Há 200 anos: o navio pioneiro da imigração alemã no Brasil | Podcast

  Рет қаралды 12,040

DW Brasil

DW Brasil

Күн бұрын

Há 200 anos, chegou ao Brasil a primeira embarcação com imigrantes da região onde hoje situa-se a Alemanha, com pessoas que tinham o alemão como língua materna. Era o início de um processo que duraria décadas e levaria milhares de europeus ao território brasileiro.
www.dw.com/brasil
dw_brasil
dw.brasil
dw.brasil
A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público.
É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB).
Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.

Пікірлер: 55
@DWBrasil
@DWBrasil 5 ай бұрын
A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público. É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB). Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
@sr.schmittx.x7401
@sr.schmittx.x7401 5 ай бұрын
Graça a essas pessoas corajosas e aguerridas hoje existo. Muito orgulho.
@sr.schmittx.x7401
@sr.schmittx.x7401 5 ай бұрын
@@Anonimous279 Agora vou ficar triste, pois o anonimous279 resolveu me ofender na internet. Vai achar o que fazer.
@user-cz4wl2uc8x
@user-cz4wl2uc8x 5 ай бұрын
​@@Anonimous279Isso se refere a mim também. Meus avós por parte de pai eram alemaes e por parte de mãe tenho espanhol e índio, eu tenho passaporte alemão, porém também sou mestico e qual é o problema? Dummkopf! Achloch, 😊
@sr.schmittx.x7401
@sr.schmittx.x7401 5 ай бұрын
@@user-cz4wl2uc8x Exatamente meu amigo, em nenhum momento eu neguei minha parte bugre, portuguesa, enfim brasileira. Tenho orgulho de meus antepassados, pois sei que são pessoas guerreiras que enfrentaram muitas dificuldades.
@user-cz4wl2uc8x
@user-cz4wl2uc8x 5 ай бұрын
​@@sr.schmittx.x7401de acordo meu amigo, nossos familiares foram pessoas guerreiras!
@haroldotadeubalieros8190
@haroldotadeubalieros8190 5 ай бұрын
O "imigrante" , é uma aventura quase sem rumo .Ninguém sai dá sua "Terra" natal sem ter um motivo muito forte .Vai para um lugar distante , longe dá terra que o viu " nascer ". Está aventura nunca foi fácil até pára os padrões de hoje .Uma terra distante , língua , costumes , comida & clima tudo diferente .É uma mudança " Radical " nas vidas destas pessoas .A minha homenagem a todos que um dia tiveram que deixar a sua "Terra" , pôr muitos motivos .Minha homenagem ao povo "Alemão " , que tem a maior colônia , fora dá ". Alemanha ". Eu sou um descendente de " Italianos ", por parte dá minha " Avó " materna. Eles também um dia tiveram que deixar a " Itália " , porque não tinha opções . Ainda bem que vieram pára o "Brasil " .🍇🍒🍓✨🐈🇧🇷
@ruijorge2392
@ruijorge2392 Ай бұрын
A Itália também não existia o único país que sempre existiu é Portugal
@STARK-mk9ir
@STARK-mk9ir 5 ай бұрын
Olá sou do sul do Brasil minha avó materna descendente de alemães de dialeto Pomerano ela começou a falar o português aos 15 anos e aqui na minha região Camaquã-RS e São Lourenço do Sul a maioria dos descendentes de alemães é de Pomeranos sobrenomes de minha avó Mailahn ,Weege entre outros que tem aqui e a maioria ainda mantém vivo o dialeto Pomerano tem até lojas que contratam vendedores que saibam falar Pomerano que muitos chamam aqui " Pomberano" seria muito legal vcs da DW Brasil fazerem um documentário sobre o povo Pomerano que vive aqui nessa região do sul do Brasil pois noutros lugares daqui do RS são alemães que praticam o alemão falado até hoje mas aqui é o Pomerano uma lingua morta que aqui vive e um exemplo " Sim é Ja em alemão mas em Pomerano é Jó" .
@maycowberbert5099
@maycowberbert5099 5 ай бұрын
Minha família veio nesse navio, Peter Berbert e sua esposa. Hoje somos muitos e todo ano comemoramos esse novo recomeço. Muito bom ouvir um pouco mais desse história!
@apedroheringer
@apedroheringer 2 ай бұрын
Oi primo
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md 20 күн бұрын
Conheci um casal da família Berbert em minas no evento de 200 anos de migração minha esposa e da família heringer neta de Madalena heringer, o casal a esposa era Bebert e o marido da família heringer , eu até filmei e entrevistei esse casal
@jhonatassouza3802
@jhonatassouza3802 5 ай бұрын
Que legal essa história, nunca tinha ouvido falar
@fmendes3907
@fmendes3907 4 ай бұрын
Uma parte da minha família estava neste navio, os Schott/Lang e os Eller/Phillipi, lavradores/padeiros, que pagaram a passagem e trouxeram seus familiares e suas ferramentas de trabalho nessa verdadeira aventura. Eles foram os precursores da criação da minha amada Nova Friburgo!
@jlreimol4353
@jlreimol4353 2 ай бұрын
Que trabalho de qualidade. Gostei bastante. Parabéns DW
@allankardec7159
@allankardec7159 5 ай бұрын
Muito bacana esse quadro, eu particularmente não conhecia, um povo admirável e honrado!!
@alessandroflorencio9579
@alessandroflorencio9579 5 ай бұрын
Excelente canal
@cesarsouzaimoveis
@cesarsouzaimoveis 5 ай бұрын
Agradeço a imigração alemã que veio para São Leopoldo, graças a ela que em 1992 conheci a mãe da minha filha.
@515615100
@515615100 5 ай бұрын
Pardola
@Anonimous279
@Anonimous279 5 ай бұрын
Mais um mestiço feio tentando melhorar a raça 😁
@domchico99
@domchico99 5 ай бұрын
Esperamos um vídeo sobre a colônia de São Leopoldo
@thealexprime
@thealexprime 5 ай бұрын
Ah sempre quis saber a história de nova Friburgo. A primeira imigração alemã para o Brasil.
@marianacav
@marianacav 2 ай бұрын
mas a historia de nova Friburgo é alemao ou suiça? Em Friburgo, na suica existe até uma plaquinha para lembrar dos imigrantes suicos que fundaram Friburgo
@thealexprime
@thealexprime 2 ай бұрын
@@marianacav se eu levar em conta o video é alemã... se eu levar em conta o que vc escreveu é Suíça..... então eu não faço ideia de quem está correto 🤣🤣🤣🤣
@geralbdt
@geralbdt 6 күн бұрын
​@@marianacav as duas coisas, porque os suíços chegaram entre 1819 e 1820, mas a colônia não vingou na área central da cidade onde Dom João VI havia construído casas, um armazém, uma olaria..., ficou abandonado, apesar que na área rural de Friburgo e localidades vizinhas também foi povoada pelos suíços, então houve um fracasso parcial. E pra repovoar a área central de Nova Friburgo, Dom Pedro I, em maio de 1824 resolveu trazer mais de 300 alemães liderados pelo Pastor luterano Frederico Sauerbronn, esses eram passageiros dos veleiros Argos (o do video acima, o pioneiro no Brasil) e Caroline (o segundo a chegar), só a partir do terceiro navio que foram para o sul do Brasil. Então teve os suíços (1819 e 1820) e alemães (1824).
@motoqueirocometa3096
@motoqueirocometa3096 5 ай бұрын
Vi um video ☝️ com o título. história da família de imigrantes que enterrou três filhos no quintal de casa ! Me lembrei desta história no sul do Brasil. Aparentemente as crianças morreram de fome.
@marcosflmeyer5437
@marcosflmeyer5437 Ай бұрын
Considerando as informações contidas no livro 1824 de Rodrigo Trespach, os povos que mais se sobressaíram em termos de colonização de Nova Friburgo foram os suíços. Ela não foi para frente. Tanto que há pessoas da minha família que passaram por lá e depois vieram para São Paulo. Além disto, neste Podcast a DW sequer citou uma experiência de colonização alemã no sul da Bahia onde havia duas colônias: a Leopoldina e a Frankental. Estas duas não prosperaram no tempo. Com relação à informação sobre a viagem em si e seus riscos, o próprio historiador Trespach escreveu que havia também epidemias no navio e muitos sequer chegaram ao seu destino final.
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md 20 күн бұрын
Que eu saiba Federc jaco heringer veio em 1824 para nova friburgo Rio de Janeiro com dez pessoas da familia
@nelsonrgdeoliveira1784
@nelsonrgdeoliveira1784 5 ай бұрын
Eu gostaria de um de um vídeo sobre a nova onda de Imigração no brasil
@roger26flores
@roger26flores 5 ай бұрын
Sou nascido em São Leopoldo, RS. Legal saber um pouco da parte mais importante da história da cidade.
@geralbdt
@geralbdt 5 ай бұрын
Que só recebeu alemães a partir do terceiro navio a chegar ao Brasil, os dois primeiros navios a chegar tiveram como destino nova Friburgo estado do Rio de Janeiro.
@roger26flores
@roger26flores 5 ай бұрын
@@geralbdt e qual o problema disso?
@domchico99
@domchico99 5 ай бұрын
​@@geralbdta primeira colonia é São Leopoldo
@roger26flores
@roger26flores 5 ай бұрын
@@domchico99 exatamente! São Leopoldo é considerado o berço da imigração alemã no Brasil. Aquele chinelo deve estar com inveja mesmo!
@geralbdt
@geralbdt 5 ай бұрын
@@domchico99 então você copia e cola no google: "RELAÇÃO DE VELEIROS TRANSATLÂNTICOS & DAS FAMÍLIAS" o primeiro link que aparecer tem os navios que chegaram a partir de 1824, só a partir do terceiro navio que os alemães começaram a ir para São Leopoldo, antes teve Nova Friburgo.
@viniciusaristizabal3123
@viniciusaristizabal3123 5 ай бұрын
😍😍😍😍😍😍😍
@Rafaeldejesusbarros
@Rafaeldejesusbarros 5 ай бұрын
História incrível... Principalmente a parte dos piratas.. Consegui levar uma louça gigante ouvindo!! Ahhaha
@teacherjessicasanches
@teacherjessicasanches 4 ай бұрын
🎉🎉🎉🎉
@cleideribeirobezerra681
@cleideribeirobezerra681 5 ай бұрын
Olha a decência dos piratas africanos! 🙏🏽🙏🏼🙏🏿❤️🌹💋🇧🇷
@SOBERANO09
@SOBERANO09 5 ай бұрын
Agora acontece o contrário, vários brasileiros indo para a europa sem rumo.
@fcochagas3842
@fcochagas3842 5 ай бұрын
Legal essa estória antiga de imigração europeu é claro que não só tinha alemão...
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md
@JOSEAUGUSTODESOUZAFILHO-lv5md 20 күн бұрын
Obeso dos piratas foi providência de Deus , sendo eles pastores certamente buscaram em Deus a proteção a viagem toda , hoje sabemos o evangelho entrou no Brasil por eles
@Elvispadilha
@Elvispadilha 4 ай бұрын
Governo brasileiro deu todo suporte aos brancos, aos negros no Brasil teve, vida curta, sofrimento pos escravidão sem auxílio algum de socializar as pessoas das fazendas. Herança e legado dos quilombos e as favelas!
@elisacarneiro9557
@elisacarneiro9557 2 ай бұрын
A Fundação Getúlio Vargas,na década de 1990, fez um estudo muito bacana sobre o assunto. De acordo com o estudo, se a libertação dos escravos tivesse sido feita conforme Dom Pedro II desenhou, nós não teríamos hoje pelo menos 60% das favelas existentes no Rio de Janeiro. Dom Pedro desenhava a coisa de tal forma que esses escravos tivessem a mínima condição decente de tocar em suas vidas após a libertação. Mas seus planos foram combatidos com todas as forças e quem os libertou simplesmente os jogou na rua
@ilzasilva1874
@ilzasilva1874 5 ай бұрын
😂😂😂😂😂 tipo 😅eles roubam mas faz alguma coisa pelos pobres 😂😂😂😂😂😂
когда повзрослела // EVA mash
00:40
EVA mash
Рет қаралды 3,6 МЛН
МАМА И STANDOFF 2 😳 !FAKE GUN! #shorts
00:34
INNA SERG
Рет қаралды 4,2 МЛН
Por que tantos alemães estão migrando para o Paraguai?
23:16
BBC News Brasil
Рет қаралды 804 М.
Burnout - When does work start feeling pointless? | DW Documentary
51:56
DW Documentary
Рет қаралды 1 МЛН
Por que a Alemanha quer tanto os profissionais brasileiros?
10:12
"Jeitinho": o problema do Brasil é o brasileiro?
15:09
DW Brasil
Рет қаралды 114 М.
Imigração Alemã no Brasil - Rota Romântica
41:20
Daniel Costa
Рет қаралды 5 М.