Racismo ambiental

  Рет қаралды 5,226

Meio

Meio

6 ай бұрын

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse na segunda-feira (15) que o “o racismo ambiental é uma das realidades que precisam ser enfrentadas” e que a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) “está correta em chamar atenção para mais uma tragédia que atinge o Rio de Janeiro”. Veja a opinião de Mariliz Pereira Jorge e Pedro Doria neste corte do #MesaDoMeio.
#RacismoAmbiental | #MeioAmbiente | #Meio

Пікірлер: 94
@marceloyfdossantosbartolom4907
@marceloyfdossantosbartolom4907 6 ай бұрын
Sou negro, acho esse assunto de racismo um bla, bla danado. Esses políticos estão falando muito e entregando pouco . Eles sabem que todo ano no mês de Janeiro, pode ocorrer grandes volumes de chuva. E todo ano é a mesma história. Agora me vem essa historia de RACISMO AMBIENTAL.O povo quer solução, ja não chega o dia dia do trabalhador que ja é cansativo demais para a maioria da população.Já estou de saco cheio de conversa fiada de direita e esquerda( sou de direita até o meu último fio de cabelo) mas já está na hora desses políticos pensar na população. E só conversa para boi dormir.
@Bruno-bert
@Bruno-bert 6 ай бұрын
Nao consigo levar a sério nada que vem de um ministro que usou um avião da fab para.sssistir um jogo de futebol. Meio Maria Antonieta.
@cerrativista
@cerrativista 6 ай бұрын
Gente, se atualizem, vocês são jornalistas. Falar que a Mininistra deveria tomar mais cuidado ao falar de racismo ambiental é estar completamente fora dessa discussão. Ela não inventou isso. A ONU e a UNFCCC, braço da organização sobre clima, usa o termo e tem estudos sobre o tema. Ele tem sido debatido sobre isso nas últimas 4 COPs e esta dentro das discussões importantíssimas sobre perdas e danos. 🤡
@marcosoares9731
@marcosoares9731 6 ай бұрын
Racismo ambiental é mais uma palhaçada identitaria
@felipee9177
@felipee9177 6 ай бұрын
Dá para processar o Estado por Racismo ambiental?
@kaiquecarvalho6389
@kaiquecarvalho6389 6 ай бұрын
Eu descordo do argumento. É um problema de desigualdade sim, entretanto, a desigualdade não é a mesma para brancos e negros mesmo vindos do mesmo lugar.
@zinneagutz1497
@zinneagutz1497 6 ай бұрын
@socorrocruz No Sul e Centro-oeste. Norte os brancos sao pobres. Parem de falar q tudo é racismo de branco contra preto.
@anneticavalcanti4897
@anneticavalcanti4897 6 ай бұрын
O mundo inteiro é racista em todas as áreas. Pouquíssimas pessoas não estão nos grupos que sofrem racismo. Este fato é mais um debate que não promove providências urgentes que precisam serem efetivadas o mais rápido possível.
@cesarsantos5186
@cesarsantos5186 6 ай бұрын
Ela estava tão errada que o ministro Silvio Almeida a corrigiu de uma forma sutil...
@almirsasaki
@almirsasaki 6 ай бұрын
Olha, eu ja morei no complexo, Barbante, na subida do morro em Vaz Lobo, em Sepetiba (bairro mais distante do Rio). Hoje moro na Gamboa, um morrinho pequeno e tranquilo (Livramento). Em todos esses lugares, em minha volta sempre vi mais brancos e pardos. Certa vez fui em uma festa em Valverde, bem para dentro de Nova Iguaçu. Foi a primeira que estava na rua e vi realmente uma quantidade de pessoas negras muito maior q a de brancos e pardos. Concordo que vcs o principal problema a ser tratado é desigualdade social como um todo, discordo de vcs qnd dizem que a Ministra da igualdade racial não devesse apontar essa diferença nesse caso. Vcs podem dizer que não era para existir uma Ministra da igualdade racial, mas ai é outro papo.
@marcelofernandes4010
@marcelofernandes4010 6 ай бұрын
O problema é uma Ministra de Estado não entender que uma categoria analítica que pode ser útil, digamos, no debate acadêmico, não é, necessariamente, a resposta adequada para problemas concretos da população. A Ministra Marina às vezes comete deslizes do mesmo tipo. Mas Marina tem outras virtudes, e tem currículo político. O fato é que a irmã de Marielle já demonstrou algumas vezes a sua incompetência para o cargo e deveria ser substituída antes que ela se transforme em um problema para o governo Lula III. Não por uma questão racial, mas de competência mesmo.
@ohdiogo1
@ohdiogo1 6 ай бұрын
De fato, cunhar termos requer cuidados. Isso vale pra todos os falantes. Não falo só de jornalistas, influenciadores, alguém que de certos cargos. É IMPORTANTE SABER POSTAR.
@taniaaraujo7402
@taniaaraujo7402 6 ай бұрын
Não existe racismo reverso
@joaofvmeireles
@joaofvmeireles 6 ай бұрын
Caro Editor do Meio, considere ampliar a representatividade na empresa. Acredito que vocês irão ganhar com isso. E nós leitores também.
@darkside3ng
@darkside3ng 6 ай бұрын
Mariliz, sempre lúcida.
@bielroots1
@bielroots1 6 ай бұрын
Dito isso, Anielle quis os holofotes e conseguiu. Agora vamos ver o que ela fará com isso.
@marlisales20
@marlisales20 6 ай бұрын
Racismo reverso? Eu ouvi isso? Pedro, vc elogia o trabalho do Ministro Sílvio Almeida sobre Racismo Estrutural e vem falar sobre Racismo Reverso? Vc n entendeu o conceito de Racismo Estrutural.
@FrancisdaLuz
@FrancisdaLuz 6 ай бұрын
Meu Deus do céu. você deve ter um freio no raciocínio, só pode. você conseguiu mesmo entender o que ele disse? o lance lá do comentário sobre o jogo do são paulo. você chegou a ouvir isso ou piscou na hora?
@marlisales20
@marlisales20 6 ай бұрын
​@@FrancisdaLuzJovem, para começar, procure ser mais polido no debate. É saudável! Pedro usou como referência positiva o trabalho do Professor Sílvio Almeida sobre Racismo Estrurural, e eu ponteiro aí uma contradição, pois o trabalho do citado Professor nega esta compreensão sobre Racismo. Inclusive, recomendo a vc está leitura, pois até mesmo p discordar, é preciso conhecer.
@FrancisdaLuz
@FrancisdaLuz 6 ай бұрын
@marlisales20 e você não entendeu o conceito de responder com coerência. sabe fazer isso? se quiser continuar o debate posso te dizer como se faz. tem que responder baseado na pergunta anterior, feita pelo seu interlocutor, não se deve, ao contrário disso, tirar frases feitas de trás de orelha para se sentir lacrando, isso que você ta fazendo é só lacração. preguiça viu
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 6 ай бұрын
Por que você acha que o desvio moral do racismo é uma via de mão única? Pessoas negras nāo possuem todas as propriedades dos sentimentos humanos possíveis incluindo os nefastos?
@HugoLeonardo567
@HugoLeonardo567 6 ай бұрын
Exatamente, eu nao concordo com a fala e supostamente, visão dela a respeito de "Racismo ambiental" A chuva quando vem para destruir nao escolhe quem vai levar. Acho que foi uma estratégia política mal sucedida
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 6 ай бұрын
Pedro Doria.. Você precisa ampliar( se quiser) a sua bibliografia sobre a história da escravidāo no Brasil. Reproduzir o senso comum das novelas de escravidāo para tratar do assunto vai fazer você passar vergonha. As novelas sāo baseadas em romances. Você é carioca? Me diga entāo o que o André Rebouças( negro retinto) fazia como professor catedrático da escola de engenharia da Corte 18 anos antes da aboliçāo da escravatura? Você nāo acha que carece de melhores informações sobre o período?
@fasttrack2003
@fasttrack2003 6 ай бұрын
"Dividir para conquistar"- tática da esquerda
@marcosoares9731
@marcosoares9731 6 ай бұрын
Do neoliberalismo que maneja tanto a pseudoesquerda identitaria quanto a direita populista cristã sionista.
@estevaodealmeidasilveira3822
@estevaodealmeidasilveira3822 6 ай бұрын
cara, que debate vazio.....
@daimon00000
@daimon00000 6 ай бұрын
pq?
@HugoLeonardo567
@HugoLeonardo567 6 ай бұрын
O que vc teria a acrescentar de melhor, para melhorar e encorpar mais esse debate? Se quiser pode debater com a gente seu conhecimento e sua opinião a respeito disso.
@marcosoares9731
@marcosoares9731 6 ай бұрын
​@@HugoLeonardo567O debate é vazio mesmo. Tiraram essa de racismo ambiental da mente doentia de algum woke .
@estevaodealmeidasilveira3822
@estevaodealmeidasilveira3822 6 ай бұрын
@@HugoLeonardo567 pq os dois inverteram as ideias pra tentar dar uma outra visão da "lacrada" da ministra, numa ideia de dois lados, como se falando da estrutura do racismo vc estivesse ignorando todo o resto.... pura bobagem ela é ministra da igualdade racial, então ela vai se articular sobre as questões raciais, simples assim o que os dois estão tentando fazer é um meio termo entre os "lacradores" e os racistas ou ignorantes, ao invés de informar o sentido do termo usado não existe meio termo entre a corda e o pescoço
@estevaodealmeidasilveira3822
@estevaodealmeidasilveira3822 6 ай бұрын
@@marcosoares9731 racismo ambiental é estudado desde a decada de 70... mas pelo jeito não é de conhecimento geral
@AntonioNascimentoS
@AntonioNascimentoS 6 ай бұрын
Bla blá blá ambiental pra boi dormir......
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 6 ай бұрын
Eles são do "meio".. Mas o meião lá da esquerda identitária.
@feliperebellosc
@feliperebellosc 6 ай бұрын
Decadas de especialistas falando de racismo e o que vai diminuir mesmo o racismo e aproxomar as pessoas é o Acaso das redes sociais. As cidades litoraneas mais antigas do Br tem grande população negra. As cidades rurais e interioranas nao. As redes sociais permitem profissionais negros entrarem na casa das pessoas e mostrarem seu conhecimento e seu talento. Seja no insta, no youtube, ou tiktok.
@rwysling
@rwysling 6 ай бұрын
Sendo Ministra da Igualdade Racial, como esperar que seu comentário sobre a tragédia não tivesse este componente presente. Este é o tipo de ministério que o Ciro Gomes chamava de temáticos. Ação objetiva para melhorar a questão são políticas de redução de desigualdade, educação de qualidade sendo a principal delas.
@angelaferreira2062
@angelaferreira2062 6 ай бұрын
Eles tão ensinando a ministra como falar
@dragonknght
@dragonknght 6 ай бұрын
Racismo reverso não existe.
@AndreFerreira-ek3tq
@AndreFerreira-ek3tq 6 ай бұрын
Você decretou que nāo existe?
@chpsilva
@chpsilva 6 ай бұрын
O Brasil é racista - nas 2 direções.
@angelaferreira2062
@angelaferreira2062 6 ай бұрын
Que absurdo esses dois tão falando
@wandersoncurcino5036
@wandersoncurcino5036 6 ай бұрын
Infelizmente o debate de vocês dois não ajuda a informar. Fica parecendo que racismo ambiental foi uma criação da ministra para enfrentar a discussão, quando ela apenas fez uso de ciência. Ora, não é isso que a gente espera de um ministério sério, que se paute por ciência? Ou será que isso só vale para as teorias economicas e pra vacinas? Racismo ambiental é um tema sério, bastante discutido e estudado na academia. Por se tratar de um ministério de igualdade racial, a ministra não só pode como tem o dever de colocar o assunto em pauta sempre que for pertinente. Fingir que o problema não existe e superficializar o debate com achismos é contribuir com a agenda da extrema direita e, portanto, fortalecê-la.
@pedroaires35
@pedroaires35 6 ай бұрын
Só queria saber que área da ciência é essa. Humanas?
@octaviocgsa
@octaviocgsa 6 ай бұрын
"Ciência", diga-se, sociologia de boteco.
@wandersoncurcino5036
@wandersoncurcino5036 6 ай бұрын
@@octaviocgsa bem, se preferir, tem uma série de teorias da conspiração sobre mudanças climáticas na Internet. Cada um consome o que lhe parece apreciável intelectualmente.
@octaviocgsa
@octaviocgsa 6 ай бұрын
@@wandersoncurcino5036Não entendi seu comentário. Ninguém questionou a existência de mudanças climáticas. O questionamento foi até que ponto pode-se considerar como "ciência" uma teoria sociológica recente como o tal "racismo ambiental".
@marciliosantiago3977
@marciliosantiago3977 6 ай бұрын
O problema e falta de projeto urbanístico, o racismo ambiental deve ser considerado com encontro do RIO NEGRO E SOLIMÕES...😂😂😂😂😂 FALTA DO QUE FAZER DO C******
@deniskie
@deniskie 6 ай бұрын
Que feio passando pano pra um absurdo. Me desculpa mas deixarei de ver o meio
@AntonioNascimentoS
@AntonioNascimentoS 6 ай бұрын
Hipocrisia política com blá blá blá ambiental! A gente vê por aqui
@camilacosta3078
@camilacosta3078 6 ай бұрын
Esta questão já está inserida no racismo estrutural. A impressão que dá, é que ao criar novas terminologias, o entendimento fica cada vez mais distane daqueles atingidos em potencial
@marcosoares9731
@marcosoares9731 6 ай бұрын
Por que dividir os menos favorecidos em grupos raciais com maior ou menor vulnerabilidade ? Isso é falso e produto de manipulações estatísticas.
@octaviocgsa
@octaviocgsa 6 ай бұрын
Só se pode considerar "racismo ambiental" como um termo científico se você entender como "ciência" a sociologia de boteco responsável pela criação de conceitos absurdos como esse.
@alexnaldo75
@alexnaldo75 6 ай бұрын
Isso é o que dá, confundir correlação com causalidade. É surpreendente que se usou o conceito de maneira totalmente equivocado, e até o jornalismo caiu nessa. O conceito de racismo ambiental não é o que a ministra disse, pois em teoria crítica, ele necessita de verossimilhança economica e estrutural (física) em locais onde são comparados com locais de brancos onde os mesmas consequencias. Logo, a aplicação do conci é errado. A Anielle é prova de que mesmo doutor pode aplicar conceitos errados. Vejam os papers americanos e verão que a Anielle exyrapola de firma indevida o conceiti, e pelo jeito o Nexo também. O que aconteceu no Rio é longe disso. Vejam também o que ocorreu agora em seguida no Rio Grande do Sul, ou seja, a mesma coisa. A má aplicação do conceito, desqualifica o argumento. Lamentável.
@zinneagutz1497
@zinneagutz1497 6 ай бұрын
Dar um ministerio a viuva... pra ser populista... mas c um ano de governo o crime nao foi desvendado.
@maicsonrios9266
@maicsonrios9266 6 ай бұрын
Achei um pouco cansado, repetitivo e preguiçoso esse bate papo, tese do racismo estrutural, "faz sentido" FOI O AUGE. Me poupe, racismo é uma triste realidade. E sim a abordagem da ministra poderia ter sido melhor, e falar de racismo ambiental nesse caso não necessariamente ela quis dizer que essa tragédia ou esse tipo de tragédia atinge apenas pessoas negras, ou pobres.
@user-zq7it7mg5o
@user-zq7it7mg5o 6 ай бұрын
As tragédias das enchentes, são apenas um dos eventos do racismo ambiental presente cotidianamente na vida da população que vive nas favelas e periferias cuja precarização ou inexistência de saneamento , educação, saúde, mobilidade, segurança... é uma constante. São as tragédias ambientais que expõe mais amplamente a sub-vida que levamos nesses espaços esquecidos pelos favorecidos economicamente. A convivência com vala a céu aberto, em casas ribeirinhas, os transportes precários, a violência doméstica e inúmeras outras, são pontuais e não dá a dimensão de que suas vítimas são predominante pessoas pretas e pobres. Tivemos incidentes graves em Ilha Bela e em outras localidades citadas pelos jornalistas aqui, porém tal fato não desmerece a iniciativa da Ministra, oriunda de uma Comunidade, usar a categoria RACISMO AMBIENTAL para jogar luz às seculares mazelas sistemicas que atingem pretos, brancos.
@marcosoares9731
@marcosoares9731 6 ай бұрын
Racismo ambiental é uma falácia. Há brancos dentre os menos favorecidos e não existe maioria negra. Está é fruto de manipulação estatística que agrupa pardos no conjunto com negros.
@jonaswilhiam423
@jonaswilhiam423 6 ай бұрын
Mariliz diminuindo a importância do termo, pois é branca de olhos claros, vive em bairro de classe média. Por isso sua abordagem é rasa e superficial
@greenapetranslord4870
@greenapetranslord4870 6 ай бұрын
voce é patetico.
@yznor
@yznor 6 ай бұрын
Vc não é só um palhaço, é um circo inteiro
@gleissonherit
@gleissonherit 6 ай бұрын
Você é racista.
Vamos ver quem é democrata, agora | Ponto de Partida
12:42
Double Stacked Pizza @Lionfield @ChefRush
00:33
albert_cancook
Рет қаралды 90 МЛН
New model rc bird unboxing and testing
00:10
Ruhul Shorts
Рет қаралды 26 МЛН
BRASIL: QUE FUTURO?
1:51:34
Ciro Gomes
Рет қаралды 437 М.
RACISMO AMBIENTAL - EDUARDO BUENO
16:14
Buenas Ideias
Рет қаралды 105 М.
Lili entrevista | Silvio Almeida
16:45
Lili Schwarcz
Рет қаралды 269 М.
Evolua 20 ANOS em 4 MESES com esse Método | Paulo Vieira
31:07
A Bacharel e o presidente
7:23
FGV
Рет қаралды 1,8 М.
Sua conversa MUITO MAIS INTERESSANTE com essas 5 DICAS!
9:29
Cá me disse
Рет қаралды 1 МЛН
🔴RACISMO AMBIENTAL E A LIGAÇÃO COM O DIREITO CRIMINAL🔴
12:52
Professor Pedro Coelho
Рет қаралды 2,6 М.
Double Stacked Pizza @Lionfield @ChefRush
00:33
albert_cancook
Рет қаралды 90 МЛН