Psicanálise é pseudociência? | Christian Dunker | Falando nIsso

  Рет қаралды 120,384

Christian Dunker

Christian Dunker

Күн бұрын

Psicanálise é pseudociência? | Christian Dunker | Falando nIsso 411
--
O quadro #FalandonIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal #ChristianDunker e o próprio sobre temas escolhidos através de comentários. Participe você também da conversa e se inscreva no canal para receber os novos vídeos!
Apoie o canal!
apoia.se/falandonisso
--
SIGA AS REDES SOCIAIS
Christian Dunker
Instagram
/ chrisdunker
Twitter
/ chrisdunker
Podcast Falando nIsso
Nos principais agregadores de podcast
--
Referências
Conjeturas e Refutações
Karl Popper
amzn.to/453zzON
The Foundations of Psychoanalysis: A Philosophical Critique:
Adolf Grünbaum
amzn.to/3QaG26t
With all this Pseudoscience, Why so Little Pseudotechnology?
Sven Ove Hansson
link.springer.com/article/10....
A psicanálise e o infindável ciclo pseudocientífico da confirmação
Ronaldo Pilati
www.revistaquestaodeciencia.c...
A conspiração do inconsciente
Carlos Orsi
www.revistaquestaodeciencia.c...
Os negacionistas que agora "defendem a ciência"
Vitor Douglas de Andrade e Clarice Chaves Ferreira
www.revistaquestaodeciencia.c...
Definindo Ciência e Pseudociência, para Além da Falseabilidade: A Proposta Ampliada de Hansson
Clarice Chaves Ferreira
philarchive.org/rec/DEMDCE-2
Como Thomas Kuhn mudou o que entendemos como FAZER CIENTÍFICO? | Christian Dunker | Falando nIsso
• Como Thomas Kuhn mudou...
--
00:00 Introdução e perguntas
01:43 Karl Popper e a psicanálise como pseudociência
04:40 Críticas a Popper
08:08 Considerações sobre os recentes ataques à psicanálise
22:47 Os princípios de demarcação de Sven Hansson
31:21 Psicanálise quer ser ciência?
33:09 Encerramento
--
Produção
buli
buli@hotmail.com.br
Júlia Bulhões
www.behance.net/jubulhoes
Rafael Garcia
/ eirafaeu
Narriman Romeiro
/ narriman-romeiro-a1695...
A arte e o motion design do canal são feitos por Caroline Mura
/ muxra
A trilha sonora é de autoria de Rafael Minerbo.
--
2023

Пікірлер: 1 200
@chrisdunker
@chrisdunker 11 ай бұрын
Pelo menos estamos em boa companhia: “I have come to the conclusion that Darwinism is not a testable scientific theory, but a metaphysical research programme-a possible framework for testable scientific theories. [Popper, 1976, p. 168] Cheguei à conclusão de que o darwinismo não é uma teoria científica testável, mas um programa de pesquisa metafísica - uma possível estrutura para teorias científicas testáveis. [Popper, 1976, p. 168].
@joaopauloduartedasilva4101
@joaopauloduartedasilva4101 Жыл бұрын
Não terminei o vídeo ainda, mas acho engraçado a acusação de negacionismo cair sobre os psicanalistas quando a classe médica em peso deu um SHOW de negacionismo. Eu tive dois médicos em momentos diferentes me receitando ivermectina. Não estou tirando o alvo de um para colocar em outro, só acho que é muito fácil ver o viés dessas argumentações.
@cisleneteixeiradesouza1634
@cisleneteixeiradesouza1634 11 ай бұрын
Eu sou médica e acredito no poder da escuta da psicanálise e de outras linhas de terapia. A chefe do Instituto questão de ciências e bióloga e marido e psicólogo então não questão da medicina apenas.
@lucapellari5985
@lucapellari5985 11 ай бұрын
Foi ainda mais vergonhosa a atitude dos conselhos médicos de adotarem o negacionismo por motivos políticos e ideológicos.
@Rodg7556
@Rodg7556 11 ай бұрын
Esquece o médico, quem manja é você e os jornalistas, neh, bonzão
@lucapellari5985
@lucapellari5985 11 ай бұрын
@@Rodg7556 sim; qualquer pessoa que não acredite que um vermífugo e um remédio que não passou do teste in vitro e tenha visto um mísero vídeo de um pesquisador na área de infectologista sabe mais que um médico que usa a Internet pra pesquisar dosagem de remédio e nunca mais foi a um congresso depois de formado.
@edmarbatista
@edmarbatista 11 ай бұрын
Esse grupo questão de ciência detesta médicos até pq seus líderes não são médicos e colocam uma ideia de negacionismo por prescricoes de cloroquina etc...até pq nunca enfrentaram o front. Nunca deram atestados de óbito, nunca encararam uma UTI lotada e todos funcionários te encarando para dar o comando , nunca sedaram ninguém para intubação orotaqueal ou tocaram uma parada cardíaca. Por tudo isso tem uma visão simplista da medicina. Uma visão que teríamos evidências para tudo,o que é falso. Somadas a média de recomendações 1 A , ou seja melhor nível de evidências nas diretrizes em cardiologia ( a área que mais tem evidências, diga-se,) não passa de 10%. Temos que ser honestos intelectualmente. Devemos dividir a pandemia em dois momentos completamente distintos. 1) antes das vacinas e 2) depois das vacinas que coincide temporalmente com os resultados de estudos sobre cloroquina etc...Portanto, se acha que eles realmente tem interesse no bem da sociedade de apoio a eles e diga em alto brado " psicanálise é picaretagem, homeopatia e acupuntura são desprovidas de qualquer valor de a eles o valor ... eu respeito aquilo por eles chamada da pseudo ciências como a psicanálise e os profissionais psicólogos.
@caioferrari
@caioferrari 11 ай бұрын
Eu fiz psicoterapia comportamental e psicanálise para trabalhar o mesmo sintoma. Sei muito bem o que ouvi das duas correntes E digo que sou grato à psicanálise por ter amenizado muito a meus sintomas sem precisar me mandar para um psiquiatra
@vitormacedo1734
@vitormacedo1734 11 ай бұрын
@caioferrari, olá, tudo bom? você poderia por gentileza me dizer exatamente O QUE a psicanálise trabalha? eu estou por fora desse debate, nem entendo porquê dizem que psicanálise é pseudociência. Na verdade, nem sei qual a diferença entre psicanálise e pseudociência. Poderia me dizer a diferença entre esses dois métodos que te ajudaram a trabalhar um mesmo sintoma? Agradeço, Caio!!
@ladislau.
@ladislau. 11 ай бұрын
Eu fiz psicoterapia comportamental e psicanálise para tratar o mesmo sintoma. Sei muito bem o que ouvi das duas correntes E digo que sou grato à psicoterapia comportamental por ter me mandado a um psiquiatra que amenizou muito meus sintomas sem me mandar para um psicanalista
@edsonmurlikibarbosa5704
@edsonmurlikibarbosa5704 11 ай бұрын
​@@ladislau.😂
@albertokaiquemedeirosrodri8054
@albertokaiquemedeirosrodri8054 11 ай бұрын
E eu já atendi muitos clientes que fizeram psicanálise e não resolveu nada e com 6 meses eu esteva dando alta
@stefanisilva2493
@stefanisilva2493 11 ай бұрын
@@vitormacedo1734 A psicanálise nunca demonstrou os fundamentos de suas teses, desde sua origem com Freud até os dias de hoje. Sempre tudo na base do "é assim sim porque EU vi na clinica". Teste, comparação, comprovação, pra quê? Basta relativizar a ciência quando alguém vier pedir fundamentação 😀.
@TheAnizio83
@TheAnizio83 Жыл бұрын
Que diferença faz cientistas estudarem Filosofia da Ciência e Sociologia do Conhecimento...!
@daniel108pc
@daniel108pc Жыл бұрын
e tenho dito...deveria ser matéria obrigatória em qlqr área inclusive técnica, como condição para que se possa produzir ciência
@hilariocunha212
@hilariocunha212 Жыл бұрын
é como se duz constantemente> se Freud fosse vivo hj, ele nao seria psicanalista, ele seria NEUROCIENTISTA. Ele foi psicanalista pq era o que tinha na epoca. Mas hj a neurociencia é que realmente é suscetivel de verificação empirica. Traumas podem ser visiveis no cerebro como camada física. Isso é neurociencia. Neurociencia e psicologia sao ciencias. Psicanalise, nao. Eu particularmente vejo a psicanálise muito parecida a um mito, mas um mito mais bem elaborado. Tal como a psicanálise, por utilidade de sobrevivência, uma tribo antiga pretende cristalizar certas regularidades de fenomenos para que seja passado pra frente esse conhecimento acerca dessa regularidade. Essa tribo via o trabalhão que dava caçar animais e então descobre o fogo. viu que quando vc bota fogo na mata, sai queimando tudo, e no dia seguinte, era só recolher os animais mortos pra comer. muito mais facil e seguro que caçar. Mas aí, integrantes da tribo começaram a notar que esse negocio de botar fogo na mata fazia com que uma seca implacável destruísse a agricultura rudimentar deles. Viram que não vinha chuva com a regularidade anterior, e correlacionaram isso com o fato de botar fogo em grandes extensões de floresta. Foi só começar botar fogo que deu ruim! eles perceberam isso, e isso tinha que ser cristalizado de alguma forma pra que novos integrantes que viessem a nascer soubessem. Mas não tinha escrita. então falavam. E tinha que ajeitar um recurso pra amarrar a informação das causalidades e seus efeitos, sem efetivamente compreender o fenomeno, mas por utilidade, apenas pra passar pra frente. É então que a tribo cria o mito/psicanálise pra amarrar tudo por utilidade de sobrevivência: dizem eles que o Deus Água fica putasso quando eles invocam o Deus Fogo, fica "recalcado", com "ciúmes", e por isso o Deus Água punia eles. Sequer passaram perto de explicar a interferência do ciclo da agua, sequer sabem que existe tal ciclo. Mas a explicação tem alguma utilidade, serve pra alguma coisa: 1- é uma explicação que causa algum temor suficiente pra ser lembrada; 2- é uma explicação que amarra fenômenos. Veja Aristóteles ensinando as coisas mais tresloucadas para Alexandre o Grande sobre como funcionava o mundo. Observava regularidades e as amarrava de um modo mais sofisticado ainda em comparação com aquela tribo que eu citei. Tal explicação serviu demais, e como serviu! (nao estou dizendo que a psicanalise consegue resolver os problemas a que se propôs; bem longe disso, sabemos que psicanalise e nada pra resolução do que se propôs é uma e mesma coisa, mas pode servir pra algum outro fim apenas de modo aleatório, por pura coincidência). Veja o que o Xandão fez: colocou o "planeta" de joelhos. Mas a explicação era incorretíssima, tal como a do Deus Fogo. E assim é a psicanálise.
@cristinacontigli1750
@cristinacontigli1750 Жыл бұрын
​@@daniel108pcm
@Mariah3004
@Mariah3004 Жыл бұрын
Na China, os concursos públicos não medem capacidade técnica. Medem capacidade de pensamento, que vem das Ciências Humanas.
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 11 ай бұрын
Seria melhor se a população em geral estudasse Filosofia da Ciência com seriedade, aí deixaria de engolir retórica de relativismo epistemológico e convencionalismo de maneira tão passiva.
@eliebear8530
@eliebear8530 Жыл бұрын
Não vamos ser ingênuos de pensar que estas críticas são apenas "zelo" com a ciência. Pode ter motivação ideológica ou puramente mercadológica... criticar a psicanálise sugere invejar seu status e cobiçar seu posto. Desconfie de psicólogos que atacam uma abordagem para promover a sua. Falta de ética é o principio do cuidado em saúde mental. Fuja destes tipos!
@jvv540
@jvv540 11 ай бұрын
Nesse seu raciocínio, ela não pode ser questionada. Pois a crítica seria sempre uma vontade de puxar o tapete, etc.
@UmHomemMeioSkylab
@UmHomemMeioSkylab 11 ай бұрын
partindo desse argumento então isso vale pra qualquer pseudociência
@ovelhadominecraft5488
@ovelhadominecraft5488 11 ай бұрын
Pseudociência ou não foi a única terapia que me curou de culpas que não eram minhas, e me manteve de pé nas mortes dos meus pais. Se não fosse a psicanálise eu teria morrido junto com eles. Vida longa à psicanálise.
@89681eric
@89681eric 11 ай бұрын
O tempo te curou,tudo passa.
@nikaresi3400
@nikaresi3400 11 ай бұрын
Quem te curou foi o tempo. O luto tem suas fazes. Mas falar com alguém também ajuda. Tempo e atenção foi o que te curou.
@gabrielruizsilva
@gabrielruizsilva 11 ай бұрын
​@@nikaresi3400Mas como tu, que nem conhece a pessoa pode afirmar que foi o tempo que curou as culpas dele, sendo que o próprio está dizendo que foi graças ao processo analítico?
@nikaresi3400
@nikaresi3400 11 ай бұрын
@@gabrielruizsilva porque processo analítico é ária frita. Como diz Piergiorgio Odifreddi, “Psicanálise é mito grego espalmado sobre os genitais”
@frigellsltda
@frigellsltda 10 ай бұрын
@@89681eric quem é você para contradizer o que o próprio em sua experiência afirmou? e se o tempo cura tudo porque não deixamos os ansiosos, depressivos e fóbicos de férias ao invés de receitar terapia a eles?? nunca vi tanto desserviço com uma abordagem tão importante a saúde mental.
@FelipeSouzaMusic
@FelipeSouzaMusic 11 ай бұрын
Isso aí. Elevou o nível do debate. Agora é esperar se haverá alguma resposta à altura ou apenas movimento de torcida.
@ricardodemattos8490
@ricardodemattos8490 Жыл бұрын
O "Instituto Questão de Ciência" foi muito relevante durante o grosso da pandemia, quando esclareceu pontualmente as questões sobre Ciência, Método e Vacina. Contudo, ao pronunciar-se sobre a Psicanálise, cabe lembrar o velho dito: "não vá o sapateiro além dos sapatos".
@TheAdri00
@TheAdri00 Жыл бұрын
Esse Instituto está se colocando como instituição inquisidora.
@eliebear8530
@eliebear8530 Жыл бұрын
Pode ser motivação ideológica ou mercadológica... criticar a psicanálise pode ser indício de invejar seu status e cobiçar seu posto. Desconfie de psicólogos que atacam uma abordagem para promover a sua! Falta de ética é o principio do cuidado em saúde mental.
@Mariah3004
@Mariah3004 Жыл бұрын
@@eliebear8530 A indústria farmacêutica é poderosa. Resolve tudo num passe de mágica. Mas... tudo mesmo?
@cisleneteixeiradesouza1634
@cisleneteixeiradesouza1634 11 ай бұрын
A Natália fez o Twitter cancelar a Tati Bernadi pq ela fez um texto dizendo uso alopatia e homeopatia de forma divertida. Foi o suficiente pra ela fazer uma reação histérica coletiva. A psicanálise fatia muito bem a ela.
@cisleneteixeiradesouza1634
@cisleneteixeiradesouza1634 11 ай бұрын
Ela não sabe mais nem o que e literatura pra cancelar uma pessoa por uma crônica.
@flaus_limoeiro
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
Obrigado Dunker por continuar elevando esse debate. Vejo pseudocéticos colocando na caixinha da pseudociência várias praticas de cuidado em saúde e saúde mental, de forma desonesta, enviesada, e cobrando cientificidade sem seguir principios científicos.
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti Жыл бұрын
Poderia dar 3 exemplos dessas práticas de cuidados que os pseudocéticos colocam nesta caixinha de pseudociência, uma vez que há várias? Gostaria de saber.
@flaus_limoeiro
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
​@@BernardoCeschiatti Ayurveda, Ventosaterapia, Acupuntura, Homeopatia... que ja vi diretamente sendo citados e atacados. Mas como falam das PICS como um todo, e tratam o SUS como antiético e anticientífico por ter um política de PICS, acabam citando como pseuociencia todas as praticas dentro da PNPICS E entre as PICS que, ao meu ver, estão longe de poderem ser taxadas como pseudociencia, estão: a Terapia Comunitária Integrativa, a massoterapia, a arteterapia, Ayurveda, yoga, meditação, musicoterapia, biodança e fitoterapia. Ainda que eu defenda a necessidade de pesquisar e repensar a implementação de PICS no SUS, questionando e verificando a eficacia, os riscos, o custo-beneficio, etc, isso não deveria ser feito com base no debate empobrecido sobre a cientificidade das práticas. Por exemplo, a constelaçao familiar é uma pratica dentro da PNPICS que considero problemática. Mas é problematica por se apoiar em preceitos que podem servir como justificativa para violencia e abusos, nao pela falta de evidencias. O que fazem é dizer que praticas complementares nao tem evidencias cientificas fortes e, por isso, sao pseudociencias, tal qual a constelaçao familiar, e, sendo assim, o Estado nao deveria custea-las nem inclui-las como políticas publicas. logo, a partir desse ponto de vista, a pessoa que quer um tratamento complementar, que ainda carece de mais evidencias, que pague do proprio bolso... Isso vai contra os principios do SUS de universalidade do acesso em saúde e de integralidade do cuidado... É muito injusto.
@hilariocunha212
@hilariocunha212 Жыл бұрын
é como se duz constantemente> se Freud fosse vivo hj, ele nao seria psicanalista, ele seria NEUROCIENTISTA. Ele foi psicanalista pq era o que tinha na epoca. Mas hj a neurociencia é que realmente é suscetivel de verificação empirica. Traumas podem ser visiveis no cerebro como camada física. Isso é neurociencia. Neurociencia e psicologia sao ciencias. Psicanalise, nao. Eu particularmente vejo a psicanálise muito parecida a um mito, mas um mito mais bem elaborado. Tal como a psicanálise, por utilidade de sobrevivência, uma tribo antiga pretende cristalizar certas regularidades de fenomenos para que seja passado pra frente esse conhecimento acerca dessa regularidade. Essa tribo via o trabalhão que dava caçar animais e então descobre o fogo. viu que quando vc bota fogo na mata, sai queimando tudo, e no dia seguinte, era só recolher os animais mortos pra comer. muito mais facil e seguro que caçar. Mas aí, integrantes da tribo começaram a notar que esse negocio de botar fogo na mata fazia com que uma seca implacável destruísse a agricultura rudimentar deles. Viram que não vinha chuva com a regularidade anterior, e correlacionaram isso com o fato de botar fogo em grandes extensões de floresta. Foi só começar botar fogo que deu ruim! eles perceberam isso, e isso tinha que ser cristalizado de alguma forma pra que novos integrantes que viessem a nascer soubessem. Mas não tinha escrita. então falavam. E tinha que ajeitar um recurso pra amarrar a informação das causalidades e seus efeitos, sem efetivamente compreender o fenomeno, mas por utilidade, apenas pra passar pra frente. É então que a tribo cria o mito/psicanálise pra amarrar tudo por utilidade de sobrevivência: dizem eles que o Deus Água fica putasso quando eles invocam o Deus Fogo, fica "recalcado", com "ciúmes", e por isso o Deus Água punia eles. Sequer passaram perto de explicar a interferência do ciclo da agua, sequer sabem que existe tal ciclo. Mas a explicação tem alguma utilidade, serve pra alguma coisa: 1- é uma explicação que causa algum temor suficiente pra ser lembrada; 2- é uma explicação que amarra fenômenos. Veja Aristóteles ensinando as coisas mais tresloucadas para Alexandre o Grande sobre como funcionava o mundo. Observava regularidades e as amarrava de um modo mais sofisticado ainda em comparação com aquela tribo que eu citei. Tal explicação serviu demais, e como serviu! (nao estou dizendo que a psicanalise consegue resolver os problemas a que se propôs; bem longe disso, sabemos que psicanalise e nada pra resolução do que se propôs é uma e mesma coisa, mas pode servir pra algum outro fim apenas de modo aleatório, por pura coincidência). Veja o que o Xandão fez: colocou o "planeta" de joelhos. Mas a explicação era incorretíssima, tal como a do Deus Fogo. E assim é a psicanálise.
@Psychobellic
@Psychobellic Жыл бұрын
olha tu ae kkkkk
@EduhFerreira73
@EduhFerreira73 Жыл бұрын
Cara, esse seu comentário é igual a pescar com explosivos! Alguns vestem a carapuça muito rápido!😂
@gabrielfaria9916
@gabrielfaria9916 11 ай бұрын
Eu acredito que esse debate surgiu também devido à mercantilização excessiva da psicanálise com cursos rápidos feitos em alguns finais de semana. Gosto de estudar sobre psicanálise embora faço medicina. Fiz análise por quase 4 anos e, se nao estou muito enganado, toda a questao do “desejo de analista” surge após o fechamento da própria análise. Então acredito que seria valido criticar cursos de faculdades de esquina que querem vender essa ideia de que é possível tornar analista em 3 meses.
@nataliafacury1971
@nataliafacury1971 10 ай бұрын
Um verdadeiro psicanalista não gasta menos de 2 anos de formação numa escola seria de psicanálise, como a Escola Brasileira, o campo freudiano ou o Aleph, o resto dos absurdos que vemos por aí é só uma questão de apropriação por pessoas totalmente desonestas!
@MaahBiersack
@MaahBiersack 7 ай бұрын
Mas até aí, agora se tem curso de 3 horas de método aba pra tratar questões seríssimas como o autismo.... O ser humano sempre da o mesmo tiro no pé.
@Samanthaavieira
@Samanthaavieira Жыл бұрын
Amei. Antigamente eu tinha esse discurso de que a psicanálise é uma pseudociência. Mas meu processo de autoconhecimento, aliado a alguns conceitos psicanalíticos como ego e fantasia que me fizeram me entender melhor me provou que esse conceito de cientificidade das coisas não se aplica a tudo. Tem coisas que empiricamente se verifica que funcionam, por mais que não possam ser falseados. Hoje sou uma entusiasta da psicanálise, e aliada com a corrente histórico-cultural de Vigotsky fica melhor ainda, pois o nosso sofrimento psíquico é produto de uma mistura dos problemas estruturais da sociedade e de como a nossa psique funciona.
@kurorolumta7734
@kurorolumta7734 11 ай бұрын
O grande skinner era o contrário disso tudo, seria bom você dar uma analisada ao seu pensamento. É bom ver o outrem também.
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
@@kurorolumta7734 Isso a 5000 anos atrás? Comportamental está na terceira corrente e já acoplou até o humanismo. É bom se atualizar também.
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti 11 ай бұрын
A cura pela fala. Se é esta a proposta, cura de que? Os pacientes procuram esta terapia, gastam dinheiro e tempo e não se explica os limites da prática. Todas as pessoas que buscam a psicanálise o fazem com a perspectiva de que terão benefício para aliviar sintomas de algum problema que envolve a saúde mental, como depressão, ansiedade e etc. DSM não existia quando criada. A maioria das pessoas que parecem buscar a técnica, que vejo tem depressão, ou não? O custo para o paciente fica em segundo plano? Em todas críticas ao livro que vi, ninguém toma a perspectiva do paciente e não vi em nenhuma dessas críticas a palavra paciente. Freud queria tratar pacientes? Era esse o objetivo de desenvolver a psicanálise? Se tem efeito placebo, deveria ser avisado, pois os pacientes não sabem disso. Triste quando isso não é avisado. Saúde mental é muito sério. Vidas são destruídas se não se aborda problemas de saúde mental por métodos possíveis de serem avaliadas em eficácia. Como se avaliar a cura pela fala? Relegar a segundo plano o que o paciente pensa buscar na psicanálise e acredita que este é o principal objetivo da técnica me deixa desesperançoso em relação às falta (no meu entender) de empatia dos psicanalistas (no meu entender).
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
@@BernardoCeschiatti em Recordar Repetir e elaborar Freud trata da ambição psicanalítica de cura, que está demarcada enquanto busca de que os sintomas não voltem mais, ou seja, que a pessoa mude sua posição de ocupar na vida e frente aos outros, si mesmo e seu sintoma. A importância da fala está explicita nestes três tempos, desde que é o paciente quem localiza-se diante de objetos no mundo, historicizando-se por meio da linguagem. Psicanalise tem um enorme rigor em não sugestionar para evitar qualquer placebo, motivo este que Freud abandona a hipnose e demais técnicas sugestivas. Tem menos sugestão, por exemplo, que um DSM que classifica tipos psicológicos de forma universalisante, indo na contramão desta cura pela palavra. Não é só para depressão, tem especialização e conteúdo teórico para tudo quanto é coisa, como qualquer outra abordagem da Psicologia. Já atendi diversos espectros da psicose utilizando da psicanalise.
@elcid6356
@elcid6356 11 ай бұрын
Skinner é uma fraude e Behaviorismo é psiquismo.@@kurorolumta7734
@psicologoluizpaulovictorin3181
@psicologoluizpaulovictorin3181 Жыл бұрын
Comento antes do vídeo iniciar: os resultados que obtive na psicanálise são observáveis, sentidos, vividos e válidos. Me ofereceram qualidade de vida. Estão aí alguns dos métodos científicos.
@paulojunior5789
@paulojunior5789 Жыл бұрын
Religião também costuma ter efeitos parecidos... Isso não é parâmetro, meu caro.
@xxxStvictorxxx
@xxxStvictorxxx Жыл бұрын
Qualquer abordagem poderia usar sua resposta. Inclusive os pastores charlatões com suas curas milagrosas. Seu argumento não é uma evidência científica, é alegórica. Falácia.
@jadielcartola
@jadielcartola Жыл бұрын
​@@paulojunior5789no que refere à eficácia, sim. Inclusive existe explicação científica para os efeitos da prática religiosa. Já no que se refere a teoria que organiza essas práticas, aí é outra coisa.
@vitoriol
@vitoriol Жыл бұрын
​@@paulojunior5789problema é que religião não tem estudo duplo cego com follow up com n grande
@paulojunior5789
@paulojunior5789 Жыл бұрын
@@jadielcartola Exato. Mas o que eu respondi ao rapaz foi exatamente isso. Ele ressaltou as causas como sendo efeitos...
@thomasccpr
@thomasccpr 11 ай бұрын
Maravilhosa análise, professor. Eu vim depois que vi um debate do Jones Manuel sobre o livro “Que bobagem!”. Ficou com um ar que colocaram a psicanálise, a homeopatia e a acupuntura entraram no livro para gerar hype e aumentar as vendas. Eu faço acompanhamento com um psicanalista há quase 10 anos e posso afirmar que me curou de crises de ansiedade, bem como me faz bem para seguir numa vida equilibrada.
@JoaoSSA1
@JoaoSSA1 Жыл бұрын
Tem um grupo grande de jovens psicólogos que estão sendo direcionados pra a TCC e tratam a psicanálise com deboche e sarcasmo. Eu vejo muito superioridade nas abordagens deles e quase sempre o indivíduo é o único responsável pelos seus sofrimentos é vc mesmo. Tem uns que chegam a parece coaches.
@flaus_limoeiro
@flaus_limoeiro Жыл бұрын
SIIIIIIIIIIIIIIM nossa, amigo... eu tive um experiencia bem ruim com um psicologo da TCC e eu sentia tipo isso que vc falou. Primeiro era um ar de superioridade, como e eu estivesse indo a terapia para ser educado. E segundo era essa individualização do sofrimento, eu saia das sessoes pensando que estava deprimido por minha culpa, pq eu estava estragado e precisava de um conserto. Lembro de ficar me questionando quando eu poderia ser considerado normal. E acho que esse é um risco presente n TCC; de responsabilizar exclusivamente o indivíduo que sofre pelo seu sofrimento. Não que não esja uma abordagem válida, mas o que ja vi sobre TCC parece caminhar para isso, justamente por focar muito no comportamento visível como algo a ser modificado... E nem sempre é isso que as pessoas precisam... Acho que esse grupo que debocha da psicanalise mostra no proprio discurso que estão no caminho errado para cuidar de pessoas que sofrem, pois se sentem intelectualmente superiores... e isso, no meu ponto de vita, já inviabiliza um acolhimento verdadeiro. E me interesso pela psicanalise justamente por se contrapor a ideia de colonizar o outro com um saber que o terapeuta detém. Agora estou fazendo terapia com uma psicanalista, e vejo a diferença no modo como ela me escuta e se interessa pela minha forma de ver a vida, em vez de ditar como eu deveria viver.
@gilbertomarques5983
@gilbertomarques5983 Жыл бұрын
É verdade, é muito melhor tirar o “problema” do sujeito e colocar na relação com a mãe ou em acontecimentos da infância.. é verdade!!
@carlosvieira85
@carlosvieira85 Жыл бұрын
@@gilbertomarques5983 Chama-se ambiente. Faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano.
@kellysarmentopsi
@kellysarmentopsi Жыл бұрын
Psicanálise faz parte da história da psicologia, uma rentativa de traramento para uma época que pouco se compreendia transtornos mentais e outras questões trabalhadas pela psicoterapia. Porém com os avanços dos estudos hoje existem terapias com eficácia comprovada.
@gilbertomarques5983
@gilbertomarques5983 Жыл бұрын
@@carlosvieira85 sim, biopsicossocial e espiritual contribuem para o desenvolvimento do indivíduo. O que quis dizer é que o foco total na busca sobre como se formou o sofrimento, e pouco em ferramentas e intervenções que possam ajudar realmente o sujeito é um problema. Enquanto há intervenções, e reestruturação cognitiva, ou a aceitação que seja - anos e anos de análise são vistos como cool. Vi um profissional comemorando 16 anos de análise “e contando” com alegria e pouca crítica sobre se está sendo eficaz ou não, é paradoxal
@oconfessor78
@oconfessor78 11 ай бұрын
Professor, sua paciência em (re)explicar tópicos que já deveriam estar superados é admirável!
@MelRochaMusic
@MelRochaMusic Жыл бұрын
Uma pessoa pra achar que em TRÊS MESES alguém se torna psicanalista ou é inocente ou é ignorante mesmo.
@adrianomg94
@adrianomg94 11 ай бұрын
É a duracao da formacao ué kkk
@HeleAlv
@HeleAlv 11 ай бұрын
Acreditar que quem faz universidade de psicologia está preparado pra lidar com a mente humana é inocência tbm
@maxmoco7615
@maxmoco7615 11 ай бұрын
Como assim? Meu curso durou 2 anos!
@oneivaaparecidadasilva8005
@oneivaaparecidadasilva8005 11 ай бұрын
Que nada! Tem gente vênde cursos em 4 meses!
@mariooliveira7208
@mariooliveira7208 11 ай бұрын
O meu 1 ano psicanálise
@wilsonmanoellemosdemoraes2975
@wilsonmanoellemosdemoraes2975 Жыл бұрын
Não esquecer que toda a formação do Freud foi científica e naturalista segundo os altos padrões científicos de sua época. Apenas, no meio de suas atividades como psiquiatra e médico ele começou a se deparar com fenômenos que a própria medicina da época não conseguia alcançar e explicar. E daí o aprofundamento e dedicação do Freud em buscar entender tudo aquilo e buscar uma metodologia que abarcasse o entendimento e uma prática terapeuta daqueles fenômenos s males.
@marcoantoniosilveira5305
@marcoantoniosilveira5305 11 ай бұрын
Há textos de Paul Ricoeur sobre a psicanálise que discutem isso muito bem. Assim como a realidade social não pode ser lida segundo os pressupostos do estudo da realidade natural, é preciso também entender que a especificidade da realidade psíquica não é redutível nem à natureza nem à sociedade. Refutar a psicanálise pode ser apenas o resultado obtido por quem não conhece a especificidade da realidade psíquica e por isso tende a julgá-la segundo critérios de análise voltados para a compreensão da natureza e da realidade social.
@viniciusfernandes9820
@viniciusfernandes9820 Жыл бұрын
Nossa, eu vi essa entrevista ontem no canal da Carta Capital, a título da publicação do livro dos dois. Obrigado por uma reposta esclarecedora e sensata.
@daniel108pc
@daniel108pc Жыл бұрын
poizé...vi lá e no Meteoro tbm no fundo se pretendem uma régua moral comparável politicamente a um tipo de lava-jatismo pseudociêntifico ao qual a esquerda segue abraçando e empoderando
@lisdelunapinheiromelo8858
@lisdelunapinheiromelo8858 Жыл бұрын
Muito agradável ver a calma na transmissão de um sujeito analisado, obrigado Dunker, voce é inspiração.
@a-lexnegolas
@a-lexnegolas 11 ай бұрын
Precisamos unir forças contra o movimento político-religioso-ideológico que está tomando conta do país, e não ficar atacando aliados.
@ffoxonfire
@ffoxonfire 11 ай бұрын
dificilmente os "atacantes" são aliados. talvez se muito pensado em algumas poucas pautas. deveríamos saber reconhecer melhor quem são nossos aliados e quem são os que se performam assim.
@LeandroAlmeida108
@LeandroAlmeida108 11 ай бұрын
Ainda esse papinho?
@stefanisilva2493
@stefanisilva2493 11 ай бұрын
Somos obrigados a concordar com as asneiras de um lado pra poder ir contra as asneiras do outro? O cúmulo da incoerência rir dos cloroquiners terraplanistas e aceitar a versão "good vibes" de negacionismo só por conveniência.
@a-lexnegolas
@a-lexnegolas 11 ай бұрын
@@stefanisilva2493 desde quando quem acredita em signo ou faz análise vem defender cloroquina, é anti vacina, ou quer impor suas bobagens como faz o outro lado? Cuidado com a falsa simetria
@guilhermep9749
@guilhermep9749 11 ай бұрын
Tem quem acredite na boa fé das corporações farmacêuticas.
@adrianomg94
@adrianomg94 11 ай бұрын
Temos evidencias fracas, mas pode confiar!
@Amsbpsi
@Amsbpsi Жыл бұрын
Obrigada por esse vídeo. Eu estava incomodada com a Natália Pasternak e seu livro.
@plotegherinconscient
@plotegherinconscient Жыл бұрын
É muito interessante no esforço que uns e muitos fazem para destituir a Psicanálise, e isso ocorre há décadas, é muito curioso essa, sei lá, fixação em relação à psicanálise. Enfim... luta que segue!
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti Жыл бұрын
No mundo todo já foi destituída. Somente Brasil, França e Argentina continuam nesse caminho. Só ver a grade curricular de psicologia no resto do mundo. Nesses países a psicanálise é ensinada como conceito histórico.
@audiolivrobom
@audiolivrobom Жыл бұрын
@@BernardoCeschiatti o que se tem no mundo, na verdade, é um bando de papagaio que não conhece nada de psicanálise, e repete que psicanálise não é mais usada porque leu no livro de primeiro ano de história da psicologia. E isso é a replicação da mesma noção que está criticada no argumento do Hansson de que há um apelo à autoridade... Ao mesmo tempo, essas pessoas usam uma série de conceptualizações psicológicas com traços da psicanálise em suas formulações. Mesmo as neurociências, quando saem do campo imagético pra linguagem, acabam passando por pontos que provêm da teoria psicanalítica. Por que, alguém me pergunta? Porque a psicanálise está mais próxima de uma filosofia, de uma epistemologia... A psicanálise propõe uma cosmologia e uma ontologia... ou como se diz em ciência natural Popperiana (e portanto Hanssoniana), a psicanálise está mais próxima das conceptualizações... Então é balela que o resto do mundo parou de usar psicanálise. Usam, e o pior, usam de maneira reificada, que ao que me consta é a grande crítica de Hansson.
@mateusgoncalves3851
@mateusgoncalves3851 Жыл бұрын
​@@BernardoCeschiatti, Itália, Reino Unido, México, Suécia, Chile, etc.
@eliebear8530
@eliebear8530 Жыл бұрын
@@BernardoCeschiatti bla bla bla... você precisa de pacientes na sua abordagem?
@7thDIMENSIONOFMUSIC
@7thDIMENSIONOFMUSIC 11 ай бұрын
@@BernardoCeschiatti O que importa é que a Psicanálise é bastante procurada em todos os países. A Psicanálise não precisa está na grade curricular da psicologia, ela é independente.
@edmarbatista
@edmarbatista 11 ай бұрын
Natália Pasternack busca uma notoriedade para além do campo acadêmico. Pierre Bourdeu explica facilmente. A busca dos troféus dentro do campo ( no caso academico) , dominantes e dominados, busca de legitimidade social , consagração pública. No fundo...sempre uma manifestação egoica longe do real interesse público. " os circuitos de consagração social serão tão mais eficientes quanto maior for a distância do agente consagrado" falaria o brilhante Prof Clóvis de Barros Filho.
@edmarbatista
@edmarbatista 11 ай бұрын
Ademais, esperar evidências fortes nas áreas da saúde é muita inocência posto que elas simplesmente não existem. Minha área, a cardiologia tem como o conjunto de recomendações ditadas através das chamadas Diretrizes. Pois bem, sabem qual a porcentagem de recomendações 1A ( fruto de ensaios clínicos randomizados, meta-analysis e revisões sistemáticas) ??? Em torno de 10% quer seja na Europa ou Estados Unidos. Diríamos então que cardiologistas são picaretas? Charlatoes? Simplesmente as evidências se criam com estudos e estes são caros. Só serão feitos com patrocínio de alguém que terá algum retorno econômico.... caso não exista possibilidade de patente o estudo não existe e portanto cairá no limbo das condutas não embasadas em evidências e assim ...o que não é demonstrado empiricamente é publicado não existe, não serve ? Valeria a leitura do livro A arte perdida de curar. De Bernard Lown que tem uma contribuição científica infinitamente maior que todos os membros deste grupo reunidos. Lá ele coloca o que viu sobre acupuntura....
@RodrigodosReis
@RodrigodosReis 11 ай бұрын
Discordar dela tudo bem e eu também discordo, mas ad hominem é desnecessário
@icorsinipg
@icorsinipg 11 ай бұрын
Enquanto eles debatem e desmoralizam, a psicanálise segue oferecendo elementos pra que eu consiga elaborar traumas gigantes. Fica minha nota de dó pra esses cientistas que, num discurso extremamente raso e distorcido, nunca se permitirão fazer análise 😋
@mariajoseteixeiracardoso7355
@mariajoseteixeiracardoso7355 Жыл бұрын
Como reles cidadã, mas que costuma ousar dizer que ousa usar a capacidade de raciocinar e pensar sobre o mundo, sem descartar o valor da ciência, penso que há rigores da razão que não se LIMITAM às provas de evidências. Muitas vezes observa- se uma certa arrogância científica que menospreza outros esforços de busca de significados e de sabedoria. O conhecimento é questão muito complexa e digna de amplo e respeitoso debate.
@modestolivetree1857
@modestolivetree1857 Жыл бұрын
Adorei ouvir alguém com sua cultura falar sobre esse assunto. Fiquei horrorrisado com uma entrevista da Pasternak e do Orsi. É tão positivista que da medo. Atribuem o rótulo de todo conhecimento não científico como pseudociencia. A impressão que tive é que não entenderam o que é pseudociencia. Acho que se apertar um pouco eles irão pedir para as pessoas abandonar a culrura e crenças porque não servem para nada.
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 11 ай бұрын
Não é positivismo, no caso deles, é cientificismo. O problema é essa imposição do relativismo epistemológico na universidade, onde supostamente é espaço para a pesquisa científica.
@adrianomg94
@adrianomg94 11 ай бұрын
O dunker falou com todas as letras: " psicanlise nao é ciencia e tem evidencias fracas" Adivinha o que mais não é ciemcia e tem evidencias fracas: Hemeopatia Cloroquina Constelacao familiar Reike Etc
@ravilacastro
@ravilacastro 11 ай бұрын
Ela é lobbysta dos agrotóxicos, todo o resto é fumaça
@modestolivetree1857
@modestolivetree1857 11 ай бұрын
@@adrianomg94 devido ao fato de não se poder isolar as variáveis que são complexas, não se pode falseá-las. Logo, não é ciência. Isso não significa que não seja boa. O ser humano possui dimensões afetivas que não são mensuráveis. Só o fato de ter alguém para conversar e tentar resolver conjuntamente uma questão sem ser julgado já faz com que a psicanálise seja válida. É importante que as pessoas saibam que não é garantia de melhora, mas se o profissional for responsável, também não há contraindicação, logo, está tudo certo.
@adrianomg94
@adrianomg94 11 ай бұрын
@@modestolivetree1857 " Só o fato de ter alguém para conversar e tentar resolver conjuntamente uma questão sem ser julgado já faz com que a psicanálise seja válida" Bom com essa logica, psicanalise é tao eficiente como bater papo no bar ou confessar com o padre. Só que nesses casos ninguem vai te cobrar 500 reais pela sessão
@viniciusvanzaler7985
@viniciusvanzaler7985 Жыл бұрын
Ainda existe a fantasia de uma verdade absoluta no universo psicólogico
@fabiotavares1163
@fabiotavares1163 Жыл бұрын
Quanta elegância professor Dunker .. mas não podíamos esperar outra coisa vindo de você.. 👍🏻👍🏻
@RealMenteterapiasintegradas
@RealMenteterapiasintegradas Жыл бұрын
Obrigada Dunker! Adorei a forma como você fez colocações neste vídeo de forma tão humanizada e inclusiva. Realmente é bem complicado lidar com as polaridades extremistas.
@hellfalcon66
@hellfalcon66 11 ай бұрын
Christian foi muito elegante frente a esse desrespeito. Eu tenho 5 anos de faculdade de psicologia, 6 anos de clínica, terapia e supervisão. Dois anos cursando formação psicanalítica e tenho minhas dúvidas de que percorri pelo menos um terço do caminho para ser psicanalista.
@maheus40
@maheus40 11 ай бұрын
Canais como o do Daniel são um desserviço para o KZfaq. Como é bom ver um professor que não age em pensamentos científicistas. Que consegue compreender que o ser humano não é uma máquina, o baheviorismo foi debatido e por muitas vezes rebatido pelos etologistas. Mas sempre surge um psicólogo querendo credenciar verdades. Muito obrigado, professor, por agir de maneira honesta e simples. Ótimo vídeo ❤
@helenalcantara4715
@helenalcantara4715 11 ай бұрын
Qual Daniel?
@helenalcantara4715
@helenalcantara4715 11 ай бұрын
Qual Daniel?
@AnaLuiza-jb8xx
@AnaLuiza-jb8xx 11 ай бұрын
@@helenalcantara4715 Gontijo
@AnaLuiza-jb8xx
@AnaLuiza-jb8xx 11 ай бұрын
Concordo muito com vc!
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti 11 ай бұрын
A cura pela fala. Se é esta a proposta, cura de que? Os pacientes procuram esta terapia, gastam dinheiro e tempo e não se explica os limites da prática. Todas as pessoas que buscam a psicanálise o fazem com a perspectiva de que terão benefício para aliviar sintomas de algum problema que envolve a saúde mental, como depressão, ansiedade e etc. DSM não existia quando criada. A maioria das pessoas que parecem buscar a técnica, que vejo tem depressão, ou não? O custo para o paciente fica em segundo plano? Em todas críticas ao livro que vi, ninguém toma a perspectiva do paciente e não vi em nenhuma dessas críticas a palavra paciente. Freud queria tratar pacientes? Era esse o objetivo de desenvolver a psicanálise? Se tem efeito placebo, deveria ser avisado, pois os pacientes não sabem disso. Triste quando isso não é avisado. Saúde mental é muito sério. Vidas são destruídas se não se aborda problemas de saúde mental por métodos possíveis de serem avaliadas em eficácia. Como se avaliar a cura pela fala? Relegar a segundo plano o que o paciente pensa buscar na psicanálise e acredita que este é o principal objetivo da técnica me deixa desesperançoso em relação às falta (no meu entender) de empatia dos psicanalistas (no meu entender).
@lucapellari5985
@lucapellari5985 11 ай бұрын
Sou professora e tenho visto um assustador aumento do sofrimento mental em estudantes cada vez mais jovens, com consequências cada vez mais graves. Muitas fazem uso de medicamentos psicotrópicos, mas claramente não trata o sofrimento, mas seus sintomas, o que não tem sido suficiente para recuperar a funcionalidade desses jovens, sendo . Além disso, sendo cada vez maior o apelo da presença do apoio psicológico nas escolas. Nossos alunos com deficiência e que também fazem uso de medicação se beneficiam e evoluem muito quando tem a oportunidade de acompanhamento psicoterapêutico. Vivemos em uma sociedade social e mentalmente adoecidas, o cartesianismo claramente não dá conta dessas demandas, está aí o medo, daí a perseguição, do crescimento da Psicologia e da Psicanálise como centrais para a área da saúde?
@telmagil1844
@telmagil1844 11 ай бұрын
Força Dunker! Desserviço epistêmico sim. O grupo inquiridor se apega à postulação positivista das ciências. E digo ciências no plural, lembrando que para as ciências humanas, um percurso semelhante as abateu, mas elas vigoram como nunca! E quanto às evidências lembremos o poetinha: "Quem já passou pela psicanalise e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu, pq a psicanalise só se dá pra quem se deu..."
@juliamarinho5343
@juliamarinho5343 11 ай бұрын
Christian, acompanho seu canal a um tempo. Houve um tempo em que era mais assídua, atualmente não tão regular, mas tenho admiração pelo seu trabalho, bem como de outras psicanalistas como a Maria Rita Kehl e a Maria Homem. Nunca comentei aqui, no entanto, porque nunca tive uma questão relevante a trazer. Não sou da área propriamente, mas sempre estive próxima... fiz faculdade de pedagogia, e durante a faculdade me aproximei muito da psicologia, já fiz análise, e tenho uma certa familiaridade com a psicanálise. Esse debate me parece muito curioso... justamente porque durante a pandemia me assustei muito com a forma como dentro do campo autoproclamado "progressista" brasileiro, se tornou impossível fazer críticas a forma como a "Ciência" (coloco entre aspas porque aqui há claramente um recorte político) estava recebendo poderes supraéticos, para ditar como deveríamos gerir nossas vidas dentro da Pandemia. O erro, a meu ver, não era científico, mas claramente político, econômico e cultural. Na minha leitura houve uma confusão feita, por associar toda e qualquer crítica e desejo de encaminhar o processo de forma distinta ao que um núcleo da produção científica idealizava como a saída da Pandemia, ao Bolsonarismo. E entre vocês, psicanalistas, eu não encontrei quem acolhesse outras possibilidades de debate, e o que mais estranhei é que toda a crítica ao supestatus da Ciência como Verdade tivesse sido posta debaixo do tapete. Houve alguma voz no Brasil que conseguisse fazer esse debate? Neste momento, me parece sintomático que haja uma nova empreitada de cientistas que dizem saber muito bem delimitar o que é Ciência e o que não é, mas que não entrega explicitamente o interesse que subjaz esse debate: a intenção política de gerir a vida das populações. Estamos sim em um debate nevrálgico de nossos tempos, lutando para manter alguma possibilidade de autonomia. E isso começa por reconhecer, como me parece que você fez no vídeo, que a psicanálise não está lutando pelo status de Ciência, mas será que só o discurso científico é possível? até porque a pulsão do cientista é científica? pois ao que me parece a própria ciência nasce não da certeza, mas da dúvida... então que Ciência é essa que pretende nomear-se Verdade?
@antonydiniz345
@antonydiniz345 11 ай бұрын
Como antropólogo, digo: para que serve disputar o estatuto científico (para além do financiamento)?
@idm850
@idm850 Жыл бұрын
Falta uma palavra nesse debate, que é "positivismo". A distinção entre ciência e pseudociência é ideológica, não corresponde a uma delimitação rigorosa, mas, como o Adorno já disse, ao "ideal de conhecimento de uma explicação unívoca, simplificada ao máximo, matematicamente elegante, [que] fracassa quando o próprio objeto, a sociedade, não é unívoca nem simples, nem tampouco se sujeita de modo neutro ao arbítrio da formação categorial, pois difere daquilo que o sistema de categorias de lógica discursiva antecipadamente espera".
@joaofernando0jf
@joaofernando0jf Жыл бұрын
Realmente, faltou a palavra pra codificar o sentido da crítica. Mas vejo que esse sentido está bem no diálogo com parte dos argumentos listados pelo Dunker.
@joaofernando0jf
@joaofernando0jf Жыл бұрын
Thomas Kuhn, citado por Dunker, é um crítico ao enclausuramento lógico que o positivismo provoca.
@Mariah3004
@Mariah3004 Жыл бұрын
@@joaofernando0jf Vc quer dizer "alienação"?
@joaofernando0jf
@joaofernando0jf Жыл бұрын
@@Mariah3004 Alienação é uma consequência, com certeza.
@rafaelsant9444
@rafaelsant9444 11 ай бұрын
Perfeito, entender o que é positivismo é fundamental nessa discussão. Era um debate que eu aprendi como história durante a faculdade de Psicologia e hoje tenho visto ganhar força novamente. Eu fico na dúvida quando vejo alguém defender um único pensamento....se é má-fé ou ignorância
@fcofabiano
@fcofabiano 11 ай бұрын
Cristian, sua mediação na construção do conhecimento em torno da Psicanálise foi cuidadosamente assertiva. Não apelar para extremos, acredito, nos permite observar sem tropeçar nas pretensas certezas ditas imutáveis.
@bertinii
@bertinii 11 ай бұрын
Fico com vergonha alheia dessas pessoas que criticam a psicanálise como pseudociência. Se se dedicassem ao estudo acadêmico do tema faria um trabalho mais decente e não esse tipo de texto escolar secundarista. Me divirto com o Dunker dando uma pequena amostra do que significa ser uma acadêmico sério. Parabéns!
@jvv540
@jvv540 11 ай бұрын
Tipo o kripke
@jvv540
@jvv540 11 ай бұрын
Ou o Chalmers
@dupalhano
@dupalhano 11 ай бұрын
Como sempre, muito sereno e necessário! Grato pelo vídeo Christian.
@gustavosella9025
@gustavosella9025 Жыл бұрын
Parece haver algumas confusões da parte dos detratores da psicanálise: 1) ciência como sinônimo de ciência "natural", feita em laboratório e/ou matematizável - enfim, um saber que gera controle e permite a gestão da natureza; 2) fazer ciência não capacita ninguém a definir ciência - isso é função da epistemologia, não desta ou daquela ciência - ver kzfaq.info/get/bejne/aqueZLODl6-mias.html ; 3) ciência e cientificismo, distinção que aparece num texto de Markus Gabriel no livro "Mitologia, Loucura e Riso", escrito em parceria com Slavoj Zizek.
@simonegogemski
@simonegogemski Жыл бұрын
Vi o vídeo que deixou linkado em seu comentário e achei muito bom e didático. Obrigada por compartilhar.
@gustavosella9025
@gustavosella9025 11 ай бұрын
​@@simonegogemski 👍🏻
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti 11 ай бұрын
A cura pela fala. Se é esta a proposta, cura de que? Os pacientes procuram esta terapia, gastam dinheiro e tempo e não se explica os limites da prática. Todas as pessoas que buscam a psicanálise o fazem com a perspectiva de que terão benefício para aliviar sintomas de algum problema que envolve a saúde mental, como depressão, ansiedade e etc. DSM não existia quando criada. A maioria das pessoas que parecem buscar a técnica, que vejo tem depressão, ou não? O custo para o paciente fica em segundo plano? Em todas críticas ao livro que vi, ninguém toma a perspectiva do paciente e não vi em nenhuma dessas críticas a palavra paciente. Freud queria tratar pacientes? Era esse o objetivo de desenvolver a psicanálise? Se tem efeito placebo, deveria ser avisado, pois os pacientes não sabem disso. Triste quando isso não é avisado. Saúde mental é muito sério. Vidas são destruídas se não se aborda problemas de saúde mental por métodos possíveis de serem avaliadas em eficácia. Como se avaliar a cura pela fala? Relegar a segundo plano o que o paciente pensa buscar na psicanálise e acredita que este é o principal objetivo da técnica me deixa desesperançoso em relação às falta (no meu entender) de empatia dos psicanalistas (no meu entender).
@psicologasarahviana3493
@psicologasarahviana3493 Жыл бұрын
Muito obrigada Christian por responder por todos nós estudantes de Psicanálise com muita ética e sabedoria! ❤
@ericalves5514
@ericalves5514 Жыл бұрын
Minha série favorita dessa plataforma é essa discussão
@luanzisseable
@luanzisseable Жыл бұрын
Estou estudando na pós-graduação em psicologia fenomenológica hermenêutica e existencial precisamente esse tema: as bases epistemológicas das psicologias, com vistas a daseinsanalise, e o critério contemporâneo complicado de pseudociência. Ótimo vídeo, prof. Dunker
@Psychobellic
@Psychobellic Жыл бұрын
Praticamente hoje em dia o mundo é assim: Se eu programo em C++, Java é pseudociência simplesmente por estar fora do meu foco....
@Dhiehrry
@Dhiehrry 10 ай бұрын
Querido Dunker, parabéns pelo novo livro que está lançando... o tema do luto é sempre necessário. Hoje me deparei com o luto, o meu psiquiatra morreu. Eu só tive uma sessão, ele foi excelente e, você deve imaginar, foi difícil encontrar um bom profissional. Isso leva a uma pergunta que hoje me soa muito mais pertinente: como lidar com o luto da morte de seu psicanalista/psicólogo/psiquiatra?
@jarbasvespasiano3540
@jarbasvespasiano3540 Жыл бұрын
Nesse debate, é fundamental começar definindo o que se entende por ciência e psicanálise, a definição de Popper é limitada e dogmática
@leonardohamachi7291
@leonardohamachi7291 Жыл бұрын
Eu tenho refletido muito sobre isso. Venho da academia. Creio que os defensores da Ciência, antes de atacar um grupo de forma generalizada, precisam atacar o patrimonialismo na academia, a má formação científica, que forma médicos desumanos, por exemplo, e a falta de empregos dentro da ciência "senso stricto". Não há método científico ou razão que resista a esses fatores. As pessoas acabam buscando pelo alternativo para se tratarem ou para ganhar a vida.
@maristelapsicanalista
@maristelapsicanalista Жыл бұрын
É impressionante como alguns tem a necessidade de atacar a Psicanálise. Comportamento totalmente narcisica na necessidade de ser visto. Segue a vida da forma que seu ego deseja. Aliás disse Freud " Quando não somos capazes de entender alguma coisa, procuramos desvalorizá-las com críticas. Um meio ideal de facilitar a tarefa "
@Akira_br441
@Akira_br441 11 ай бұрын
Brilhante Dunker!!!! ❤
@carlos111dias
@carlos111dias 11 ай бұрын
Acabo de assistir pela canal da TV Unicamp Um debate entre o professor Mario Eduardo Costa Pereira com Carlos Orsi, Coautor de Que Bobagem. Já havia assistido a apresentação do mesmo livro por Natalia Pasternak feita no no canal Opera Mundi, neste Youtchube. Ficou-me bastante claro duas coisas: Orsi é intelectualmente desonesto. Pasternak desconhece completamente os assuntos, inclusive Psicanalise, que ela aborda neste livro. Aliás, deixo a pergunta: O Título 'Que bobagem..." é uma inconsciente confissão?
@niviamariatrindadedossanto3126
@niviamariatrindadedossanto3126 Жыл бұрын
Dunker, faz um vídeo sobre o filme "A baleia". Acabei de assistir e vim correndo ao canal ver se já tinha um "desejo em cena" sobre ele. Fiquei curiosa sobre o tipo de considerações que você teceria. Abraço.
@ericomarcantonio8233
@ericomarcantonio8233 Жыл бұрын
Seria muito interessante essa analise do filme.
@fabiopastorellim.delima4179
@fabiopastorellim.delima4179 11 ай бұрын
Muito boa sua análise Christian.
@lucasschuina
@lucasschuina 11 ай бұрын
O jornalismo não é ciência, e ainda assim é uma forma de conhecimento da realidade que pode ser verificada etc.
@CcafsCafaro
@CcafsCafaro 11 ай бұрын
Boa!
@wilsonmanoellemosdemoraes2975
@wilsonmanoellemosdemoraes2975 Жыл бұрын
A " Ciência" ou o pensamento científico pelo que sei é dinâmico e evolutivo dentro dos seus paradigmas. Fácil repetir o que alguns acham e dizem ser científico ou não, díficil é pesquisar e analisar seriamente o peso de metodologias sérias utilizadas com sucesso no processo de " cura" ou alívio das dores dos indivíduos.
@maridecastropinto
@maridecastropinto Жыл бұрын
A medicina inteira então é uma pseudociência para essas pessoas, é só vivencia-la durante um tempo para perceber .... o extremismo em qualquer ramo inclusive na ciência é reducionista da complexidade humana.... Dunker é um bom exemplo de uma profissional ponderado, obrigada pelos seus vídeos
@luisgustavocoutowacker8565
@luisgustavocoutowacker8565 11 ай бұрын
O mais bizarro, é que tudo se encaixa de forma incrível na neuropsicanálise... Que é ciência.
@tlfogo
@tlfogo 9 ай бұрын
Quero estudar mais a respeito disso!
@cloudgateqinstudio266
@cloudgateqinstudio266 11 ай бұрын
Admiro demais a sua capacidade e habilidade de responder a "bullshits." O texto crítico (brasileiro) mencionado é de uma mediocridade tão aterradora que quase foge à necessidade do comentário. Isso sem falar na pretensão de denunciar a psicanálise como pseudociência no que acaba se convertendo numa pseudo crítica, porque sintomaticamente desinformada.
@rosangelacosta5346
@rosangelacosta5346 11 ай бұрын
@BernardoCeschiatti
@BernardoCeschiatti 11 ай бұрын
A cura pela fala. Se é esta a proposta, cura de que? Os pacientes procuram esta terapia, gastam dinheiro e tempo e não se explica os limites da prática. Todas as pessoas que buscam a psicanálise o fazem com a perspectiva de que terão benefício para aliviar sintomas de algum problema que envolve a saúde mental, como depressão, ansiedade e etc. DSM não existia quando criada. A maioria das pessoas que parecem buscar a técnica, que vejo tem depressão, ou não? O custo para o paciente fica em segundo plano? Em todas críticas ao livro que vi, ninguém toma a perspectiva do paciente e não vi em nenhuma dessas críticas a palavra paciente. Freud queria tratar pacientes? Era esse o objetivo de desenvolver a psicanálise? Se tem efeito placebo, deveria ser avisado, pois os pacientes não sabem disso. Triste quando isso não é avisado. Saúde mental é muito sério. Vidas são destruídas se não se aborda problemas de saúde mental por métodos possíveis de serem avaliadas em eficácia. Como se avaliar a cura pela fala? Relegar a segundo plano o que o paciente pensa buscar na psicanálise e acredita que este é o principal objetivo da técnica me deixa desesperançoso em relação às falta (no meu entender) de empatia dos psicanalistas (no meu entender).
@Luciache
@Luciache 11 ай бұрын
Quanto medo da psicanálise! De qq forma, pra fazer tais informações contundentes contra ela , seria preciso se informar melhor... Dunker sempre necessário e centrado. Obrigada!
@gledsonmartins6894
@gledsonmartins6894 11 ай бұрын
Fico muito com a impressão de quem faz essas críticas à psicanálise geralmente é do campo da biologia. De uma certa maneira, a psicanálise rivaliza politicamente com a psiquiatria, cujo fundamento científico é a biologia. Como se quando a psicanálise crítica a psiquiatria, toda a ciência que a fundamenta também está sendo crítica. Daí essa reação da galera em querer desqualificar ela. Uma coisa fica clara, a pertinência das críticas, principalmente em relação à posição política, seja ela a epistemológica ou social, o que tanto essa ciência clássica se esforça pra negar seu envolvimento. Num ideário "política é um coisa e ciência é outra e não se misturam". E a estratégia de resposta é essa aí, pessoas em posição relevante de poder, utilizando táticas olavistas, de difamar e desqualificar o oponente com inverdades, baseando-se em suposto discurso de autoridade.
@celamarmaione5492
@celamarmaione5492 11 ай бұрын
Lembro com essa discussão do Machado de Assis e seu personagem Simão Bacamarte.
@ClauVenturi
@ClauVenturi Жыл бұрын
Eu respeito muito Natália e IQC, mas percebi que eles estão alinhados a outros cientistas que conheço que possuem uma visão muito fechada com relação ao próprio conceito de ciência. Algumas vezes uma coisa não é charlatanismo só porque não foi submetida aos parâmetros que eles consideram os únicos a provar qualquer eficiência. Existem coisas mais subjetivas do que isso e, exatamente por essa razão, requerem muito mais cuidado na avaliação e julgamento.
@annakarinamadeira2791
@annakarinamadeira2791 Жыл бұрын
Obrigada pela aula, professor. Muito pertinente para os dias atuais. As generalizações e simplificações estão imperando no campo da discussão da pseudociência. Grata pelos esclarecimentos.
@deboradecassiamartins9284
@deboradecassiamartins9284 Жыл бұрын
video mais que necessario!!! 💙💙
@rosangelacosta5346
@rosangelacosta5346 11 ай бұрын
As pessoas não entendem que a psicanálise é uma junção de tudo o que envolve o homem .Somos todos um conjunto . Não há nada separado .
@caiosantos2428
@caiosantos2428 Жыл бұрын
Ótimo vídeo! Se eu entendi corretamente, psicanálise não se afirma ser ciência, e a tentativa de enquadra-la como pseudociência é desonesta. O argumento maior de que não é ciência é a impossibilidade de verificar falseabilidade nos seus métodos, e o argumento de que não é pseudociência é de que os critérios utilizados para qualificar outras ciências como tal não se aplicam à psicanálise. Agora, se não é um nem outro, o que é? A minha compreensão é de que a tentativa de taxar a psicanálise como pseudociência, no melhor dos casos, serve para separar o que funciona do que não funciona e proteger a sociedade de farsas e possíveis malefícios do uso de técnicas sem fundamentação. Entretanto, como coloca o professor, a psicanálise vem apresentando evidencias consistentes de sua eficácia, a partir inclusive de critérios utilizados por seus críticos, mas que realmente o método cientifico não seria adequado na validação dos métodos usados pela psicanálise. Isso me faz pensar sobre outras práticas também famosas que não são categorizadas como ciência ou carecem de evidências, mas que são amplamente aplicadas, tais como acupuntura (medicina tradicional chinesa, em geral), ozonioterapia, constelação familiar que inclusive são oferecidas pelo SUS (***nota***: não estou colocando psicanálise e medicina tradicional chinesa no mesmo patamar das outras práticas citadas. Inclusive, não concordo com a inclusão de ozonioterapia e constelação familiar no sus). O critério para que uma prática possa ser aplicada amplamente principalmente em programas como o SUS acredito que deva ser principalmente sua eficácia (levando em conta, claro, aplicabilidade, custos e etc), e qual outra método além do científico podemos usar para avaliar essa eficácia? Pergunta sincera, há outros métodos? Enfim, acho que meu ponto é: como podemos separar o joio do trigo sem depender apenas do método científico (já que aparentemente ele não da conta de tudo) e do teste do tempo (no qual , ao meu ver, a medicina tradicional chinesa se sustenta fortemente e a psicanálise também em certa medida - sem descartar, claro outras formas de validação como as citadas pelo professor Dunker)? Agradeço desde já a atenção de quem possa interessar essa pergunta.
@alanhipolito9971
@alanhipolito9971 Жыл бұрын
Por que usar uma abordagem com evidências fracas como a psicanálise para tratar condições psicológicas, sobretudo as graves? Me soa uma total irresponsabilidade, é como utilizar o pior tratamento para câncer em um paciente terminal, tendo a melhor à disposição para ser utilizada.
@phzflores
@phzflores Жыл бұрын
Dunker, você é muito paciente. Sinceramente, a essa altura do campeonato o indivíduo que fica repetindo isso é, no mínimo, irresponsável. É curioso que quem faz essa acusação nunca lembra dos n papers revisados por pares, publicados inclusive por Harvard etc., comprovando a eficácia clínica da psicanálise. Pseudociência é essa impostura, isso sim.
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 11 ай бұрын
Filósofos da ciência classificam a psicanálise como pseudo-ciência. Eles são irresponsáveis?
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
​@@filosofiaantropologia-brun7808 Ao menos eu nunca vi um destes filosofos citarem a psicanalise de acordo, é tudo uma irresponsabilidade de uma leitura mal feita sim, infelizmente. Se fosse leitura responsável e bem feita a discussão serviria para alguma coisa legal.
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 11 ай бұрын
@@PsiLivre, aí você, finalmente, está quase entrando no debate sobre a questão. Só falta agora mencionar quais os erros cometidos pelos filósofos da ciência quando criticam a psicanálise. Assim um debate sério poderia ser iniciado.
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
​@@filosofiaantropologia-brun7808 Está me pedindo para te dizer como Olavo de Carvalho leu Kant errado? Eu iria tomar 1 ano de provas disso....Mais fácil você me passar 01 autor que acredite ser minimamente sério em suas críticas.
@phzflores
@phzflores 11 ай бұрын
@@filosofiaantropologia-brun7808 1. Argumento de autoridade. Se "os filósofos da ciência" dizem alguma coisa, tem que estar certo. 2. Quais "filósofos da ciência"? Todos? Era essa a posição de Bachelard? A de Canguilhem? Não, não era. Então, não é o caso de atribuir isso aos "filósofos da ciência" em geral. 3. Argumento de autoridade por argumento de autoridade, vai um bom aqui: Eric Kandel, Nobel de medicina por seus trabalhos de neurobiologia da memória, diz que a psicanálise oferece a melhor teoria da mente humana até aqui. Troca por qual "filósofo da ciência"?
@ju.ayur.
@ju.ayur. Жыл бұрын
Obrigada por responder!!!
@vchanumate
@vchanumate 11 ай бұрын
Como disse Lacan, é redundância dizer ciências humanas, qualquer ciência é humana. A questão é filosófica
@alicialoens
@alicialoens 11 ай бұрын
Christin, gostaria muito de ver um vídeo seu falando sobre psicose ordinária.
@sandracaldeira7113
@sandracaldeira7113 11 ай бұрын
Admiro muito sua paciência professor, acho que é dar muito palco para a ignorância. Eles tem que ver o os resultados que temos com nossos pacientes. A psicanálise traz o questionamento , fruto da reflexão que ressignifica o sujeito. Talvez precisem de uma análise,… para talvez entender porque não devemos falar com desconhecimento de causa.
@maluquinho859
@maluquinho859 Жыл бұрын
Natália Pasternak também afirma que a psicanálise é uma pseudociência. E eu considerava essa cientista tão lúcida.
@gilbertomarques5983
@gilbertomarques5983 Жыл бұрын
A prática baseada em evidências presa o não endeusamento de cientistas.. o foco é na ideia, na tese, na ciência.
@ibsfabis
@ibsfabis 11 ай бұрын
Filosofia não é ciência, mesmo assim ela ajuda a definir critérios que justificam tal ou qual prática como ciência. É a tal filosofia da ciência.
@francielidartora
@francielidartora Жыл бұрын
A psicanálise é uma ética.
@pmbonaldo
@pmbonaldo 11 ай бұрын
Excelente vídeo.No Brasil quem dita o que é ciência ou não são os órgãos regulamentadoras como CNPq e CAPES que são subordinados ao MEC. E existem diversos programas de pós graduações (mestrado, doutorado) e revistas com qualis científicas ligadas a psicanálise. Então no Brasil psicanálise é uma ciência segundo os órgãos regulamentadoras científicos
@priscilacruz6939
@priscilacruz6939 11 ай бұрын
E a economia? E a força dos economistas no debate público e na tomada de decisões importantíssimas para a nação? Tanto chute com verniz de intelectualidade.
@deubianoramara1583
@deubianoramara1583 11 ай бұрын
❤obrigado Professor.
@verdevoraz
@verdevoraz 11 ай бұрын
Mais uma vez muito pertinente! O mundo é um lugar melhor com o apaziguamento das binaridades.. as coisas não precisam ser uma coisa ou outra
@estudodaalma
@estudodaalma Жыл бұрын
Excelente, como de costume. Se estiver na sua alçada, professor, poderia comentar um pouco sobre como é a prática, aceitação e regulamentação da psicanálise, suas teorias e práticas, em outros países além do Brasil. Como se dão as formações? Em que medida são aceitas pelos sistema de saúde destes países? Que tipo de pesquisa se produz? Agradeço imensamente. Um abraço!
@carlosverdascaverdasca6802
@carlosverdascaverdasca6802 Жыл бұрын
Estudodaalma, o que propõe é quase um trabalho de livre docência. Mas se o Dunker topar, vamos lá.
@gabrielsales91
@gabrielsales91 11 ай бұрын
Tão curioso como tão pouco de ciência há na argumentação deles que me espanto o quão básico é. Usar os remédio que ficaram famosos na pandemia como adjetivos, quase nunca redução moral a partir de um discurso que se tornou moda por questões do nosso tempo.Pior, fazer afirmações categóricas como se dissessem tudo nessas afirmações, como se houvesse um bem versus mal, como se as questões não fossem complexas, tudo menos uma postura científica. O campo do pensamento e da linguagem sobre a qual a psicanálise e outros campos se debruçam sempre será complexo, e até o momento extrapola os limites dessa ciência com C maiúsculo como eles parecem compreender e quere venerar. Como se não fosse também complexo no campo das ciências sociais, da teoria literária e por aí vai. A redução da ciência a só um modo de ser é quase uma traição semântica do sentido da palavra, que isso sim tem muito de positivista e utilitarista; eles tentam criar uma disputa e uma oposição de coisas que simplesmente são complexas em si... Curioso que mesmo o uso dos remédios é raso, pq o problema não está na ivermectina ou cloroquinina, pois eles tem seu uso, importância e função, o problema foi terem tentado dar um uso equivocado a eles... Mas apesar disso tudo já vão mais de 100 de psicanálise... Freud não explica!
@denisebastos6192
@denisebastos6192 Жыл бұрын
Obrigada professor por mais esse video. Viva a psicanálise que sim, na minha opinião, apresenta resultados e nos oferece a possibilidade de um novo olhar e sentido para a vida❤
@kurorolumta7734
@kurorolumta7734 11 ай бұрын
resultados sem evidências é complicado.
@denisebastos6192
@denisebastos6192 11 ай бұрын
@@kurorolumta7734 na minha opinião existe muita coisa entre a ciência e o que se diz não ciência. Abçs
@geraldoluizcostajunior
@geraldoluizcostajunior 11 ай бұрын
A questão que mais importa não é se é ciência ou não no caso. Está se reduzindo demais o debate na sociedade. E o que mais importa é se há outra alternativa que substitui a psicanálise. Sendo que não há. Não se deve colocar tudo em uma mesma caixa. Pense, por exemplo, se respeitando a proporção, se faz sentido dizer que medicina não é engenharia civil ou que engenharia civil não é medicina, neste caso não é, mas também não importa para o caso. No caso da psicanálise se não fosse ou se não for considerado ciência não é o que importa para o caso, tem que perguntar se tem algo melhor para o caso. O que vejo muito na sociedade é muita gente criticando os mais diversos trabalhos para se parecer melhor sem realmente ser, ou seja, sem fazer melhor.
@federacaodeassociacoesedep3235
@federacaodeassociacoesedep3235 11 ай бұрын
Isso, falta demais em outros locais a honestidade para o debate como aqui se tem.
@leandroschemmer
@leandroschemmer Жыл бұрын
A ciência não possui ferramental para analisar a si mesma. Por exemplo: O critério da falseabilidade é em si falseavel? Essa é uma questão no domínio da filosofia. Se quiserem saber sobre essas demarcações do que é ou não ciência, como funciona etc... procurarem filósofos da ciência. No geral especialistas de outras áreas cometem muitos erros e até primários por simplesmente não terem a formação necessária para esse estudo.
@hilariocunha212
@hilariocunha212 Жыл бұрын
é como se duz constantemente> se Freud fosse vivo hj, ele nao seria psicanalista, ele seria NEUROCIENTISTA. Ele foi psicanalista pq era o que tinha na epoca. Mas hj a neurociencia é que realmente é suscetivel de verificação empirica. Traumas podem ser visiveis no cerebro como camada física. Isso é neurociencia. Neurociencia e psicologia sao ciencias. Psicanalise, nao. Eu particularmente vejo a psicanálise muito parecida a um mito, mas um mito mais bem elaborado. Tal como a psicanálise, por utilidade de sobrevivência, uma tribo antiga pretende cristalizar certas regularidades de fenomenos para que seja passado pra frente esse conhecimento acerca dessa regularidade. Essa tribo via o trabalhão que dava caçar animais e então descobre o fogo. viu que quando vc bota fogo na mata, sai queimando tudo, e no dia seguinte, era só recolher os animais mortos pra comer. muito mais facil e seguro que caçar. Mas aí, integrantes da tribo começaram a notar que esse negocio de botar fogo na mata fazia com que uma seca implacável destruísse a agricultura rudimentar deles. Viram que não vinha chuva com a regularidade anterior, e correlacionaram isso com o fato de botar fogo em grandes extensões de floresta. Foi só começar botar fogo que deu ruim! eles perceberam isso, e isso tinha que ser cristalizado de alguma forma pra que novos integrantes que viessem a nascer soubessem. Mas não tinha escrita. então falavam. E tinha que ajeitar um recurso pra amarrar a informação das causalidades e seus efeitos, sem efetivamente compreender o fenomeno, mas por utilidade, apenas pra passar pra frente. É então que a tribo cria o mito/psicanálise pra amarrar tudo por utilidade de sobrevivência: dizem eles que o Deus Água fica putasso quando eles invocam o Deus Fogo, fica "recalcado", com "ciúmes", e por isso o Deus Água punia eles. Sequer passaram perto de explicar a interferência do ciclo da agua, sequer sabem que existe tal ciclo. Mas a explicação tem alguma utilidade, serve pra alguma coisa: 1- é uma explicação que causa algum temor suficiente pra ser lembrada; 2- é uma explicação que amarra fenômenos. Veja Aristóteles ensinando as coisas mais tresloucadas para Alexandre o Grande sobre como funcionava o mundo. Observava regularidades e as amarrava de um modo mais sofisticado ainda em comparação com aquela tribo que eu citei. Tal explicação serviu demais, e como serviu! (nao estou dizendo que a psicanalise consegue resolver os problemas a que se propôs; bem longe disso, sabemos que psicanalise e nada pra resolução do que se propôs é uma e mesma coisa, mas pode servir pra algum outro fim apenas de modo aleatório, por pura coincidência). Veja o que o Xandão fez: colocou o "planeta" de joelhos. Mas a explicação era incorretíssima, tal como a do Deus Fogo. E assim é a psicanálise.
@Sheilafilosofiamusic
@Sheilafilosofiamusic Жыл бұрын
Olha, eu sou da área da filosofia e posso te dizer: a filosofia da ciência não dá conta de tudo, é preciso ser cientista tb. Filosofia e ciências se complementam. O problema é que hoje currículo lattes e diplominha dividem os saberes e tornam a grande maioria dos profissionais spenas em técnicos e burocratas. Aí temos pouca filosofia e pouca ciência...
@filosofiaantropologia-brun7808
@filosofiaantropologia-brun7808 11 ай бұрын
Mas quem classificou a psicanálise como pseudo-ciência foi justamente Karl Popper, filósofo da ciência. Aliás, algum filósofo da ciência já reconheceu que a psicanálise é científica? Seria bastante surpreendente.
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
@@filosofiaantropologia-brun7808 qual área da Psicodinamica não é pseudociencia para Popper? Melhor, qual área da Psicologia não é pseudociencia para Popper? Alias, qual área de humanas não é pseudociencia para Popper?
@PsiLivre
@PsiLivre 11 ай бұрын
@@filosofiaantropologia-brun7808 aqui não volta mais né? Mas continua em outros lugares replicando tuas crenças sem fundamento.
@masajubr
@masajubr 11 ай бұрын
Quando necessitei de ajuda devido a uma profunda depressão, busquei um profissional em psiquiatria e, por sorte era também atuante na psicologia. Saia do seu consultório deixando a escuta e com a receita nas mãos! Saí dessa depressão melhor do que estava mesmo antes dela se instalar e me tornei amigo e admirador desse profissional, ao contrário de um psicanalista que só me fez agravar o estado depressivo tentando localizar suas causas de acordo com seus métodos!
@UneCerice
@UneCerice 11 ай бұрын
Acho que você deu azar. Qualquer psicanalista ético saberá reconhecer quando o seu paciente se beneficiará de um psiquiatra e o encaminhará.
@rodrigobarros8878
@rodrigobarros8878 11 ай бұрын
Olá Dunker, poderia abordar algo sobre as diferenças/semelhanças entre a teoria psicanalítica e psicodinâmica? Percebi que o termo "psicanálise" está sendo aos poucos substituído por "psicodinâmica" em países como Suíça ou Alemanha. Confere ou é só doideira minha? Abraços e continue o excelente trabalho.
@Raphael3032
@Raphael3032 11 ай бұрын
Um pouco fora do tópico mais eu gostaria que o senhor falasse um pouco sobre tanatofobia, death anxiety, medo de morrer e medo da morte (que acredito serem coisas diferentes). Sofro muito com essa questão que reaparece a cada luto que vivo.
@kaykysantos2405
@kaykysantos2405 11 ай бұрын
Vc eh guei.
@luisemior6525
@luisemior6525 11 ай бұрын
Obrigada pelo trabalho Professor Dunker, tua competência e serenidade são muito agradáveis de ver.
@anadelacerda4804
@anadelacerda4804 11 ай бұрын
Sugiro que as pessoas que querem destituir à Psicanalise de seu real Valor, façam analise e vejam e sintam em si mesmos os seus efeitos maravilhosos de reestruturaçao do ser atraves do auto conhecimento e aceitaçao plena de si mesmo.
@renanalbuquerque1766
@renanalbuquerque1766 11 ай бұрын
Parabéns, Dunker.
@wilsonmanoellemosdemoraes2975
@wilsonmanoellemosdemoraes2975 Жыл бұрын
Por " coincidência", muitas das descobertas da neurociência atual corroboram em seus princípios muitas descobertas feitas pela psicanálise.
@ladislau.
@ladislau. 11 ай бұрын
Quais?
@patriciavieira9335
@patriciavieira9335 7 ай бұрын
Tb quero sabe, quais?
@apsfigueiredo_
@apsfigueiredo_ 11 ай бұрын
Vale a pena dar escuta para clarices e vitors? Fui no Lattes deles: ainda estão em formação: são mestrandos e ainda há muito caminho para trilharem.
@periclescalafange9453
@periclescalafange9453 8 ай бұрын
Excelente material ... muito bom
@elianelima8235
@elianelima8235 Жыл бұрын
"e que já em 1908 se reunia em Saliburgo o primeiro congresso psicanalítico internacional, nem por isso as novas idéias eram bem recebidas nas rodas científicas oficiais, onde as afirmações sobre o papel da sexualidade na etiologia das neuroses esbarravam quase sempre com os preconceitos de uma falsa moral." FREUD Volume XI - As cinco lições da psicanálise de Durval Marcondes
@ricardocostanzi8333
@ricardocostanzi8333 11 ай бұрын
Infelizmente a Natalia Pasternak manteve o dualismo que tanto nos faz mal. Colocar psicanálise e outras ciências humanas no mesmo patamar que o horóscopo é manter um Mundo dual...Sem dizer que se fosse cientista de verdade, deveria ficar isenta, já que recebe dinheiro da indústria farmacêutica.
@gabrielguimaraes1713
@gabrielguimaraes1713 Жыл бұрын
Professor, vejo em Bachellard muitas coisas que o senhor toca. Deveria ter um vídeo dele na ótica da psicanálise.
@clairdeluma
@clairdeluma 11 ай бұрын
Inclusive Bachelard chama a sua epistemologia de psicanálise do conhecimento científico.
@julianaazevedo9417
@julianaazevedo9417 11 ай бұрын
Muito triste por não ter usado a expressão "atitude de condomínio" na minha tese. Hahahah!
@mltiago
@mltiago Жыл бұрын
Quando o texto fala em pró ou contra ciência, se vê o dispositivo de poder no discurso; um discurso que subsidia o desejo de excercer poder.
@sandrofreitassantos6897
@sandrofreitassantos6897 11 ай бұрын
O canal filosofia vermelha tem um vídeo muito bom também sobre o assunto
Qual é meu desejo? | Christian Dunker | Falando nIsso 310
15:46
Christian Dunker
Рет қаралды 144 М.
Mães e pais narcisistas | Christian Dunker | Falando nIsso
48:48
Christian Dunker
Рет қаралды 78 М.
Зачем он туда залез?
00:25
Vlad Samokatchik
Рет қаралды 3,1 МЛН
What it feels like cleaning up after a toddler.
00:40
Daniel LaBelle
Рет қаралды 69 МЛН
Nastya and SeanDoesMagic
00:16
Nastya
Рет қаралды 11 МЛН
A Interpretação dos Sonhos - Psicanálise 26 - Conceitos em Freud
17:37
Hélio Miranda Jr - Psicanálise e afins
Рет қаралды 149 М.
Como ler Lacan? | Christian Dunker | Falando nIsso
43:19
Christian Dunker
Рет қаралды 36 М.
7 DICAS PARA PSICANALISTAS INICIANTES | Dr. Lucas Nápoli
29:01
Psicanálise em Humanês - Lucas Nápoli
Рет қаралды 50 М.
Não-monogamia e relacionamentos abertos | Christian Dunker | Falando nIsso
42:48
Por que enrolamos tanto? | Christian Dunker | Falando nIsso
24:36
Christian Dunker
Рет қаралды 61 М.
Зачем он туда залез?
00:25
Vlad Samokatchik
Рет қаралды 3,1 МЛН