Documentário Vento Agreste

  Рет қаралды 16,848

CPT Nordeste 2

CPT Nordeste 2

Жыл бұрын

No interior do Nordeste, a tranquilidade dos sertões é trocada por um barulho sem fim. Em uma costura de imagens e vozes camponesas, é contada a história de comunidades que parecem ter perdido seu mundo com a chegada de usinas eólicas em seus territórios. Vento agreste é um filme denúncia que conta como algo aparentemente sustentável é um instrumento de violência contra famílias camponesas, como as que vivem na comunidade de Sobradinho, em Caetés. Expulsões, apropriação de territórios camponeses, depressão, síndrome do pânico, casas rachadas, doenças de pele e animais adoecidos chegaram junto com as usinas eólicas. Afinal, ventos para a vida ou para a morte?
O documentário "Vento Agreste" foi realizado pela CPT em parceria com o Instituto Mãe Terra e a equipe de Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia da UPE. Foi produzido e filmado pelo Coletivo Saruê Filmes e contou com o apoio do Fundo Casa Socioambiental.
Ficha Técnica:
Direção: João do Vale
Imagens e edição: Felipe Correia
Sonoplastia: Luca Lemos
Assistência de câmera: Mariana Starling
Pesquisa: Mariana Starling, André Monteiro e Wanessa Gomes
Produção: Josefa Eurenice e Lais domingues
Imagens auxiliares: Eriko Renan
Pôster e ilustração: Lua
Identidade visual: Cecília Távora
Comunicação: Alice Alves e Cecília Távora
Legendagem: Lissa Russano
Transcrição: Eliane Resende
Revisão: Lais Domingues

Пікірлер: 60
@gracaportela373
@gracaportela373 Жыл бұрын
Pessoal, coloquem legendas em inglês, francês e alemão e vamos rodar pelo mundo. É uma denúncia gravíssima.
@guilhermediasdejesus4200
@guilhermediasdejesus4200 6 ай бұрын
Em línguas europeias, brancas privilegiados? Temos que colocar em yoruba, fula, bantu e outros dialetos africanos
@thalitagadelha.
@thalitagadelha. Жыл бұрын
Um filme que convida o expectador a repensar as ramificações do que chamamos de " energia limpa". A obra também, mesmo em meio a factual tristeza de se deparar com o adoecimento de uma população - em que diga-se de passagem, nos cura tanto com suas doses homeopáticas de humanidade, dá a mesma um protagonismo . Protagonismo este construído pelas escolhas de como direcionar a construção do filme. Fica visível e nos ensina que escolhas de políticas afetuosas devem ser um caminho a se percorrer ao fazer um documentário. Neste caso em específico, o cuidado de organizar as falas dos protagonistas dessa história de modo que nos faça aprender a escuta-las assim como também de encontrar um equilíbrio para uma explanação da realidade de forma que não reforce a vulnerabilidade da situação e sim em um compromisso de potencializa-los enquanto cidadãos. Parabéns a equipe. @rasteirasproducoes
@RogerMarx
@RogerMarx Жыл бұрын
Documentário muito importante. Lemos o tempo todo que a energia eólica não causa prejuízos à natureza ou à sociedade, mas não é o que se constata nessas falas. Uma pena que muita gente não considere os depoimentos de quem vive com essas coisas a poucos metros de suas casas e tem obviamente a sua rotina alterada.
@amediadora7950
@amediadora7950 Жыл бұрын
É triste a situação deles porque a poluição sonora ( e visual) é um problema real e pode afetar a vida de quem está perto das turbinas. Mas as turbinas não afetam a chuva, não tem radiação, nem prejudica a água ou vento
@mariadocarmomartins5760
@mariadocarmomartins5760 Жыл бұрын
Tiraram a paz das pessoas. Colocaram as pás ( conheço com este nome) muito próximo as residências. Casas humildes, pequenas, sem condições de se fechar. As pessoas ficando doentes, animais morrendo, a lavoura sofrendo com pouca água ( problema causado pelo vento) e o barulho 24h sem parar, terrível mesmo. Quem projetou isso, deveria pensar em um lugar onde não prejudicasse as pessoas, de verdade, não só no "papel". Muito triste 😢 Outra coisa, o excesso de remédios, tbm pode acarretar mais problemas de saúde para esta população. Tem que ficar este alerta. Obrigada a todos que fizeram este documentário. EMPATIA!!
@jaianepadilha4013
@jaianepadilha4013 4 ай бұрын
Parabéns a produção do documentário. Precisamos de muitas pesquisas e estudos sobre essa "energia limpa que nao causa impactos"
11 ай бұрын
Sensacional!!!
@programaamigosdaonca7350
@programaamigosdaonca7350 Жыл бұрын
Vídeo importante para mostrar o Labo B da energia eólica. Apesar de ajudar a reduzir os GEEs elas não são isentas de impactos na sociobiodiversidade do sertão.
@momentocerto2727
@momentocerto2727 24 күн бұрын
Energia EÓLICA é uma farsa inventada pelos globalistas.
@cleidiomarsilveira
@cleidiomarsilveira Жыл бұрын
Depoimentos que respeito, gente simples que teve um impacto muito grande em suas vidas!!
@eliegefante
@eliegefante Жыл бұрын
Gratidão por comunicarem o sofrimento do povo que não tem fim com o desenvolvimento.
@mirianfigueiredo6365
@mirianfigueiredo6365 Жыл бұрын
Preocupante, será que soltam resíduos e interferem na direção e força do vento ? Não tem mais pássaros então afetam a cadeia de vida animal 😢😢😢. O sono é tão importante pra saúde. 😢😢😢. Esses relatos tem que ser levados aos responsáveis.
@jaianepadilha4013
@jaianepadilha4013 4 ай бұрын
Lendo os comentários vejo o quanto somos uma sociedade adoecida e mente fechada. O pessoal nao consegue entender que o objetivo do documentario é retratar uma população invisibilizada e dar voz a quem nunca é ouvido. Saber ler e escrever definitivamente não é sinônimo de inteligência. Melhorem, por favor.
@tupinambaga
@tupinambaga Жыл бұрын
Incrível documentário, fiquei focado no início ao fim do vídeo, primeiramente parabéns a todos que realizaram esse documentário, é um grande trabalho! O vídeo é muito importante como ferramenta para abordar e informar dos problemas e dificuldades que as comunidades vem sofrendo, como no caso da comunidade de Sobradinho, o governo federal junto com o estadual precisam tomar providências e resolver esse problema das eólicas que acabam prejudicando em vez de ajudar, tem que definir parâmetros e normas para construção dessas usinas eólicas que não prejudiquem as comunidades e o ambiente em que vivem!
@erleiamaria2766
@erleiamaria2766 Жыл бұрын
Deveriam ter também a parte neste documentário dos cientistas, engenheiros, técnicos, médicos sobre o que impacta no homem, na natureza esse tipo de captação de recursos renováveis. Não desconsidero a fala das pessoas, mas acredito que neste momento, o correto seria este pessoal que fez o documentário propor aos órgãos públicos da União junto aos ministério da saúde, infraestruturas, meio ambiente, gestão e outros que fizerem necessário buscar soluções para essa comunidade e verificar as demais que estão sendo construídas. Solução tem... vários países vem buscando soluções de energias renováveis e a eólica é em determinadas condições a única possível. Sugiro os diretores também colocar a resposta da outra parte que está sendo acusada de tantas transformações neste local.
@angelarosadiasdossantos8435
@angelarosadiasdossantos8435 Жыл бұрын
Documentário não tem um técnico, um médico, cientista, engenheiro pra avaliar, dá um diagnóstico. Ficou incompleto o documentário.
@fernandomagalhaes217
@fernandomagalhaes217 Жыл бұрын
Não ficou incompleto não. O depoimento das pessoas não deve ser desqualificado porque elas não tem um diploma.
@chetbaker8494
@chetbaker8494 Жыл бұрын
😢
@edinaldooliveira6064
@edinaldooliveira6064 Жыл бұрын
Sancho Pança e os moinhos de vento. Falta uma campanha de esclarecimento para a população.
Жыл бұрын
Não é campanha de esclarecimento não,colocaram essas eólicas em uma quilometragem indesejável 👍🏼
@andersonigor8199
@andersonigor8199 11 ай бұрын
@ 👀
11 ай бұрын
​@@andersonigor8199deveriam ter feito uma campanha de esarecimento,e intalado essas eolicas a muitos quilometros de distancia
@FRS530
@FRS530 7 ай бұрын
Eu nao sabia que vento traz pereba. Que louco.
@rogeriorussas
@rogeriorussas Жыл бұрын
Carece de uma abordagem técnica e científica, deviam ter chamado algum universidade para analizar isso.
@joseorlando8224
@joseorlando8224 6 ай бұрын
Up
@sandro8502
@sandro8502 Жыл бұрын
Radiação eu não sei, mas elas causam interferência no campo eletromagnético.
@steniocampos
@steniocampos Жыл бұрын
Tem muita denúncia importante aí. Mas tem muita coisa que não faz sentido e que carece de uma avaliação técnica e científica para explicar. Esse povo simples é muito susceptível a explicações de pessoas com interesses que eles desconhecem. O documentário não ouviu o outro lado ou buscou apresentar a regulamentação que eventualmente existe. Simplesmente jogou depoimentos de pessoas simples e desinformadas. Gostaria de algo mais completo.
@momentocerto2727
@momentocerto2727 24 күн бұрын
Energia EÓLICA é uma farsa completa, no final o objetivo dos globalistas é destruir e não salvar as pessoas.
@EuArizona
@EuArizona Ай бұрын
Kkkkkk que viagem, mds
@PriscilaOliveira-fx5oq
@PriscilaOliveira-fx5oq Ай бұрын
😂😅😅 Ops! Eu tive fe voltar aqui. Acelerei o vídeo e no tempo 28:28 eu ... Fiquei sem palavras, mas a gargalhada foi inevitável poucos segundos depois: a senhora falando que compra aquele montante de remédios. Isso é tão fake que dispensa comentário.
@danielmota3228
@danielmota3228 Жыл бұрын
Eu fui pulando algumas partes e eu ouvi uns negocios sem pé nem cabeça, radiação, contaminação de água, e energia caindo, chuva sendo atrapalhada pelas torres, epilepsia, "tireóide"... Eu nao tiro a razão pelo barulho, pelos roubos, mas essas outras coisas, parece conversa de doido.
@Henrique-ng9ev
@Henrique-ng9ev Жыл бұрын
pode ser radiação eletromagnética
@danielaalbano3377
@danielaalbano3377 Жыл бұрын
Ignorância é isso, não assistiu completo e são com um monte de julgamento. Aposto que é bolsominion
Жыл бұрын
Meu deus. Chamar a pessoa de Bolsominion por contestar isso?? Radiação eletromagnética??? Para gente, vocês tão parecendo conspiracionista. Acho válido a questão do barulho, mas diabete???
@danielmota3228
@danielmota3228 Жыл бұрын
@@Henrique-ng9ev que tipo de radiação? Essas torres emitem raio-x? Microondas? Radiação gama? Não faz sentido.
@danielmota3228
@danielmota3228 Жыл бұрын
@@danielaalbano3377 tem certas coisas que nem dá pra ver por completo, tinha muita coisa sem sentido algum. A questão de perder a paz do sono já é um mal terrível, os roubos também, todo o resto não resiste a crítica alguma, são coisas totalmente sem sentido. E não sou bolsominion, sou comunista.
@deraribeiro
@deraribeiro 6 ай бұрын
O documentário é importante, mas nós gostamos de ver o rosto da pessoa quando ela está contando a história, nesse quesito importante vcs deixaram a desejar e o documentário ficou cansativo
@emanuellyosterne8813
@emanuellyosterne8813 Жыл бұрын
Povo assombrado por pouca coisa
@wagnermonteiro427
@wagnermonteiro427 Жыл бұрын
Depoimentos não dizem nada com nada; tireóide, epilepsia? Alterar chuva e vento? Radiação? Tudo provocado por catavento? O máximo de alteração que catavento pode provocar é barulho que pode ser medido e ver se está acima do tolerado.
@romenikejesus9743
@romenikejesus9743 Жыл бұрын
Se a pessoa não dorme bem, está vendo os animais e plantas mudarem, a pessoa vai desencadeando alteração no sistema nervoso e neural. Uma coisa vai levando a outra. Vcs desprezam a sabedoria das pessoas mais velhas.
@jeronimoomena6193
@jeronimoomena6193 6 ай бұрын
Essa. Energia. Eólica. Vai. Espulsar. Coitado das. Suas terras. E. Muito ruim
@macieltubarao9296
@macieltubarao9296 Жыл бұрын
Radiação é exagero ê isso ?
@amediadora7950
@amediadora7950 Жыл бұрын
É, turbinas eólicas não tem radiação
@pelton1
@pelton1 Жыл бұрын
Tirando a questão da chatice do documentário, é muita bobagem ventilada, radiação, alteração nas chuvas, coceira no corpo, perda de visão, galinha morrendo... Perde muita a credibilidade quanto ao real problema que é o ruído. Alguém levou um decibilímetro para medir o ruído na casa das pessoas? Será que o ruído é maior do que para quem mora em volta do aeroporto de Congonhas?
@emanuellyosterne8813
@emanuellyosterne8813 Жыл бұрын
Nuca tiveram que escutar barulho da cidade. Estão exagerando
@bruna5969
@bruna5969 Жыл бұрын
Você está se contradizendo. Se, como você mesma colocou, essas pessoas nunca tiveram que conviver com ruído urbano, é óbvio que irão adoecer com o barulho agora. Então não há exagero. Desafio você, acostumada com o barulho da cidade, a dormir com um ruído novo e ininterrupto no pé do ouvido.
@Paskoalee
@Paskoalee Жыл бұрын
Vc nunca teve o privilégio de não escutar o barulho urbano.
@emanuellyosterne8813
@emanuellyosterne8813 Жыл бұрын
Tenho familiares em cidade pequena. Sei.o que eh silêncio.
@emanuellyosterne8813
@emanuellyosterne8813 Жыл бұрын
@@bruna5969 não deve ser pior que o barulho urbano. Esta o exagerando. Agora até doença da tireoide eh por causa delas? Contaminação das águas? Depressão? Tenha santa paciência.. vai dizer que unha encravada eh por conta de aeolica? ... sendo que elas geram energia pra eles mesmos. Brasil não exporta energia, e sai mais barato usar energia de perto. Tão reclamando? Será que vão reclamar se ficar uma semana sem energia?
@jaianepadilha4013
@jaianepadilha4013 4 ай бұрын
Zero empatia.
Documentário "O Vaqueiro e Suas Raízes" - 2021
36:13
O VAQUEIRO E SUAS RAÍZES
Рет қаралды 109 М.
УГАДАЙ ГДЕ ПРАВИЛЬНЫЙ ЦВЕТ?😱
00:14
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,5 МЛН
This is not my neighbor  Terrible neighbor! #funny #zoonomaly #memes
00:26
50 YouTubers Fight For $1,000,000
41:27
MrBeast
Рет қаралды 186 МЛН
Scary Teacher 3D Nick Troll Squid Game in Brush Teeth White or Black Challenge #shorts
00:47
ALPHAVILLE DO LADO DE DENTRO DO MURO
54:26
luiza campos
Рет қаралды 2,5 МЛН
A vida do Sertanejo nunca foi fácil, Nordeste 1950.
33:58
Nas Quebradas do Sertão - CE
Рет қаралды 17 М.
Raízes do Bandeira
18:22
Raízes do Bandeira
Рет қаралды 26 М.
CONHEÇA A COMUNIDADE OLHO DÁGUA DO SÃO GONÇALO DE TUPANATINGA PE
36:36
Aruanda (1960) - Linduarte Noronha
21:22
Ely Barbosa
Рет қаралды 29 М.
Cidadão Boilesen - Um dos Empresários que Financiou a Tortura no Brasil
1:32:51
MARIA BONITA: Conheça a casa onde morou a esposa de Lampião - Paulo Afonso/BA
34:26
Boa Sorte Viajante - Matheus Boa Sorte
Рет қаралды 1,9 МЛН
УГАДАЙ ГДЕ ПРАВИЛЬНЫЙ ЦВЕТ?😱
00:14
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,5 МЛН