No video

Monster (Crítica do Filme) - Koreeda e o ano do cinema japonês

  Рет қаралды 3,613

Vinte e Quadro

Vinte e Quadro

Күн бұрын

Monster é mais um ótimo filme japonês de 2023. Vários pontos de vista de uma mesma história sem mocinhos, sem vilões. É o melhor trabalho de Hirokazu Koreeda dos últimos 20 anos.
#monster #koreeda #cinemajapones
*vídeos citados:
- ASSUNTO DE FAMÍLIA: • Assunto de Família (Cr...
- CLOSE: • Close (Crítica do Film...
- ESPLENDOR: • Esplendor | Human Flow...
- LA CHIMERA: • La Chimera (Crítica) -...
- O MAL NÃO EXISTE: • O Mal Não Existe / Evi...
- VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI: • Você Não Estava Aqui (...
*o quadro, VINTE RECOMENDAR:
- O FUNERAL DAS ROSAS: filmicca.com.br/film/o-funeral-das-rosas/
- GODZILLA MINUS ONE: • GODZILLA MINUS ONE Off... (nos cinemas em dezembro de 2023)
- O MAL NÃO EXISTE: • ‘Evil Does Not Exist’:...
------------ CONTATO --------------
- Email: vinteequadro@gmail.com
- Instagram: / vinteequadro
- Eder (Instagram): / xavier_bronson
- Natan (Instagram): / natunovelli
- Natan (Letterboxd): letterboxd.com...
INSCREVA-SE!

Пікірлер: 46
@beatrizortega1712
@beatrizortega1712 7 ай бұрын
Monster é muito mais claramente LGBT+ que Close, visto que tem "confissões" mais diretas que só levam a uma interpretação possível, principalmente no diálogo com a diretora. Apesar do final de Monster não ser feliz (na minha interpretação, sei que outros entendem como se eles tivessem sobrevivido), é menos fatalista na relação dos meninos ao menos, ao contrário de Close que se desenvolve ao redor da rejeição. Monster é a aceitação. Acho importante não ignorar que subtexto queer não precisa ser direto pra ser confirmado, as nuances estão ali e geralmente aceitamos as nuances como certezas quando se trata de relações não homoafetivas. Precisamos quebrar a necessidade do "deixar explícito" e pensar que um diretor e um roteirista confiam na percepção da audiência, e que relaçoes e descobertas delicadas muitas vezes virão de formas sutis - por motivos de escrita e de ter que apresentar um tema ainda bastante rejeitado pelo público geral.
@NatanDiasWS
@NatanDiasWS 7 ай бұрын
Coloca sub nesse seu ''subtexto'', viu. É forçar muito a barra falar que é um filme queer por não deixar explícito o suposto sentimento. Claro que não precisa ser escrachado, mas também um mínimo de clareza é importante (mais do que uma interpretação em cima do que é tão ''aberto'').
@beatrizortega1712
@beatrizortega1712 7 ай бұрын
@@NatanDiasWS ahn? eles claramente deixam explícito a entonação da descoberta queer ali em Monster. Não falei que Close não é, falei que Monster deixa isso menos em aberto pro telespectador médio que vai sempre negar o que tá na frente dele. Em Monster fica bem óbvio que o Yori é, e que o Minato vai se descobrindo ao longo do filme até que admite gostar (e que só pode ser) dele.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Muito bacana seu apontamento, Bia. Acho que essa é uma leitura tão válida quanto quem critica que cunhar como um amor gay é se equiparar aos bullies quando poderia ser só uma amizade. Meu único ponto é que vejo mais como um subtexto LGBT. O termo queer tá muito associado a algo não só fora da norma social, mas no cinema também a algo estético/narrativo. Tem essa quebra de montagem/roteiro, mas me parece um filme tradicional na abordagem dessas personagens e das descobertas e desejos delas. Mas você resume muito bem a diferença de Close e esse filme entre rejeição e aceitação. Obrigado pela adição :)
@beatrizortega1712
@beatrizortega1712 7 ай бұрын
@@VinteeQuadro não considero subtexto, está bem explícito no filme, o mais explícito possível sem quebrar a barreira do que o seria natural para crianças na fase de descoberta, que não sabem categorizar. Chamar de subtexto nesses caso seria uma negação por estar preso ao tradicional e renegar algo óbvio e fora do padrão. Ficou claro que o Minato gosta do Yori além da amizade, não haveria por que ele confessar como segredo se não. Além de tudo sobre o cérebro de porco = ser homo/bi (e a cura segundo o próprio pai foi quando Yori mentiu gostar de uma garota). Acho que vcs estão em negação de algo claro inclusive pra audiência japonesa, sugiro pesquisar o vocabulário usado no original também. Respeito a opinião de vcs mas ainda acredito que chamar de subtexto aqui é forçar pra não ser um filme gay.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
A gente tá contigo. Como dissemos no vídeo, já víamos o Close, por influências externas ou não, como um filme gay. Só ver o título do nosso vídeo. No Monster, a gente acha ainda mais. Só estamos dizendo que também não tiramos razão de quem lê do outro jeito pelo motivos que apontamos de se aliar aos bullies. No fim, o Yori pode também só performar uma masculinidade mais branda socialmente, o pai ler como homoafetividade e criar esses termos e provações pra cima do menino. Sim, é preciso dar nome as nuances, como você disse. Mas o fato de serem nuances, ainda mais em território interpretativo da arte, na nossa opinião, não é negação. Mas de fato, não falamos japonês e pode ser que tudo seja ainda mais claro para quem fala :)
@rzndmar
@rzndmar 7 ай бұрын
assisti esse filme sem saber nada sobre ele, eu fui totalmente pega de surpresa e meu Deus! esse filme acabou comigo, o terceiro seguimento é tão cru, tão inocente, tão encantador. no início eu realmente achei que o minato fosse maldoso, a narrativa do professor só aumentou essa ideia na minha cabeça, mas quando chegou no fim era algo tão simples. honestamente, acredito que sim o minato e yori se gostavam romanticamente, mas falando de crianças é mais complicado por eles estarem se descobrindo com seres humanos. o minato fala para mãe dele sobre renascimento, e no final do filme quando eles conseguem sair do trem o yori pergunta se eles renasceram, o minato diz que eles estão iguais e eles saem feliz, pra mim isso implica que eles não tinham nada de errado e que enfim aceitaram, por mais que no meu ponto de vista o final tenha sido trágico. enfim, obrigada pelo vídeo!
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Total. Eu acho que a quebra de expctativa mais forte é justamente a mais singela, como você comenta. Num mundo cão, que a gente sempre espera o pior, o que é bom parece estranho até. E aí vem todas as sutilezas que você muito bem comentou na sequência. Obrigado pelo comentário :)
@jonasfreitas639
@jonasfreitas639 7 ай бұрын
Na minha opinião o interesse romântico é bem nítido, a direção não tem nenhuma intenção de mascarar ou deixar ambíguo apesar de ser sutil. Esse filme me pegou muito, eu fiquei completamente apaixonado pela sensibilidade e o apego ao detalhes que ajuda a contar uma história muito mais complexa, principalmente em relação as duas crianças. E na segunda vez que assisti ele cresceu muito mais, pra mim é 10/10
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Pegando a comparação que fizemos no vídeo, de "Close", é um filme bem mais claro mesmo! E essa sutileza dá uma carinha ainda melhor pra isso que é mais explícito :)
@mari_cerqueira
@mari_cerqueira 6 ай бұрын
A construção desse filme é maravilhosa, eu adorei como os três pontos de vistas foram bem apresentados. O que parecia ser algo tão complexo, ao meu ver, tudo aconteceu por conta do que o Minato sentia pelo Yori, já que ele fica bravo quando um garoto pergunta se eles eram "namoradinhos", mas também odiava ver Yori sofrendo com bullying ou com a relação com o pai. No meu ponto de vista, Minato estava confuso sobre o que sentia por Yori e não queria que o vissem como mais que amigos; Já Yori tem um pensamento mais inocente e infantil, talvez ele goste do Minato e não vê problemas com isso, mas acaba acreditando nas coisas horríveis que seu pai diz para ele.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 6 ай бұрын
Pois é. É um filme que consegue fazer muito bem a coisa dos pontos de vista. Como uma mesma história pode ter tons completamente diferentes dependendo de quem conta. E como o filme flui de um ponto de vista pro outro, se complementam e tudo, é pra mim o grande trunfo do filme :)
@antoniojoaomartinsdasilva480
@antoniojoaomartinsdasilva480 Ай бұрын
Unica coisa que eu nao entendi, era o motivo do professor ter ido na casa dele pedir desculpa, pq não parece q ele fez algo
@rdgalvescosta
@rdgalvescosta 6 ай бұрын
_Monster_ é inequivocamente um filme queer. E isso independente se o público vê os jovens como singelos amigos ou como seres descobrindo a atração um no outro. Ambos os personagens estão imersos em um universo homofóbico, seja essa homofobia externa ou internalizada e isso tem impacto direto em suas trajetórias. Logo, a temática queer está presente e é uma das forças motrizes da película. Seria muito ingênuo de nossa parte imaginar que filmes LGBT+ constituem tão somente obras com romance ou com pessoas assumidamente LGBT+. Ora, se eu fizesse um filme onde dois amigos heterossexuais são mortos por uma gangue neonazista confundidos com um casal gay, esse filme teria também temática queer, afinal, a homofobia seria um dos assuntos centrais da obra, ainda que não houvesse um LGBT+ sequer entre os protagonistas. Enfim, desculpe-me o desabafo e parabéns pela crítica. _Monster_ é, sem dúvida, um roteiro digno de prêmios. Que filme!
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 6 ай бұрын
Totalmente de acordo, Rodrigo. Quando a gente fala do romance implícito tá tudo isso que você disse por trás. Até porque existem inúmeros filmes brucutus com subtextos queer fortes. Não é sobre ter um relacionamento em tela, mas sobre os signos e consequências que isso gera. . Porque todo o debate que a
@JorgeFilipeTakeda
@JorgeFilipeTakeda 7 ай бұрын
Assisti ao filme hoje à tarde e sigo super impactado. Belíssimo! Fiquei na dúvida sobre o final e torci muito pra que fosse real. Li uma entrevista com o diretor na qual ele afirma que, para ele, os meninos sobreviveram e puderam se afirmar como são. 🥹
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Eu também gosto de crer que dá tudo certo, mas se não tiver dado, a nota mental é positiva. Então há uma redenção, eles estando mortos ou não. Que a gente lê como algo super bacana :)
@rafaelornelas2053
@rafaelornelas2053 8 ай бұрын
Falem de Folhas de Outono, do Aki Kaurismaki, por favor!
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 8 ай бұрын
Eu, Natan, falei no Letterboxd! Não fui o maior fã, mas segue o texto: boxd.it/53ayND
@monicasidle6749
@monicasidle6749 7 ай бұрын
Eu amei demais esse filme, mas assisti no Belas artes aqui em BH e acho que a mulher que tava do meu lado não entendeu a proposta daquele cinema em si, porque ela não calava a boca a 1min, tirava foto e comia cheetos. 😬
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Hahahahaha, acontece em muitas sessões! Boa sorte nas tuas próximas
@psicovaci
@psicovaci 5 ай бұрын
Perfeitas colocações!!! Acredito que quando taxamos os afetos e queremos que as pessoas assumam as nossas percepções de A ou Z, esquecemos que entre esses dois, há um leque de possibilidades e no final direcionamos a partir das nossas vivências, ignorando o outro e sua complexidade. Tudo é baseados na interpretação que mais falam de nós do que dos outros.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 4 ай бұрын
Totalmente. Esse filme é muito sobre impressões externas que afetam as decisões internas, e vice-versa. A força tá muito nesse vaivém que tu colocou bem aqui :)
@henriques967
@henriques967 8 ай бұрын
Obrigado pela sua crítica. Sou novo inscrito e adoro suas críticas. Realmente é impossível falar de Monster sem ter Spoiler. O filme me deixou perplexo, quem é o Monstro ? Essas reviravoltas habilidosas e muito sutis do Kore Eda são incríveis. Prefiro muito os filmes que apenas sugerem situações que façam você pensar. E eu pensei muito nas reviravoltas do filme questionando tudo. Amo quando um filme é desafiador, e são muitos questionamentos interessantíssimos como o do suposto homossexualismo dos dois, mas nada é escancarado, mas é colocado de forma muito sutil, elegante e habilidosa pelo diretor, não é a toa que ganhou o prêmio de roteiro em Cannes. O final também me deixou a sensação de que eles morreram. A entrada da mãe e do professor pela janela e a escuridão dentro / corte da cena. E no final, ambos saindo tranquilos pela janela e o pequeno dizendo " será que nós renascemos " ? E ambos correndo numa cena linda e florida numa luz ofuscante em direção a uma ponte . Eles morreram ? Ou então, como vocês disseram , era um sonho ? Meu Deus, amo que me façam pensar e refletir sobre as possibilidades ! Filme belíssimo, muito melhor que Close ( que é um bom filme, mas é bem inferior na minha humilde opinião). Monster, um dos melhores do ano !
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 8 ай бұрын
Que legal, Henrique! Seja bem-vindo ao canal. A ideia vai ser expandir esses debates mesmo. Essas dubiedades são as coisas mais legais sempre. Caso não tenha assistido, veja o Burning, que tem um ritmo parecido desses :)
@user-co2ug3uy1l
@user-co2ug3uy1l 4 ай бұрын
Onde posso comprar ou alugar o filme pra assistir?
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 4 ай бұрын
Pelo JustWatch, diz que tem na Globoplay!
@emedepaula
@emedepaula 8 ай бұрын
Eu amei Monster. Muito tocante. O filme ficou comigo por dias depois de assistir. Um detalhe é o pai do amigo do protagonista que disse aquilo sobre ter ele ter um cérebro de porco, num contexto onde ele corrigia o jeito do filho, e o protagonista incorpora essa fala. Acho que é um dos sinais de que os personagens são sim queers, onde esse pai está tentando "corrigir" o jeito do filho. Mas também tem o que vocês disseram sobre a pureza desses sentimentos de uma forma mais crua. Uma bela amizade. Adorei o final que eles correm juntos, opondo o de Close, onde a criança passa a correr sozinha no campo de flores.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 8 ай бұрын
Nossa, essa leitura do final de Close foi ótima! Isso reforça total a diferença de tratamento dos dois filmes. Mas isso que você fala do cérebro de porco, talvez o pai não gostava do jeito "mais delicado" do filho. E mesmo considerando que o amigo fosse gay, pode ser que o outro estivesse confundindo as coisas. Acho que a coisa segue em aberto, que é a força desse filme e do Close!
@tillysaway
@tillysaway Ай бұрын
@@VinteeQuadro não é subtexto, o Minato literalmente teve uma ereção quando o Yori abraçou ele, e confessou como segredo que gostava dele, eles gostarem um do outro não é interpretação, o filme não tenta de jeito algum esconder isso.
@eriksonnascimento8207
@eriksonnascimento8207 5 ай бұрын
Pra mim, é claro que eles morrem.
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 4 ай бұрын
Sentimos que é possível várias interpretações pra esse final! Mas certamente a da morte é uma delas
@FernandaSilva-cd4rw
@FernandaSilva-cd4rw 7 ай бұрын
um dos melhores de 2023, na minha opinião! sai muito tocada do cinema... ótimo vídeo e crítica, meninos
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Sem dúvidas, e logo na reta final! Obrigado pelo carinho :)
@eriszsn
@eriszsn 7 ай бұрын
conheci o koreeda por vocês e hoje sem sombra de dúvidas, considero ele um dos meus diretores favoritos. monster me pegou MUITO, foi um daqueles filmes que precisei parar e pensar no que acabei de obsorver antes de sair do cinema. superou minhas expectativas!
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 7 ай бұрын
Que legal que pudemos te apresentar o Koreeda! Algum dos filmes recentes dele te pegou mais que esse? Os japoneses tão com tudooo em 2023. Nossa lista de melhores teria facilmente vários títulos de lá
@jeanfelipe1505
@jeanfelipe1505 4 ай бұрын
Mas, pera! Eles morreram! Não?!
@VinteeQuadro
@VinteeQuadro 4 ай бұрын
É uma possível leitura, mas não a única, ao nosso ver
@gabriella8145
@gabriella8145 4 ай бұрын
comecou com frase forte mesmo pq eu desisti do video dps do que voce disse
MONSTER - UM FILME AVASSALADOR DO COMEÇO AO FIM
28:12
Refúgio Cult
Рет қаралды 97 М.
Bony Just Wants To Take A Shower #animation
00:10
GREEN MAX
Рет қаралды 7 МЛН
Joker can't swim!#joker #shorts
00:46
Untitled Joker
Рет қаралды 40 МЛН
Snow White: How 1 Trailer Destroyed a Movie
9:38
Moon
Рет қаралды 1,3 МЛН
I Made Trans Women Watch "Mrs. Doubtfire"
40:17
Evasive
Рет қаралды 224 М.
POR QUE NINGUÉM GOSTA DELAS?
15:42
Massagem Subliminar
Рет қаралды 57 М.
A série mais vista da Netflix é brasileira (só tem um problema)
28:00
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 419 М.
Is "Monster" Kore-eda's "Rashomon?" (Film Review)
11:38
Unseen Japan
Рет қаралды 43 М.
What Happens When the VILLAIN is Right?
21:17
scrawls
Рет қаралды 2,1 МЛН
Pocahontas é MUUITO PIIOR do que você lembra!!!!
22:05
Mamuskas
Рет қаралды 189 М.
Dias Perfeitos (Crítica do Filme) - Wim Wenders e Japão no Oscar 2024
20:09
Masculinidade tóxica no cinema
20:47
Jurandir Gouveia
Рет қаралды 163 М.
Bony Just Wants To Take A Shower #animation
00:10
GREEN MAX
Рет қаралды 7 МЛН