No video

Hannah Arendt e a Banalidade do Mal

  Рет қаралды 38,017

Philosophy Explains

Philosophy Explains

2 жыл бұрын

Afinal, o que Hannah Arendt entende com seu conceito de Banalidade do Mal? Que lições podemos tirar dele e qual é seu impacto no pensamento político-filosófico no séc. XX? No vídeo apresentamos as ideias centrais expressas por Arendt em sua obra Eichmann em Jerusalém e apontamos sua relevância para o pensamento filosófico atual.
----
CUPOM DE 50% DESCONTO:
filosofia50
USE NO SITE ATÉ O DIA 10/06
loja-editoraco...
-----------------------------------------------------------------------------------
INDICAÇÕES DE LIVROS
Arendt - Eichmann em Jerusalém
amzn.to/3O0NhJY
Arendt - A Condição Humana
amzn.to/3xcQ4c9
Arendt - Entre o Passado e o Futuro
amzn.to/3K9tx68
Hill - Arendt
amzn.to/3PGT0Vq
K. Fry - Compreender Arendt
amzn.to/3H0LXo4
A. Correia - Hannah Arendt (Coleção Primeiros Passos)
amzn.to/3toS8wq

Пікірлер: 185
@rafaelbuono7104
@rafaelbuono7104 Жыл бұрын
Ou seja : Quando alguém abdica de si mesmo ao se "ESCONDER" atrás de um cargo,distintivo e ou autoridade para cometer crueldades e ou crimes,isso é a banalidade do mal.
@fbarrosneto
@fbarrosneto Жыл бұрын
A banalidade do mal se encaixa perfeitamente no pecado da iniquidade. Excelente aula!
@janainagomes5978
@janainagomes5978 2 жыл бұрын
A maldade está nos pequenos atos, em desequilibrar o próximo. Em tirar a paz do outro. Gostei de sua explicação professor.
@lafayetedias4220
@lafayetedias4220 Жыл бұрын
Aqui no Brasil ,já faz um bom tempo em que o mal foi banalizado.
@Jesseh_Rodrigez
@Jesseh_Rodrigez Жыл бұрын
Sim... Desde o dia que Cabral aportou aqui
@lucyannaMLeal
@lucyannaMLeal 8 ай бұрын
Será 😊😊😊😊😊😊😊🙏😊
@emanuellazaro5385
@emanuellazaro5385 6 ай бұрын
​@@Jesseh_Rodrigezta porra hkakskkska tem tempo dms ent
@GuidoMachado-pc5lr
@GuidoMachado-pc5lr 2 ай бұрын
A Maldade é Planetária!
@tvsouzamartins8044
@tvsouzamartins8044 Жыл бұрын
É muito verdadeira a frase, "Omissão também é uma escolha". Quando você reflete no seu papel na sociedade, nas suas ações ou mesmo no que é moralmente correto ou não, você não se torna um Eichmann. Você não se torna conivente com a maldade. O ato de pensar como a Hannah Arendt falava é fundamental por causa disso. Eichmann escolheu não pensar e ser omisso, o que é uma maldade. Da mesma forma como também é uma maldade não cuidar de um vulnerável e deixá-lo morrer por falta de cuidado, por omissão. Configurando em crime de negligência a vulneráveis. O mal não precisa ser ostentoso, o mal mais corriqueiro é o banal mesmo.
@Bilkys9676
@Bilkys9676 Жыл бұрын
Trazendo para nosso contexto, isso fala muito sobre o dito racismo institucional. Nem todo branco é racista mas a maioria não se importa o suficiente para agir de maneira correta perpetuando essa cadeia.
@mariaanitagiuricalente9372
@mariaanitagiuricalente9372 Жыл бұрын
Incrível! Sempre vale muito a pena ver seus vídeos, professor!
@marcosveniciusfarias6505
@marcosveniciusfarias6505 2 жыл бұрын
Excelente explanação Professor!!! Gostaria de ver um outro vídeo sobre o mesmo tema nos países que abraçaram o comunismo e o socialismo.
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Dica anotadíssima, Marcos! :D
@LuizSilva-rq9gj
@LuizSilva-rq9gj 2 жыл бұрын
Parabéns pelos vídeos. Sou interessado em filosofia, mas leigo no assunto. Vc fala de maneira simples, que posso entender os temas abordados. Estou aprendendo. Prossiga com esse trabalho, trazendo luz pra gente. Um abraço.
@rosiviturina
@rosiviturina Жыл бұрын
A maldade está dentro de nós, a nossa História não nega isso, fazemos guerra desde quando a História pode contar a troco de nada. A maldade faz parte da natureza humana e espera uma simples justificativa para vir à tona: eu fazia porque cumpria ordens.
@emillearaujo2407
@emillearaujo2407 Жыл бұрын
Incrível essa aula/conversa! parabéns! Fico imaginando o que diria Hannah Arendt diante da conjuntura política que estamos vivendo...
@maracerimonial1
@maracerimonial1 Жыл бұрын
Bem @ISTO A omissão humana diante da injustiça? Também é uma FORMA inconsciente coletivA de MAU idade. #nota 10 pra você. 💖
@marinaalves6782
@marinaalves6782 Жыл бұрын
Assisti ao filme sobre a captura e julgamento deEishmam, o comportamento dele era como um robô respondendo tudo sem emoção, como se ele não tivesse participado da barbárie.
@rachelchoc5442
@rachelchoc5442 Жыл бұрын
Platão já havia dito com a sua filosofia de mundo sensível e mundo ideal. Só é possível "sair" da caverna através do conhecimento, pois é através dele que o homem acessa ideais de virtude, ética e justiça. Eram essas qualidades que faltavam na Alemanha nazista e em muitos regimes atuais mesmo que democráticos.
@enderminetools2719
@enderminetools2719 Жыл бұрын
Platão coloca em sua obra "A República" (livro 6) , através da personagem Sócrates em diálogo com Glauco, o seguinte: " -Mas aquele que possuir um espírito superior e contemplar a totalidade do tempo e a totalidade do ser, supões que é capaz de julgar que a vida humana tem grande importância? - Impossível --- replicou Glauco. - Uma pessoa dessas terá a morte na conta de uma coisa terrível? -Nada disso. -Por conseguinte, uma natureza covarde e grosseira não poderia ter parte na verdadeira filosofia ..." Quanto mais uma pessoa consegue descobrir a verdade absoluta do Ser e for covarde e grosseira, menos qualificará como dotada de valor a vida humana.
@mrribeiroj
@mrribeiroj 2 жыл бұрын
Professor..tu deveria fazer lives ou aulas mais longas .pq sempre deixa a vontade de aprender mais ....!
@rebecataliani7186
@rebecataliani7186 6 ай бұрын
Nossa que aula maravilhosa! A sua didática é excelente! Finalmente eu consegui compreender de fato esse assunto que já vi diversas pessoas falando em aulas, mas de uma forma quase impossível de compreender. Obrigada professor!
@elisabeteamaral6926
@elisabeteamaral6926 2 ай бұрын
Parabéns pela explanação!
@claricemelo562
@claricemelo562 Жыл бұрын
Esse professor é muito bom 👍
@ismaelvale4907
@ismaelvale4907 4 ай бұрын
No momento certo Deus fará acontecer ❤❤❤❤️🙏🙏
@danilodossantos102
@danilodossantos102 2 жыл бұрын
Interesso-me bastante pela filosofia da Hannah Arendt. Costumo basear minhas aulas sobre o Nazifascismo na perspectiva da banalidade do mal. É uma ótima chave de leitura! Obrigado pelos vídeos!
@celsopereiratouceira344
@celsopereiratouceira344 Жыл бұрын
Infelizmente, ''progredimos'' muito nesse aspecto. O Brasil atual é um exemplo. Muitos votaram no bandido, sabendo que ele é um bandido e sabendo que iria fazer muito pior do que já fez, simplesmente porque acreditavam que iriam colher vantagens pessoais, à despeito da destruição que ele causaria no Brasil. Esses são piores do que simples burocratas que fazem o seu ''trabalho'' e só. São canalhas da pior espécie, pois todos fariam o que o bandido fez, faz e vai fazer, se estivessem no lugar dele, a fim de auferirem riqueza, diferentemente do que foi mostrado de muitos da época da Alemanha nazista, que, apesar de trabalharem para o nazismo, certamente não fariam o que Hitler fazia, se estivessem no lugar dele.
@valdemirodealmeidapintofil1826
@valdemirodealmeidapintofil1826 2 ай бұрын
Poucos elegeram ele... eleição para o órgão colegiado "se toma"!
@celsopereiratouceira344
@celsopereiratouceira344 2 ай бұрын
@@valdemirodealmeidapintofil1826 Eu não disse a maioria, mas muitos. E, infelizmente, isso é um fato.
@vigabcosta
@vigabcosta Жыл бұрын
Isso me faz pensar muito nessas questões politicas atuais do Brasil. Essa "guerra" entre Bolsonaro e Lula. Onde muitos usam frases prontas quando surge um questionamento. Alem de fazerem comparações esdrúxulas entre os dois e seus governos, afim de "justificar" discursos e atitudes onde caberia melhor uma reflexao genuina. Ate pq um governo nao anula o outro. Ambos os governos são um FATO. Cabe a nos termos o interesse de analisarmos OS DOIS!
@xoxoaris
@xoxoaris 10 ай бұрын
que aula!
@diogocostadacosta705
@diogocostadacosta705 2 жыл бұрын
Putz cara, maravilhoso teu vídeo, especialmente no que tange a questaonda reflexão na educação. Vou atrás dos livros!!
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Que bacana, Diogo! Fico feliz demais que tenha gostado! É um tema que acho fascinante! A obra da Arendt é bem bacana e muito atual! Vou tentar fazer mais vídeos sobre as suas ideias!
@resistenciabruck3198
@resistenciabruck3198 2 жыл бұрын
Seria imprescindível que houvesse uma plataforma digital com que várias pessoas das demais diversas áreas do conhecimento pudessem trocar experiências e construir novos conceitos. Como Sócrates dizia, o homem só se aperfeiçoa em coletivo, por colaboração, do dispenso ao consenso, incentivar as pessoas que o conhecimento é algo a ser perquerido eternamente. Só sei que nada sei" político, juristas,sociólogos, etc..trocando ideias e contribuindo de forma consistente para uma sociedade mais justa e igualitária. Até mesmo porque mesmo para acadêmicos terem uma visão extremamente deturpada sobre a filosofia, o que ela é capaz de fazer e transformar a vida do ser humano. Pense nisso, eu Seria a primeira a participar.
@robertorivelinopereiradano2368
@robertorivelinopereiradano2368 Жыл бұрын
O quanto a educação deixa a desejar, não faz pessoas criticas, faz apenas crt C -> crt V. assistir mais videos desse nível
@larissasilva-rk5rn
@larissasilva-rk5rn Жыл бұрын
Amei demais ouvir sobre o assunto!!
@maracerimonial1
@maracerimonial1 Жыл бұрын
Gosto + deste assunto... Futebol é saudável quando e honesto e criativo. A banalização do mau está em TODOS os setores da SOCIEDADE civil, cultural & esportiva.
@catarinapimenta9347
@catarinapimenta9347 Жыл бұрын
Que aula incrível, esclareceu tudo!
@delmamariamonteiro1639
@delmamariamonteiro1639 Жыл бұрын
Maravilhosa explicação!!!
@leowanick.official
@leowanick.official 2 жыл бұрын
Muito bom, professor! Já tinha noção do conceito, mas quando trazido por outra pessoa o campo de visão é alargado. Obrigado pelo trabalho! Abraço
@themisgosson8728
@themisgosson8728 Жыл бұрын
Aprendo muito aqui. Excelente, professor! ❤
@waguinhogamerbr4709
@waguinhogamerbr4709 2 жыл бұрын
Obrigado pelo episódio, professor. Ouvi pelo spotify, e agradeço muito por disponibilizar esses conteúdos. Um abraço.
@andreizaestevam5569
@andreizaestevam5569 2 жыл бұрын
Excelente, muito bem explicado👏👏
@victormoreira8474
@victormoreira8474 2 жыл бұрын
Espetacular! Muito obrigado, professor.
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Muito obrigado, Victor! Fiquei um tempo parado por problemas técnicos, mas a ideia é voltar com força total! Fico feliz que tenha gostado! :D
@luanneto8566
@luanneto8566 2 жыл бұрын
Ótimo vídeo, adorei suas reflexões!
@CanaldaBella_blox
@CanaldaBella_blox Жыл бұрын
Eu percebi que o mau pode ser ocasional , vc acha cruel espancar um homem, mas se esse homem ele tiver roubado vc e as pessoas espancarem ele vc aceita. Entao se eu conseguir fazer vc se sentir lesado ou sentir raiva ou odio da pessoa vc aceita qualquer maldade que fizerem com ela , isso é assustador.
@Roy-pv1mv
@Roy-pv1mv 3 ай бұрын
Excelente reflexão.
@leticiajankavski6557
@leticiajankavski6557 Жыл бұрын
VÍDEO MUITO DIDÁTICO ❤
@antoniozumpano826
@antoniozumpano826 2 жыл бұрын
Sugestão de leitura: "Arendt: Entre o amor e o mal: uma biografia, Ann Heberlein, Companhia das Letras". Livro lançado ano passado de uma autora sueca. (Deve ser feminista! Misericórdia!)
@jeanne5376
@jeanne5376 Жыл бұрын
Obrigada! Muito obrigada!
@CM-yo8sh
@CM-yo8sh Жыл бұрын
Vídeo MUITOOOOO bom!! Super bem explicado. Adorei as indicações dos livros! 👏👏👏
@andradeanaclara
@andradeanaclara 2 жыл бұрын
Eu me inscrevi no canal faz poucas semanas, mas eu queria tanto que ele tivesse mais visibilidade, porque são conteúdos interessantes, críticos, com explicação bem estruturada, com vídeos que, além de serem esteticamente agradáveis, não são cansativos nem tediosos de assistir e com um professor carismático. Professor, muito obrigada pelos seus vídeos, eu gosto bastante!
@user-nq9rd3qe9u
@user-nq9rd3qe9u 8 ай бұрын
Ele foi capturado a década de 60, professor.
@cassiamv1432
@cassiamv1432 2 жыл бұрын
É bom que fique claro que apesar dele está cumprindo ordens não acho que ele é totalmente inocente.
@Fernandasgm
@Fernandasgm 2 ай бұрын
Concordo total.
@tamagochi848
@tamagochi848 2 жыл бұрын
Já tava com saudade dos vídeos!
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Estava com problemas técnicos com o microfone! Mas agora tá tudo certo!
@miguelluzoliveira393
@miguelluzoliveira393 10 ай бұрын
Slk,mano salvou vou ter que apresentar hj as 8:40
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 9 ай бұрын
Boa sorte, Miguel!
@analauraabreu9902
@analauraabreu9902 8 ай бұрын
Muito boa essa explicação!!!!!!!!
@Jvek_
@Jvek_ 2 жыл бұрын
O mal se tornou banal... Há quem diga que, por vezes, até necessário.
@aryaneraysaaraujo7734
@aryaneraysaaraujo7734 Жыл бұрын
Muito bom!
@Annahidonato
@Annahidonato Жыл бұрын
Otima analise prof
@antoniodossantos5277
@antoniodossantos5277 Жыл бұрын
Uma forma de explicações no plano real.
@larissabsw
@larissabsw 8 ай бұрын
Hanna Arendt e Adorno foram as escolhas da Ufsc esse ano em filosofia.
@neirimardeoliveira6355
@neirimardeoliveira6355 2 жыл бұрын
Ótima explicação
@emersonleonardo8392
@emersonleonardo8392 Жыл бұрын
Sensacional como sempre!!
@divinamirdeoliveirapinto9415
@divinamirdeoliveirapinto9415 Жыл бұрын
Excelente!
@theprocessofmymind
@theprocessofmymind 2 ай бұрын
gosto muito do seu conteúdo
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 ай бұрын
Obrigado, Sarah! ❤️😀
@RafAger
@RafAger 2 жыл бұрын
O Relatório Heidegger--Harendt pode ser um novo vídeo!
@bentojunior9967
@bentojunior9967 2 жыл бұрын
Excelente vídeo! Valeu!
@larissacamargo883
@larissacamargo883 Жыл бұрын
❤ obrigadaa
@kabecagomes8295
@kabecagomes8295 Жыл бұрын
Talvez se Hannah assistisse os documentários e analisasse a história mais profundamente ela mudaria esse pensamento bonzinho dela, uma vez que os próprios comandantes brigavam entre si, a fim de galgar novas patentes
@ESouza
@ESouza 7 ай бұрын
Estou contigo nessa
@ESouza
@ESouza 7 ай бұрын
Isso que chamo de passar o pano para a perversidade do criminoso de guerra.
@pietroriva4837
@pietroriva4837 2 жыл бұрын
Boa tarde
@Gabriel-tf7jx
@Gabriel-tf7jx 4 ай бұрын
Otimo video
@FALANDOFINANCEIRAMENTE
@FALANDOFINANCEIRAMENTE 2 жыл бұрын
Muito bom seu vídeo! Como sempre
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Obrigado 😃
@valdirramos6315
@valdirramos6315 2 ай бұрын
"PARA QUE MAL TRIUNFE, BASTA QUE O BEM NÃO FAÇA NADA"...
@johnandersondacostasantos2248
@johnandersondacostasantos2248 2 жыл бұрын
Tentando ir além aqui . Se o mau não está enraizado e é banal . De onde é a fonte , porque cometemos ?
@lucianaalmeida4099
@lucianaalmeida4099 8 ай бұрын
Para Arendt, do vazio de pensamento, da irreflexão.
@Cristiane461
@Cristiane461 Жыл бұрын
Uma das coisas que mais me deixavam triste, nesses últimos 4 anos, de pessoas poderosas destilando ódio era ver pessoas que eu amo concordando e apoiando aquelas falas. Eu dizia: "gente! por favor, vejam para onde estamos indo, o mesmo caminho dos alemães na 2ª guerra mundial. Todos sofreremos se não for com a maldade de alguns, com vergonha." E me chamavam de exagerada. Comecei a falar isso desde o início da pandemia, quando eu passei a prestar a atenção nas falas horríveis do inominável e sua turma. Ainda não estamos livre da maldade. Pois, muitos ainda concordam com tudo que aquele ser dizia, defendendo todo tipo de maldade com o outro. Para o outro. "Pra mim não, eu sou cidadão de bem." Eu via meus irmãos familiares concordando com aquilo, meu irmão amado, mais amoroso dizer isso e eu ficava numa tristeza. Pois ele se deixava contaminar pelo discurso de ódio. Soluções fáceis para problemas complexos, que não funcionam. Mas ele vivia de fake news. Mesmo eu provando que era mentira, ele preferia ignorar e continuar com aquilo. Não sei o que se passa na cabeça dele. Não falei: "eu avisei" como tenho vontade. Mas espero que ele reconheça que estava seguindo um monstro enganador.
@VeraLucia-yu5zp
@VeraLucia-yu5zp Жыл бұрын
Estamos agora vivendo o Brasil do amor??? Misericórdia...
@vigabcosta
@vigabcosta Жыл бұрын
É inacreditavel pq mts pessoas tentam justificar muitas atitudes e discursos do Bolsonaro. Pior ainda os q defendem. Sempre frases prontas. Passava msm a sensação de q nao refletiam de fato, pois as falas eram as msms pra essas pessoas q mts vezes nem se conheciam.
@vigabcosta
@vigabcosta Жыл бұрын
@@VeraLucia-yu5zp Esse tipo de comparação é um exemplo de q mts pessoas preferiam fugir da reflexao dos discursos e atitudes do Bolsonaro. Preferindo apenas "justificar" com comparações esdrúxulas. O governo Bolsonaro é um fato. E o governo de Lula é outro fato. UM NAO ANULA O OUTRO. Cabe a nos refletirmos sobre ambos.
@rguerra2464
@rguerra2464 Жыл бұрын
Não defendo político, mas apesar das falas duras e de um pouco de falta de educação não vi em nenhum momento o governo anterior querer mandar na população, muitas pessoas não concordavam pq A VERDADE DÓI e o brasileiro é mimado, vocês preferem uma pessoa que é MENTIROSO e tem provas disso, que está fazendo de tudo pra calar a população em troca de um sistema de poder. Fascismo, nazismo e COMUNISMO são todos sistemas do malignos, mas VOCÊ ESTÁ APOIANDO O COMUNISMO é está tudo bem até refletir nas pessoas que você ama, aí será tarde.
@reinaldomuller7959
@reinaldomuller7959 Жыл бұрын
Excelente visão e perspicácia, cara @Cristiane461
@rodrigoa.g.2266
@rodrigoa.g.2266 2 жыл бұрын
Professor, mais uma vez parabéns pelo vídeo. A forma rica e didática com que o Senhor explica é incrível. E o tema em questão nos permite traçar um paralelo com o Brasil de hoje, onde muitas pessoas repetem bordões e clichês de redes sociais, simplesmente porque não são capazes de refletir sobre o péssimo governo que temos. Ou seja, nem todas são más. Apenas lhe falta senso crítico.
@pedrosinha
@pedrosinha Ай бұрын
Qual a diferença entre a Banalidade do mal (Hannah Arendt) e violência simbólica (Pierre Bordieu)
@mateusspies9903
@mateusspies9903 2 жыл бұрын
Olá, prezado professor! O senhor ainda me deve um vídeo sobre O QUE É HERMENÊUTICA.
@darwindasilva9897
@darwindasilva9897 2 жыл бұрын
No Olimpo, os deuses não falavam a mesma língua dos homens, precisavam de um “tradutor”, daí surge a figura de Hermes, filho de Zeus e Maia, que era o tradutor dos Deuses…daí a palavra hermenêutica, que significa tradução, interpretação,etc… conceituando mal e porcamente 🤓👍🏻.
@renealbuquerque9385
@renealbuquerque9385 10 ай бұрын
A banalidade do mal começaria na base familiar em negar o direito de seus membros e se amplia para eliminar direitos humanos. A família mal estruturada seria o berçário da banalidade do mal?
@Vinicius.knevitz.chaves
@Vinicius.knevitz.chaves Жыл бұрын
Desculpa a ignorância, mas o general ter falado que só cumpriu ordens e ter usado frases prontas não poderia indicar uma manipulação intencional da parte dele para abrandar a sua pena/prisão/condenação? Achei estranho a causalidade entre : "usa frases prontas, logo não possui capacidade de reflexão e por conseguinte era um burocrata. Por ser burocrata perpetuou o mal sem estar enraizado nele" Pergunto por curiosidade mesmo, pois pra mim me parece um tipo de manipulação de discurso o que o general nazista fez. Obrigado pelo vídeo!
@lucianamendespeixoto3379
@lucianamendespeixoto3379 Жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@wiltoninaba9725
@wiltoninaba9725 Жыл бұрын
Parabéns professor por trazer um tema tão profundo e complexo de forma tão didática. Essa discussão é tão atual que acredito pode ser aplicada nos dias de hoje. Assim, gostaria que o senhor fizesse uma segunda parte do vídeo voltada para um momento particular da história contemporânea do Brasil, a pandemia da COVID19. Onde o negacionismo da gravidade da doença, a banalização das mortes, o caso de Manaus, onde se fez um laboratório com drogas ineficazes e a negação da ciência e da vacina com um viés religioso e ideológico não seria uma forma de banalização da maldade ou a confirmação de um crime de genocídio? Uma vez que ideologia, governo e mortes também foram fatos do holocausto.
@angelmix1904
@angelmix1904 3 ай бұрын
Lembrar de bordão: "bandido bom é bandido morto" 😢
@manoelcorsino
@manoelcorsino Жыл бұрын
Não li Arendt, mas esse conceito aparentemente simples parece bifurca-se em múltiplos questionamentos complexos. O bem e o mal são definíveis e, por isso, há inúmeros instrumentos institucionalizados (por ex, a lei) para dar-lhes significado e respaldo. Somente o senso crítico, o interesse por pensar fora do contexto banalizado pode quebrar paradigmas. Mas isso é meio improvável, pq, creio, a banalidade é cômoda. Necessária muita energia para refletir, enfrentar e alterar o “status quo” das coisas. Por isso, por ignorância, cansaço ou descaso, a maioria segue o fluxo do “sistema”, com a sensação de dever cumprido! Mas quais os processos q vão definindo as banalidades do “sistema”? 🤔
@nelsonstevani5445
@nelsonstevani5445 Жыл бұрын
Prof Eichman foi capturado na década de 1960 e 1970.
@lucianaalmeida4099
@lucianaalmeida4099 8 ай бұрын
Julgado em 1961.
@carlosgiovanardi8197
@carlosgiovanardi8197 Жыл бұрын
(08:33) "não eram capazes de refletir sobre o que estavam fazendo", mas seguramente gostavam de receber o SALARIO e as MORDOMIAS destinadas para esse cargo, essa posição!!
@flaviojunior4218
@flaviojunior4218 Жыл бұрын
Eichman foi executado em 1962, 9 anos antes do início da década de 70.
@erikanava7146
@erikanava7146 Жыл бұрын
Assim como a gente ve um mendigo na rua ou criança pedindo comida e logo 2metros temos um shop de coias caras , passamos por essas pessoas , n e ato de maldade mas a omissao fica explicita Nao fazermos nada nem perguntamos pq estao nessa situaçao.
@gildajorge6529
@gildajorge6529 Жыл бұрын
Só uma dúvida. O nazista julgado,teria como recusar o trabalho que lhe foi imposto?
@EfraimCosta7
@EfraimCosta7 Жыл бұрын
Por isso reconhecam, meus caros, “imposto é roubo e Estado é uma gangue”.
@lilileal8625
@lilileal8625 Жыл бұрын
Eichimann seria um tipo de patriota? Faz o mal e acredita no fundo do ser que não?
@veronicamaiacosta2126
@veronicamaiacosta2126 11 ай бұрын
A corrupção também é uma forma de maldade!!
@Prwcordeiro
@Prwcordeiro Жыл бұрын
A banalidade do mal é inerente ao ser humano. Alguns resistem a ela como por exemplo, o senhor Schindler .
@lucianaalmeida4099
@lucianaalmeida4099 8 ай бұрын
O conceito de banalidade do mal vai no sentido oposto ao que vc disse. O mal não é algo inerente à natureza humana. Se fosse não poderia ser banal. Ela abandonou o problema do mal radical tratado em Origens do Totalitarismo exatamente pelo fato de que se o mal for considerado algo inerente à natureza humana, não é possível responsabilizar as pessoas que o comete.
@joserobertodossantos5216
@joserobertodossantos5216 Жыл бұрын
As instruções governamentais geralmente são assim.
@RodrigoFerreira-fq6cq
@RodrigoFerreira-fq6cq Жыл бұрын
não encontrei o manual da educação juridica antifacista alguem pode me ajudar?
@claudioroberto9706
@claudioroberto9706 10 ай бұрын
Banalidade do mal foi a falta de motivação, combinado com a falta de consciência na questão antissemita da solução final.
@anjilasantosdossantos9517
@anjilasantosdossantos9517 3 ай бұрын
Trabalho 😢
@reinaldomuller7959
@reinaldomuller7959 Жыл бұрын
O ministro Kássio Nunes do STF é um exemplo de um operador do direito "burocrata". Se apega às normativas e não tem senso crítico para perceber as consequências de seus atos. Ex: No julgamento da Revisão da Vida Toda, não foi sensível a milhares de aposentados anciãos que foram "lesados pelo INSS" e pediu "Destaque" restando 20 minutos para o término do prazo do julgamento.
@ESouza
@ESouza 7 ай бұрын
Tá bem. Queria ver se fossem pessoas da família dele como ele iria se comportar. Como um mero burocrata ou ter uma maldade superficial. Mesmo o burocrata na sua função tem sua maldade intrínseca na sua personalidade. Essa justificativa não cola para mim.
@user-nq9rd3qe9u
@user-nq9rd3qe9u 8 ай бұрын
Professor, o funcionarismo público brasileiro a muito tempo caiu na Banalidade do mal. Educação perdida, política perdida, judiciário perdido, e com Flávio Dino então. #RIP BRASIL.
@MsUfcmma
@MsUfcmma Жыл бұрын
Sei! Escola de Frankfurt , Adorno e consequências na sociedade atual.
@equadorrn5390
@equadorrn5390 Жыл бұрын
Se um professor falar sobre isso em uma sala de aula nos tempos atuais, serão acusados de doutrinadores...
@lucimarsolange6744
@lucimarsolange6744 Жыл бұрын
Pois é nunca se viu tanta falta de espirito critico no Brasil. A barbarie aumentou nos ultimos meses
@wagnerluiz4718
@wagnerluiz4718 2 жыл бұрын
😎✌
@alexngonzaga
@alexngonzaga Жыл бұрын
Infelizmente o conceito se aplica muito bem no nosso país, quando vemos um ministro do STF instaurando inquéritos de ofício, ilegal e inconstitucional, sem a participação do ministério público, num espetáculo de autoritarismo, enquanto a burocracia do nosso judiciário, o mais caro judiciário do mundo e isso por si só já outra violência contra o povo, não protesta, não reclama, fica em silêncio, banalizando o autoritarismo e criminaliza do aqueles que se levantam contra isso.
@wellingsant11
@wellingsant11 10 ай бұрын
Vejo que a maldade se revela com um viés fortemente ideológico. Inclusive nas opiniões aqui postadas.
@asmigalhasfilosoficas3574
@asmigalhasfilosoficas3574 2 жыл бұрын
Tô tentando achar um filósofo , nome parecido com macrio
@afilosofiaexplica
@afilosofiaexplica 2 жыл бұрын
Alasdair MacIntyre?
@asmigalhasfilosoficas3574
@asmigalhasfilosoficas3574 2 жыл бұрын
@@afilosofiaexplica obrigado, acho que é esse 🙏
@advosmarjr
@advosmarjr 5 ай бұрын
Desci aqui de paraquedas. Aleató Israel hj produz a mesma maldade contra os Palestinos. A história se repete como tragédia
@VeraLucia-yu5zp
@VeraLucia-yu5zp Жыл бұрын
Ainda bem que amor venceu aqui no Brasil!...kkkkkk
Hannah Arendt | A Banalidade do Mal (e a Profundidade do Bem)
23:03
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 275 М.
Hannah Arendt e a Crise na Educação
13:50
A Filosofia Explica
Рет қаралды 8 М.
ПОМОГЛА НАЗЫВАЕТСЯ😂
00:20
Chapitosiki
Рет қаралды 25 МЛН
Comunicação precisa de CONTEXTO
1:54
Elemar Junior
Рет қаралды 3
O pensamento de Simone de Beauvoir
10:16
A Filosofia Explica
Рет қаралды 23 М.
HANNAH ARENDT: POVO, RALÉ E ANTISSEMITISMO
26:20
Parabólica
Рет қаралды 91 М.
Hannah Arendt e a banalidade do mal (legendado)
7:28
Gabriele Holanda
Рет қаралды 664 М.
A Filosofia de Maquiavel resumida
12:01
A Filosofia Explica
Рет қаралды 20 М.
O que é o Talmud?
13:53
Editora e Livraria Sêfer
Рет қаралды 107 М.
Eichmann em Jerusalém (Hannah Arendt) | Tatiana Feltrin
11:36
tatianagfeltrin
Рет қаралды 62 М.
Banalidade do mal [EP30] Qohélet, podcast de Ed René Kivitz
38:31
Ed René Kivitz
Рет қаралды 22 М.
O que é Existencialismo? Resumo para Iniciantes
12:18
A Filosofia Explica
Рет қаралды 27 М.
Kant e a Crítica da Razão Pura
15:05
A Filosofia Explica
Рет қаралды 35 М.
ПОМОГЛА НАЗЫВАЕТСЯ😂
00:20
Chapitosiki
Рет қаралды 25 МЛН