No video

Por que escolher Psicologia Clínica?

  Рет қаралды 2,643

Diálogos Psicológicos

Diálogos Psicológicos

2 жыл бұрын

No episódio de hoje, eu e a Nath refletimos sobre os motivos que podem levar as pessoas a escolherem a prática profissional “clínica de consultório” dentro do universo da Psicologia. Será que isso costuma ocorrer pelos motivos “corretos”? Se sim ou se não, quais as possíveis consequências disso para profissionais e pessoas por eles atendidas? Existem outros caminhos?
O “Escuta Aí Psi!” é um podcast apresentado pelas psicólogas Giovana Facchini e Nathália Roncato para falar sobre Psicologia Clínica de um jeito descomplicado, mas conectado com a ciência e a ética profissional.
Você pode enviar as suas dúvidas e reflexões para o e-mail podcastescutaaipsi@gmail.com.
Falem com a gente também pelas nossas contas do Instagram: @dialogospsicologicos (Giovana) e @nathcippolaroncato (Nathália).
Episódios novos a cada 15 dias, às quartas-feiras.
O Escuta Aí Psi! quer fortalecer a comunidade psicológica. E você? Vem com a gente?

Пікірлер: 17
@afamosakaka9795
@afamosakaka9795 7 ай бұрын
Nas supervisões de estágio clínico, eu ria... de desespero! Sentia que a clínica não era para mim. Hoje ao contrário de antes, pensava que enveredaria pelo RH, recém formada...optei pela clínica! Concordo com tudo que voces dissera,. Obrigada por tanta entrega!
@EquilibrioRelaxadoeTenso
@EquilibrioRelaxadoeTenso 6 ай бұрын
Gostei! Bem fluida a conversa.
@jaquelinetveira
@jaquelinetveira 2 жыл бұрын
Eu sentia muita falta de conteúdos assim aqui no youtube, sou estudante de Psicologia do segundo semestre e antes de entrar na faculdade já sabia que seria clínica e ouvindo vcs me sinto cada vez mais segura da minha decisão. Bjo meninas.
@dialogospsicologicos9055
@dialogospsicologicos9055 2 жыл бұрын
Ah, que delícia saber isso! ❤️
@nilsongoncalvesdepaiva
@nilsongoncalvesdepaiva Жыл бұрын
Eu tô patinando demais no meu começo na psicologia mas não é por falta de convicção e habilidade e sim por falta de estrutura pra dar esse ponta pé inicial. Alías eu já atuo na clínica há 1 ano e pouquinho, já levei soluções pra vários pacientes mesmo sem ter aquela estrutura completa que hoje eu estou buscando. Eu tenho o perfil de um psicólogo clínico, não me imagino indo pra outro caminho, posso até ir durante um tempo, mas voltarei se eu for pois a clínica é o que eu quero praticar pro resto da vida. De todos que me procuram a maioria fecha atendimento comigo, muitos engajam e os que param acabam fazendo por motivos financeiros mas alguns voltam. Estudo todos os dias, leio todos os dias, tenho as habilidades básicas pra ser psicólogo como empatia, boa escuta, falo bem, ética, etc.... O problema foi que eu sai da faculdade com algumas dívidas e isso tá empacando o meu começo, além da clínica que eu estou estar no começo também pois estou com poucos pacientes até o momento. Sei das minhas qualidades e tenho certeza que quando eu entrar numa clínica aonde tenha um fluxo maior de atendimentos, aonde me dê condições de contratar uma supervisão profissional, tenho certeza que eu vou deslanchar e aí vai engranar de vez. Mas começos são assim mesmo... Eu me vejo com potencial pra melhorar, sei aonde estão minhas falhas e meus acertos... e apetite eu tenho ! um pequeno desabafo aí kkkk Muito bom o conteúdo .....
@fcd1996
@fcd1996 Жыл бұрын
Sempre bom repensar os porquês da escolha pela clínica e ponderar sobre a ética, satisfação e perfil do profissional, além de considerar outras possibilidades. Que legal essa conversa sincera, parabéns!
@dialogospsicologicos9055
@dialogospsicologicos9055 Жыл бұрын
Obrigada pelo carinho querido 🫶🏻
@anapauladaros4036
@anapauladaros4036 Жыл бұрын
Acho péssimos o psi dizer que está na clinica enquanto se especializa.m pra outra área. Duvido que entregue um serviço eficaz. Pra ser clínico precisa estudar mto, diariamente. Dominar várias demandas.
@eugeniabarboza5097
@eugeniabarboza5097 4 ай бұрын
Que demais. Muito bom mesmo esse podcast. Obrigada por compartilhar a experiência de vocês conosco!
@PedroHenrique-hu3ry
@PedroHenrique-hu3ry Жыл бұрын
Me identificando com as falas da Nath sobre o receio da clínica kkkkkkk a discussão sobre o repertório necessário pra atender não é muito falada na faculdade mas eu considero tão importante e realmente eu particularmente sinto uma "pressão" das pessoas de que eu devo saber atender na clínica por estar me formando psicólogo, foi ótimo ouvir vcs falando disso. Gostaria de saber que tipo de "perfil" para atender q vcs estavam falando, no mais um ótimo podcast, ansioso pelos próximos
@dialogospsicologicos9055
@dialogospsicologicos9055 Жыл бұрын
Obrigada pelo carinho! O “perfil” seria no sentido de um certo repertório social, de conseguir interagir bem verbal e não verbalmente! Acho que foi isso! A gente fala tanto que nem lembro mais kkkkkkkk
@PedroHenrique-hu3ry
@PedroHenrique-hu3ry Жыл бұрын
@@dialogospsicologicos9055 kkkkkkkkkkk Entendo, meu orientador fala que eu tenho o "perfil ideal" aí eu sempre me pergunto o q ele quis dizer com isso, mas amando a experiência do podcast, já mandei o link direto no grupo da sala
@dialogospsicologicos9055
@dialogospsicologicos9055 Жыл бұрын
@@PedroHenrique-hu3ry Obrigadaaaaa 🥰
@anapauladaros4036
@anapauladaros4036 Жыл бұрын
Legal encontrar esse pod 😉👏🏻
@nilsongoncalvesdepaiva
@nilsongoncalvesdepaiva Жыл бұрын
31:30 escutei muito isso no meu primeiro dia de aula na graduação. As pessoas pensam assim por que estão presas ao senso comum do que é estudar psicologia, exercer psicologia, de que psicologia é pra se entender somente, psicologia trata de questões comportamentais também, trata questões práticas do dia a dia e não é necessariamente só sobre a mente. Isso vai muito da visão psicanalítica impregnada na sociedade e as pessoas acham que a figura de roupa social, óculos de grau e olhar analítico misterioso estilo Freud que vai te dar interpretações pra fatos que ocorreram na sua vida que isso é psicologia e ser psicólogo. No meu universo de interações com outros colegas de profissão, todas as pessoas que eu conheço que vieram com esse discurso de fazer psicologia pra se entender, todo mundo acabou mudando a sua percepção.
@alepsycho5104
@alepsycho5104 2 жыл бұрын
Aeeee, top. Vocês são demais! Monta um Instagram do podcast 😁
@dialogospsicologicos9055
@dialogospsicologicos9055 2 жыл бұрын
Obrigada! Bem que eu queria! Mas não tenho condições de administrar mais nada nessa vida 🤣🤣🤣
O que fazer em uma primeira sessão?
40:47
Diálogos Psicológicos
Рет қаралды 17 М.
Como encarar a rotatividade do consultório?
40:44
Diálogos Psicológicos
Рет қаралды 1,1 М.
WHO CAN RUN FASTER?
00:23
Zhong
Рет қаралды 41 МЛН
ISSEI & yellow girl 💛
00:33
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 19 МЛН
Comfortable 🤣 #comedy #funny
00:34
Micky Makeover
Рет қаралды 16 МЛН
Como captar pacientes?
40:20
Diálogos Psicológicos
Рет қаралды 10 М.
Rotatividade de Pacientes em Início de Carreira
19:43
Diálogos Psicológicos
Рет қаралды 2,9 М.
Burocracias para Início da Prática Clínica em Psicologia
22:58
Diálogos Psicológicos
Рет қаралды 14 М.
Como funciona uma sessão de Psicodrama?
7:22
Psicóloga Carol Alcantara
Рет қаралды 24 М.
Dr. Ramani's Narcissistic Hummingbird Problem
9:56
DoctorRamani
Рет қаралды 10 М.
Questionamento Socrático: como fazer?
5:24
Comunidade Cognitiva
Рет қаралды 16 М.
O que fazer na sessão de avaliação?
7:18
Comunidade Cognitiva
Рет қаралды 1,8 М.
Como funciona a primeira sessão com o psicanalista?
5:32
Cintia Travassos
Рет қаралды 10 М.
ВИТАЛИЙ МИЛОНОВ: что депутат делает на СВО?
1:51:19
Осторожно: Собчак
Рет қаралды 188 М.
WHO CAN RUN FASTER?
00:23
Zhong
Рет қаралды 41 МЛН