Quanto custa uma educação de qualidade? | José Marcelino Pinto

  Рет қаралды 27,676

Café Filosófico CPFL

Café Filosófico CPFL

5 жыл бұрын

Há muitas dúvidas sobre o custo da educação: quanto devemos investir, aonde podemos cortar, quais são as diferentes formas de financiamento e quais os recursos disponíveis. O doutor em Educação José Marcelino Pinto traz uma discussão em torno da importância de conhecer tudo isso para entender melhor a realidade e as perspectivas das escolas do Brasil de hoje. Para ampliar e melhorar a qualidade da escola pública brasileira, antes de tudo é necessário conhecer e entender os principais desafios e demandas.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga a TV Cultura:
- Facebook: / tvcultura
- Twitter: / tvcultura
- Instagram: / tvcultura
- G+: plus.google.com/+tvcultura
- Site: tvcultura.com.br/programas/caf...
Siga o Instituto CPFL
- Facebook: / institutocpfl
- Twitter: / cafe_filosofico
- Site: www.institutocpfl.org.br/

Пікірлер: 57
@patriciapimentel355
@patriciapimentel355 5 жыл бұрын
Eu fui aluna de escola pública a vida inteira, hoje tenho 31 anos, e por muito tempo eu achava que museu era coisa cara, coisa pra rico, quando eu pude, eu entrei na faculdade, com 24 anos, e lá eu descobri que não, que cultura ė sim acessível, que eu perdi muito tempo e bagagem cultural, e esse é meu maior objetivo para quando tiver um filho, mesmo ainda sendo pobre e provavelmente ele também estudará em escola pública, eu vou investir em dar bagagem cultural, porque é muito importante!
@sergioclemente1488
@sergioclemente1488 5 жыл бұрын
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Autor(Rubem Alves) Abraços a todo(as)!
@christiandubini7569
@christiandubini7569 5 жыл бұрын
Acho bem difícil você encontrar uma escola 100% gaiola, acho que são os proprios pássaros que as vezes prendem aos outros.O que quero dizer é que talvez não seja o sistema mas sejam os proprios "consumidores".
@romarioribeiro259
@romarioribeiro259 5 жыл бұрын
boa, a minha escola não ajudou em praticamente nada, depois de 10 anos que terminei o ensino médio, estudei em casa 9 horas por dia para tentar recuperar o tempo perdido e a má qualidade educional, como falta de professores etc, então estudando em casa sozinho durante 1 mês e 15 dias, passei no vestibular para o curso de pedagogia, e como não identifiquei com o curso, estudei sozinho e fiz o vestibular de novo para o curso de Letras, e graças a Deus hoje curso Letras, da minha escola só usei o certificado do ensino médio.
@sergioclemente1488
@sergioclemente1488 5 жыл бұрын
@@romarioribeiro259 ! bom dia. Parabéns, eu desejo todo sucesso para você e espero que você se identifique com o novo curso creio eu que o curso anterior(pedagogia) lhe acrescentou algum ensinamento. Só espero que esse novo curso esteja alinhado com a sua missão de vida. Muito sucesso para vc abraços!
@romarioribeiro259
@romarioribeiro259 5 жыл бұрын
@@sergioclemente1488 bom dia, obrigado por sua participação, esse novo curso estou me identificando bem, pois gosto de redação,gramática e literatura, muito grato por suas felicitações a minha pessoa, um abraço e sucesso para você também.
@romarioribeiro259
@romarioribeiro259 5 жыл бұрын
O curso de pedagogia é bom também, saí porém aprendi várias coisas importantes.
@franciscosalvador8306
@franciscosalvador8306 3 ай бұрын
Bom reflexão
@brunacosta1558
@brunacosta1558 5 жыл бұрын
É muito preocupante essa situação... eu tenho esperança de que a gente possa dar a volta por cima!!
@johannes-euquerofalaralema4374
@johannes-euquerofalaralema4374 5 жыл бұрын
Gostei do vídeo
@rosalvosoares8953
@rosalvosoares8953 5 жыл бұрын
O palestrante é um especialista e so falou o que todos já sabem . Mais do mesmo .
@ritaangelim580
@ritaangelim580 5 жыл бұрын
Eu como professora e estudante de pedagogia penso que o problema da escola é aluno com falta de educação doméstica e consciência de que o estudo é importante. A educação ficou toda para escola, aí temos na sala de aula um aluno que não respeita regras, que é mal educado e por mais estratégias que a escola use para o aprendizado ele não quer estudar.
@scfranchetti
@scfranchetti 5 жыл бұрын
Rita , também sou estudante de pedagogia, e o que vc diz é uma grande verdade, infelizmente... talvez o que nos ajude a enfrentar isso seja pensar que essas crianças que não receberam educação em casa, tem uma oportunidade na escola para aprender as regras básicas da sociedade e muitas vezes até em cuidados pessoais... visando além do conteúdo... almejando uma sociedade melhor! É isso que me motiva! Já trabalhei em escola pública do estado, e sei que não é nada fácil... o amor e a sublimação ajudam... 😅
@celiar4591
@celiar4591 5 жыл бұрын
Corretas colocações de forma simples. Considero bem importante abrir as informações reais das escolas, a caixa preta. Temos muitas caixas....
@sergioclemente1488
@sergioclemente1488 5 жыл бұрын
Amados comentaristas boa noite! Dê a sua opinião ao palestrante: José Marcelo o que seria um bom professor? eu, já dei a minha opinião, segundo uma frase de um grande pensador: Rubem Alves. Abraços a todos(as)!
@pedrogeraldospechotojunior8643
@pedrogeraldospechotojunior8643 3 жыл бұрын
Excelente
@professoraedivaniacardoso2729
@professoraedivaniacardoso2729 4 жыл бұрын
Perfect👏👏👏👏
@Halyder007
@Halyder007 3 жыл бұрын
E preciso incentivar através de políticas públicas o aluno assistido, e toda escola deve ser unida, do faxineiro ao diretor, do Professor ao assistente, nisto aí ela muda.
@Santos-ip3lv
@Santos-ip3lv 5 жыл бұрын
O conhecimento é grande! É uma pena o vicio de linguagem!
@evidenciassociais
@evidenciassociais 3 жыл бұрын
15:16 nao basta mudar o sistema educacional para ter uma educação de qualidade! Excelente! 25:40 A escola secundária pública deve preparar o aluno para o vestibular ou deve formar o cidadão para a vida? 47:00 Democracia do ônus. A participação não pode ser um ônus!
@saviopessoa4702
@saviopessoa4702 5 жыл бұрын
"Poucos jovens querem ser professor". Uau, como ele chegou a essa brilhante dedução? Será que é porque o professor ganha pouco e ainda por cima apanha de aluno e pai de aluno dentro da sala de aula? ??
@ivetebatista3286
@ivetebatista3286 4 жыл бұрын
@saviopessoa4702
@saviopessoa4702 5 жыл бұрын
Quando entro em alguma livraria a primeira coisa que faço é procurar um livro de Rubem Alves para tirá-lo da prateleira "educação" para a de "ficção", ao lado de distopias, de preferência.
@autodidatasacademy
@autodidatasacademy 5 жыл бұрын
Muito bom, acho que os professores vão perder o protagonismo cada vez mais, isso por causa da internet, e os professores de sucesso serão aqueles que alem de dominar seu assunto, ajudam os alunos como coaches.
@Giselle141284
@Giselle141284 5 жыл бұрын
Se deter a detalhes de vício de linguagem em um palestra desse nível é NONSENSE!!! Parabéns professor!
@toriniti737
@toriniti737 4 жыл бұрын
Infelizmente esse palestrante usa "Né" como vírgula.
@pedrobueno7964
@pedrobueno7964 5 жыл бұрын
São 15 'nés' por minuto.
@larigarcia2586
@larigarcia2586 5 жыл бұрын
E ainda assim mto interessante a palestra ❤
@anasartioli
@anasartioli 5 жыл бұрын
Né?!
@orion198329
@orion198329 5 жыл бұрын
Né? Meu senhor!!!! Quanto né? Isso acaba com a paciência de quem está assistindo/ ouvindo! Né?
@lauraguidugli7858
@lauraguidugli7858 5 жыл бұрын
ah vai caçar sapo
@vaniawl9839
@vaniawl9839 5 жыл бұрын
😂😂😂
@lenitamacedo5308
@lenitamacedo5308 5 жыл бұрын
Vagner Zamboni,os nés dele com certeza acrescentaram e muito para os professores que assistiram a palestra,diferente deste teu comentário medíocre, NÉ !!!!!
@matematicafundamental7391
@matematicafundamental7391 5 жыл бұрын
Ser professor no Brasil é motivo de piada. A categoria está completamente empobrecida e desestimulada. Um país que trata mal os seus mestres, não pode ser considerado um país sério.
@robsonmiraclemancristianes9985
@robsonmiraclemancristianes9985 5 жыл бұрын
o Brasil infelizmente é só uma tentativa sobre a educação
@angelaandradedeazevedosodr2290
@angelaandradedeazevedosodr2290 4 жыл бұрын
A Educação é ruim, sim.
@banmk8425
@banmk8425 4 жыл бұрын
Alguem faz resumo pro meu trabalho da escola
@simonebraga4931
@simonebraga4931 5 жыл бұрын
Achei bastante confusa a palestra! Na minha opinião não houve uma construção organizada da ideia que ele gostaria de defender e isso deixou a palestra confusa!
@paulohenriques.m838
@paulohenriques.m838 5 жыл бұрын
- "Escola pública parece presídio, cadeia!", educação vem de casa, a escola é um complemento... pais que tiverem condições financeiras, não deixem seu em colégio público, ele (a) nunca não vão ser lideres, são treinados para seres escravos, empregados submissos limitados.
@Vazzoleralex
@Vazzoleralex 5 жыл бұрын
Algumas escolas técnicas tem bom desempenho por causa do PROCESSO SELETIVO!! esse cara é absolutamente desonesto, eu tenho vergonha de gente desonesta como você
@larigarcia2586
@larigarcia2586 5 жыл бұрын
Mas qual a desonestidade aí?
@soniabrasil7074
@soniabrasil7074 5 жыл бұрын
Alex, acho q vc não entendeu. Assiste novamente, qtas vezes for necessário, pode ser q entenda. Só não vale desistir, pq daí fica pior ainda!
@efferrari
@efferrari 5 жыл бұрын
adoro.... temos que acabar com as provas....rssss..... caríssimo... como se avalia uma criança sem as provas? da um tapinha nas costas do aluno e bora pro superior.....prova = controle de qualidade....existe até em fraldas descartáveis......faz me rir com essa conversinha fiada.....a verdade é que destruíram a escola.... por falta de incentivo...por ideologia... por contra-cultura... estamos aí colhendo os frutos........
@patyfab1561
@patyfab1561 5 жыл бұрын
Aí que está o problema. É um sistema educacional que trata o aluno como um número, como um produto, como um bem. O aluno passa 12 anos estudando para quê? Para fazer provas, ENEM, Vestibular etc. E depois todo o conhecimento (boa parte) é jogado na lixeira do seu cérebro. Acho que o palestrante está propondo uma reflexão sobre o assunto. A prova pode ser um bom indicador do quanto de conteúdo se conseguiu colocar no cérebro da crianca, mas será que está sendo explorado todo o potencial desta crianca? Será que estamos perdendo grandes mentes para se enquadrarem numa educação que só está preocupada com as provas? Acho que é isso que poderíamos refletir. Que educação queremos para nossas crianças? Independente de ideologia, muitos educadores (gente que vive estudando sobre o tema diariamente!) já alertam sobre isso.
@efferrari
@efferrari 5 жыл бұрын
@@patyfab1561 acho que precisamos olhar como os países desenvolvidos fazem... aonde se tem os mais altos níveis de desenvolvimento e de onde saem as melhores mentes que trabalham no mundo todo .....de onde vieram os prêmios nobel (de conhecimento).... Não adianta vir com reflexões ... tem que mostrar é resultados... e pra mim os últimos 25 anos só descemos a ladeira... Estamos perdendo tempo enquanto a Coréia (do sul) já nos mostrou o caminho......tem que estudar pra valer.......exigir de verdade...... o resto é demagogia barata!
@patyfab1561
@patyfab1561 5 жыл бұрын
@@efferrari com certeza, analisar o que deu certo em outros países! Em 2016 por exemplo, Canadá estava em primeiro lugar no ranking em educação e Finlândia em segundo. Detalhe: na Finlândia a lição de casa só é exigida na adolescência, eles acreditam que as criancas aprendem muito mais enquanto brincam (isto funcionou pra eles!). Outra coisa, a formação dos professores nesses países é outro nível, muitos têm mestrado, é exigido qualificação do corpo docente, são valorizados. Sem contar a elevada qualidade de vida desses alunos e os pais participativos no processo escolar. Por isso que para eles as provas nao pesam tanto, os bons resultados vêm de todo um conjunto. A Coréia tbem vem conseguindo bons resultados, com outra metodologia. Enfim, precisamos ver o que daria certo pra nós. Meu sonho é uma escola que o aluno seja estimulado a ser curioso, a sentir vontade de aprender naturalmente e ver professores qualificados que saibam estimular o potencial de cada um, sem moldar a mente numa caixinha limitadora de seu real potencial. Minha opinião.
@efferrari
@efferrari 5 жыл бұрын
@@patyfab1561 sabe... vc esta mencionando países que eu não me lembro que tivessem sido pobres um dia... eu dei o exemplo da Coréia do Sul, pois era um país de miseráveis como o nosso e mudou completamente com a educação... Mas eu discordo dessa metodologia (e posso estar errado) de deixar a criança correr solta, ainda mais no Brasil.... eu sou a favor da disciplina... do horário pra estudar... da tarefa sim, (acho que ela é um exercício de compromisso e responsabilidade da criança) e assim ,disciplinas como matemática e física, não se aprende se não fizer exercícios, tem que exercitar o cérebro ... asiáticos são o que são, porque eles respeitam muito a disciplina.... Japão destruído em 45 em 30 anos se tornou potência... Coréia depois disso... e o Brasil que nunca caiu uma bombinha de S. João esta nesse perrengue. O que vem ocorrendo e isso não tem a ver com a escola, é que os pais dessa geração querem transformar o mundo a volta do filho deixando ele viver numa bolha de maravilhas, crianças que não são cobradas, que não se frustram nunca, que a culpa esta sempre no outro. Contudo quando essa ilusão acaba, e esses jovens entram na vida real, não tem a capacidade de lidar com as pressões e não tem resiliência pra aguentar a vida, as contas...as decepções... as frustrações... aí começam os casos de suicídios...adultos que não param em emprego nenhum... que não conseguem se fixar em nada. Isso é muito grave, e a culpa é dos pais. só um fato rápido....porque o texto já ficou grande demais... minha sócia estava me contando que um cliente foi levar o filho no conselho de medicina pra tirar a carteira de médico. O pai foi levar o filho pra tirar a carteira profissional de médico. É a morte ! ! ! ..... esses adolescentes de 30 anos estão folgados demais........
@patyfab1561
@patyfab1561 5 жыл бұрын
@@efferrari isso que vc falou sobre adolescente de 30 anos rsrsrs é verdade. Eu acho que quanto maior a classe social mais a gente prende o filho nesta bolha. Se a gente for na periferia, a gente ainda vê crianças soltas, brincando na rua, por exemplo, mas a realidade delas é bem diferente... Pois é.. os pais e a condição de vida interferem muito na educaçao. Eu tenho filhos e vejo no dia-a-dia como a educação de casa e da escola se complementam e se interagem. Vejo quanto faz diferença quando sento para estudar com eles ou quando num passeio relaciono algo com o que eles estão aprendendo na escola ou quando dizemos que devemos respeitar as pessoas independente de suas diferenças etc. Aí fico me perguntando, que educação para a escola pública pode dar certo para a realidade daquelas criancas, onde muitas vao pra escola por causa da merenda e outras os pais se quer comparecem na escola? E que educação pode dar certo para as crianças que estudam em escola particular, que têm quase tudo dentro do possível? É tudo tão complexo. Eu entendo suas preocupações, que também são minhas. Precisamos achar caminhos para várias realidades. De qualquer forma, é dialogando que a gente vai construindo a sociedade que queremos.
@eltonfabioblu
@eltonfabioblu 5 жыл бұрын
Amigo o seu vício de linguagem atrapalhou bastante na palestra, muito "né".
@pedrobueno7964
@pedrobueno7964 5 жыл бұрын
São 15 'nés' por minuto.
O lugar da palavra | Donaldo Schüler
50:09
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 23 М.
Educação e diferenças | Bruno Tovar Falciano
51:08
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 18 М.
I CAN’T BELIEVE I LOST 😱
00:46
Topper Guild
Рет қаралды 62 МЛН
когда повзрослела // EVA mash
00:40
EVA mash
Рет қаралды 2,7 МЛН
Always be more smart #shorts
00:32
Jin and Hattie
Рет қаралды 37 МЛН
Educação Brasileira: aprovada? | Documentário
58:01
Revista Novo Tempo
Рет қаралды 24 М.
Como as desigualdades afetam a educação no Brasil?
17:19
Nexo Jornal
Рет қаралды 92 М.
10 MELHORES FILMES SOBRE ENVELHECER
9:32
Franthiesco Ballerini
Рет қаралды 5 М.
Educação e limites | Ivan Capelatto e Joel Birman
46:07
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 46 М.
Adolescentes: ontem, hoje e amanhã | Ivan Capelatto
43:12
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 159 М.
Tristeza e Felicidade | Luiz Gaziri
50:17
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 14 М.
Desconectados: os impactos da pandemia na educação brasileira
1:15:32
Folha de S.Paulo
Рет қаралды 23 М.
Educação e Tecnologia: Ontem, Hoje e Amanhã | José Valente
23:49
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 37 М.