O suspiro final de Roger Waters no Pink Floyd

  Рет қаралды 6,662

No Rastro do Som

3 жыл бұрын

Neste episódio, trato do The Final Cut, último álbum de Roger Waters com o Pink Floyd, e também seu auge como líder do processo criativo da banda.
Falo sobre o contexto em que esta obra foi criada, sobre a influência da Guerra das Malvinas e da guerra do baixista com o restante da banda.
Paradoxalmente, Waters criaria um álbum anti-guerra, com críticas abertas ao Partido Conservador Britânico, à primeira ministra na época, Margaret Thatcher, e à praticamente todas as superpotências mundiais.
Siga-nos no Instagram: norastrodosom
Referências:
Nos Bastidores do Pink Floyd, Mark Blake, 2012: www.amazon.com.br/Nos-bastidores-do-Pink-Floyd/dp/8563993348/
Curta-metragem “The Final Cut”, 1983: kzfaq.info/get/bejne/q5ige7mW2KzJp4U.html

Пікірлер: 172
@sergiocavalcantee
@sergiocavalcantee Жыл бұрын
Pra mim o THE FINAL CUT é um dos melhores discos do Pink Floyd. Todas as musicas do THE FINAL CUT são top.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Cara, primeiro, muitíssimo obrigado pelo apoio! E sim, também considero o The Final Cut um dos melhores do Floyd. Ele é muito denso, uma continuação do The Wall! Creio que ele envelheu bem. Na época, a galera talvez quisesse o "antigo" Floyd de volta... mas hoje é o fim de uma era, né? E a história mostra bem o porquê de ser o fim. rs
@EXPLORERSMANAUS
@EXPLORERSMANAUS Ай бұрын
Seguindo o mesma linha de raciocínio, na minha opinião o melhor.
@EXPLORERSMANAUS
@EXPLORERSMANAUS Ай бұрын
Único que consigo ouvir sem pular uma faixa.
@nilsonpj347
@nilsonpj347 Жыл бұрын
Em 1994 eu comprei uma fita cassete do The Final Cut. Semana anterior tinha comprado o disco The dirk side . Eu gostei muito do The Final Cut e a música Two suns in the sunset é uma das melhores músicas do Pink..
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Baita som. Gosto muuuito da faixa título tbm!
@IeltonCruz
@IeltonCruz 6 ай бұрын
O melhor disco do Pink Floyd... na adolescência lá em 1984 risquei o meu vinil de tanto escutar... Esse disco todo as vezes parece uma continuação de Confortably Numb ao mesmo tempo que conversa com outras músicas do The Wall e de outros discos. É genial! A única falha é ter apenas 12 músicas.
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
Gosto pra caralh* tbm!! Não faz sentido gostar do The Wall e não curtir esse hehe
@Echinato1979
@Echinato1979 3 жыл бұрын
Por muito tempo pensei em "The Final Cut" (música) como aquele momento de desespero em que ele iria sucumbir e desistiu. Mas recentemente estava vendo a letra enquanto assistia o clipe da música enquanto acompanhava a letra e uma segunda hipótese me surgiu. Em boa parte da música ele parece dialogar mentalmente com alguém, questionando-se sobre o que iria acontecer se falasse sobre seus sentimentos (antes disse até descreve todos as armadilhas que teriam pelo caminho para chegar até seus sentimentos). Concomitantemente a isso no clipe ele está numa sessão com um psiquiatra, como se estivesse num tratamento ou terapia. Então na última parte ele refere que quase resolve relevar tudo, cortar cortina, mas desistiu e nunca teve coragem de dar o "Final Cut", que numa produção de cinema se refere à versão final de um filme. Assim tenho dúvida se a lâmina trêmula é literal, como sempre achei, ou se era a tensão para cortar a cortina (Derrubar o muro?) e expor tudo aquilo que estava ali guardado (que ele também refere na letra de "Hero's Return). Era isso! Parabéns pelo trabalho e segurei acompanhando.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Olá, Echinato! Faz sentido isso que você diz. Antes do teu comentário, eu tinha mais convicção de que se tratava de uma "divagação" do Waters sobre o que ocorreria se ele revelasse seu lado escuro, seu lado fraco, mas acaba chegando à conclusão de que mais vale tirar sua própria vida do que se abrir. Mas não consegue fazê-lo porque o telefone toca. De qualquer forma, muito bacana teu comentário!! Agradeço os elogios!! Forte abraço!
@gersonigorcamposmutti5253
@gersonigorcamposmutti5253 2 ай бұрын
​@@norastrodosomacho que a análise acima foi uma boa interpretação da música. Parece ter feito mais sentido. Abraço a todos. Parabéns pelo vídeo. The Final Cut é meu álbum preferido, mas muito melancólico.
@rogerioricardo79
@rogerioricardo79 2 ай бұрын
Álbum pra ser escutado de ponta a ponta.
@sergiocavalcantee
@sergiocavalcantee Жыл бұрын
Cara, tomei muitos tragos ouvindo esse disco kkkkkk, eu ouvi o vinil ai depois consegui comprar o cd. Até hoje ouço esse album. PINK FLOYD é minha banda favorita.
@angicoorg
@angicoorg Ай бұрын
Pink Floyd original, né! Porque o que sobrou com a saída do Waters, foi uma bandinha!
@lauvieenrose
@lauvieenrose 7 ай бұрын
Pink Floyd é minha banda favorita desde que me conheço por gente, literalmente, pois quando eu era um bebêzinho, meu pai só conseguia me acalmar e me fazer dormir, se colocasse o Pink pra tocar. Sou muito fã do Roger e, agora perto de me formar, decidi usar a trajetória do artista como meu tema de TCC. Esse vídeo me ajudou muito a coletar material pra minha pesquisa, pois já adorava o The Final Cut, mas passei a gostar ainda mais. Genial! Tanto tua explicação, quanto a forma que o álbum se tornou ainda mais comovente, na minha opinião, entendendo melhor a história. Obrigada!
@carlostadeuforville5411
@carlostadeuforville5411 6 ай бұрын
Oi, tudo bem? Como gosto muito do Pink Floyd desde 1970...e principalmente entre 69 e 84, para mim a melhor, gostaria de ler seu TCC.
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
Poxa, como fui demorar tanto pra ler esse comentário!? Que maravilha! Fico super lisonjeado! Gostaria muito de ler o seu TCC
@julianoalvesfeitos
@julianoalvesfeitos Ай бұрын
Muito bom o seu vídeo. Como tem conteúdo bom, escondido na plataforma. A bolha foi estourada.
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Obrigado, amigo! Ainda tenho um enorme caminho pela frente, mas q está sendo trilhado!
@angelofontes9576
@angelofontes9576 2 ай бұрын
Para mim o melhor disco de TODOS OS TEMPOS... "The Final Cut" é um disco sem um fim... é um requiem para estado de alma.
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Opinião ousada, mas entendo hehe
@AdemirBJunior
@AdemirBJunior 3 жыл бұрын
Eu amo esse disco. Músicas como The Gunners Dream, The Final Cut, Two Suns in the Sunset e The Fletcher Memorial Home são melancolicamente geniais. Ger You Filthy Hands Off My Desert é uma valsa assustadora.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Eu também adoro! Por isso fiz o vídeo hehe Cara, acho sensacional o Waters tocando o "Ger You Filthy Hands Off My Desert" ao vivo, seguida da Southampton Dock! Pena que a canção "The Final Cut" ele não toca ao vivo. Mas tem uma versão do "Brit Floyd" que é maravlhosa.
@BetoKaosZDejavu
@BetoKaosZDejavu 2 жыл бұрын
EU tb. Mewu disco pra me salvar da depressao e tristezaS
@wilsonrebello6284
@wilsonrebello6284 Жыл бұрын
Santodeos. Se tem algo q esse disco trás eh tristeza e depressão. Para mim um álbum HORROROSO.
@sergiocavalcantee
@sergiocavalcantee Жыл бұрын
O jogo do vocal, guitarra e batera são de viajar rsrsrs, a dramaticidade e a melancolia do disco é muito top.
@rodrigopagano
@rodrigopagano 3 жыл бұрын
Pois é um dos meus favoritos....sempre que viajo, coloco-o do COMEÇO ao FIM....ouço inteiro....na ida e na volta....sou super fã desse disco....
@garcezcorretor9113
@garcezcorretor9113 Жыл бұрын
Excelente resenha! Aprendi a admirar esse disco com o passar do tempo. Hj é um dos meu preferidos da banda.
@norastrodosom
@norastrodosom 11 ай бұрын
Olá, amigo! Obrigado pelo elogio! Também gosto bastante do The Final Cut. A diferença, no meu caso, é que eu gosto desde a 1ª vez que ouvi. rs. Forte abraço!!
@sidneynazarethjunior1811
@sidneynazarethjunior1811 6 ай бұрын
Excelente comentário......👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
Muitíssimo obrigado pelo apoio, amigo!!
@evelineferreira599
@evelineferreira599 5 ай бұрын
THE FINAL CUT pra mim é um dos melhores discos do Pink Floyd... impecável! Genial! Acostumei a escutar sempre quando faço viagens de ônibus hehe não sei pq.... mexe com minhas emoções e me faz refletir sobre a vida, meus sonhos e me põe num lugar de desconforto bom e necessário! Então sim, o álbum é incrível e discordo muito de quem diz o contrário.
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Tbm discordo de que não curte, mas entendo ele ser meio "dividido", embora a maioria que odeia, o faz pelo fato de não gostar do Waters, oq é uma bobagem hehe
@antoniocampos9721
@antoniocampos9721 27 күн бұрын
Excelente álbum...meu preferido depois do dark side
@caballero7170
@caballero7170 3 жыл бұрын
Sobre esse assunto a minha opinião era que... teria muito mais profundidade nos detalhes deste disco para comentar. Sons que só percebemos se ouvirmos em um ambiente silencioso com um bom som ou fone de ouvido etc. Gosto muito desse disco.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Dá pra fazer vídeo de várias horas somente se aprofundando no assunto, sem dúvida. Mas no final a gente tem que fazer uma escolha, senão ninguém assiste. Eu ainda achei que o vídeo ficou longo. rs
@carloseduardodutra4398
@carloseduardodutra4398 26 күн бұрын
o Corte Final (The final cut) penso ser subestimado. É preciso conhecer a história para entender este disco: ou seja, o grande trauma que as guerras mundiais causaram no mundo e, principalmente, na Inglaterra. Tenho lido que era um projeto "pessoal" do Roger Waters, mas penso ser uma obra-testamento sobre a insensatez das guerras. A música é uma ótima forma para apresentar protestos e críticas e fazer as pessoas pensarem no que fazem. Ela chega instantaneamente às pessoas em relação a teatro, livro ou obra de arte. olha este verso: "se eu abrir meu coração pra ti, e mostrar minhas fraquezas, o que você faria?" outra observação: em princípio, não sou fã de coletâneas e, no caso do Pink Floyd, acho que coletânea não funciona porque perde a referência do conjunto do álbum do qual esta ou aquela canção foi retirada.
@norastrodosom
@norastrodosom 7 күн бұрын
Belíssimo comentário! 👏👏
@darkside.ofthemusic
@darkside.ofthemusic 3 ай бұрын
Animals é o melhor álbum de estudio dos Pink Floyd
@canalluckylucianodiscos7234
@canalluckylucianodiscos7234 2 жыл бұрын
Tá faltando vídeo... Comprei ontem esse disco depois de décadas só ouvindo falar sobre essa obra do Pink Floyd.
@MsValdenor
@MsValdenor 3 жыл бұрын
Sinceramente acho esse álbum genial, muito melhor que os posteriores do Pink Floyd
@VGB1991
@VGB1991 2 жыл бұрын
Discordo. Acho o The Division Bell bem superior a ele e nivelado com alguns dos maiores da banda como o wish you were here, dark side of the moon e the wall
@cleciomonteiro4336
@cleciomonteiro4336 3 жыл бұрын
Eu sempre escuto esse álbum inteiro.
@AdimilsonJesusdasilva-ld6ch
@AdimilsonJesusdasilva-ld6ch 8 ай бұрын
Roger waters é um Gênio!
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
E nem por isso precisamos concordar com 100% com o que dizem
@luisarreguy
@luisarreguy 7 ай бұрын
Não vejo Waters e Gilmour como uma dupla e Wright era fundamental.
@paulovitorbins
@paulovitorbins 3 жыл бұрын
Me inscrevi no canal! Como colecionador de discos adoro esses vídeos sobre álbuns... Abraços
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Brigadão, querido! Espero que estejas gostando dos vídeos.
@ricardoschulz4453
@ricardoschulz4453 6 ай бұрын
Foi o primeiro disco do pink floyd que eu ouvi....era da coleção do meu tio....e pra mim , esse disco é maravilhoso
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
Sem dúvidas!!
@sergiocavalcantee
@sergiocavalcantee Жыл бұрын
Esperava alguem falar desse Play é um dos meus favoritos. Obrigado
@marcusfernandes5307
@marcusfernandes5307 Ай бұрын
NA VERDADE, UM DISCO SOLO DE ROGER WATERS...OBRA PRIMA...
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Sim e não hehe
@hamiltondossantoscosta6921
@hamiltondossantoscosta6921 4 ай бұрын
Um bom trabalho
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Brigadão, amigo!!
@blackmetallkiller
@blackmetallkiller 7 ай бұрын
Fiquei surpreso quando tocou Two Suns in the Sunset e Sheep no This Is Not a Drill SP 12/11/23 Foi incrível
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
AMO as versões ao vivo das canções desse álbum!
@joaopegoraro228
@joaopegoraro228 3 жыл бұрын
ótimo conteúdo, está de parabéns.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Valeu, João!!!
@thiagoleao7302
@thiagoleao7302 2 жыл бұрын
Parabéns! Eram exatamente estas informações que eu estava buscando. Belíssimo meu amigo.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Muito obrigado pelo apoio, Thiago! Fiquei um tempo sem cuidar do canal, mas estou voltando!!
@MarcoAntonioMeirammeira
@MarcoAntonioMeirammeira 3 жыл бұрын
A melhor resenha que ouvi desse álbum. Parabéns. Muito bem detalhada. Gosto muito dele. Ele reflete todo um momento político que vivíamos nessa época. É um álbum histórico na sua essência.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Pô, Marco, que felicidade ler esse elogio. Tô começando agora no meio, ainda tudo bem amador. Mas pretendo ir melhorando aos poucos, enquanto publico vídeos e conto histórias. Forte abraço!!
@emersonsergio8257
@emersonsergio8257 7 ай бұрын
Theo Final Cut um dos meus preferidos.....a gente viaja nele. Bela obra prima pena que dividiu a banda
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
É do caralh*!
@daniel1981ful
@daniel1981ful 2 жыл бұрын
Que bacana seu video parabéns 👏👏👏
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Brigadão, Daniel, pelo apoio!! Forte abraço!
@noeliapolonio9680
@noeliapolonio9680 3 жыл бұрын
Parabéns, adorei, cada vez melhor, é isso aí filho, sucesso 😍😍😍
@fabiorossicavalcanti8811
@fabiorossicavalcanti8811 4 ай бұрын
melhor que o Wall..
@OFFROADSTORE
@OFFROADSTORE Жыл бұрын
Tem como tirar esses ruídos de fundo fácil. O ideal é que o ambiente esteja mais "estéril" de ruídos, mas na edição dá pra remover e deixar o áudio mais limpo.
@leonardotricarico1352
@leonardotricarico1352 2 жыл бұрын
Show de bola
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Obrigado pelo apoio, Leonardo!
@vini_oliveira_of
@vini_oliveira_of 3 жыл бұрын
Otimo vídeo.... Ganhou mais um inscrito.... Tenho a coleção completa original e física... Porem este álbum eu nunca tive um olhar especial para ele...após seu video me deu vontade de ouvi lo na integra com outro olhar.... Abração
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Cara, agradeço demais os elogios! Tô começando agora com vídeos. Espero melhorar bastante ainda a qualidade deles. Especialmente depois de comentários como o teu, em que desperta a curiosidade de apreciar a obra a partir do contexto em que ela foi desenvolvida! Forte abraço, Vini!!!
@vini_oliveira_of
@vini_oliveira_of 3 жыл бұрын
@@norastrodosom na hora....forte abraço a você também.... Passe no meu canal e seja um inscrito... Será muito bem vindo....tmj
@marcoaureliogf2011
@marcoaureliogf2011 Жыл бұрын
Na verdade esse álbum seria um álbum solo do Roger Wathers mas, por questões de contrato com a gravadora, foi lançado pelo Pink Floyd.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
O desenvolvimento do álbum foi um caos do início ao fim. Fato é que a obra é uma mistura de "sobras" do The Wall, e novas canções, inspiradas pela Guerra das Malvinas, pelo pai de Waters etc. Algumas histórias contam que em algum momento Waters tenha querido lançá-lo como um álbum solo, de modo a ameaçar os demais membros da banda, como fizera no The Wall, mas o Floyd ainda "devia" mais um álbum para a EMI. Forte abraço e obrigado pela contribuição.
@ivanmarcianodeborba8455
@ivanmarcianodeborba8455 3 жыл бұрын
Tudo muito bem costurado e fluido!! Parabéns Yuri!!
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Brigadão, Ivan! Estou melhorando. Hehe! Falta melhorar alguns aspectos técnicos também, mas aos poucos vai. Agradeço o apoio! Abraço!
@BetoKaosZDejavu
@BetoKaosZDejavu 2 жыл бұрын
Não importa agora as brigas e sim os sentimentos em si que este fantástico disco consegue profundamente desenterrar dos ouvintes. Claro que nem todos conseguirão entender ou sentir as verdades das letras e solos de guitarra, baixo, e bateria que para mim são sim as mais expressivas da banda. Supremamente afirmo que as crianças mortas nas guerras são o máximo do absurdo que a humanidade aceitou e nem mesmo comenta, por ser tão horrorosa ou por puro esquecimento. Não aceito isso jamais e nem mesmo o fato de que a população seja recrutada em nome do falso criado patriotismo a lutar pelos políticos de merda e generais... como fomos imbecis, como pudemos aceitar tal absurdo|???!!!
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Belíssimo comentário, Beto! Certamente Waters tinha esse sentimento quando concebeu o The Final Cut. Forte abraço!
@joelavelino4093
@joelavelino4093 3 жыл бұрын
Parabéns Yuri, sucesso muito bom o vídeo. 👏👏👏👏
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Valeu, sogrão! Abraço!!
@user-qh4do7po3e
@user-qh4do7po3e 4 ай бұрын
The final cut e na verdade praticamente um disco solo do roger waters
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
De fato, mas tem uma pitada de solo do Gilmour pra "ajudar" hehe
@eversonluizpatricio9681
@eversonluizpatricio9681 3 жыл бұрын
Muito bem detalhado e contado, Parabéns 👏🏼👏🏼
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Valeu, Neno!! Agradeço o apoio! Forte abraço, amigo!
@joseluizcoser2285
@joseluizcoser2285 3 жыл бұрын
Parabéns pelos comentários e pelo seu ponto de vista dessa obra de arte!
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Valeu, José!!!
@BarcelosDiogo
@BarcelosDiogo 3 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Eu é que agradeço a audiência! Forte abraço!
@MrAndrefaciochi
@MrAndrefaciochi 3 жыл бұрын
Roger queria paz no mundo e não conseguia nem ficar nem ficar em paz entre 4 colegas...
@wilsonrebello6284
@wilsonrebello6284 Жыл бұрын
Quer a paz e elogia ditadores. Ele eh um sujeito DESPREZÍVEL
@AleksZimmermann
@AleksZimmermann 7 ай бұрын
😂😂😂😂😂😂 boa
@joaopaulolopes8380
@joaopaulolopes8380 Ай бұрын
Falou tudo.
@joaoguedes6998
@joaoguedes6998 22 күн бұрын
Cada um tem as suas convicções. Ele tem as dele, eu tenho as minhas e vocês as suas. Adoro R.Waters no que respeita às suas músicas, isso pra mim é o que me interessa nele. O resto são politiquices...
@chris_caramelous
@chris_caramelous 13 күн бұрын
Ohhh definiu um ser necessário e incorfomado além de gênio! ❤
@albonafo
@albonafo 3 жыл бұрын
Eu adoro a dramaticidade deste álbum. E não podemos deixar de lado letras tão pessoais, sofridas e contundentes como as deste álbum. É um trabalho que exala sentimentos e que o ouvinte tem que estar conectado para gostar.
@unknowparametervalue
@unknowparametervalue 3 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo! É muito bacana começar a perceber as nuances dos diferentes discos de acordo com o momento de cada integrante. Tenho que admitir que meus favoritos são The wall, pulse, division Bell e obscured by clouds, e agora consigo entender que The final cut não entra na minha lista de favoritos justamente por essa pegada muito repetitiva e raivosa em todas as músicas, os outros álbuns me parecem peças de teatro que tem começo meio e fim, tem variações de humor, e The final cut é um álbum pesado, difícil de ouvir e ficar de boa. Abraços! Aguardo os próximos!!!
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Eu é que agradeço que você tenha assistido e tbm pelos elogios! O The Final Cut de fato não é para todos. Nenhum álbum é, na realidade, mas alguns são para menos ainda. rs. Penso que o Waters deu aqui um passo "maior que a perna" ao "demitir" a banda e fazer quase um disco solo. Mas que não deixa de ter sua beleza, ao menos em alguns pontos. Pretendo falar, destes que tu citastes, do Division Bell, mas não tão cedo. Meu próximo já será sobre o Floyd e tá quase pronto. rs Forte abraço, brother!
@joaopedrosantana2686
@joaopedrosantana2686 3 жыл бұрын
A guitarra do gilmour é maravilhosa
@kalungarocker
@kalungarocker Жыл бұрын
Provavelmente são os melhores solos do mestre Gilmour. Algumas são viscerais, outras são comoventes.
@oiluminador
@oiluminador 7 ай бұрын
Excelente disco. O mundo não é estático, e por isso mesmo, a banda também não precisa ser. Entre erros e acertos, o Pink Floyd foi o que foi. Mesmo sem Waters. Por isso mesmo, o The Final Cut é um disco do Pink Floyd.
@norastrodosom
@norastrodosom 27 күн бұрын
É tanto Floyd quanto o Momentary Lapse, por mais que alguns gostem de chorar e dizer q não rs
@oiluminador
@oiluminador 27 күн бұрын
@@norastrodosom exatamente!
@egidiofagundes982
@egidiofagundes982 3 жыл бұрын
Show de bola a narrativa. Parabéns
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Brigadão pelo elogio (com atraso, mas tá valendo)! rsrs
@joaoguedes6998
@joaoguedes6998 22 күн бұрын
Amo o album The final Cut. Pink Floyd sem o Waters é zero, na minha humilde opinião.
@norastrodosom
@norastrodosom 19 күн бұрын
Sem Waters só tem 2 álbuns, então ainda sobra bastante coisa pra curtir hehe
@LucaSS1911
@LucaSS1911 3 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, parceiro. Infelizmente The Final Cut é um dos álbuns mais subestimados do Pink Floyd, e é sempre bom ver alguém que não se limita somente a comentar os "clássicos" da banda, mas também que se aprofunda em outros discos como este. Uma curiosidade sobre a ligação do Waters com a guerra: além de perder o pai na segunda guerra quando tinha somente 5 meses, o avô paterno dele, George Henry Waters, morreu na França na primeira guerra quando o pai (Eric) tinha apenas 3 anos. No início do filme da turnê do The Wall, o cemitério em que Waters e os filhos aparecem é onde o avô dele está sepultado.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Fala, Lucas!! Cara, muuuito obrigado pelos elogios! De fato, a gente vê muito canal falando sobre discos, mas normalmente só apenas os mais "clássicos". E quando falam da discografia acabam comentando muito superficialmente obras cuja profundidade vai muito além. Essa informação que passastes sobre o vô o Waters é sensacional, confesso que dessa eu não sabia. É um "mal de família" então, faz ainda mais sentido a influência da guerra na vida dele. Forte abraço!
@canalluckylucianodiscos7234
@canalluckylucianodiscos7234 3 жыл бұрын
Acabei de me escrever no seu canal!
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Brigadão pelo apoio (com atraso, mas tá valendo rsrs)!!!
@canalluckylucianodiscos7234
@canalluckylucianodiscos7234 Жыл бұрын
@@norastrodosom mano tem dois anos Esse comentário kkkkk vlw Tmj sempre.
@Targuz
@Targuz 3 жыл бұрын
A pro David botar raiva no solo provavelmente foi com um empurrãozinho do Roger kkkkkkk
@tostado1956
@tostado1956 Жыл бұрын
Confesso que não gosto, nem de The Wall nem de The Final Cut, meu disco preferido do Pink Floyd com Waters e Wright é Wish You Were Here, um belíssimo trabalho. Waters é um músico inteligente, sabe onde pisa. Porém, considero The Final Cut um tanto autobiográfico, assim como The Wall, onde ele explora bastante as influências da perda prematura do pai e suas críticas pesadas ao sistema político britânico. O disco é muito bom, mas não curto.
@matheusaguiar2756
@matheusaguiar2756 3 жыл бұрын
Muito bom !
@polaroleonardo
@polaroleonardo 2 жыл бұрын
kzfaq.info/get/bejne/qtFmd72j3b6mqp8.html Eu amo esse disco desde que me entendo por gente! Gostei de sua resenha, grande abraço! Realmente, Not Now John acho que ficaria melhor mesmo com O Rogério Águas cantando.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Valeu pelo apoio!!! Também curto pra caramba! Já achei ele ao nível do The Wall, mas isso quando o conheci e achei novidade. Hoje, não acho que esteja nessa altura, mas é ainda acho fod*!!!
@ricardoguera
@ricardoguera 3 жыл бұрын
Tu é catarinense né parceiro? Kkkkkkkkk. O vídeo ficou incrível irmão
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Sou MUITO catarinense! hehe Valeu pelo apoio, abraço!
@sidneybueno2864
@sidneybueno2864 7 күн бұрын
Pra mim o THE FINAL CUT é um disco doloroso
@norastrodosom
@norastrodosom 7 күн бұрын
Doloroso não é necessariamente ruim. Hehe
@jeremiaspereira781
@jeremiaspereira781 3 жыл бұрын
Disco que marcou uma época também,porque não. Uns dizem que quem conhece Pink Floyd com este disco começou muito mau. Eu discordo,quando saiu,sai correndo atrás. Parabéns pelas informações deste monstro do vinil.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Valeeeu, Jeremias, pelos elogios!! É um baita disco, sem dúvida. Quem começou por ele, começou bem. Forte abraço!!
@Echinato1979
@Echinato1979 3 жыл бұрын
Muito bom! Mas prefiro" Not now John" na voz do David Gilmour, nessa pegada "Nile Song" e "Young Lust".
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Eu gosto também da voz do Gilmour, mas sinto que o Waters passa melhor a "mensagem". Claro que, é só minha opinião também. hehe
@cacoecrica75
@cacoecrica75 3 жыл бұрын
Show Yupiii
@paulofladf
@paulofladf 3 жыл бұрын
Ele SIM!
@davizinnx1_gf570
@davizinnx1_gf570 Жыл бұрын
Foi o último suspiro da banda depois que ele saiu acabou
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Pô, tem mais 3 álbuns. Fora as versões ao vivo. rs. Sei que o Waters fez uma falta absurda, mas quem não quis prosseguir foi ele.
@davizinnx1_gf570
@davizinnx1_gf570 Жыл бұрын
Sim mas bem longe do que era muito longe
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
@@davizinnx1_gf570 Em termos de relevância, concordo. Mas ainda foi gigante. Se dependesse do Waters, teria acabado ali e provavelmente, se tivesse voltado, seria somente com ele mesmo de membro original.
@davizinnx1_gf570
@davizinnx1_gf570 Жыл бұрын
@@norastrodosom Animals final cul foi praticamente um trabalho solo dele e The wall foi aí que começou os problemas da banda os outros três não queriam mais trabalhar
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Houve muita questão envolvida no que diz respeito as rédeas do Pink Floyd. Waters era o principal compositor desde antes do Dark Side. Impossível traçar um ponto e dizer que "a partir daqui é álbum solo", até porque no fim a gente acaba não sabendo quem deu ideia e em qual parte. "Só" escrever a letra e criar uma base não significa que a música deva ser creditada somente àquele músicO. Há muita coisa além. Sobre "os outros três não queriam mais trabalhar", acho uma afirmação um tanto... polêmica. rs
@fabiolima3642
@fabiolima3642 3 жыл бұрын
Eu gosto desse CD e massa
@getulioprates
@getulioprates 3 жыл бұрын
Embora eu tenda a ser um fã do Gilmour acho o The Final Cut melhor que o The Wall. Tem uma sonoridade maravilihosa, sólida! É simplesmente fantástico. Contudo é ultra depressivo.
@roupher
@roupher 3 жыл бұрын
Baita disco.
@Craigevansagain
@Craigevansagain 10 ай бұрын
Roger Waters's control got excessive, but it was far from completely without excuse and reason. That whole party line about "'The Final Cut' is a Roger Waters solo album in all but name" is one of the biggest misnomers in the history of Pink Floyd. That whole party line about "Pink Floyd broke up because Roger bad" is one of the biggest oversimplifications in the history of rock music, at least. Waters had to save Pink Floyd from falling into the black hole left by Syd Barrett's late 1967 breakdown. By their own admission, Richard Wright and David Gilmour had run out of great musical ideas and were even lazy, at least as early as the aftermath of "Wish You Were Here" in 1976. That alone was of little of Roger's fault. Almost 10 years of constantly doing gigs and writing and recording music and essentially filling the Barrett shaped hole was simply burning Wright and Gilmour out by 1975. Even Roger was struggling. All of the Floyds including Nick Mason were victims of the success of "Dark Side Of The Moon". All of their relationships with their childhood sweethearts ultimately broke down as a result. Even their mental health took a tumble in the mid-late '70s. Whilst it only partially, let alone fully, excuses Roger's behaviour, Roger Waters was also under terrible financial and record company pressure to complete "The Wall" in 1978-1979 as a result of Pink Floyd falling into crippling financial debt. This was because holdings company Norton Warburg had lost all of the Pink Floyd members' pension funds after investing them in an ill-fated series of ventures. Pink Floyd were also liable to pay back the back taxes as a result. Gilmour's creative burnout was also partially due to the constant performing to rowdy audiences from June 1973 through July 1977 whom didn't really give a shit about Pink Floyd's music in that period and really only went to gigs to hear "Money" and would shout for "Money" until they got it. That at least alienated Waters and Gilmour from their audiences, whom prior to June 1973 were at least mostly loyal and respectful fans. Waters rightfully felt that he had to express all of his troubles about war, mental illness, alienation, greedy corporations, losing Syd, losing his dad and the loss of compassion within society as a whole and injustice. Waters is the best ever lyricist in my honest opinion, along with Barrett, whose own lyrics were wonderfully charming and whimsical. Waters was understandably afraid that if he didn't write about his troubles, Waters would become as burned out and ill as Barrett. Basically through little fault of Waters, the creative golden era of Pink Floyd was on borrowed time ever since things started to fall apart in late '73, during the troubled aftermath of "Dark Side Of The Moon" and its increasingly rowdy tour. Pink Floyd could easily have ended altogether back then, which would have especially spared Wright and Mason and their loved ones a lot of heartache and misery. They are certainly awesome albums; "Dark Side Of The Moon", "Wish You Were Here", "Animals", "The Wall" and "The Final Cut"; and they are my favorite Pink Floyd albums. However, all these classics owe a lot to the wonderful and experimental pre-Dark Side records including Syd Barrett's wonderful baby, "The Piper At The Gates Of Dawn" especially in terms of the development, evolvement and refinement of the classic dark psychedelic and pastoral Pink Floyd soundscape beginning in songs such as "Astronomy Domine", "Pow R Toc H" and "Interstellar Overdrive". This evolution and refinement can easily be heard if one listens to all of the Pink Floyd albums in chronological order. Interestingly, that whole early Pink Floyd creative golden era from late 1965 through May 1973 was also when the camaraderie both within The Floyd and between The Floyd and their audience at gigs was at its strongest. The former camaraderie within Pink Floyd was shown to great effect in the 1972 "Live At Pompeii" film. The classic dark psychedelic and pastoral soundscape along with great musical ideas and Roger Waters's riveting lyrics and concepts are the vital things of Pink Floyd's magic, which is painfully absent from all of the post-Waters Pink Floyd albums. I find it very fascinating that the long 1966-1983 creative golden era of Pink Floyd was able to last so long despite so much upheaval along the journey. Roger no doubt played a huge role in the great run. Before "Animals", Roger Waters originally excelled mostly as the lyricist, bassist, concept artist and occasional singer of Pink Floyd, however his musical composition and orchestration wisdom had increased dramatically through the 70s because of Roger's formerly fruitful musical partnerships with Syd, Nick Mason, Richard Wright, and David Gilmour. As these great musicians and writers had, in that same order, gradually all became burned out and ran out of a regular run of great musical ideas by the end of "Wish You Were Here's" creation, it was Roger whom through the lion share of the remaining creativity was able to keep Pink Floyd's creative golden era going for those precious if troubled final years of great albums and concerts, once again with that classic and magical blend of the dark psychedelic and pastoral soundscape and Roger's great musical ideas, riveting lyrics and concepts. Working with Ron Geesin in 1969-1970 on the "Atom Heart Mother" title track and "The Body" soundtrack, and later working with Michael Kamen and Bob Ezrin on "The Trial" and "The Wall" in general in 1979 further enriched Roger's musical composition and orchestration wisdom. For the most part, even Roger's solo albums and gigs are at least faithful and respectful to the 1966-1983 creative golden era of The Pink Floyd, musically and lyrically. Everyone, including David Gilmour infamously, disses "The Final Cut" for using leftovers from previous Pink Floyd records like "The Wall". Another overblown statement! Pink Floyd were always adapting leftovers throughout their great career without any detrimental effect on their music! Everyone always has to whine about Richard Wright's absence on "The Final Cut" and even simply diss the album for that reason alone. Yet, what would Wright have done better on "The Final Cut"? Glorified 80s garbage like he did with Zee on their "Identity" album or a sterile new age/ambient/corporate rock cipher like Rick did with David Gilmour, Waters Hater Polly Samson and many other guest writers on "The Division Bell" and "Endless River"? That was all he could do in Pink Floyd's final years of 1980-1994. It's all well and good missing a great musician, yet what is the point of whining about someone missing from a given record if they couldn't have done anything themselves to make it better? Syd Barrett's absence certainly didn't stop albums like "Dark Side Of The Moon" and "Wish You Were Here" from being great, so why should Rick's absence have stopped "The Final Cut" from being great? If Wright and Gilmour really had such great musical ideas post-'75, allegedly left off "Animals" and "The Wall" and "The Final Cut" because of Waters, then why didn't they use them on any of "A Momentary Lapse Of Reason", "The Division Bell" or "Endless River", when Waters was no longer domineering? Instead, all we got post-Waters was mostly sterile ambient and/or sterile corporate rock dreck with only fading glimmers of past glories. In addition to Pink Floyd becoming "a spent force, creatively" post-The Final Cut, Waters wanted to legally liquidate Pink Floyd following his '83 departure to stop them from becoming yet another corporate rock band like U2, Duran Duran, Status Quo and The Rolling Stones. Corporate rock was the very antitheses of Syd Barrett and Roger Waters's musical vision of Pink Floyd. Both Syd and Roger wanted to create music for art's sake and to express what matters to them. Gilmour had that mindset originally but post-The Final Cut, he fell into the greedy trap of filling stadiums and cashing in the brand. Yes, in the good old days with Syd Barrett and all the way from the UFO Club in 1966/1967 to "Wish You Were Here" in 1975 Rick was an insanely awesome and epic composer, keyboard player and singer to the extent of being Barrett's and Gilmour's musical soulmate and combined with each of them in turn, the musical heart of classic Pink Floyd but Rick became burned out and ran out of great musical ideas by time "Animals" started in 1976. As a result of this creative burnout combined with him succumbing to the same aforementioned alienation of performing at the rowdy '75 and '77 gigs, Rick even wanted out of the band in both 1975 and 1977 but every time, however, the greedy record company executives coerced poor Rick to stay which only set the poor guy up for a fall which cost him his mental health and his marriage to his childhood sweetheart. Continued below.
@Craigevansagain
@Craigevansagain 10 ай бұрын
Continued from above. And so during his final years in the Pink Floyd creative golden era on "Animals" and "The Wall" in 1979, Rick was only barely playing whatever Gilmour or Waters wrote for him. Same for "A Momentary Lapse Of Reason" in 1987, which itself was more glorified 80s garbage, not from the fault of Rick but from the fault of Gilmour and many other guest writers and guest musicians. This along with the rubbish half load of songs from his 1984 "About Face" album also shows how little Gilmour could have contributed to "The Final Cut" other than playing whatever Waters wrote for him. As with Wright, Gilmour's best era musically and creatively was the early golden era of Pink Floyd of 1968-1975. "The Final Cut" came out in 1983, right in the middle of the 80s music wasteland. Yet, thanks especially to Roger Waters with his maturing wisdom for bittersweet melodies and moving lyrics and emotional vocals and with help from Gilmour on his trusty guitars and especially the beautiful keyboard and orchestral arrangements from Michael Kamen and Andy Bown, "The Final Cut" has such a timeless and special sound that it's not just the best album of its era but in my honest opinion one of the best Pink Floyd albums ever and fittingly the last album of the Pink Floyd creative golden era of 1966-1983. ** Edit ** I'm sorry, I had to post this last bit of my fleshed out and edited post separate because stupid youtube wouldn't let me post the whole thing in one post.
@Craigevansagain
@Craigevansagain 10 ай бұрын
In my honest opinion I consider The Final Cut one of the best Pink Floyd albums and the last album from the long 1966-1983 golden era of Pink Floyd. Also, my honest opinion the following are the Magnificent Seven Pink Floyd albums:- 1) Wish You Were Here 2) Dark Side Of The Moon 3) Meddle 4) The Final Cut 5) Animals 6) The Wall 7) Obscured By Clouds All of these albums through both emotional music and lyrics are ultimately teachings about the best aspects of humanity; peace, friendship, well-being, love and compassion but they also warn about the various terrible things that can destroy them; tyranny, cruelty, capitalism, fascism, The Man, The System, The Machine, hatred, prejudice, indifference, social ostracism, bad teachers, hostile societies, social division and inequalities, modernity, bigotry, power, war and greed. Fundamentally all of the best Pink Floyd albums have this escapism vibe and as the great genius Roger Waters himself once put it in a discussion about Wish You Were Here, they are also about "how fucking miserable it (fucked-up modern human society, injustice and tragedy) all is". I also consider all of the pre-Meddle Pink Floyd albums honorable Pink Floyd classics thanks to their pastoral psychedelic and whimsical music and/or lyrics and even far-out experimentation. As awesome as "The Magnificent Seven Pink Floyd" albums however, they still owe a lot to The Piper At The Gates Of Dawn, A Saucerful Of Secrets, More, Ummagumma, the rare Zabriskie Point and Atom Heart Mother. I love all of the 1966-1983 golden era Pink Floyd albums. However I believe the true Pink Floyd magic is gone after Roger Waters's 1983 departure. Even with Richard Wright's return in varying capacity, A Momentary Lapse Of Reason, The Division Bell and The Endless River albums sound clinical and without the true Pink Floyd magic, these 3 near Ambient and at least in the case of AMLOR even corporate albums are in effect the end products of the Pink Floyd cog of "The Machine".
@joaoplahinsce1849
@joaoplahinsce1849 Ай бұрын
Guilmor é bom na guitarra e cantor,como compositor não empolga
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Eu diria q como "letrista", de fato, Gilmour não é bom... mas ele foi o principal compositor do Floyd desde que entrou, a questão é que ele usava as letras do Waters
@thelagunassurf
@thelagunassurf Жыл бұрын
não gostei quando foi lançado e ouvindo hoje parece bem pior...
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Mas vc gosta de Floyd? rsrs. Se sim, quais álbuns?
@thelagunassurf
@thelagunassurf Жыл бұрын
olá! prefiro os primeiros, mas até ANIMALS consigo ouvir sem problemas.
@armandourso1526
@armandourso1526 Жыл бұрын
Tenho 56 anos e comprei o disco quando foi lançado. Achei muito chato ! Hoje, acho razoável …
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Eu descobri bem depois, mas após o Theo Wall... e fiquei fascinado, pois pra mim, parecia e muito com uma continuação daquele.
@egidiofagundes982
@egidiofagundes982 7 ай бұрын
Considero The Final Cut triste, melancólico, depressivo e Genial. Waters e Gilmour eram maravilhosos juntos e são espetaculares solos. A veia política do Waters me representa. A genialidade sonora do Gilmour me encanta
@LuizMicki
@LuizMicki 3 жыл бұрын
Mason, não Manson
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Eu leio Mason e falo "Manson", de fato, erro meu.
@jorgeborgesneto8796
@jorgeborgesneto8796 3 жыл бұрын
Muito boa a resenha. Gostei também do The Final Cut. Só não gostei de "Not now john". Achei-a feia, chata. No mais, aprovei plenamente o disco.
@norastrodosom
@norastrodosom 3 жыл бұрын
Brigadão, Jorge!! Not Now John tbm não é minha preferida. rs. Mas tbm não deixa de ser um "diferencial" nessa obra. De qualquer forma, é um bom disco. Forte abraço!
@brbrbrbrbrbr9338
@brbrbrbrbrbr9338 2 жыл бұрын
Meu album preferido mesmo detestando o RW
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Ás vezes a gente tem que dar o braço a torcer e gostar de uma obra, mesmo sem ser fã do artista. Isso em filmes, músicas e quaisquer tipo de arte. rs
@angicoorg
@angicoorg Ай бұрын
Não gosto do Gilmour. Ainda gostei de uma música solo dele, acho que logo depois da separação do Roger: Out of the Blue. Também teve uma participação dele num solo de guitarra de uma música do Paul McCartney: No More Lonely Nights. Quanto ao Roger Waters, ele era O cabeça do Pink Floyd! Pra mim, a banda acabou exatamente após o lançamento do The Final Cut -- NÃO EXISTE MAIS PINK FLOYD, a despeito do que pense o babaca do Gilmour, com suas musiquinhas new age puxadas pra rock progressivo!
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Não há dúvidas que Waters era o cabeça do Floyd, mas isso em relação às letras. A parte instrumental (tão importante quanto, para o sucesso da banda), por sua vez, vinha de Gilmour e, ao menos até o Wish You Were Here, também do Rick Wright. Ou seja, sem Waters não haveria Pink Floyd, mas sem Gilmour e Wright também não haveria banda alguma. Basta ver a carreira solo de Waters não fez 1% do sucesso do Floyd.
@FlavioRivers
@FlavioRivers Ай бұрын
Eu heim, pra mim é o único disco ruim do Pink Floyd! Comprei assim q foi lançado e ao ouvir...putz...q horror! Depressivo, paranóico, triste, traumático, angustiante, melancólico...enfim... The Final Cut na verdade foi uma "bumbada na pausa" imposta pelo chato do Waters.
@norastrodosom
@norastrodosom Ай бұрын
Pô, eu acho ótimo! Acho que, de acordo com o proposto, entrega! Pra mim, soa muito como uma espécie de continuação do The Wall. Uma pena é a centralização do Waters, o que resulta na pouca colaboração por parte dos demais membros. Mas eu curto. rs Abraço!
@angelofontes9576
@angelofontes9576 2 жыл бұрын
Chato...??? Tá doido. O melhor disco do Pink Floyd.
@edsondesouza301
@edsondesouza301 Жыл бұрын
Pra mim, o The final CUT, e a continuação do The Wall, como se fosse uma saga. O Water, perdeu o avô na primeira grande guerra, e na segunda, o pai na Itália.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Eu falei "chato"? Se falei não foi como minha opinião, mas opinião de outros. rs. Eu curto pra caramba
@adaosimoesfilho5378
@adaosimoesfilho5378 Жыл бұрын
O pior disco do Pink Floyd. Única música boa do álbum tem a participação do David Gilmour "Now Not John". O Pink Floyd foi o que foi musicalmente por causa de David Gilmour.
@norastrodosom
@norastrodosom Жыл бұрын
Se eu fosse chutar, diria que Gilmour é o seu músico favorito no Floyd. hehehe
@ricardojosearruda8052
@ricardojosearruda8052 Жыл бұрын
Ces tão esquecendo de q tudo q essa banda fez e o fez brilhantemente deve se a figura genial onipresente e inesquecível de Syd barret
Survival skills: A great idea with duct tape #survival #lifehacks #camping
00:27
HAPPY BIRTHDAY @mozabrick 🎉 #cat #funny
00:36
SOFIADELMONSTRO
Рет қаралды 16 МЛН
Happy 4th of July 😂
00:12
Alyssa's Ways
Рет қаралды 63 МЛН
Sadraddin - Jauap bar ma? | Official Music Video
2:53
SADRADDIN
Рет қаралды 13 МЛН
Iliyas Kabdyray ft. Amre - Армандадым
2:41
Amre Official
Рет қаралды 1,3 МЛН
IL’HAN - Pai-pai (lyric video) 2024
3:24
Ilhan Ihsanov
Рет қаралды 416 М.
LISA - ROCKSTAR (Official Music Video)
2:48
LLOUD Official
Рет қаралды 119 МЛН
akimmmich (feat. Turar) - UMYTTYŃ BA?| official lyric video
2:54
akimmmich
Рет қаралды 2,8 МЛН
Nurmuhammed Jaqyp  - Nasini el donya (cover)
2:57
Nurmuhammed Jaqyp
Рет қаралды 136 М.