Homem é condenado a quatro anos de cadeia por furto de água em Mariana

  Рет қаралды 2,155

Jornal O ESPETO

Jornal O ESPETO

11 күн бұрын

Willian Ubaldo Anselmo foi preso em 2020 e condenado a quatro anos de cadeia por furto de água.
Ele é morador de área de invasão foi preso por furar um cano para levar água para sua casa. Pelo seu crime foi condenado a quatro anos de cadeia, ele disse. Mas como nunca foi preso ou envolveu-se com confusão, foi considerado réu primário, recorreu, acabou por cumprir um ano em regime fechado, passou para o semi aberto e hoje está livre. È casado e tem filhos.
Sua prisão revela a ausência de ações do poder público de Mariana na questão da moradia popular.
Os moradores de ocupações no entorno de Mariana foram ignorados por várias administrações que passaram pela prefeitura e nada fizeram pelas pessoas que habitam nesses locais, a não ser claro ir lá em época de eleição pedir voto.
Agora felizmente temos um avanço nessa área com o REURB em reconhecer os bairros que se formaram inicialmente começaram com invasões como locais digno onde os moradores merecem ter qualidade de vida e serem reconhecidos.
O que é o REURB: È regularização urbana de Mariana. Esse é o nome que a prefeitura de Mariana da atual gestão Celso Cota deu ao programa que visa regularizar as casas das antigas invasões que circulam o perímetro urbano de Mariana.
Mariana viu crescer sua população de forma rápida, do ano 2000 para 2020 a população dobrou de 50 para 100 mil pessoas.
Com a alta demanda por imóveis a população tem três opções:
1 - Verticalização que é construir mais um andar na casa dos pais ou parentes.
2 - Construir no quintal e hortas das casas de parentes.
3 - Invadir ou comprar um lote nas invasões.
Comprar um lote ou casa em Mariana, ou alugar ficou muito caro devido aos preços inflacionados pela alta demanda causada pela mineração e pela Renova para alojar trabalhadores para construção do Novo Bento e Paracatu.
Sem opções de loteamento popular, o que foi negligenciado pela prefeitura, o jeito foi a população criar novos bairros, sem qualquer planejamento, ou infra estrutura, com água, luz ou esgoto, tudo de forma improvisada. De tanto gato em poste, ligação clandestina de energia, não era novidade o transformador pegar fogo, ai todos ficavam sem luz.
Esses locais chamados de invasões foram crescendo a ponto de agregar mais de 4 mil famílias, vivendo sem qualidade de vida, e infelizmente conflitos por posses de terra causaram morte de várias pessoas !
Esses locais também atraem os grileiros, que invadem, pagam para outros tomarem conta, para depois vender e lucrar.
A prefeitura de Mariana fechava os olhos para essa situação e muitos contribuíam para seu aumento dando materiais de construção, não importa onde era a casa, até em área de risco !
Assim esses locais foram virando bairros, mas sem a presença do poder público. Em algumas invasões os próprios moradores começaram a calçar ruas, fazer rede de esgoto, e fincar estacas para servir de postes !
Uma lei de 2002 feito pelo então prefeito Celso Cota proibia entrega de material nas invasões, porém não foi cumprida.
Agora Mariana tem 12 mil casas sem documentação, sem título de propriedade segundo dado revelado em audiência pública do REURB em 24/06/2024.
O objetivo do REURB é legitimar a posse, organizar e reconhecer esses locais onde já habitam grande número de pessoas, e assim levar qualidade de vida para aqueles locais.
Claro que ao regularizar vem o IPTU, Imposto Predial Territorial Urbano, que deve ser pago anualmente, mas vem também rede de água, coleta de lixo, obras para ter rede de esgoto, energia elétrica, nome de rua, CEP. Vem o reconhecimento oficial.
Hoje vários locais de Mariana o motoboy não vai !
Muito importante tem um endereço, CEP, assim você pode receber cartas, seus boletos com cobranças, encomendas em casa, ou ligar e pedir uma pizza.
Parece coisa boba e banal para muitos, mas só quem vivencia sabe a importância e a falta que faz ter um comprovante de endereço !
Casos como de William Ubaldo, trabalhador, que foi preso fazendo ligação de água em invasão, não deveria existir se tivéssemos uma administração que investisse em habitação popular.
Porém a realidade é diferente dos discursos de palanque e lives na internet.
Que o REURB traga dignidade para nosso povo.

Пікірлер
População em situação de rua explode em São Paulo
5:23
Brasil de Fato
Рет қаралды 6 М.
бесит старшая сестра!? #роблокс #анимация #мем
00:58
КРУТОЙ ПАПА на
Рет қаралды 3,4 МЛН
He sees meat everywhere 😄🥩
00:11
AngLova
Рет қаралды 10 МЛН
БОЛЬШОЙ ПЕТУШОК #shorts
00:21
Паша Осадчий
Рет қаралды 8 МЛН
Каха ограбил банк
01:00
К-Media
Рет қаралды 11 МЛН
REGIME SEMIABERTO NAO PODE INICIAR NO FECHADO.
0:44
Dr. Márcio de Oliveira Sampaio.'.
Рет қаралды 1,4 М.
Demori demonstra como o jornalismo do ICL foi decisivo para desmascarar chantagem da Fraport
5:10
🔴 CONDENAÇÃO NA LEI MARIA DA PENHA, ENTENDA O QUE ACONTECE.
12:50
Marcello Benevides Advogados
Рет қаралды 34 М.
BOLSONARO E O GOLPE NA BOLÍVIA
20:44
Marco Antonio Villa
Рет қаралды 39 М.
Living in the street
24:16
Maíra Lemos
Рет қаралды 1,1 МЛН
бесит старшая сестра!? #роблокс #анимация #мем
00:58
КРУТОЙ ПАПА на
Рет қаралды 3,4 МЛН