Flechas no Tempo: A Educação como Encante | Aula 1

  Рет қаралды 6,010

Museu de Arte do Rio

Museu de Arte do Rio

5 жыл бұрын

Ao longo de séculos fomos ensinados a ler o mundo como algo total, fomos orientados por um modelo de conhecimento que se diz universal e nos narra sobre os seres, as experiências e as formas de praticar a vida. Porém, pouco questionamos a possibilidade desse modelo ser somente parte dos conhecimentos e formas possíveis. Nessa perspectiva, é emergencial a tarefa da educação enquanto uma ação de responsabilidade com os seres que foram gerados pelos efeitos desse acontecimento. Dessa maneira, diríamos que a tarefa da educação é transgredir esse modo totalitário, ou seja, confrontar a dominação do ser e saber potencializando outras rotas. O objetivo deste curso é desenvolver reflexão teórica e crítica sobre o colonialismo como sendo um efeito que opera até os dias de hoje na formação dos seres, mentalidades e linguagens. Nesse sentido, apresentaremos como o projeto de dominação colonial se impôs ao longo do tempo através da violência sistemática na subalternização de gramáticas e conhecimentos. Em contrapartida, salientaremos a emergência das presenças e linguagens subalternas como possibilidades de invenção e transgressão a esse modelo. Em outras palavras, é através do reconhecimento de experiências e conhecimentos outros que iremos lançar questões sobre a educação como uma forma de descolonização do ser e do saber.
Sobre os professores:
Luiz Antonio Simas
Historiador, escritor e professor, é autor de livros como O vidente míope (2007), sobre J. Carlos e o Rio de Janeiro da década de 1920, em parceria com Cássio Loredano; Samba de enredo: história e arte (2010), com Alberto Mussa; Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros (2013) e Dicionário da história social do samba (2016), com Nei Lopes, vencedor do Jabuti como melhor livro de não ficção. Almanaque brasilidades (2017), é um pequeno inventário da história cultural do Brasil. Autor do livro Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas(2018), com Luiz Rufino. Assina no jornal O Dia coluna semanal sobre a cultura das ruas cariocas. Desenvolve o projeto Ágoras Cariocas, ligando educação, música popular e história dos bairros da zona norte do Rio de Janeiro, em parceria com o coletivo Norte Comum.
Luiz Rufino
Doutor em educação pelo PROPED/UERJ (2017), mestre em educação (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: conhecimentos, educações e linguagens outras. Crítica Decolonial, antirracismo, processos de formação em diferentes contextos educativos, processos identitários, outras pedagogias e educações nas culturas populares. Autor do livro Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas (2018), com Luiz Antonio Simas.
Acompanhe as novidades do MAR pelas redes sociais:
/ museudeartedorio
/ museudeartedorio

Пікірлер: 11
@andreluizfernandesmachado452
@andreluizfernandesmachado452 11 ай бұрын
Mojubá ! ! ! Um banho de conhecimento ! Consciência é compromisso com verdade e real liberdade, a começar pelo pensamento e desaguar em atitude e ação coerentes. Venho acompanhado o doutor historiador babalaô Luiz Antônio Simas e neste vídeo com o doutor Luiz Rufino, que eu ainda não ouvira, tocaram cordas finas do pensamento descolonial espiritualista multiuniversal ! E chama à ação transformadora... Axé ! ! !
@MichelleCoelhoMarques
@MichelleCoelhoMarques Ай бұрын
Aula maravilhosa! Dois maravilhosos!
@indiaratps
@indiaratps 4 жыл бұрын
Material precioso para pensar a educação e a história de nosso povo por uma perspectiva que se aproxima de sua gente, de sua verdade, e que situa a cada um de nós em um tempo de luta que ainda não acabou, onde precisamos buscar pela liberdade de sermos quem realmente somos
@tatioliveira9221
@tatioliveira9221 3 жыл бұрын
Obrigada por compartilhar essa aula tão importante! Estamos aproveitando esse material para discussões em um grupo de estudos sobre branquitude.
@alexaraujo8188
@alexaraujo8188 3 жыл бұрын
Uma potência
@vercarol
@vercarol 3 жыл бұрын
Que preciosidade.
@jorgeanabraga9199
@jorgeanabraga9199 3 жыл бұрын
maravilhoso
@brunohonorato5936
@brunohonorato5936 2 жыл бұрын
massa a treta dos professores na hora da discussão
@LuizHenrique-fh8lw
@LuizHenrique-fh8lw 2 жыл бұрын
1.38:40 : o projeto colonial é um projeto de maldição.
@LuizHenrique-fh8lw
@LuizHenrique-fh8lw 2 жыл бұрын
a palavra n~~ao é meramente algo fora do seu corpo, a palavra é instancia do seu corpo.
@LuizHenrique-fh8lw
@LuizHenrique-fh8lw 2 жыл бұрын
37:27
Flechas no Tempo: A Educação como Encante | Aula 2
2:34:01
Museu de Arte do Rio
Рет қаралды 1,8 М.
Epistemologia da Macumba com Luiz Antonio Simas
59:07
Escritos IBICT
Рет қаралды 24 М.
Stay on your way 🛤️✨
00:34
A4
Рет қаралды 20 МЛН
아이스크림으로 체감되는 요즘 물가
00:16
진영민yeongmin
Рет қаралды 63 МЛН
Задержи дыхание дольше всех!
00:42
Аришнев
Рет қаралды 3,6 МЛН
A little girl was shy at her first ballet lesson #shorts
00:35
Fabiosa Animated
Рет қаралды 13 МЛН
12 - MEMÓRIAS ANCESTRAIS - Tudo aqui é mata - Luiz Rufino e Amora Pêra
22:01
SELVAGEM ciclo de estudos sobre a vida
Рет қаралды 2,6 М.
A Alma Encantada das Ruas - 08/06/2023 - #aFeiraDoLivro
1:16:44
A Feira do Livro
Рет қаралды 2,3 М.
A CIÊNCIA ENCANTADA DAS MACUMBAS
3:37
Canal Curta!
Рет қаралды 9 М.
Live O Cristianismo Popular Brasileiro
1:18:06
Luiz Antonio Simas
Рет қаралды 3,6 М.
Wise Owl Answers - How do I hide columns using parameters in SSRS?
23:11
Tour virtual Funk: Um grito de ousadia e liberdade
9:35
Museu de Arte do Rio
Рет қаралды 615
Stay on your way 🛤️✨
00:34
A4
Рет қаралды 20 МЛН