PATRIMÔNIO FORA DO RADAR | Casas com menos de cem anos ganham mais defesa que relíquias do século 19

  Рет қаралды 78,365

Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores

Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores

4 ай бұрын

Pra SE TORNAR MEMBRO DO CANAL E COLABORAR COM A EQUIPE (e receber alguns privilégios, claro), basta clicar em
/ @saopaulonasalturas
JA ADQUIRIU A NOVA EDIÇAO, AMPLIADA E ATUALIZADA, DO "SAO PAULO NAS ALTURAS"? Tem em todos os sites de vendas de livros e na maioria das livrarias (se for em livraria de rua, melhor!).
Grandes complexos históricos e tombados do século 19 definham enquanto boa parte da mídia, urbanistas e preservacionistas parecem só se importar com casarões do século 20 ou até com vilas da segunda metade do século passado. O motivo? Boa parte da historia de São Paulo se desenvolveu em bairros hoje degradados, do Brás ao Parque Dom Pedro e no Triângulo Histórico. E o engajamento paulistano só se importa com bairros mais nobres, da Bela Vista a Pinheiros. Como mudar isso, antes que a historia da cidade toda (e não só de alguns) desapareça?
👇🏼 Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!
🏙️ Ah, e se inscreva no canal: / saopaulonasalturas
🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨
Obrigado aos apoiadores permanentes do São Paulo nas Alturas, o @teatroUnimed e a Moka Pay. E às dezenas de membros do CLUBE NAS ALTURAS!
O artigo do professor Carlos Ari Sundfeld explicando como nossos tombamentos andam desregulados está aqui: oglobo.globo.com/blogs/fumus-...
#urbanismo #arquitetura #sustentabilidade #saopaulo #esg #historias #arquiteturaeurbanismo #historia #patrimonio #cidade #mercadoimobiliario #economia #investimentos #brasil #sãopaulo

Пікірлер: 368
@marcelospzs
@marcelospzs 4 ай бұрын
Trecho: Em São Paulo, muita gente se diz preservasionista, se preocupa com a história, mas não guarda uma foto da vó ou do vô...kkkkkk Adoro essas tiradas do Raul.
@lepariff4174
@lepariff4174 4 ай бұрын
E ele tem razão... Raul o melhor.
@edilsonlima5985
@edilsonlima5985 4 ай бұрын
Estou rindo até agora com essa frase. Pior é que é pura realidade.
@vitordelima
@vitordelima 4 ай бұрын
Eu prefiro tentar esquecer minha história de vida. Foi (e ainda é) um lixo graças aos brimos do Raul.
@rortegarcia
@rortegarcia 4 ай бұрын
Esses mesmos chegam aqui na Europa e babam ovo pra qualquer pedra velha porque está preservada. Eu sempre retruco: investimento. Muito investimento.
@lucasfontainha9053
@lucasfontainha9053 4 ай бұрын
eu ri tanto também kkkkkkkk
@dieles10
@dieles10 4 ай бұрын
Todo paulistano abre a boca pra dizer "eu amo São Paulo", não, você não ama São Paulo, você ama o Ibirapuera, Cerqueira César, os Jardins, a Av. Paulista, ama-se São Paulo em pedaços e pedaços bem específicos. A região central entregue à violência e ao abandono e todo mundo quer enfiar museu em todo imóvel histórico. O que garante a preservação é o uso e se não há uso a degradação toma conta de tudo. Déficit habitacional nos ares e todo mundo querendo museu disso e daquilo. Moradia digna e sem cara de habitação social é o que necessitamos não só em São Paulo, mas em toda grande cidade brasileira. Parece que casa de pobre tem que ter cara de casa de pobre.
@pedrohenoc442
@pedrohenoc442 3 ай бұрын
Eu amo Francisco Morato que é onde tá minha casa, e com todo respeito aos moradores, mas quero mais é que SP se f0d4, boa parte da população paulistana apenas ta colhendo o que plantou durante tanto tempo ao dar espaço a um discurso completamente utilitarista, sem se preocupar com nenhuma função social da cidade. Fico triste por aqueles que de fato querem o bem de SP, esses infelizmente pagam pela mesquinharia de tantos outros cretinos que a destroem...
@senta.samsung
@senta.samsung 3 ай бұрын
o "enfiamento" do museu faria mais uso do tombamento gerando orçamento até pro governo. A cultura do lugar em que vivemos é importante para todos os que convivem, por isso é bom preservá-los.
@leonardoabcdefghijkl
@leonardoabcdefghijkl 3 ай бұрын
@@senta.samsung Museus normalmente são deficitários. Não geram orçamento para o governo.
@danielg.1698
@danielg.1698 4 ай бұрын
A prefeitura tomba o prédio e o prédio fica literalmente tombado. 😅
@rodrigocirino6597
@rodrigocirino6597 3 ай бұрын
excelente trocadilho!!
@VNeto94
@VNeto94 3 ай бұрын
A burocracia mata esses imóveis e bairros tbm
@FloraAmor
@FloraAmor 4 ай бұрын
Eu comprei meu imóvel nessa região com a esperança de que houvesse uma revitalização do Parque D. Pedro, um projeto que foi aprovado durante o governo Kassab, porém até hoje não saiu do papel. A vista do alto é deslumbrante, mas por baixo encontramos um verdadeiro lixão ao céu aberto. Desde 2010, tenho testemunhado a gradual degradação deste prédio. Atualmente, com a deterioração do centro, estou considerando mudar-me para a região de Jundiaí ou para o Jaraguá.
@AlessiaBrandão
@AlessiaBrandão 4 ай бұрын
Jogou dinheiro no lixo, o lugar é um lixo por si só, os moradores não querem colaborar, porque aquela região é um verdadeiro horror!
@CamilaFasano
@CamilaFasano 4 ай бұрын
Os moradores de baixa renda, são os primeiros a jogarem lixos e entulhos pelas ruas e suas janelas, não fazem questão nenhuma da civilidade e empatia também!
@lucasgermano.
@lucasgermano. 4 ай бұрын
A única Praça do Baixo Liberdade ou Baixada do Glicério (Av. Pref. Passos, 25 - Liberdade) foi transformada no SIAT II levando parte da Cracolândia para aquela região, o único lugar de lazer desses moradores, transformaram em abrigo de usuários de álcool e outras drogas, afetou negativamente a qualidade de vida dos residentes, tornando as ruas desagradáveis de se percorrer.
@andrebomfimmm
@andrebomfimmm 4 ай бұрын
É tão triste o que aconteceu com o PQ Dom Pedro II. O parque era maravilhoso, vc olha as fotos antigas e dá gosto de ver, algo tão bem projetado e lindo. O pior de tudo é q ele nunca foi abandonado, apenas foi sendo dilapidado , destruído, saqueado.
@msg4alexandre
@msg4alexandre 4 ай бұрын
Fui visita o museu cata-vento, decidir ir de uber, transporte público do lado, porém os 200 metros de caminhada eram bem ruins, muita gente estranha por ali. E eu estava com duas crianças, foi uber pra ir e voltar.. muito triste, enquanto isso o prefeito desconhecido querendo ser reeleito..
@Deivid8525
@Deivid8525 4 ай бұрын
em sao paulo, predio historico só serve para virar museu. em Paris as pessoas moram em predios de 200 anos de idade, mas aqui a classe média prefere morar na baixa da égua num condominio novo de 45m longe de tudo, do que morar proximo do centro. por isso somos fracassados em materia de urbanismo e construímos cidades horrorosas ao redor do país!
@murillobonacuore7743
@murillobonacuore7743 4 ай бұрын
Que comentário raso, você acha mesmo que a classe média simplesmente não quer morar no centro devido a idade dos prédios? Esqueceu que nosso centro é um caos? Usuários de drogas, muito roubo, barulho, poluição, etc. Há inúmeros fatores que influenciam a decisão de morar em algum lugar ou não... Engraçado que tudo de errado no país essa galerinha bota a culpa na "classe média" sendo que a classe média sustenta esse falido país. (não utilizam tantos serviços sociais, pagam mais impostos e geram mais empregos) que tal cobrar dos políticos que transformaram o centro neste caos? De esquerda a direita todos que passaram lá corroboram para a situação atual.
@RicardoRamosRetrocomputacao
@RicardoRamosRetrocomputacao 4 ай бұрын
Vc certamente é o primeiro que se tivesse se quer em um hotel no centro, não sairia nem pra ir na padaria comprar pão 9h da noite. Pra sua informação, a maior parte da classe média mora na zona leste de São Paulo, que se desenvolveu a mais de 60 anos atras, por tanto, a maior parte das residencias tem esta idade.
@Deivid8525
@Deivid8525 4 ай бұрын
@@murillobonacuore7743 não me esqueci não, meu caro. ando no centro diariamente pois trabalho la e vejo a desgraça em que se encontra com os usuários de drogas, a sujeira, ladrões de todo tipo e maus elementos. minha crítica não é direcionada à classe média, pois tambem me incluo nessa, mas aos politicos eleitos grande parte com a ajuda dela que fazem e fizeram planos diretores porcos ao longo das décadas que ajudaram no esvaziamento populacional do centro até chegarmos na situação atual. o proprio vídeo faz menção à essas pessoas que acham cool preservar predio historico, desde que vire museu, pois moradia no centro (seja ela de baixa, média ou alta renda) não entra na prioridade do cidadão paulistano. agora, é óbvio que o problema da segurança afasta os novos moradores, na verdade é o principal fator! mas é um ciclo, quanto menos pessoas morando la, menor será a sensação de segurança... e assim vai
@vitordelima
@vitordelima 4 ай бұрын
A lei também é um lixo, existem vários motivos econômicos para se preocupar com tombamentos e retrofits como uma alternativa para o mal uso de espaço e preços insanos dos imóveis.
@user-pn2ly4hc9n
@user-pn2ly4hc9n 4 ай бұрын
Condomínio de casas é a melhor coisa, casa velha nao ta com nada só da manutenção
@isabelpereira5123
@isabelpereira5123 4 ай бұрын
Raul, só você para nos mostrar o que não tínhamos noção que ainda podia existir em SP. Parabéns
@soniar.peregot
@soniar.peregot 3 ай бұрын
É ... sugestão: sair da toca
@wiliancosta
@wiliancosta 4 ай бұрын
Meu pai me disse que se alistou para o serviço militar nessa construção.
@nefrologista
@nefrologista 4 ай бұрын
Passo diariamente na Presidente Wilson onde ficava a Antártica. É um desperdício histórico aquilo caindo em ruínas e um desperdício econômico, pois daria uma espécie de "Museu da Cerveja", imagine uma mini fábrica mantida pela Ambev, com degustação de chopp, fotos do local ao longo das décadas, lojinha com souvenirs, camisetas, restaurante, etc... Mas o que temos é um prédio abandonado com vegetação invadindo no estilo "mundo sem ninguém" e moradores de rua no entorno. O canal é inspirador, mas ao mesmo tempo traz uma angústia de ver tanta oportunidade de vida perdida no nosso próprio país...
@reginafarias
@reginafarias 4 ай бұрын
Tem a Cidadela Cultural Antártica em Joinville. Acabou por sofrer um enorme incêndio. Todos esses projetos, milionários, dão errado e servem apenas para desvio de verbas.
@a1online1
@a1online1 4 ай бұрын
na minha opinião, aquele espaço daria para fazer uma faculdade
@Deivid8525
@Deivid8525 4 ай бұрын
@@a1online1 cara, a FAM pegou uma fábrica na Mooca e fez um campus muito bonito usando aqueles armazéns de tijolinho. também creio que uma faculdade ali, seja publica ou privada ia dar super certo! espaço gigantesco!
@shinamuro
@shinamuro 4 ай бұрын
Não precisa ser "museu da cerveja". Até porquê, esse tipo de projeto não atrairia ninguém no dia-a-dia e só reforça a falta de criatividade apontada no vídeo. Como apontaram, poderia virar uma faculdade, um shopping, um local de eventos(como a Casa das Caldeiras é) e tantas outras pessoas que atrai pessoas e mantém a construção economicamente sustentável. Pense comigo, se houvesse um Museu da Cerveja, quantas vezes você visitaria o local em 10 anos? Uma? Como algo assim vai dar certo?
@nefrologista
@nefrologista 4 ай бұрын
@@shinamuro A ideia é porque a fábrica realmente se localizava ali, havia excursões escolares regulares para observar o processo fabril do guaraná por exemplo, com degustação e brindes, eu mesmo estive lá nos anos 80. Estou falando de turismo, algo que São Paulo carece e também de cerveja, algo que grande parte da população aprecia. Se virar um shopping com o padrão do Light, uma Uninove ou uma casa de eventos, quantas vezes você irá por ano também? Melhor virar moradia então.
@Dubisam
@Dubisam 4 ай бұрын
Opinião polêmica, mas vamos lá: se imóveis públicos, como o apresentado neste episódio, não são conservados e mantidos nas suas formas e funções, então em hipótese alguma os imóveis privados deveriam ter carimbos de burocratas impedindo de se fazer o que o proprietário bem entender. O Estado não faz, não deixa fazer e tudo vira ruínas. Passou da hora de se rever tudo isso.
@philipepompeu
@philipepompeu 4 ай бұрын
O Estado não cuida nem dos imóveis que lhe pertencem, mas quer obrigar os donos privados a cuidar dos deles sem receber nenhuma vantagem
@guiggos
@guiggos 4 ай бұрын
Os órgãos de tombamento estão tomados por intelectuais cooptados pelas elites de bairros ricos da cidades, suas função é evitar o crescimento vertical desses bairros, pois os moradores não querem excesso de vizinhos e carros em suas ruas, simples assim.
@pedrohenoc442
@pedrohenoc442 3 ай бұрын
Pô, tem que achar um intermédio nisso daí, pq de um lado tem o estado atravancando a readequação do espaço com novas obras, mas do outro tem empreiteiras que provavelmente vão levantar um mini colosso todo lacrado onde o AP mais barato vai custar 1 milhão. Ambos são excludentes a sua maneira
@senta.samsung
@senta.samsung 3 ай бұрын
O estado agora é Republicano e conservador, se votou nele aceite! Graças a Deus, o crescimento do movimento trabalhista das ultimas décadas pela inciativa terceirizada deu certo! Temos mais empregos, logo mais famílias certo? conservadores. Porque não conservar também as políticas públicas? ora... estamos errados em agir taxando o que fora taxado a muito tempo? 1890 ja passou!
@dorispinheiro892
@dorispinheiro892 4 ай бұрын
O bairro do Brás tem inúmeros imóveis com mais de cem anos e que vem sendo destruídos para construção de condomínios. A história da cidade está sendo demolida mas ninguém fala nada porque o bairro não é fashion.
@MSCARRC
@MSCARRC 4 ай бұрын
Importante tambem relembrar que soh porque um predio eh antigo nao quer necessariamente dizer que precise ser preservado.
@canaldalojadoglorioso7835
@canaldalojadoglorioso7835 4 ай бұрын
@@MSCARRC exato
@AndreAmaro-qp1ye
@AndreAmaro-qp1ye 4 ай бұрын
Ótimo. SP precisa de prédio.
@dorispinheiro892
@dorispinheiro892 4 ай бұрын
@@MSCARRC concordo. Mas fico indignada qdo o "cidadão de bem" de certos bairros chiques quer que alguns imóveis de 30, 40 anos sejam tombados como se fossem realmente históricos. E aí fazem um tremendo auê sobre isso, a imprensa dá destaque. Enquanto isso imóveis realmente históricos e tombados correm o risco de literalmente tombar, como é o caso do quartel da postagem.
@djuliabassedon6711
@djuliabassedon6711 4 ай бұрын
Li a primeira edição do São Paulo nas Alturas quando tinha 17 anos de idade, já era uma apaixonada por patrimônio e morava justamente à cerca de 1km do edifício apresentado no Pq Dom Pedro, sempre pensei o que iriam fazer com aquele lugar, afinal, é fácil culpar os moradores pobres do glicério pela falta de segurança do espaço. Os antigos edifícios industriais que existem à beira do tiete (as indústrias que residiam na Lapa, Água Branca, Freguesia do Ó), a região magnífica do Pq Dom Pedro tão esquecida que me chamam atenção pois, poderiam ser grandes escolas, enormes complexos (não fechados), fazendo a cidade vivenciar a memória e a juventude justamente pela dimensão arquitetônica e o fluxo de pessoas, tanto quanto crianças, jovens, adultos e idosos. Parece uma fantasia pensar em possbilidades. Agradeço muito por compartilhar o pensamento questionador dos próprios profissionais afunilados em suas próprias causas, seus bairros e áreas.
@santiagofernandesdeoliveir3400
@santiagofernandesdeoliveir3400 4 ай бұрын
Morei 10 anos no Glicério - de 2000 a 2010 e sempre imaginei que o quartel daria uma excelente área de lazer para aquela região tão densamente povoada, e cheia de jovens. Quando o Sesc anunciou que teria uma unidade na área, torci pra que fosse no quartel, mas ocuparam o terreno do demolido Edifício São Vito que, na minha opinião, serviria melhor como estacionamento do Mercadão e Zona Cerealista (e olha que não uso automóvel e faço quase tudo a pé), desafogando o trânsito e atraindo mais turistas, ...mas aí eu acordei.
@shinamuro
@shinamuro 4 ай бұрын
Estacionamento não desafoga o trânsito. Inclusive, é mais um incentivo para visitar a região com veículo próprio.
@santiagofernandesdeoliveir3400
@santiagofernandesdeoliveir3400 4 ай бұрын
@@shinamuro O caso é específico, e o que eu disse é simples: quem conhece a região sabe que a imensa maioria dos frequentadores usa automóvel, e os espaços existentes não dão conta, transformando o local um grande caos, principalmente aos sábados, com filas imensas de carros; logicamente, o aumento da frequência seria compensado pelo próprio estacionamento, mesmo pq a capacidade física dentro do Mercado (para as pessoas, em seu interior) tem um limite, o que forçaria a distribuição da frequência ao longo de todo o dia, como qualquer hipermercado demonstra há décadas.
@dafrias
@dafrias 4 ай бұрын
@@shinamuroantes do SESC tinha um estacionamento ali. Ficou por alguns anos. Usei muito!! era ótimo. Eu frequento a zona cerealista e a regiao da 25 e mesmo morando "perto" vou de carro. Não legal ficar carregando coisas de bicicleta ou uber, muito menos onibus+metro. Até que seja praticamente impossivel andar de carro, o carro ainda vai ser sempre a melhor alternativa em São Paulo (pra quem pode, claro).
@guilhermesallesdecampos4891
@guilhermesallesdecampos4891 4 ай бұрын
O que falta para São Paulo é um Prefeito Humanista com olhar delicado para o urbanismo,patrimônio e reabilitação de milhares de edifícios históricos ou não para moradias populares😢
@RafaGmod
@RafaGmod 4 ай бұрын
Opção ta ai 😊
@pedrobottino4978
@pedrobottino4978 4 ай бұрын
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que raios "humanista" tem a ver com isso? Eu tenho dificuldade em entender pq brasileiro ama fazer semântica free style
@vitordelima
@vitordelima 4 ай бұрын
Moradia popular nunca fez sentido, o Lula provocou um aumento no número de pessoas que não são donas de suas próprias moradias promovendo esse tipo de babaquice.
@pedrohenoc442
@pedrohenoc442 3 ай бұрын
​@@pedrobottino4978acho q ele quis dizer de ter um prefeito mais preocupado com a questão social
@MrFazerlogin
@MrFazerlogin 3 ай бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
@gustavomanzano1145
@gustavomanzano1145 3 ай бұрын
A observação sobre os hipsters e a valorização seletiva é extremamente acertada e precisa. Meu avô serviu nesse quartel em 1940-1941, desde que ele me contou quando era muito novo sempre olhei pra esse prédio e acompanhei sua degradação. Também morei quase minha vida inteira na mooca, e a situação dos prédios industriais de importância imensa na história paulista é terrível.
@carmiloimoveis3314
@carmiloimoveis3314 4 ай бұрын
Os imóveis em bairros nobres tem mais atenção provavelmente pq é onde moram as pessoas que tem influência sobre o tema.
@luisascalzo2176
@luisascalzo2176 4 ай бұрын
O que demonstra a pobreza cultural. Se nao é visto, não é conhecido.
@art-fw7ci
@art-fw7ci 4 ай бұрын
@@luisascalzo2176 Essa obsessão por museus talvez tenha origem numa ideia reducionista de cultura e inteligência, centrada exclusivamente em academicismo. Não é enchendo as cidades de museus aleatórios que iremos superar nossa miudeza intelectual.
@luisascalzo2176
@luisascalzo2176 4 ай бұрын
@@art-fw7ci origens culturais e históricas das mais diversas. A corte portuguesa, por exemplo, era conhecida por ser muito pouco letrada, mas ostentava as bibliotecas mais ricas da época. Além disso, era uma corte com gostos duvidosos para a época. Gostava de parecer mto mais culta do que era. Coincidência ou não, assim também somos.
@art-fw7ci
@art-fw7ci 3 ай бұрын
@@luisascalzo2176 Não conhecia a história das bibliotecas, mas tá aí mais um motivo pra gente ser tão metido a besta mesmo.
@ernestito7064
@ernestito7064 12 күн бұрын
@@art-fw7ci A Maioria dos museus em São Paulo tem baixo publico, o Ipiranga por exemplo que é o melhor de São Paulo tem que ser de graças alguns dias pra ter alguma visitação
@DarthTyranusbr
@DarthTyranusbr 4 ай бұрын
O problema de moradias populares é fazer apartamentos minúsculos. As pessoas perdem o senso de conexão com o imóvel e o bairro, só pensar em sair dali. Com o tempo prédios com "kitnets" acabam se tornando favelas verticais.
@CamilaFasano
@CamilaFasano 4 ай бұрын
Os moradores de baixa renda, são os primeiros a jogarem lixos e entulhos pelas ruas e suas janelas, não fazem questão nenhuma da civilidade e empatia também!!
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
São Paulo já passou por esse processo de moradias populares, e acabou acontecendo os famosos Tremes Tremes, como o São Vitor e os das Paim na Bela Vista!
@BarbosaCities
@BarbosaCities 4 ай бұрын
Raul, também tem a Vemag na rua Guaramiranga. São terrenos enormes, há décadas abandonados. E detalhe, com uma estação de metrô (Tamanduateí) ao lado.
@arturmoreira3232
@arturmoreira3232 4 ай бұрын
Eles estão mais preocupados em tombar uma sobreloja inútil em que morou um tal artista desconhecido em Pinheiros do que preservar algo realmente histórico como esse quartel
@reginafarias
@reginafarias 4 ай бұрын
Tinha um parquinho ali e minha avó levava minha mãe na balancinha, assim que ela melhorou da paralisia infantil, que a deixou de cama durante 1 ano.
@FloraAmor
@FloraAmor 4 ай бұрын
🏫Na última proposta de revitalização do Parque D. Pedro, estava prevista sua transformação em uma Escola Técnica. ✨
@AlessiaBrandão
@AlessiaBrandão 4 ай бұрын
Eu prefiro que vire o futuro Parque Dom Pedro Shopping
@lucasgermano.
@lucasgermano. 4 ай бұрын
A única Praça do Baixo Liberdade ou Baixada do Glicério (Av. Pref. Passos, 25 - Liberdade) foi transformada no SIAT II levando parte da Cracolândia para aquela região, o único lugar de lazer desses moradores, transformaram em abrigo de usuários de álcool e outras drogas, afetou negativamente a qualidade de vida dos residentes, tornando as ruas desagradáveis de se percorrer.
@Luftos
@Luftos 3 ай бұрын
Quem é da ZL assiste de camarote a deterioração desse edifício toda vez que vai ao centro de metrô. Eu vi ser da polícia e depois o abandono. Não sabia que era tão antigo e importante. E como vc bem disse, assiste tb a deterioração de muitos outros edifícios na Mooca e Brás. Apesar da necessidade evidente de moradias populares, eu fico com extrema dó de quem vai morar com sua janela virada para uma área de trânsito pesadíssimo. Aliás, os novos empreendimentos que caem no valor do minha casa minha vida estão de frente a grandes vias e até áreas que alagam.
@adrianomendesdepinhomendes8118
@adrianomendesdepinhomendes8118 3 ай бұрын
Em minha cidade, Itabira MG, há vários casarões abandonados. As leis de tombamento tornam inviáveis para que os moradores preservem os Imoveis
@reginafarias
@reginafarias 4 ай бұрын
Eu tenho fotos, várias, de todos os meus 4 avós e de 2 bisavós. Recentemente consegui no Geni fotos de outros 2 bisavós. Mas sou a única na família com esse "distúrbio".
@georgeaugusto9900
@georgeaugusto9900 4 ай бұрын
Atenção, o imóvel que aparece como sendo em vienna / Austria, na verdade é em Praga/ Rep Czeca (morei 10 anos em Vienna)
@FranciscoLima-ee9un
@FranciscoLima-ee9un 4 ай бұрын
Quando eu era criança, sempre via os recrutas neste batalhão do parque Dom Pedro! Cheguei até tomar vacina lá, estão acabando com nossa cidade!
@renatanovato9460
@renatanovato9460 3 ай бұрын
Há pouco mais de uma semana me hospedei nessa área e me perguntava o que seria esse prédio enorme. Vi uns camburões da rota parados ali um dia, mas nos outros não tinha nada. É uma área que tem muito morador de rua. Ao lado desse prédio na saída da passarela do metrô tem várias pessoas idosas morando em barracas. Do outro lado, em baixo da ponte tem famílias inteiras. As pessoas já residem aí, só falta mesmo o teto.
@lucasgermano.
@lucasgermano. 4 ай бұрын
A única Praça do Baixo Liberdade ou Baixada do Glicério (Av. Pref. Passos, 25 - Liberdade) foi transformada no SIAT II levando parte da Cracolândia para aquela região, o único lugar de lazer desses moradores, transformaram em abrigo de usuários de álcool e outras drogas, afetou negativamente a qualidade de vida dos residentes, tornando as ruas desagradáveis de se percorrer.
@CamilaSilva-sh1yg
@CamilaSilva-sh1yg 3 ай бұрын
Hoje é terça, 02/04/2024 e por coincidência, estou no metrô linha vermelha passando em frente a este lugar que sempre despertou minha curiosidade! Que legal ver esse vídeo! Que importante conhecer a história e ouvir essas provocações tão necessárias que o Raul faz. Parabéns pelo MARAVILHOSO trabalho ❤
@enricoperduca
@enricoperduca 3 ай бұрын
Na Mooca tivemos muita luta durante um bom período. Só assim conseguimos manter de alguma forma o Cotonifício Crespi, o Moinho Minetti Gamba e alguns outros pontos. Infelizmente isso parou no tempo e um lugar incrível como a antiga fábrica da Antártica e Bavaria está caindo aos pedaços. Meu pai e tio fizeram parte dessa luta, mas infelizmente os que pensam em preservar a história ou já não estão mais aqui ou são poucos ou infelizmente só sumiram 😢
@Fabio-nk9ee
@Fabio-nk9ee 3 ай бұрын
Parabéns Raul... pelo vídeo bem formulado, só quero deixar uma obs, a PM não abandonou esse prédio, aliás ainda tenta preservar, como mostrado na imagem, tem uma base fixa com equipes que se revesam 24h por dia, esses plásticos azuis na janelas quem colocou foi a própria PM, e caso tiver danos são substituídos logo após. A transferência da PM, foi atrelado a adequação e até mesmo para trazer economia ao Estado de SP, bem como se unir aos outros BPchoques estrategicamente , um forte abraço.
@viniciusrodrigues5938
@viniciusrodrigues5938 3 ай бұрын
Vou usar dois exemplos aqui na zona norte: o Sítio Morrinhos, no Alto de Santana, que está passando por um um restauro. Segundo é o totalmente esquecido Casarão do Anastácio, ali em Pirituba, lugar que o Daniel Frias gravou de drone recentemente
@nefrologista
@nefrologista 4 ай бұрын
Raul, gostaria de sugerir um vídeo sobre o terreno do Silvio Santos na rua Jandaia e aquela polêmica com o Teatro Oficina. Seria interessante um react daquele famoso vídeo da reunião do Silvio, Zé Celso, Doria, Suplicy e uma arquiteta. No meu entender quiseram tombar um terreno baldio ao lado de um teatro sem valor histórico, apesar do valor social que tem para aquela comunidade. O que mais assusta nesse tipo de embate, é que independente de qual lado você esteja, as pessoas envolvidas são despreparadas e se valem de argumentos falaciosos, como sugerir que o Silvio estaria impedindo São Paulo de ter uma espécie de "Central Park", que mede 3,41km2, o que equivale a área de 340 terrenos do Silvio Santos ou 153 quarteirões !!! kkkkkkk
@AndreAmaro-qp1ye
@AndreAmaro-qp1ye 4 ай бұрын
De um lado, um personagem histórico que revolucionou a cultura popular brasileira e iria modernizar o bairro do Bixiga. De outro, um personagem que serviu aos tacanhos e elitistas interesses nimbys e assegurou a decadência do bairro.
@amb1930
@amb1930 4 ай бұрын
@@AndreAmaro-qp1yeexato. E o nefrologista, assim como 99% da classe dele, sem absolutamente nenhuma consciência social rs
@AndreAmaro-qp1ye
@AndreAmaro-qp1ye 4 ай бұрын
@@amb1930 Para quem entendeu errado (achei que a piada era clara): Eu defendo o Silvio Santos, um marco da cultura popular brasileira que será lembrado por séculos, e crítico o Zé Celso, um nimby que até o final do século será completamente esquecido - e se o movimento yimby vencer, terá seu teatro demolido. Teremos uma nova oportunidade com a inauguração dos metros na região. Tanta coisa velha, decadentes sobrados com poucas famílias que poderão ser demolidos! No lugar, arranha-céus com dezenas e até centenas de famílias, e assim garantir o adensamento populacional numa importante - mas agora decadente - região da cidade!
@canalpesnochao
@canalpesnochao 4 ай бұрын
Em Embu Guaçu a prefeitura detonou com a antiga estação ferroviária que até 1992 recebia passageiros da extinta linha São Paulo ao Litoral
@marissolcabaleirofandino7750
@marissolcabaleirofandino7750 4 ай бұрын
Importante reportagem e devida crítica, Raul! Gratidão! Próximo ao quartel habia um Parque de Diversão, chamado Shangai e um Parque Público
@daniloguimaraes88
@daniloguimaraes88 4 ай бұрын
Muito bom! Minha revista de domingo. Obrigado por compartilhar. Sucesso e sorte sempre.
@lucianafernandecosta
@lucianafernandecosta 4 ай бұрын
Passei esta semana em frente a este prédio e fiquei chocada e triste. Se forem escavar, coisas boas não irão achar. Tempos sombrios viveu este edifício
@denisestarblue
@denisestarblue 4 ай бұрын
Obrigada Raul, por nos mostrar, não tenho carinho nenhum por esse espaço de militares, mas vc nos deu uma boa ideia, moradia popular poderia ser a solução. Eu não tenho projetos, mas voto em quem tem, infelizmente meu candidato perde, sempre ganha um candidato sem projetos, só interessado no alpinismo político, no salário, nas vantagens. Dizem que a cidade tem muitos recursos, mas ninguém sabe o que fazer com ele e nem como ajudar a quem precisa. Tenho esperança, e vou votar novamente.
@renatoalceuamaranti4067
@renatoalceuamaranti4067 4 ай бұрын
Olhe o que aconteceu com o Hospital Matarazzo? So esta sendo reconstruido porque teve investimento do exterior, de um Francês rico que acredita em SP, acho que ele não conhece tao bem assim. Sabemos que os franceses investiram muito no Brasil, mas se ele visse a situação do centro historico , degradado, e nenhum investimento de Prefeitura ou Governo do Estado, o que é VERGONHOSO. Se eu fosse um Prefeito ou Governador teria VERGONHA DE LEVAR ALGUEM AO CENTRO DE SP. Eles gostam de construir ponte, estrada, tampar buraco, mas fazer algo bonito e que traga turismo pra cidade, eles nao fazem. Gostaria de saber porque ate hoje nao tivemos nenhum politico que resolvesse a QUESTÃO CRACOLANDIA? Porque nenhum politico resolveu ainda a Questão Centro de SP? Porque nao fazem Trens pra passageiros? Nao INVESTEM EM TURISMO? NAO INVESTEM EM NADA, SÓ EM SEUS SUPER SALARIOS, AUMENTOS DESORDENADOS. O BRASIL NUNCA SAIRA DISSO, PORQUE NAO TEMOS UMA SOCIEDADE CONSCIENTE, E EXIGENTE.
@vitorcarnauba
@vitorcarnauba Ай бұрын
Mais uma excelente análise. Como tenho mais de cinquenta anos acompanhei todo o descaso com o centro de São paulo desde que ia com meu pai ver a chuva de papel picado que caia dos prédios centrais da cidade no dia 31 de dezembro (acho que quase ninguém mais conhece isso). Parabéns mais uma vez e prossiga com esse trabalho.
@RodolfoCoelho1988
@RodolfoCoelho1988 4 ай бұрын
Triste d+. Mas a populacao deveria ser mais atuante.
@martaritamacedo
@martaritamacedo 4 ай бұрын
​​​@@Anonimo-rh1noEu acredito que a dinâmica de viver em grandes cidades, tende a retrair a capacidade de mobilização dos moradores, deveria ser ao contrário, mas não é! Desconheço se existem estudos sobre este assunto, mas pela minha observação, viver em megalópole como São Paulo mais nos afasta dos vizinhos do que nos une, ainda mais se morar em prédio, o exemplo até ver reunião de condomínio constantemente esvaziada. Minha impressão é que cada vez mais duvidamos do outro(a) e não aceitamos nos organizar para exigir o melhor. Também o cansaço e vida corrida contribui com uma certa alienação em relação a problemas que não está nos afetando diretamente.
@otaviobinotto3642
@otaviobinotto3642 3 ай бұрын
Raul você tem uma inteligência incrível que vai além da arquitetura e o urbanismo, que converge o desenvolvimento social que a nossa cidade, até o país, precisa. Gostaria muito que estivesse próximo do poder público para alavancar suas ideias, tenho certeza que transformariam o modo de viver SP. É muito distante ficar sonhando Raul e Boulos transformando a habitação, comércio e urbanismo de SP?
@dircemoretti2363
@dircemoretti2363 4 ай бұрын
Há alguns anos uma gestão x tentou vender prédios (e seus magníficos terrenos) de escolas estaduais centrais com baixissimo uso - ali faltavam estudantes, nas periferias faltavam escolas. Foi uma gritaria geral. Aqui no Butantã uma antiga escola foi ocupada pela Secretaria do meio ambiente, outra foi adaptada para funcionar como UBS. Subutilização no primeiro caso, inadequação pelo excesso de escadas, no outro. E, as periferias continuam precisando de escolas, e os mais pobres continuam extenuado por longas viagens de ônibus/metro porque o preço da moradia é exorbitante nas áreas centrais.
4 ай бұрын
Como piloto de drone, acho incrível suas imagens aéreas, retratando perfeitamente as paisagens urbanas, que são bem complexas e as vezes difíceis de se capturar. Caso venha para Curitiba podemos fazer algumas imagens juntos! Adoraria falar (e captar imagens) dos prédios históricos daqui.
@estevao69
@estevao69 16 күн бұрын
Parabéns pelo canal e por tratar com lucidez o tema urbanístico. Sugestão de programa, na mesma linha de abandono deste: prédios do centro, Av Celso Garcia e Belenzinho
@martaritamacedo
@martaritamacedo 4 ай бұрын
Nem temos tantos museus. O ideal é dar um destino residencial aos muitos predios abandonados.
@dalforna
@dalforna 3 ай бұрын
Os comentários do Raul alfinetando e ao mesmo tempo muito lúcidos. Com certeza te digo e repito. Parabéns!!! Poucos tem a audácia de falar tudo o que tu disse. Aliás, depois de feito o tombamento é impossível de desfaze-lo, estou certo?
@EbaBarros
@EbaBarros 4 ай бұрын
Meu programa de Domingo, assisto sempre! Parabéns pelo trabalho Raul
@adrianalivresempre6340
@adrianalivresempre6340 4 ай бұрын
Raul obrigada você e tão necessário pra mudar o modo de pensar nas grandes cidades do Brasil ...
@aeionmarks1426
@aeionmarks1426 4 ай бұрын
Moro próximo a está região, logo a frente na avenida do estado tem vários imóveis de longa história em SP Capital. Algo mais produtivo precisa ser implementado afim de solucionar esses tombamentos que não geram nenhum valor pra cidade.
@carolinegabriel4793
@carolinegabriel4793 4 ай бұрын
Obrigada por trazer a luz essa importante conversa Raul um excelente trabalho.
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
São Paulo já passou por esse processo de moradias populares, e acabou acontecendo os famosos Tremes Tremes, como o São Vitor e os das Paim na Bela Vista!
@AlessiaBrandão
@AlessiaBrandão 4 ай бұрын
Aquele prédio Redondo, que fica no cruzamento da Ipiranga e Consolação, virou um treme treme!
@CamilaFasano
@CamilaFasano 4 ай бұрын
Os moradores de baixa renda, são os primeiros a jogarem lixos e entulhos pelas ruas e suas janelas, não fazem questão nenhuma da civilidade e empatia também!
@Deivid8525
@Deivid8525 4 ай бұрын
é impressionante que este prédio está abanadonado há tanto tempo, entra gestão e sai gestão e nada é feito. e a população de sao paulo nao cobra uma ação por parte do poder publico, chega a ser ridículo!!!!
@tk10sete
@tk10sete 4 ай бұрын
É triste, essa cidade e país jamais terá jeito. Nenhuma geração verá isso dar certo. Não é negativismo é realidade. Parabéns pelo canal, excelente profissional. Acompanho todos os vídeos. Saudações de um engenheiro mecânico! Abraço Raul
@odairabate4554
@odairabate4554 4 ай бұрын
Excelente vídeo. Esse é um tema para o qual as autoridades deveriam dedicar maior atenção.
@soniar.peregot
@soniar.peregot 3 ай бұрын
Muitíssimo bom. Além do alerta, há sugestões de uso e soluções. E obrigada por olhar pelos problemas daqui da ZL e Centro.
@angelicapleger6793
@angelicapleger6793 4 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo, está muito bom!
@rogeriorufino659
@rogeriorufino659 4 ай бұрын
Nossa é incrível como São Paulo abandona sua história, se é pra tombar que cuide ou então passa pra iniciativa privada terrenos gingantes como estes criam cemitérios , que só servem para criar áreas de risco onde ninguém se aventura a estar.
@camilapic6020
@camilapic6020 4 ай бұрын
Adorei seu ponto de vista sobre a preservação de edifícios históricos, o uso destinado a moradia é uma excelente solução pra estes espaços! Isso de "pensar as cidades" deveria ser um assunto mais abordado, a começar pelas escolas iniciando as crianças na necessidade de enxergar o lugar onde moram como um organismo em transformação que exige carinho e cuidados específicos, passando pela conscientização dos adultos nas mídias, assim temas como este jamais seriam um total desconhecido da galera em geral, que ainda só pensam em "museus".
@viniciussoares4283
@viniciussoares4283 3 ай бұрын
Que video fantástico. Na minha opiniao, um dos melhores do canal. Parabens por tratar com argumentos técnicos e conectados à realidade assuntos que, em geral, são discutidos de forma rasa. Parabens parabens parabéns!
@etakataka702
@etakataka702 3 ай бұрын
Na década de 80, da Av. 23 de Maio eram visíveis cortiços horríveis caindo aos pedaços, o Jânio Quadros resolveu derrubar aquilo tudo, logicamente apareceram aquelas pessoas fazendo protesto, não sei se aquilo era tombado ou não, de qualquer forma o prefeito não deu atenção e derrubou tudo, e os Arcos do Bexiga apareceram.
@giuseppeorsini6305
@giuseppeorsini6305 4 ай бұрын
Que pena, lembro do quartel quando moravo no Ipiranga
@andrielmatisse9706
@andrielmatisse9706 Ай бұрын
Raul Juste vc é espetacular só por suas ideias eu já votaria em vc para prefeito, ou ao meno ocupar algum cargo de relevancia no que tange urbanismo.
@jeanpaulooliveira722
@jeanpaulooliveira722 4 ай бұрын
Você é um cara sensacional nos seus comentários , é uma exceção no meio de uma população alienada , que insiste em se manter vivendo de aparências , os donos do mundo , e os que devem ditar o que é , e o que não é Parabéns por ser racional , honesto , corajoso e inteligente
@valquiria5038
@valquiria5038 3 ай бұрын
Estou encantada com seus vídeos e a forma escancarada e irônica como vc faz as observações sempre abrangentes. A foto da avó foi D +.
@SaoPauloNasAlturas
@SaoPauloNasAlturas 3 ай бұрын
Muito obrigado!! Esse foi sem roteiro, estava malcomportado! 😆
@valquiria5038
@valquiria5038 3 ай бұрын
@@SaoPauloNasAlturas eu acho que o secretário de cultura da minha cidade,Jundiaí anda assistindo seus vídeos,eventos culturais shows e comércio em praças e no museu ferroviário.
@canalpesnochao
@canalpesnochao 4 ай бұрын
Casarões lindos há em Guaianases também extremo leste
@paulosergiocarulli
@paulosergiocarulli 4 ай бұрын
Como sempre, impecável nas formulações colocadas. Muito triste o descaso !
@GoulartSPbr
@GoulartSPbr 4 ай бұрын
Parabéns e obrigado Raul vc vocaliza exatamente o q prego faz uns 25 anos
@toyoale
@toyoale 4 ай бұрын
Enquanto o modelo económico for esse, o Estado trabalhando para enriquecer ainda mais uma dúzia de bilionários, esse tipo de problemas continuarão se perpetuando.
@runema13
@runema13 4 ай бұрын
não existe modelo econômico o q existe é uma elite de poder, do judiciário aos empresários e políticos q não querem mudar nada com medo de perder o controle e a mamata
@manoelabeneti367
@manoelabeneti367 4 ай бұрын
Maravilhoso, mais um debate fundamental 👏🏻👏🏻👏🏻💎💫✨
@mht5493
@mht5493 4 ай бұрын
Deveria era demolir tudo de uma vez e plantar árvores. Ninguém vai frequentar o local mesmo. Pelo menos aumenta a área verde na região central.
@isabelinhagomes9076
@isabelinhagomes9076 4 ай бұрын
Excelente vídeo, como sempre. Está a prestar um serviço público de excelência à sua cidade.💯💯💯💯💯💯
@canalpesnochao
@canalpesnochao 4 ай бұрын
Retrofit geralmente vende pra ricassos e eles alugam pra ricos e famosos e fica fora do uso da população comum veja o exemplo da nova obra arquitetônica retrofift na avenida Paulista com capela histórica e restaurante caríssimo ali pobre só entra pra trabalhar nunca irá pra turistar
@2011Bene
@2011Bene 4 ай бұрын
Excelente! Como sempre!!!😃
@alexandre445
@alexandre445 3 ай бұрын
Gosto muito de seus vídeos e conteúdo 💚
@mercoro
@mercoro 3 ай бұрын
Coisa mais bonita é edifício antigo sendo preservado, independentemente de onde seja, todo lugar tem que ser embelezado, na França, Alemanha, Áustria, Hungria e outros países da Europa edifícios de mais de 200 anos são preservados, e tudo lá é absolutamente lindo. Enquanto isso na terra da "ordem e progresso" o pessoal tomba casarão de mais de 100 anos de história, pra colocar um caixote de concreto bem "moderno" e "minimalista" no lugar, palavras bonitas pra não dizer que esses prédios e edifícios são feios mesmo, horrorosos.
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 4 ай бұрын
Obrigado pelo programa..!!
@mariotompes8289
@mariotompes8289 3 ай бұрын
Parabéns, uma análise equilibrada e que constata o óbvio acerca dos tombamentos pouco responsáveis que são praticados em São Paulo.
@jorge684ful
@jorge684ful 4 ай бұрын
A fábrica da Mooca na Radial leste foi invadida pelos canhotos faz tempo. Ficou horrível. Tenho dó de quem mora perto disso.
@dolaniertoeinrac6933
@dolaniertoeinrac6933 3 ай бұрын
Por favor não ofenda aos canhotos de verdade - melhor dizer então : os contra-mão 😊😊😊😊😊😊😊
@guiu2412
@guiu2412 4 ай бұрын
Adoro que ele habla mesmo! E o Prof. Marcio Campos aqui da Ufba no meio!
@brunosiqueira6713
@brunosiqueira6713 4 ай бұрын
Solução: Demolir tudo e construir predios de 100 andares com fachada ativa
@edilsonlima5985
@edilsonlima5985 4 ай бұрын
Por mim essa região toda do parque dom pedro, demoliria tudo, fecharia com cercas altas, e viraria um parque fechado de mata atlântica com o rio que passa no local as margens rebaixadas e pronto, pelo menos seria um local para orquideas, animais e pássaros no meio da cidade.
@eaboston9626
@eaboston9626 3 ай бұрын
Quero parabenizá-lo pelos seus vídeos com críticas pertinentes! Seria maravilhoso se mais arquitetos, urbanistas, legisladores e governantes compartilhassem de um pensamento urbanístico semelhante ao seu. Talvez assim São Paulo poderia se tornar uma cidade mais bonita e agradável.
@cassiasalata8724
@cassiasalata8724 4 ай бұрын
Raul, não subestime seus seguidores. Nasci em 1954, completei 70 sexta-feira. Realmente o parque Dom Pedro e o Glicério são uma vergonha paulistana. Sou Ipiranguista, quarto centenária, admiradora de preservação da cultura e identidade.
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
Qual o motivo de vergonha?
@cassiasalata8724
@cassiasalata8724 4 ай бұрын
@@KimberlyLuciana a pergunta é direcionada a mim? Se sim, passe um tempo por lá e terá a resposta.
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
@@cassiasalata8724 eu moro ali, e a culpa da degradação não é minha e nem dos meus vizinhos!
@cassiasalata8724
@cassiasalata8724 4 ай бұрын
@@KimberlyLuciana alguém a culpou ou aos seus vizinhos? Está sendo auto referente.
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
@@cassiasalata8724 por isso queria que fosse mais explicito o motivo da "vergonha" em que se refere?
@CanaldeArquitetura
@CanaldeArquitetura 4 ай бұрын
Ansioso para o teu vídeo em Curitiba
@KlaytonWillian
@KlaytonWillian 4 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo!
@michaelalvesfernandes5334
@michaelalvesfernandes5334 4 ай бұрын
Tava atento ao texto criticamente talhado de ironia, mas a parte "os hipsters precisam saber onde ficam" me pegou. Ri alto, confesso.
@Agarwaen00
@Agarwaen00 3 ай бұрын
O atual plano da prefeitura de São Paulo para o antigo quartel é transformá-lo em escola técnica. Está no projeto de PPP do Parque Dom Pedro II.
@vicentedeaquinoneto117
@vicentedeaquinoneto117 3 ай бұрын
Num local com tantos moradores de Rua, sempre que passo por aí penso que poderia muito bem ser transformado em um abrigo para estas pessoas, e tão simples fazer isto.
@erlontessari8838
@erlontessari8838 4 ай бұрын
Mais um trabalho sensacional !!!!
@edward28051989
@edward28051989 16 күн бұрын
Esses comentários ácidos e bem humorados do Raul são excelentes "Em São Paulo, muita gente se diz preservacionista, se preocupam com a história, mas não guardam uma foto da vó ou do vô" hahahaha. Os hipócritas se contorcem.
@ediocastanhelfilho1217
@ediocastanhelfilho1217 4 ай бұрын
Muito bom como sempre 👏🏻
@GustavoCesinha
@GustavoCesinha 4 ай бұрын
Tem que derrubar tudo, e construir um Shopping Center no lugar!
@AlessiaBrandão
@AlessiaBrandão 4 ай бұрын
Seria lindo, "Parque Dom Pedro Shopping" gerando emprego e dando uma higienizada no lugar!
@lucasgermano.
@lucasgermano. 4 ай бұрын
A única Praça do Baixo Liberdade ou Baixada do Glicério (Av. Pref. Passos, 25 - Liberdade) foi transformada no SIAT II levando parte da Cracolândia para aquela região, o único lugar de lazer desses moradores, transformaram em abrigo de usuários de álcool e outras drogas, afetou negativamente a qualidade de vida dos residentes, tornando as ruas desagradáveis de se percorrer.
@Peterino74
@Peterino74 4 ай бұрын
Ótima reflexão
@luxincognita
@luxincognita 3 ай бұрын
Ia fazer uma crítica aqui aos hipsters e burgueses, que só se importam com preservar o que está em bairros nobres, mas você já disse tudo. Só se preserva ou restaura algo se existe interesse de algum "empreeendedor" de tomar o espaço para si (como aquele senhor argentino fez com o Mirante Nove de Julho ). Aqui em Guarulhos a coisa é igualzinha: toda a história ferroviária foi completamente destruída e edificações históricas, tombadas, foram demolidas para dar lugar a um prédio horroroso, como aconteceu com o casarão da família Carbonell.
@feliperogerionunesdeolivei9795
@feliperogerionunesdeolivei9795 4 ай бұрын
Na minha opinião, deveriam ser isentos de impostos de forma definitiva os edifícios tombados, e igrejas deveriam começar a pagar IPTU.
@paololira9174
@paololira9174 4 ай бұрын
Seria legal as pessoas voltarem a morar no centro, mas como fazer para não transformar o centro numa imensa Paraisópolis? Lembra do edifício São Vito? Foi uma amostra de como seria o centro povoado com moradias populares! Teríamos de alguma forma atrair a classe média e empresas!
@SaoPauloNasAlturas
@SaoPauloNasAlturas 4 ай бұрын
a CDHU da Julio Prestes nao virou um Sao Vito! E olha que tem a cracolandia do lado, mas os predios estao sendo bem mantidos!
@KimberlyLuciana
@KimberlyLuciana 4 ай бұрын
CDHU da Julio Prestes, as pessoas que foram escolhidas para viverem ali, são bombeiros e policiais, não foram inseridos ali, moradores vindo de comunidades!
@CamilaFasano
@CamilaFasano 4 ай бұрын
@@SaoPauloNasAlturas Os moradores de baixa renda, são os primeiros a jogarem lixos e entulhos pelas ruas e suas janelas, não fazem questão nenhuma da civilidade e empatia também!
@rodrigovaz4062
@rodrigovaz4062 4 ай бұрын
Todo essa região é invisível, faço um convite a qualquer um a realizar dois passeios. Um pela famosa Faixa de Gaza, o passeio que que fez a ligação do antigo gasometro para o terminal Parque Dom Pedro passando pelo Palácio das Indústrias. O outro é descer o Glicerio até a Várzea do Carmo, e um descaso só. Nesses lugares não tem abaixo assinado, vídeo, não tem nada.
@lucasgermano.
@lucasgermano. 4 ай бұрын
A única Praça do Baixo Liberdade ou Baixada do Glicério (Av. Pref. Passos, 25 - Liberdade) foi transformada no SIAT II levando parte da Cracolândia para aquela região, o único lugar de lazer desses moradores, transformaram em abrigo de usuários de álcool e outras drogas, afetou negativamente a qualidade de vida dos residentes, tornando as ruas desagradáveis de se percorrer.
@leoguerra4516
@leoguerra4516 4 ай бұрын
lugares de energias ruins...atraem pessoas idem...infelizmente sp tá ficando infestado
@eduardobr8907
@eduardobr8907 3 ай бұрын
Parabéns por abordar o tema
@pppppeeedr
@pppppeeedr 3 ай бұрын
Raul, faz um vídeo analisando os casos do bar, da livraria e do cinema de rua que você citou! No vídeo ficou parecendo uma alfinetada pra dar polêmica, mas acho que são assuntos complexos que dão pano pra manga.
@kingofbollywood7386
@kingofbollywood7386 4 ай бұрын
Ótimo, como sempre. Mas me ficou uma dúvida para além do vídeo. Se a política de tombamentos está errada, o que deveria ser feito para mudar isso? Ou não tem jeito e é uma questão de quem pode mais chora menos? Se puder comentar em outro vídeo, seria legal.
@reinaldo09100-li5me
@reinaldo09100-li5me 4 ай бұрын
Muito bom Parabéns
@Deivid8525
@Deivid8525 4 ай бұрын
nossa, nem imaginava a existência desse complexo vazio no Pacaembu
A ARQUITETURA HOSTIL do novo Hospital da Mulher em São Paulo. Ninguém pensou? | CRITICA DE PREDIO
13:44
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 97 М.
URBANISMO DE LISBOA, O OPOSTO DAS CIDADES BRASILEIRAS | Os elementos que deixam Lisboa mais sexy
14:17
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 139 М.
Playing hide and seek with my dog 🐶
00:25
Zach King
Рет қаралды 34 МЛН
Secret Experiment Toothpaste Pt.4 😱 #shorts
00:35
Mr DegrEE
Рет қаралды 30 МЛН
Rio Pinheiros: O renascimento de um rio
38:46
Jornalismo TV Cultura
Рет қаралды 169 М.
LISBOA FICOU CARA DEMAIS PARA OS LOCAIS | Falta uma política habitacional em meio ao boom turístico
14:34
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 94 М.
GOVERNO ESTADUAL NOS CAMPOS ELISEOS? | Análise da aposta pra transformar o Centro
13:38
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 161 М.
REFUGIADOS DO HOLOCAUSTO que construíram marcos de São Paulo - Ep.1 | São Paulo Nas Alturas
16:49
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 115 М.
Como reverter a crise na RUA AUGUSTA (e não só nela) e ocupar tantos espaços com placas de aluga-se
17:02
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 119 М.
COMO PRESERVAR e dar NOVOS USOS a casarões históricos, depois do fracasso de tantos tombamentos
11:06
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 93 М.
"ENTRE RIOS" - a urbanização de São Paulo
25:11
Editora Contexto
Рет қаралды 2,9 МЛН
A MINHOQUINHA DA NOVE DE JULHO | Hora de derrubar o viaduto que degradou Bela Vista e Bixiga
9:36
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 130 М.
Prédios históricos do Centro viram centros culturais ou repartições há 20 anos. E moradia, quando?
14:13
Sao Paulo Nas Alturas , por Raul Juste Lores
Рет қаралды 166 М.