Matamos Deus da Natureza para criar Deus da ganância!

  Рет қаралды 1,748

IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa

IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa

17 күн бұрын

Neste vídeo o Prof. Waldemar Magaldi nos instiga para a reflexão da imbecilidade humana que, por ganância materialista, negou a dimensão anímica e espiritual da vida cotidiana ao retirar a presença de Deus dos vários aspectos da natureza como árvores, animais, rios e até dos outros seres humanos, negando e até ridicularizando nossos antepassados que cultuavam e respeitavam a natureza. Agora, em consequência dessa negação, cada vez mais, estamos testemunhando a revolta desses deuses por meio da própria natureza abusada e maltratada por deixar de ser respeitada e tratada como divina!
Faça seus comentários e ajude divulgar nosso canal.
www.ijep.com.br

Пікірлер: 36
@rosinhaalves8419
@rosinhaalves8419 7 күн бұрын
Obrigada 🎉.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
A coisa mais humana é democratizar o saber, ao invés de julgar, desprezar quem não tem. Percebo que além da pobreza (em que a pessoa vive em escolas publicas, muitas vezes nao tem aulas de humanas, faltam professores, basicamente são sabotados no ensino, como apontou Eduardo Marinho e Darcy Ribeiro), há muitas formas de tirar de uma pessoa sua capacidade crítica. Traumas, violencias e desigualdades afetam a percepçao de realidade, capacidade critica, de aprendizado e de leitura do real (por exemplo conviver com alguem que pratica gaslighting), sofrer opressões. Além desse ensino péssimo e do fundamentalismo religioso (que reprime instintos saudáveis e o questionamento), da imbecilidade das redes com conteúdos vazios, rápidos ou supérfulos, da manipulação advinda das mídias hegemonicas. O trabalhador não tem o mesmo tempo para estudar. O pobre tbm não. Falta empatia, muita empatia. Psicólogos via de regra cobram caro, cursos (até do IJEP) não tem valor acessível. Enfim, o conhecimento, uma vida de qualidade e estabilidade mental e emocional só existem pra quem tem grana. No mínimo classe media. O que era pra ser um direito de todes, até o lazer, está cada dia mais raro. Estamos alienados (quem tem privilégio) em nosso conforto, em nossa ganância, em nossas ambiçoes mesquinhas, que custa muito caro pra quem não tem nada ("muita gente chora enquanto vc ri" da poeta marginal e ativista musicista Bia Ferreira, negra, que escreveu a música "Cota não é esmola"). Para ajudar, tem essa religiao nojenta que roubou o nome de Jesus para alienar ainda mais as massas e abusar dela (sexual e financeiramente). Tabus de toda ordem adicionados ao dogmatismo religioso, em nome secretamente ou nem tanto do kapital, para enriquecer de podre os poderosos e deixá-los ainda mais poderosos. Como vc bem disse, o fundamentalismo é um mal (que junto ao fascismo) pode crescer de maneira irreversível no país. Sexo é pecado, tudo é pecado, inclusive duvidar ou questionar o pastor que faz tudo que condena em público no privado ou até pior, como pedofilia e estupro (80 presos esse ano e hj/ontem mais um por pedofilia).
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
Estpu triste e desanimada. Quem pode ajudar só pratoca a equidade para os seus. Ninguém compartilha mais. Tudo é caro, sempre que vou atras do que preciso, não há dinheiro. E nem sou tao pobre. Mas parece q ninguem quer mais ajudar ninguém.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
A propria esquerda só esta focada na sua propria vaidade. As redes ajudam isso. É claro que seremos derrubados. Não passa de uma mascara nossos discursos sem pratica.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
A classe media só se preocupa consigo. "Sou classe media, papagaio de todo telejornal. Eu acredito na imparcialidade da revista semanal. Viajo pouco, no máximo um pacote CVC trianual. " (música Classe Média, que disputou um dos concursos de MPB da Cultura).
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
Na hora que precisa, ninguém pensa no miserável. Não aprendemos nada com a segunda guerra e justamente por isso podemos repetir o erro. Que temos que proteger os fracos de um campo de concentraçao, injustiças, violências, fomes. Nazismo voltou, com nova cara, e vai nos derrubar, ainda toma forma, mas já esta se enraizando no ódio, no preconceito, no ressentimento. Aparecerá como "soluçao" às violências que virão. Israel faz o que quer e ninguem o responsabiliza. Nem os poderosos. O povo ignora, de forma egoísta, passiva, inerte e/ou extremamente alienada. Quem não conhece a história tende a repeti-la. Ninguém aqui no Brasil saiu em protesto, protesto minúsculo. Talvez até pela incapacidade de perceber com consciência de classe, crítica, filosófica, politica, social, histórica e de questionar, dada a sabotagem no ensino que não tem filosofia, história e sociologia na grade estudantil. E quem pode ensinar cobra horrores. A população nem aprendeu a gostar de ler livros. Enfim... É hora de agir, é o que penso. Antes que seja muito tarde.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
A esperança, penso eu,está como a Dra. PhD Clarissa Pinkola Éstes (junguiana e cantadora) fala, em voltar a preservar a parte natural da psique e fora tbm. Está na arte,na cultura, no prazer, na alegria, na solidariedade, na filosofia, na ciência e em uma fé viva no Amor. Na equidade. Integrar nossas sombras coletivas e individuais. Muita gente talvez ignore meu comentário por erros ortográficos (alguns meus, outros do teclado que desativou o corretor) e pq não tenho um mestrado acadêmico. Sou estudante de filosofia de uma federal em SP (Ufabc). Se eu escrevesse o mesmo em uma revista acadêmica, seria aplaudida. Mas como estou partilhando aqui de forma democrática, alguns do meio apenas desprezam. (O academicismo/intelectualismo é elitista, nunca conversou com o povo). Olhamos mais títulos do que a mensagem em si. Tirando quando não roubam e plageiam pra ganhar nome em cima das ideias alheias (muito comum na academia, infelizmente, principalmente com mulheres...). Algo que os opressores brankos e europeus fizeram muito com os indígenas e seus saberes ancestrais, sagrados e medicinais. Tomar para si e depois vender em um curso caro, sem democratizar a quem realmente necessita. Um tipo de Etnocidio (roubar a psique coletiva pra ganho proprio, doferente de Jung)
@artemidorobio
@artemidorobio 13 күн бұрын
Oi Waldemar! Oi Ijep! Eu tenho uma sugestão de entrevista que eu gostaria mt de ver no canal do Ijep... uma entrevista com o Miguel Nicolelis! É brasileiro e um dos maiores neurocientistas do mundo! Recentemente vi entrevistas dele em que ele cita Jung e disse gostar da teoria Junguiana. Acho que daria um excelente bate papo entre ele e o Magaldi! Fica aqui o pedido!
@THIAGO.PSICOLOGIA
@THIAGO.PSICOLOGIA 6 күн бұрын
Up
@FocoInterior
@FocoInterior 15 күн бұрын
Excelente reflexão.👏🏾👏🏾👏🏾
@nickwood8930
@nickwood8930 15 күн бұрын
Muito pertinente, Magaldi!!!
@carlosaugusto-yd9pu
@carlosaugusto-yd9pu 6 күн бұрын
A evolução é inevitável, porém acelerar o processo e retardar, são ações unilaterais, sendo assim extremistas. O equilíbrio entre o acelerar e retardar esse processo, é a função transcendente que nós falta...aceleramos o tempo em busca de um estado metafísico ainda não provado, mesmo que provável .
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
Uma coisa q percebi: isso é humano, não são os bilionários. Algumas pessoas com pouco saber que tiveram apenas pelo privilegio de ensino (saber a ortografia) humilham quem não teve as mesmas oportunidades. Com pouco saber, já se tornam extremamente arrogantes (por exemplo com ortografia incorreta, sendo que muitas pessoas que não tem a gramática perfeita não acabaram os estudos por pobreza, por violências dentro do lar ou no local de residência, enfim... É algo elitista e triste, a gramática adequada sempre foi usada historicamente pra humilhar e diferenciar o pobre de quem tem mais condições financeiras; o triste é ver gente da "esquerda" fazendo isso tbm). Por isso o saber é para todos, já nos mostou Paulo Freire. (E frase dele, o esperançar é ativo, não passivo; sugere ação nossa, como sujeitos politicos, uma vez qur TUDO é político). Ou democratizamos o saber, ou haverá um acúmulo do saber em mãos erradas.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
Vi parte da esquerda humilhamdo os outros, abusando do poder. Até eu fiz isso. Me doeu demais.
@marduqueza
@marduqueza 15 күн бұрын
(Nao sei se sumiu os outros comentários para todos, mas agora estou triste novamente, pois a mim sumiu e não é a primeira vez...). Falei que uma esperança é o que a autora e Dra. phD. Clarissa Pinkola Éstes (junguiana e cantadora) sugere, a preservação da natureza da psique dentro e fora. Além da arte, da cultura, da alegria, da ciência, filosofia, solidariedade, equidade como soluçoes. E combate aos preconceitos, ao acúmulo de saber, poder e dinheiro. Às violências e opressões.
@bijanjan100
@bijanjan100 15 күн бұрын
É verdade, mas corrigir ortografia é uma coisa, humilhar é outra completamente diferente. Eu mesmo muitas vezes corrijo os erros que as pessoas cometem, mas em conversa particular e com muito tato. Aquele que tem necessidade de humilhar pode ter adquirido conhecimento, mas está completamente alheio à sabedoria, e conhecimento sem sabedoria não vale absolutamente nada. Os seres humanos são assim, mas está na hora de uma grande mudança na humanidade para que ela permaneça humana.
@alessandraalvesdemelo6093
@alessandraalvesdemelo6093 15 күн бұрын
Boa noite! Sempre assisto as palestras de vocês! Me ajudam muito, sou professora, já recebi vários certificados, mas não anda aparecendo o link mais pra mim, como faço? Obrigada
@IJEPJung
@IJEPJung 15 күн бұрын
@@alessandraalvesdemelo6093 Olá Alessandra, não entendemos muito bem, poderia explicar melhor?
@carlospereira1198
@carlospereira1198 14 күн бұрын
O capitalismo criador de Big Tech proporcionando a expansão da consciência . Muito bom os congressos online. Gratidão
@robertogaliotto5035
@robertogaliotto5035 7 күн бұрын
No caminho para a Idade Média, infelizmente.
@sebastiaocardoso4290
@sebastiaocardoso4290 7 күн бұрын
12:12 - Eu sou um desses! (15/07/24).
@pikneo
@pikneo 6 күн бұрын
Professor, por que grande parte dos junguianos partilham de uma crença reencarnacionista? O próprio Jung não foi extremamente cuidadoso ao diferenciar o que era trabalho científico (as Obras Completas) de eventuais crenças pessoais (como as relatadas em no livro de memórias)?
@sebastiaocardoso4290
@sebastiaocardoso4290 7 күн бұрын
correção do tempo na minha mensagem:2:12. Eu sou um desses! (15/07/24)
Você é disciplinado? | Waldemar Magaldi | IJEP
18:21
IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
Рет қаралды 9 М.
Personificação da Sombra
10:16
IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
Рет қаралды 2,7 М.
Heartwarming Unity at School Event #shorts
00:19
Fabiosa Stories
Рет қаралды 18 МЛН
100❤️
00:19
MY💝No War🤝
Рет қаралды 23 МЛН
Does size matter? BEACH EDITION
00:32
Mini Katana
Рет қаралды 20 МЛН
É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO? | MARIA HOMEM
10:25
Maria Homem
Рет қаралды 31 М.
LOCAL DA ASCENSÃO E DA VOLTA DE JESUS? Israel com Aline
26:50
Israel com a Aline
Рет қаралды 195 М.
QUEM SOMOS NÓS | Grandes Textos do Oriente por Wagner Canalonga
1:27:50
Quem Somos Nós?
Рет қаралды 82 М.
Meditação Rosacruz - Comande o seu próprio destino
32:13
Ordem Rosacruz AMORC
Рет қаралды 130 М.
OS BUNKERS REALMENTE PROTEGEM OS BILIONÁRIOS?
12:04
Fala Glauber Podcast
Рет қаралды 35 М.
Vida sem tempo e tempo sem vida
27:20
CANAL SUPREN
Рет қаралды 31 М.
LEMÚRIA & ATLANTIS: Conhecendo nossos ancestrais || #EmanaDrops
21:10
Emana Institute®
Рет қаралды 103 М.
LEANDRO KARNAL-Valores pessoais, felicidade e ética em um mundo em transformação
1:33:21
Leandro Karnal - Admiradores
Рет қаралды 143 М.
Meditação Rosacruz - Em Tempos Difíceis
30:09
Ordem Rosacruz AMORC
Рет қаралды 71 М.
OLHO DE HORUS E O SEU SIGNIFICADO (OLHO QUE TUDO VÊ ?)
15:18
Artétipos
Рет қаралды 281 М.