes da partida para a sua segunda campanha em África, & uma filha & três filhos da sua amada infanta Isabella Clara Eugénia, concebidos em Mariemont, já no século XVII, quando a infanta, então arquiduquesa, era governadora dos Países Baixos, casada com um ex-cardeal impotente. E as namoradas foram muitas... Há um relato muito curioso acerca delas no livro ‘Donas de Tempos Idos’, do conde de Sabugosa, no capítulo ‘Dom Sebastião e as Mulheres’. Morreu envenenado no convento dos Agostinhos em Limoges, com 79 anos, no ano de 1633, onde foi sepultado, na capela de S. Sebastião.” Para uma apresentação mais detalhada sobre o elmo, seguir a referência: kzfaq.info/get/bejne/br1yZcZ2p9SlqYE.html Cumprimentos.
@cg8397
@cg8397 8 ай бұрын
Essas teorias da conspiração não fazem sentido. O rei conhecia o seu dever e era um católico rigidamente piedoso, segundo todos os relatos contemporâneos - o rei não era um mulherengo descontrolado. Se escapasse do cativeiro, casaria com uma mulher católica de origem nobre e criaria uma linhagem legítima de príncipes para Portugal, e não geraria uma ninhada de bastardos de várias concubinas espalhadas pela Europa.
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda 8 ай бұрын
@@cg8397 «Todos os relatos contemporâneos», que ainda ninguém leu, considerando que ainda hoje vai-se descobrindo nova documentação a respeito da sua vida, antes e depois de 1578. De onde crê que estas «teorias da conspiração» (chavão para parvos) surgem? Precisamente de relatos contemporâneos. E era tão «católico», que tinha milhares de cristãos protestantes sob o seu serviço, incluindo em Alcácer.
@sandrobanganho
@sandrobanganho Жыл бұрын
Lamento, mas não posso aceitar este tempo negro da nossa história. D. SEBASTIÃO era um rei criança que entregou Portugal à Espanha após de uma batalha já decidida desde o início. Conspiração entre rainha e mãe com que Portugal fosse entregue à Espanha. E por sua vez, foi a queda de um grande império quando espanhóis tomaram controlo de todo território imperial e tecnológico mais avançada naquela época. Que fez destruir uma história da humanidade
@comsortecomvoce4865
@comsortecomvoce4865 10 ай бұрын
Já é difícil entender português de Portugal, agora com esse áudio fica impossível
@manuelalves7531
@manuelalves7531 10 ай бұрын
O narrador é alemão.
@gabrielmadeira564
@gabrielmadeira564 4 ай бұрын
@@manuelalves7531Errado. Narrador é português, descendente de famílias alemãs: pt.wikipedia.org/wiki/Rainer_Daehnhardt
@BernasLL
@BernasLL 4 ай бұрын
@@gabrielmadeira564 Não apenas descendente, é também alemão. E tem de facto um sotaque característico, pois viveu os primeiros 16 anos da sua vida na Áustria e Alemanha.
@SylvaHodracyrda
@SylvaHodracyrda 4 ай бұрын
@@BernasLL Rainer Daehnhardt nunca teve bilhete de identidade alemão, nem austríaco. Lá diz, "português", a sua mãe também era portuguesa, assim como a esposa e filhos.
@MK-nd2ij
@MK-nd2ij 6 күн бұрын
Português de Portugal, hahahaha, aposto que não perco, tu és brasileiro!
@user-rc6ch2lp5n
@user-rc6ch2lp5n Жыл бұрын
علق رأسه على رمح وجسده اطعم للاسود واكنر من 1500 اسير استعبدو. لانهم ضالمون. وغزات. الى مزبلة التاريخ
@user-zv9zs5bp5o
@user-zv9zs5bp5o 6 ай бұрын
غير صحيح، لقد ركلنا مؤخرتك قبل 250 سنة من الإسبان
@davidagostinho1807
@davidagostinho1807 3 ай бұрын
@@user-zv9zs5bp5o 😀
A TRAGÉDIA que virou ROMANCE: Pedra do Reino, Documentário completo
40:36
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,7 МЛН
A clash of kindness and indifference #shorts
00:17
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 31 МЛН
Só voltaram 18: a brutal viagem de Fernão de Magalhães
8:01
BBC News Brasil
Рет қаралды 169 М.
O ESQUECIDO reinado de DOM SEBASTIÃO
19:20
História Ibérica
Рет қаралды 42 М.
Dom Sebastião, o desejado e o sebastianismo
31:55
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 99 М.
O significado OCULTO do Escudo de PORTUGAL
11:16
História Ibérica
Рет қаралды 316 М.
D. Sebastião - de Desejado a Encoberto (Parte 1) com Manuel J. Gandra | O Quinto Império #6
56:02
Carlota Simões - A Coroação de Rei Sebastião de Portugal
7:36
History of Science
Рет қаралды 621
Portugal em Marrocos - Episódio 5 "De Alcácer-Quibir ao Tratado de Paz"
27:39
Histórias de Portugal em Marrocos
Рет қаралды 280
Жайдарман | Туған күн 2024 | Алматы
2:22:55
Jaidarman OFFICIAL / JCI
Рет қаралды 1,7 МЛН