Diagnóstico HTLV

  Рет қаралды 1,447

ImunoCanal

ImunoCanal

Күн бұрын

DOAÇÃO PARA O CANAL: paypal.com/donate/?hosted_button_id=H948VMRN2HMK6
O vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV, do inglês human T-lymphotropic virus) é um agente infeccioso viral com características únicas em sua biologia e diversidade de manifestações clínicas. Esse vírus de impacto mundial ainda passa despercebido pela maioria da população e pelos profissionais e gestores da saúde. Portanto, é necessária a adequada atenção para que se possa definir a extensão dos danos causados por esse agravo, possibilitando às pessoas infectadas e aos doentes o cuidado mais apropriado, capaz de melhorar a qualidade de suas vidas.
A infecção por HTLV-1/2 está presente em todo o mundo e se concentra em áreas geográficas contornadas por regiões não endêmicas. Estima-se que existam cerca de dez a 20 milhões de indivíduos infectados pelo HTLV-1 no mundo; porém, esse número não inclui áreas endêmicas sem registro de dados epidemiológicos. A infecção pelo HTLV-2 é menos prevalente na população geral, estimando-se cerca de 50.000 pessoas infectadas no mundo, com predomínio entre usuários de drogas injetáveis (UDI) nos Estados Unidos, Europa e Ásia, grupos indígenas nativos nas Américas e pigmeus na África Central. O continente africano é considerado o reservatório original de ambos os vírus.
O diagnóstico sorológico da infecção por HTLV-1/2 baseia-se na detecção de anticorpos específicos contra o vírus, os quais estão presentes em fluidos biológicos e são gerados a partir de uma resposta imunológica direcionada a antígenos virais codificados por genes estruturais e reguladores. De acordo com seu poder de resolução diagnóstica, os métodos sorológicos podem ser classificados em duas categorias: as reações de triagem e as de confirmação. Os ensaios de triagem rotineiros detectam anticorpos contra o HTLV-1 e o HTLV-2 (ELISA); porém, não apresentam capacidade discriminatória entre essas infecções, fazendo-se necessária a confirmação do resultado por ensaios de alta especificidade, capazes de distinguir a infecção causada pelo HTLV-1 daquela causada pelo HTLV-2. A sorologia para a infecção por HTLV-1/2 tornou-se obrigatória em bancos de sangue no Brasil em 1993, e em receptores e doadores de órgãos ou tecidos em 2009. Entretanto, nessas populações, os ensaios confirmatórios e discriminatórios da infecção por HTLV-1 e HTLV-2 não são obrigatórios, embora sejam recomendados.
Referência: GUIA DE MANEJO CLÍNICO DA INFECÇÃO PELO HTLV. Brasília - DF 2021.
➡️ E AGORA TAMBÉM ESTOU FALANDO SOBRE IMUNOLOGIA E TIRANDO DÚVIDAS DOS ALUNOS NO INSTAGRAM. PARA ME SEGUIR LÁ TAMBÉM 👉 / ronnibrito Prof. Dr. Ronni Brito

Пікірлер: 15
@emanuelmiguez1420
@emanuelmiguez1420 2 ай бұрын
Top
@imunocanal
@imunocanal 2 ай бұрын
Obrigado, Emanuel. Bons estudos pra vc...
@marcellegoncalves9926
@marcellegoncalves9926 6 ай бұрын
Aula incrível como sempre !
@imunocanal
@imunocanal 6 ай бұрын
Obrigado, Marcelle. Bons estudos pra você 🙂
@João-r6e
@João-r6e Ай бұрын
E quando ja não esta mais criando anticorpo tardiu
@João-r6e
@João-r6e Ай бұрын
Os laboratório So faz PCR qualitativo que a sencibilidade 87% especificidades é 95% muito baixo pode dar falso negativo
@adrianacristinamenezes9317
@adrianacristinamenezes9317 6 ай бұрын
se a pessoa chegar ficar na cadeira de roda ela tem chances de voltar andar,pois tem um pouco de sensibilidade.
@CCCP.02
@CCCP.02 6 ай бұрын
Tenho todos sintomas, mas da negativo.
@TecTudogame
@TecTudogame Ай бұрын
Doutor fis exame de htlv, Valor de referência era que acima ou igual a 1,00 reagente, e abaixo de 1,00 não reagente, no meu exame deu 0,10 significa então que deu negativo???
@Evandro-c1f
@Evandro-c1f Ай бұрын
Sim
@imunocanal
@imunocanal Ай бұрын
@@TecTudogame sim, negativo
@CCCP.02
@CCCP.02 6 ай бұрын
Os teste pode da falsos negativo nos coinfectados com HIV?, Qual o melhor tipo de teste em coinfectados, sorológico ou molecular?
@imunocanal
@imunocanal 6 ай бұрын
Oi, Matheus. A coinfeção por HTLV e HIV não afeta os resultados dos testes diagnósticos. O que talvez possa acontecer em caso de falsos negativos para HIV é que a presença do HTLV pode interferir nos testes de triagem para o HIV (procura do anticorpo anti-HIV), levando a possíveis falsos negativos em infecções recentes (até 2 semanas pós contato). Isso ocorre porque os testes de triagem para o HIV geralmente detectam anticorpos contra o vírus. A resposta imunológica à coinfeção pode causar uma resposta mais fraca ou atrasada na produção de anticorpos, resultando em falsos negativos. Portanto, em coinfectados, é recomendável realizar testes mais sensíveis ou utilizar testes de carga viral do HIV, que detectam diretamente o material genético viral, ou seja, teste molecular (PCR). Porém, se a infecção for crônica (meses pós infecção), muito provavelmente o teste de detecção de anticorpo para HIV será positivo. Consultar um médico infectologista é importante para uma abordagem personalizada. Espero que tenha entendido. Bons estudos 😊
@CCCP.02
@CCCP.02 6 ай бұрын
@@imunocanal estou passando por uma situação caricata, so positivei por teste rapidos 7 vezes, porem os laboratóriais da sempre negativo e tenho sintomas do HIV e HTLV, estou muito debilitado e não descubro.
@imunocanal
@imunocanal 6 ай бұрын
@@CCCP.02 É Matheus, tem que conversar com seu médico. O diagnóstico preciso também está ligado a quando exatamente o indivíduo tenha sido infectado e como está seu sistema imunológico no momento da infecção. Converse com seu médico sobre pedir exames moleculares (PCR) para detecção dos vírus. Mas claro, tudo vai depender da data da infecção. Boa sorte ai. Abraço
Diagnóstico Mononucleose
29:07
ImunoCanal
Рет қаралды 697
Tutoria de Aleitamento - Aula 05
4:26
CHAMA O 1000
Рет қаралды 1
Zombie Boy Saved My Life 💚
00:29
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 5 МЛН
Алексей Щербаков разнес ВДВшников
00:47
SPILLED CHOCKY MILK PRANK ON BROTHER 😂 #shorts
00:12
Savage Vlogs
Рет қаралды 46 МЛН
Neutropenia no consultório: como investigar?
1:02:47
Hematolog
Рет қаралды 112
Síndrome de Chediak-Higashi
24:47
ImunoCanal
Рет қаралды 2,8 М.
Western Blotting
47:03
ImunoCanal
Рет қаралды 4,3 М.
Microscopia de Fluorescência
27:13
ImunoCanal
Рет қаралды 1,2 М.
Diagnóstico Sífilis
34:37
ImunoCanal
Рет қаралды 1,9 М.
Citomegalovírus
23:51
ImunoCanal
Рет қаралды 1,7 М.
Imunodeficiência Combinada Grave - SCID
1:01:46
ImunoCanal
Рет қаралды 4,1 М.
IMUNO-HISTOQUÍMICA
25:06
ImunoCanal
Рет қаралды 2,1 М.
Recrutamento Leucocitário
9:03
ImunoCanal
Рет қаралды 787