Pé de Cabril + Fenda da Calcedónia

Local: Parque nacional Peneda - Gerês
Nível de dificuldade: Moderado a dificil
Extensão: 18 km
Tipo de percurso: Circular (50% sinalizado, 50% não sinalizado)
Inicio/Fim do percurso: Serra do Gerês, segue as coordenadas (41°43'40.3"N 8°11'02.9"W )
Melhor altura para ir: Qualquer altura do ano, ter atenção nas alturas de maior calor e nas alturas do inverno por causa do nevoeiro. A fenda da Calcedónia é perigosa nas alturas de chuva.
Mais um trilho espetacular neste no PNPG, este apanha até algumas partes de 3 percursos sinalizados, o PR 6 Trilho dos Miradouros, PR 11 Trilho das Silhas dos Ursos e o PR 1 Trilho da Calcedónia e o que não é sinalizado tem as mariolas maior parte do caminho mas aconselho sempre o uso de uma APP com GPS e não te esqueças, com mapa offline.
Vamos começar o trilho e seguimos em direção ao miradouro da Junceda, a paisagem por si só já é bonita nesta zona, quem atravessa esta serra na estrada para o Campo do Gerês fica sempre fascinada com os seus penedos.
Por entre trilhos de terra e pedra chegamos ao Miradouro da Junceda que fica já nos 915 mt de altitude e a sua vista é espetacularmente linda sobre o vale com a Vila do Gerês e para o outro lado da Serra do Gerês.
Agora vamos apanhar o estradão e seguimos para a casa florestal da Junceda, mais uma que não é usada e que poderia servir de abrigo para os caminhantes.
A casa está rodeada por uma floresta de pinheiros e vamos embrulhar-nos nela e seguir o trilho....e que trilho, é muito difícil por vezes descrever por palavras... mas o que vemos pelos olhos é mais forte que as palavras, tem sido fantástico este trilho.
Mais à frente temos o pico da Tojeira, vamos passar ao lado e até que...meu deus que imagem, estes montes, este verde, este panorama enorme, que lindo!!! Aqui temos uma plaquinha na pedra a indicar por onde devemos seguir, Gamil ou Pé de Cabril, vamos seguir para Pé de Cabril primeiro.
Seguimos as mariolas até chegar ao Curral do Prado com a sua cabana, a paisagem em volta é linda.
Já não estamos muito longe do Pico de Pé de Cabril. O trilho está bem delineado, até agora não houve corta mato, ou seja, significa que muitas pessoas andam por aqui.
Chegamos a Pé de Cabril e agora vamos começar a subir até ao pico, este do qual tem 1236mt de altitude, entre mini fendas e trilhos junto àquele rochedo começamos a escalar um bocado as pedras até chegarmos a umas escadas em ferro que ajuda a subir mais um penedo e depois de subir esta parte já sentia receio de subir mais e só faltava 2 metros para chegar ao pico mas fiquei por aqui, o Pedro seguiu o resto. Quando não nos sentimos confortáveis mais vale parar e ficar por ali, devemos respeitar o limite do nosso corpo e da nossa mente.
Agora é descer pelo mesmo caminho e seguir o trilho, vamos começar a dar a volta a este pico e aqui vamos ter paisagem para o lado da Serra amarela e para o rio Homem, paisagem fantástica, até conseguimos ver Vilarinho das Furnas e não só, reconheci um pico por onde já passei ao lado a Fraga do Sarilhão.
Eu a pensar que não ia fazer corta mato mas estava enganada, chegamos a uma parte do trilho em que já tinha vegetação muito fechada mas olhando para baixo conseguia-se ver por onde o trilho ia, agora é só empurrar os fetos etc com os bastões.
Chegamos a mais uma parte em que vou dizer que brutal que panorama, à frente consigo perceber onde já estive, onde tem aquela placa na rocha a indicar Gamil e Pé de cabril.
Vamos descer mais um pouco e até que mais à frente já temos o Prado de Gamil e o seu abrigo.
A partir daqui vamos ao encontro da tal placa e voltar pelo mesmo trilho que fizemos até à casa florestal da Junceda, uma pequena parte linear.
Na casa florestal vamos seguir o estradão mas já não viramos para o miradouro da Junceda...vamos continuar pelo estradão até chegar à estrada alcatroada.
Ao chegar á estrada vamos fazer um corta mato para apanharmos o PR do trilho da Fenda da Calcedónia. Fizemos uma pequena parte pois eu só queria mesmo ter a experiência de subir a fenda.
Bem para onde me fui enfiar.... esteve a chover, estava tudo molhado, comecei a perceber que as rochas escorregavam e eu sou pequenina, o Pedro teve que me puxar 2x pois não tinha altura para subir as pedras ahaha.
Quando cheguei ao fim da fenda eu só só disse LIVRE ahaha mas foi uma experiência brutal e com uma adrenalina forte. Para quem tem claustrofobia não é aconselhável e também não é aconselhável fazer nas alturas de chuva (mas eu fiz lol) portanto é mais fácil fazer com as pedras secas.
Esta aventura já está a terminar, depois de sair da fenda voltamos para um atalho até chegar a estrada alcatroada que nos leva até ao carro.
Link do percurso no Wikiloc:

ehehhehe
@roger2001pt
@roger2001pt 3 жыл бұрын
@@RaparigaCaminhante parabéns pelos teus vídeos, fica um registo espectacular! deixo-te um "+/- engraçado", vá ( :D ) da subida do nosso grupo ao pé de cabril no ano passado kzfaq.info/get/bejne/qq6cYJd_0Zqthmw.html enjoy ;)
@@roger2001pt ahaha logo vejo então 👌
@aventurista9466
@aventurista9466 3 жыл бұрын
Este é mais um daqueles… , já sabes… colocar na lista, lol
Muito bom 😁👌
@ruygmachado
@ruygmachado 3 жыл бұрын
Muito bom. Calcedónia a solo com chuva é melhor não 😉
@RaparigaCaminhante 3 жыл бұрын
Olá olá, se tivesses com atenção ao texto percebias que não fui a solo 🤭🤭🤭 e até no vídeo aparece o pé do meu amigo.
@ruygmachado
@ruygmachado 3 жыл бұрын
@@RaparigaCaminhante é o que dar ver o vídeo enquanto jantava 😁😁
@RaparigaCaminhante 3 жыл бұрын
@@ruygmachado eheheheh mas fui com um amigo meu, não fiz sozinha , sozinha não conseguia
@MrSergiocoutinho
@MrSergiocoutinho 2 жыл бұрын
Hoje eu fui fazer o trilho sozinho, mas não entrei na fenda
@RaparigaCaminhante 2 жыл бұрын
Muito bem, há quem arrisque entrar sozinho mas ir com alguém é melhor