Analisamos 5 capas de REVISTAS PULP!

  Рет қаралды 507

Formiga Elétrica

Formiga Elétrica

2 ай бұрын

Este episódio foi gravado no estúdio da GUP Comunicação:
www.gupcomunicacao.com.br/
Acesse a página e contribua com a nossa campanha no APOIA.se: apoia.se/formigaeletrica
Instagram: / formiga.eletrica
Facebook: / formigaeletrica
X: / formigaeletrica
Em mais uma rodada de análises, retrocedemos um pouco mais no tempo e trouxemos cinco capas de publicações peculiares da primeira metade do século XX: as revistas pulp. Lançadas em escala industrial e produzidas a toque de caixa, elas disputavam a atenção das pessoas com ilustrações das mais sensacionalistas e chamativas.
Confira nossa seleção, que tem as icônicas Amazing Stories, Shadow Magazine (a famosa revista do Sombra), Doc Savage e outros grandes exemplos em que a arte da capa fez seu trabalho de capturar a atenção além do esperado.
natela@formigaeletrica.com.br (para sugestões e comentários sobre o
vídeo)
comercial@formigaeletrica.com.br (para questões comerciais)
#arte #ilustração #design

Пікірлер: 34
@paulorobertoamaraldossanto7692
@paulorobertoamaraldossanto7692 2 ай бұрын
Esse quadro tem que continuar, é sensacional. Amo artes plásticas, quadrinhos, cinema e literatura, necessariamente nesta ordem.
2 ай бұрын
Agradecemos muito. Faremos mais!!!
@GustavoRodrigues-dy1hr
@GustavoRodrigues-dy1hr 2 ай бұрын
Muito gratos Bia!!!
@antoniocunha3912
@antoniocunha3912 2 ай бұрын
Nossa, não tenho palavras para dizer a vocês o quanto estou grato pelo seu trabalho de pesquisa e especialmente de ANÁLISE do designi dessas imagens, o quanto apreciei este episódio já que a maior parte dessas capas era de pinturas a óleo (embora as tonalidades das sombras na camisa do Doc Savage me fez supor que o capista usou aquarela ou gouache neste exemplar), e como um pintor de quadros eu tenho esse pessoal anônimo na conta de verdadeiros heróis - especialmente quando a gente pensa que eram eles que tinham de atrair o possível comprador para bancas de jornal repletas dessas publicações - inclusive naquela dureza medonha da Grande Depresssão Não é à toa que esses artistas ganhavam até mais do que os próprios escritores. Acho maravilhoso como alguém podia pegar uma tela, tinta a óleo, criar uma imagem tecnicamente muito bem-feita INCLUSIVE COM CORES MUITO BERRANTES propositadamente por conta do processo muito precário de impressão que "devolvia" à imagem as tonalidades que precisava ter na capa para cair bem diante do olho. Como vocês sabem, sou muito fã deste projeto como um todo, com todas as suas postagens, mas este episódio foi especialmente especial para mim. Mas não posso deixar de esperar que ele não se restrinja a uma bolha de ratos de estúdio (feito eu) mas entusiasme muita gente boa por aí. Espero mesmo que abra novas frentes de apreciação. Muito obrigado, mesmo, cavalheiros! Foi um grande aprendizado e um enorme prazer para mim.
2 ай бұрын
Nós é que agradecemos, meu caro. É um grande prazer bater esses papos, potencializados, é claro, pela satisfação de vocês aí do outro lado.
@gvbarbosa78
@gvbarbosa78 2 ай бұрын
Quem nunca comprou um quadrinho ou livro pelo simples deslumbramento com a capa que atire a primeira pedra.
@alexandrerodriguedassumcao832
@alexandrerodriguedassumcao832 2 ай бұрын
Parabéns pelo material. As capas são muito boas. Destaco a capa da Guerra dos Mundos, basicamente a crença da invasão (ideias de guerras que já ocorriam no início do século), por inimigos externos que ameaçam a população, retratada no meio rural ou pseudo urbano. Eu concordo com o Gustavo, mas é meio um retrato da época, de uma disseminação de medo para o recrutamento de pessoas que pudessem evitar tal situação, caso uma guerra viesse a ocorrer (e de fato, ocorreria, anos depois). A do Savage tem uma ousadia de perspectiva e lembra as capas de super heróis que viriam décadas depois. A da Estátua da Liberdade é emblemática e inspirou sem sombra de dúvida, o primeiro Planeta dos Macacos. O poder da imagem é essencial, evocando espanto e a pergunta do que pode ter acontecido. Por isso, é imbatível.
2 ай бұрын
Opa, agradecemos muito!
@felipealbuquerquenunes2938
@felipealbuquerquenunes2938 2 ай бұрын
Vídeo excelente e muito satisfatório de assistir! Adoro esse universo Pulp, principalmente a famosa revista Weird Tales que era o principal veículo de publicação do Lovecraft e do meu escritor favorito: Robert E. Howard. Aliás, seria ótimo um vídeo analisando capas da Weird Tales, principalmente da artista Margaret Brundage nos anos 30. Essas capas eram fantásticas e geraram muita polêmica na época
2 ай бұрын
Vamos tentar outra seleção delas oportunamente e a sua sugestão é ótima! Gratos pelo comentário e elogio.
@conradoalbuquerque3905
@conradoalbuquerque3905 2 ай бұрын
Cara, que video espetacular. Quem quer saber como enquadrar imagens tem que passar tempo estudando capas Pulp, quanta coisa fora de série!
2 ай бұрын
Agradecemos muito. Hehe Realmente, algumas são aulas de composição.
@D.Soares748
@D.Soares748 2 ай бұрын
A capa do Sombra me chamou bastante atenção na simplicidade e valor conceitual. A composição de perspectiva lembra a da capa do Demolidor do Miller que foi comentada no primeiro episódio do quadro. Lá, o amarelo chapado contrasta com a roupagem da figura do personagem à frente, passando talvez até a ideia de rompimento com os paradigmas de seu passado. Já aqui o fundo branco, que a princípio aparenta ser uma escolha estética ainda mais rudimentar para dar enfoque à figura principal, acaba desempenhando seu "papel" enquanto cenário perfeito para apresentação conceitual do personagem, rasgado pelo punho armado do vigilante escondido nas sombras, o cano da semi-automática apontando para a direção das páginas, onde residem seus alvos. Conforme muito bem colocado pelo Gustavo durante a análise, é uma capa que revela mais perguntas do que respostas. Por esse mesmo motivo - e talvez aqui eu acabe tendo uma impressão diferente da dele -, acredito que tal apresentação funcionaria ainda melhor como material introdutório ao personagem, justificando assim todo o ar de mistério direcionado ao leitor a respeito dele (o mistério aqui não parece emergir sobre uma nova ameaça ou uma nova aventura, mas sobre o próprio protagonista que embarca em todas elas). É o tipo de imagem que eu gostaria de ver também como material promocional de um filme de origem ou algo de maior visibilidade midiática desse tipo, porque transmite a essência do personagem de maneira simples e fácil de captar, o tipo de imagem que confere ainda mais impacto ao título. E eu tenho que confessar que a do Doc Savage, embora não trabalhe com um cenário tão incomum ao olhar atual, é uma capa que me atrairia bastante em qualquer lugar, e eu também atribuo o mérito disso à angulação. Adoro a sutileza do modo como comunica toda a noção da altura no ponto de fuga. Outros capistas a fariam preencher maior parte da imagem. Sinto que ainda hoje seria difícil não dedicar um tempo passeando o olhar sobre a composição dela ao tê-la em mãos. Provavelmente me deixaria ainda mais instigado para ler caso o conteúdo da obra fosse uma narrativa visual (um caso de forma se sobrepondo ao roteiro, talvez). No mais, adorei a seleção e as respectivas análises. Sempre muito satisfatório conhecer essas obras de arte através de vcs. Valeu!
2 ай бұрын
Interessante essa perspectiva sobre a capa do Sombra. Acho que, levando em conta a capa da primeira Shadow Magazine, a imagem com a mão empunhando a arma seria mais eficiente. Gratos demais pelas suas considerações!
@marrones7861
@marrones7861 2 ай бұрын
Coleciono algumas. Gosto da história dos pseudônimos que alguns autores e capistas tiveram que adotar (até por ser do "sexo frágil"); Concepções; História... Algumas viraram ícones da época. Outras, da pra fazer um programa inteiro discorrendo sobre. Show!!!
2 ай бұрын
Opa, gratos pela audiência!
@biazlw
@biazlw 2 ай бұрын
Esse formato tá demais!! No aguardo dos próximos. Mais uma aula dos queridos Daniel e Gustavo!
2 ай бұрын
@gvbarbosa78
@gvbarbosa78 2 ай бұрын
Ótima iniciativa, galera! Por mais vídeos desse quadro Formiga Semiótica. 👏👏👏
2 ай бұрын
Muito gratos, meu caro!
@fredericodeazevedo
@fredericodeazevedo 2 ай бұрын
Vídeo muito legal, vcs colocaram uma gama de conhecimentos em áreas específicas, como história, teoria das cores, proporção e diagramação. Parabéns!
2 ай бұрын
Agradecemos demais!
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho 2 ай бұрын
Pulp é doideira 😀😀😀. A da Fantastic Universe Science Fiction foi D+
2 ай бұрын
Opa, agradecemos muito por comentar!
@riordanskt
@riordanskt 2 ай бұрын
Esse formato tem que ficar! Ainda mais nas mãos de vocês. Parabéns ao time do Formiga por outro video interessante. Abraços a todos.
2 ай бұрын
Agradecemos demais. Abraço!
@FabioGomesFotoCinema
@FabioGomesFotoCinema 2 ай бұрын
Essa primeira capa, de 1927, parece dos anos 50!
2 ай бұрын
De fato.
@fluviomaia1801
@fluviomaia1801 2 ай бұрын
É muita sabedoria.
2 ай бұрын
Gratos!
@EvandroACruz
@EvandroACruz 2 ай бұрын
Sombra é o Justiceiro do velho testamento. Os herois dos pulps eram bastante sanguinários no geral.
2 ай бұрын
Verdade.
@mateusfaconti6650
@mateusfaconti6650 Ай бұрын
Vídeo top
Ай бұрын
Gratos!!
Analisamos 5 PÔSTERES de FILMES ICÔNICOS!
25:05
Formiga Elétrica
Рет қаралды 605
КОМПОТ В СОЛО
00:16
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 31 МЛН
WORLD'S SHORTEST WOMAN
00:58
Stokes Twins
Рет қаралды 42 МЛН
Terror na Ópera é o ÚLTIMO GRANDE FILME de Dario Argento?
16:37
Formiga Elétrica
Рет қаралды 511
Os ÚLTIMOS JOGOS do Super Nintendo
22:30
Cogumelando Videogame
Рет қаралды 93 М.
PULP | O mundo pertence aos MONSTROS
11:31
Quadrinhos do Virtu
Рет қаралды 50
Pôsteres de filmes e seus significados | Gaveta
23:22
Gaveta
Рет қаралды 322 М.
Hellboy, o (quase) arauto do apocalipse
11:31
Quadro em Branco
Рет қаралды 155 М.
Os Exércitos do Conquistador (Pipoca e Nanquim) | Resenha da HQ
11:58
Polêmica na criação do WOLVERINE | Documentário FREQ!
26:23
FREQ! - Leone
Рет қаралды 6 М.
O mangá Mushishi e sua relação com o Xintoísmo
19:18
Formiga Elétrica
Рет қаралды 954
Finger Heart - Fancy Refill (Inside Out Animation)
0:30
FASH
Рет қаралды 24 МЛН
A young mother couldn't calm down her baby at the lesson #shorts
0:32
Fabiosa Best Lifehacks
Рет қаралды 12 МЛН
Stay on your way 🛤️✨
0:34
A4
Рет қаралды 20 МЛН