Precisamos criar uma estética comunista brasileira

  Рет қаралды 35,290

Jones Manoel

Jones Manoel

Жыл бұрын

Ajude a manter e melhorar o canal
Apoia-se: apoia.se/jonesmanoel?fbclid=I
PIX: jonesmanoel.agenda@gmail.com
Escute o Revolushow, o melhor Podcast: revolushow.com/
Nossa lista do telegram: t.me/jonesmanoel
Link do site da Baioneta Editora e o cupom "JONESMANOEL2019" ou "jonesmanoel2019": www.baionetaeditora.com.br/
Cupom de desconto na Autonomia Literária #JonesAutonomia :autonomialiteraria.com.br/
Link para seguidores do canal comprar livros da Boitempo com desconto de 20% no cupom JONESMANOEL: www.boitempoeditorial.com.br/...
Nosso curso online: "Domenico Losurdo e Frantz Fanon: introdução ao marxismo anticolonial" - classeesquerda.com/cursos/15/...
Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI: www2.boitempoeditorial.com.br...
Raça, classe e revolução - A luta pelo poder popular nos Estados Unidos: autonomialiteraria.com.br/loj...
A outra Rosa: estratégia e política revolucionária: lavrapalavra.com/produto/a-ou...
Revolução Africana - Uma antologia do pensamento marxista: autonomialiteraria.com.br/loj...

Пікірлер: 535
@JonesManoel
@JonesManoel Жыл бұрын
Dicas de leitura para pensar estética comunista no geral e os desafios no Brasil Cultura e sociedade no Brasil - ensaios sobre ideias e formas de Carlos Nelson Coutinho Marxismo e teoria da literatura de György Lukács Os marxistas e a arte de Leandro Konder Fidel Castro: biografia a duas vozes de Ignácio Ramonet Agitprop - cultura política. Livro com vários autores, editora expressão popular.
@claudinhoe-sports5635
@claudinhoe-sports5635 Жыл бұрын
Qual e o nome do filme argentino que vc viu??
@nome3296
@nome3296 Жыл бұрын
Vcs precisam criar é algo para além do comunismo. O comunismo é uma ideia alemã, usada por russos, e que falhou. Jones Manoel é apenas um pastiche. O Brasil precisa criar suas ideias, algo que transcende conceitos que fedem a mofo como "luta de classes", "dialética", "materialismo histórico". Vcs estão presos nessas palavras e nesses conceitos criados pelos outros. E outros q nem são brasileiros.
@daniellelisboa1713
@daniellelisboa1713 Жыл бұрын
@@claudinhoe-sports5635 o segredo dos seus olhos. Excelente filme 🎥
@irmasalviato
@irmasalviato Жыл бұрын
​@@claudinhoe-sports5635 O Segredo dos Seus Olhos. Com Ricardo Darin pra variar. Eu assisto tudo que é produzido na Argentina. Amo!
@claragrica
@claragrica Жыл бұрын
Já assistiu a série animada "Irmão do Jorel"? Também tem uma que teve só uma temporada que era muito bacana chamada "As Aventuras de Amí".
@leonardosoares5897
@leonardosoares5897 Жыл бұрын
Don L é um artista que vem traçando alternativas estéticas brasileiras. Consciência histórica, lutas e exaltação da cultura nacional.
@GiseleMoraes02
@GiseleMoraes02 Жыл бұрын
Eu estava falando disso ontem mesmo com o meu filho, como a estética comunista brasileira está se configurando, se tornado cada vez mais brasileira e se diferenciando da URSS. Acompanho vocês há um bom tempo em venho percebendo isso, que os camaradas estão falando menos de Gulag, Trotsky, polêmicas de lá do início, etc, para tratar de assuntos do Brasil, isso é ótimo! Significa que o debate vem evoluindo, vencendo os espantalhos e o movimento tomando forma!
@jorgamado2957
@jorgamado2957 Жыл бұрын
Parabéns mãe....trocar esse idéia com seu filho....não tem preço👏🚩
@TDAH125
@TDAH125 Жыл бұрын
queria que minha mãe pensasse assim❤❤
@daniellelisboa1713
@daniellelisboa1713 Жыл бұрын
Muito importante descolonizar as universidades brasileiras! Tirar do currículo obras racistas que "traduzem" o Brasil e incluir obras realmente críticas na construção do debate e mentalidade crítica brasileira.
@diegohernandes7012
@diegohernandes7012 Жыл бұрын
Acontece que o mesmo pessoal que crítica Monteiro Lobato é o mesmo que paga pau pro Tolkien kkkkk
@daniellelisboa1713
@daniellelisboa1713 Жыл бұрын
@@diegohernandes7012 não consegui relacionar seu comentário com meu previamente feito. Monteiro Lobato é racista e foi membro de instituição higienista e eugenista no Brasil, portanto não deve mesmo ser referência para folclore nacional e nem pensamento social brasileiro. Onde cabe o Tolkien nesse debate? Não consegui fazer relação.
@diegohernandes7012
@diegohernandes7012 Жыл бұрын
@@daniellelisboa1713 exemplo , Tolkien era racista e antisemita .. alguns brasileiros metem o pau no Montero Lobato por ele ter sido um racista e ignoram a obra dele,mas com Tolkien eles falam em separar o autor da obra ..e ficam bravos se falam isso..
@daniellelisboa1713
@daniellelisboa1713 Жыл бұрын
@@diegohernandes7012 entendi, eu falei do meu lugar como estudante das ciências sociais, na cadeira de pensamento social brasileiro professor deu contato de Nina Rodrigues, Gilberto Freire, citou Monteiro Lobato, só a fina nata do pensamento racista e elitista do século passado e nada de atualidades, nem Florestan Fernandes teve nessa disciplina.... O mais progressista que chegou foi no Darcy Ribeiro O povo brasileiro. Eu aprendi bem mais do pensamento pelo canal do @jones do que na universidade.
@nguimaraes.4364
@nguimaraes.4364 Жыл бұрын
fala de obras , sem citar qualquer leitura ou mesmo autores. que mundo de bla, bla, bla, vcs vivem ????
@freeluder
@freeluder Жыл бұрын
Aqui no Rio de Janeiro as melhores chances de uma arte popular de linha comunista seria através do samba e do funk em nossas favelas. Eu diria que é a melhor porta de entrada dos comunistas nas áreas mais pobres.
@salanderlisbeth4319
@salanderlisbeth4319 Жыл бұрын
Na mosca ! Antes que as igrejas evangélicas Neopentecostais tomem conta de tudo! Ontem, sábado, vi uma marcha só de crianças na feira livre aqui na zn oeste. Detalhe: crianças ( + - 20) de 5 a 8 anos acompanhadas somente por um homem, que vestia uma jaqueta de algodão cor verde oliva com uma bandeira do 🇧🇷 e uma mulher . Ambos em torno dos cinquenta anos. Marchavam gritando " jesus , Brasil, pátria,..até agora estou " bolada "! Me lembrou as fasci italianas da época do FASCISMO 😢
@salanderlisbeth4319
@salanderlisbeth4319 Жыл бұрын
Bandeirinha costurada no ombro
@nihilexistence8574
@nihilexistence8574 Жыл бұрын
Não sei se seria possível através de estilos que já foram capturados pela indústria cultural, talvez fosse realmente necessário começar algo do zero que trouxesse esta proposta histórica e combativa, o rap nacional se encaixa melhor, o Mangbeat também foi um ótimo exemplo, foram estilos que não só trouxeram em sua origem como a desenvolveram.
@thiagoleopoldo8988
@thiagoleopoldo8988 Жыл бұрын
​@@nihilexistence8574 hoje, qualquer samba enredo é mais combativo e fala mais de história e lutas nacionais que qualquer outro movimento musical no sudeste. "Revolução" por exemplo é uma palavra cantada sem envergonhamento e sem "ai vai incomodar a Faria Lima" em enredos desde ano e muitos anos dentro do próprio governo Bolsonaro.
@nihilexistence8574
@nihilexistence8574 Жыл бұрын
@@thiagoleopoldo8988 Sim, mas você está falando sobre o samba enredo, que concentra popularidade em fevereiro, um mês específico e atinge seu pico durante o carnaval, uma data específica. Não me entenda mal, meu comentário não busca desvalorizar essa expressão cultural que sim, tem muito valor quanto a sua história junto à classe trabalhadora, no entanto precisamos de algo que consiga ir além e crie um movimento, que é construído pela influência e ao mesmo tempo influencie às massa, algo como o rap nacional e o mangbeat fizeram, o samba de raiz, ali na origem também trazia essa proposta.
@brenobarra58
@brenobarra58 Жыл бұрын
Certíssimo, comunistas sérios sabem que não dá pra transpor estratégia e tática propriamente de um país pra outro, assim como não pode transpor estéticas, nesse sentido eu acho o livro do Hohxa a respeito da arte pra temperar as massas muito bom pra pensar sobre isso.
@niggazaire4926
@niggazaire4926 Жыл бұрын
Sabe o nome do livro
@titajanson
@titajanson Жыл бұрын
Excelente camarada! Questão muito importante para a construção do socialismo brasileiro.
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Muito importante mesmo! É um ótimo conteúdo.
@domingocundines3146
@domingocundines3146 Жыл бұрын
Mestre Jones, o cordel! Acredito que o cordel pode ser um veículo para levar ao povo o conhecimento do comunismo.
@camilabrandao3267
@camilabrandao3267 Жыл бұрын
👏🏾
@alefrwx
@alefrwx Жыл бұрын
Quando li o título já pensei "lá vem pedrada, respira e bora tankar". Jones, dê a ordem!
@viniciusfernandesbastosdeo9491
@viniciusfernandesbastosdeo9491 Жыл бұрын
Jones tinha q dar um curso só sobre história do pensamento heterodoxo brasileiro. Ele sabe muito!
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Jones é um grande pensador mesmo, importante para a revolução brasileira
@fctyrtyrtyrty
@fctyrtyrtyrty Жыл бұрын
ele nao dá nada, ele vende
@fabiohenriquefontanateske7067
@fabiohenriquefontanateske7067 Жыл бұрын
A revolução brasileira vai ser com shorts jeans, camisa regata e havaianas.
@MTheoOA
@MTheoOA Жыл бұрын
Basicamente, a estética do bando Chapéu de Palha kkk
@danielsantarosa101
@danielsantarosa101 Жыл бұрын
camisa de time e boné
@victorjose_45
@victorjose_45 Жыл бұрын
Todo esquerdista, marxista, comunista brasileiro, sonha, idealiza uma Revolução, um levante popular, uma insurreição tipo a Revolução cubana de 1959, tipo a Revolução russa de 1917, tipo a Revolução chinesa de 1949, para derrubar a burguesia, acabar com o capitalismo e transformar o Brasil em uma República marxista-leninista, como Cuba, Coreia do Norte e a falida e extinta URSS(Regimes draconianos, ditatoriais e totalitários que eles defendam com unhas e dentes) Hoje em dia, isso não passa de uma utopia irrealizável. O problema é que Revolução é coisa de gente rica, reparem que quase todos os ideólogos do comunismo e quase todos aqueles revolucionários vieram da burguesia: Karl Marx, Friendrich Engels, Herman Gorter, Anton Pannekoek, Karl Korsch, Karl Radek, Angelica Balabanoff, Karl Liebknecht, Lenin, Trotsky, Fidel Castro, Che Guevara etc. Durante a Revolução de Outubro de 1917, entre aqueles revolucionários, não havia um só proletariado, não havia um só operário, era tudo intelectual de classe média como Lenin, Trotsky e apaniguados. Entre aqueles guerrilheiros do movimento 26 de Julho, não havia um só proletariado, não havia um só cubano de classe média baixa, igualmente era tudo intelectual de classe média, como Fidel, Guevara etc As classes dominadas, a classe operária , o proletáriado , os mais pobres em geral não tem nenhum interesse em levar a cabo uma revolução proletaria. O que o pobre mais quer é um salário razoável para sobreviver, pagar as contas, tomar uma cervejinha, olhar besteira em redes sociais e conversar abobrinha no Whatsapp. Revolução é coisa de gente rica, é coisa de intelectual de classe média, ou seja, é coisa de gente que tem tempo para ler. O ajudante de pedreiro, o balconista, o caixa de banco, o caixa de supermercado, o operario, a empregada doméstica, o assalariado nem pensa nisso, pois eles estão sempre trabalhando para sobreviver, assim eles não tem tempo para ler livros, não tem tempo para ficar pensando em política, não tem tempo para nada e muito menos para pensar em uma Revolução socialista, que na prática apenas fez com que o proletário ao invés de ser explorado pelo burguês capitalista, fez com que seja 100 vezes mais explorado por uma burguesia estatal, burocrática, super privilegiada, corrupta e infestada de parasitas.
@ayrisonmatheus1014
@ayrisonmatheus1014 Жыл бұрын
A revolução vai ser chavosa
@Juan-pf3ob
@Juan-pf3ob Жыл бұрын
​@@ayrisonmatheus1014 vai ser uma bosta
@lucasmarques7396
@lucasmarques7396 Жыл бұрын
O Luide tem que reagir a esse vídeo! OBRIGATORIAMENTE
@alefrwx
@alefrwx Жыл бұрын
Hoje vc não passa frio, pq vc tá coberto de razão.
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
Jones. Vc está certíssimo. Tenho pensado em escrever uns textos sobre a nossa realidade, particularidade, e história política.
@profthaina
@profthaina Жыл бұрын
Escreve e compartilha com a gente, por favor
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
@@profthaina Obrigada pelo apoio… ❤️ Precisando
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Escreva! A única pessoa capaz de compreender e escrever sobre a nossa experiência única somos nós mesmos, e através desses textos e da empatia dos leitores, esses textos catapultam novas ideias pro debate e fazem a gente pensar sobre a realidade que vivemos. Tem muita coisa que a gente pensa que é só a gente que passa, mas outras pessoas também passam, e a gente só acaba descobrindo através dos textos de quem teve a coragem e o trabalho de escrever. Eu já me peguei múltiplas vezes reencontrando minhas vivências e minhas idéias nos tweets de outras pessoas, e ao linkar o meu tweet numa resposta a elas eu pude ver melhor as semelhança e as diferenças entre as duas vivências e as duas posições. O Twitter provavelmente é uma das piores plataformas pra isso (Mastodon provavelmente seria melhor por não ter limitação de caracteres), mas escrever esses textos é um processo catártico que ajuda a organizar as ideias e facilita compartilhar suas ideias em redes sociais (como o Discord da Soberana, por exemplo) e passar a construir um conhecimento e uma visão em conjunto. É trabalho, mas é benefíco tanto para o indivíduo quanto para a comunidade. Escreva! Escreva pois mesmo se você não tomar o passo extra de levá-los a uma rede social, outras pessoas como eu ainda assim poderão encontrá-los no google e levá-los para as discussões relevantes. Mas se você não escrever, nada disso será possível, e debates acabarão empobrecidos por conta da falta de relatos e escritos como os seus. Conquistar mentes e corações passa pela etapa de escrever e organizar as ideias, e sem a escrita, sem uma formulação estruturada das ideias, fica difícil progredir. Eu recomendo escrever também a sobre a sua experiência, além de temas mais gerais, pois escrever sobre a sua experiência é uma tarefa que nenhum outro revolucionário pode fazer por você ou pelo movimento. E escreva também sobre os temas gerais, pois eles são fundamentais pra construção da revolução, mas diferente da escrita sobre a sua experiência única, esses temas gerais são uma tarefa que pode ser trabalhada por outros revolucionários também. Como a @profthaina já disse, escreva e compartilhe com a gente, por favor.
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
@@empresagabriel você me convenceu. Agora eu vou orientar e guardar e ler várias vezes ❤️
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
@@empresagabriel tenho lido muito Fanon e Losurdo. Também alguns autores liberais que abordam alguns temas que até são interessantes. Tenho compreendido a nossa sociedade e cultura me colocando em outro ponto de partida. Incrível como eu era obtusa. Jones, Ian, Galo abriram muito a minha mente. Não era conservadora ou liveraloide, mas não tinha profundidade.
@criticanietzschefoucault
@criticanietzschefoucault Жыл бұрын
Eita, concordei em tudo. Manguebeat foi talvez a última vez que tivemos uma estética desse tipo.
@mateusrodrigues6278
@mateusrodrigues6278 Жыл бұрын
Po, o livro Torto Arado do Itamar Vieira é um ótimo exemplo sobre uma estética brasileira. O livro Quarto de Despejo da Carolina Maria de Jesus também é super fodaaasss!!! As músicas do Milton Santos, do Jorge Ben Jor a galera do funk, do samba, do pagode e até do sertanejo também tão fazendo uns trem bom, viu!
@coyogui
@coyogui Жыл бұрын
Milton Nascimento você quis dizer não? Milton santos é geógrafo (mas não deixa de ser algo que contribui para a estética e conhecimento revolucionário e do negro no nosso país)
@Juan-pf3ob
@Juan-pf3ob Жыл бұрын
​@@coyogui 🙄
@felipeguimaraes3216
@felipeguimaraes3216 Жыл бұрын
deve estar falando do gênio do afrojazz brasileiro Moacir Santos
@felipeguimaraes3216
@felipeguimaraes3216 Жыл бұрын
@@coyogui deve ser o moacir santos
@leticiacarvalho8804
@leticiacarvalho8804 Жыл бұрын
Maravilhoso esse vídeo, principalmente pra mim que estudo artes visuais e pretendo pesquisar essa área. Me lembra o debate de 22 sobre a criação de uma estética brasileira, porém numa perspectiva atual, decolonial, popular e revolucionária. Citar Lima Barreto como referência nessa construção chega a ser até uma reparação do quanto ele foi ignorado pelo movimento modernista na época, que ele inclusive criticava. Querino também é uma boa referência pra essa construção de identidade, Abdias Nascimento também. Sinto que o MST tem um papel importante na construção dessa estética hoje, inclusive mostrando o verdadeiro rosto da classe trabalhadora como você disse. Até a forma que o boné do MST tem se tornado um acessório de moda (entendendo moda como algo político), diz muito sobre isso, no quanto a moda é uma ferramenta usada pra que a população se aproxime do MST, inclusive no sentido de diminuir o estigma sobre o movimento.
@d.d.b1413
@d.d.b1413 Жыл бұрын
Oi, Jones! Excelente vídeo como sempre. Eu queria ressaltar que há também uma possibilidade que o brasileiro faz muito bem: se apropriar de estéticas estrangeiras já enraizadas e com as quais o povo já está familiarizado , mas subverte-las e fundi-las a elementos nossos. A famosa antropofagia. Explorar esse tipo de contradição ao meu ver é vital em um momento pré-revolucionário, onde artistas ainda estão limitados por uma lógica de mercado. Se tiver interesse em conhecer esta abordagem na prática, tenho experimentado algumas histórias de ficção por este viés na editora em que trabalho e poderia enviá-las para ti.
@jorleyandrade4938
@jorleyandrade4938 Жыл бұрын
Oswald de Andrade era comunista, camarada, o criador do termo antropofagia, sugiro depois dar uma olhada na obra dele, pode ajudar e inspirar a sua proposta 😊
@gustavocarvalho2300
@gustavocarvalho2300 Жыл бұрын
O problema é que muitos se espelham na estética influenciada pela cultura pop americana, que destoam da cultura e realidade brasileira e se fecham ao cosmopolitismo de São Paulo e Rio
@DanielPintaOficial
@DanielPintaOficial Жыл бұрын
Jones vc é o mais objetivo dos camaradas, da mesma forma que eles tem outras características mais fortes e isso não é avaliação e sim constatação. Continue sempre sendo objetivo e levando sua mensagem que é “densa” por natureza, mas segue extremamente leve em sua condução, parabéns e muito obrigado
@guidocastagnaro2416
@guidocastagnaro2416 Жыл бұрын
O cinema marginal é super revolucionario também. Indico aqui o livro Por um Cinema Popular: Leon Hirszman, Política e Resistência muito bom que debate esse tema
@soupslicer136
@soupslicer136 Жыл бұрын
A gente precisa pensar além da antropofagia e entrar também na autofagia brasileira, maravilhoso vídeo, adoraria entender mais sobre a historia da luta de classes no Brasil pra além do currículo de ensino médio que é empurrado pra gente
@joaquimmonteiro9781
@joaquimmonteiro9781 Жыл бұрын
Sim: o combate ao conceito da cordialidade brasileira e da miscigenação precisa ser desenvolvido.
@CrazyPato1979
@CrazyPato1979 Жыл бұрын
Tenho um certo receio quando as pessoas dizem que devemos combater o conceito de miscigenação brasileiro. Ao mesmo tempo em que sei e reconheço os motivos que levaram à ideia da miscigenação e da democracia racial, não podemos perder de vista que a miscigenação como pensava pela classe dominante não deu os resultados esperados. A sociedade brasileira não virou “branca”. Os miscigenados estamos aí, com problemas, anseios e dificuldades muito parecidos com os de brancos e pretos, mas com suas peculiaridades as quais nos tornam bem diferentes de pretos e brancos. Tenho medo de, no meio dessa luta contra o conceito de miscigenação, travar-se também uma luta contra o mestiço.
@lucasgabrielvieirasoares5001
@lucasgabrielvieirasoares5001 Жыл бұрын
Na cinematografia/teatro n me sai da cabeça O Alto da Compadecida, eu ja interpretei essa peça, é emocionante
@manoloaraujo_
@manoloaraujo_ Жыл бұрын
Vídeo muito bom. Necessário criar uma consciência anticolonial e centrado na america latina. Nós de fato somos muito eurocentrados.
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
Exatamente
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Exatamente! E esse eurocentrismo e EUA-centrismo são resquícios/consequências do Colonialismo e do Imperialismo
@Lil_Dio_014
@Lil_Dio_014 Жыл бұрын
É muito importante mesmo esse debate, criar uma identidade visual própria pro nosso povo
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Um debate importantíssimo
@vfugita
@vfugita Жыл бұрын
Mano ele literalmente negou isso no começo do vídeo . Não é linguagem visual. Antes disso é ESTETICA. É o campo da filosofia
@joaquimmonteiro9781
@joaquimmonteiro9781 Жыл бұрын
Certamente meu periodo na Paraíba (2014-2017) me ajudou muito a entender esta realidade.
@renatomism
@renatomism Жыл бұрын
Discordo um pouco dos exemplos nacionais de estética no cinema. Também acho Bacurau um filme ok, não algo fantástico, mas ok. Inclusive não acho o diretor, que esqueci agora o nome, muito mais radical que o Marighella "esquerda liberal" do Wagner Moura - mas na linguagem, ele me lembra em vários momentos o Cinema Novo. Aquele terceiro ato "estranho" por exemplo, a forma como é mostrado o Museu de Bacurau e o embate, é uma montagem que me lembrou bastante Glauber Rocha. Sobre a Globo Filmes, não acho que tenha uma estética Hollywoodiana. Acho que, principalmente naquelas comédias pastelão, lembra muito, muito, as comédias espanholas e italianas. E isso tem até uma tradição vinda das "chanchadas" nos anos 70. Até antes. "Hollywoodiano", pra mim, é Tropa de Elite. Quase tudo ali tem a estética plástica, glamourizada e megalomaníaca estadunidense, principalmente o segundo filme. No mais, vídeo excelente, camarada. Também reflito muito sobre isso e insisto mais uma vez que seria ótimo mais vídeos-ensaio, reflexões, indicações sobre os movimentos sociais no Brasil
@claragrica
@claragrica Жыл бұрын
Obrigada pelas observações.
@sandroperegrino6063
@sandroperegrino6063 Жыл бұрын
À Luta!
@gabrieltenorio7630
@gabrieltenorio7630 Жыл бұрын
Você esta fazendo umas proposições e trazendo uns debates a respeito do comunismo brasileiro nos ulitmos videos que eu to amando.
@manutricionista
@manutricionista Жыл бұрын
Eu também!
@JoadesonSantosTextosPopulares
@JoadesonSantosTextosPopulares Жыл бұрын
Esse discurso continua chegando apenas no nicho de sempre: Estudantes universitários e entusiastas. Precisamos que os comunistas brasileiros tenham um pensamento de pastor evangélico. Precisamos abrir espaços físicos com o nome comunista bem bem grande na frente, e naquele espaço, as pessoas poderem ser acolhidas de várias formas, com aulas, atividades sociais diversas e principalmente ações de combate a fome e etc. Enquanto isso não acontecer, pode ter a estética que for, não vai mudar NADA!!
@deivsonvicente7292
@deivsonvicente7292 Жыл бұрын
Isso mesmo se ficar só na converna nada flui.
@rafaelalobato7145
@rafaelalobato7145 Жыл бұрын
Caraca, o Jones tá tratorando nessas provocações! Os últimos vídeos tem chacoalhado a minha cachola. Bom demais, são desafios que fazem sonhar e pensar ao mesmo tempo 🤯
@cbdiniz1338
@cbdiniz1338 Жыл бұрын
A melhor versão do Jones.
@felipearaujo8875
@felipearaujo8875 Жыл бұрын
Pensar, sonhar e desejar a concretizaçâo desse sonho. Essa é a lacuna que ele está, conscientemente, cobrindo. Um imprescindível na construção da revolução brasileira. 💪👏
@tivrusky3483
@tivrusky3483 Жыл бұрын
Depois daquele teu vídeo sobre o desafio de entender o Brasil, quando tu propôs o exercício de debater a história do pernambuco, eu me fez virar uma chave e pensar que eu preciso conhecer a história do meu próprio estado se quero me engajar na luta revolucionária. Pretendo sim aprender mais sobre o Brasil em sua totalidade, mas quero, primeiro, entender o meu querido Rio Grande do Sul.
@ravibohmanntridapalli7236
@ravibohmanntridapalli7236 Жыл бұрын
Mandem esse vídeo pra artistas de esquerda que vocês gostam
@manoloaraujo_
@manoloaraujo_ Жыл бұрын
Boa
@joaquimmonteiro9781
@joaquimmonteiro9781 Жыл бұрын
Um debate fundamental que precisa ser mais desenvolvido em nosso meio!!!
@empresagabriel
@empresagabriel Жыл бұрын
Totalmente!!!
@pamcj008
@pamcj008 Жыл бұрын
Que belíssimo vídeo, amigos!!!
@luizrsoares
@luizrsoares Жыл бұрын
Ótimo vídeo. Essa discussão é extremamente fundamental. Atualmente eu estou na pré produção de um documentário acerca da história apagada de Goiás e da formação da cidade de Goiânia. O apagamento de uma cultura propriamente goiana e uma reprodução do que acontece em SP/RJ é muito claro e esse processo é extremamente violento, não só fisica como esteticamente. Existem histórias da classe trabalhadora (especialmente de trabalhadores rurais) a serem contadas em todo o Brasil. Venceremos!
@filiperodriguesaquin
@filiperodriguesaquin Жыл бұрын
Isso aqui é uma coisa que me pega muito como artista visual. Obrigado pelas recomendações de leitura, Jones ✊🏻
@Demetrius-Silva
@Demetrius-Silva Жыл бұрын
Se tem uma coisa que eu odeio no complexo de vira lata brasileiro é esse negócio de Recife é a "Veneza brasileira", São Paulo é a "Nova Iorque" tropical, a cachaça é o "uísque brasileiro", minha cidade, Campina Grande, PB foi chamada de "Vale do silício brasileiro", FODA-SE o vale do silício... Velho, temos que execrar esse tipo de comparação esdrúxula que não faz o menor sentido na nossa construção de estética.
@vini6391
@vini6391 Жыл бұрын
Até mesmo nas fanbase de criadores de conteúdo comunistas rola isso. "Ah, tal pessoa é o nosso Lenin", "Ele é o Stalin brasileiro". Porra de Lenin brasileiro, a gente quer algo único, que pense a realidade brasileira como um todo.
@Demetrius-Silva
@Demetrius-Silva Жыл бұрын
@@vini6391 Tem q acabar com essa porra.
@carlosrodrigues0106
@carlosrodrigues0106 Жыл бұрын
As últimas análises do Professor Jones têm sido altamente esclarecedoras. Precisamos pegar todos esses pontos e urgentemente encaminhá-los para ações práticas.
@cbdiniz1338
@cbdiniz1338 Жыл бұрын
O cara é muito lúcido.
@viniciusoliveraa
@viniciusoliveraa Жыл бұрын
Só eu que acho o Jones parecido com o Malcom X?
@prof.guilhermehowes
@prof.guilhermehowes Жыл бұрын
☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭☭
@rogeriosouza_0
@rogeriosouza_0 Жыл бұрын
O internacionalismo proletário que me perdoe, mas o brasil é muito foda. Não fica devendo pra gringo não e Jopnes está certo, agente tem que se reencontrar enquanto brasil. Devemos nos conhecer mais.
@vinigameful
@vinigameful Жыл бұрын
Porra Jones, todo dia um vídeo foda. Você é cabuloso DMS
@NaveGristle
@NaveGristle Жыл бұрын
"No meio da noite, os atabaques soavam como clarins de guerra." Nunca me esqueci desse título da parte final de _Capitães da Areia_ , em que as crianças em situação de rua e os elementos do candomblé criminalizado aparecem pra criar aquela cena triunfante do início da greve como o primeiro ato de uma revolução popular.
@victorjose_45
@victorjose_45 Жыл бұрын
Todo esquerdista, marxista, comunista brasileiro, sonha, idealiza uma Revolução, um levante popular, uma insurreição tipo a Revolução cubana de 1959, tipo a Revolução russa de 1917, tipo a Revolução chinesa de 1949, para derrubar a burguesia, acabar com o capitalismo e transformar o Brasil em uma República marxista-leninista, como Cuba, Coreia do Norte e a falida e extinta URSS(Regimes draconianos, ditatoriais e totalitários que eles defendam com unhas e dentes) Hoje em dia, isso não passa de uma utopia irrealizável. O problema é que Revolução é coisa de gente rica, reparem que quase todos os ideólogos do comunismo e quase todos aqueles revolucionários vieram da burguesia: Karl Marx, Friendrich Engels, Herman Gorter, Anton Pannekoek, Karl Korsch, Karl Radek, Angelica Balabanoff, Karl Liebknecht, Lenin, Trotsky, Fidel Castro, Che Guevara etc. Durante a Revolução de Outubro de 1917, entre aqueles revolucionários, não havia um só proletariado, não havia um só operário, era tudo intelectual de classe média como Lenin, Trotsky e apaniguados. Entre aqueles guerrilheiros do movimento 26 de Julho, não havia um só proletariado, não havia um só cubano de classe média baixa, igualmente era tudo intelectual de classe média, como Fidel, Guevara etc As classes dominadas, a classe operária , o proletáriado , os mais pobres em geral não tem nenhum interesse em levar a cabo uma revolução proletaria. O que o pobre mais quer é um salário razoável para sobreviver, pagar as contas, tomar uma cervejinha, olhar besteira em redes sociais e conversar abobrinha no Whatsapp. Revolução é coisa de gente rica, é coisa de intelectual de classe média, ou seja, é coisa de gente que tem tempo para ler. O ajudante de pedreiro, o balconista, o caixa de banco, o caixa de supermercado, o operario, a empregada doméstica, o assalariado nem pensa nisso, pois eles estão sempre trabalhando para sobreviver, assim eles não tem tempo para ler livros, não tem tempo para ficar pensando em política, não tem tempo para nada e muito menos para pensar em uma Revolução socialista, que na prática apenas fez com que o proletário ao invés de ser explorado pelo burguês capitalista, fez com que seja 100 vezes mais explorado por uma burguesia estatal, burocrática, super privilegiada, corrupta e infestada de parasitas.
@queloucura666
@queloucura666 Жыл бұрын
Comecei a perceber isso Jones, muito bom pautar a respeito disso, ficarei muito feliz em ver a nossa revolução.
@victorjose_45
@victorjose_45 Жыл бұрын
Todo esquerdista, marxista, comunista brasileiro, sonha, idealiza uma Revolução, um levante popular, uma insurreição tipo a Revolução cubana de 1959, tipo a Revolução russa de 1917, tipo a Revolução chinesa de 1949, para derrubar a burguesia, acabar com o capitalismo e transformar o Brasil em uma República marxista-leninista, como Cuba, Coreia do Norte e a falida e extinta URSS(Regimes draconianos, ditatoriais e totalitários que eles defendam com unhas e dentes) Hoje em dia, isso não passa de uma utopia irrealizável. O problema é que Revolução é coisa de gente rica, reparem que quase todos os ideólogos do comunismo e quase todos aqueles revolucionários vieram da burguesia: Karl Marx, Friendrich Engels, Herman Gorter, Anton Pannekoek, Karl Korsch, Karl Radek, Angelica Balabanoff, Karl Liebknecht, Lenin, Trotsky, Fidel Castro, Che Guevara etc. Durante a Revolução de Outubro de 1917, entre aqueles revolucionários, não havia um só proletariado, não havia um só operário, era tudo intelectual de classe média como Lenin, Trotsky e apaniguados. Entre aqueles guerrilheiros do movimento 26 de Julho, não havia um só proletariado, não havia um só cubano de classe média baixa, igualmente era tudo intelectual de classe média, como Fidel, Guevara etc As classes dominadas, a classe operária , o proletáriado , os mais pobres em geral não tem nenhum interesse em levar a cabo uma revolução proletaria. O que o pobre mais quer é um salário razoável para sobreviver, pagar as contas, tomar uma cervejinha, olhar besteira em redes sociais e conversar abobrinha no Whatsapp. Revolução é coisa de gente rica, é coisa de intelectual de classe média, ou seja, é coisa de gente que tem tempo para ler. O ajudante de pedreiro, o balconista, o caixa de banco, o caixa de supermercado, o operario, a empregada doméstica, o assalariado nem pensa nisso, pois eles estão sempre trabalhando para sobreviver, assim eles não tem tempo para ler livros, não tem tempo para ficar pensando em política, não tem tempo para nada e muito menos para pensar em uma Revolução socialista, que na prática apenas fez com que o proletário ao invés de ser explorado pelo burguês capitalista, fez com que seja 100 vezes mais explorado por uma burguesia estatal, burocrática, super privilegiada, corrupta e infestada de parasitas.
@fiascotv1
@fiascotv1 Жыл бұрын
Fica a lembrança que a periferia de São Paulo não é São Paulo
@MathSCSil
@MathSCSil Жыл бұрын
É isso mano! Precisamos criar nossa estética, nossas ideias. Tudo baseado na história é claro, mas com o recortes sociais e raciais do nosso país, que é extremamente diferente da URSS e de qualquer experiência socialista atual, e somado também a realidade em que vivemos, com tecnologia tendo influência direta e diária nas nossas vidas. E temos o enorme desafio de despertar a consciência num povo majoritariamente cristão, que desde sempre aprendeu que "comunista é ateu e comedor de criancinha", que é influenciado pelo fascismo sem nem ao menos entender o que está acontecendo, e isso rola nas periferias tanto quanto nos grandes centros urbanos.
@F4ll3r3
@F4ll3r3 Жыл бұрын
Ótima reflexão e muito necessária como sempre!
@freeluder
@freeluder Жыл бұрын
Se duvidar essa é a primeira vez que ouço sobre Edson Carneiro. Seria bom se o Jones colocasse alguma referência sobre essa figura.
@seko6968
@seko6968 Жыл бұрын
Parabens Jones, seu trabalho se mostra cada vez mais necessario... Falou tudo muito bem como sempre, "Acho só que como você mesmo ja o disse porem com palavras diferentes, não é preciso inventa ou reinventa a roda (Estetica Comunista Brasileira), ela está ai só basta junta os elementos que a compõe e começa a mostra a todos... Muito obrigado pelo conteudo!!!
@diegoprofessor2337
@diegoprofessor2337 Жыл бұрын
Eu quero estudar momentos importantes da luta popular do povo brasileiro para escrever histórias inspiradas.
@introspectivus
@introspectivus Жыл бұрын
Sobre a reflexão do cinema me dei conta que o meu gosto é muito hollywoodiano. Não consigo tankar produçoes argentinas ou espanholas
@lups_
@lups_ Жыл бұрын
Esse jones manoel eh brabo demais
@s.l.f.
@s.l.f. Жыл бұрын
Como Glauber Rocha disse antes ao escrever a "Estética da Fome", precisamos criar uma nova forma revolucionária de ver o povo brasileiro no cinema. E por isso eu gosto muito do Claudio Assis, e sugiro a todos que assistam seus filmes.
@FelipeGomes-ek8lf
@FelipeGomes-ek8lf Жыл бұрын
Massa demais
@lucasrigocaron3159
@lucasrigocaron3159 Жыл бұрын
Imagina altos escritores de ficção mesmo e o que falta pra gente fazer eles do nosso lado
@JovemEverton
@JovemEverton Жыл бұрын
16:00 Acho que a parte da estética ser em parte estadunidense é o que faz de Bacurau interessante. Essa oposição entre EUA e Brasil, e o empréstimo que o filme faz do cinema americano, até mesmo no começo com os créditos lembrando os clássicos de Hollywood. No entanto concordo que os filme do Kleber Mendonça podem ser panfletários no seu conteúdo a ponto de serem chatos. Aquarius por exemplo é quase simplório mesmo que trate de um tema tão importante como urbanismo.
@Davi_Gois
@Davi_Gois Жыл бұрын
Boa Jones Manuel. Gostei e acho uma discursão fundamental
@rafaelasilvaferreira8427
@rafaelasilvaferreira8427 Жыл бұрын
Excelente!! Jones, vc já assistiu o filme mineiro Arábia? Obrigada pelo vídeo!
@ClodoaldoBrasilino
@ClodoaldoBrasilino Жыл бұрын
O Elias Jabbour falou exatamente sobre isso no Vilela, que a revolução brasileira vai vir da capoeira, do samba, do futebol… representando os elementos culturais brasileiros. Claro que não são exatamente ESSAS coisas, mas que vai ter nossa pegada brasileira, com nossa cultura.
@jonasandradesilva4633
@jonasandradesilva4633 Жыл бұрын
Du baralho Jones!! Massa demais!! Sem retoques, pra mim essa é a idea mais revolucionária das últimas décadas. Pra mim é fato que não nos enxergamos como país e como povo, isso é constantemente explorado por fascistas e golpistas de plantão. Desenterrar os elementos estéticos ( culturais, raciais, sociais, históricos, políticos, econômicos...) comuns ao povo brasileiro seria por si só uma revolução!!! Parabéns ousadia necessária!!! Vanguarda de pensamento!!
@cristianadantas60
@cristianadantas60 Жыл бұрын
Sempre senti uma falta de atualização
@dragaolatino9634
@dragaolatino9634 Жыл бұрын
Excelente vídeo! Assisti Argentina 1985 e pra mim é o melhor filme do ano passado, espero que possamos chegar naquele nível
@rodolphoborges4984
@rodolphoborges4984 Жыл бұрын
Debate muito necessário! Gostei muito do vídeo e olha que já vim com algumas pedra na mão. Podia falar mais do samba só, Dorival Caymmi, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Chico Buarque (que além de sambista, escreveu muito para o teatro). Só uma coisa, sobre a representação do trabalhador brasileiro, concordo que não devemos usar o trabalhador soviético, que devemos no aprofundar na nossa realidade e que, sim, o trabalhador aqui é negro e negra, e é esse trabalhador que deve ser representado. Mas devemos levar uma coisa em conta: a arte deve se recusar a mostra as coisas como elas são imediatamente percebidas, a arte é mais do que isso.
@lainycherry8923
@lainycherry8923 Жыл бұрын
Perfeito!!! Já fiquei inspirada pra criar minhas artes com fotografia, pintura e quem sabe audiovisual tbm.
@rafaellecavalcanti9446
@rafaellecavalcanti9446 Жыл бұрын
Nossa, isso sobre filme é muuuuuito real Eu adoro filmes japoneses e meu noivo sempre estranha, acha ruim, chato... mesmo aqueles mais famosos como Chihiro. E eu sinto que tem muito a ver com a forma de contar a história, com o que é valorizado nela etc. Ele é o maior fan de cinema estadunidense e essas porradarias tipo mercenarios 😅
@irenebatista8589
@irenebatista8589 Жыл бұрын
Também sinto falta disso. Conheço pouco do meu estado e dos outros muito pouco ou nada. Ótima ideia Jones Manoel.
@motordebusca
@motordebusca Жыл бұрын
Parabens, conteudo melhorou mto!!!
@marciaa.5162
@marciaa.5162 Жыл бұрын
Acho este tema interessante, aliás estou realizando um TCC de pós graduação onde estou abordando sobre o Bólide 18 Cara de Cavalo de Hélio Oiticica.
@sauvagehari.1886
@sauvagehari.1886 Жыл бұрын
O brasileiro precisa olhar para o brasil dos brasileiros
@Celado
@Celado Жыл бұрын
Brabo, Jones! Ótima discussão. Seria muito bom se vc começasse a fazer conteúdos sobres as lutas brasileiras, cada uma de forma separada. O q acha? Vlw! ✊🏾
@fatimaaquino5321
@fatimaaquino5321 Жыл бұрын
Nosso olhar sempre para o Atlântico e Europa . Os sul americanos brasileiros nem imaginam a grandeza de olhar para Os Andes e América Latina. 😢😢😢😢😢
@mariliagoncalves592
@mariliagoncalves592 Жыл бұрын
No ponto Jones! Internamente no mst estudamos muitas das revoluções brasileiras, mas ainda sim estudamos bem mais as outras revoluções. Muito acertada tua visão. Obrigado por trazer à luz este tema.
@gregsalles9471
@gregsalles9471 Жыл бұрын
Vídeo!!?? Isso foi uma aula completa. Muito obrigado camarada! 🇧🇷
@RafaelGaudenzi77
@RafaelGaudenzi77 Жыл бұрын
Eu acho q a música brasileira do século XX é um instrumento sensacional pra pensar e criar uma estética brasileira. A nossa música é, sem patriotada, a mais criativa do mundo. E é criativa pq é uma expressão dos terreiros, da urbanidade, do bar, das lutas, do morro, e das relações brasileiras.
@JoaoBatista-ez2gb
@JoaoBatista-ez2gb Жыл бұрын
Muito bom!
@gustavobarbosa5817
@gustavobarbosa5817 Жыл бұрын
Salve camaradas
@joaquimmonteiro9781
@joaquimmonteiro9781 Жыл бұрын
Gostaria de conhecer mais estas expressões estéticas pernambucanas!!!
@jakepara
@jakepara Жыл бұрын
Vendo o vídeo, não vi até o final ainda, mas minhas sugestões: grafismo indígena (ou algo semelhante) e as cores vermelha, verde e amarelo.
@milenamartins21
@milenamartins21 Жыл бұрын
Eu não sei, eu sinto que esse é um vídeo para quem quer saber o que pesquisar para seu TCC/mestrado/doutorado, não para mim. Mesmo se eu conhecesse tudo isso o que ia mudar? Nada! Enfim, só estou pensando "alto"
@corneliomartinsmarques8028
@corneliomartinsmarques8028 Жыл бұрын
Mila Martins... é um vídeo com objetivos especialmente internos às organizações que têm o comunismo como meta. É um vídeo que visa intervir no debate e portanto na prática, na direção que se dá ao movimento (ou movimentos) do proletariado (ao conjunto da classe trabalhadora). A incidência na elaboração de TCCs, dissertações, teses, é uma (uma) das incidências possíveis sim, e desejáveis. Mas o seu caráter de proposição ampla, implica, por exemplo, em incidir na elaboração dos programas de partidos, na elaboração de projetos de pontos de cultura, projetos de criação por parte dos artistas, nos sonhos que sonhamos e nos passos que damos para realizá-los, enfim... a incidência, desejável, que seja diversa, múltipla, duradoura, etc etc..
@harryhoudini2992
@harryhoudini2992 Жыл бұрын
Não. Está pensando pequeno. Sendo uma engrenagem sem capacidade de raciocínio lógico e reflexão
@corneliomartinsmarques8028
@corneliomartinsmarques8028 Жыл бұрын
​@@harryhoudini2992 (e Milena)ela não merece mesmo esse tipo de resposta. Aliás, o "alto" dela, nem dá margem para essa reversão de sentido: ela marcou bem o sentido que deu à palavra. Foi muito lógica. demonstrou o contrário de ser "sem capacidade de": demonstrou lógica, sensibilidade, busca de horizontes mais amplos... Aliás, de raciocínio lógico o mundo tá cheio, não é?
@corneliomartinsmarques8028
@corneliomartinsmarques8028 Жыл бұрын
fiz mais um comentário aqui, Milena. Copio e colo: ela não merece mesmo esse tipo de resposta. Aliás, o "alto" dela, nem dá margem para essa reversão de sentido: ela marcou bem o sentido que deu à palavra. Foi muito lógica. demonstrou o contrário de ser "sem capacidade de": demonstrou lógica, sensibilidade, busca de horizontes mais amplos... Aliás, de raciocínio lógico o mundo tá cheio, não é?
@milenamartins21
@milenamartins21 Жыл бұрын
@@corneliomartinsmarques8028 obrigada por me defender, eu costumo só ignorar esse tipo de comentário. E entendi melhor o ponto do vídeo sim, só reitero que não é para mim de maneira direta, mas provavelmente seria algo que me afetaria indiretamente através da organização que participo, obrigada pela explicação :)
@hermes9733
@hermes9733 Жыл бұрын
abriu meus olhos, n sabia nd da história do brasil, mas se perguntasse o nome do primo do general segundo abacate do exercito vermelho de 1900 e bolinha eu sabia
@felipearaujo8875
@felipearaujo8875 Жыл бұрын
Essas provocações estão fazendo militantes teóricos pensar, sonhar e DESEJAR que esse sonho se concretize ainda em nosso tempo. Jones está, conscientemente, inserindo o gatilho do desejo à militância revolucionária. Imprescindível! 💪👏❤️⚡️
@pavel7700
@pavel7700 Жыл бұрын
Esse vídeo me lembrou o filme Soy Cuba, que, apesar de ser sobre a revolução cubana e ter o elenco de atores cubanos, tem a estética cinematográfica completamente soviética, fruto do diretor que era soviético, filme belíssimo, aliás.
@raulmarques6606
@raulmarques6606 Жыл бұрын
É nítido que a estética comunista brasileira é fortemente atrelada a trajetória dos povos negros do Brasil. Não existirá revolução socialista sem a liderança e o protagonismo dos povos negros. Não é por acaso que somos os mais oprimidos.
@pudim
@pudim Жыл бұрын
Eu como professor de biologia das escolas estaduais, refletindo sobre isso, hoje é mais do que URGENTE temos a nossa ESTÉTICA comunista, pois a cooptação do outro lado é muito forte desse lado, juntando tb o design, isto é, precisamos aprofundar o debate, mas tb AGIR, pois se faz necessário essa parte nossa buscando no Brasil a nossa originalidade, espero que esse assunto se torne pauta recorrente entre nós comunismo. Obrigado Jones que essa pauta se torne fixa!
@evaldoferreira7894
@evaldoferreira7894 Ай бұрын
✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽✊🏽os artistas brasileiros que sao comunistas convictos podem ajudar.
@mytzplik
@mytzplik Жыл бұрын
Isso sempre me bateu forte. Recentemente me indicaram pra assistir a série do Silvio Santos. 5 minutos depois eu ja estava querendo quebrar a televisão. Pq a gente ainda continua produzindo(e aceitando)a história do "vencedor", do opressor? É tipo as novelas da Globo q adoram remeter ao tempo q preto tomava chicotada
@emannuelsousa6540
@emannuelsousa6540 Жыл бұрын
Cara, que vídeo bom da porra. Todo mundo que se diz comunista ou tem uma inclinação para, deveria ver isso aqui.
@analuciaguimaraes1690
@analuciaguimaraes1690 Жыл бұрын
Muito boa a reflexão - sem soft Power estadunidense 🇧🇷
@LucasBender
@LucasBender Жыл бұрын
Os brasileiros precisam conhecer as revoltas que aconteceram no Brasil para criar uma identidade de luta
@viniciussilveiradasilva7239
@viniciussilveiradasilva7239 Жыл бұрын
Penso nisso a algum tempo, aderi ao comunismo a pouco e sinto ainda uma brecha a ser completada. Temos uma cultura voltada ao coletivo, centrada no compartilhamento, nos orgulhamos e reconhecemos no improviso perante a falta ou dificuldade. Existe um tom de melancolia acompanhada de um espírito de luta inquebrável! Somos o maquinário arco-ires, somos o frevo planejado, somos a revolução cantando “o papai chegou”
@Caiomb76
@Caiomb76 Жыл бұрын
Fundamental o Jones focar na realidade brasileira e vislumbrar dentro dessa perspectiva a nossa revolução. Importantíssimo esse trabalho!
@thalicioothon
@thalicioothon Жыл бұрын
Mais uma grande reflexão!
@nobredalto
@nobredalto Жыл бұрын
Conteúdo fundamental pra esse debate. Esses dias eu estava discutindo com um camarada no trabalho justamente a necessidade da construção dessa identidade comunista brasileira. Nada de vermelho e amarelo, quais são as nossas cores? Quais são os nossos símbolos?
@danilodiego1707
@danilodiego1707 Жыл бұрын
"referências não faltam", matou a pau, camarada. Gostaria de deixar duas aqui que eu considero ótimos exemplos de estéticas que temos que absorver enquanto comunistas: 01 - a música Que a natureza nos conduza (Edgar e Kunumi MC) e 02 - o doc O levante, que registra e foi um desdobramento da 1° corrida de carroceiros de Recife, ele foi gravado como estratégia de colocar os carroceiros da cidade em evidência na época da Lei que proibia o trânsito deles na cidade, o que iria impedir o meio de subsistência dos mesmos, pra que o doc conseguisse permissão pra corrida acontecer na cidade o produtor fingiu pra prefeitura que se tratava de uma filmagem de uma cena de ação na cidade, além disso, o realizador (Jonathas Andrade) distribuiu entre os carroceiros o panfleto chamando pra corrida e que haveria prêmios de bode, porco, etc pros vencedores, até o panfleto é foda e carregado de uma estética que precisa ser absorvida, pois entende o design dos panfletos de aposta e corrida usados por aqui
@tmagrit
@tmagrit Жыл бұрын
Fundamental, Jones ❤
@Dan-gb9nc
@Dan-gb9nc Жыл бұрын
acho legal que os videos do jones coincidem com as minhas brisas
@ilzaclemente5448
@ilzaclemente5448 Жыл бұрын
Parabéns Jones Manoel pela brilhante aula, concordo plenamente com você.
@thawancarvalho4264
@thawancarvalho4264 Жыл бұрын
Muito importante esse tema! Luís Câmara Cascudo (que não era um comunistas) com seus escritos sobre o folclore nacional eu vejo como fundamental pra isso. Gilberto Vasconcelos tem um livro tratando sobre esse tema em específico. Simulando um paralelo entre as obras de Câmara Cascudo e de Marx.
Por que a esquerda não se une?
27:39
Jones Manoel
Рет қаралды 48 М.
O que é ser classe média?
20:36
Jones Manoel
Рет қаралды 53 М.
Why Is He Unhappy…?
00:26
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 68 МЛН
Spot The Fake Animal For $10,000
00:40
MrBeast
Рет қаралды 195 МЛН
EVOLUTION OF ICE CREAM 😱 #shorts
00:11
Savage Vlogs
Рет қаралды 12 МЛН
Can A Seed Grow In Your Nose? 🤔
00:33
Zack D. Films
Рет қаралды 29 МЛН
Estética, política e a luta pela Revolução Brasileira
30:24
Jones Manoel
Рет қаралды 62 М.
O acadêmico brasileiro é um alienado
28:34
Jones Manoel
Рет қаралды 26 М.
MARÍLIA DECLA APOIO A JOÃO CAMPOS
2:26
Leandro Oliveira - Político
Рет қаралды 1,7 М.
Cuba: democracia ou ditadura?
31:11
Jones Manoel
Рет қаралды 51 М.
É possível ser empresário e comunista?
14:31
Jones Manoel
Рет қаралды 43 М.
LENINISMO, STALINISMO E TROTSKISMO, POR ALYSSON MASCARO | Cortes
19:37
Como combater a força da extrema-direita na juventude?
30:32
Jones Manoel
Рет қаралды 66 М.
Why Is He Unhappy…?
00:26
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 68 МЛН