O MANIFESTO FEMINISTA | por Yara Frateschi

  Рет қаралды 9,864

TV Boitempo

TV Boitempo

5 жыл бұрын

A filósofa Yara Frateschi faz uma análise minuciosa e eloquente dos pontos centrais apresentados pelo manifesto "Feminismo para os 99%", escrito a seis mãos por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser. Publicado simultaneamente no mundo todo em mais de dez línguas, a obra chega ao Brasil com prefácio de Talíria Petrone e orelha de Joenia Wapichana. Este vídeo integra uma série sobre o livro na TV Boitempo, que conta também com episódios conduzidos por Talíria Petrone e Flávia Biroli.
📚 FEMINISMO PARA OS 99%: UM MANIFESTO⠀
De Nancy Fraser, Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya
☛ bit.ly/Feminismo99

“Vivemos nos últimos anos uma nova primavera feminista, que exige que a gente se debruce sobre os rumos da nossa luta. Com quais mulheres os feminismos diversos dialogam? Que mulheres estão convencidas sobre a importância do feminismo? De que mulheres tratam os feminismos? Quais mulheres seguem ainda guetificadas e marginalizadas nos feminismos? O feminismo das 99% não prescinde desses questionamentos, justamente porque reconhece sua urgência.” - Talíria Petrone
"O que queremos é um convívio sem dominante e nem dominado, com complementação e nunca exploração, cultivando relações colaborativas, coletivas, reestruturando a noção de poder e direcionando nosso pensamento para a igualdade - política, econômica e social. É na busca dessa transformação que se situa o Manifesto do Feminismo para os 99%, um grito feminista libertário, anticapitalista, complexo e em construção. Um grito feminista libertário, anticapitalista, complexo e em construção. Para criarmos um presente e um futuro livres e acolhedores para todos os seres vivos, o século XXI deve ser feminino e feminista, disso não tenho dúvida!" - Joenia Wapichana
Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, organizadoras da “Greve Internacional das Mulheres (Dia sem mulher)”, junto com Angela Davis e outras militantes feministas do mundo todo, lançam este potente manifesto que assinala a urgência de um feminismo anticapitalista, antirracista, antiLGBTfóbico e ecológico. O Manifesto Feminista faz parte de um movimento global e será lançado no 8 de Março de 2019 simultaneamente em diversos países. Com eição de Isabella Marcatti, e tradução de Heci Regina Candiani, a versão brasileira da obra vem acrescida de um explosivo prefácio assinado por Talíria Petrone e um belíssimo texto de orelha escrito por Joenia Wapichana. A capa é de Hallina Beltrão.
#Feminismo #Anticapitalismo #ManifestoFeminista #antirracismo #99porcento

Пікірлер: 70
@penelopeamartins
@penelopeamartins 5 жыл бұрын
Yara Frateschi, minha amiga e também tutora, se ela recomenda, eu leio, porque há muita coerência entre o que ela defende como discurso e o que ela exercita como cidadã pensadora que é. Parabéns pra editora por publicar o Manifesto.
@renatagimenez266
@renatagimenez266 3 ай бұрын
Yara Frateschi você é perfeitaaaaaaaaaaaaa
@passarodefogo
@passarodefogo 5 жыл бұрын
Muito bom e esclarecedor: ponto a ponto. E o manifesto é um conjunto de reflexões extremamente pertinentes, claras e lúcidas a serem desdobradas em outras, elaboradas em diferentes linguagens, para atingir outros públicos. Muito grata!
@tainagoncalves9834
@tainagoncalves9834 5 жыл бұрын
Show de bola!
@welfcrozzo8728
@welfcrozzo8728 5 жыл бұрын
Perfeito, causas sociais devem se interligar com o anticapitalismo.
@Jeff97ECB
@Jeff97ECB 5 жыл бұрын
Dõe seu celular jovem! Capitalismo é a propria natureza humana!
@welfcrozzo8728
@welfcrozzo8728 5 жыл бұрын
@@Jeff97ECB falácia naturalista, se for assim devemos aceitar o estupro também, já que é normal na natureza animal...
@rudsongoncalves5072
@rudsongoncalves5072 4 жыл бұрын
É muita alienação vai se foder. Vagabundo do caralho vai trabalhar.
@marcosfelicio9159
@marcosfelicio9159 5 жыл бұрын
Lúcida e maravilhosa, grande Yara.
@antoniovicentepereiraneto5691
@antoniovicentepereiraneto5691 4 жыл бұрын
Sempre maravilhosa!👏👏👏👏
@DouglasAlves-xh9yj
@DouglasAlves-xh9yj 3 жыл бұрын
Incrível 👏
@diogosanches6623
@diogosanches6623 5 жыл бұрын
O conteúdo do livro pode até ser bom, mas a linguagem usada no vídeo não é acessível às(aos) 99% da população. Temo que a esquerda continue falando para si mesma, ainda quando o centro do seu discurso seja “o falar para o povo”. Digo isso com todo o carinho, pois sou professor universitário e tenho me dedicado a ensinar às(os) minhas(meus) queridas(os) alunas(os) a perceber o mundo a partir dos horizontes que se abrem pelo entendimento e aplicação do materialismo histórico-dialético. Muitos deles, autodeclarados anti-esquerdistas, têm mudado radicalmente a sua maneira de pensar, por entender claramente o que o marxismo propõe para se superar os conflitos presentes no mundo contemporâneo. Valorizo muito iniciativas tais como essas que vocês apresentaram e desejo que se cumpra o propósito para o qual o livro se destina. Que essa obra seja uma ferramenta muito proveitosa para a dilatação da nossa consciência sobre as lutas que compõem a ordem social, política e econômica da realidade em que vivemos. Um abraço.
@Jeff97ECB
@Jeff97ECB 5 жыл бұрын
socialista até começar a trabalhar e ver que pra se ter as coisas tem que dá duro
@ribeirocapistrano
@ribeirocapistrano 2 жыл бұрын
@@Jeff97ECB Socialismo não está ligado ao fim do trabalho, mas que esse trabalho proporcione a dignidade merecido a vida humana e não uma sobrevida.
@elainemelovivendoolivro2404
@elainemelovivendoolivro2404 8 ай бұрын
👏👏👏👏
@ruijunior4977
@ruijunior4977 5 жыл бұрын
Isso aí!
@CintiaVilanova
@CintiaVilanova 5 жыл бұрын
Uau!! Maravilhoso texto, vídeo e Yara maravilhosa!! Não te conhecia ainda! Muito prazer e grata pelo vídeo!!
@mc2s344
@mc2s344 4 жыл бұрын
Eai, feminazi
@claudiodobbin
@claudiodobbin 5 жыл бұрын
Sensacional! Esse feminismo sim eu quero adotar, junto com a luta anti-racista e por mais igualdade social, lutas inseparáveis.
@lucasclavijo803
@lucasclavijo803 5 жыл бұрын
Auhaua os caras são tão contra o racismo que segregam nas raças
@welfcrozzo8728
@welfcrozzo8728 5 жыл бұрын
No caso, eu vou mais além na minha ideologia, o anarquismo. Os anarquistas veem que as lutas sociais são de toda a importância, porém elas não devem abranger apenas o capitalismo, mas também o Estado, pois as minorias não são somente exploradas pela elite burguesa, mas também possibilitada e estruturada pela elite burocrata.
@yencomunista2374
@yencomunista2374 5 жыл бұрын
Ou seja o Comunismo ... pois o Comunismo termina com o fim do Estado .👍
@welfcrozzo8728
@welfcrozzo8728 5 жыл бұрын
@@yencomunista2374 sim, o término, o comunismo é anárquico, porém o anarquismo nega o uso do Estado para atingir o comunismo, ele prega a sua destruição. E no anarquismo existem diferentes gestões igualitárias, não só a comunista, mas também a mutualista e a coletivista. Quando falam em comunismo logo vinculam ao marxismo, mas tanto o anarquismo quanto o marxismo veem o comunismo como um possível objeto, a diferença é o método.
@yencomunista2374
@yencomunista2374 5 жыл бұрын
@@welfcrozzo8728 Sim ... sabe porque eu acho que deve ter estado ? Porque precisamos primeiro superar essa desigualdade que existe er no final ter o fim do Estado ... o próprio Marx diz que quando incidirmos a abundância não precisamos mais de Estado ... Mas tu és Irmão ,tua opinião também és legal .
@welfcrozzo8728
@welfcrozzo8728 5 жыл бұрын
@@yencomunista2374 eu também acredito que devemos superar a desigualdade, mas com dito antes, a desigualdade é proporcionada pelo próprio Estado, e sendo ele conservador, é extremamente complicado esperar por uma mudança gradual vinda dele, então, nós os anarquistas preferimos a autogestão e ação direta, em vez do Estado para essas causas.
@yencomunista2374
@yencomunista2374 5 жыл бұрын
@@welfcrozzo8728 És verdade ... com aquele supérfluo no governo ... fica difícil o Estado ir para frente.
@anidotrem
@anidotrem 3 жыл бұрын
✊⚡
@fr.almeidasantos8120
@fr.almeidasantos8120 5 жыл бұрын
Boa explicação. Parabéns
@suelilucio5027
@suelilucio5027 11 ай бұрын
❤🎉
@Malli-Ali
@Malli-Ali 3 жыл бұрын
As feminista ñ lutam pela igualdade, sim por elas mesmas, será que elas ñ consguem ver seus privilégios, abre os olhos
@pocoto5421
@pocoto5421 4 жыл бұрын
Ainda bem que estamos no capitalismo assim ele me protege
@palomaoliveira1006
@palomaoliveira1006 5 жыл бұрын
Maravilhoso e atualíssimo! Que as vozes femininas que lutam pela igualdade de gênero, por justiça social e contra toda forma de discriminação, ecoem pelo Brasil e pelo mundo!👊🙏🤗
@dmitrievivanenkokaramazovd9313
@dmitrievivanenkokaramazovd9313 5 жыл бұрын
Compartilhar riquesas isso é o feminismo
@leizo89
@leizo89 2 жыл бұрын
pq TD feminista eh desprovida de beleza?
@vina205
@vina205 5 жыл бұрын
Livro maravilhoso!
@franciscoerivandasilvadant3147
@franciscoerivandasilvadant3147 4 жыл бұрын
E desde quando a reprodução social,se entendida como reprodução da vida humana é um trabalho?
@rogerbasso4787
@rogerbasso4787 5 жыл бұрын
O homem também não cuida?,de seu jeito,não existem homens que trabalham e tudo o que ganham vai para a família...isso não é cuidar também?concordo que deveria dar prioridade para as pessoas,e para as pessoas que cuidam das pessoas.Sei também que tem muitas mulheres, hoje que são chefes do lar e também cuidam dos filhos,mas quase sempre, nesses casos, é a mulher que não presta atenção em quem é que ela está se relacionado,ou que quer aquela situação,cuidar sozinha dos filhos,recebendo pensão.todos,homem ou mulher, de maneiras diferentes,principalmente a classe trabalhadora estão passando por dificuldade,mas não acho que faz sentido o movimento feminista,só algumas lutas singulares,mas ai os homens também tem singularmente também direito de reclamar,aqui ou ali,sem generalizar
@thanospl471diganaoamuie6
@thanospl471diganaoamuie6 4 жыл бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkk
@jeffersonbeneli844
@jeffersonbeneli844 5 жыл бұрын
Qual é a política dirigida às brasileiras pelo atual Governo? De que feminismo entende a equipe ministerial de um misógino?
@mc2s344
@mc2s344 4 жыл бұрын
Mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimmimimimimiimmimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi
@benicristina6469
@benicristina6469 4 жыл бұрын
Só quero saber: Onde está a educação? O que é liberdade. Ir a uma Av: evacuar em cima de uma foto presidencial? Na cultura,uma criança tocando o corpo nu de um homem? Gays nus em praça pública,a luz do dia praticando sexo? Não precisamos de mudanças,precisamos por em prática o que aprendemos através da educação e respeito a todos! Na divisão homem × mulher,há igualdade,de sermos seres humanos... Independentemente do sexo,o que nos torna melhores ou piores,é o caráter!
@rodrigodebrito7102
@rodrigodebrito7102 5 жыл бұрын
Quem acha que merece deslik e so da deslik
@diegosiqueira5478
@diegosiqueira5478 5 жыл бұрын
Socorro como fui parar aqui ? Capitalismo adoro o resto mimimimi tem gente que acredita nesta Sr??? Quer usar pobre para enriquecer ! Sr. Só emprego e capitalismo vai te salvar !
Quem foi Sartre? | Douglas Barros
16:43
TV Boitempo
Рет қаралды 1,2 М.
Playing hide and seek with my dog 🐶
00:25
Zach King
Рет қаралды 31 МЛН
EPP #291 | FEMINISMO NA IGREJA? - AUGUSTUS NICODEMUS
19:03
Em Poucas Palavras
Рет қаралды 34 М.
O QUE É ALIENAÇÃO? | #LéxicoMarx com Ricardo Antunes
13:05
TV Boitempo
Рет қаралды 127 М.
Diálogos: Terceira onda do Feminismo
18:49
UnBTV
Рет қаралды 14 М.
DO YOU HAVE A MINUTE TO TALK ABOUT FEMINISM?
12:27
JoutJout Prazer
Рет қаралды 569 М.
CRESCE O DESEQUILÍBRIO MUNDIAL - 1% da população detém  62% da riqueza do mundo
14:29
Participação Solidariedade
Рет қаралды 2,7 М.
MULHERES MUÇULMANAS - Inteligência Ltda. Podcast #634
3:11:41
Inteligência Ltda
Рет қаралды 388 М.
O FEMINISMO DA REPRODUÇÃO SOCIAL | com Flávia Biroli
9:55
TV Boitempo
Рет қаралды 11 М.
Playing hide and seek with my dog 🐶
00:25
Zach King
Рет қаралды 31 МЛН