MIOMA no útero é PERIGOSO?

  Рет қаралды 2,344,549

Michel Palheta

Michel Palheta

Күн бұрын

Mioma no útero é perigoso?
O mioma acomete as mulheres em idade fértil. O mioma uterino é um tumor benigno que afeta cerca de 50% das mulheres. O mioma no útero consiste em uma desordem hormonal que causa um enovelamento das fibras musculares, formando nódulos no útero.
Geralmente, os miomas uterinos localizam-se no trato genital, possuem consistência firme e uma coloração esbranquiçada. Em sua maioria, são múltiplos.
Existem tipos diferentes de miomas uterinos: aqueles conhecidos como subserosos, que se desenvolvem na superfície do útero; o intramurais na espessura da parede uterina; e submucoso, dentro da cavidade do útero.
O que pode causar o aparecimento do mioma no útero?
É uma patologia com forte predisposição genética e nos casos em que as causas são desconhecidas, é preciso levar em consideração o histórico familiar. Outros fatores que elevam a propensão do desenvolvimento do mioma são a obesidade e a nuliparidade (não ter filhos).
O estrogênio é o principal causador dessa doença. Por isso, a maior incidência de miomas ocorre no período máximo da reprodutividade feminina, até a chegada da menopausa. Geralmente, os miomas uterinos acometem mulheres entre 45 e 55 anos de idade, mas também podem ocorrer a partir dos 35 anos.
Falando na menopausa…
No período da menopausa, o volume de miomas tende a diminuir espontaneamente, levando a uma diminuição acentuada dos sintomas, se não do seu desaparecimento. Se você tem um mioma no útero, a menopausa não é uma má notícia! Isso ocorre porque o crescimento dos miomas está intimamente relacionado à produção de estrogênio.
Como já dito, algumas mulheres não apresentam os sintomas da doença, mas dependendo do tamanho, da quantidade de miomas e da localização, é possível apresentar sintomas como sangramento uterino anormal, pressão na bexiga, dor no abdômen, dor lombar, dificuldade para engravidar e dor pélvica com hemorragia.
Nos casos sintomáticos, podem ocorrer fenômenos de dismenorreia (isto é, dores menstruais muito fortes devido às contrações contínuas do útero que tenta eliminar o fibróide) ou de metrorragia: perda de sangue entre uma menstruação e outra. Igualmente prováveis ​​são menorragia (fluxo menstrual muito abundante) e polimenorréia (perda irregular de sangue antes da chegada do ciclo real).
Outros sintomas frequentes são anemia, sensação de inchaço e cansaço, dor na área sacral e lombar, dificuldade em urinar (ou precisa urinar com frequência), dor durante a relação sexual, ganho de peso e problemas com constipação.
O diagnóstico
O diagnóstico em 80% dos casos ocorre em exames regulares femininos, como ultrassom e exame ginecológico.
Quais são as formas de tratamento?
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico e é realizado de acordo com o histórico de vida da paciente e da quantidade e tamanho dos nódulos.
O tratamento medicamentoso pode ser feito com o uso de diversos medicamentos que podem ser tanto de uso oral como injetáveis, alguns exemplos deles são: anti-inflamatórios não hormonais, progestágenos, drogas inibidoras de hormônios, entre outros.
Caso você apresente algum sintoma, procure seu médico. Somente ele poderá realizar um diagnóstico e propor o tratamento mais adequado.
E afinal, o mioma uterino é perigoso? Quando você deve se preocupar?
Como já sabe, o mioma uterino é um tumor benigno e apenas em uma porcentagem muito baixa pode evoluir para um tumor. Portanto, não há necessidade de se preocupar muito, apesar de ser importante o acompanhamento médico para manter os miomas sob controle.
A gravidade dos sintomas provocados dependerá muito da idade, das expectativas futuras da mulher, do tipo de mioma e das condições clínicas gerais de cada paciente. Por isso, cada caso deve ser examinado individualmente. Consulte seu médico!
E quanto a gravidez, a mulher com mioma poderá engravidar?
Muitas vezes, as mulheres que descobrem ter um mioma temem não engravidar, mas esse não é o caso: há muito poucos casos em que essa doença se torna um obstáculo à concepção.
As possíveis complicações estão relacionadas a um possível aumento do tamanho do fibróide durante a gravidez, o que pode levar a sangramentos extremos, dores e problemas com o feto. O importante é manter a situação sob controle com exames de ultrassom e inspeções ginecológicas, para analisar o volume do mioma, seu desenvolvimento e composição celular.se uterina (mioma), assim como a endometriose, acomete as mulheres em idade fértil.
#mioma #miomauterino #myoma #Fibroids #michelpalheta

Пікірлер: 5 600
MIOMAS, sintomas, tratamento e alimentos que não devemos comer
9:52
Angela Xavier
Рет қаралды 1,1 МЛН
COMO TRATAR OS MIOMAS // Dr. Michel Palheta
23:08
Michel Palheta
Рет қаралды 1,2 МЛН
Sigma Kid Hair #funny #sigma #comedy
00:33
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 35 МЛН
Best KFC Homemade For My Son #cooking #shorts
00:58
BANKII
Рет қаралды 63 МЛН
Finger Heart - Fancy Refill (Inside Out Animation)
00:30
FASH
Рет қаралды 17 МЛН
A teacher captured the cutest moment at the nursery #shorts
00:33
Fabiosa Stories
Рет қаралды 32 МЛН
DOR NA RELAÇÃO E ARDÊNCIA
1:05:16
Michel Palheta
Рет қаралды 4,1 МЛН
Como tratar de MIOMAS UTERINOS - Mulheres (27/08/20)
15:17
Mulheres
Рет қаралды 531 М.
Mentruação com pedaços de sangue: o que pode ser? | Dr. Michel Palheta
29:18
MIOMA UTERINO:
13:40
Michel Palheta
Рет қаралды 32 М.
HISTERECTOMIA: CIRURGIA PARA RETIRAR O ÚTERO.
35:08
Michel Palheta
Рет қаралды 1,7 МЛН
MIOMA NO ÚTERO: QUANDO SE PREOCUPAR?
6:30
Michel Palheta
Рет қаралды 1,8 МЛН
Como começar a ter uma alimentação contra mioma? 19L1
38:37
Nutri Thais Pires | Mulheres com Mioma & Gestantes
Рет қаралды 40 М.
Cisto no ovário, sintomas e soluções
10:11
Angela Xavier
Рет қаралды 665 М.
5 MITOS sobre os MIOMAS
8:39
Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia
Рет қаралды 184 М.
Sigma Kid Hair #funny #sigma #comedy
00:33
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 35 МЛН