No video

No tempo em que ser guineense não era suficiente para ser cidadão

  Рет қаралды 24,495

PÚBLICO

PÚBLICO

8 жыл бұрын

Nos tempos do colonialismo português, o guineense tinha de vestir-se como um europeu para provar que tinha direito a ser cidadão. Tinha de assimilar a cultura portuguesa, abdicando da sua identidade. Durante o período colonial, na altura em que era Guiné Portuguesa, estas foram apenas algumas das imposições que marcaram a Guiné-Bissau. Quarenta e dois anos após a independência, para a qual o país avançou unilateralmente,é fácil para os guineenses encontrarem vestígios dessa dominação.
Reportagem de Joana Gorjão Henriques, Frederico Batista e Sibila Lind
Ler ainda: "A colónia onde todas as Fatumata tinham de se chamar Maria", de Joana Gorjão Henriques: www.publico.pt/...

Пікірлер: 100
@manuelacosta3417
@manuelacosta3417 4 жыл бұрын
Quem bate sempre esquece quem apanha nunca esquece
@justimianoembalo5320
@justimianoembalo5320 4 жыл бұрын
Tudo aquilo que vocês estão acusando os portugueses hoje em dia nôs estamos fazemos mesma coisas que os portugueses faziam com nosso povo pq até agorá temos pessoas que acham que são meninos da praças uma praça que não tem água potável nem luz eletricidade ainda tem alguns que diz que são meninos da praças
@josedomingospinto3855
@josedomingospinto3855 Ай бұрын
Após o período colonial, a qualidade de vida dos guineenses melhorou ou piorou? Houve e há discriminação entre as etnias guineenses? Digam-me, por favor.
@br3menPT
@br3menPT 6 жыл бұрын
"independência para a qual o país avançou unilateralmente"...o país?!?!?!?! O PAIGC qual país Público?
@emiljunior
@emiljunior 9 ай бұрын
Tou a ver que Tas obcecado com os Africanos tu 😂
@emiljunior
@emiljunior 9 ай бұрын
14:50 e queriam fazer os Africanos esquecer as religiões para seguir o cristianismo, sabendo que o cristianismo e só outra forma de opressão
@emiljunior
@emiljunior 9 ай бұрын
17:19: 17:45 na vossa versão não contam isso
@emiljunior
@emiljunior 9 ай бұрын
20:27 a intenção deles nunca foi do bem s
@br3menPT
@br3menPT 9 ай бұрын
tou obcecado com os africanos?? O meu país tb foi um país africanos durante seculos....mais tempo que o teu que so existe desde 1974 muahahahahahaha Minha familia deve saber mais de áfrica que a tua.....So pelos disparates que escreves aqui.....lol@@emiljunior
@paulofigueiredo805
@paulofigueiredo805 3 жыл бұрын
Hino á bandeira é cultura europeia.
@jeffersongrosman957
@jeffersongrosman957 3 жыл бұрын
A pergunta a independência melhorou ? O que me parece e que o país ficou pobre .
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
Claro que melhorou. Do que adianta um pais rico se o povo nao vai ficar com nada. So vai levar chibatada no lombo.
@bubajalo7879
@bubajalo7879 2 жыл бұрын
@@kialove6360 pois é meu irmão. Não há nada que indica alguma melhoria relacionada com os colonos.
@br3menPT
@br3menPT 2 жыл бұрын
@@bubajalo7879 não há nada ou tu nã sabes nada? A mãe do Nino Vieira disse que a vida na tabanca nunca foi tão boa como nos últimos anos da administração portuguesa. E agora?
@bubajalo7879
@bubajalo7879 2 жыл бұрын
@@br3menPT a mãe de quem? Então não havia necessidade de fazer o levantamento contra tudo o que se vivia. A colonização nunca foi boa em nenhum sítio.
@br3menPT
@br3menPT 2 жыл бұрын
@@bubajalo7879 havia um capital de queixas sim, havia erros...se colonização nunca foi boa, porque motivo não ganahram a guerra no teatro de operações? Porque os negros não se revoltaram todos? Porque razão existiu Honorio Barreto e Marcelino da Mata e João Bacar? A mãe de Nino Vieira um dos guerrilheiros terroristas disse como se vivia na tabanca.
@alfredomarceneiro78
@alfredomarceneiro78 3 жыл бұрын
Uma outra questão é que em Portugal nomeadamente nas grandes cidades não era primitivo andar descalço.
@Livroable
@Livroable 2 жыл бұрын
Falam, falam, falam e deixam tudo no falar. Por que não o levem para sala de aula? Os nossos educandos precisam de saber disso. Aí que está o nosso maior pecado, segundo dizem os religiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!
@ruilobato4981
@ruilobato4981 8 жыл бұрын
... um flashback emocional para mim, que fiz como alf-mil de infantaria (cheret-informação) a estúpida guerra colonial na "guiné-bissau", entre fev69 e mar71, durante o governo-geral e comando-chefe de spínola, quando tinha 21 anos! esta minha primeira experiência africana, apesar de ter sido em circunstâncias muito pouco recomendáveis, resultou numa tomada de consciência da realidade colonial, que se manteve até hoje ("and beyond!")... e abriu-me os olhos para a realidade da presença de portugal em áfrica. a passagem pela "guiné portuguesa" explicou-me muitas coisas... obrigado aos vários povos dessa manta de retalhos étnica que é a guiné-bissau.
@br3menPT
@br3menPT 6 жыл бұрын
e hoje??? A Guiné-Bissau figura entre os países mais pobres e atrasados do mundo. Não há soro no posto médico, não ha um pau de giz na escola. Onde estão os postos médicos de qualidade? Como a própria mãe de Nino Vieira disse "a vida nunca foi tão boa na tabanca como nos tempos de Spinola"...e é tudo.
@nunodafonseca47
@nunodafonseca47 5 жыл бұрын
mentes pouco mentes
@joselage212
@joselage212 3 жыл бұрын
Mais um inteligente. Se voce fosse Portugues, eu ate poderia ficar aborrecido mas, nao dou troco a APATRIDAS.
@montarcilioestrela1590
@montarcilioestrela1590 Ай бұрын
A terrível herança pós colonial ainda por resolver na Guiné Bissau. A luta pelo Poder através da influência étnica, da corrupção e do tráfico, são problemas que impedem a construção de uma sociedade mais justa.
@josecarvalho5637
@josecarvalho5637 3 жыл бұрын
Porque é que o público não vai para Guiné, ou vender lá os seus jornais?.
@CarlosPT-hb6zb
@CarlosPT-hb6zb Ай бұрын
Porque... é português, não é guineense... é duro para ti perceberes???
@midori_spring3998
@midori_spring3998 8 жыл бұрын
Seria possível obter legendas em inglês para estas reportagens?? Eu gostei imenso de como o publico trabalhou estes temas e gostaria de partilhar o trabalho com pessoas que infelizmente não falam português.
@alvarosousa7707
@alvarosousa7707 4 жыл бұрын
Que aprendam português
@alfredomarceneiro78
@alfredomarceneiro78 3 жыл бұрын
Leopoldo Amado tem uma interpretação da história da colonização muito sua, e tendencioso. Colonialismo bom, não conheço mas, ele conhece, os Ingleses, deu ele como exemplo e os franceses, o colonialismo Inglês, é bom recordar como exemplo na Austrália os seus médicos não tratavam nem recebiam nos hospitais, nem negros nem o povo aborígenes, deixavam-nos morrer na rua , sobre o colonialismo francês pode ir falar com os Argelinos e o colonialismo francês , talvez aprenda alguma coisa, também pode aprender algo com esse jovem guineense Mamadu Baldé que tem uma leitura muito mais equilibrada da história e, não se desculpa só com ela, eu também não, uma grande parte dos empresários portugueses ainda tem umas costelas esclavagista. Um Historiador não pode ter uma leitura simplista das coisas, o que ele está a fazer é a julgar a historia que nesta questão tem três períodos diferentes, descobrimentos, colonização e descolonização. Vários países da Europa e da Ásia foram povos colonizadores. Houve sim descolonizações, melhores que outras e a portuguesa não foi por certo a melhor, o povo português estava amordaçado por uma ditadura fascista, que castrou uma geração de jovens de Portugal e neste caso também da Guiné, que levou a guerras injustas estúpidas e inúteis.Tenho pelo povo da Guiné uma particular estima e gostava muito de um dia me sentar à mesa com os jovens guineenses da minha geração, e podermos falar sobre esse período difícil que ambos vivemos. Testemunhos como este do Historiador Leopoldo Amado em nada contribui para uma interpretação saudável da história para as novas gerações só alimenta ódios de estimação. Quanto ao racismo é algo que não tem uma solução para tão breve quanto nós gostaríamos, como dizia o cientista Stephen Hawking, nós somos primatas evoluídos, vamos caminhando paulatinamente para um ser humano uno.
@antonioafonso7543
@antonioafonso7543 3 жыл бұрын
Para os poucos inteligentes que aqui há na altura que Portugal tomou conta desses territórios não havia nada mas nada mesmo.deviam agradecer em ter levado e ter construído esses países. Algumas das estórias que aqui se contam são meias verdades e meias mentiras só para chatear esses países passados 50 anos estão muito pior. Exemplo Angola há 50 anos já éra um pais de primeiro mundo.E Moçambique também. .
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
Problema e que o pais enriquecia os portugueses e empobrecia e maltratava os verdadeiros donos das terras. Africa e dos africanos e nao dos portugueses. Sem liberdade povo nenhum sai do lugar. Hoje ja tem pessoas negras que estao bem de vida na Africa. 50 anos e muito pouco tempo, pra refazer um pais inteiro. Nao vai ser da noite pro dia, mas eles ja estao no caminho e isso e o que importa.
@br3menPT
@br3menPT 2 жыл бұрын
@@kialove6360 mas sabe que a Guiné Portuguesa não dava lucro nenhum, pelo contrário dava prejuizo, era dependente do orçamento de Lisboa. Infelizmente a maioria dos negros que estão bem na vida em África, é porque roubaram o povo! Sempre houve uma elite negra nos territorios portugueses. Honorio Barreto diz-lhe alguma coisa? Na Guiné não era tão visivel pela pequenez do território, mas em Angola e em Moçambique sempre houve uma elite negra, que tinha lojas, fazendas, pequenas industrias e viviam nos melhores bairros das cidades. Infelizmente eram uma minoria, era preciso fazer mais para elevar o nível de vida da população negra. Era preciso mais tempo para criar uma verdadeira sociedade multirracial
@1990468
@1990468 2 жыл бұрын
Falas aserio??
@mariadelourdesbispo4637
@mariadelourdesbispo4637 Жыл бұрын
Kkkk pouco tempo 50 anos kkk estes países ficaram 70 % mais pobres segundo estatística, tipo deram um tiro no pé de fuzil
@markosoliveira2730
@markosoliveira2730 4 жыл бұрын
PARABÉNS PELO EXCELENTE DOCUMENTÁRIO, É A PURA REALIDADE.
@alfredomarceneiro78
@alfredomarceneiro78 3 жыл бұрын
O que é a realidade? Leopoldo Amado tem uma interpretação da história da colonização muito sua, e tendencioso. A historia que nesta questão tem três períodos diferentes, descobrimentos, colonização e descolonização. Vários países da Europa e da Ásia foram povos colonizadores. Houve sim descolonizações, melhores que outras e a portuguesa não foi por certo a melhor, o povo português estava amordaçado por uma ditadura fascista, que castrou uma geração de jovens de Portugal e neste caso também da Guiné, que levou a guerras injustas estúpidas e inúteis.Tenho pelo povo da Guiné uma particular estima e gostava muito de um dia me sentar à mesa com os jovens guineenses da minha geração, e podermos falar sobre esse período difícil que ambos vivemos. Testemunhos como este do Historiador Leopoldo Amado em nada contribui para uma interpretação saudável da história para as novas gerações. Não existe razão para hoje se alimentar ódios de estimação, e ir além da constatação da história.
@bubajalo7879
@bubajalo7879 2 жыл бұрын
Ainda assim, com toda essa explicação tem pessoas que pensa os colonos deviam ficar!?...
3 жыл бұрын
....mas depois de 60 anos o que melhorou na Guiné?
@luandossantos7726
@luandossantos7726 3 жыл бұрын
Ser guineense é suficiente para ser cidadão. Só isso já é um grande avanço.
@br3menPT
@br3menPT 3 жыл бұрын
@@luandossantos7726 cidadão de quê? falta tudo...escolas, hospitais, infraestruturas....justiça.....protecção social....
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
@@br3menPT Tu nao sabe o que e a escravidao. Do que adianta um pais rico se o povo nao vai ficar com nada? Eles nem eram considerados seres humanos. Quanta idiotice! Ninguem sente falta da colonizacao nao colega. Para os povos colonizados a descolonizacao significa alivio, liberdade, e dignidade. Um povo escravizado nao vai ha lugar nenhum. Quem faz uma nacao e o povo daquela nacao. Colonialismo e so atrazo e sofrimento. A Africa ainda vai amargar por muitos anos as sequelas deixadas pelo colonialismo, mas aos poucos eles vao recuperando sua identidade, auto-estima e confianca neles mesmos. 60 anos ainda e muito recente. Nao se constroi uma nacao em 60 anos. Os danos sao muito profundos.
@mariadelourdesbispo4637
@mariadelourdesbispo4637 Жыл бұрын
​@@br3menPT kkk sim boa pergunta
@marcelinoca4971
@marcelinoca4971 Жыл бұрын
Boa histórias
@tupi-guaranitupi-guarani9332
@tupi-guaranitupi-guarani9332 3 жыл бұрын
Os Povos do continente Africano lutaram e conseguiram sua independência. Os ecos do colonialismo e do neocolonialismo ficaram, mas os paises do continente africano ainda conseguirão se libertar dessas correntes. As desavenças tribais tem que acabar.
@tugadmundo
@tugadmundo 5 жыл бұрын
sera' que agora se acusa o nosso colonialismo de ser tao mau que ate' nao criou "reservas " ou " Homelands "
@MD-pm9kx
@MD-pm9kx 5 жыл бұрын
Antonio Leitao Desde quando o colonialismo pode ser positivo? seu discurso de dizer que há certos aspectos positivos me escandaliza. Temos civilizações tão grandiosas, tão avançadas que o contato com o mundo europeu tem sido uma catástrofe para a África negra. você apenas inspirou seu conhecimento e depois falsificou toda a história africana. Vá cuidar do seu Portugal, que é tão tarde, apesar de todos os saques que você organizou em suas ex-colônias. Deixe-nos sozinhos para sermos educados. Meus ancestrais Pepels nunca riram com você até a traição
@marcosmoreira7034
@marcosmoreira7034 4 жыл бұрын
Desde quando vossa colonização foi positiva? Quando vocês vieram ao Brasil, o que trouxeram? Corrupção, degredados, dissidentes, condenados de justiça. Foram com essas pessoas que Portugal começou a povoar as terras do novo mundo. Tiveram tantas colônias e o que são hoje?... Dependentes da zona do euro. Nem mesmo moeda têm.
@hotman_pt_
@hotman_pt_ 4 жыл бұрын
@@marcosmoreira7034 acredita que a guiné esteve bem melhor nos tempos de colonialismo do que está agora...
@kialove6360
@kialove6360 2 жыл бұрын
@@hotman_pt_ Tu nao sabe o que e a escravidao. Do que adianta um pais rico se o povo nao vai ficar com nada? Eles nem eram considerados seres humanos. Quanta idiotice! Ninguem sente falta da colonizacao nao colega. Para os povos colonizados a descolonizacao significa alivio, liberdade, e dignidade. Um povo escravizado nao vai ha lugar nenhum. Quem faz uma nacao e o povo daquela nacao. Colonialismo e so atrazo e sofrimento. A Africa ainda vai amargar por muitos anos as sequelas deixadas pelo colonialismo, mas aos poucos eles vao recuperando sua identidade, auto-estima e confianca neles mesmos. 60 anos ainda e muito recente. Nao se constroi uma nacao em 60 anos. Os danos sao muito profundos.
@br3menPT
@br3menPT 2 жыл бұрын
@@marcosmoreira7034 desde quando podes comparar Brasil com a Guiné? Achas que por terem sido colonizados por Portugal era tudo regido da mesma maneira? O que Portugal é hoje? Mais que o teu país...e lamento informar mas euro é moeda e é a moeda do país! Vai curar esse sindrome de colonizado...Vcs são mt mais corruptos que os portugueses, menos produtivos, por isso 200anos depois da independencia Brasil não é nada com os seus 9000 dolares
@patchumendes9376
@patchumendes9376 3 жыл бұрын
!!
@EzealexandregmailcomPachola
@EzealexandregmailcomPachola 3 жыл бұрын
Os portugueses fizeram muito mal para nós
@alfredomarceneiro78
@alfredomarceneiro78 3 жыл бұрын
Caro Alexandre, Vou partir do principio que é mais jovem do que eu. A historia nesta questão tem três períodos diferentes, descobrimentos, colonização e descolonização. Vários países da Europa e da Ásia foram povos colonizadores. Houve sim descolonizações, melhores que outras e a portuguesa não foi por certo a melhor, o povo português estava amordaçado por uma ditadura fascista, que castrou uma geração de jovens de Portugal e neste caso também da Guiné, que levou a guerras injustas estúpidas e inúteis.Tenho pelo povo da Guiné uma particular estima e gostava muito de um dia me sentar à mesa com os jovens guineenses da minha geração, e podermos falar sobre esse período difícil que ambos vivemos. Testemunhos como este do Historiador Leopoldo Amado em nada contribui para uma interpretação saudável da história para as novas gerações. Portugal viveu no século XVII sessenta anos sobe o poder do reino de Espanha, no século XVIII foi invadido pelos franceses (Napoleão) . Não é razão para hoje se alimentar ódios de estimação, e ir além da constatação da história. Um dos grandes cuidados a ter com a história é que um compêndio de história pode estar errado que ninguém repara ou se repara não diz nada, ao contrário de um compêndio de matemática, é que 2+2 não são cinco. Uma outra questão é que em Portugal nomeadamente nas grandes cidades não era permitido andar descalço, estive na Guiné Bissau 1969/71 e via o povo vestido com os seus trajes e muitos descalços. Tudo de bom para si Caro Alexandre.
@joselage212
@joselage212 3 жыл бұрын
Bom...como queriam que os Guineenses se vestissem...NUS ou de TANGA?
@junio2025
@junio2025 3 жыл бұрын
NHÃ DONA , MARÍA PEREIRA BARETO , CARGA DUBI NA COBORNEL , PABÍA I DA BOFOTATA A GUERRA RIBEIRO .
Especial DW: 50 anos da morte de Amílcar Cabral!
50:40
DW Português para África
Рет қаралды 51 М.
Em São Tomé o colonialismo não morreu com as roças
31:19
PÚBLICO
Рет қаралды 100 М.
World’s Largest Jello Pool
01:00
Mark Rober
Рет қаралды 128 МЛН
Bony Just Wants To Take A Shower #animation
00:10
GREEN MAX
Рет қаралды 6 МЛН
Kids' Guide to Fire Safety: Essential Lessons #shorts
00:34
Fabiosa Animated
Рет қаралды 12 МЛН
Como é ser negro em Angola?
19:32
PÚBLICO
Рет қаралды 79 М.
Plantar VIDA na Guiné-Bissau
22:24
Renascença
Рет қаралды 25 М.
Simões Pereira: "Nunca deixei de lutar pela Guiné-Bissau"
51:08
DW Português para África
Рет қаралды 36 М.
When A Gang Leader Confronted Muhammad Ali
11:43
Boxing After Dark
Рет қаралды 7 МЛН
O colonialismo desligou Cabo Verde de África
27:39
PÚBLICO
Рет қаралды 33 М.
Rui Ramos e a descolonizacão: “A culpa não foi coletiva”
1:04:56
O colonialismo português no Estado Novo
31:09
João Cardoso
Рет қаралды 49 М.
O colonialismo desligou Cabo Verde de África
24:44
PÚBLICO
Рет қаралды 134 М.
Bissau Revealed - a hidden magic of the Guinean capital 🇬🇼
43:45
World’s Largest Jello Pool
01:00
Mark Rober
Рет қаралды 128 МЛН