Por que não me preocupo com a pauta dos animais? | Luiz Felipe Pondé

  Рет қаралды 61,079

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé

Жыл бұрын

ME ACOMPANHEM NAS MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:
{Facebook} luizfelipepo...
{Twitter} @lf_ponde
{ Instagram} @lf_ponde
Contato Profissional: contato@docapd.com.br

Пікірлер: 637
@marcelogimenes7357
@marcelogimenes7357 Жыл бұрын
Pondé, esse assunto não domina. Pela sua resposta vemos que não entende o conceito de sofrimento animal desnecessário. Melhor se manter nos problemas humanos
@TravisWinchester
@TravisWinchester Жыл бұрын
Concordo plenamente com a sua visão. Contudo, acho que faltou responder a questão mais importante de todas: como resolver o sofrimento dos animais que estão sendo maltratados por seres humanos, entende? Um problema é a questão de cadeia alimentar, e nisso você respondeu perfeitamente. Mas eu fico me perguntando quando vamos resolver o ABSURDO problema que ocorre no Brasil de maus tratos a animais, abandono, bichos na rua. Essa tortura que esses bichos passam não é causada pela natureza em si, e sim pela maldade humana e ineficiência estatal. Tem que dar um basta nisso urgente.
@eduardoolivetto5379
@eduardoolivetto5379 Жыл бұрын
E pq o Pondé teria resposta ou solução para isso? Primeiro que a solução depende de todos, né? Se cada um castrasse e cuidasse dos seus próprios animais, já ajudaria bastante. Segundo que político que faz ações em prol dos animais fica mal visto pq tem sempre um energúmeno para falar "E os idoso? E as crianças abandonadas? E o bairro que precisa de asfalto?".
@akiraiton4331
@akiraiton4331 Жыл бұрын
isso é de fato um problema sério mas, sinceramente, ninguém resolveu o sofrimento humano, que dirá o dos animais!
@elisabethgomes3142
@elisabethgomes3142 Жыл бұрын
Eu pensei a mesma coisa.Mas ele apenas estava se referindo à cadeia alimentar.Essa questão mais ampla concordo que é um absurdo.Sem falar nas ONGS de animais que raras são as que realmente se preocupam com os animais.
@uairobs
@uairobs Жыл бұрын
Toda solução de problemas sociais dependem de todos, por isso nunca deixaremos de ter problemas. Mas ignorar o sofrimento dos animais que são torturados, abandonados, e que vivem nas ruas não é nem próximo de uma solução para qualquer ponto da sociedade. Animais abandonados nas ruas transmitem doenças, logo, é uma questão de saúde pública, se o governo apoiasse para realizar castrações destes já amenizaria o problema, mas querem contar só com ONG'S que não tem dinheiro nem para alimentar direito os que recolhem e fazer os devidos tratamentos de saúde. Animais possuem sistema nervoso logo eles sentem fome, dor, frio, como qualquer ser. Diferente de plantas, legumes.
@marciofonseca1859
@marciofonseca1859 Жыл бұрын
Uma questao muito importante, sao leis que garantam vida digna para animais de abate. Luz solar, água fresca, espaço, e um abate rápido e o mais indolor possível.
@gabrielribeiro1799
@gabrielribeiro1799 Жыл бұрын
Uma mão tirando o cachorro da rua, e a outra com o celular na mão tirando self pra mostrar o quão legalzinha é por tirar o cachorro da rua.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
Perfeito.
@adrianodazevedo
@adrianodazevedo Жыл бұрын
É a mesma mão que digita na Internet prejudicando restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos de serviços em geral, como se ali não tivesse pessoas que precisam do trabalho para sobreviver. Os críticos contemporâneos não existem, eles vegetam.
@gabrielribeiro1799
@gabrielribeiro1799 Жыл бұрын
@@adrianodazevedo o objetivo deixou de ser compaixão e se tornou algo totalmente egocêntrico para aquele que o pratica.. hipocrisia nos dias de hoje eh nojenta
@estercamargo1903
@estercamargo1903 Жыл бұрын
Oi....chega a ser patético, né? Kkkkk
@canseidesersexy308
@canseidesersexy308 Жыл бұрын
Ao menos tirou o cachorro da rua. E você faz o quê? Nada! Quem critica nada faz!
@professorfledson
@professorfledson Жыл бұрын
Vida longa ao professor Pondé!
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
Finalmente uma pergunta original. Aleluia! Estava cansado dessas bobagens políticas e dessas asneiras sobre amor, sobre coisas já repetidas trilhões de vezes aqui no canal. Embora o Pónde já tenha comentado esta questão no Linhas Cruzadas, é bom que tenha postado aqui no próprio canal. Parem de enviar perguntas repetidas.
@lucastaylorcrodrigues2891
@lucastaylorcrodrigues2891 Жыл бұрын
Uffa q essa pergunta não é política 🙌🏽
@cristianonascimento9945
@cristianonascimento9945 Жыл бұрын
@@pedroaguiar5780 sai fora Zé Ruela.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
@@pedroaguiar5780 passa os boletos para cá. Brincadeira, mas agora falando sério: aqui no canal do Pónde já há respostas para a maioria das questões que foram perguntadas recentemente. Não faz sentido perguntar a mesma coisa, visto que basta deslizar o dedo por uns 3 minutos até achar algum vídeo dele respondendo uma questão semelhante.
@Igorialomed
@Igorialomed Жыл бұрын
O problema é que toda pergunta no fundo é repetida. Essa, por exemplo, ele já respondeu em vários vídeos diferentes em que ele fala sobre veganismo. A novidade é que o contexto em que ele responde muda, como por exemplo, naquele vídeo em que ele responde se ele virou à esquerda ou não. Outra coisa, tudo é política. Até essa questão da pauta de sofrimento dos animais, então, não tem como escapar do tema. Recorrentemente, ele vai voltar.
@mayraccastro
@mayraccastro Жыл бұрын
Problema é quem escolhe as perguntas pra ele… pergunta original tem.
@danieltrevisan8072
@danieltrevisan8072 Жыл бұрын
Sensacional Mestre, temos em ti um porta voz
@TercioGourgel
@TercioGourgel Жыл бұрын
Olá Prof. Pondé! Sempre coerente nos seus comentários. Obrigado 🙏
@josileibarbosa7641
@josileibarbosa7641 Жыл бұрын
Bom, mais uma vez meu elogio vai para a equipe da produção (Doca), o áudio desse vídeo ficou "muito mais melhor de bom" que alguns vídeos anteriores. Vcs são sensacionais! 😀😀😀🔝🔝
@Nasusmc
@Nasusmc Жыл бұрын
Pode podia ir em mais podcasts seria ótimo, sempre passa uma grande quantidade diversificada de informação
@rafaelalves9547
@rafaelalves9547 Жыл бұрын
Quem não ajuda um animal, não ajuda um ser humano, não de coração. Se ajuda tem objetivos obscuros ou para aparecer para os outros.
@Millie2002sp
@Millie2002sp Жыл бұрын
A questão não é deixar de reconhecer que na natureza o sofrimento é normal. A questão é infligir a eles um sofrimento desnecessário.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@brenoneri20 se a vida, pra vc, é um sofrimento desnecessário, então acabe com ela. Edit: as pessoas agem conforme o que acreditam, não necessariamente conforme o que dizem. Uma pessoa que de fato acredita que a vida é um sofrimento desnecessário não teria motivos para perpetuar a própria existência. Por conta disso, ela se mataria. Não é o seu caso, pq vc está comentando no KZfaq, então a minha sugestão é que vc entenda que está enganando a si mesmo e não acredita de verdade que viver é um sofrimento desnecessário. É óbvio e inequívoco que eu não estou sugerindo que vc se mate e as pessoas que interpretarem dessa forma a partir dessa edição estão manipulando falsamente o que eu quis dizer. Pronto, assim ngm tem desculpa pra entender errado.
@Daniel_Rodrigues_89
@Daniel_Rodrigues_89 Жыл бұрын
@@leonardosan5638 Muitas pessoas acabam fazendo isso mesmo, o que é um negócio bastante sério e não pode ser resumido em um comentário idiota de KZfaq.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@Daniel_Rodrigues_89 sem dúvida...
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@paulagadi6339 vc nem me conhece, moça... E tbm não entendeu minha sugestão
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@brenoneri20 editei pra ngm interpretar erroneamente a msg ;)
@rodrigoluispereira9659
@rodrigoluispereira9659 Жыл бұрын
Ponde, o grande gênio, filósofo incompreendido, com suas análises rasas, superficiais, sobre temas que desconhece.
@marcosmarques973
@marcosmarques973 Жыл бұрын
A conclusão que eu cheguei é que a maioria das pessoas que pregam essa de pauta não ligam para os animais, simplesmente querem sinalizar virtude e se sentirem superiores. É claro que existe gente que realmente quer evitar o sofrimento dos bichos, e creio que essa galera se sente mal ao ver como essa pauta se tornou algo ridículo.
@pavinivfx
@pavinivfx Жыл бұрын
Elas ligam sim... ...Pros animais bonitinhos. Quando elas matam um pernilongo ou barata, não ligam pra isso.
@pedromattos157
@pedromattos157 Жыл бұрын
Seu ponto seria mais interessante se falasse sobre como o sofrimento que causa um LEAO, guiado por instintos primariamente, é diferente do causado pela produção industrial da carne PROVOCADA POR HUMANOS, seres que poderiam incluir ao menos um cuidado minimamente decente com os seres que se alimentam, não sou contra a cadeia alimentar, como seu ponto no vídeo, mas nesse caso os veganos tem um ponto pq de fato poderíamos estar fazendo diferente ao invés da forma de sofrimento mecanizado e indiferente da indústria (como esta posta hoje)
@rafaelchrestani
@rafaelchrestani Жыл бұрын
Aí na verdade você disse o por que deixei de ser vegetariano: Se o problema for o sofrimento, dos animais, quem sofreria mais: Uma vaca, no pasto, sendo morto por lobos (ou doenças, como um cancer), perecendo aos poucos, minguando com o passar dos dias... em alguns casos, sendo devorados vivos, ou um vaca, com todas as vacinas, com local abrigado para dormir, que passa o dia no pasto, e depois de uma certa idade leva um tiro de ar comprimido na cabeça apagando na hora? Passei a pensar em realmente deixar o boi, o frango, todos os animais de abate, na melhor vida possivel, até o seu fim... sou veemente contra criação em confinamento por exemplo. Mas em materia de sofrimento e dor, os animais na natureza sofrem MUITO mais dos que vivem para o abate, principalmente no Brasil, onde 90% da criação é em pasto por exemplo.
@luisfelipedondoni4566
@luisfelipedondoni4566 Жыл бұрын
@@rafaelchrestani você traz uma reflexão interessante. Num caso ideal, em que o animal vive livremente e feliz, com todos os cuidados possíveis e é morto de repente, sem nem perceber que a morte se aproxima, no fim das contas, o único ato que o ser humano fez foi decidir que o animal deveria nascer, viver e depois, o momento de sua morte. Essa seria uma condição dos "sonhos" para um animal criado para abate (é o que supomos, pois não sabemos o que se passa na cabeça do animal), mas na realidade não funciona assim e sabemos disso. Mas suponhamos que fosse assim. O ponto, ao meu ver, não é puramente por sofrimento ou não, mas pela ética relacionada a escolhas. Como não é necessário ao ser humano consumir carne no século XXI, logo se conclui que comemos animais porque escolhemos comê-los (não me refiro a situações em que a pessoa não tem escolha a não ser comer um animal). A escolha pode ser justificada por qualquer razão subjetiva, exemplo: como carne porque eu gosto. Mas de um ponto de vista ético/moral, o que justifica matarmos um animal desnecessariamente? Saliento que faço essa indagação de forma honesta e sem qualquer crítica latente.
@rafaelchrestani
@rafaelchrestani Жыл бұрын
​@@luisfelipedondoni4566 Sobre a questão etica... vemos a questão de escolher aniquilar um animal, certo? Mas, estamos falando sobre um boi, cavalo, ou também sobre ratos, mosquitos, moscas, vermes? Baratas? Aqui ja temos uma separação interessante. Eu e você, decidimos a existencia de um ser todos os dias... ontem mesmo matei um mosquito aqui, por que estava insuportavel dormir com ele aqui. Tirei a vida dele... Tenho uma filha de 2 anos e matei incontaveis aranhas, estudei para saber se eram ou não venenosas, mas não poderia arriscar. Na parte etica, entraremos em certos conflitos e paradoxos impossiveis de escapar. Acabaremos previligiando certas especies em detrimento de outras. Então entraremos no conflito.. todos os animais merecem o nosso amor, ou apenas alguns? Se todas as especies são passiveis de transmetir doenças, por que uns sim, outros não? Por que temos documentarios em defesa dos golfinhos, mas não sobre a defesa da vida da barata, da mosca e do rato?
@luisfelipedondoni4566
@luisfelipedondoni4566 Жыл бұрын
@@rafaelchrestani obrigado pelo retorno. Concordo, decidimos a existência de um ser (vários na verdade) todos os dias, direta e indiretamente. Mas meu ponto nem é sobre amor aos animais ou não - ou de que não podemos jamais matar um ser vivo (sei que você não tocou nesse quesito)-. O ponto a que me refiro é o da escolha que é feita perante a falta de necessidade. Você deu bons exemplos: ratos, mosquitos, moscas, vermes, baratas, etc. Dificilmente alguém se oporia (mas há quem o faz) a matar esses animais/insetos, até porque temos uma necessidade de saúde pública e temos conhecimento de que esses seres são vetores de doenças mortais (assim como os animais que usualmente consumimos). O controle dessas pragas, como são conhecidos (olha a gente diferenciando novamente), é feito principalmente para evitar que invadam áreas habitadas e possam transmitir doenças - ou seja, temos uma necessidade: a prevenção de doenças. Não há dúvidas de que o ser humano selecionou as espécies que são "aceitáveis" de serem mortas e as que não o são - como você bem frisou "Se todas as especies são passiveis de transmetir doenças, por que uns sim, outros não?" - o que já revela uma grande hipocrisia nossa. Agora, voltamos aos animais dos quais usualmente nos alimentamos: criamos-os e mantemos-os vivos para depois os matar (em sua maioria em condições terríveis, abomináveis - o que é um fato inegável). Se não há necessidade, qual a justificativa moral de fazermos isso? Será que definimos que algo é um dilema moral, paradoxo ético, etc. como um meio de autodefesa porque temos medo de conscientizar-nos das nossas inconsistências? A realidade é que a maioria das pessoas pratica uma verdadeira ginástica mental para conseguir conviver com suas dissonâncias cognitivas (se você se interessar sobre isso, sugiro que pesquise no Google a respeito do Meat Paradox). O comportamento "padrão" da maioria das pessoas é buscar justificativas ad hoc para validar seus atos. Se perguntássemos às pessoas: "você acharia correto tirar a vida de um ser senciente sem qualquer necessidade?". Honestamente, acredito que a maioria responderia, inicialmente, que "não" - o "sim" iria contra a regra de ouro da ética. Mas se o assunto fosse aprofundado, por exemplo, partindo-se de seres humanos, depois animais (várias espécies), depois insetos, etc., creio que muitas pessoas mudariam de opinião no percurso, acabando por se contradizer. Enfim, desculpe se me alonguei muito no comentário. Novamente, agradeço imensamente pela sua resposta e educação por debater, de forma respeitosa, um assunto que causa muita altercação por aí.
@rafaelchrestani
@rafaelchrestani Жыл бұрын
@@luisfelipedondoni4566 Eu que agradeço. Como falei, creio que somos muito parecidos nesse quesito. Desde que nasci a minha paixão pelos animais e minha angustia pelo sofrimento me consumia. E sim, muitas vezes me questiono se esses argumentos que citei seriam para deixar minha consciencia mais leve sobre essa questão. Não conseguiria matar alguns desses animais que citamos anteriormente... talvez em extrema necessidade, em um ambiente hostil ou para me defender ou defender alguem.... Quando eu mudei a minha visão sobre a vida como um todo, acabei também mudando o meu modo de ver a natureza. Parei de separar o homem desse meio natural, e tambem desisti de tentar entender o sofrimento como um todo e tambem o mau do mundo. Eu simplesmente entendi que não se pode mudar o mundo... e como a natureza é viceral, um imenso ambiente de estresse e guerra, e não animais soltos e felizes na natureza. Existe algo, não material na nossa realidade, para ser entendido, mas não sei da possibilidade de entendermos agora. Entao em vez de me concentrar nisso, me foquei em tentar não deixar o sofrimento pelo mau do mundo me consumir. Muito obrigado pela conversa meu amigo.
@joaopedroso196
@joaopedroso196 Жыл бұрын
Minha opinião sobre os animais e a seguinte, matar só para se alimentar pois você está honrando o ser vivo que deixou de viver, agora matar ou causar sofrimento em animais por puro prazer ou diversão é um pecado enorme, a natureza segue seu curso.
@rafaelmendes4089
@rafaelmendes4089 3 ай бұрын
Mas mesmo quando se mata, deveriam buscar fazê-lo com l mínimo de sofrimento possível. O problema é que pra atender as demandas e tb por ganância, isso acaba sendo deixado de lado. Algumas religiões até exigem isso, mas nem todas se preocupam.
@gaelbergvin
@gaelbergvin Жыл бұрын
Ser contra sinalizar virtude com a causa animal é sensato. Não significa que nós, que a criticamos, sejamos indiferentes ao sofrimento deles. Penso que o foco deveria ser esse - consumir de forma responsável, de locais que não submetam os animais a sofrimento desnecessário. Não precisa ser "ou vegano, ou nada".
@Eliane139
@Eliane139 Жыл бұрын
O Pondé me fez lembrar o dia que cancelaram uma onça por ter atacado uma capivara! Vou enviar este vídeo do Pondé para a Luiza Mell!😏
@VoandoAltoSP
@VoandoAltoSP Жыл бұрын
Cancelar uma onça ? Como se faz isso ? Onça tem redes sociais ? E por que essa tara com a Luiza Mell, ela tá fazendo mal pra alguém ???? Sei lá, eu queria que a internet do mundo acabasse por uma semana só pra ver se as pessoas caem na real...
@Eliane139
@Eliane139 Жыл бұрын
@@VoandoAltoSP pois é Augusto,foi simplesmente uma ironia da minha parte! Não se estresse, faz mal! Não tenho redes sociais, fiquei sabendo por aqui, no you tube!
@maiconsilva-su4pm
@maiconsilva-su4pm Жыл бұрын
@@Eliane139 tem sim, já te vi no Instagram
@Eliane139
@Eliane139 Жыл бұрын
@@maiconsilva-su4pm deve ser um perfil fake, homônimo!
@josericardo3491
@josericardo3491 Жыл бұрын
Cada um abraça a causa que mais lhe faça sentir bem. Eu amo os animais com restrições aos humanos e por isso acho mais fácil me sentir bem junto aos animais pois eles não julgam nem vão te trair por ganância financeira ou poder. A partir do momento que os humanos resolveram domesticar principalmente cães e gatos ele adquiriu responsabilidade em tentar diminuir o sofrimento dos mesmos. Se tivéssemos governos competentes não haveriam nem animais nem seres humanos jogados nas ruas mas como isso não acontece vamos procurar ajudar os mais necessitados de compaixão sejam os animais ou os seres humanos.
@lissaaraujo
@lissaaraujo Жыл бұрын
VC foi pelo o mais fácil, obvio que VC gosta de bicho, ele será um capacho seu, sem VC precisar fazer muita coisa por ele, o ser humano deve ser conquistado e é mais difícil, por isso é umas das maiores virtudes pra Deus amarmis o nosso próximo, porque o animal é fácil.
@VeganKore
@VeganKore Жыл бұрын
Ele não vai te trair por ganância alimentícia simplesmente por que não consegue.
@adenilson727
@adenilson727 Жыл бұрын
"isso acho mais fácil me sentir bem junto aos animais pois eles não julgam nem vão te trair por ganância financeira ou poder. " E se os animais, num passe de mágica, começassem a agir IGUAL aos seres humanos, como nas fábulas, iria se sentir bem?
@pavinivfx
@pavinivfx Жыл бұрын
Você de fato não gosta dos animais, gosta dos bonitinhos apenas. Se gostasse dos animais iria parar de matar insetos e por ai vai. Animais pras pessoas é gato e cachorro.
@elisamessias6244
@elisamessias6244 8 ай бұрын
O melhor comentário 👏👏👏👏
@vladimirfreire2813
@vladimirfreire2813 Жыл бұрын
Uma pergunta : Gostaria de saber se há literatura/livros atuais de boa qualidade dos escritores russos ? Me refiro ao séc. XXI
@Leonardo-B91
@Leonardo-B91 Жыл бұрын
Sempre muito engraçado, bom vídeo.
@danyelbarboza
@danyelbarboza Жыл бұрын
O cara já teve as justificativas falhas para apoiar sofrimento animal respondidas mas prefere ignorar e continuar na falácia. Parabéns Pondé, difícil ser tão cara de pau assim
@felixVeg
@felixVeg Жыл бұрын
Errar uma vez é aceitável, mas insistir na falácia é foda né! O Pondé demonstra que não é um filósofo nato... mas sim, alguem que apenas se formou em filosofia.
@felixVeg
@felixVeg Жыл бұрын
@Suguru Geto\Kenjaku sou vegano, mas qualquer pessoa que perceba os equívocos e as incoerências, pode criticar!
@danyelbarboza
@danyelbarboza Жыл бұрын
@Suguru Geto\Kenjaku Sou vegano, mas mesmo que uma pessoa que come carne seja hipócrita ao apontar os erros, não quer dizer que ela está errada em aponta-los. Ela pode ver que tem um desvio moral e não ter vontade de mudar e mesmo assim reconhecer que nenhum argumento apresentado no vídeo foi válido.
@felipemaiadesouza7211
@felipemaiadesouza7211 Жыл бұрын
E um monte de gente elogiando esse posicionamento medíocre. "Sou alheio ao sofrimento dos animais porque todo mundo sofre, os vegetais também podem sofrer". Caraca. Isso é aceitável vindo de um Monark, um Nikolas Ferreira... Mas vindo de um professor de filosofia a coisa fica preocupante.
@EduardoOMCC
@EduardoOMCC Жыл бұрын
Vamos fazer um experimento imaginário de sensibilidade em relação ao sofrimento alheio, para avaliarmos intuitivamente a diferença entre sofrimento animal e vegetal: Imaginemos q estamos diante de um coelho e uma cenoura e alguém nos constrangesse a escolher um dos dois e cortar ao meio... a quem vc escolheria cortar e por q? O coelho ou a cenoura? ...
@Madhukirtan
@Madhukirtan Жыл бұрын
Exatamente! Só psicopatas escolheriam o coelho.
@hmwr0h
@hmwr0h Жыл бұрын
Você não deu um contexto.... Depende muito, será que se alguém estivesse diante dessa decisão tendo passado dias de fome, num lugar deserto, de repente não escolheria o coelho, por alimentar mais??? Não sei, estou jogando no ar.. Sua proposição foi totalmente tendenciosa, tanto que o colega aqui acima já foi DIRETO tachar de "psicopata" quem escolhesse o coelho (sem base NENHUMA, apenas segundo a opinião particular dele mesmo).. Mas aí que tá, depende da pessoa, do contexto, de MUITOS fatores. E cabe a quem julgar o que seria certo ou errado??
@Ddias22
@Ddias22 Жыл бұрын
@@hmwr0h entrando no seu contexto de estar numa ilha deserta, vc sabe acender fogo a partir de gravetos para cozinhar o coelho? Depois de cozido, vc teria que comer tudo no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte porque vc não tem geladeira, então vc mataria o bicho à toa porque ia apodrecer. Se tem um coelho vivo numa ilha, é porque tem comida para ele, portanto eu comeria a mesma coisa que ele e ainda manteria o coelho vivo para me desestressar. EU não mataria, mas em caso de sobrevivência em um lugar deserto, qualquer coisa é aceita, até comer cadáver de gente como já fizeram. Repito: em caso de SOBREVIVÊNCIA é aceitável, e não porque vc gosta de um churrasco no fim de semana
@hmwr0h
@hmwr0h Жыл бұрын
@@Ddias22 1°: um ser humano passando necessidade numa situação dessas não agiria com toda essa lógica racional.. Quando a vida tá em jogo não existe chef.. Essa sua ideia de pensar em todo esse método de cozimento é influência de muito Discovery e National Geographic.. Numa situação REAL, é o instinto que manda. 2°: se eu me alimentei, não matei "à toa", mesmo que tenha sobrado uma parte. 3°: me diz que vc não está comparando o meu organismo ao de um coelho.. Vc acha mesmo que é perfeitamente sensato e prudente eu deixar minha dieta igualzinha à do coelho, sem considerar que meus hormônios, meu sistema imunológico, meu gasto de energia, etc, etc (a lista vai longe) são TOTALMENTE diferentes dos dele?? Se fosse assim, poderíamos sobreviver apenas de ração de cachorro ou gato então.. Ou quem sabe de alpiste.. Afinal, isso mantém esses bichinhos vivos, vai me manter tb né?? 4°: Não existe essa de "eu nao não mataria", qualquer pessoa em situação extrema de sobrevivência, eu disse EXTREMA, o faria.. Porque o instinto mandaria. Não adianta. Nessa hora ninguém seria racional, nosso mecanismo de procurarmos nos manter vivos a qualquer custo desligaria o modo "ownnnnti mo deusooo, ti cuelinhu mai fofinhuuuu".. Isso é inerente a nós (haja visto o exemplo que vc mesma citou do canibalismo necessário). Se for matar o bicho ou morrer, a pessoa não vai nem pensar, o estômago já tá nas costas, a fome já consumiu a pessoa, é capaz dela agarrar o bicho cru mesmo e meter os dentes. Necessidade extrema desperta instinto, e instinto faz isso. 5°: e se eu gosto de um churrasco? Qual o problema? O que que tem?
@Ddias22
@Ddias22 Жыл бұрын
@@hmwr0h sim, como disse, para sobrevivência é liberado. Quem está falando de chef? Claro que a questão do cozimento e armazenamento é preocupante. Eu não sei acender fogo com graveto. Tb não sei fabricar um facão. Vc sabe? Para que eu mataria um animal para comê-lo cru se eu não sei acender fogo? Aí eu morro de alguma infecção, né? Nesses programas de TV de sobrevivência que vc mencionou, existe equipe médica à disposição e o pessoal já leva o facão e tem noção de sobrevivência. Na vida real não tem nada disso, ou vc acha que vai ficar numa ilha deserta com facão, remédio para dor de barriga e fósforos à vontade? Eu não duraria uma semana (nem ia querer). Eu tb gostava muito de churrasco (ainda gosto) e falava coisas idiotas como "planta sente dor" para me livrar da culpa, mas decidi não comer mais animais de nenhum tipo. Demorou mas abri os olhos. Isso se chama amadurecimento
@jerusafernandes7489
@jerusafernandes7489 Жыл бұрын
A pauta animal não deve ser apenas sobre alimentação. Ela é bem mais ampla. É injusto maltratar animais e não ser punido, porque no Brasil não existe leis eficientes pra isso. É revoltante que ninguém se importe porque é responsabilidade dos homens cuidar dos animais que estão à sua volta. Eles são como crianças indefesas expostas a todo tipo de maldade humana. Animais não podem ser comparados com plantas. Eles são "Almas" e tem sentimentos, sentem dor e se assemelham ao homem e não às plantas. 🐕🙂🌺
@juliuscaesar3347
@juliuscaesar3347 5 ай бұрын
Negativo jerusa fernandes, animal não tem alma não, qualquer teologia prova isso (protestante, católica, ortodoxa, judaica et cetera); não são imanentes segundo o argumento kantiano. Agora, na questão dos maus tratos aos animais, você está correta.
@tomsidera
@tomsidera 5 ай бұрын
Eles são seres sencientes e por isso DEVEM (a meu ver) ser detentores de direitos fundamentais como: NÃO serem torturados ou mortos. O que me impressiona no discurso dele é que quando se trata de animais são extremamente rasos. Ele compara a moralidade humana com a AMORALIDADE de um leão? Sério que um filósofo compara nós, animais MORAIS com um animal AMORAL (como todo o resto da natureza)? É um nível de desonestidade absurdo. Existem vários livros, inclusive de filósofos tratando de forma SÉRIA da ética com os animais e o assunto é muito mais sério do que dizer: "mas e as alfaces?" Tudo bem, o Pondé não gosta de veganos e dizer que é só mais uma pauta da lacração. Eu mesmo odeio a lacração desenfreada e não é por isso que eu vou usar uma desculpa esfarrapada para me esquivar. Ele mesmo diz que "o assunto não é corretamente abordado", mas ele mesmo não fala como DEVERIA ser abordado.
@UglyMofo13
@UglyMofo13 Жыл бұрын
Defecou pela boca. Parabéns! 👏👏👏
@ricardoveiga007
@ricardoveiga007 Жыл бұрын
Ignorar o sofrimento dos animais é próprio de pessoas egoístas, autocentradas e metidas a críticas. ou, se quiser, "inteligentinhas" e "do contra", os tais "contra um mundo melhor, mais justo, pacífico e com menos sofrimento". O argumento da cadeia alimentar vale só quando nos referimos aos animais inferiores(?), mas questionável no caso de pessoas, que têm muitas opções de dieta vegetariana e vegana. E o futuro nos trará logo a alternativa do consumo de carne artificial e alimentos produzidos com impressora 3D, reduzindo a dependência da dieta natural. Considerar que o único sofrimento dos animais é o de serem comidos é moralmente escandaloso. Pense na indústria de proteínas em que os animais são objetificados e tratados com extrema crueldade. Por isso, há muito que fazer para reduzir esse sofrimento. Mas, infelizmente o sofrimento é muito maior. Há de se eliminar o sacrifício dos animais nos experimentos científicos e, sobretudo, no desenvolvimento de produtos. Afinal de contas por que privilegiar pessoas (animais, estúpidos, mesquinhos, egoístas e medíocres, na maior parte das vezes) em relação a outros seres sencientes, também capazes de demonstrar sentimentos superiores, como fidelidade, afeto e tristeza? Quanto a tratar o tema num programa especifico, acho desnecessário. Sua posição, de seus miquinhos amestrados e de fãs idiotas é bem conhecida.
@leilavieiramussarra5466
@leilavieiramussarra5466 Жыл бұрын
Meu professor de biologia já dizia: o conceito de bom e mau não existe na natureza.
@Cesar.ssantos
@Cesar.ssantos Жыл бұрын
Aí já entro numa Seara que discute a questão do senso moral
@imodesto
@imodesto Жыл бұрын
Aliás, quando o programa volta? Já estou com saudades!!!
@fernandonatalialbuquerque0403
@fernandonatalialbuquerque0403 Жыл бұрын
Pois é, acho que é em fevereiro, nem sei
@jacksondesouzasilva9888
@jacksondesouzasilva9888 Жыл бұрын
Qual programa?
@DG-cm2nq
@DG-cm2nq Жыл бұрын
Maravilhoso!!
@LucasSantos-xv5pk
@LucasSantos-xv5pk Жыл бұрын
A questão não é o sofrimento animal, o problema são as condições em que a indústria deixa os animais confinados para consumo antes do abate. Não é só o sofrimento no sentido de ser morto, mas a tortura que existe antes disso. Adoro o Pondé mas ele acaba sendo bem raso nessa questão, simplificando tudo com a reflexão de que a natureza é assim e ponto. Basta assistir o documentário aqui no yt chamado a carne é fraca pra entender.
@lucaslisboa1977
@lucaslisboa1977 Жыл бұрын
então os ativistas jogam molho de tomate em pinturas, fazem protesto em restaurantes e ficam condenando QUEM COME a carne somente para que a industria continue matando os bichos, porem de modo mais digno?
@SuperMT2000
@SuperMT2000 Жыл бұрын
Isso é verdade. Concordo. Também devemos considerar que a natureza é implacável. Não existe leão vegano. O ser humano não será perdoado por animais na natureza.
@heldertenani3229
@heldertenani3229 Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo
@mauriciodasilva3889
@mauriciodasilva3889 Жыл бұрын
Prof° Pondé quando retorna episódios inédito do programa Linhas Cruzadas ?
@JoaoPedro-my4cp
@JoaoPedro-my4cp Жыл бұрын
Sofrimento faz parte e ficar se sentindo superior por não consumir produtos de origem animal é coisa de idiotas e hipócritas do twitter. Acho que o que mais importa nessa pauta é o nível de sofrimento e o quanto podemos diminui-lo, seja recorrendo aos menos dolorosos métodos de abate ou dando condições satisfatórias de vida ao animal até o momento do abate. Em pequenos produtores geralmente os animais ficam mais livres no seu ambiente natural, em alguns grandes produtores ficam como se tivessem em campos de concentração. Na natureza obviamente muitos são mortos por seus predadores de formas tensas, nós com auxílio da ciência podemos dar uma morte menos dolorida o possível. Agora a questão de uma vida decente de certa forma até a hora do abate pode ser o maior problema. Não pretendo deixar de consumir produtos de origem animal, mas ainda espero que a indústria se adeque um pouco melhor, por bem ou por mal.
@canseidesersexy308
@canseidesersexy308 Жыл бұрын
Só vão se adequar com uma queda brutal do consumo.
@andersonprs07
@andersonprs07 Жыл бұрын
Deixar essa pauta crescer vai acabar em ração humana
@joaopedroso196
@joaopedroso196 Жыл бұрын
Engraçado é que a carne de soja que esse povo consome também existe muito sofrimento que eles não sabem pois o tanto de inseto e micróbios e bactéria que são mortas com defensivos agrícolas para poder produzir a soja é gigantesca kkkkk
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
@@canseidesersexy308 não sei até que ponto isso seria viável, sendo bem sincero... a depender dos custos para manter a qualidade de vida animal, o valor da carne iria se tornar muuuuito maior e se alimentar seria quase que inviável. Uma qualidade de vida decente, um abate calmo, mas nada de luxos exorbitantes. Os veganos querem que todos os animais sejam tratados como aquelas vacas japonesas. Isso é pura tolice.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
Se sentir superior por não consumir produto de origem animal é idiota, mas justificar a situação atual com "sofrimento faz parte" tbm é... Fora que a questão não é só essa, o espaço que o ser humano ocupa por conta da criação de animais é absurdo e coloca outras espécies em extinção. Diminuir o sofrimento animal é importante, mas não se resume a isso, a discussão tbm é ecológica.
@svetlanac587
@svetlanac587 Жыл бұрын
E esses malucos q fazem rinas com galos ?!!! Muita maldade... 😢
@leonardocunha7108
@leonardocunha7108 Жыл бұрын
Em relação a cadeia alimentar, essa é a realidade. Porém, os maus tratos aos animais por vaidade aí é uma pauta que pessoas de bem deveriam se importar. Odeio quem caça predatória de animais silvestres, pois eles não são como galinha que tu cria e dá um monte.
@alean6268
@alean6268 Жыл бұрын
Uma boa vida ao professor Gratidão 👍👏
@leokrs
@leokrs Жыл бұрын
Outra palavra da modinha... Gratidão... Luz = gratiluz
@alean6268
@alean6268 Жыл бұрын
@@leokrs 😄😄
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Жыл бұрын
@@leokrs empatia...
@leokrs
@leokrs Жыл бұрын
@@alean6268 😂👍
@marcelo7326
@marcelo7326 Жыл бұрын
Figuras históricas como Pitágoras, Leonardo da Vinci, Gandhi, entre outras, são muitas vezes mencionadas como questionadoras da ética em consumir carne. Filósofos e escritores como Peter Singer, .M. Coetzee e Henry David Thoreau também fazem tais questionamentos em suas obras. Questionar a exploração animal então é uma modinha?
@marcelo7326
@marcelo7326 Жыл бұрын
*Um adendo importante, tais personagens não necessariamente eram vegetarianos ou veganos, Thoreau por exemplo cita que costumeiramente ia pescar no lago quando viveu nos bosques. No entanto, precisamos considerar a época e o contexto e lembrar que a indústria da carne em larga escala é relativamente recente.
@ermanooliveira9004
@ermanooliveira9004 Жыл бұрын
Queria saber por que muitos valorizam mais a vida de um cachorro ou gato em relação a vida de um bode, um porco, um boi, uma galinha e um coelho?
@AlexandreAtkinson
@AlexandreAtkinson Жыл бұрын
Pq cão e gato são domésticos "caseiros", interagem com a gente de forma amigável e a maioria das pessoas os acha bonitinhos. Isso cria o sentimento de compaixão. Já esses outros geralmente não são criados do mesmo modo nem se comportam do mesmo, além do fato de não terem uma importância ecológica q não seja servir de alimento pra outros animais.
@ermanooliveira9004
@ermanooliveira9004 Жыл бұрын
@@AlexandreAtkinson Qualquer boi, porco, galinha e bode se criados desde novinho interagem com o ser humano, uma tia tinha um bode que ele interagia mais do que um gato. Qual importância ecológica um gato ou cachorro tem mais do que um bode ou boi? Qualquer animal serve para alimentação humana, basta mata-lo.
@rosangelab.barros9866
@rosangelab.barros9866 Жыл бұрын
Quanta decepção, Pondé. Foi muito bom saber a sua opinião sobre os animais. Muito bom mesmo, porque assim jamais ouvirei suas crônicas novamente e nem lerei seus artigos.
@rosangelab.barros9866
@rosangelab.barros9866 Жыл бұрын
@Alec Holland Você está coberto de razão. Analisou com bastante propriedade e seus argumentos fazem sentido.
@everaniagomes1532
@everaniagomes1532 Жыл бұрын
Valeu Pondé
@marciamonteiro8168
@marciamonteiro8168 Жыл бұрын
Perfeito!
@italoafonsobraga7431
@italoafonsobraga7431 Жыл бұрын
Pondé, se vc pudesse tomar um café com uma personalidade histórica do passado, com quem seria?!
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
Ele já fez um vídeo relacionado a isso, eu acho. Se bem me lembro, ele disse que gostaria de ter ido a Grécia para ver algumas coisas relacionadas ao teatro. Coisa assim. Achei: kzfaq.info/get/bejne/kJt7dMl6mtCtg2g.html
@gabrielribeiro1799
@gabrielribeiro1799 Жыл бұрын
Schopenhauer
@gabrieltorres_7
@gabrieltorres_7 Жыл бұрын
Pondé indica livros sobre a natureza humana,que é um tema que vc gosta de debater. por favor
@leokrs
@leokrs Жыл бұрын
LivroS: A Natureza Humana 😂😂😂😂😂
@kanashi66
@kanashi66 Жыл бұрын
Tive que correr atrás mas achei seu canal, mesmo clicando em um vídeo aleatoriamente, aprecio muito seu conhecimento, estarei fiel aqui para adquirir nem que seja um terço de cada frase solta. Obrigado por existir
@lizafateha375
@lizafateha375 Жыл бұрын
Professor de excelente didática e conhecimento. O seu expressar adverbial "até que gosto" precisa ser revisado...Posto que aqui tratou do recorte cadeia alimentar, a sua fala é desconexa, Pondé. Cadeia/rede implica vivência de um ambiente de trocas. Há cães bem cuidados, inshalla, entretanto há a dor dos maus tratos, e esta é uma questão de cadeia alimentar, Pondé, pois é de natureza epidemiológica que atinge à todos. Em algum lugar a indústria farmacêutica está em gozo. Em tempo: tenho e cuido de meus pais idosos e cuido de cães idosos abandonados.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
Comparação descabida, um leão está numa situação bem diferente da do ser humano.
@Daniel_Rodrigues_89
@Daniel_Rodrigues_89 Жыл бұрын
Não tão diferente assim.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@Daniel_Rodrigues_89 Vc tbm come carne pq se não comer, vc morre de fome? Faz tempo que não converso com um caçador-coletor... 🙂 Fale mais sobre
@frigorificador
@frigorificador Жыл бұрын
ué, se os próprios animais se comem, porque devemos evitar comer carne?, acredito que esse é o ponto. Só larga de ser chato
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@frigorificador Então, existem vários motivos, tem o ecológico, o biológico, o do sofrimento animal, etc... Não conhecer não significa que eles não existem, tudo bem? Eu tbm acredito que vc não deveria pautar o seu comportamento pelo que os "próprios animais" fazem, posso dar bons exemplos. Vc não me conhece e está me chamando de chato, eu acho engraçado, mas é um preconceito seu 😆
@frigorificador
@frigorificador Жыл бұрын
@@leonardosan5638 ué, mas você acha mesmo que eu me importo? KKKKKKKKKKKKK
@thewisemobRJ
@thewisemobRJ Жыл бұрын
A natureza é uma máquina de sofrimento. Mas o ser humano não precisa acelerar isso e sem contar que isso não impede o ser humano de evoluir !
@Rehuhure
@Rehuhure Жыл бұрын
Comparar a culpa que o leão sente, um animal estritamente carnívoro (ao contrário de nós), com a nossa, é algo bem simples de ser respondido, e há diversos materiais gratuitos na internet para esse e outros argumentos contra o veganismo. Só não esperava que o Pondé iria utiliza-lo hahahah
@fernandoterra4108
@fernandoterra4108 Жыл бұрын
Ele não é contra o veganismo.
@lcsvlllbs8934
@lcsvlllbs8934 Жыл бұрын
Quando o assunto é ética animal, Pondé não perde uma oportunidade de passar vergonha. Sério. Mesmo que você não não de a menor importância pra questão animal, não é possível que você não perceba a mediocridade intelectual do argumento que ele apresentou.
@stephanierachel5641
@stephanierachel5641 Жыл бұрын
Perfeito
@ronaldodias7102
@ronaldodias7102 Жыл бұрын
Pondé, sempre genial!
@mateustrintim2718
@mateustrintim2718 Жыл бұрын
Como está a literatura russa atualmente?
@DarioMachadoshalom
@DarioMachadoshalom Жыл бұрын
Não entendi tanto elogio. A resposta foi preguiçosa e desinteressada. O vegetarianismo é milenar, não é uma onda ou moda; a questão alimentar, especialmente pecuarista, é uma preocupação de muitos cientistas e governos, pois há um problema sério e iminente. Ninguém é obrigado a se interessar, mas a resposta foi muito simplista e irrefletida.
@georgegoedhart7308
@georgegoedhart7308 Жыл бұрын
O programa linhas cruzadas acabou?
@gustavosilvamoraes6984
@gustavosilvamoraes6984 Жыл бұрын
Nada mais bizarro e nonsense do que um vídeo de uns veganos em um açougue ao som de uma marcha fúnebre distribuindo flores nos cortes embalados a vácuo nos expositores. Pondé sempre cirúrgico!
@leticiaporto3888
@leticiaporto3888 Жыл бұрын
Depois de 06 anos de veganismo, eu percebi a mesma coisa que foi dita ''a natureza é uma máquina de sofrimento''. Esse endeusamento de tudo o que é natural é errado, assim como pensar que o ser humano é o câncer do mundo, quando na verdade somos apenas mais uma variedade de vida que existe nesse planeta e agimos de acordo com nossa 'natureza': inconformados. E não somos nem de longe tão capazes de causar um estrago quanto a natureza, que nos extermina rapida ou lentamente quando quer. Eu sigo não comendo animais e derivados, e busco ter consideração com as plantas porque sinto a vida nelas desde sempre, mas infelizmente algo precisa morrer e virar comida. É brabo, e por ter feito esse caminho sozinha que não julgo as escolhas das pessoas, principalmente porque não existe forma de evitar o sofrimento, se não se sofre de 'a', se sofre de 'b'.
@mateusbenedito
@mateusbenedito Жыл бұрын
"Plantas também sofrem?". Que fala, ein, cientista.
@eldrezbr
@eldrezbr Жыл бұрын
Quando retorna o linhas cruzadas?
@carolinamello7142
@carolinamello7142 Жыл бұрын
Onde que envia perguntas pra ele?
@Flo_o_o
@Flo_o_o Жыл бұрын
Aparentemente as pessoas aqui não conseguem pensar por si própria, elas dependem de uma suposta "cadeia alimentar". Então esses são os animais racionais?
@heberpaiva5957
@heberpaiva5957 Жыл бұрын
Rapaz não duvido daqui uns dias ter ativistas que vai pedir para respirar menos, para não acabar com o ar!
@Ddias22
@Ddias22 Жыл бұрын
Queria ver o Pondé debater diretamente com um vegano tipo Fábio Chaves. Ele é calmo e saberia ouvir suas baboseiras sem se alterar. O Pondé seria massacrado porque os argumentos antiveganismo são bem ruinzinhos
@marcospezenato1981
@marcospezenato1981 Жыл бұрын
Fez um esforço homérico para não usar o termo "vegano" kkkk Like na certa!
@sheilasoares2736
@sheilasoares2736 Жыл бұрын
Parece bem lógico. Se hoje já existem "pais de plantas" logo logo teremos militância a favor do sofrimento das plantas. "Onde você vai parar?"
@luizantoniodeoliveira9974
@luizantoniodeoliveira9974 Жыл бұрын
Shei lá
@wellington-santos
@wellington-santos Жыл бұрын
Se eu pegar um cachorro de rua e levar pra minha casa é amor ou sequestro? E se fosse com uma criança no mesmo cenário?
@fernandoferreiradesouza9609
@fernandoferreiradesouza9609 Жыл бұрын
Ironia e alta moral muito da hora.
@franciscolucas1821
@franciscolucas1821 Жыл бұрын
Eu não sou vegetariano, adoro carne, um bom churrasco. Mas a questão é que somos racionais e podemos evitar o sofrimento dos animais ao invés de consumi-los, diferente de um leão que não tem essa capacidade. Além de que é completamente possível viver sem carne, ainda mais com todo o avanço da indústria nesse cenário também. No meu ponto de vista essa tendência "teenegers" citada no vídeo está longe de ser passageira, acredito que possa ser uma realidade comum num futuro distante. Portanto se podemos evitar, por que consumimos?
@luisfelipedondoni4566
@luisfelipedondoni4566 Жыл бұрын
É por isso que acho esse debate interessante, pois faz com que as pessoas (a minoria, é verdade) se questionem e se conscientizem de seus hábitos, como você acabou de fazer. Eu não me meto nas escolhas de ninguém, cada um come o que quer pelos motivos que quiser (dentro da legalidade, obviamente). Mas uma pergunta que acho válida de ser feita é: por que é ético/moral/correto/etc. comer carne quando você tem a possibilidade de escolher não comer? Novamente, é uma pergunta sobre moral/ética, não sobre escolhas, porque, como eu disse, se for por escolha, a pessoa responde "porque eu gosto" e fim de conversa.
@luizfelipevenosa8876
@luizfelipevenosa8876 Жыл бұрын
Concordo. Ele tenta justificar dizendo que plantas podem sofrer, que o sofrimento é essencial e abundante. Mas achei fraco, não me convenceu. No momento em que entrei no abatedouro e presenciei um abate eu comecei a me questionar de verdade sobre a necessidade disso.
@meirelles3029
@meirelles3029 Жыл бұрын
se eu fosse o Pondé, nem tocaria mais nesse assunto. é sempre a mesma história, e chega a dar vergonha alheia. Ele está contando com a possibilidade de surgir um estudo que comprove o sistema nervoso nas plantas para "quebrar" a cara de vegetarianos, e usa influencer da moda como exemplo para diminuir a ideia central. Os argumentos ficam sem nenhuma lógica.
@Tvidolin
@Tvidolin 9 ай бұрын
perfeito...
@Tvidolin
@Tvidolin 9 ай бұрын
Discordo totalmente da forma como Pondé sustenta essas teses, argumentos fracos pautados em possibilidades longes de serem comprovadas na biologia... sempre há uma resposta utópica para um argumento irreal, nesse caso, que futuramente possa ser descoberto que plantas sentem dor, conversam entre si e etc. Na realidade me parece que ele nao tem mais nada de fato concreto para sustentar suas ideias.
@naomijo541
@naomijo541 Жыл бұрын
Pondé quando liga o "achometro" em assuntos que desconhece é péssimo e isso compromete seriamente a credibilidade de suas análises sobre os assuntos que domina.
@mariacarolinabutturinideca9953
@mariacarolinabutturinideca9953 Жыл бұрын
Adoro ele sabe, ele tem direito a opinião, mas cpmo.dihura pública acaba validando falas rasas e debochadas de quem nunca procurou entender. Nem todos que decidem não comer nada de origem animal querem se sentir superiores. Estão um esforço empático de tentar perceber as coisas de uma outra forma. O mesmo cérebro "evoluído" que aprendeu a fazer armas para caçar, do contrário nós seríamos as presas e até pela picada de um inseto seríamos facilmente eliminados, também é capaz de se alimentar sem matar. E esse papo de vegetal é uma saída rasa da conversa. Até então não há provas, os vegetais não gritam, não tem terminação nervosa. Já foi no abatedouro ver o porco gritar? É igual a um alface realmente... E outra, a pauta se desdobra, uma coisa era matar a galinha disponível pra comer, outra é criar animais pra morrer. Tem gente que acha que a vaca daria leite naturalmente o ano todo e não entende um pingo de biologia. Enfim, papo longo. E não é modinha, se for assim, vamos achar que tá na modinha não matar por racismo??? Oi faz parte de evoluirmos nossos juízos por um bem maior?
@ecofilm100
@ecofilm100 Жыл бұрын
Se esse é o principal filósofo do Brasil, estamos ferrados!
@mariacaetano131
@mariacaetano131 Жыл бұрын
Foi o que pensei vendo esse vídeo 🤣🤣
@jhonatansantos9551
@jhonatansantos9551 Жыл бұрын
Bom mesmo é o ecofilm100.
@juliuscaesar3347
@juliuscaesar3347 5 ай бұрын
Negativo ecofilm, o brasil não tem filosófos, e vc realmente defende algo que nem conhece, onde há inúmeras distorções da realidade, porque é uma ideologia.
@Mttajac
@Mttajac Жыл бұрын
Achei um vídeo seu que discordo… kkkk A minha pauta sobre os animais é o sofrimento causado por nós
@rosanaiuspa1702
@rosanaiuspa1702 Жыл бұрын
Show
@svetlanac587
@svetlanac587 Жыл бұрын
Muito bom !!!!❤
@canalpesnochao
@canalpesnochao Жыл бұрын
As pessoas hoje têm mais pena e engajamento pra salvar animais que fazer uma visita a um avô doente muitos não conseguem ligar pra tios adoecidos mas cruzam a cidade pra resgatar um bichinho enfim a vida social e humana não tá valendo mais nada as pessoas desistem do sofrimento humano e se lançam em defesa de bichos a maioria delas não a totalidade
@renato7999
@renato7999 Жыл бұрын
E o que você faz pelos "humanos"? Já doou sangue este ano? Já visitou um asilo ou um orfanato alguma vez na vida? Contribui com alguma ONG, Cruz Vermelha, alguma do tipo? Já levou sopa para os moradores de rua? Assim como o Pondé não é obrigado a se preocupar com a pauta animal, existem pessoas mais engajadas com a causa animal, pois esta é ignorada pelo Estado pela maioria das pessoas, já que a "prioridade é o ser humano". Então cada um com suas prioridades e assim vamos construindo um mundo emlhor para todos, não?
@marcelomelloramos
@marcelomelloramos Жыл бұрын
Quando volta o Linhas Cruzadas?
@robertomatsumotocobra7684
@robertomatsumotocobra7684 Жыл бұрын
Comenta sobre o filme "Tár", professor!
@leokrs
@leokrs Жыл бұрын
Não!
@juanpuppinmonteiro
@juanpuppinmonteiro Жыл бұрын
Sinceramente, Pondé. A resposta não fez nenhum sentido, a pauta de como tratamos os animais tem a ver com a quantidade industrial de animais que abatemos todos os dias e sobre como isso no mínimo precisa ser discutido. Em relação a comparação com as plantas, não estamos falando de vida em qualquer forma estamos falando de animais com sistema neural complexo.
@meirelles3029
@meirelles3029 Жыл бұрын
Melhor comentário. Achei que só eu havia achado a fala dele totalmente sem nexo.
@Tvidolin
@Tvidolin 9 ай бұрын
perfeito, me pareceu que ficou sem argumentos para sustentar sua tese, e partiu para uma possivel teoria visivelmente irreal
@VoandoAltoSP
@VoandoAltoSP Жыл бұрын
Sou um carnívoro assíduo mas não é por isso que eu queria ver o sofrimento de um boi. Eu gosto de cachorros mas eu não comprei o meu, tenho um vira-latinha caramelo aqui comigo. A pauta dos animais é nobre e nos torna mais "humanos", o problema na verdade está na ideologia e na política, quando um assunto desses vira pauta ele perde completamente o cerne da questão.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
As pessoas que consomem casacos de pele, por exemplo, geralmente tbm não querem ver o sofrimento dos animais que morreram por aquele casaco, mas isso ocorre como consequência... Eu entendo que vc seja contra o sofrimento dos animais, que vc não queira vê-los morrendo, etc... mas é isso que vc acaba promovendo qdo vc paga para comer a carne deles. Entende?
@VoandoAltoSP
@VoandoAltoSP Жыл бұрын
@@leonardosan5638 Subsistência não é estética... Uma coisa é você consumir carne por que precisa, outra é utilizar um casaco de pele só pq é bonito. Você não vai pedir para um servente de pedreiro comer chuchu com arroz e feijão pq a "sociedade" decidiu que está proibido comer carne, esse cara provavelmente vai desmaiar quando estiver batendo uma laje no final da tarde... Seu argumento não vai dar em nada e não vai a lugar algum, além de gerar frustração a você mesmo. Eu odeio falar isso mas... Menos coração e mais racionalidade.
@dionesferreirasantos4594
@dionesferreirasantos4594 Жыл бұрын
O sofrimento me parece ser questão de consciência , como um ser que não é racional, cujas ações são mecanizadas , não tem perspectiva de futuro ou objetivo na vida poderia sofrer se ao menos sabe se vai ser comido. Acho que é tudo epentinp pra eles, de repente morreu. Nesse caso não houve sofrimento, a menos que alguém queira praticar tortura neles, aí é outros quinhentos.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@VoandoAltoSP subsistência de fato não é estética, o que eu fiz foi uma analogia para provar um outro ponto, talvez vc não tenha entendido. Logo de início vc parte de um pressuposto já equivocado: "consumir carne pq precisa". Ngm precisa comer carne para viver, isso é mito. É absolutamente possível ter uma boa alimentação sem alimentos de origem animal, depois dê uma olhada em fisiculturistas veganos, se eles conseguem ficar daquele tamanho, uma pessoa normal consegue bater uma lage sem desmaiar, acredite. "seu argumento não vai dar em nada e não vai a lugar algum, além de gerar frustração a vc mesmo", eu gosto de conversar com as pessoas, é um lance meu, talvez não seja seu, se eu convencer alguém de alguma coisa, tudo bem, caso não, tudo bem tbm. Sou uma pessoa difícil de se frustrar 😁 Eu concordo com vc nisto, menos coração e mais racionalidade ;)
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@dionesferreirasantos4594 Então, na verdade não existe um consenso nem filosófico, tampouco biológico do que seria a tal da consciência, mto menos da existência dela (vide deterministas)... Mas fora dessa discussão, pensa o seguinte, vc já teve um animal de estimação que ficou doente, com dor e teve que ser sacrificado? Eu pergunto isso pq o sofrimento fica estampado no olho do animal de forma totalmente inequívoca... uma pessoa que visse isso jamais pensaria que tal animal não estivesse em profundo sofrimento.
@elizeuoliveira4770
@elizeuoliveira4770 Жыл бұрын
Vi uma notícia de uma ativista que comprou uma lagosta gigante de um restaurante, pagou uma nota alta pra poder soltar ela no mar de novo. Ainda bem que agora a lagosta esta livre, e pronta para cumprir o seu papel no mundo, virar comida. Tudo oque é vivo é comida. 7bi de anos já provaram isso nesse planeta.
@CaridadeCaio
@CaridadeCaio Жыл бұрын
hahaha..muito bom! É o cúmulo na necessidade de mostrar virtude
@ivansabbath
@ivansabbath Жыл бұрын
Só complementando a notícia: A lagosta gigante tinha estimados 100 anos (não virou comida na natureza) e sequer poderia ter sido pescada de acordo com a legislação daquele país.
@luizfelipevenosa8876
@luizfelipevenosa8876 Жыл бұрын
Sim mas o argumento central de que todo consumo de comida gera sofrimento igual é absurdo. Uma bactéria sofre? Uma alga? Uma fruta sofre? Beira o absurdo afirmar isso com a ciência hoje em dia. Agora galinhas, suínos, bovinos, caprinos e ovinos engaiolados sofrem demais, não tem margem pra discussão. Sofrer não é sinônimo de desordem. Uma rocha que se quebra não sofre, um gás hidrogênio que se funde não sofre, uma onda que se desfaz na areia não sofre. Acho que o Pondé não tem muito conhecimento sobre a fisiologia médica do cérebro pra afirmar isso. E tudo bem ninguém sabe direito como a dor é gerada. Mas partir da dúvida pra afirmação de que sofrimento é existência é portanto tudo que existe sofre é ingênuo. Talvez seja melhor dizer que nada que não seja animal existe então...
@fernyfantom3500
@fernyfantom3500 Жыл бұрын
@@ivansabbath Se não podia pescar porque compraram a lagosta invés de denunciar? E outra, a lagosta estava 20 anos em contenção, com certeza perdeu suas habilidades de sobrevivência durante este período. Virou refeição na certa.
@Thiago-Silva
@Thiago-Silva Жыл бұрын
Também não me preocupo com a pauta dos animais. Nós não temos solução, tampouco os animais têm.
@mbragafox
@mbragafox Жыл бұрын
Isso me representa! É um absurdo, não as pessoas acharem isso, mas quererem forçar todos a pensarem da mesma forma. Me deixem com meu churrasco e deixo vocês com suas saladas verdes! Rsrsrsrs
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
Já apontaram uma arma pra vc comer um alface? Que situação heim, lamento o trauma... 😆
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
@@leonardosan5638 não é necessário apontar uma arma, mas fechar estabelecimentos, atrapalhar o trânsito com manifestações e lhe comparar a assassinos em séries... eu acho um tanto irritante. Você pode comer a sua salada, pode tornar melhor a qualidade de vida dos animais e pode fazer tudo isso sem ter que ir ao Twitter chamar o churrasqueiro de genocida. Você não enche o saco de quem está com vontade de comer, não torra a sua paciência com protestos e ainda ajuda uma parcela destes animais. Não lhe parece mais agradável para ambos os lados?
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@batatinhacrescente6282 Bom, vc apontou 3 casos que são bem diferentes entre si e nós temos uma visão bem diferente, aparentemente. Vamos começar com o que concordamos, a comparação com assassinos em série, com hitler etc... é mesmo absurda. Há uma diferença abissal entre uma pessoa que come carne e um assassino, e isso é bem nítido, é um desserviço ao movimento quem faz essa comparação, não ajuda ngm. Protesto já é bem diferente, se vc está defendendo algo que sabe que é o correto, pq vc não se manifestaria? Pq isso "torra a paciência" das pessoas, ou pq atrapalha o trânsito? Não acho que são motivos válidos. Imagina uma pessoa se manifestando contra a escravidão no séc XIX, vc diria pra ela o seguinte? "Faça sua plantação sem escravos e deixe quem é à favor que tenha escravos, vc está torrando a paciência das pessoas e atrapalhando o trânsito, não lhe parece mais agradável para ambos os lados?" O problema é que não tem apenas 2 lados nessa história. Sobre fechar estabelecimento, depende de muita coisa, como, por quê, etc, então vou deixar esse ponto em suspenso.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
@@leonardosan5638 você não está se manifestando contra a escravidão no século XIX, você está trancando a rua que leva até o McDonald's. É se fantasiar com razões aparentemente nobres, mas fazer umas coisas triviais e até mesmo toscas. Se quer parar com o maltrato, faça algo efetivo ao invés de chacoalhar bandeiras 4 vezes no ano. Se apenas chacoalhar bandeiras e trancar ruas resolvesse as coisas, o racismo não existiria. Ao contrária de libertar escravos num sistema opressor, literalmente batalhar por isso e armar revoluções em nome dos direitos, você está fodendo a passagem de uma família que só quer aproveitar o dia de folga. Qual é a nobreza em proibir as pessoas de comerem lanches, por exemplo? E acham que trancar ruas irá magicamente fazer com que a loja dos veganos seja mais popular? Eu entendo as causas, discordo dos meios e acho que as ideias derrapam.
@leonardosan5638
@leonardosan5638 Жыл бұрын
@@batatinhacrescente6282 não vai ver, mas qm sabe... kzfaq.info/get/bejne/l9SAjKloyMrDlaM.html
@riclusan1
@riclusan1 Жыл бұрын
Não precisa nem se preocupar com a possibilidade das plantas sofrerem ou não. Moralmente falando seria impossível para o vegetariano comer qualquer uma delas pelo fato de que o processo de plantio, colheitas e até mesmo irrigação matar todos os animais que vivem no solo como cobras, ratos, toupeiras etc. Então a questão não é a defesa da vida animal. É qual fofo ele tem que ser para os ativistas se importarem com eles.
@vaniasouza237
@vaniasouza237 Жыл бұрын
Pois é 🤝
@lucrenildanascimento1036
@lucrenildanascimento1036 Жыл бұрын
Luiz Felipe Pondé melhor filósofo de primeira classe. Sempre coerente. Parabéns Pondé. Pela elucidação do seu conteúdo hoje maravilhoso.
@negancomediante8126
@negancomediante8126 Жыл бұрын
Fiquei confuso agora, porque minha mulher tem sentimentos por mim. Será que eu deveria parar de comer?
@cadunoyoutube
@cadunoyoutube 3 ай бұрын
Todo pseudo-intelectual denuncia sua própria ignorância pelo sarcasmo e prepotência.
@rafaelcavalcantihaite2853
@rafaelcavalcantihaite2853 Жыл бұрын
Imagine se as pedras sofrerem.
@Shivaroz9
@Shivaroz9 Жыл бұрын
Caramba Pondé, foi BEM raso nessa heim cara, você é melhor que isso. Aprofunda ai nessas questões ligadas ao veganismo, lê mais, ja tem produção acadêmica, na área da filosofia inclusive. Pra te dar uma noção, a idéia é minimizar o sofrimento, evitar exploração de outras especies sencientes.
@1mingameplay75
@1mingameplay75 Жыл бұрын
Pois é. Com o poder de influência que ele tem, certas colocações são até irresponsáveis, eu diria (mas pra assumir o papel de quem "fala o que ninguém tem coragem", vale tudo, aparentemente). O pior é ver o pessoal dizendo que sempre concorda com 100% de tudo o que ele diz.
@samuelcristino7316
@samuelcristino7316 Жыл бұрын
fala sobre Moraes. Inqueritos incostitucinaism, censura, sobre a guarda nacional, 1984
@TCHANANZINHA
@TCHANANZINHA Жыл бұрын
Índios canibais podem ser considerados como normais na alimentação
@GeorgeClayton1010
@GeorgeClayton1010 Жыл бұрын
Concordo peremptoriamente com o que foi dito pelo professor Pondé! Só ouvi verdades.👏🏻👏🏻👏🏻
@deciopelomundo208
@deciopelomundo208 Жыл бұрын
👏🏻👏🏻
@mariajesus5748
@mariajesus5748 Жыл бұрын
Verdade
@thaylinevaleriodasilva1813
@thaylinevaleriodasilva1813 Жыл бұрын
Todo mundo é livre pra escolher se fingir de bobo quando o assunto fere o ego
@luizfelipevenosa8876
@luizfelipevenosa8876 Жыл бұрын
É isso. Se ele não consegue escolher não matar animais para satisfazer a fome quem sou eu pra julgar. Só espero que cada vez mais pessoas consigam!
@thaylinevaleriodasilva1813
@thaylinevaleriodasilva1813 Жыл бұрын
@@luizfelipevenosa8876 não é só sobre isso. Eu mesma como carne, mas diminui muito o consumo, apesar de continuar sendo uma hipócrita. Mas a pauta animal é muito além do comer carne, é sobre os seres humanos se sentirem superiores aos outros animais e por isso fazer o que bem entende, destruindo espécies, habitats, e tudo isso com crueldade. Passou de ser só por sobrevivência faz é tempo. Isso fere o ego pq temos que aceitar q para a natureza, o mundo, nós não somos mais importantes que os outros animais e o que fazemos está, na verdade, destruindo muita coisa. E vale salientar a situação de animais de rua, que deveria ser dever do poder público lutar para resolver a causa (com hospitais veterinários públicos, campanhas de castração, educação contra maus tratos e punição para quem comete).
@thaylinevaleriodasilva1813
@thaylinevaleriodasilva1813 Жыл бұрын
E daí resumir uma pergunta sobre a causa animal a esse discurso de "cadeia alimentar", como se fosse somente disso que se trata, é ou falta de conhecimento ou se fingir de bobo.
@luizfelipevenosa8876
@luizfelipevenosa8876 Жыл бұрын
@@thaylinevaleriodasilva1813 concordo. É que o vídeo trará só da alimentação por isso foquei nessa parte hahahaha. Mas é evidente que somos animais como qualquer outro!
@edgardmoreira2756
@edgardmoreira2756 5 ай бұрын
Ponde falando verdades e deixando os defensores de pautas sociais mentirosas e ridículas nervosinhos. 😂😂😂😂😂.
@MultiCarol80
@MultiCarol80 Жыл бұрын
Tamo mal de filósofo, pelamor
@leonardogenari6123
@leonardogenari6123 Жыл бұрын
Aaeeeh vamos todos ser felizes... pqp...
@JOGADOOH
@JOGADOOH Жыл бұрын
Mas meu caro Pondé, alguns animais foram domesticados pelo bem estar humano, modificamos a natureza, e sobre esses temos responsabilidade. Principalmente pelo controle de natalidade de cães e gatos. Eles sofrem demais nas ruas.
@Thiago-Silva
@Thiago-Silva Жыл бұрын
Quem mora na rua sofre , sendo animal ou não....
@pavinivfx
@pavinivfx Жыл бұрын
Vou refazer sua frase: Os animais foram domesticados pelo egoísmo do ser humano. Ninguém modificou nada, até porque um gato continua com seu instinto independente da sua vontade. Quanto ao controle de natalidade, isso não tem absolutamente nada a ver conosco. No reino animal morre o triplo e é assim que são as coisas. A real é que as pessoas só ligam pro animal bonitinho e usam isso de virtude.
@Thiago-Silva
@Thiago-Silva Жыл бұрын
Uma análise técnica do que realmente é. Só li verdades...
@Tvidolin
@Tvidolin 9 ай бұрын
​@@pavinivfxo homem nao modificou a natureza amigo? raças caninas são o que? você acha que se nao fosse pelo humano elas existiriam? pug, pitbull, entre diversas outras...Como o controle de natalidade dos animais domesticos nao tem a ver conosco, visto que fomos nós, humanos, que os domesticamos? nós enquanto humanidade fizemos com que certos nichos ecológicos e ramificações da natureza, fossem nossos dependentes.A forma realmente natural, como na amazonia, na mata atlântica, na savana africana, nunca foi tido por pauta, pois estas, não são violentamente influenciadas pelos seres conscinentes. Lembre-se que animais domésticos pelo próprio sentido etimológico, exige algum ser domesticador.
@flaviolopes5440
@flaviolopes5440 Жыл бұрын
Não deixo nenhum animal sofrer, cuido muito bem daquele pedaço de fraldinha suculento no meu prato junto com um torresmo de rolo...
@1mingameplay75
@1mingameplay75 Жыл бұрын
Talvez uma boa régua seja prestar atenção no que você de fato sente. Entre arrancar uma folha de alface e enfiar uma faca no bucho de um porco que guincha estridentemente (já presenciou uma cena dessa?), qual opção te dá maior remorso? Deixa eu tentar adivinhar: seria a segunda? É óbvio que na vida há relações de poderes, mas parece bem cômodo criticar quem se sensibiliza com a causa animal (seja com hipocrisia ou não - afinal, quem não o é?) enquanto a única carne que come é a que vem prontinha do mercado (como se fosse mágica) e, de preferência, assada/cozida e bem temperada. Que tal dar um nomezinho pra esse grupo? Deixe-me ver... carnívoros mimimi? Ou que tal carnívoros nutella? Bem, é isso... acho que a hipocrisia não está de um lado só não, hein?
@eduardosc7385
@eduardosc7385 Жыл бұрын
Concordo com vc que existe hipocrisa dos dois lados, enquanto o ponde foi bem categórico em apontar a hipocrisa dos veganos, que estao cada vez mais em voga e alguns sao extremamente chatod.. Nada contra quem segue a ideologia vegana e se importa com a pauta de defesa dos animais, eu, por exemplo, me importo até a página 5, principalmente quando envolve maus tratos contra os animais domésticos. "ain, mas e as vacas que morrem em abatedouros" como falei, me importo até a PG 5, se querem me chamar de hipócrita, nao me importo . Só não venha fazer juízo de valor contra quem come carne, como se o vegano fosse o suprassumo da ética e da moral.
@1mingameplay75
@1mingameplay75 Жыл бұрын
@@eduardosc7385 Bem, se alguém disse que veganismo é o suprassumo da ética e da moral, esse alguém não fui eu. Meu ponto foi apenas um contraponto às colocaçõezinhas infelizes de Pondé; mais especificamente sobre utilizar o possível "sofrimento vegetal" na mesma balança do sofrimento animal.
@yanpolicarpo3823
@yanpolicarpo3823 Жыл бұрын
Século do ego. Pf, ideia franca pf se possível
@alexandremilani4816
@alexandremilani4816 Жыл бұрын
É pauta! O homem! Pondé fala dos animais mais animais que os animais, logo assim têm os animais na pauta 🤣🤣🤣
@rruizdasilva
@rruizdasilva Жыл бұрын
O leão não tem a consciência do ser humano, rsrs.
@batatinhacrescente6282
@batatinhacrescente6282 Жыл бұрын
E o que a consciência tem de tão especial nestes casos? A consciência não paga boleto, não põe comida na mesa e não exclui necessidades humanas. Ou exclui? eu acho que não.
@vaniasouza237
@vaniasouza237 Жыл бұрын
@@batatinhacrescente6282 eita batatinha, tu conhece do preço da manutenção da existência! 🤝
A geração Z vai servir para alguma coisa? | Luiz Felipe Pondé
4:49
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 141 М.
Became invisible for one day!  #funny #wednesday #memes
00:25
Watch Me
Рет қаралды 20 МЛН
3M❤️ #thankyou #shorts
00:16
ウエスP -Mr Uekusa- Wes-P
Рет қаралды 7 МЛН
THE POLICE TAKES ME! feat @PANDAGIRLOFFICIAL #shorts
00:31
PANDA BOI
Рет қаралды 13 МЛН
Por que algumas pessoas amam mais os animais do que seres humanos?
5:03
Faculdades Trilógicas
Рет қаралды 8 М.
APRENDA A FAZER FALTA - Mario Sérgio Cortella (Motivacional)
15:22
CORTES MOTIVADORES
Рет қаралды 5 МЛН
O Poliamor é uma forma de relacionamento perverso
11:33
Psicanálise no YouTube
Рет қаралды 577
O Animal Social -  Elliot Aronson
1:58
Livros Breves
Рет қаралды 2,3 М.
TER FILHO OU TER UM PET? | Pondé #shorts
0:57
reflexões transcendentais
Рет қаралды 380 М.
Por que o progresso não existe: os livros do filósofo John Gray
32:19
As pessoas antigamente eram mais felizes? | Luiz Felipe Pondé
4:29
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 39 М.
Luiz Felipe Pondé comenta a eterna insatisfação do ser humano
6:49
Jornalismo TV Cultura
Рет қаралды 14 М.
O que a astrologia significa para mim? | Luiz Felipe Pondé
3:12
Luiz Felipe Pondé
Рет қаралды 31 М.