No video

Grupo de Folclore de Ponta do Sol - Baile do Vira Vira Está Queimado

  Рет қаралды 230

Roberto Calisto

Roberto Calisto

Күн бұрын

Atuação na XVII Feira Regional da Cana-de-Açúcar e Seus Derivados a 25/3/2023
Canhas - Ponta do Sol - Ilha da Madeira - Portugal
Grupo de Folclore de Ponta do Sol
CONTACTO: Centro Cultural John dos Passos, Rua Príncipe D. Luís, 9360-218 Ponta do Sol
Telefone: 291 973 733
e-mail: gfpontadosol@gmail.com
/ gfpsol
O Grupo de Folclore de Ponta do Sol foi fundado a 2 de Agosto de 1981 com o objetivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, em particular do Concelho da Ponta do Sol.
Ao logo da sua existência (42 anos), este grupo tem funcionado como uma autêntica Escola de Folclore e de Vida, onde se promove a formação contínua, teórica e prática das crianças, adolescentes, jovens e adultos.
É membro efetivo da Federação de Folclore Português, desde 1990, sendo o primeiro grupo madeirense federado.
No ano de 2006, foi homenageado com o Galardão da Cultura, pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pelos serviços prestados em prol da Cultura.
Para além de ter percorrido toda a Ilha da Madeira em eventos diversos, tem participado também em Festivais de Folclore em todo o País e no Estrangeiro, nomeadamente no Brasil, Alemanha, Espanha e França.
Tem 2 CDs gravados, 4 DVDs “Costumes e Tradições da Ponta do Sol”, “Tradição do Espírito Santo na Madeira”, “Exposições etnográficas ao Vivo” e “Viagem ao longo dos Séculos”.
Em 2001 organizou, em colaboração com a Federação do Folclore Português, a VIII Exposição Nacional de Trajes ao Vivo, na Ponta do Sol e Funchal.
Organizou 2 congressos de Folclore na Madeira, com a colaboração da Federação do Folclore Português e do Governo Regional.
Por ocasião das “Festas do Concelho de Ponta do Sol”, organiza desde há 25 anos, o Festival Nacional e Internacional de Folclore, com transmissão para RTP Madeira e Internacional, onde estão presentes grupos que pelo seu trabalho dignificam o Folclore Regional, Nacional e Internacional.
PRINCIPAIS CANÇÕES E DANÇAS TRADICIONAIS
Baile “Ai Tu És Minha”
Baile Corrido
Baile da Mourisca dos Canhas
Baile da Ponta do Sol
Baile dos Canhas
Canção da Erva “Sr. António”
Jogo da Condessa
Canção do Trigo
Cantiga de Reis
Xaramba
SOBRE OS TRAJES
No grupo, estão representados vários trajes usados nos finais do século XIX e início do século XX pelas gentes do nosso concelho. Desde a vida rural à pesca, do Domingo até aos noivos, da mulher rica às pequenas saloias do Espírito Santo, de tudo isto temos já uma representação, com tecidos que vão do rude tear à mais fina cambraia.
Destaca-se no grupo o traje de baeta, de cor azul, preto e castanho, geralmente usado pela mulher casada: saia e capa em baeta debruadas, blusa de chita e lenço branco de cambraia atado debaixo do queixo.
No homem destaca-se o traje de seriguilha, um aspeto serrano (pastor e agricultor) das zonas mais altas e frias: calça e colete em seriguilha, camisa em linho, barrete de orelhas de lã de ovelha e bota chã em pele.
Temos também representado o pescador e respectiva companheira: ele com calça e camisa de estopa, pés descalços e chapéu de palha com aba larga, enquanto ela trajava saia de estopa empregada e comprida acompanhada com blusa de chita.
Uma outra curiosidade é o traje de noiva, usado no final do século XIX e cujo véu era de cor preta, simbolizando a submissão da mulher em relação ao marido através do casamento, ramo e grinalda feito artesanalmente em cera.
Também estão representadas no grupo as saloias - duas meninas que acompanhavam as insígnias do Espírito Santo e respectivos festeiros por ocasião da visita Pascal. As saloias trajavam e trajam, ainda hoje, vestido branco de linho, com botões de ouro no colarinho, manga curta franzida e saia também franzida. Habitualmente o vestido é ornamentado com colares de ouro e folhas de alegra-campo verde. Sobre o cabelo trançado coloca-se uma carapuça enfeitada com colares e prendas de ouro. E, para completar o conjunto, bota chã e rica capa vermelha ornada de flores (perpétua amarela) e muitas prendas de ouro.
SOBRE A PONTA DO SOL
Situada a 20 km do Funchal, Ponta do Sol é a sede de um pequeno município com 43,80 km² de área e 8 125 habitantes (dados de 2001).
O Seu Topónimo surge porque Gaspar Frutuoso refere que em 1420, João Gonçalves Zarco, em viagem de reconhecimento da costa da Madeira, atingiu uma ponta que entrava no mar e sobre a qual se avistava uma rocha que, de tão polida pela rebentação do mar, parecia iluminada pelo reflexo dos raios solares.
O orago desta freguesia é Nossa Senhora da Luz.

Пікірлер
Ponta do Sol 2017 || RTPMadeira - Grupo Folclórico da Universidade do Minho
7:32
Grupo Folclórico Universidade do Minho
Рет қаралды 15 М.
Grupo de Folclore de Ponta do Sol
3:37
Roberto Calisto
Рет қаралды 365
Can This Bubble Save My Life? 😱
00:55
Topper Guild
Рет қаралды 84 МЛН
Zombie Boy Saved My Life 💚
00:29
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 25 МЛН
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 4,1 МЛН
Blue Food VS Red Food Emoji Mukbang
00:33
MOOMOO STUDIO [무무 스튜디오]
Рет қаралды 9 МЛН
Despique da Madeira - Cantigas Das Saloias Do Espirito Santo
9:54
João Esteves
Рет қаралды 3,8 М.
Baile da Mourisca dos Canhas - Grupo de Folclore da Ponta do Sol
3:24
OrnelasRaphael
Рет қаралды 2,7 М.
Vira de trempes valsiado
3:38
Sérgio Marques
Рет қаралды 414
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo - Porto PORTUGAL
25:10
VídeoVida - Produção de Video, Madeira
Рет қаралды 1,7 М.
Baile do Alla Moda - Grupo de Folclore da Ponta do Sol
3:40
OrnelasRaphael
Рет қаралды 1,9 М.
Grupo de Folclore de Ponta do Sol
2:29
Roberto Calisto
Рет қаралды 274
Grupo de Folclore de Ponta do Sol
2:16
Roberto Calisto
Рет қаралды 134
Grupo de Folclore de Ponta do Sol
2:11
Marcelino Teles
Рет қаралды 1,1 М.
Bailinho da Madeira - Folclore da Ponta do Sol
2:04
Anna Galvão
Рет қаралды 68 М.
Can This Bubble Save My Life? 😱
00:55
Topper Guild
Рет қаралды 84 МЛН