Pobretologia e falsificação da ira popular | VIRGÍNIA FONTES

  Рет қаралды 99,611

TV Boitempo

TV Boitempo

3 жыл бұрын

Novos vídeos todas as segundas, quartas e sextas! ☛ bit.ly/1bxZhtb
Todo mês você tem um encontro impertinente marcado com a historiadora marxista Virgínia Fontes!
00:35 | Introdução
01:16 | Parte 1: O assalto à pobreza
08:24 | Parte 2: Pobretologia no Brasil
15:24 | Parte 3: Falsificação da ira popular
O tema da conversa impertinente de hoje é denso mas crucial para entender o que está em jogo na política brasileira. Com a discussão sobre o "Bolsa Brasil", o "furo" do teto de gastos e a ampliação do auxílio emergencial da pandemia, o debate sobre "pobretologia" e falsificação da ira popular ganha nova atualidade. Na conversa de hoje, Virgínia faz uma genealogia cuidadosa da estratégia de "assalto à pobreza", desenvolvida por Robert McNamara no Banco Mundial. Situando-a em uma etapa geopolítica do desenvolvimento do capital, ela discute a entrada da "questão social" como fator de urgência gestional política em território brasileiro, do governo FHC ao governo Bolsonaro, passando pelos governos do PT.
O que achou da análise? Sobre o que mais você gostaria de ouvir ela falar? Conte para a gente aqui nos comentários! E não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações pra receber nossos vídeos em primeira mão.
📚 LEITURAS DO MÊS
📕 Chico de Oliveira, "Brasil: uma biografia não autorizada"
☛ bit.ly/2HyDcBN
📕 Paulo Arantes, "O novo tempo do mundo: e outros estudos sobre a era da emergência"
☛ bit.ly/2QXqG5j
📕 "Margem Esquerda: crise, neoliberalismo e insurreições populares"
☛ bit.ly/3fIcpDP
📕 Slavoj Žižek, "Pandemia: covid-19 e a reinvenção do comunismo"
☛ bit.ly/3azy9z3
📰 Theodor Adorno, "A psicanálise da adesão ao fascismo"
☛ wp.me/pB9tZ-5ii
📕 Alysson Leandro Mascaro, "Crise e pandemia"
☛ bit.ly/3cIiVcq
#VirgíniaFontes #marxismo #impertinência

Пікірлер: 524
@aidapaiva195
@aidapaiva195 3 жыл бұрын
Querida Virgínia Fontes, consegui perceber através do seu vídeo a influência das ideias da economia capitalista na Educação. A ideia de que a culpa da pobreza é do próprio pobre se reflete na Educação que coloca a culpa do fracasso escolar no próprio aluno. Essa ideologia econômica de 1961 se reflete na Educação até hoje.
@dakkar66
@dakkar66 3 жыл бұрын
Aida Paiva E toma de pedagogia do oprimido.
@aidapaiva195
@aidapaiva195 3 жыл бұрын
Dakkar66, não é Paulo Freire é história da educação. Em história da educação estudamos de que forma a educação é influenciada pela sociedade, pela política e pela economia. Aprendemos como as partes estão interligadas com o todo e o todo com as partes. Paulo Freire vai se ater no método, na didática, na ideologia que mantém as pessoas no sofrimento. Por isso também a Teologia da Libertação.
@dakkar66
@dakkar66 3 жыл бұрын
Aida Paiva Oi, eu não queria chegar tão longe, mas já que mencionou. Todas estas teorias, que procuram trazer a terra o apocalipse revolucionário com fim da opressão dos servis, só lhes pioram a situação e em nada os prepara para a Realidade. A nossa educação só piora, não obstante o Fundeb só aumenta, a teologia da libertação afastou os cristãos da Igreja Católica, abrindo caminho para as pentecostais. Bom foi para o PT, que teve toda uma base eleitoral formada de graça ( o próprio Lula falou como era importante ter um padre progressista numa cidadezinha) e toneladas de dinheiro desviada. Nem mentes foram educadas, nem almas salvas. Só o joguinho PSDB-PT por 24 anos.
@johnholopan
@johnholopan 3 жыл бұрын
Paulo Freire vai nessa linha
@eduardorangel7300
@eduardorangel7300 3 жыл бұрын
@@dakkar66 qual sua posição? Se preparar para realidade e...?
@prof.guilhermehowes
@prof.guilhermehowes 3 жыл бұрын
Pobretologia, um assalto à pobreza, uma política de Estado austericida
@aparecidosouza3496
@aparecidosouza3496 3 жыл бұрын
Além de austericida insana e desumana com novos meios de dominação de mentes
@quimcordeiro343
@quimcordeiro343 3 жыл бұрын
Que alento, poder ouvir uma voz vocacionada, íntegra e coerente nesta batalha de cegos que se tornou a resistência à salvaguarda da democracia mundial e brasileira.
@alexjimenez73
@alexjimenez73 3 жыл бұрын
Excelente video! Minha questão é: Por quanto tempo sobreviveria um governo que ousasse combater de fato a pobreza? E o congresso? Será que aprovaria as medidas? Se com as migalhas dos programas que existiram, as elites já reagiram da maneira mais animalesca possível e pariram isso que está aí...
@soniamf7925
@soniamf7925 3 жыл бұрын
*Que capacidade espetacular de síntese! Que profundidade e extensão de conhecimento, e que empatia!* 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@masporque1588
@masporque1588 3 жыл бұрын
A entonação de voz é a mesma do início ao fim. Vocabulário simples e objetivo.
@MauraMichaela
@MauraMichaela 3 жыл бұрын
Ela é uma verdadeira mestra!
@gessicaalinesilva3283
@gessicaalinesilva3283 3 жыл бұрын
A Professora Virgínia tem uma das características que mais valorizou uma fala didática, clara e cheia de conteúdo e teoria, perfeito
@joseedilson3021
@joseedilson3021 3 жыл бұрын
O óbvio dito de maneira muito pura, honesta, direta é amplo e forte a fala neste caso.
@fabianoaraujo2458
@fabianoaraujo2458 3 жыл бұрын
Virgínia eu concordo com tudo que você falou. Porém eu te desafio a fazer com que a periferia também entenda e concorde com este conteúdo
@panchoviejo6292
@panchoviejo6292 3 жыл бұрын
Até parece que as periferias saberiam quem é MacMamada ou o que ele fazia além de sombra em 69. Abraços
@marciosoares427
@marciosoares427 3 жыл бұрын
Virgínia destrói o discurso ilusionista da “nova economia institucional”, revelando seus reais interesses e projeto de classe, alicerçado no reforço da acumulação de capital e da dominação política.
@lucianorocha9451
@lucianorocha9451 3 жыл бұрын
Virgínia e boitempo, por favor, dêem continuidade nesse tema propondo uma discussão sobre as definições de direitos sociais e direitos civis. E como podemos caracterizar as lutas por direitos no Brasil desde a ditadura civil-militar até dias atuais nesse contexto do neoliberalismo.
@geoarruda3185
@geoarruda3185 3 жыл бұрын
Virgínia, a pobretologia é, de fato, a vingança dos abastados. Para essa gente, pobre não é apenas descartável, mas também um incômodo, passível de extermínio. Incomoda porque é feia e não cheira bem. Quero crer que os Governos Lula é Dilma tentaram minimizar a feiúra e o mal cheiro, na medida em que aplacaram a fome e facilitaram a aquisição de produtos higiênicos. Não sei se se pode comparar com os governos do burguês FHC ou do Bolsonaro. O primeiro rua da pobretologia; o último, que acabar com ela, por dizimação. A pior tragédia ocorre com o cansaço ou a desistência. A ira popular está adormecida. Parece ser o fim de um povo. Penso que devemos resgatar o sentimento dos nossos índios, o que parece restar daquilo que se chama orgulho ser. Este assunto da dormência da pobreza deveria voltar na sua próxima conversa “pertinente”.
@PsicologianoSUAS
@PsicologianoSUAS 3 жыл бұрын
Que explanação perfeita👏👏👏! A própria pobretologia faz com que muitos trabalhadores não consigam receber esse "soco" pra acordar e agir.
@slffeliciano773
@slffeliciano773 3 жыл бұрын
Uma narrativa que se encaixa na experiência vivida, perfeita, o cidadão vai minguando, mas segue na ilusão da ascensão social.
@elana112gomes2
@elana112gomes2 3 жыл бұрын
Essa mulher é muito top👏🏼👏🏼
@AndrecindaPina
@AndrecindaPina 3 жыл бұрын
Minha nossa! Que aula magna foi essa? Todos os cursos de economia precisam se aprofundar nos fios que foram colocados aqui. Gratidão pela partilha.
@arthurignacio1996
@arthurignacio1996 3 жыл бұрын
nossa, ela é perfeita!
@niviafx1731
@niviafx1731 3 жыл бұрын
Excelente Parabéns
@deboratavares5625
@deboratavares5625 3 жыл бұрын
Arthur Ignacio demais!
@robertabritodebulhoes8617
@robertabritodebulhoes8617 3 жыл бұрын
Excelente explicação Profa. Virginia, de fato é cruel a Barbare imposta pelo Capitalismo a classe trabalhadora, a qual eu faço parte, e sinto na minha vida real as dificuldades que enfrento no cotidiano, aliás não estou sozinha. É cativante escuta-la. 👏👏👏
@PardalsemCasa
@PardalsemCasa 3 жыл бұрын
perfeitamente esquerda antipetista... quando não é o moralismo tosco de Luciana Genro e Randolfe Rodrigues, é essa platitude de que o PT fez governos neoliberais sem qualquer avanço pra classe trabalhadora... a ignorar as condições concretas existentes durante os governos do PT... não entendo marxistas que ignoram as condições materiais em suas análises...
@valteraugusto6617
@valteraugusto6617 3 жыл бұрын
Mulherão!
@homemmacaco2084
@homemmacaco2084 3 жыл бұрын
Me adota Virgíniaaaaa!
@brunogalvao9844
@brunogalvao9844 3 жыл бұрын
Virgínia, você poderia falar sobre a relação entre meio ambiente e o capitalismo no estágio financeirizado atual. Seria interessante abordar como convivem a exploração de recursos naturais de maneira brutal ao mesmo tempo em que há polos no capitalismo que convivem com a ideia de sustentabilidade.
@PaulodeCarvalhoMarajoando
@PaulodeCarvalhoMarajoando 3 жыл бұрын
Mais uma aula de verdade, dessa vez sobre a falsidade vigente hoje por aqui. Sempre de parabéns, a professora e a Boitempo!
@albertoferreira9713
@albertoferreira9713 3 жыл бұрын
Conheço boa parte desse tema mas é impressionante a forma clara, concisa e acachapante que a querida Virginia expõe tema tão imprescindível para reflexão de todos mas sobretudo de várias pessoas até mesmo simpáticas a esquerda. Parabéns!
@charlesdamaceno3142
@charlesdamaceno3142 3 жыл бұрын
Excelente Professora, estamos num regime feudal, o Brasil de hoje é uma grande Fazenda. Uma das saídas é investir muito...muito Na educação, nas leituras e reuniões políticas e repasse de saberes para as comunidades carentes... pobres e trabalhadores.... para se fazer no futuro uma revolução .... de transformação do Brasil, em uma nação verdadeira, sair do colonialismo, e formar um país de educação, saúde, trabalho e direitos... etc.... hoje o Brasil representado por suas Elites políticas, Econômicas, etc... terra arrasada, terra de ninguém...... para ser explorada.... expropriada.... submissa, o que levou a destruição de um país, entre aspas, chamado Brasil.......
@liasantos6227
@liasantos6227 3 жыл бұрын
Virgínia, você é um presente do Céu. Gratidão por suas aulas. É um privilégio ouvi la. Já vou repassar para os amigos. Aulas do mais alto nível, para todos. Vida longa!
@Jsccompany
@Jsccompany 3 жыл бұрын
Esse ep. do “Conversa” foi nitroglicerina pura! Até Lula e Dilma entraram no chicote! Amei❤️ Parabéns, grande Virgínia👏🏽👏🏽👏🏽
@panchoviejo6292
@panchoviejo6292 3 жыл бұрын
"Lula e Dilma entraram no chicote!", era o CUSTO DA ¿¡GOVERNABILIDADE!? Ladrão bom é aquele que divide entre amigos.
@gikahslvxx4815
@gikahslvxx4815 3 жыл бұрын
@@panchoviejo6292 Lula talvez não tivesse tanto conhecimento teórico pra entender que um programa como Bolsa Família estava contribuindo com um sistema neoliberal, é aquela coisa ne "quem tem fome tem pressa", claro que a crítica é o pq isso foi um PROGRAMA e não uma POLÍTICA DE DIREITO... Mas existe um abismo entre promover um discurso neoliberal e roubar... Chamar o Lula e Dilma de ladrão é o retrato de quem ainda não conseguiu entender o cenário fascista e neoliberal que estamos! na verdadebeu acho bem problemático o discurso neoliberal, mas NESSE caso existe sim um abismo entre reproduzir discursos neoliberais e roubar, inclusive a Dilma não foi tirada de lá por ser acusada de corrupção rs.
@filhodeathenahumanismo2015
@filhodeathenahumanismo2015 3 жыл бұрын
Obr 💞 Virginia liberalismo e o inimigo do povo e amigo dos milionários e bilhonarios . Rico fica mais rico . O pobre fica mais pobre
@katiaklassen4959
@katiaklassen4959 3 жыл бұрын
Que aula! Obrigada! Apesar desse estarmos nesse deserto recebemos sempre essa lufada de ar fresco!
@aidapaiva195
@aidapaiva195 3 жыл бұрын
Excelente! Eu estava precisando de uma fala igual a essa que me desse força, que me desse coragem além de muita informação. Muito grata, Virgínia Fontes.
@kennedygomes8909
@kennedygomes8909 3 жыл бұрын
Perfeita explanação, professora! Seguimos juntos na luta por justiça social e consciência política coletiva.
@deboratavares5625
@deboratavares5625 3 жыл бұрын
Professora fala de como a Guerra “às drogas” na verdade é guerra aos pobres! (Por favor, nunca te pedi nada...rs)
@mauriciofogaca8355
@mauriciofogaca8355 3 жыл бұрын
Minha dissertação de mestrado é justamente sobre esse assunto. Se tiver interesse posso enviá-la por email. Segue meu email. mlfogaca@hotmail.com
@aparecidosouza3496
@aparecidosouza3496 3 жыл бұрын
A guerra as drogas
@aparecidosouza3496
@aparecidosouza3496 3 жыл бұрын
A guerra as drogas é uma das palavras de ordem para eliminação de adversários e coação internacional motivação de crimes que sustentam todo o esquema
@carloseurico4120
@carloseurico4120 3 жыл бұрын
@@mauriciofogaca8355 vou pedir tua dissertação...
@mauriciofogaca8355
@mauriciofogaca8355 3 жыл бұрын
@@carloseurico4120 me mande um e-mail mlfogaca@hotmail.com
@paulohenriquenettodealcant246
@paulohenriquenettodealcant246 3 жыл бұрын
Essa é efetivamente uma palestra esclarecedora! Mas uma visão terrível e que não conseguimos debater na população!
@mariadasdoreslopescruz1955
@mariadasdoreslopescruz1955 3 жыл бұрын
Verdadeira e triste constatação!!!:(
@damaresoliveiramoreira7050
@damaresoliveiramoreira7050 3 жыл бұрын
Verdade, infelizmente é muito difícil falar sobre determinados temas com a população. Fiz várias tentativas, mas sempre saio frustrada, pois as ideias ditas pela grande mídia são tomada como verdade absoluta.
@paulohenriquenettodealcant246
@paulohenriquenettodealcant246 3 жыл бұрын
@@damaresoliveiramoreira7050 eu penso que todos nós minimamente não identificados com essa onda embrutecimento/indignação irritadiça, se pergunta como proceder para "resgatar" pessoas que perderam a razoabilidade ou sei lá que processo que faz com que aceitem que "2+2=5", SE for para os seu ídolos... As vezes nas apresentações do prof. Mascaro, eu quase pego um fiapo de exemplo que podemos puxar e tentar formar uma linha para resgatar algum conhecido... Ainda assim, eu precisaria olhar mais para memorizar e poder tentar,. quando a ocasião chegar!
@marciaabujamra7990
@marciaabujamra7990 3 жыл бұрын
⚘Querida Virgínia, possuidora de um enorme conhecimento, Profa de didática inigualável. 🔸Sempre um presente poder vê-la e ouvi-la, justamente porque trafega nos mais diversos temas fazendo análises críticas que não poupam nada e ninguém. ✔ Entrevista dada a Paulo Henrique Amorim (há 3 anos, no canal do KZfaq 'Conversa Afiada'/TV Afiada). Eu assisti. Imperdível.
@BiaSimi
@BiaSimi 3 жыл бұрын
Ouça 1, 2, 3... tantas quantas forem necessárias para, inclusive, se apropriar da retórica, de modo a fazer BOM uso sempre que necessário: praticamente TODOS os dias deste momento desgraçado. Gratidão pela aula e didática.
@sebastiaocarlos974
@sebastiaocarlos974 3 жыл бұрын
Palmas! 👏👏👏👏. Muito precisa nas palavras, postas nos lugares devidos. Esclarecedor!
@keilakarolinesouzadonascim4507
@keilakarolinesouzadonascim4507 3 жыл бұрын
Que vídeo!!! As discussões desenvolvidas por Virgínia Fontes no "Conversas Impertinentes" são extremamente necessárias!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
@ninasoaresjorge6065
@ninasoaresjorge6065 3 жыл бұрын
Parabéns Virgínia. Hoje, não vemos mais essas abordagens.
@renansperandio
@renansperandio 3 жыл бұрын
Maravilhoso. Muito bom... Só queria refletir um pouco mais em relação a fala "Não há oposição entre eles"... Me pareceu uma visão de uma burguesia homogênea, que é coesa, totalmente organizada que tudo arquiteta e tudo planeja para se perpetuar no poder. O que ao meu ver pode ser pensado de outra forma... Compreendendo que há uma disputa interburguesa que se reflete nos projetos que determinados setores têm em relação ao modo como o Estado irá tratar aos menos favorecidos...
@MarselBotelho
@MarselBotelho 3 жыл бұрын
Grande Virgínia!
@alexandermoriarty9167
@alexandermoriarty9167 3 жыл бұрын
ALGUMAS PERGUNTAS E CERTAS DISCORDÂNCIAS DA FALA DA VIRGÍNIA Gostei da última fala da Virgínia mostrando que não existe diferença nenhuma dos desenvolvimentistas (acredito que se referia aos progressistas) pros defensores do teto de gastos. Ambos defendem que há necessidade de alguma Austeridade porque existe escassez e não revelam que a escassez é uma mentira porque ela não é natural, é fabricada! Agora, vamos as perguntas e críticas... Primeiro, foi dito que programas de renda mínima não passam de esmolas que tiram das mãos do povo o protagonismo em suas lutas por direito. Como dar ao povo esse protagonismo se quem gere Saúde, Educação, etc... é o Estado? Foi dito que Agrotóxicos e Transgênicos são um mal pra Sociedade. Por favor, justifique porque os transgênicos foram incluídos? Concordo sobre os agrotóxicos! Por fim, muitos justificam votar na Esquerda Eleitoral (inclua todos, Lula, PSOL, etc) e apoiar seus projetos como política de redução de danos. As próprias lideranças da esquerda justificam dessa forma: "... é o que dá pra fazer sem sofrer um golpe de Estado em retaliação! Isso é melhor do que não fazer nada..." O que a Virginia tem a responder a isso? Os transgênicos são o maior avanço da ciência agrícola da humanidade até hoje! Eu desacreditado que hoje sejam possiveis revoluções populares. A esmagadora maioria das pessoas prefere soluções individualistas e já tem caráter individualista egoísta formado por décadas de eficiente doutrinação. Muito dessa eficiência aprendida com a máquina de propaganda nazista. Não que não vão haver as explosões populares espontâneas que os revolucionários esperaram. Mas serão totalmente caóticas e não organizadas! Serão expressão do individualismo e não dos coletivos! Serão saques a Supermercados, arrastões, quebra-quebras e aumento brutal da criminalidade! Que será respondido pelo Estado com aumento brutal da repressão acompanhado de propaganda mostrando os revoltosos como bandidos (e quem duvidaria?), com propaganda da Mídia e com mais bolsa esmola! Eu vejo que saída não será uma revolução espontânea, mas um projeto de nova Sociedade totalmente conduzido. Por exemplo, sindicatos não servem pra mais nada. As cooperativas são muito mais eficientes! Devemos jogar nos termos deles pois, nesse momento, eles dão as cartas. A solução está num Sistema misto que combine o que deu certo no Socialismo com o que dá certo no Capitalismo. Mas pra chegar nisso será preciso a liderança certa conduzindo todo o processo. O povo e a democracia já se provaram completamente incapazes! O povo é ignorante e egoísta... mau até as vezes... E a democracia incapaz de criar uma liderança popular forte que se mantenha e impedir que o mal volte ao poder. A democracia semi-direta seria o ideal no futuro, mas a condução do processo pra chegar a isso não será democrática. Somente um regime forte de Esquerda pode enfrentar um regime forte de direita! Pra chegar nesse regime, é preciso de uma liderança forte que conduza o processo e torcer para que sejam pessoas boas e íntegras. Essa é a solução diante do cenário atual. Não é a que eu gostaria, não me entendam mal, mas é a única saída possível que se apresenta.
@francescodeluca2613
@francescodeluca2613 3 жыл бұрын
O individualismo não parece ter sido criado só pelo nazismo não ...super homem ...rambo contra um país inteiro...e muitos outros..........acho que a educação crítica seja uma saída....
@fabioriato
@fabioriato 3 жыл бұрын
Sobre o que você pontuou, a questão dos transgênicos não está neles em si, mas do que vem em decorrência deles. O que temos visto é uma predominância de aprimoramento genético com fins de tornar a produção mais resistente aos agrotóxicos. Daí a queixa. Você mesmo disse que há problemas com agrotóxicos (acho que ninguém discorda). O problema dos transgênicos é sua relação íntima com estes.
@raizbiannn
@raizbiannn 3 жыл бұрын
lúcida, exata e necessária como sempre!
@miriamporfiriodasilva7373
@miriamporfiriodasilva7373 3 жыл бұрын
Gostei dos elementos trazidos na análise, mas sinto falta de pontuar o período anterior à constituição, em que a classe trabalhadora também não tinha direito às políticas sociais. Parabéns pelo canal! Precisamos de difundir e debater ideias!
@Camilodigiorgi
@Camilodigiorgi 3 жыл бұрын
Eu fui professor de uma faculdade totalmente construída através do FIES. Entrei meio ingênuo, tinha alunos de classes bem populares, o que nunca diminuiu meu compromisso de professor com eles com. Agora, a instituição era limítrofe: infraestrutura absolutamente precária, salários de professor piores do setor (de miséria), RH ineficiente e direção caótica e dinheirista. Ao longo do tempo eu vi que era uma grande armadilha pro bem público: alunos endividados, tirando notas horríveis (tinham escolaridade ultra-deficiente), professores frustrados. Eu comecei a jogar um jogo muito aberto pois não me continha ao falar da gestão e dos esquemas de enriquecimento e endividamento. Ficava dividido entre construir com meus alunos conhecimento e perspectivas melhores, críticas e o nojo que tinha da instituição onde todos éramos vítimas. Enfim, as turmas minguaram, a instituição se desfez com a desaceleração do FIES e eu saí. Alguns de meus alunos saíram com seus diplomas pagos e outros pagam dividas até hoje.. Embora tenha dado tudo o que tinha pra construir conhecimento com eles, dividir experiências e mostrar novas perspectivas, sei que o diploma não vale muito. Vi, no entanto, pessoas mudarem de um ano ao outro. Gente que mal sabia se expressar na norma, começar a escrever bem, estruturar pensamento, ir a museus, analisar obras de arte, montar seminários. Muitos são meus amigos e me emocionam pela determinação, pela garra. Não precisamos de FIES, mas precisamos dar oportunidades reais, pois elas vinham sim. Os brasileiros pobres querem educação, querem crescer, querem aprender, se transformar e têm todas as condições pra isso. Por um ensino público e de qualidade pra todos!
@Jsccompany
@Jsccompany 3 жыл бұрын
Precisamos de aula de VIRGÍNIA FONTES todos os dias! Por favor, Boitempo!🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@eduardofreitas5060
@eduardofreitas5060 3 жыл бұрын
Onde essa extraordinária voz estava escondida ?? Porque gente boa assim não é mais divulgada??
@TheLusouto
@TheLusouto 3 жыл бұрын
“Fora Bolsonaro. Fora Mourão. Fora o Capital.” - Virgínia maravilhosa!
@themistoclesaragao1763
@themistoclesaragao1763 3 жыл бұрын
e fora o estado sobretaxador de pobres? fora direitos autorais e de patente? fora sindicatos?
@themistoclesaragao1763
@themistoclesaragao1763 3 жыл бұрын
estaria eu sendo estudado quando vou para a escola obrigatória grátis e de qualidade para todos, q o estado impõe( a ideia dos industriais iniciais disso, q lucra com mão de obra barateada de pobretrões alienados pelo sistema)?
@brajan_art
@brajan_art 3 жыл бұрын
E quem vc gostaria de estar no lugar?
@olikhverdias3658
@olikhverdias3658 3 жыл бұрын
Ciro Gomes
@ricardorodel
@ricardorodel 3 жыл бұрын
Nossa, a professora pode "dar as mãos" para o professor Nildo Ouriques do IELA e participante do Duplo Expresso. Bateu em cheio a perspectiva.
@wilsonmarques7010
@wilsonmarques7010 3 жыл бұрын
Descobri uma Mulher capaz de me convencer e de esclarecer...
@anacarolinatres4571
@anacarolinatres4571 3 жыл бұрын
Virgínia diz tudo,nossa realidade escrachada na cara ,veja a quem servem os políticos ...todos precisam conhecer a origem da pobreza no Brasil e no mundo ....
@jorgegarciabasso4368
@jorgegarciabasso4368 3 жыл бұрын
Minha proposta para a TV Boitempo é um aprofundamento sobre as questões trazidas pela perspectiva da pobretologia e educação.
@olindinanascimento2255
@olindinanascimento2255 3 жыл бұрын
perfeito, esse tema muito esclarecedor...Temos que fazer muita luta ainda...
@fleurroseclair
@fleurroseclair 3 жыл бұрын
Será que um dia a massa vai acordar? Deus te ouça Virginia.
@lawrenceanyways4677
@lawrenceanyways4677 3 жыл бұрын
Professora, gostaria que vc abordasse o questionamento que o pós-modernismo faz à fenomenologia, cancelando o paradigma da essência e da aparência dos fenômenos. Me parece que essa discussão tem tudo a ver com com o que temos vivido.
@gilmarcorrea5737
@gilmarcorrea5737 3 жыл бұрын
Olá Virginia, parabéns pela excelente exposição! Gostaria de ouvir sobre as reformas educacionais na educação básica, implementadas a partir da nova BNCC e a precarização do trabalho docente.
@marciaspaolonzi7843
@marciaspaolonzi7843 3 жыл бұрын
Obrigada Virginia. 😘
@glauciaoliveira8600
@glauciaoliveira8600 3 жыл бұрын
Eis que vejo a realidade atual. Gratidão 🙏🏾
@coop.poetica1159
@coop.poetica1159 3 жыл бұрын
Virginia Fontes, imagino q seja contra a proposta de Renda Básica Universal, defendida por políticos e ativistas como Eduardo Suplicy (assumindo q ela seria possível a partir de medidas como a cobrança de imposto mais alto sobre os mais ricos). Vc poderia dizer mais sobre por que políticas de transferência, na sua opinião, aprofundam a "pobretologia"?
@felipesoaresrocha
@felipesoaresrocha 3 жыл бұрын
Lucas, imagino que a Renda Básica Universal não aprofunda a pobretologia, ela não configura um programa de enriquecimento da burguesia ou atende necessidades de transferência de responsabilidade para agentes fora do setor publico. Se compreendida como um direito, passa a não atender apenas um governo mas sim virar uma política de Estado - inclusive assumindo a possibilidade de reforma tributária
@andreacristinadesousa6052
@andreacristinadesousa6052 3 жыл бұрын
Também fiquei muito chocada com a ideia de que políticas públicas de saúde e educação foram construídas no governo FHC e pioradas nos governos Lula e Dilma. Isso é de um descalabro sem precedentes. Um governo que fortaleceu o sus e aumentou o ingresso à universidade pública, ajustou para melhor o PBF é achincalhado dessa forma? Penso que estamos diante de um pensamento burguês da intelectual. Embora, concordo com a subtração de direitos, penso que isso não aconteceu nos governos petistas e que a ingovernabilidade cobrou um preço caro e nos deu como opção, ao menos, alternativas de combate à pobreza.
@Debbiedoida
@Debbiedoida 3 жыл бұрын
Que professora dukas! Maravilhooooosa! Não conhecia. Obrigada pelo conteúdo ☺️ Isso não é uma live, é um soco no estômago! Caraca! 'tou bugando aqui. Oloko! E qual seria o caminho para desconstrução disso? O único caminho é a revolta popular legítima? Se sim, lascou-se 😬 Meu falecido pai tinha uma teoria "É fia, pra miorá ainda vai piorá muito...". #meeeeeddddoooo
@masporque1588
@masporque1588 3 жыл бұрын
Eu 62 anos. Hoje chorei vendo crianças chafurdando nos restos da feira e me questionei o motivo da miséria, sempre tive idéia vaga sobre a situação , desconfiava da tal política. Hoje por coincidência cai nesta aula que abriu a porta. Confesso que estou chorando e com muita dor de estômago, mas obrigado pela aula.
@macf986
@macf986 3 жыл бұрын
Virginia Fontes, sempre brilhante!!
@cesarmonteiro6689
@cesarmonteiro6689 3 жыл бұрын
Seu vídeo me "abriu os olhos" para a realidade do que é a política de transferência de renda e outros pormenores de como ocorre a reprodução do capital. Obrigado!!!
@mendellbarreto7649
@mendellbarreto7649 3 жыл бұрын
Brilhante!!!
@Abneerash
@Abneerash 3 жыл бұрын
Sempre me impressiono com a capacidade de exposição crítica de Virgínia Fontes. Sempre profunda (e impertinente, de fato). Uma voz mais que necessária!
@wellphoto3d
@wellphoto3d 3 жыл бұрын
Como é maravilhoso escutar a mulher que pensa!
@arturmarciano5921
@arturmarciano5921 3 жыл бұрын
Espetacular aula!
@suzyfecher3297
@suzyfecher3297 3 жыл бұрын
Infelizmente o povo eleitor desse governo deu autoridade e autonomia para este inferno dantesco da necropolitica. O preço será alto.
@Musicaesabedoria
@Musicaesabedoria 3 жыл бұрын
Não culpe o povo, que é totalmente manipulado, vilipendiado e massacrado pelos grandes empresários, esses burgueses inveterado.
@marthapessoacortes7189
@marthapessoacortes7189 3 жыл бұрын
Suzy, nosso problema (Brasil inteiro) é que nossa estrutura política é feita nos moldes a atender os interesses imperialistas, em maior ou menor medida. Essa análise não é minha, a própria fala da Vírginia deixa isso claro. Somos o quintal do imperialismo. Ainda que as vezes com a minimização das tensões que nesse vídeo a Virginia chamou de falsificação da ira...esse é nosso cenário
@MarcioSilva-ssiillvvaa
@MarcioSilva-ssiillvvaa 3 жыл бұрын
@@Musicaesabedoria Com certeza, o povo é manipulado, vilipendiado e massacrado, mas veja bem, o povo não é estúpido, as pessoas têm a responsabilidade de procurar saber em quem votam. Mesmo tendo a verdade esfregada na cara as pessoas não tentam entender que erraram, de quem é a culpa se esse merda que se diz presidente for reeleito?
@panchoviejo6292
@panchoviejo6292 3 жыл бұрын
O povo é parente do gerson, levar vantagens é pra ontem. 1) O erro da Dilma e Temer foi que não souberam criar empregos, e o Lulas ficou esperando "apodrecer" o Brasil no tempo da Dilma porque "achou que" iria receber de mão beijada a autoridade e a autonomia. Se ele fosse pro Brasil, deveria ter intervindo (nunca faltou autoridade para tanto) já no inicio da reeleição da Dilma. 2) O "eleitor de esse governo" parte dele cansou de ser roubado na boca do caixa dos postos de gasolina e outra parte foi coagido pelos empresários, como foi publicado, assim sendo e identificado os ladrões, não teve duvidas, excresceram todos, e a resposta do "eleitor desse governo" pra pergunta "quem é O Bom agora?" já estava pensada e era "qualquer um menos esses ladroes". Digo mais, não foi a direita que ganhou, foi a esquerda que (perdeu) roubou. Abraços
@jorgejustino2470
@jorgejustino2470 3 жыл бұрын
@@MarcioSilva-ssiillvvaa Não tem como não dizer que é culpa do povo! Esse cara que tá aí mas não governa, não deu certo em nada a não ser no comando de milicianos, tanto que um comandado miliciano disse, que eles tinham carta branca pra agir, e o chefe quando candidato disse que confiava mais na milícia que nos policiais!
@liladasilva3456
@liladasilva3456 3 жыл бұрын
Não conhecia a Sra... Como nunca vi ou ouvi nada sobre essa Sra.?? Estou apaixonada.
@Calenga
@Calenga 3 жыл бұрын
Excelente, muito obrigado! #ForaBolsonaro #ForaMourão #ForaCapital
@fabioniemeyer9055
@fabioniemeyer9055 3 жыл бұрын
Muita clareza! Muita honestidade em cada sentença falada.
@meninoturgido
@meninoturgido 3 жыл бұрын
Que mulher incrível!
@fabianahufnagel4387
@fabianahufnagel4387 3 жыл бұрын
Q perfeito!!! Grande aula!!!
@ilzaclemente6060
@ilzaclemente6060 3 жыл бұрын
Parabéns à Virgínia Fontes pela perfeita descrição da realidade na política brasileira, no sistema retrógrado brasileiro
@andrecacciatore7126
@andrecacciatore7126 3 жыл бұрын
Maravilhosa Virgínia. 🔥🔥🔥🔥💪🏾🙏🏽Sempre um tapa na cara . Acorda, povo🇧🇷
3 жыл бұрын
importantíssimo.
@fernandomedeiros9270
@fernandomedeiros9270 3 жыл бұрын
Como é bom ouvir um ser humano maravilhosamente inteligente!
@JoaoSSA1
@JoaoSSA1 3 жыл бұрын
Eu queria tanto acreditar que a população está atenta a isso tudo. Fico muito triste quando vejo a popularidade dele crescendo depois dessa renda emergencial. Fico extremamente desiludido com a política e a população. Desanimado demais.
@renatafcarrascozathomazell9750
@renatafcarrascozathomazell9750 3 жыл бұрын
Amei você Virgínia. Que sua voz ecoe pelo nosso Brasil!
@wendellmagalhaes2060
@wendellmagalhaes2060 3 жыл бұрын
Professora Virgínia Fontes, sempre brilhante! 👏🏽👏🏽👏🏽
@mailenemarilene2950
@mailenemarilene2950 2 жыл бұрын
Parabéns a TV Boitempo pelos temas abordados e professores maravilhosos.
@tavaresrco
@tavaresrco 3 жыл бұрын
A MELHOR DEFINIÇÃO QUE OUVI OU LI ATÉ O MOMENTO!
@grandolaenfado2523
@grandolaenfado2523 3 жыл бұрын
Virgínia, muito obrigado e grande abraço!!
@wilsonpessoa9568
@wilsonpessoa9568 3 жыл бұрын
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário gostei muito parabéns prima bravo Brigado
@viajanteintergalactico884
@viajanteintergalactico884 3 жыл бұрын
Sensacional, muita sabedoria!
@ludmillaoliveiracosta2668
@ludmillaoliveiracosta2668 3 жыл бұрын
Assisti 2x pra assimilar as citações.. Fantastica 🙂 obrigada.
@vanderleivazeleskribeiro7663
@vanderleivazeleskribeiro7663 3 жыл бұрын
Valeu Virginia! Lembro com carinho de nosso curso Marx, Freud e a História! Dá-le Virginia!
@claralcful
@claralcful 3 жыл бұрын
Li os comentários: como os desavisados, encantei-me durante alguns minutos. Uma oradora convincente, autoconfiante, cheia de ardis... melhor observar com atenção ; não a própria, mas os fatos em si dos quais se têm registros acessíveis. A história de nivelar por baixo, impacta, né? Uaaau! Mas possivelmente não conduza à verdade inteira. Olho, sempre!!
@deboratavares5625
@deboratavares5625 3 жыл бұрын
A entrevista do Conversa afiada sobre isso é um clássico! Até achei que esse vídeo era um trecho dela. Que bom que voltou ao tema. 👏👏👏👏
@regiasouza2114
@regiasouza2114 3 жыл бұрын
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼exato políticas p/manter trabalhadores e pobres no lugar em que o capital nos controle.
@angeloboer2846
@angeloboer2846 3 жыл бұрын
PARABÉNS PROFESSORA! MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO! A MUDANÇA NA CLT É UM EXEMPLO CLÁSSICO!
@KAKOROCHACANALNOSSOSDIAS
@KAKOROCHACANALNOSSOSDIAS 3 жыл бұрын
Que aula.
@rodrigosalgado6336
@rodrigosalgado6336 2 жыл бұрын
A professora Fontes é uma força da natureza.
@filipeferreira7287
@filipeferreira7287 3 жыл бұрын
Eu terminei de ler essa madrugada o "A Nova Direita" do Flávio Henrique Casimiro, que coincidência absurda eu esbarrar com esse vídeo hoje! (Virginia Fontes está muito presente no livro)
@geraldoramos7350
@geraldoramos7350 3 жыл бұрын
Grato pela aula.
@jorgegarciabasso4368
@jorgegarciabasso4368 3 жыл бұрын
Obrigado, Professora Virginia Fontes.
@paulamarchon2660
@paulamarchon2660 3 жыл бұрын
grande Virgínia! sempre impecavelmente impertinente
@mssblack100
@mssblack100 3 жыл бұрын
Nossa! Explodiu minha cabeça! Genial!
@cristinapannocchia7451
@cristinapannocchia7451 3 жыл бұрын
Texto traduzido pelo google: Agradeço sua contribuição e parabenizo por suas aulas. Se possível, gostaria que você falasse sobre o MST, seu estado atual e seu possível futuro. Texto traducido con google: Agradezco su aporte y la felicito por su didáctica. Si fuera posible, me gustaría que hablara sobre el MST, su estado actual y su posible futuro.
@jorgesantosfernandes6207
@jorgesantosfernandes6207 3 жыл бұрын
Nossa! A nossa universidade tem vir até o povão . Que show ,vivendo é apresentado, onde s Sra.estava ? Vim descobrí-la hoje aos 68 de idade.
@maisumuser
@maisumuser 3 жыл бұрын
Grande Virgínia Fontes! Adoro a coluna dela aqui no canal.
@gabrielamttss
@gabrielamttss 3 жыл бұрын
Me sinto extremamente grata por ter acesso a tamanho conteúdo !!! 👏
@monicadivinasilva4745
@monicadivinasilva4745 3 жыл бұрын
Adorei td,vc es maravilhosa.muito obrigado🐳⏰⚓
@gustavovianna6287
@gustavovianna6287 2 жыл бұрын
Que comunicação arrasadora! Virgínia é fantástica. Obrigado Boitempo!
@robertasantos9049
@robertasantos9049 3 жыл бұрын
Excelente!
@pseudoproducer
@pseudoproducer 3 жыл бұрын
Virgínia como sempre suscinta em suas colocações!
TECNOLOGIA E GUERRA DE CLASSES | Virgínia Fontes
23:26
TV Boitempo
Рет қаралды 43 М.
TODO JOVEM REVOLUCIONÁRIO DEVE OUVIR ISSO, com Alysson Mascaro
18:36
Meteoro Brasil
Рет қаралды 168 М.
Эффект Карбонаро и нестандартная коробка
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 10 МЛН
Summer shower by Secret Vlog
00:17
Secret Vlog
Рет қаралды 12 МЛН
Double Stacked Pizza @Lionfield @ChefRush
00:33
albert_cancook
Рет қаралды 97 МЛН
Ricardo Antunes: Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil
57:08
HUMANIDADE
29:43
Tempero Drag
Рет қаралды 359 М.
'Bovarismo Brasileiro': entrevista com Maria Rita Kehl
24:10
Nexo Jornal
Рет қаралды 60 М.
Catástrofe ambiental e a lógica capitalista | Virginia Fontes
10:44
DESPERTA ICL COM LEANDRO DEMORI E ICL NOTÍCIAS - 31/JULHO ÀS 7H
Instituto Conhecimento Liberta
Рет қаралды 4,9 М.
Drauzio Entrevista |  Lilia Schwarcz
1:01:39
Drauzio Varella
Рет қаралды 69 М.
Solidão e Convívio | Christian Dunker
52:58
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 105 М.
Vamos ver quem é democrata, agora | Ponto de Partida
12:42
Breve história da democracia | MARILENA CHAUI
1:43:06
TV Boitempo
Рет қаралды 902 М.
Эффект Карбонаро и нестандартная коробка
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 10 МЛН