Fatos sobre a Leucemia Mieloide Crônica (LMC) | Geydson Cruz [MD, MsC]

  Рет қаралды 5,683

Hemato in Web

Hemato in Web

3 жыл бұрын

Leucemia Mieloide Crônica não possui a mesma evolução que possuía há alguns anos, sendo um exemplo claro e evidente de como as melhoras obtidas de pesquisas científicas levam a mudanças significativas no dia-dia de portadores de algumas doenças.
É um tipo de leucemia caracterizado pela translocação recíproca entre cromossomos 9 e 22 (Cromossomo Filadélfia). Isso leva a formação de uma oncoproteína de forma constitutiva chamada BCR-ABL1.
Estima-se que ocorrem 10-15 milhões de casos por ano e não há grandes diferenças entre as regiões e etnias.
Modificações significativas aconteceram após introdução de inibidores da atividade tirosino-cinase.
Considerada atualmente uma patologia crônica que necessita tratamento prolongado objetivando a resposta profunda a LMC possui sobrevida muito próxima das pessoas sem a doença. O grande objetivo atual do tratamento é permitir uma adequada qualidade de vida aos portadores da doença.
A partir da suspeita clínica e dos achados de exames preliminares o diagnóstico é feito a partir da confirmação da presença do gene BCR-ABL1, seja por meio de citogenética convencional FISH ou biologia molecular. A citogenética é confirmatória em 95% dos caos, sendo que o restante é diagnosticado por meio de exames moleculares.
Evolução
A LMC possui fases de evolução. A fase inicial doença é chamada de Fase Crônica. A segunda fase em que ocorre a aquisição de alterações moleculares adicionais que, por sua vez, manifesta-se por resposta mal controlada ao tratamento com a dose habitual das medicações e deterioração sintomática progressiva, inclusive com piora do hemograma. Essa última fase de doença é a Fase Acelerada que antecede a terceira que é chamada Fase Blástica. A terceira fase da leucemia é caracterizada pelo excesso de precursores imaturos na circulação e na medula óssea, ou seja em porcentagem superior a 20%. Esse número representa o mesmo percentual para diagnóstico de leucemias agudas, o que às vezes é indistinguível pela análise morfológica apenas.
Não basta apenas tratar o paciente portador de LMC, é necessário também acompanhar rigorosamente a evolução. Assim nos pacientes o objetivo é provocar a melhor resposta possível, que é a a ausência de evidência de doença, por meio da negatividade dos exames moleculares, o que denomina-se de Resposta Molecular Completa. Sabe-se que muitas vezes a ausência de evidência não significa a evidência da ausência, assim exames negativos não significam o fim do tratamento. Dessa forma mesmo com resultados excelentes o tratamento não deve ser suspenso.
Felizmente o tratamento atual com os ITK permite afirmar que a causa de morte nos paciente portadores de LMC raramente é a própria LMC, bastante distinto daquilo de poucos anos atrás.
#leucemia #junholaranja #hematologia
Hemato na Web - Canal de Hematologia apresenta nesse vídeo conteúdo relevante e interessante sobre a Hematologia ou a Medicina em geral.

Пікірлер: 56
@leizemariasouza7620
@leizemariasouza7620
Porque nao temos orientacao suficiente para nossas necessidades....deveria ter um encontro...bate papo para sabermos mais sobre esse cancer. Sua informacao foi vsliosa. Busco saber aempre mais inclusive de se alimentar. Perdi totalmente a fome...e meu cabelo caiu ...porem agora esta nascendo e crescendo.
@betinamaske8685
@betinamaske8685
Fui diagnósticada com leucemia Mielóide crônica com excesso de glóbulos vermelhos, meu médico pediu novos exames para ver o pôr que 😢
@eliane5597
@eliane5597 4 сағат бұрын
Tenho diagnóstico LMMC, em quimioterapia com azaticidina ha 7 meses, durante esse período não consegui aumentar a hemoglobina mesmo usando eritropoetina semanal.
@evaneidelemos807
@evaneidelemos807 2 жыл бұрын
Como saber se a pessoa tá tendo uma boa resposta molecular?Pelo bcr abl
@adrianadri263
@adrianadri263 Жыл бұрын
Meu marido esta com leocemia mileoide cronica em tratamento a 1 ano e meio e tava evoluindo porem no exame desse mes perdeu a resposta voltando a 1 ano atraz estou muito abalada 😢
@evaneidelemos807
@evaneidelemos807 2 жыл бұрын
Porque meu pai fez o bcr abl mais até agora não entendo se teve boa resposta ou não o médico só olha mais não explica nada queria muito uma explicação para poder entendet
@lucasdiego4036
@lucasdiego4036 Жыл бұрын
no que pesa a importância da Tirosina Quinase na patogênese da LMC? pesquiso isso a um bom tempo e não vejo assuntos fidedígnos quanto a esse tema.
@lineassuncao8638
@lineassuncao8638
Doutor meu leococitos está em 14.000 e plaquetas 550.000 está subindo gradativamente desde julho do ano passado. Será leucemia? Não tenho anemia…
@MariaJose-dh4kh
@MariaJose-dh4kh 2 жыл бұрын
Sim convivo com meu cunhado
@lisanischuh6538
@lisanischuh6538 2 жыл бұрын
Oque significa perca imunológica?
@rafaelbraga7687
@rafaelbraga7687 Жыл бұрын
Top Dr. estudando para prova de Hematologia, muito obrigado.
@natallyfernanda4239
@natallyfernanda4239
Ótima aula, parabéns pela didática Dr.
@merciamaria2938
@merciamaria2938 Жыл бұрын
Doutor você explica. muito bem o assunto.
@rossanapereira4331
@rossanapereira4331 2 жыл бұрын
Sou portadora de Lmc . Fui diagnosticada em março de 2017 . Leucócitos 320 mil perdi 30 kilos e entrei de ambulância no hospital. Fiquei internada 25 dias e fiz 4 transfusões. Tomo imatinibe 400. Faço PCR ABL e estou indetectável. Continuo firme com o tratamento. Más me sinto fraca. Ah. Tenho alguns efeitos colaterais. Más cuido bem da minha alimentação.
@PauloCesar-qr3hw
@PauloCesar-qr3hw 2 жыл бұрын
Excelente vídeo , obrigado Dr pela postagem
@floramarta7577
@floramarta7577 2 жыл бұрын
Boa tarde!
@neliemmel1314
@neliemmel1314
Muito bom. Fiz exame da medula Maß a medica Aida nao mein chamou pra dar k resultado
@leonisilva3970
@leonisilva3970 Жыл бұрын
Meu esposo tem leocemia qua os valores de referência baixo ou alto
@roniltonbomfimsoaresdossan3941
@roniltonbomfimsoaresdossan3941 2 жыл бұрын
Descobri junto do outro ano faço uso imatinibe de 400 faço brcr alb cariótico miligrama de 3 x3 meses a medula já tá sentindo muito sempre faço coleta e necessário fazer 3x3 meses
@paracompartirlapalabra4091
@paracompartirlapalabra4091
Eu preciso conhecer se o LMC podesse trata direitamente com o imatinib o precisa tratar-se primeiro com quimioterapia
50 YouTubers Fight For $1,000,000
41:27
MrBeast
Рет қаралды 208 МЛН
БАБУШКИН КОМПОТ В СОЛО
00:23
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 17 МЛН
Leucemia Mielóide Crônica
44:59
ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Рет қаралды 82 М.
Exame PCR para LMC: o que é e como interpretar
21:57
ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Рет қаралды 2,5 М.
Leucemia Promielocítica [LMA M3] | Geydson Cruz; MD, MSc
13:43
Hemato na Web
Рет қаралды 2,4 М.
Como Identificar Leucemia Mieloide Cronica no Hemograma Completo #biomedicina #hematologia
11:14
Hematologia na Bancada - Thaís Medeiros
Рет қаралды 14 М.
LEUCEMIA CRÔNICA - PATOLOGIA 3
15:32
Facilitando a Medicina
Рет қаралды 8 М.
PLAQUETAS BAIXAS são causas de LEUCEMIA? | Geydson Cruz [MD,MSc]
17:02
História do Rodrigo, paciente de Leucemia Mieloide Aguda
26:47
ABRALE Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Рет қаралды 31 М.
50 YouTubers Fight For $1,000,000
41:27
MrBeast
Рет қаралды 208 МЛН