No video

O MUNDO NÃO É JUSTO | Marcelo Barbosa | Starling Cast

  Рет қаралды 35,901

Mateus Starling

Mateus Starling

Күн бұрын

EU NÃO ACONSELHO ALGUÉM A VIVER SÓ DO METAL.
Veja o episódio completo aqui: • GUITARRISTA, PROFESSOR...
Contato para publicidade: mateusstarling@gmail.com
-----------------------
Estude na maior escola de guitarra virtual do Brasil: www.StarlingAcademyofMusic.com.br
-------------------
Sobre Marcelo Barbosa:
Marcelo Barbosa nasceu em Brasília e começou a tocar guitarra aos doze anos de idade.
Aos 17, já era músico profissional e lecionava em duas grandes escolas de Brasília. Não demorou muito para que decidisse encarar o desafio de montar a sua própria. Procurando diferenciar-se das demais, seu foco foi montar um instituto especializado em guitarra, coisa inédita na cidade até então.
Atualmente sua escola, o GTR, é uma das referências no ensino de música no país e um dos mais respeitados da América Latina. Neste tempo, atendeu a mais de seis mil alunos e conta com uma média de mil alunos matriculados regularmente em duas unidades na capital federal.
Apesar de músico e empresário de sucesso, Marcelo jamais se acomodou, estudando com figuras de peso como Greg Howe (ex-guitarrista do Michael Jackson), Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga, Ian Guest, dentre outros, aprimorando sua técnica e musicalidade.
Em 2002 fez o curso de verão da Berklee e profundou ainda mais seus conhecimentos em guitarra jazz e harmonia, voltando ao Brasil para retomar definitivamente os trabalhos com a banda Khallice, fundada por ele em 1994.
Em 2007 Marcelo foi convidado a integrar a banda paulista Almah, ao lado de Edu Falaschi e Felipe Andreoli, à época respectivamente vocalista e baixista da conceituada banda de heavy metal Angra, completando a turnê deste ano e gravando em 2008 o álbum Fragile Equality, eleito pela mídia especializada o melhor álbum e metal naquele ano.
Em 2015, Marcelo Barbosa foi convidado a integrar a lendária banda de metal Angra. Marcelo assumiu as guitarras substituindo Kiko Loureiro que entrou para o Megadeth. A troca de músicos ocorreu em pleno Rock in Rio 2015 e deste então Marcelo já rodou o Brasil e o mundo algumas vezes com a banda.
Em 2018, o Angra lançou o álbum OMNI, primeiro registro fonográfico da banda com Marcelo nas guitarras. O álbum foi premiadíssimo e é tido por muitos como um dos principais trabalhos da banda.
Siga Marcelo Barbosa no youtube: @MarceloBarbosagtr
Também no instagram: / marcelobarbosagtr

Пікірлер: 162
@sumerius1775
@sumerius1775 Жыл бұрын
Realmente para nós que temos banda de Rock, o cenário brasileiro é desanimador!! Na raça, continuamos fazendo o que gostamos porque acreditamos na nossa música, mas não é fácil não!!
@hilariocesarandrade8878
@hilariocesarandrade8878 Жыл бұрын
Marcelo Barbosa: eu vou tocar voz e violão com um amigo. O amigo = Fábio Lione 😂😂😂
@fredaxtpor
@fredaxtpor Жыл бұрын
Aí é foda, né? rsrs
@andersonarantes7362
@andersonarantes7362 Жыл бұрын
Claramente não se vive bem de música no Brasil.Maaassss um bom empreendedor cria várias fontes de renda dentro do seu nicho.Marcelo é um exemplo disso.
@tiagopedra1957
@tiagopedra1957 Жыл бұрын
Aconselho a todos que vivam pro metal. Trabalhem em qualquer coisa para bancar equipamentos, gravações, shows em bar, etc e lançam tudo em plataformas gratuitas na internet 🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻
@Geteronaco
@Geteronaco Жыл бұрын
Já sonhei em viver do metal, mas rapidamente vi que era sem rumo. Não apenas não ganhei um centavo, como gastei rsrs. Estudei e hoje tenho uma boa renda, continuo gastando com metal, mas agora só por hobbie e satisfação pessoal
@insanidadeEspelhada
@insanidadeEspelhada Жыл бұрын
Músico no Brasil tem de rebolar: dar aulas aqui, acompanhar um músico ali, workshops, ser endorser, produção, vender instrumentos, etc. Em paralelo a isso divulgar seu projeto e se der certo ótimo, se não, valeu a experiencia. Galera tem uma visão muito idelizada de ser um Rock Star como nos anos 80, claro, a mídia fez uma lavagem cerebral, mesmo que não intencional ! Quem quiser viver de música tem de ser músico e não aspirante a rock star !!
@otaviosilva1168
@otaviosilva1168 Жыл бұрын
Eu achei curioso o final do seu comentário. "Quem quiser viver de música tem que ser músico", mas tudo que você falou sobre o que o musico tem que ser, não tem nada a ver com ser musico, tem mais a ver com ser empresário, um faz-tudo, um comerciante, do que ser musico
@rafaelaulicinodeandrade7567
@rafaelaulicinodeandrade7567 Жыл бұрын
No Brasil. Qualquer profissão é assim
@insanidadeEspelhada
@insanidadeEspelhada Жыл бұрын
@@rafaelaulicinodeandrade7567 Concordo! O brasileiro em geral sofre para sobreviver.
@patrickguitarplayer
@patrickguitarplayer Жыл бұрын
​@@otaviosilva1168acredito que ele quis dizer algo como "tem que ter uma postura profissional e não de estrelismo". Por isso a comparação músico/rockstar. No entanto, ser músico é ser tudo isso mesmo: tocar bem, estudar teoria musical, fazer contatos, conhecer sobre equipamentos e produção... Em diversas profissões temos que ser multiuso e na música não é diferente.
@insanidadeEspelhada
@insanidadeEspelhada Жыл бұрын
@@otaviosilva1168 Sugiro aulas de interpretação de textos. Existem bons supletivos, ou, pré-vestibulares online por aí!
@AndroidBrasilGames
@AndroidBrasilGames Жыл бұрын
Toquei por 13 anos em uma banda de Thrash metal e senti na pele o que ele tá falando, não dá msm, viver só de música no Brasil
@saulolealvideos
@saulolealvideos Жыл бұрын
Admiro o Marcelo pela capacidade que ele tem de se comunicar. Ele é conciso em seus pensamentos. Fala bem dmais.
@dndrd463
@dndrd463 Жыл бұрын
Super humilde ! Lembro dele num show do Almah em Juazeiro do Norte. Ele e o Edu super gente boa! Tocaram sem palco praticamente, público colado neles!!!
@leandroroepke9530
@leandroroepke9530 Жыл бұрын
Desconheço um músico tão coerente quanto o Barbosa. Ele tem um conhecimento bem amplo sobre vários aspectos dentro do universo do músico e passeia com naturalidade sobre vários assuntos.
@douglaspsousa
@douglaspsousa Жыл бұрын
Músico é apenas um dos "chapéus" que ele possui! É sócio de casa de show, restaurante etc
@Zappakubrick
@Zappakubrick Жыл бұрын
Que fantástico esse papo. Viver de música "impopular" no Brasil é quase uma missão impossível. Anos e anos de condicionamento televisivo levaram as pessoas a acreditar que não gostar daquilo que era divulgado na TV as tornava preconceituosas. Se vc não gosta de funk carioca e sertanejo é pq vc é um elitista preconceituoso. Tentar viver de música que não se conecta com os estilos adorados pela massa é quase impossível.
@WagnerBzunek
@WagnerBzunek Жыл бұрын
Pra mim quem vive de música é um guerreiro. Eu sou apenas por Hobbie e já me lasco todo.
@wagnermarcel9109
@wagnermarcel9109 Жыл бұрын
Não adianta chorar crianças, não é o metal, é em tudo. Poucos chegam em um alto nivel em qq coisa.
@gustavoanjos2773
@gustavoanjos2773 Жыл бұрын
Marcelo é um exemplo, alcançou sucesso em todas as áreas da música praticamente, como professor, como dono de escola de música, como endorser, como músico. O cara é muito bom, só tem a agragar oque ele fala.
@lucascarvalho8758
@lucascarvalho8758 Жыл бұрын
Qual a banda dele ? E qual é o estilo ?
@Doutorsemdoutorado
@Doutorsemdoutorado Жыл бұрын
@@lucascarvalho8758 Ele toca no Angra. Resumidamente, é Metal. Ele gravou os últimos dois discos da banda, salvo engano.
@lucascarvalho8758
@lucascarvalho8758 Жыл бұрын
@@Doutorsemdoutorado valeu .
@Carlos-wx7hb
@Carlos-wx7hb Жыл бұрын
A parte que se argumenta "como alguém quer mudar o mundo mas não arruma o próprio guarda roupas" explica o porquê do Rock está na UTI.
@HenriquePereiraOficial
@HenriquePereiraOficial Жыл бұрын
Mano eu não entendi o que vc quis dizer, pode explicar? Achei interessante a sua analogia mas não captei a sua idéia.
@leonascimento9213
@leonascimento9213 Жыл бұрын
Cara, sou fã demais do Marcelo Barbosa, o cara é um mostro da guitarra, alem disso é uma pessoa altamente humilde, sensato, tranquilo e mt inteligente. Do Matheus idem, parabens para o trabalho dos dois.
@alexsoaresferreira9808
@alexsoaresferreira9808 Жыл бұрын
Marcelo Barbosa é um cara diferenciado demais! Pensa fora da caixinha.
@thiagogama_
@thiagogama_ Жыл бұрын
O Barbosa é um cara muito pé no chão e muito sensato. Pra muita gente só vale viver de música se for no autoral e se for naquele gênero específico (rock/metal por exemplo), mas po, prefiro MIL VEZES fazer um gig tocando algo que não ouço em casa do que trabalhar num trampo fodido e muitas vezes ganhando mal.
@ReyBiannchiVideos
@ReyBiannchiVideos Жыл бұрын
Vivo de Arte e Palestras há 42 anos, sem salário nem patrocínio. Tem que ser guerreiro da Luz e aprender varias outras habilidades ❤
@andrebreder666
@andrebreder666 Жыл бұрын
Infelizmente vivemos num país onde o músico pra sobreviver de música, tem que tocar o que está na moda, como o Sertanojo Universitário. Pra dar certo no Metal, tem que investir em carreira internacional, como fizeram o Sepultura e o Krisiun (atualmente temos o Nervosa que tocou este ano em alguns festivais na Europa). Infelizmente investir numa carreira internacional não é algo que todo músico/banda possa fazer. Agora definitivamente viver de Metal no Brasil do Sertanojo é algo impossível.
@walacenogueiraobeid859
@walacenogueiraobeid859 Жыл бұрын
Crypta faz show no mundo inteiro e a nova guita é um fenômeno.
@ukphotography8569
@ukphotography8569 Жыл бұрын
Adoro esse cara ! O Marcelo cara super cabeça , inteligente pra caramba e cheio de talentos 👏🏻 👏🏻 👏🏻
@Salvador-lh4ts
@Salvador-lh4ts Жыл бұрын
Marcelo Barbosa tem domínio e conhecimento sobre os mais diversos temas. Inteligentíssimo, além de um talento absurdo como músico.
@moumarques
@moumarques Жыл бұрын
Excelente bate papo. O mundo da música é selvagem como uma floresta ou uma metrópole. Se o cara se cuida e tem foco vai se desenvolvendo dando suas braçadas até alcançar méritos locais e sustento básico.. agora se é um toupeira, remando sem sair do raso .. nesse caso tem que achar outro caminho que seja mais vantajoso para se sustentar e esse sustento bancar seus sonhos, como ser músico. Se insistir em tirar leite de pedra vai se frustrar com a música e perder oportunidades de se sustentar basicamente com um emprego estável.
@peixinho4992
@peixinho4992 Жыл бұрын
No Brasil é mais fácil ser um popstar do funk . Rock no Brasil não existe, infelizmente.
@toqueosacordes
@toqueosacordes Жыл бұрын
Competir com bandas gringas é complicado. Metal é assim. Basta ver os shows do Angra, poucas pessoas na maioria, aí vem o Maiden e é lotação. Não dá pra comparar, ainda mais essa formação atual do Angra, pouco atrativa.
@peixinho4992
@peixinho4992 Жыл бұрын
@@toqueosacordes já foram os bons tempos, metal está em decadência, acho que o rock em geral, foi uma geração que não volta mais.
@alvarotroni787
@alvarotroni787 Жыл бұрын
O rock NO MUNDO tá parado. Há mais de 20 anos. Precisa - se urgente de se criar uma linguagem nova e fazer uma nova revolução. Abrç à todos
@Jr56b
@Jr56b Жыл бұрын
Olá, penso que o Pepeu Gomes ( um dos pouquíssimos guitarristas genuinamente brasileiros ) continua certíssimo,, cuidado com a personalidade ao tocar , num pais tão rico culturalmente onde se pode até fundir metal com uma variedade rítmica que poucos países tem , preferem soar como gringos , executando suas fórmulas e técnicas . Provavelmente se a grande maioria desses musicos nao tivessem " vergonha de serem guitarristas brasileiros " o mercado de trabalho interno poderia ser bem mais amplo e criativo em rela
@andersonantonio
@andersonantonio Жыл бұрын
​@@toqueosacordesÉ uma escolha que te delimita demais. Cantar heavy metal em inglês em um país que na prática só se fala português. Só vai ser reconhecida por um público maior se der a sorte de estourar na Europa, como acontece com Sepultura ou Angra, que também estourou no Japão. Ano 2023, com o mundo dinâmico como está, será casa vez mais difícil levar o rock de volta para o main stream. No mundo atualmente, o que faz sucesso é o Rap, trap, como estilos, ou artistas individuais. Não tem público gigante para o Rock, infelizmente. Se você for parar para refletir, as bandas de rock mais populares, ainda são as bandas dos anos 70, ou no máximo do anos 80. Temos poucas bandas dos anos 2000 pra cá, que furaram a bolha do rock, e o problema é que o rock é muito segmentado, e as micro bolhas de estilos não conversam entre si. O problema é enorme como ele falou, mas se a pessoa acredita, que siga seu sonho. Eu já fui de uma banda de rock no início dos anos 2000, e pra falar a verdade nunca acreditei que nos tornaria-mos rock stars. Já naquela época fazer sucesso era um fenômeno que pode ser comparado com combustão espontânea, não tem explicação lógica, só acontece. Você pode ser bom ou pode ser ruim, não é isso que vai definir o ostracismo ou o sucesso da sua banda.
@marceloizoton4781
@marceloizoton4781 Жыл бұрын
Excelente conselho, perdi trinta anos da minha vida correndo atrás disso.
@marcellobrunoalves3001
@marcellobrunoalves3001 Жыл бұрын
No Brasil só o sepultura consegue viver realmente bem apenas com os resultados da banda, não dá pra colocar angra e sepultura no mesmo patamar ( com todo respeito ao Angra) sepultura está muito mais frequente nos grandes festivais da Europa, fazendo turnês nós estados unidos, como recentemente com o kreator e death angel por exemplo... sepultura está muito mais presente no mercado internacional.
@luizfernandodanunciacao219
@luizfernandodanunciacao219 Жыл бұрын
Negócio que talvez o trabalho do sepultura os gringo gostem mais!
@rodrigues_elton
@rodrigues_elton Жыл бұрын
Sepultura veio antes e foi um dos pioneiros do estilo, não tem como comparar também. Angra é foda, assim como Krisiun, Hibria, Korzus e várias outras nacionais. Mas Sepultura influenciou muitas bandas novas de metal mais pesado e moderno.
@brunodiegorochalopes3703
@brunodiegorochalopes3703 Жыл бұрын
@@rodrigues_elton Angra é um patamar abaixo do sepultura, mas um patamar acima das outras
@rodrigues_elton
@rodrigues_elton Жыл бұрын
@@brunodiegorochalopes3703 Sim. Considero uma das melhores bandas de metal melódico. Se tivessem mantido o nível do ToS ou ao menos do Rebirth em e álbuns seguintes, estariam até mesmo no patamar de Sepultura. Agora Sepultura com Eloy chegou num nível alto demais.... Aquele último álbum está destruidor.
@paulogp4629
@paulogp4629 Жыл бұрын
Parabéns aos artistas que conseguem ganhar meio milhão por show sem saber solfejar nem mesmo uma escala menor. O mundo não é justo. É triste demais ver um monte de artistas monstros sem audiência.
@eduardosouza-ny5ud
@eduardosouza-ny5ud Жыл бұрын
O problemas que esses artistas são os verdadeiros músicos e não essa galera que canta sem saber cantar e ganha 500 mil etc... Os verdadeiros músicos não são protagonista mas sim condjuvantes, a ir é complicado porque o empresário que negocia valores astronômico e os músicos se lascam produzindo música!!!
@edsoncampelo4783
@edsoncampelo4783 Жыл бұрын
Nem tudo é pra todos! Muitos músicas, virtuosos, desistiram da carreira por motivos pessoais, mas desistiram...
@canaljuniormariano4807
@canaljuniormariano4807 Жыл бұрын
Lembro do Marcelo tocando com a banda ( Kalice ) fui em alguns shows deles aqui em Criciúma a anos atrás !!! Hj ele está no Angra, que legal
@fredaxtpor
@fredaxtpor Жыл бұрын
Se um cara do Angra não consegue viver bem, nem vale a pena aprender música por dinheiro. Aprender música é muito difícil, chegar no nível desses caras é surreal! Tudo isso pra ganhar a mesma coisa que ganho como professor, trabalhando 25 horas por semana.
@CTGMoreira
@CTGMoreira Жыл бұрын
Muita lucidez a desses caras.
@marcosluigi_
@marcosluigi_ Жыл бұрын
Não só o metal, mas é dificil de se viver fazendo musica boa, principalmente aqui no Brasil. Nós musicos que temos o sonho de viver só de performance, infelizmente no mundo de hoje não da muito resultado positivo, temos que fazer outras coisas para nos sustentar.
@alessandrovargasgtr
@alessandrovargasgtr Жыл бұрын
Fico feliz de ver prosperidade na vida do músico! Isso é que deveria ser o combustível! Cada minuto procrastinando ou apenas imitando outros caras, é o que leva a gente a não prosperidade
@robsonduarte6781
@robsonduarte6781 Жыл бұрын
É... viver de música foi o que eu escolhi, viver só de banda para mim também não foi possível. Dou aulas e agora produzo e estudo arranjo e composição e eu gosto disso, pesquisar, tocar vários instrumentos, ouvir muita música diferente, no começo tocava o "só" contrabaixo
@ragnaras
@ragnaras Жыл бұрын
Que prazer ouvir esse papo de primeiríssima qualidade com uma grande maturidade por parte dos dois. Muito obrigado.
@arcano_oficial
@arcano_oficial Жыл бұрын
As pessoas precisam aprender quem dá as cartas no universo da música não é o artista, mas sim o fã, quem consome a música e faz a engrenagem da arrecadação girar. E não dá pra viver exclusivamente de um estilo musical em que: 60% dos metaleiros pararam no tempo e acham que metal de verdade é só Iron Maiden, Metallica e derivados (e vivem regurgitando os mesmos playlists de sempre); outros 35% curtem metal, até admiram bandas mais novas (apesar de serem super passionais com elas, gostarem só dessa ou daquela formação...) mas não tiram a bunda da cadeira pra ir num show, e se restringem a consumir material do artista no KZfaq e Spotify (cujas monetizações são baixíssimas para eles, afinal, não são vídeos com 10 milhões de visualizações, são 100 mil...300 mil views, no máximo...) e, por fim, 5% que dão o sangue de verdade e ajudam as bandas de metal, de fato, frequentando shows e consumindo os produtos deles. Não dá pra se fazer dinheiro EM UM MEIO NO QUAL O DINHEIRO NÃO GIRA. E o metal no Brasil é uma engrenagem emperrada HÁ ANOS (e o rock após o boom do início dos anos 2000 tá indo para o mesmo caminho).
@charlesleeray4932
@charlesleeray4932 Жыл бұрын
Você tem razão, mas adiciono a dificuldade de consumir isso num país em que os impostos são altíssimos e acaba virando artigo de luxo frequentar shows ou adquir algo oficial dos artistas/bandas. No fim do mês o trabalhador médio pensa antes na comida e nas contas e quando sobra algo prefere curtir um passeio com a família ou guardar pra comprar algo no futuro. Triste realidade.
@juniormustaine
@juniormustaine Жыл бұрын
Tem outros aspectos também, tem a educação, que aqui no país é uma vergonha, economicamente falando, que você já citou e principalmente que o rock e metal não faz a mesma coisa do que nos anos 80, naquela época rock era pra quem queria transar e hoje em dia é totalmente oposto. O rock hoje é muito diferente, o Gene Simmons está casado há uns 30 anos, mas a galera prefere lembrar de quando ele era comedor. É a mesma visão que Roma empregava, a do pão e circo. O povo é muito limitado pra ter interesse em cultura de verdade, algo que passa uma mensagem boa, até porque ninguém presta atenção nas letras.
@l.a.s8274
@l.a.s8274 Жыл бұрын
No meu ponto de vista, quem dá as cartadas são as gravadores e os meios de publicidade. Os fãs (me refiro as massas) apenas seguem o que é ofertado pelos mecenas granados. Esses sim, criam tendências. Praticamente nada cresce sem investimento. Mesmo grandes da década de 70,80 não seriam conhecidos sem seus mecenas. É a realidade da indústria.
@andreesteves2
@andreesteves2 Жыл бұрын
@@l.a.s8274 Uma vez o Tommy Vext fez um post no Instagram dele, de uma conversa que ele teve com o vocal de uma banda grande. Esse vocalista disse que, depois dos custos com equipamento, equipe, taxa de empresario, gravadora e juridico, sobrava menos de 20% para ser dividido entre os músicos. Por isso vemos bandas, mesmo grandes, se matando em turnês. É uma estrutura muito grande, com muita gente, e com margem baixa de faturamento.
@vinicius8145
@vinicius8145 Жыл бұрын
Muitas pessoas não vão a shows de Rock e Metal porque não tem dinheiro. É a falta de dinheiro que as faz não a ir shows de rock e metal, seja de bandas pequenas ou do underground; seja de bandas grandes ou famosas. E muitos moram em cidades onde não há espaços de lazer ou bares voltados só para Rock e Metal. E ainda tem a questão da distância: muitas bandas só fazem shows em capitais ou cidades grandes. O headbanger do interior ou da zona rural pode até ter o dinheiro para comprar o ingresso, mas não tem dinheiro para se deslocar para outra cidade. Moro no Rio de Janeiro. Uma passagem de ônibus para São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo, custa 400 reais ida e volta. Uma passagem aérea para São Paulo custa de 450 a 800 reais ida e volta. Embora sejam valores baixos, é inviável para a maioria dos brasileiros.
@ChiLenno
@ChiLenno Жыл бұрын
Mateus, o canal tá ótimo, parabéns!!!! Que bom que tem os cortes, porque me falta tempo pra ver as entrevistas inteiras, mas assim consigo assistir aos papos mais interessantes e, em pequenas doses. - Marcelo Barbosa é foda!!!! Só o conheci após o vídeo da Les Paul (onde concordo com tudo) mas já venho acompanhando as redes sociais dele. Não basta o cara só tocar pracaramba. Essa experiência de vida e seus pontos de vista, é o que fazem a diferença. - Fiquei surpreso, triste e, ao mesmo tempo feliz de ter uma resposta: Sou amigo do Demócrito Junior, estudei com ele num curso do Almir Chediak, em 1989 e após isso, quando toquei em Arraial do Cabo-RJ em 1992, ele sempre passava lá de jipe, pra me visitar e botar o papo em dia. Desde o Orkut e, passando por todas as redes sociais, venho procurando saber dele. Triste saber que ele já partiu, mas feliz de saber que vc também o conheceu e, também saber o motivo de não tê-lo encontrado em redes sociais. Abração!!!!
@MateusStarling
@MateusStarling Жыл бұрын
Que bacana irmão Tmj. Sobre o Democrito, ele faleceu há muitos anos, creio que por volta do ano 2000.
@RAntunes7
@RAntunes7 Жыл бұрын
Eu sou uma super fã e defensor de músico brasileiro pq independente do estilo, brasileiro rala muito pra chegar aonde quer, mas alguns estilos facilitam mais no Brasil. Eu tbm tive 3 bandas, a última foi tributo do motorhead, nós estavamos indo bem depois de 5 anos, mas aí parei com banda, pq já tinha filho e esposa e não tinha tempo nenhum pra eles, era só trabalho e ensaio e show.
@Souza-yg5xm
@Souza-yg5xm Жыл бұрын
Viver bem exclusivamente da música, seja em qualquer estilo, é algo bastante difícil no Brasil. Aqui na minha cidade, tem uma galera de alto nível, com boa formação musical em conservatório, experiência de anos, gente que já tocou com cantores de projeção nacional, mas que apenas "sobrevive" da música.
@jotapesilver
@jotapesilver Жыл бұрын
É isso aí, o Marcelo está sendo realista, não quer iludir ninguém. Não só o rock mas o rap também, no Brasil não são valorizados como o sertanejo e o funk, mas isso infelizmente é uma questão de cultura (sub cultura), é algo que está na mente da maioria de que não precisa se esforçar ou trabalhar para que cada dia mais evolua e faça por merecer. Agora a questão que cada um nasce diferente economicamente, isso já e determinismo (é outro assunto). A questão é que a arte, assim como o rap e o rock podem abrir a mente das pessoas, de certa forma libertar e tirar, ou fazer com que não caíam ou não permaneçam em maus vícios, pois ocupando a cabeça em produzir e fazer algo que goste, faça com que não precise de coisas que não nos ajude como seres humanos. Obs: não que o estilo sertanejo , funk entre outros sejam ruins, mas da forma como são usados pelos artistas. Qualquer estilo de música pode ser usado para entretenimento ou para criar consciência. No caso do Brasil, na minha opinião, os estilos de música aqui precisavam ajudar a nós brasileiros a raciocinar como seres humanos, pois a nossa história e presente não contribuíram e nem contribuem para a formação de um ser melhor. É isso, fiquem todos na paz.
@giovanepilar857
@giovanepilar857 Жыл бұрын
as lições que o Marcelo passava na cover guitarra eram treta demais ahushasuh
@fenixenkar6476
@fenixenkar6476 Жыл бұрын
5:43 isso é sensacional.
@gabibonza
@gabibonza Жыл бұрын
Em 2022, após dois anos de trabalho duro nas horas vagas (praticamente TODAS horas vagas), lancei um álbum com 12 composições próprias, produzindo e gravando todos instrumentos exceto bateria. Entre equipamentos, arte da capa, aulas de inglês, aulas de vocal, mixagem/masterização, dentre outras coisas, gastei uns 40k. O retorno monetário foi algo como 100 dólares kkkkk Só por amor mesmo. Fica o link do álbum, pra quem quiser curtir: kzfaq.info/get/bejne/nNJ0fticls7MgYk.html
@xKAIOWAx
@xKAIOWAx Жыл бұрын
hoje pelo menos é possivel antes não tinha como sequer pensar nisso seriamente, tinha levar como hobby mesmo e talvez se fosse dando certo pensar em algo mais ou se o cara resolver viver de musica, dar aulas, tocar na noite , tocar como musico contratado, viver de musica passa a ser uma realidade, mas de banda de metal ....
@robsonpantoja7475
@robsonpantoja7475 Жыл бұрын
Parabéns Marcelo você é um grande profissional e ótimo professor.
@evertonoliveira1969
@evertonoliveira1969 Жыл бұрын
Eu acredito que rudo depende da sua dedicação e a onde você quer chegar e o que você faz para chegar exemplo... Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy, Tomati, Gustavo Guerra, Faiska e alguns por ai que vivem muito bem da música.
@lontralouca7124
@lontralouca7124 Жыл бұрын
Esquece. Toque Metal/Rock por diversão. Vá trabalhar como todo mundo e pronto. Seja Feliz!!! Viver de música num país como o Brasil é um completo MALUCO!!! Mais vá lá... tenta a sorte!!!😂😂😂
@hugotorres4663
@hugotorres4663 Жыл бұрын
Esse é fera.
@RisingFear_metal
@RisingFear_metal Жыл бұрын
Nunca foi fácil, mas seguimos levantando a bandeira do metal brasileiro, Confiram a nossa música no canal! 🤘
@samaelalmeidanogueira9905
@samaelalmeidanogueira9905 Жыл бұрын
Muito massa a entrevista!
@gica028
@gica028 Жыл бұрын
Às vezes mesmo dando aula não da pra manter a banda. Uma vez eu vi uma entrevista acho que era com os caras do Burning in Hell, a banda ja tinha acabado. Eles falaram que a banda começa a atrapalhar as aulas, e as aulas começam a atrapalhar a banda, ai falta dinheiro pra turnê. A venda dos discos na época pagava a turnê no Brasil, mas não tem renda, só cobre os custos. ai não ganha dinheiro com as aulas porque nao pode dar aula aqueles dias por causa da agenda da banda, e a banda também não dá dinheiro, ai o cara morre de fome.
@andremoreira7022
@andremoreira7022 Жыл бұрын
Ouviu, João Bemol?
@murilolima3821
@murilolima3821 Жыл бұрын
Não tem jeito. Tem que sair fora do Brasil, e construir tudo do 0 lá fora. Nos EUA existe e milhares de casas pra fazer o trampo.
@talisonruantata6989
@talisonruantata6989 Жыл бұрын
Não é nem um pouco facil la tbm,viver de metal é doficil em qualquer lugar do mundo
@calebecavalcantte
@calebecavalcantte Жыл бұрын
@@talisonruantata6989 acaba que ser músico é parecido em vários lugares do mundo, mas no Brasil a chance de dar certo é só sendo um faz-tudo igual a maioria dos músicos bem sucedidos por aqui ao contrário dos Estados Unidos que é mais comum.
@rodrigoneves310
@rodrigoneves310 Жыл бұрын
​@@calebecavalcantteNão se iludam, pois Metal, Blues, Jazz e alguns outros gêneros que não fazem parte do que a mídia global promove está muito difícil em todo mundo. Um amigo meu músico de primeiríssima que arrepia no piano e teclado morou um tempo no EUA tentando a carreira, tocava jazz com influência do soul, mas lá tbm o que está em alta é o Pop, hip hop, etc. Ele largou mão e voltou para o Brasil por causa da família.
@robsonduarte6781
@robsonduarte6781 Жыл бұрын
Comecei a estudar com a Cover Baixo em 2003
@jefersonberlinck8407
@jefersonberlinck8407 Жыл бұрын
"Não ser músico de metal no Brasil." Foi assim que o Sepultura venceu.
@blackcitadel37
@blackcitadel37 Жыл бұрын
Acho que a mesma coisa com o Krizium.
@peuh6239
@peuh6239 Жыл бұрын
Cara, não sou expert na história dos caras a fundo. Mas, pelo que eu sei, os caras só viraram o SEPULTURA e ganharam valor aqui no Brasil depois que os caras fizeram sucesso fora. É foda !!
@gutorockstaroficial
@gutorockstaroficial Жыл бұрын
Sepultura é um caso em 1 bilhão , é isso q ele quer dizer...
@Striderr10
@Striderr10 Жыл бұрын
Tenho um amigo que vive de metal Ele é serralheiro
@3matheuslima
@3matheuslima Жыл бұрын
Antes de criticarem as bandas de outros estilos musicais, critiquem as proprias bandas de metal famosas de hoje. Esses caras estão nem ai para as bandas pequenas e pisam mesmo em cima.
@jucaguitar
@jucaguitar Жыл бұрын
Eu vou viver do metal. Sou torneiro mecânico.
@guilhermegobbo1986
@guilhermegobbo1986 Жыл бұрын
Acredito que Angra faz mais shows no Brasil do que fora.
@adoradorlucas100
@adoradorlucas100 Жыл бұрын
Eu acho tbm
@d10taerre77
@d10taerre77 10 ай бұрын
e eu que cai aqui pensando que era o " Vil Metal " : )
@BigSound406
@BigSound406 Жыл бұрын
Viver de metal no brasil é impossível pra novas bandas. Nao importa o quanto economico voce seja, é impossivel nao da nem 1 salario minimo por mes.
@_FabioPereira
@_FabioPereira Жыл бұрын
Fale isso para os donos de metalúrgica...
@vaneipontes3824
@vaneipontes3824 Жыл бұрын
⚡🔥🎸⚡🔥🎸⚡🔥🎸⚡🔥🎸⚡🔥🎸⚡
@RonaldCMM
@RonaldCMM Жыл бұрын
com exceção do angra e sepultura, esquece. Caso eu tivesse esse sonho, daria preferência para tocar com parceiros que topassem viver na europa e atuar no meio como se fosse uma banda de lá, dai talvez viabilizaria
@felipeloenertfelipeloenert
@felipeloenertfelipeloenert Жыл бұрын
Tem uma questão também, a maior parte da grana vai pro Rafael e Kiko
@manassesfmanais5951
@manassesfmanais5951 Жыл бұрын
Músico em algumas partes do Brasil ele só pode ser músico como "Rob" sem querer porque tem que trabalhar ralar muito o cara e "pedreiro"de dia e músico nas horas vagas quando der senão morre de fome essa e Realidade do nosso país principalmente no meu nordeste e triste a realidade aqui e difícil mesmo 😢😢
@sidneiribeiro3883
@sidneiribeiro3883 Жыл бұрын
Crypta e Nervosa
@rafa.rodrix
@rafa.rodrix Жыл бұрын
Acabo de perceber que a voz do Marcelo Barbosa parece com a do Humberto Gessinger. 😳
@carloscaraca6357
@carloscaraca6357 Жыл бұрын
olha , eu acho que os músicos viajam muito , o angra por exemplo , tem muito mescla com música clássica , se estiverem tocando por dinheiro , precisa fazer algo que soe como iron maiden
@luizfernandodanunciacao219
@luizfernandodanunciacao219 Жыл бұрын
Mais eles tocam por dinheiro, se não fosse isso eles não estariam ali
@LucasBelarminoSilva
@LucasBelarminoSilva Жыл бұрын
Infelizmente, pra ser um músico bem sucedido no Brasil, você tem que vender a sua alma para o que está em evidência, que no caso é o Funk e o Sertanejo Universitário.
@nicolasnunes783
@nicolasnunes783 Жыл бұрын
nem parece que o Marcelo tem raiva de mim KKKKKKKKKKKKKKKKKK
@LeloMigueis
@LeloMigueis Жыл бұрын
Se pensar friamente (esqueçam a realidade, só um exercício imaginativo) um cara que toca tanto quanto o Marcelo, estudou o que ele estudou (ainda estuda), mereceria ganhar quanto se comparado a um analfabeto musical do funk?
@paulom.511
@paulom.511 Жыл бұрын
Isso é relativo. Por mais que ele tenha dedicado sua vida toda ao instrumento, tem a questão de demanda. As pessoas não se interessam mais por metal nos dias de hoje, e não dá dinheiro. Pra ganhar dinheiro cantando e tocando instrumento no Brasil, talvez se ele aceitasse ser músico de apoio de algum cantor sertanejo famoso. Obviamente ficaria limitado como músico, e nem sei se os músicos ganham tão bem assim (por exemplo, guitarrista do Gustavo Lima, Bruno e Marrone, etc)
@joaohenriquesnaptrashall6594
@joaohenriquesnaptrashall6594 Жыл бұрын
Acho inocente esse questionamento se entender a lei da oferta e demanda vai entender pq um funkeiro ganha mais do que ele e o Neymar mais que a Marta...quem faz o valor do produto é o consumidor , se tiver muita gente consumindo o produto tem demanda...
@paulom.511
@paulom.511 Жыл бұрын
@@designercaolho os músicos que acompanham os artistas de sertanejo renomados costumam ser grandes instrumentistas escolhidos à dedo, principalmente em violão e guitarra. Posso estar enganado, não lembro onde vi, mas o próprio Marcelo Barbosa já foi convidado pra tocar com um desses artistas antes de entrar pro Angra (o Marcelo já era conhecido no meio artístico). Porém, as composições são de certa forma simples, pois elas são plano de fundo pra dar destaque à voz do artista principal. Mas pro instrumentista vale a pena, pois ele tira o sustento dele e se quiser tocar algo a mais, ele toca com sua própria banda por diversão, e ainda dá umas aulas
@LeloMigueis
@LeloMigueis Жыл бұрын
@@joaohenriquesnaptrashall6594 Pois é, cada qual com sua lógica, no meu entender, "inocente" é acreditar que quem faz o valor do produto é o consumidor. Mas, sigamos, abraço!
@joaohenriquesnaptrashall6594
@joaohenriquesnaptrashall6594 Жыл бұрын
@@LeloMigueis meu Deus!! mas isso é tão óbvio!!! Não adianta vender um produto num preço alto se ninguém compra, logo a resposta da venda do produto vem de acordo com o que o consumidor está disposto a pagar (valor/signifcado/peso emblemático etc...), logo o preço é "determinado" pelo consumidor, é tão óbvio... ninguém vende uma caixa de palito de dentes por 1000 reais por uma razão óbvia!! Ninguém paga!!! Seu questionamento acima puramente ignora as leis de mercado, não tem nada a ver com merecimento... obviamente que qualquer um com bom senso acha que ele deveria ganhar muito, mas o mercado econômico não funciona assim, e não está nem ai para o que eu ou você pensa...
@cavedog3330
@cavedog3330 Жыл бұрын
Só doido pra investir a vida em heavy metal kkkkkkk. Infelizmente é um fato galera...
@romaonetto
@romaonetto Жыл бұрын
\m/
@caioangelotti
@caioangelotti Жыл бұрын
Sou fã desse cara a pelo menos 15 anos, primeiro por ser um dos melhores guitarristas e também pela humildade dele. O Marcelo é embaçado, tudo o que ele fala tem fundamento.
@fabiopereira4904
@fabiopereira4904 Жыл бұрын
Nervosa tem mais show que o angra e o sepultura juntos hj em dia... as mina é o ano inteiro em turnê
@3matheuslima
@3matheuslima Жыл бұрын
Diferente do metal, os outros estilos se apoiam, no metal so existe apoio dentro do underground, o main stream passa o trator em cima de qualquer banda que busca seu espaço. Não é Marcelo barbosa?
@tiagonegociacoes
@tiagonegociacoes Жыл бұрын
cade a desculpa em massa pro roberto toral
@toepereira
@toepereira Жыл бұрын
Fazer o justo pro mundo ou fazer pra si? Não tem dicotomia aí. Ninguém foge da materialidade, nem aquele que deseja uma revolução.
@fred3417
@fred3417 Жыл бұрын
Cantar em português metal nem pensar preferiria morrer atirando
@kmelosiqueira
@kmelosiqueira Жыл бұрын
Logico, Brasil não é a terra do Metal. Tu pode ser o monstro do metal aqui, mas o guitarrista do Gustavo Lima ganha mais que uma banda como o sepultura.
@CaioCaetano
@CaioCaetano Жыл бұрын
penetração no mundo inteiro...gostei
@fabiofranca84
@fabiofranca84 Жыл бұрын
Nem fora do Brasil é fácil viver de metal. Na verdade, o Metal vem perdendo bastante espaço ao longo dos anos.
@joaofdjunior2562
@joaofdjunior2562 Жыл бұрын
Aqui no Brasil só dão valor pra pagode, funk e sertanejo, infelizmente....
@user-fi7tk4dj7y
@user-fi7tk4dj7y Жыл бұрын
E aí Sterling e Marcelo, vcs diriam que viver daqueles Funk horríveis de hj em dia, com cantores e cantoras (sic) ruins que precisam do apoio computacional é mais fácil ?? Por que o que ostentam é coisa de crazy, véi 😮😮
@andersonsilva9488
@andersonsilva9488 Жыл бұрын
Banda sem empresário rico não consegue dinheiro. Os empresários não querem pagar o jabá na Globo, mas querem ter uma banda reconhecida nacionalmente e lucrativa. Quer lucro paga o jabá da quarta maior emissora do mundo. Assim sua banda vai vender show no mundo inteiro
@carlosalmeida2209
@carlosalmeida2209 Жыл бұрын
calveludo rasta
@ramonlimadesousa9046
@ramonlimadesousa9046 Жыл бұрын
A banda do Edu Falaschi é mais Angra do que o próprio Angra. Hoje o Angra tá uma bosta. Os caras cheios de Kemper e amplificadores poderosos, e com um som sujo da porra, véi! Hoje não curto mais Angra.
@viniciussiqueira1875
@viniciussiqueira1875 Жыл бұрын
Esse papo de mundo injusto parece a conversa dos "desconstruídos" da faculdade KK fazer alguma coisa que é bem aí não né
@andersonantonio
@andersonantonio Жыл бұрын
E esse teu papinho, parece aquele discurso cansado de rockeiro O Rock veio para romper com sociedade conservadora, e o fez. As letras do sepultura estão cheias desse tipo de questionamento. É válido, tem levar o jovem à reflexão, nem tudo é porque é. Mas é lógico que esse tipo de questionamento é pra quem gosta de refletir, não é pra qualquer um não realmente.
@igor32490
@igor32490 Жыл бұрын
Quer viver de Metal no Brasil? 1° passo - saia DO BRASIL
@FernandoOC1984
@FernandoOC1984 Жыл бұрын
Quem vive bem do metal são os serralheiros.
@GustavoPzb
@GustavoPzb Жыл бұрын
Metal é 1% do que já foi. Nichou. E as grandes bandas históricas hoje são pop, digo, o som é digerível, não representam mais o que representavam, que era algo alternativo e sombrio e contestador. Fora os fãs, que envelheceram nas ideias. A agressividade do metal hoje encontrou guarida em movimentos nazifascistas, em motoqueiro bolsonarista montado numa Harley é preciso dizer.
@vertigem11
@vertigem11 Жыл бұрын
metal no brasil q piada kkkk a quantidade de brasileiro q gosta de metal e insignificante a maioria gosta so de merda musical um musico no brasil tem q tocar de tuuudo alem de dar aula a realidade e foda msm.
@natbit138
@natbit138 Жыл бұрын
Verdade. Moro na Bahia e percebo o quanto as pessoas por aqui possuem um nível cultural e intelectual mais baixo que o de um chimpanzé. Um artista de pagode e axé que só é conhecido por aqui consegue fazer $ 50 mil num único show. Os shows deles só andam lotados, as vezes os ingressos acabam com 3 dias de venda.
@DanielMartins-nb8fc
@DanielMartins-nb8fc Жыл бұрын
ia curtir, mas vou deixar os likes em 666
@wtf_jow
@wtf_jow Жыл бұрын
O Angra seria tão grande qto o Sepultura n fosse tanta merda q rolou internamente, o Angra cagou a carreira do Angra
@ars4455
@ars4455 Жыл бұрын
eu desaconselho totalmente...cantando em portugues entao, o mercado vai ficar menor ainda, parece banda de parodia...ou é tentar carreira "internacional" ou nada...
@walacenogueiraobeid859
@walacenogueiraobeid859 Жыл бұрын
Infelizmente os melhores músicos estão no sertanejo...
@daniellira8223
@daniellira8223 Жыл бұрын
Se eu fosse o Rafael Bittencourt não ia gostar muito desta exposição usando o Angra como parâmetro…
@nardo2009k
@nardo2009k Жыл бұрын
Mais é a realidade se ganhasse bem o kiko loureiro n teria saido pra ser funcionário do Megadath acho que foi já foi fase das vacas gordas do Angra
@gere132
@gere132 Жыл бұрын
Mas o Marcelo é funcionário, ele provavelmente recebe bem menos que os sócios.
@jonasdeoliveira965
@jonasdeoliveira965 Жыл бұрын
Queremos riffs porra e kd ??? Nada 👎 um álbum foda ? kd ???? Aí começa relativizando veja bem não bem assim …. Calma aí que vamos tocar com uma orquestra , vai ter participação de fulano e sicrano
PORQUE TINHA ESSA DIFERENÇA CRUCIAL | Marcelo Barbosa | Starling Cast
14:23
IGOR E PABLO MARÇAL 100% SINCEROS no FLOW
19:52
Talk Flow
Рет қаралды 705 М.
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 6 МЛН
白天使选错惹黑天使生气。#天使 #小丑女
00:31
天使夫妇
Рет қаралды 15 МЛН
Running With Bigger And Bigger Feastables
00:17
MrBeast
Рет қаралды 169 МЛН
КАКУЮ ДВЕРЬ ВЫБРАТЬ? 😂 #Shorts
00:45
НУБАСТЕР
Рет қаралды 3,5 МЛН
REVELAÇÕES do MUNDO do THRASH METAL
12:04
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
Рет қаралды 227 М.
Modos gregos de forma simples - O Modo Dórico
7:36
Yuri Camargo
Рет қаралды 6 М.
DICAS PRÁTICAS PARA MÚSICOS | Andy Ferreira | Starling Cast
9:22
Mateus Starling
Рет қаралды 7 М.
O CAMINHO ATÉ CHEGAR NO ANGRA | Marcelo Barbosa | Starling Cast
11:50
Mateus Starling
Рет қаралды 25 М.
Caio fábio dá o tom!
1:26:35
André Barcellos
Рет қаралды 10 М.
EDU FALASCHI | Land Ahoy | Official Music Video
11:52
Edu Falaschi
Рет қаралды 158 М.
The CUTEST flower girl on YouTube (2019-2024)
00:10
Hungry FAM
Рет қаралды 6 МЛН