QUINTINO GATILHEIRO, O ROBIN HOOD DO PARÁ

  Рет қаралды 166,212

Iconografia da História

Iconografia da História

Жыл бұрын

Seja membro do canal e tenha acesso a conteúdos exclusivos:
/ @iconografiadahistoria
Siga-nos em todas as redes: linktr.ee/iconografiadahistor...
Apresentação: Joel Paviotti
Texto e roteirização: Joel Paviotti
Revisão: Adriana de Paula
Câmera e produção: Fernando Zeneratto
Edição: Eduardo/IB Media
Ilustração: IB Media
Direção: Caio Picinini

Пікірлер: 600
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria Жыл бұрын
Referências:
 cinematecaparaense.wordpress.com/filmes/curta-metragem/decada-de-2000/o-gatilheiro-a-historia-de-quintino-silva-lira/ brasil.estadao.com.br/noticias/geral,guerra-do-gatilheiro-quintino-imp-,655612 www.monografias.com/pt/docs/O-caso-de-Quintino-O-Gatilheiro-PKWSM9FXHX LOUREIRO, Violeta Realefsky. - Estado, bandidos e heróis: utopia e luta na Amazônia. Belém: Cejup, 2001. MARTINS, José de Sousa. A Militarização da Questão Agrária no Brasil .São Paulo: Vozes, 1985 A LUTA PELA TERRA NA AMAZÔNIA: O ASSENTAMENTO, QUINTINO LIRA EM SANTA LUZIA DO PARÁ (2007-2015) - Elias Diniz Sacramento, Antonio Jefferson Paiva Oliveira
@YoutuberEduardo
@YoutuberEduardo Жыл бұрын
Só 16 minutos!?
@raimundobrasil582
@raimundobrasil582 Жыл бұрын
Parabéns por ter lembrado desse período da história do Pará. Ele morreu antes de eu completar 20 anos, faltavam 26 dias, foi em 4 de janeiro de 1985, sou paraense de Belém capital. Os noticiários do Pará não deram muita importância, pois Jader Barbalho sempre trabalhou em fortalecer sua atuação política no estado em Brasília, até hoje aqui no Pará é imbatível. Portanto, naquela época Jader soube trabalhar para abafar o caso em prol do seu prestígio perante o povo do Pará, o qual ganhou fama em dar terras para o povo. Vocês resgataram uma memória completamente apagada por força política local. Abraço
@YoutuberEduardo
@YoutuberEduardo Жыл бұрын
Eu sou do ano 1986 mais precisamente em Maio.
@JoseAlmeida-dq4ip
@JoseAlmeida-dq4ip Жыл бұрын
Ótimo! Isso desmascara um politico mais sujo do que paude galinheiro. Jader Barbalho, o pilantra que a massa elegeu. Porque povo é diferente de massa e elege cidadão e não bandido.
@RafaelMelo-1937
@RafaelMelo-1937 Жыл бұрын
Ele tinha 19 anos?
@juanlucas4950
@juanlucas4950 Жыл бұрын
Interessante que 3 dias após a morte de Quintino, se comemorava os 150 anos da Revolução popular da Cabanagem, onde Jader Barbalho inaugurou o Memorial da Cabanagem.
@roselybatista4380
@roselybatista4380 Жыл бұрын
​@@juanlucas4950cabanagem liderada pela família vinagre hoje esse memorial está praticamente abandonado
@legalizadoemportugal
@legalizadoemportugal Жыл бұрын
Sou paraense e Oficial da PM, ele era realmente querido entre os seus. Deu trabalho para Polícia ele atuava muito nas cidades de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ourem, Capanema dentre outras. Cel Cordovil foi quem comandou a Missão, sob ordens do Governo da época.
@JhonMaquesOficial
@JhonMaquesOficial 13 күн бұрын
BOA COLOCAÇÃO...
@carlosleitao2611
@carlosleitao2611 Жыл бұрын
Conheci quentino as 8 anos de idade pessoalmente, no povoado do japiim no município de Viseu, Ele era muito querido no povoado, e realmente ela gostava muito das crianças.
@lucastrindade4339
@lucastrindade4339 Жыл бұрын
Ele atuava no município de Viseu. Onde hoje é cachoeira do piria . Não sou da época mas sou viseuense e conheço bem as histórias de Quintano.
@nandochaveiro1791
@nandochaveiro1791 Жыл бұрын
Sou do Pará e afirmo que Quintino foi muito respeitado pelo povo do Nordeste paraense.
@JM-io1jl
@JM-io1jl 8 ай бұрын
Sou do Pará e ele era safado mesmo.
@brunolimadesouza6199
@brunolimadesouza6199 22 күн бұрын
E os Avelino? Também é?
@rrogerregorr
@rrogerregorr Жыл бұрын
Bem, sou de capitão poço. Quando Quintino morreu eu ainda tinha 4 anos e lembro de pouquissima coisa, mas nunca esqueci do dia em q ele morreu, meu pai chegou em casa contando a "novidade", que ele tinha acabado de ser assassinado em uma cidade vizinha de capitao poco (salvo engano foi Nova Esperança do Piria). O corpo dele foi levado para Capitão Poço para as lideranças locais comemorarem o feito. Meu pai conta q estiraram o corpo do defunto em uma mesa de um salão, trouxeram cervejas e fizeram um churrasco...eles jogavam cerveja no corpo do defunto e esfregavam churrasco na boca dele. Foi uma grande farra bizarra das lideranças locais, inclusive uma das liderancas q participaram dessa farra era um ex-vice prefeito q viria a ser prefeito alguns anos depois: Manoel Coutinho Aguiar (salvo engano ele eh primo ou tio do cantor Frank Aguiar), q também já faleceu. Também lembro das pessoas comentarem q o Quintino tinha a capacidade de se transformar em cachorro e fugir pela mata da policia, o q levou alguns ignorantes estúpidos a sairem matando cachorros a pauladas assim q viam algum!. Quintino era tão influente por ali q, entre as suas amizades, constavam um padre italiano com enorme influencia no nordeste do Estado naquela epoca(Pe. Catel) e vários politicos, dentre eles, o deputado estadual por capitão poço Bararu. São estorias q ouvi qdo pequeno. Nunca presenciei nada! Enfim, a estoria dele deveria render livros, filmes e seriados da Netflix.
@aleatoriojr9313
@aleatoriojr9313 11 ай бұрын
Ele tinha o corpo fechado, só poderia ser morto comendo ou banhando, justamente na hora do banho pegaram ele
@rrogerregorr
@rrogerregorr 11 ай бұрын
@@aleatoriojr9313 que corpo fechado coisa nenhuma...ele teve foi muita sorte, isso, sim(além de uma boa dose de astúcia aliando-se a politicos e a igreja local pra sobreviver). Hitler escapou ileso a mais de 20 atentados...entao ele tbm tinha o corpo fechado???
@ThiagoSozinho
@ThiagoSozinho 7 ай бұрын
Muito obrigado ao ICH por trazer essa história que não conhecia. Infelizmente o Brasil e o estado do Pará tem muitos conflitos pela posse da terra. Um que me marcou muito e mais conhecido foi o massacre de Eldorado dos Carajás, 19 trabalhadores do campo foram mortos.
@manoeldenis6533
@manoeldenis6533 Жыл бұрын
Tudo isso aconteceu na cidade de Capitão Poço,,,,e realmente ele era admirado pelos pobres e odiado pelo governo. ( Aproveitando, tem mais um aqui no Pará que merece uma história,,,, Domingos Rangel. )
@emersonvascocunha5110
@emersonvascocunha5110 Жыл бұрын
Sou de Capitão Poço, me recordo das histórias dele na minha infância, não sabia que ele havia nascido em Paragominas, a cidade onde eu moro atualmente e me adotou
@diegoramone9219
@diegoramone9219 Жыл бұрын
Domingos Rangel é uma boa história mesmo pra se contar aqui no canal
@negoveidearunda3650
@negoveidearunda3650 Жыл бұрын
Capitão poço tem muito é laranja e corno, paragobala é terra de pistoleiro
@JoseCarlos-nm9cw
@JoseCarlos-nm9cw Жыл бұрын
Sou doido pra saber a história dele
@tanjopinto740
@tanjopinto740 Жыл бұрын
@@JoseCarlos-nm9cw eu sei a verdadeira história
@rafaelsouzarafa9485
@rafaelsouzarafa9485 Жыл бұрын
Meu tio conhecido como mão de sola que o nome era Jacinto que morreu no ano passado estado do Ceará com cuaze 90 anos ele era mão direita do Quintino ! Quitino foi um verdadeiro defensor dos poceiros e pequenos agricultores morreu como até hoje morre pelas mãos dos ricos!!!
@giocrazy1000
@giocrazy1000 Жыл бұрын
Será, cara? Pelo que pesquisei, o "Mão de sola" que andava com o Quintino morreu no mesmo dia que ele no dia 04/01/1985. Inclusive isso aparece no relatório "CONFLITOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA" de 2018, utilizado inclusive na Comissão da Verdade
@rrogerregorr
@rrogerregorr Жыл бұрын
Mentindo a essa hora da noite, @rafaelsouza. E ainda por cima numa segunda???!!!
@diegocampos8891
@diegocampos8891 Жыл бұрын
Sou paraense e não conhecia essa história!!Muito obrigado por lembrarem de nós aqui do norte 🙏
@gustavozanin6096
@gustavozanin6096 Жыл бұрын
Eu termino de assistir o vídeo. E vou logo estudar sobre o tema. Uma coisa puxa a outra e vamos conhecendo e enriquecendo com estas histórias. Que nunca me contaram. Valeu Pavioti e a galera aí!
@fabiancoelhosantos3584
@fabiancoelhosantos3584 Жыл бұрын
Sou de Minas mas conheço bem o Pará, já morei lá e minha esposa é paraense. Nunca tinha ouvido falar; vídeo sensacional como sempre!
@aldineiavieira8598
@aldineiavieira8598 Жыл бұрын
Sou de Capitão Poço, e realmente ele era muito admirado pelos menos favorecidos, inclusive minha tia guarda uma foto que tirou com ele, segundo ela conta o Quintino era muito cheiroso e se vestia muito bem.
@lulumariano6515
@lulumariano6515 Жыл бұрын
Quintino era corajoso, porém ingênuo, aliás, só morreu por causa da sua ingenuidade. Se tivesse se embrenhado na reserva indígena nunca seria encontrado.
@robertromeo7735
@robertromeo7735 3 ай бұрын
Assisto quase todos os dias suas histórias, parabéns Joel Paviotti, impressionante como temos história que nunca sabíamos.
@souzandrade1
@souzandrade1 Жыл бұрын
Lembro da história dele.. e eu tinha um boneco dele.. ele era admirado..
@annaglinscorrea1144
@annaglinscorrea1144 Жыл бұрын
Ele era muito bem-quisto aqui na região onde moro até os dias de hoje, é lembrado como herói, so os fazendeiros, políticos e ricos o chamam de assassino. Foram tempos de dor, de muito choro e medo.
@adrianomoreira1341
@adrianomoreira1341 Жыл бұрын
Nasci e cresci em Belém/PA. Lembro como se fosse hoje: eu tinha 8 anos, era janeiro (lembro por causa da chuva) o rádio fazia a cobertura da morte de Quintino. Era muito criança pra entender do que se tratava, mas pela cobertura dava pra perceber que era alguém muito conhecido que havia morrido.
@marcelnevesvieiradesousa7726
@marcelnevesvieiradesousa7726 Жыл бұрын
No Pará chove o ano todo , todos os dias kkk
@joseadivaldo4417
@joseadivaldo4417 Жыл бұрын
@@marcelnevesvieiradesousa7726 na região de Belen, sim. En outras regiões, não! moro a 45 anos no Pará. ( atualmente, estou en Pacajá )
@elivaldosilva3036
@elivaldosilva3036 Жыл бұрын
Eu sou de paragominas a cidade aonde ele nasceu ele sempre foi respeitado e tudo nessa matéria o povo comenta que aconteceu
@obadiasnoronha2915
@obadiasnoronha2915 Жыл бұрын
EU MORAVA EM CAPANEMA PA CIDADE ONDE ENTERRARAM QUINTINO EU TINHA 12 ANOS DE IDADE QUANDO É MORAVA PERTO DO SEMITERIO ONDE QUINTINO FOI SEPULTADO EU VIE O CORPO DO QUINTINO SENDO TIRADO DA COVA PRA SER LEVADO PRA OUTRA CIDADE
@lfsn888
@lfsn888 Жыл бұрын
Nosso zapata, que a alma dele esteja em um bom lugar, herói brasileiro. Um verdadeiro martir das causas sociais.
@JM-io1jl
@JM-io1jl 8 ай бұрын
Heroi😂😂😂 Vocês estão é doentes,com certeza!
@perivaldopereiraserrano4317
@perivaldopereiraserrano4317 Жыл бұрын
Joel e a Equipe do I.H. Parabéns! Por abordar a História de Quintino, e suas lutas num período da Ditadura Militar...
@rubensmuller8987
@rubensmuller8987 8 ай бұрын
Sou do do Paraná,morei em Redenção um certo tempo e sei bem como é a coisa no Pará. Têm que saber viver.
@yurimegalodon3321
@yurimegalodon3321 Жыл бұрын
Sou de castanhal, e minha mãe ja havia falado sobre a história do quintino gatilheiro, e algumas atuações que ele proporcionou na época e que o vídeo não falou, porém na minha cidade tbm tem outro cara muito famoso da época chamado DOMINGOS RANGEL, moro próximo a fazenda que pertencia a Ele (Domingos Rangel) que hoje em dia pertence ao João Sampaio. e desde pequeno que minha família conta histórias do Domingos Rangel, seria legal um vídeo sobre ele, as "crueldades" e a emboscada que fizeram para mata-lo.
@azuluar
@azuluar Жыл бұрын
Atualmente o filho do Jader, Helder Barbalho, foi reeleito governador do Pará. Aqui o coronelismo permanece intacto!
@mariajosemarques3000
@mariajosemarques3000 Жыл бұрын
Continua pq o povo quer, né? Ninguém se elege sozinho. O povo ama um sofrimentozinho.
@azuluar
@azuluar Жыл бұрын
@@mariajosemarques3000 entendo seu pensamento, apesar de simplista. São inúmeras variáveis, mas principalmente a concentração de terras, dinheiro e poder de famílias ruralistas na região norte do Brasil, a lógica do “padrinho” e dominação carismática. Enfim, isso é Brasil!
@sandrofernandes3481
@sandrofernandes3481 Жыл бұрын
@@mariajosemarques3000 o problema é que aqui a maquina politica deles é tao forte.. que ele consegue calar a todos que vao contra ele, radio, tv, transporte via rio.. secretarias a familia barbalho é um cancer pro estado do pará
@alexandreslim
@alexandreslim Жыл бұрын
Infelizmente muitas vezes a única forma dos trabalhadores garantirem o pouco que têm é fazendo eles mesmos a sua proteção e as forças do estado sempre ficam contra os pobres, como neste e em vários outros casos.
@johnherick556
@johnherick556 Жыл бұрын
Quintino o Gatilheiro. Tem um curta metragem sobre a história dele no KZfaq. Sou da Vila do Japim e ouvi muitas histórias dele contadas pelos mais antigos que até hoje moram por lá. Muito bom conteúdo! 👏🏼👏🏼👏🏼
@insideplay955
@insideplay955 Жыл бұрын
sou de santarem no PA, nunca tinha ouvido falar do Quintino. Porem, me impressionei com o "mandante" Jader Barbalho. Que coisa. Conteudo massa!! Abrass
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria Жыл бұрын
Salve Junior. Obrigado!
@leneemichele3917
@leneemichele3917 Жыл бұрын
É tão tu nu e do Pará era história e Mais velha de que anda pra trais
@elizangelaavelar3797
@elizangelaavelar3797 Жыл бұрын
Tu não conhece a história de Jader Barbalho no Pará.
@insideplay955
@insideplay955 Жыл бұрын
@@leneemichele3917 uma coisa é se interessar pela historia de onde ''a pessoa'' mora, outra coisa eh nao saber certo? logo, vi o video por acaso (que por sinal muito massa!), ou seja, nao sou historiador, muito menos busco por isso. Nao sendo um "culturista" sa minha cidade, entao eu nao sei das historias realmente. Somente isso 😁 MAS OBRIGADO POR NOTAR O COMENTARIO! ABRASS
@insideplay955
@insideplay955 Жыл бұрын
@@elizangelaavelar3797 nao conheço mesmo nao. Por isso talvez eu ter me impressionado, nao acha ?! Obg.
@marciokarolus2807
@marciokarolus2807 Жыл бұрын
Parabéns pela excelente explanação e coerência na contextualização da história...
@R4t40R86s
@R4t40R86s Жыл бұрын
Jader Barbalho, um dos políticos mais pilantras que já passou aqui pela história do Pará.
@albertogomes8945
@albertogomes8945 Жыл бұрын
Ele é o filho Helder
@Bruno-ih1zs
@Bruno-ih1zs Жыл бұрын
E desgraçado dessa família sempre se elege fico puto com isso sou paraense e tenho ódio eterno desses malditos.
@jairofigueiredo2574
@jairofigueiredo2574 Жыл бұрын
Família barbalho câncer do Pará
@joseferreiralima9227
@joseferreiralima9227 5 ай бұрын
Filho dele hoje é q está como governador do Pará.
@djgon1770
@djgon1770 Жыл бұрын
Joel vc leu meu pensamento, vendo seus vídeos me perguntava quando vc iria trazer o Quintino para o seu canal. Sou paraense e me orgulha ver essa história no seu canal. É verdade que só pobre reverência o Quintino, o Robin hood da floresta. As emboscadas na verdade eram armadilhas feitas com armas de fogo, onde o desavisado esbarrava nas linhas de nylon amarradas e árvores e assim as armas disparavam matando os jagunços contratados pelos grileiros da época e atuais fazendeiros. Quando ele foi morto eu tinha 15 anos e quem já tinha juízo nesta época se lembra como vc diz Joel "dessa fita". Parabéns!!!
@lobatobarros3172
@lobatobarros3172 Жыл бұрын
Os Barbalhos sempre com sangue nas mãos
@professorgladsoncarvalho7057
@professorgladsoncarvalho7057 Жыл бұрын
Moro em Belém, assistia o noticiário e torcia muito por ele, guardo um livro que conta sua história e consegui uma carta ditada por ele. Matéria excelente. Parabéns 👏👏
@clodomoraes6777
@clodomoraes6777 Жыл бұрын
Parabéns por trazer um pouco da história desse grande homem 👏👏👏 Grande Quintino, até hoje ele ainda é lembrado por aqui...cheguei a vê-lo uma vez , na época eu tinha quinze anos, era respeitado por aqui pela sua luta contra latifundiários, fazendeiros e mineradoras 👏👏👏👏
@famonteiro401
@famonteiro401 Жыл бұрын
Quintino Lira (como é bem conhecido) não foi assassinado em uma festa na casa de um amigo. Na verdade era uma casa que ele visitava com certa frequência e durante o cerco dos militares, mateiros e pistoleiros adversários ele mandou avisar que iria até a casa do pseudo amigo que acabou lhe entregando.
@markusbllandon949
@markusbllandon949 Жыл бұрын
Até que em fim não romantizaram algum criminoso e sim um verdadeiro herói! Isso é um verdadeiro milagre! Espero que no dia das eleições aconteça outro milagre desse!
@econsambiental
@econsambiental Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo! Tinha cinco anos na época, ele foi enterrado pela primeira vez em Capanema Pará. A exumação do seu corpo foi tensa lembro que o policiamento foi reforçado por medo da revolta popular!
@carlagomes36
@carlagomes36 Ай бұрын
Este homem é meu Avô materno! Lenda!
@COLMEIANTE
@COLMEIANTE Жыл бұрын
Trabalhei em Vila Jiboia, município de Cachoeira do Piriá, por la ainda tem muitas ruínas da CIDAPAR, e a historia do Quintino é contada pelos mais antigos, é considerado Heroi por la.
@thiagofernandesquadrangular
@thiagofernandesquadrangular Жыл бұрын
Já morei em xega tudo no Maranhão e atravessa pra cachoeira do Piriá
@COLMEIANTE
@COLMEIANTE Жыл бұрын
@@thiagofernandesquadrangular Conheço, tenho amigos morando por la, bem movimentado, atravessando o rio já passa dentro da Vila do Jiboia...
@sergiolima2469
@sergiolima2469 Жыл бұрын
Conheço o Jiboia, Chega Tudo, Cipoeiro, eu fui garimpeiro nessa área, conheci o Quintino pessoalmente;
@negoveidearunda3650
@negoveidearunda3650 Жыл бұрын
Jibóia chega tudo chatão é tudo perto um do outro imediações do centro novo Maranhão, terra de garimpo
@CARLOSEUGENIOGUIMARAES-dv4xn
@CARLOSEUGENIOGUIMARAES-dv4xn Жыл бұрын
Sou de Paragominas e cheguei a ver ele na fazenda Meinara uma vez, era pequeno uns 12 anos + ou - mas meu pai me mostrou ele o medo reinou rsrsrs
@saulin904
@saulin904 Жыл бұрын
O nordeste/norte tem tanta história assim que daria pra fazer uma caralhada de filme kkkkk
@fabricionovais100
@fabricionovais100 Жыл бұрын
Pela VOLTA do ministério da cultura Vote 13 VOTE LULA
@nexalord4059
@nexalord4059 Жыл бұрын
@@fabricionovais100 chama aquilo de cultura?
@elizangelaavelar3797
@elizangelaavelar3797 Жыл бұрын
@@nexalord4059 Faz um filme com Roberto Jefferson.
@hiurymacambira9358
@hiurymacambira9358 Жыл бұрын
Muito bom o video...faz tempo que eu procurava um vídeo falando sobre a história de Quintino. Eu morei no nordeste do Pará na cidade de Viseu de 89 até 92 e Quintino era muito falado por lá e realmente era comparado a Lampião.
@tamasmelo6880
@tamasmelo6880 Жыл бұрын
Excelente trabalho, digno e honrado 👏👏👏👏👏💯💯💯💯 resgatando a verdadeira história dos verdadeiros heróis do povo brasileiro! Iconografia da história força e muito sucesso 💪💪
@silenaveiga7070
@silenaveiga7070 Жыл бұрын
Sou de Belém e meu pai e avó falavam desse episódio! Obrigada pelo seu conhecimento! Sou tua fã!
@flaviomachado4729
@flaviomachado4729 Жыл бұрын
Muito obrigado!!!
@sabedoriaaciencia
@sabedoriaaciencia Жыл бұрын
Uma Temática importante é que eu não conhecia!
@artmad1827
@artmad1827 Жыл бұрын
Grande exemplo de um brasileiro digno!
@renatolima9176
@renatolima9176 Жыл бұрын
Muito bom. Obrigado!
@sidneysilva2263
@sidneysilva2263 Жыл бұрын
Sou do Pará, quando era criança ouvia algumas histórias que meus avós contavam sobre o Quintino, casos e etc... Meu avô e o avô do meu primo (parte do pai dele) sempre foram da roça, moraram em vários lugares e chegaram a conhecê-lo.. Sempre falavam bem dele.. Até hoje quando vou pro interior, as vezes eles contam algumas histórias da época. Fico feliz em ouvir as histórias aqui no canal! LIKE (Y)
@lucianadejesusquirino9804
@lucianadejesusquirino9804 Жыл бұрын
Adorei conhecer esta história poque não pode ser esquecido as milhares de pessoas que lutam e lutaram nesse país pelo direito simples de trabalhar para comer
@elll4209
@elll4209 Жыл бұрын
Gostaria que trouxesse mais casos de ícones que fizeram algo bom na sociedade. Por favor.
@madalenareis581
@madalenareis581 10 ай бұрын
Lembro dessa época era criança mais guardo uma lembrança dessa época Quintino era dez
@ElenaElena-mq3wp
@ElenaElena-mq3wp Жыл бұрын
Conheço tudo do Quintino. Conheço uma das mulheres dele, conheço a filha dele,são meus vinhos.
@reginaldoqueirozsousa3993
@reginaldoqueirozsousa3993 4 ай бұрын
Oii vc conhece a filha dele??
@carlosmacena656
@carlosmacena656 5 күн бұрын
​@@reginaldoqueirozsousa3993 tem um comentário mais acima da neta dele
@eckora
@eckora 7 ай бұрын
Ta aí merecia um filme.
@edwinsantos4567
@edwinsantos4567 Жыл бұрын
Sou paraense do sudeste do Pará, confesso que não conhecia a história, obrigado por trazer essa aula.
@mequiassilva6875
@mequiassilva6875 Жыл бұрын
Ainda me lembro na época tinha uns 13 anos anos Mequias de Belém Pará Brasil 🇧🇷😍❤️💯
@sebastiaosouza9496
@sebastiaosouza9496 4 ай бұрын
Deveria fazer um documentário sobre um homem chamado Sebastião da Terezona, que aconteceu no Sul do Pará, mais precisamente em Marabá.
@cascatabr316
@cascatabr316 Жыл бұрын
Dizem que ele levava consigo uma oração poderosa. Na hora que ele quisesse se transformava em qualquer coisa . troncos ,animais etc. Sendo portanto difícil de ser liquidado 🙏😭❤️
@ubiratandasilvalobato
@ubiratandasilvalobato Жыл бұрын
O Quintino era a favor dos pobres ele foi morto pela corrupção que existem até hoje aqui no para quem manda hoje são os poderosos qhd não enxergam a tamanha pobreza que tem o estado
@marcelnevesvieiradesousa7726
@marcelnevesvieiradesousa7726 Жыл бұрын
Muito bom o seu canal , gosto dessas estórias do Brasil , sou paulistano mas minha esposa é paraense ,
@jgrilo8623
@jgrilo8623 Жыл бұрын
Excelente reportagem
@edilsonquirino6114
@edilsonquirino6114 Жыл бұрын
eu moro em Santana do Araguaia sul do Pará não conhecia essa história, e uma linda história, parabéns ao canal. e vou ler o livro
@jouglasmodesto5650
@jouglasmodesto5650 Жыл бұрын
Sou mto amigo de um sobrinho de Quitino Gatilheiro. Foi um homem respeitado
@sandrapires9201
@sandrapires9201 Жыл бұрын
Sóu dá capital e era falado de boca em boca pelas pessoas a história dele, muito famoso, muito conhecido de nome do povo da capital paraense.
@dyezel7711
@dyezel7711 Жыл бұрын
Cara melhor canal!
@claudiocosta1077
@claudiocosta1077 Жыл бұрын
Eu estava no Pará na época, me falaram que mataram ele dormindo numa rede. Essa sua versão pra mim é novidade. (Sobre a morte)
@joseribamarbezerralima2540
@joseribamarbezerralima2540 Жыл бұрын
Eu já tinha ouvido falar más não tinha serteza mas agora eu tenho serteza e gostei da história parabéns
@Vitorjuv
@Vitorjuv Жыл бұрын
Seu canal merece sempre meu like tmj
@xinguresisteerasmoalves3366
@xinguresisteerasmoalves3366 11 ай бұрын
Oi meu amigo, salve galinheiro! Meu nome é Erasmo Theófilo só um defensor de direito humanos e da Amazônia e só um cadeirante que tem muita luta na terra só de Anapu no Pará. Muito pouca coisa mudou de lá Pará cá
@MonkeyZERA
@MonkeyZERA Жыл бұрын
Sou paraense é só nesse vídeo acabei de conhecer o Quentino. Vou procurar conhecer mais sobre ele, é satisfatório saber que um dos heróis brasileiros é da minha terra.
@marcelo.oliveira8868
@marcelo.oliveira8868 Жыл бұрын
Excelente trabalho. Sou do Pará e conheço essa história.
@RodrigoCZanelato
@RodrigoCZanelato Жыл бұрын
Baita vídeo, Thiago Abravanel. Parabéns!
@viniciusambe
@viniciusambe Жыл бұрын
pow mano, não conhecia, mas admiro muito o teu trampo, conheci o canal por acaso e sou fã e vou casando os teu vídeos.
@Hyannkalebe777
@Hyannkalebe777 Жыл бұрын
Setembrino pistoleiro de Santa Catarina Lages. Ele tinha um revólver banhado a ouro e com um uma pedra rubi cravada no cabo. Morreu faz pouco tempo. História muito boa dele
@Hyannkalebe777
@Hyannkalebe777 Жыл бұрын
Tenho um fonte para passar detalhes da vida dele
@neumasilva5563
@neumasilva5563 Жыл бұрын
Moro aqui no Pará,perto da CIDAPA ONDE ACONTECEU O CONFRONTO...Aqui até hoje é contada essa história de quintino
@valdirvieira4660
@valdirvieira4660 Жыл бұрын
Moro aqui no Pará, não tinha ouvido falar em Quintino, mais é muito interessante a coragem dele pra defender os pequenos agricultores. Quando ele morreu eu tinha somente 10 anos de idade.
@joaodedeusoliveiracardoso5247
@joaodedeusoliveiracardoso5247 Жыл бұрын
Meu pai era taberneiro em Nova esperança do piria e ele contava pra mim a história do quintino ele fala que o quintino era amigão dele ates da morte dele ele tinha deixado uma bicicleta lá em casa depois da morte dele os familiares dele foram lá em casa busca pois a bicicleta era bem valorizado na epoca eu tenho poucas lembranças de mais meu irmao lembra bem dele o bando dele ficava em casa para descansar entre eles tinha o mão de sola,Beja,Cabralzinho entre outro que não lembro agora
@minka866
@minka866 Жыл бұрын
Taberna 😂 ? É assim que se chama bar por aí?
@raulmarcos1452
@raulmarcos1452 Жыл бұрын
Conheci de perto. Era temido na região.principalmente pelos grandes latifundiários.
@elizangelaavelar3797
@elizangelaavelar3797 Жыл бұрын
1980 Quintino tá vivo vagar pelo Pará, e protege o pequeno agricultor .
@insanidadeEspelhada
@insanidadeEspelhada Жыл бұрын
Vídeo novo já venho correndo !! Mesmo porque essa bost@ das "notificações" do KZfaq não funcionam direito.
@THIAGOSILVA-gk4yw
@THIAGOSILVA-gk4yw 4 ай бұрын
Meu avô conheceu quintino, cresci ouvindo algumas historias, ele me dizia que ele foi um homem temido por onde passou
@marlybahia4190
@marlybahia4190 7 ай бұрын
Obrigada por lembrar deste grande homem, tinha 15 anos quando ele foi assassinado.
@frankbraga1220
@frankbraga1220 Жыл бұрын
Boa noite galera, sou paraense e tinha uma foto minha com 2 anos com o quintino, ele me carregando no colo, meu pai foi muito amigo dele e ele morreu na casa do meu tio Florismar que ainda hoje está vivo, tem um vídeo do KZfaq de um historiador de Ourém fazendo uma entrevista com o meu tio
@ivofeghali289
@ivofeghali289 24 күн бұрын
Muito bom, falavam que ele se transformava em animais 😅isso eu escutei minha infância toda
@manoelgomes4451
@manoelgomes4451 Жыл бұрын
Parabéns,muito bem relatado.
@iconografiadahistoria
@iconografiadahistoria Жыл бұрын
Obrigado Manoel!
@WilsonStudioOficial
@WilsonStudioOficial Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo você realmente Le muito antes de posta lo sou Paraense e nessa Época eu trabalhava em uma Cidade de nome Cachoeira onde tem um garimpo que por sinal funciona ate os dias de hoje , as abreviaturas que vc narrou estão excelentes, se vc fosse contar tudo mesmo o vídeo iria durar semanas !! Sucesso ai tou inscrito no seu canal e gostando muito principalmente quando vc conta histórias do Rio de Janeiro!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@joseantoniocostafilho4156
@joseantoniocostafilho4156 Жыл бұрын
Conheço gente que trabalhava com ele, inclusive o cara que pegava as listas de fazendeiros "que deviam sumir " de um certo político, já falecido e entregava em mãos para o Quintino
@paulocesar3693
@paulocesar3693 Жыл бұрын
Sou de Belém moro aqui ainda e nunca tinha ouvido falar tenho 50 anos e nessa época era criança talvez seja por isso muito boa história gostei muito de conhecer
@picapausoares4285
@picapausoares4285 Жыл бұрын
Sou paraense e moro há 3 anos aqui em Minas Gerais mas nunca tinho ouvido falar nessa história já ouvi a história do rambo do Pará
@rafaelpsc5022
@rafaelpsc5022 Жыл бұрын
Essa história eu não conhecia! Legal
@ParkerSGG
@ParkerSGG Жыл бұрын
Um herói que deveria ter mais espaço na nossa história.
@mauromiranda405
@mauromiranda405 Жыл бұрын
Verdade! Eu conheci a história dele. Era notícia no rádio durantes os programas policiais famosos época. Como um programa chamado: a patrulha da cidade.
@antoniocarlossouza3059
@antoniocarlossouza3059 Жыл бұрын
Paviottando no canal IH, no episódio de hj. Gratidão Joel e TODA equipe IH... vídeos excelentes...sempre...!!! Forte abraço...!!!
@yuanonai
@yuanonai Жыл бұрын
Sei que a ideia do canal não é essa mas uma dica, essas histórias do México são muito boas e vão muito bem no canal!
@josevictorsiqueira9001
@josevictorsiqueira9001 Жыл бұрын
Top Joel tds vídeos
@nerycristinaferreira3236
@nerycristinaferreira3236 Жыл бұрын
Participei dessa história. Foi uma pessoa muito respeitada.
@leandrogama8069
@leandrogama8069 Жыл бұрын
conheceu ele? ou algo parecido?
@wspcd4209
@wspcd4209 Жыл бұрын
Eu conhecir o quintino pessoalmente no zerra azul que hj é cidade nova esperança do piriá, ele era realmente um cara de coragem e acreditava que estava certo no que estava fazendo , aguardo ainda uma justiça divina contra a família barbalho por tantos danos feitos contra o povo paraense!!!
@willamysromano2890
@willamysromano2890 Жыл бұрын
Já tinha ouvido falar da história do Rambo do Pará, sou paraense e é a primeira vez que ouço essa história do Quintino Gatilheiro, mto Interessante
@JoseFrancisco-mn9yq
@JoseFrancisco-mn9yq Жыл бұрын
Ainda tem muita gente viva do tempo dele
@isaacferreiradossantosisaa1914
@isaacferreiradossantosisaa1914 Жыл бұрын
Tem eu sou pai dele.
@DouglasSantos-bl8op
@DouglasSantos-bl8op Жыл бұрын
Pessoal o pai dele respondeu aqui, faça uma entrevista com ele e outro vídeo, o cara foi revolucionário!
@isaacferreiradossantosisaa1914
@isaacferreiradossantosisaa1914 Жыл бұрын
@@DouglasSantos-bl8op valeu filho 👍❤️
@julianolobato7191
@julianolobato7191 Жыл бұрын
Cara sou de santarem Pará...parabéns pela sua história geralmente paraense e marginalizado por que somos de terra pistoleira mais somos apenas um povo que luta pelo que é nosso!!! Parabéns pela sua interpretação e história!
@horadaverdadevigia9535
@horadaverdadevigia9535 Жыл бұрын
ouvi muitas histórias do Quintino, nos anos 80 era muito conhecido mesmo, principalmente nas comunidades pobres, porque de fato ele era conhecido como o Robin Hood do nordeste paraense
@Ygorbacelar
@Ygorbacelar Жыл бұрын
Sou nascido na capital paraense, Belém. Já conheci vários municípios no interior do Pará e por onde eu andei já ouvi histórias sobre esse pistoleiro raiz, os Barbalhos são grandes donos de terras no sul do estado e até hoje ainda tem pistolagem.
@adaonetodaluzsilva207
@adaonetodaluzsilva207 Жыл бұрын
Aqui no Pará e muito comum essas histórias, e por aqui o povo gosta muito dessas histórias,são tantas que nem da pra contar,o Pará tbm e muito grande e cheio de histórias verdadeiras e lendas tbm eu particularmente não conhecia essa,acho que e porque aqui na minha região de São Félix do xingu tem tantas que vc nem saberia por onde começa mais na maioria dessas histórias não se tem resistro aqui na minha cidade tem várias pessoas que já morreram e outras poucas que ainda estão vivas algumas eu cheguei a conhecer mais uma das mais conhecida e a do pistoleiro Zezinho da comdespa que ateava fogo em trabalhadores quando eles estavam no meio do mato pra não ter que pagar tudo isso a mando de fazendeiros, pra ser sincero meu pai já foi posseiro pistoleiro e eu nem sei bem o que mais,creci ouvindo e presenciando meio que de longe essas coisas,o sul do Pará não e pra menino de apartamento
@patriciaoliveira279
@patriciaoliveira279 Жыл бұрын
Sou Paraense e assistindo agora o vídeo, e sim essas onda de grilagem de terras, posseiros e conflitos entre comunidades tradicionais e estado, continua muuuuito vivo INFELIZMENTE😒... parabéns pelo vídeo professor 👏
@marcileymariano4045
@marcileymariano4045 Жыл бұрын
Sou Garrafão do Norte, e vivi essa época em meu município
@leonaja8255
@leonaja8255 Жыл бұрын
dhr a historia !!!!
@jandersonmenezes2121
@jandersonmenezes2121 Жыл бұрын
Quintino na verdade era Cearense, mas ainda criança viveu nos interiores de Viseu-PA
@ciceradopt1090
@ciceradopt1090 Жыл бұрын
Gostei da informação, nunca tinha visto falar nesse herói. Estou aqui no instituto Rural de Marabá PA estudando,mas moro no estado do Tocantins,que também teve muitas violência nos anos de 1964 a 1989. Dia 10 de maio de 1986 foi assassinado padre josimo morais Tavares, sua morte aconteceu em Imperatriz,mas ele morava em São Sebastião do Tocantins, antigo Goiás. A violência sempre presente na zona rural
VELHO OESTE PARAENSE: A HISTÓRIA DO RAMBO DO PARÁ
8:45
Iconografia da História
Рет қаралды 168 М.
Русалка
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН
39kgのガリガリが踊る絵文字ダンス/39kg boney emoji dance#dance #ダンス #にんげんっていいな
00:16
💀Skeleton Ninja🥷【にんげんっていいなチャンネル】
Рет қаралды 8 МЛН
ZÉ BAIANO: A HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES SANGUINÁRIOS CANGACEIROS DA HISTÓRIA
24:52
A HISTÓRIA DAS MILÍCIAS DO RIO DE JANEIRO COMO VOCÊ NUNCA VIU
23:13
Iconografia da História
Рет қаралды 1,4 МЛН
A HISTÓRIA DO PRESÍDIO JOÃO CHAVES, O CALDEIRÃO DO DIABO #crime #nordeste
15:08
Iconografia da História
Рет қаралды 308 М.
EDIFÍCIO JOELMA E AS TREZE ALMAS QUE NUNCA DESCANSARAM APÓS O INCÊNDIO
22:05
Iconografia da História
Рет қаралды 51 М.
RAFAAT TOUMANI: A TRAJETÓRIA DO REI DA FRONTEIRA
15:13
Iconografia da História
Рет қаралды 697 М.
LOS ZETAS: DAS TROPAS DE ELITE PARA AS FILEIRAS DO TR4FIC0 #historia #crime #mexico
14:52
A TRAJETÓRIA DE FERNANDINHO BEIRA-MAR, COMO VOCÊ NUNCA VIU
15:34
Iconografia da História
Рет қаралды 1 МЛН
Русалка
01:00
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН