Racismo e ressentimento dos brancos pobres | Silvio Almeida

  Рет қаралды 392,707

TV Boitempo

TV Boitempo

6 жыл бұрын

O filósofo do direito Silvio Almeida, responsável pela revisão técnica do livro "A nova segregação: racismo e encarceramento em massa", de Michelle Alexander, reflete neste segundo vídeo sobre o livro sobre a delicada e necessária questão do ressentimento dos brancos pobres frente às políticas de ações afirmativa. Para ele, o livro, escrito antes da eleição de Donald Trump, fornece um instrumental precioso para compreender como sua campanha logrou mobilizar um sentimento de ressentimento entre as classes baixas brancas (o chamado "white trash"). Além de profética, a análise serve de poderosa advertência para pensar a realidade atual.
📚 "A NOVA SEGREGAÇÃO: racismo e encarceramento em massa" de Michelle Alexander
☛ bit.ly/2ATrzTt
"A nova segregação" revelou os alicerces do racismo estrutural no coração da democracia liberal moderna. A obra desafiou a noção de que o governo Obama assinalava o advento de uma nova era pós-racial, e é considerada por muitos a "bíblia laica" do movimento Black Lives Matter.
Com prólogo de Cornel West, a edição brasileira vem acrescida de uma apresentação escrita por Ana Flauzina, orelha de Alessandra Devulsky e conta com tradução de Pedro Davoglio, revisão técnica e notas de Silvio Almeida e edição de Isabella Marcatti.
👉 Acompanhe a Boitempo
LOJA VIRTUAL: www.boitempoeditorial.com.br/
CLUBE DO LIVRO: armasdacritica.boitempoeditor...
BLOG: blogdaboitempo.com.br/
PODCAST: bit.ly/radioboitempo
NEWSLETTER: bit.ly/newsBoitempo
TELEGRAM: t.me/Boitempo
#Boitempo

Пікірлер: 1 900
@Fernandez721
@Fernandez721 Жыл бұрын
Eu nunca me sinto aliviado por ver que tem pessoas que sofrem mais do que eu, me sinto pior, porque acho que ninguém deveria viver na miséria, num planeta que tem o suficiente para todos vivermos com um mínimo de dignidade humana.
@analuizadantas2940
@analuizadantas2940 Жыл бұрын
Eu me sinto ainda pior
@sullivansilva5361
@sullivansilva5361 Жыл бұрын
EU SEMPRE odiei o argumento "pense q tem gente pior q vc"...eu ficava: "mdss, e desde quando isso é motivo de alegria ou consolo?"
@Fernandez721
@Fernandez721 Жыл бұрын
@@sullivansilva5361 acho que somos ETs, só pode!
@henrybraga1957
@henrybraga1957 Жыл бұрын
Sou a favor de ter uma diminuiçao do numero de humanos no mundo
@Fernandez721
@Fernandez721 11 ай бұрын
@@henrybraga1957 também sou, e já está acontecendo, cada vez as pessoas em países desenvolvidos têm menos filhos. O problema é a pobreza extrema e religiões, essas mantém o povo preso ao medo, ignorantes e desesperados.
@carolmeloreflexoes7161
@carolmeloreflexoes7161 4 жыл бұрын
Interessante ponto de vista. Porém preciso manifestar que essa é apenas um dos milhares de possíveis sentimentos dos pobres brancos. Cada um sabe o que sente. Posso falar com conhecimento de causa que minha avó foi uma escrava branca no sertão do Sergipe, boia fria das lavouras de cana, veio para o Rio de Janeiro viúva com um filho recém nascido debaixo do braço e deixando uma filha maiorzinha para trás. Analfabeta, trabalhava lavando roupa, casou-se de novo para não morrer de fome, nas palavras dela que não tinha vergonha nenhuma de dizer. Ficou viúva novamente com 6 filhos para criar. Deixava os filhos, incluindo minha mãe, a semana inteira em um colégio interno do governo, porque não podia alimentar todos. Essa mulher, minha avó, nunca reclamou da vida. Minha mãe e meus tios não concluíram os estudos. Cresceram em favelas e inclusive hoje estou perdendo uma tia para as drogas. Tive primo assassinado na favela... todos brancos. Onde estou querendo chegar: é preciso ter um olhar plural e separar racismo de problema social. Minha avó foi escravizada, por ser pobre e analfabeta. E a geração que veio depois dela sofreu as consequências. A escravidão ainda existe, principalmente a infantil. Então quando ouço essas explicações de que o que o branco pobre sente é uma espécie de "recalque", me dói o coração por tentarem explicar o que eu sinto quando lembro da história da minha avó, da minha mãe e dos meus tios. Por que sei que nesse momento tem muitas "minha avó " por aí e muitas "minha mãe" , sofrendo o mesmo tipo de violência que os negros sofrem, mas aparentemente não merecem políticas públicas por serem brancos. Não me sinto no direito de tentar explicar o que um negro sente, inclusive muitos negros defendem isso, portanto também acredito que ninguém, além da própria pessoa, pode explicar seus sentimentos. Só para constar: minha mãe é branca, meu pai é negro e eu sou uma mistura dos dois.
@gabrielyuji96
@gabrielyuji96 4 жыл бұрын
Cara, acho que isso não se descola do que disse o Silvio. Ele fala que os problemas sociais precisam ser pensados de forma mais ampla. Mas, de qualquer forma, mesmo concordando parcialmente com ele, temos que pensar o que de fato é branco no Brasil: eu creio que branco é, no máximo, parte da burguesia paulista/fluminense e alguns colonos do Rio Grande do Sul. Sua vó certamente foi uma camponesa ou uma "caipira" (sem o sentido pejorativo), que junto dos ribeirinhas, ciganos, etc. são povos não-negros sem "privilégio" nenhum. Aliás, a própria palavra privilégio eu aplicaria somente ao 1% que concentram as riquezas no Brasil, os Lehmann, os Safra, os Abravanel, a família Marinho e outros poucos.
@valedja
@valedja 4 жыл бұрын
A historia de sua família e semelhante a minha. E minha mãe branca ainda sofreu muitas agressões fisicas de meu pai que era negro e tinha condições financeiras bem melhor que minha mãe e sua familia.
@mlkalanzin3240
@mlkalanzin3240 4 жыл бұрын
O branco pobre na minha opinião tem ancestrais pretos, porém clarearam muita das vezes por estrupos dos próprios fazendeiro, teve N motivos. Mas clarearam é hj o braço pobre q moram em áreas periferias na sua grande maioria são pretos de pele branca. Mas muitos q conseguiram "ser alguém" através de estudos, não conseguem olhar para trás. E ver q teve um povo q sofreu para ele está ali. Talvez a mãe um pouco, por ser morena, mas a vó sofreu mas por ser filha do fazendeiro, que sua bisavó foi estrupada. E passou a vida com aquilo na cabeça. Como disse teve "N"s motivos para qual o pobre de pele branca ser pobre. Te contei um deles.
@carolmeloreflexoes7161
@carolmeloreflexoes7161 4 жыл бұрын
@@mlkalanzin3240 faz todo sentido. Acredito sim que aconteceu isso. Minha mãe tem traço falcêmico no sangue, característica que vem da África, pelo que estudei sobre o assunto.
@valedja
@valedja 4 жыл бұрын
Em tenho minha genealogia até 1730. Miscigenação com indio em apenas um casal direto. Minha familia materna direta é branca. Minha mãe pele bem clara e cabeloz loiros, hoje tingidos. Meu lado peterno é negro com ancestrais escravos. Conheci minha bisa peterna com 5 anos era neta de escravos. Sei de sua historia. Mad o quero esclarecer a vcs que meu pai e sua familia tiveram condições infinitamente melhores que minha mãe. Meu avô paterno era funcionario publico e seua três filhos eram profissionais: carpinteiro, militar e aux. enfermagem que para época poucas pessoas possuiam. Mas toda familia de meu pai discriminava minha mãe e a nós seua filhos. Minha mãe era agredida e frequentemente pelaa traições e irresponsabilidade paterna de meu pai, tinhamos que ir a casa dos meus paternos para ter o que comer e muitas vezes fomos escurraçados ou chacoteados. Meu amigo, quer conhecer o homem, empodere-o. Hoje não tenho raiva deles, estão mortos e viveram muito tempo na miséria pq destruiram tudo o que tinha por conta do álcool. Meu avó morreu divorciado de minha avó pq ela o traía constantemente, meu avó tb traía minha avó e pasmem, com crianças que ele aliciava. Meninhas pobres, coitadas. A familia de minha mãe vivia no sertão da Bahia, miseráveis e até hoje seus descendentes não tem uma casa. Quanto a estees ultimos foi questão de escolha, pq minha mãe com toda dificuldade que ela teve, trabalhou muito tempp como diarista e os abrigou em casa em Salvador para tranalharem. Racismo existe, pobreza segregada por cor tem histórico e não podemos negar que brancos e negros são vítimas de uma elite usurpadora por séculos. Homens serão maus: pobre, rico, brancos e negros. Precisamos de politica que ajude a melhorar as condições de vida do pobre branco e negro.
@sill9796
@sill9796 5 жыл бұрын
salário psicológico e o que faz a classe media brasileira sorrir.
@jornalistarenatarosa4205
@jornalistarenatarosa4205 5 жыл бұрын
black friday
@pedromarques5948
@pedromarques5948 5 жыл бұрын
A classe média é toda branca ? Só por curiosidade, este professor Silvio é de que classe ? Interrompe os seus vídeos para ir trabalhar nas obras ?
@marcosduque5491
@marcosduque5491 4 жыл бұрын
@@pedromarques5948 Ele fala de maiorias proporcionais, é obvio que nao se generaliza. Mas a maioria é!
@pedromarques5948
@pedromarques5948 4 жыл бұрын
@@marcosduque5491 Também a maioria dos brancos é pobre.
@valeriareis1231
@valeriareis1231 4 жыл бұрын
@@pedromarques5948 em qual país ? Pois aqui no Brasil não.. Aqui a maioria dos brancos então sempre estiveram na elite isso desde que o Brasil começou a ser povoado.
@Safira1313
@Safira1313 Жыл бұрын
Esse homem é de uma elegância como poucos neste país. Fala suave, aveludada, faz bem aos nossos ouvidos. ❤
@marilenedeoliveira1245
@marilenedeoliveira1245 Жыл бұрын
A elegância de verdade não está no tom das palavras, mas na forma de elaboração do pensamento e de transmitir esse pensamento. Ele tem elegância na postura, o que vai para além das palavras.
@macgyverbt7514
@macgyverbt7514 Жыл бұрын
Não vai gozar...
@luizflh
@luizflh Жыл бұрын
Uns valorizam a forma, outros, o conteúdo.
@Observer_XCIV
@Observer_XCIV Жыл бұрын
​@@luizflh Perfeita colocação. Palmas e mais Palmas!!!
@guilhermethf
@guilhermethf 3 ай бұрын
Zero conteúdo infelizmente, um negro racista com fala aveludada
@FrankCastiglione
@FrankCastiglione 6 жыл бұрын
Primeiramente, obrigado por mais esta aula! Silvio descreveu os "Ewell" ("White Trash") do livro "O Sol é para todos" (Harper Lee). Aliás, a obra abordando tanto o White Trash como, principalmente, a questão do racismo. Vale a pena ler ou assistir o filme!
@williansampaio8961
@williansampaio8961 2 жыл бұрын
Li esse livro.
@FB-jg2xq
@FB-jg2xq Жыл бұрын
Questo NERO è una vergogna, e infatti è gay.
@Lenaarte
@Lenaarte Жыл бұрын
Brancos pobres, negros pobres, Brasil pauperrimo
@thiagoribeiro1608
@thiagoribeiro1608 Жыл бұрын
O sol é para todos, menos para os brancos pobres, entendi
@OniClanSnoobsTer
@OniClanSnoobsTer 11 ай бұрын
tratar temas isolados não é uma boa ideia, não soa muito sincero e conectado a realidade das coisas. e outra, na atual era centrada em sexo( quem faz mais ou tem mais acesso é socialmente melhor visto, entre homens principalmente nas baixas camadas sociais mais voltadas a ter maior apego a isso em detrimento de outras coisas... mas não apenas), o livro e filme fala se salário psicológico de brancos, mas não em salário sexual de negros? se não, é uma obra totalmente desatualizada que não conecta assuntos diversos e complementares, nem vale a pena. além disso, nada impede de que brancos vejam que jesus e as associações religiosas ao mesmo já é um tipo de racismo contra brancos. por mim, seria uma excelente troca numa era de rodadas, brancos passando a ser os amantes iniciais e os negros assumindo depois para casar com elas. parece q quem não concordaria muito com isso seria as empoderadas, não é mesmo? kkkkkkkkk obs: o Silas incel( camarada negro), pensa diferente.
@marcusantonio3606
@marcusantonio3606 4 жыл бұрын
na minha opinião as cotas deviam ser só socias independente da cor
@deus2222
@deus2222 4 жыл бұрын
A escravidão foi social ou racial?
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
Recomendo ler o trabalho de branquitude da Lia Schucman, no Brasil funcionará de maneira um pouco diferente da Norte Americana. No trabalho dela é evidenciado que a cor da pele influência dentro de todos os contextos no nosso país, sendo assim, entre os nordestinos os negros tem desvantagens em relação aos não negros; os pobres, idem.
@jeanpensador5470
@jeanpensador5470 4 жыл бұрын
Narciso Bello ambos, pense bem, negros foram escravizados e pós abolição não ganharam terreno e ficaram em favelas, se existir mais cotas sociais, mais negros e pobres irão pra Universidade. Sem falar no corte de nota que cota social gera, só filho de negro rico (juiz, empresário, atleta) passa em prova, mas por questão de acerto nas provas. Sou a favor de ampliar ainda mais as cotas sociais.
@dragonbolz1000
@dragonbolz1000 4 жыл бұрын
Verdade, até porque teve vários povos de diferentes raças que foram escravizados no mundo e não vejo esse vitimismo todo, querendo angariar regalias com o que já passou. Quem sofreu foi o passado, não o presente. Essas pessoas mostram o quanto são rancorosas, guardam uma mágoa muito grande do passado. Passado, passou, vamos trabalhar e parar de ganhar a vida na moleza.
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
@@dragonbolz1000 existe diversos tipos de escravidão e suas consequências são evidentes, aqui quem vive em privilégios são brancos, laurentino gomes explica.
@csdama77
@csdama77 3 жыл бұрын
"A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une. " Milton Santos
@melo.everton
@melo.everton 2 жыл бұрын
o que isso quer dizer? qual a relação dessa citação com o vídeo?
@daas803
@daas803 Жыл бұрын
@@melo.everton eu tbm queria saber
@Pingoadventure
@Pingoadventure Жыл бұрын
Parabéns pela citação.
@christianefranca1
@christianefranca1 Жыл бұрын
A frase e do gde geografo milton santos!
@tahismares720
@tahismares720 Жыл бұрын
Frase ok, mas não coerente com o contexto do vídeo.
@idolivercampos
@idolivercampos Жыл бұрын
Na Alemanha europeia e branca dos anos 90, conheci pessoas, famílias alemãs, brancas pobres, voltando ao Brasil me senti como negro e rico, mesmo com todo racismo que há no Brasil naquela época vi o "white trash" ao vivo.
@aboazarim
@aboazarim Жыл бұрын
Sou branco pobre e estou nessa luta, nós brancos precisamos ser antirracistas, críticos ativos, exigirmos mudanças dos brancos ao nosso redor. Um branco que cala diante do racismo está sendo racista e covarde.
@mikeaugustosilva8874
@mikeaugustosilva8874 Жыл бұрын
Eu me pergunto de que brancos você fala , pois racista a onde morro um bairro de maioria branca é recebido com pauladas no mínimo. O sistema não é anti NEGROS e sim anti POBRES, na fila do osso na pandemia tinham todas as cores e etnias , não me venha com argumento de que a maior parte dos pobres são negros, 90% dos problemas que se queixam se da a baixo IDH ,má administração publica, falta de educação de base e um tremendo preconceito como efeito colateral, que é diferente de racismo ,mas o racista não é a regra e sim a exceção, não é como se tivesse um a cada esquina, porem sim existe um "racismo estrutural" ocasionado pela escravidão, tanto que na nata da população o 1% é branco não é novidade, e hoje 5 da manha quando eu estava indo para a estação, tinha uns gari com vassouras na mão e nem um deles era branco. Só sou contra os meios e o jeito que vocês abordam o assunto e as formas de solucioná-lo, mas no final das contas concordamos que há um problema. E claro, essa só a minha visão não existe uma verdade universal , sinta-se livre para discordar, POREM COM RESPEITO KARALHO!!!.
@mikeaugustosilva8874
@mikeaugustosilva8874 Жыл бұрын
A o problema não é quem é mais pobre e sim que há pobres na pobreza
@antoniocavalcantibianchifi7741
@antoniocavalcantibianchifi7741 Жыл бұрын
​@@altobras42aqui basta tá em um caidinho que a PM aborda direto. Chega esculhambando
@ewillysilva3322
@ewillysilva3322 Жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂
@CarlosAlberto-fd9tv
@CarlosAlberto-fd9tv Жыл бұрын
Meu irmão , pior que o branco racista é o negro que tem voz e se calar , não tenho medo do uivos dos leões mais sim o silêncio dos bons !!!
@FranciscoLima-ee9un
@FranciscoLima-ee9un Жыл бұрын
Tem todo o sentido o que o senhor está falando, sou branco, sou nordestino pobre, com traços meio europeu, passei muita fome e dificuldade na minha infância, sofri muita descriminalização, porém tudo isso além de me dar forças me fez aprender a nunca ver outro ser humano melhor ou pior , somos apenas humanos todos limitados, todos maravilhosos, mas sei que ainda há um preconceito estrutural muito forte seja de cor Oi classe social, e nos últimos anos só voltamos para trás
@camilojosecorreiadepina5673
@camilojosecorreiadepina5673 8 ай бұрын
Gostei muito da sua opinião, tem toda razão.
@AninhaInvest
@AninhaInvest Жыл бұрын
Eu como "branca e pobre" criada por uma mãe negra, eu posso falar que não tenho mais saúde mental pra aguentar a desigualdade social nesse país.
@macgyverbt7514
@macgyverbt7514 Жыл бұрын
Você é parda, só o fato de se achar branca, já significa que quer se achar superior a outras raças.
@seltoncamillo6398
@seltoncamillo6398 11 ай бұрын
Sua mãe bem palmiteira né
@AninhaInvest
@AninhaInvest 11 ай бұрын
@@seltoncamillo6398 eu hein
@curioso0_0
@curioso0_0 11 ай бұрын
Prefiro pensar que o maior problema seja a pobreza, pois mesmo com diferenças entre a renda per capita de diferentes indivíduos, caso todos tenham as condições mínimas para ingressar no ensino superior, por exemplo, isso é suficiente para uma boa mobilidade social. Mesmo assim, entendo seu ponto de vista e, sendo pobre, porque vivo abaixo da linha da pobreza, revolto-me com políticas de ações afirmativas que servem negros que não são pobres(vivem acima da pobreza), mas não servem brancos pobres. O objetivo sempre deveria ser igualar as oportunidades.
@donramonn12
@donramonn12 9 ай бұрын
Se sua mãe biologica é negra, logo você é mestiça /parda..
@marciec6862
@marciec6862 6 жыл бұрын
Parabéns Professor! Sua percepção, suas colocações enfim, sua linguagem, são geniais. Lamentavelmente existe um considerável público incapaz de alcançá-las, seja por pura má vontade ou mesmo por desconhecimento de causa (ignorância). Cidadãos como o senhor conferem-nos muita esperança.
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
No Brasil o racismo não é grave , alguns indivíduos são racistas . São ínfimos , a maior parte da dificuldade dos negros e psicológica e cultural . Querem mais visibilidade mas não querem serem cultos , funk , carnaval . Meu pai é uma pessoa simples , humilde , sem qualquer preconceito , a tal ponto que o sonho dele era ver os filhos casados com negras . Mas um dia , enquanto estudava , uma professora negra disse uns inverdades em defesa dos negros e nesse ponto meu pai que já tinha mais 40 criticou . " Professora , eu trabalho o dia inteiro na obra , sou pobre , mas mesmo assim estou aqui terminando meus estudos na parte da noite . A senhora erra ao dizer que o negro não tem oportunidades , que sofrem mais que os outros , convido a senhora a entrar no meu carro e darmos um volta no bairro , passando em frente de muitos bares . Vou mostrar quantos brancos estão bebendo e quantos negros estão lá gastando o que ganham . Oportunidades não faltam , eles botaram na cabeça que é difícil e que o racismo é grande e pronto " . A professora ficou quieta , e lhe deu razão . Meus padrinhos são negros , escolhidos por mim , trabalhadores e sérios , minha melhor professora era negra , todos a respeitavam . Meus avós tinham o cabelo duro , até crespo . Todos no Brasil são descendentes de negros , você anda nas ruas e vê que metade da população tem pele escura . Não são minoria , não são odiados como pregam . O sistema político e corrupto pode até não gostar deles de verdade , mas são populistas que os defendem de um inimigo que não existe , dando-lhes direitos absurdos como compensação por coisas raras , de tempos remotos . Jogue um brasileiro branco com cultura familiar européia nas mesmas condições que um negro , logo ele começa a se organizar sem medo , faz empréstimos , arruma a casa , faz jardins . Não tem medo de tomar decisões , logo ele tem um negócio próprio . Já testemunhei muito isso . O negro que não tem tal cultura , acreditando nas histórias manipuladas na escola , já pensa que está ali por que no passado lhe roubaram , e não tem como ir pra frente sem o que pensa ser seu . Digo isso como amigo e descendente dos negros , isso afeta-me , porque são meu povo . Vivemos numa sociedade progressista facista .
@victoriakarolline8509
@victoriakarolline8509 4 жыл бұрын
@@robertoprimordial2633 nunca vi tantas inverdades tão bem escritas, que pena! Como ousam falar que o negro no Brasil não trabalha? Acho que vivemos em mundos diferentes, será possível que após a semana de trabalho não é possível sentar num bar e gastar 20 reais ? Que vida triste. Você pode falar de falta de educação financeira, que é projeto pra manter a miséria, mas isso não é um problema que atinge só negros.
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
@@victoriakarolline8509 ninguém disse que negro não trabalha ou estuda . Progressista é problema .
@victoriakarolline8509
@victoriakarolline8509 4 жыл бұрын
@@robertoprimordial2633" jogue um brasileiro branco com cultura familiar europeia nas mesmas condições que um negro " - Cultura europeia e a mesma condições que os negros não bate. Péssima comparação.
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
@@victoriakarolline8509 quem tem cultura européia infelizmente mudará de situação mais rápido . Só idiota e progressista não vê isso . Por motivos óbvios não reconhecem essa verdade , porque estaram admitindo que não é racismo que cria certas desigualdades .
@SabrinaBritoganbatte
@SabrinaBritoganbatte 4 жыл бұрын
Sou da classe média e misturada como a maioria dos brasileiros de 10 empregadas que tive na minha casa, apenas 2 eram negras, as outras eram mais brancas do que eu, pele clara e muitas tinham olhos claros. Mas eram pobres, criadas na roça.
@deus2222
@deus2222 3 жыл бұрын
Mesmo assim era mais fácil elas serem paquitas ..vc há viu pakita prera ?
@eduardoandrade7846
@eduardoandrade7846 Жыл бұрын
@@deus2222 Que argumento lixo.
@coe3408
@coe3408 Жыл бұрын
Exato. A empregada que tive mais tempo era descendente de italianos, mais branca do que eu. Silvio Almeida olha para o Brasil e acha que está vendo os EUA.
@MsGamersshow
@MsGamersshow 3 жыл бұрын
Segundo o IBGE a população negra retinta no Brasil é 12% (2019) a onde isso é maioria? 😳
@muriloyz2133
@muriloyz2133 3 жыл бұрын
kurt cobain estaria enojado com vc
@MsGamersshow
@MsGamersshow 2 жыл бұрын
@@muriloyz2133 por que? Pq eu citei dados e não emite nenhum juízo sobre isso?
@MsGamersshow
@MsGamersshow 2 жыл бұрын
@@muriloyz2133 eu só disse o que uma agência de pesquisas divulgou, não falei se é bom ou ruim , você provavelmente tem um problema sério de interpretação!
@victorpontesaguiar1916
@victorpontesaguiar1916 2 жыл бұрын
É por causa que incluem pardos como negros, por isso é maioria
@wallacesgomes
@wallacesgomes 3 жыл бұрын
O Silvio precisa urgentemente se tornar mais conhecido na TV para o grande público, seu conhecimento é gigante, suas explicações são ótimas.
@leticiaabreu2815
@leticiaabreu2815 Жыл бұрын
Voltei pra ver esse vídeo hoje, que ele foi anunciado como ministro dos direitos humanos!
@leoesf.c8003
@leoesf.c8003 Жыл бұрын
Feliz ano novo 2023 a sua positividade há 4 anos atrás tornou hoje o Silvio esse cara que vai estar lutando por nós negro o agir de Deus é tremendo Deus está no controle temos sempre que acreditar na terra que é muita ganância e ódio do próprio ser humano mas tudo tem um par tem um preto tem um branco tem o feito tem o Bonito tem ó galo tem a galinha
@Hariseldon477
@Hariseldon477 10 ай бұрын
@@leticiaabreu2815E como o previsto, se tornou um ministro de merda que passou pano pra frase do ladrão ilegítimo agradecendo os 350 anos de escravidão.
@Hariseldon477
@Hariseldon477 10 ай бұрын
@@leoesf.c8003Lutando por negros passando pano pra frase do Ladrão ilegítimo agradecendo os 350 anos de escravidão?
@MsVital123
@MsVital123 4 жыл бұрын
O nordestino é muito sofrido e há muitos loiros de olhos azuis, com a pele rachada do sol escaldante, devido à colonização holandesa.
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
Recomendo ler o trabalho de branquitude da Lia Schucman, no Brasil funcionará de maneira um pouco diferente da Norte Americana. No trabalho dela é evidenciado que a cor da pele influência dentro de todos os contextos no nosso país, sendo assim, entre os nordestinos os negros tem desvantagens em relação aos não negros.
@jeanpensador5470
@jeanpensador5470 4 жыл бұрын
Prometheus isso é em Pernambuco, em outros estados fica difícil encontrar, porém aqui em Pernambuco existe muito negros e miscigenados (pardos, mamelucos, etc).
@jeanpensador5470
@jeanpensador5470 4 жыл бұрын
Os famosos "galegos" que por aqui são conhecidos.
@variedadeseafins.....7552
@variedadeseafins.....7552 4 жыл бұрын
Falou tudo e por isso não concordo com cotas pra negro.pois existem negros classe média a rico e brancos na miséria.
@marciagoncalves6498
@marciagoncalves6498 4 жыл бұрын
@@variedadeseafins.....7552 Com certeza !
@armandomoreira7375
@armandomoreira7375 Жыл бұрын
Belíssima mensagem, perfeito diagnóstico! Se um dia for candidato à Presidência, terá meu voto!
@Hariseldon477
@Hariseldon477 10 ай бұрын
Que merda hein Mais um Mimizento e vitimista q ñ será eleito, Só se for parça do TSE.
@adaocarlos1013
@adaocarlos1013 Жыл бұрын
Parabéns Dr. Prof. Silvio, precisamos de mais pessoas com sensatez, clareza, conhecimento, inteligência, empatia e acima de tudo amor ao próximo. Explicação bem fundamentada, a mudança de qualquer cidadão vem após assistir a vídeos iguais a este. Obrigado por agora Ministro dos Direitos humanos e Cidadania . Só de imaginar que maus ministros passaram por aí, sem conhecimento no saber direitos humanos. Parabéns Ministro
@jefferson-763
@jefferson-763 Жыл бұрын
Meu caro, você como nordestinos pura e simplesmente, não se iluda, você não está incluído no discursos dele.
@adaocarlos1013
@adaocarlos1013 Жыл бұрын
@@jefferson-763 Não estou me reportando a isso e sim na forma de como o assunto pautado deve ser tratado, com respeito ao próximo seja quem for. Coisa que o governo passado, e seus ministros nunca se importou. Abraço
@johnmichael8502
@johnmichael8502 Жыл бұрын
Cotas raciais EM CONCURSO é um exemplo prática disso: exclui completamente o branco pobre que estudou a vida inteira em escolas públicas. As cotas raciais EM CONCURSOS é uma coisa feita às pressas sem ter atenção sobre a situação socioeconômica dos demais. As cotas em vestibular para entrar em universidades já é mais cuidadosa, pois elas já possuem uma visão mais global e enxerga não só o preto pobre da periferia, como também a questão socioeconômica de todos, sem distinção
@Gabriel-ud5hu
@Gabriel-ud5hu 4 жыл бұрын
Tem pessoas que realmente só se sentem bem quando vê que tem alguém com a vida pior do que a dela infelizmente.
@foreverLOGH
@foreverLOGH 4 жыл бұрын
De fato
@cristianesizinocohen1466
@cristianesizinocohen1466 4 жыл бұрын
Mas isso independe de cor de pele.
@eduardoandrade7846
@eduardoandrade7846 4 жыл бұрын
@@juliosantos5233 Mas porque há então ricos de esquerda?
@chdias26
@chdias26 4 жыл бұрын
Programas de TV que fazem sensacionalismo com pessoas ou famílias pobres se aproveitam desse sentimento.
@Ponjoo
@Ponjoo 4 жыл бұрын
é aquele ditado, pra quem ta se afogando, jacaré virá tronco... os negros tem o movimento que luta pelo seus direitos e cada vez mais ganha força. E isso é ótimo. Mas esses brancos pobres, é claro que não sofrem o que os negros sofrem, isso é um fato, mas ainda sim, são desamparados por politicas publicas e igualitária. Então aparece alguém prometendo olhar por eles (o que é um grande falácia), eles vão lá e votam nesses caras...
@vniversvs7172
@vniversvs7172 4 жыл бұрын
Muito boa análise. concordo 1000% com a conclusão. Ao trabalho, irmãos.
@tacianomm
@tacianomm 4 жыл бұрын
Excelente explicação! Agora sim faz sentido pq o racismo cresceu tanto nesta última década!
@raphaelleal8410
@raphaelleal8410 6 жыл бұрын
Nossa, que bom ver um homem negro falando das coisas que o aflingem e interessam. E tão bem. Parabéns, você ganhou o meu respeito professor Silvio.
@marianazare9859
@marianazare9859 4 жыл бұрын
A cor não tem nada ver com inteligência.tudo de vocês e negro.ele tem nome
@morenaflordelaranjeira8784
@morenaflordelaranjeira8784 4 жыл бұрын
@@marianazare9859 sim...
@polemicoinvisivel425
@polemicoinvisivel425 4 жыл бұрын
Hipocrisia. Esse negro deve ser casado com uma mulher branca.
@fabiofrizzo6503
@fabiofrizzo6503 Жыл бұрын
@@marianazare9859 a pauta do vídeo encaixa muito bem com esse comentário para de chorar explicitamente.
@emanuellemaria9432
@emanuellemaria9432 Жыл бұрын
@@polemicoinvisivel425 felizmente não, familia preta purissima!
@lucasfelicio581
@lucasfelicio581 3 жыл бұрын
e os nordestinos brancos que reside na região sudeste ou sul do Brasil que sofrem preconceitos eles não ficam de mimimi acordam cedo com a força e coragem e vai trabalhar
@henriquefernandes874
@henriquefernandes874 4 жыл бұрын
Sou branco e meu melhor amigo é negro....na escola eu sempre fui bagunceiro e não ligva p nada....ele sempre estudou muito...hoje ele é gerente da magazine luiza aqui da minha cidade e eu trabalho de servente de pedreiro.....estudem mulecada...p não precisar ficar o dia todo no sol p ganhar pouco....não importa sua cor,vc é capaz....aproveite enquanto é novo,pq depois de velho o negocio fica dificil em....
@grktsu7109
@grktsu7109 3 жыл бұрын
Você tem um celular pra reclamar da vida , não é tão ruim assim né !?
@flowrepins6663
@flowrepins6663 2 жыл бұрын
com cotas racistas fica muito facil mesmo sem estudar
@isaiasarcanjoynwa6032
@isaiasarcanjoynwa6032 2 жыл бұрын
@@flowrepins6663 Errado . As cotas na real são sociais , ate pq d espaço para pessoas brancas que não vivem em boa situação também, no caso as mais clarinhas .
@relaxaramente5813
@relaxaramente5813 Жыл бұрын
​@@flowrepins6663 então vá estudar neh. Ficar falando merda na internet não ajuda!
@ellembotelho
@ellembotelho 4 жыл бұрын
Que ser humano esplendoroso. Quanta inteligencia e domínio do assunto.
@afonsosantos1743
@afonsosantos1743 3 жыл бұрын
Enganjado
@macgyverbt7514
@macgyverbt7514 Жыл бұрын
Nem conhece o cara pessoalmente e já vem bostejar aqui nos comentários.
@atlascontemporaneo7026
@atlascontemporaneo7026 Жыл бұрын
O problema é eu ser pardo (mas não o suficiente pra pegar cota) criado em favela do RJ, escola pública que tinham 2 professores apenas que davam aula, o resto vivia em greve e magicamente no final do ano eu estava aprovado em matéria que eu nunca nem tinha visto o professor, agora ter que competir por uma vaga no concurso ou em faculdade com o playboy que mora em copacabana. O problema é esse.
@mocinhanositio1345
@mocinhanositio1345 Жыл бұрын
Onde tá no IBGE que todo Branco é Rico ? Eu sou Branco , Pobre e ainda nasci e moro em um Sítio no Interior do Interior do interior do Interior do Estado de São Paulo ,sou Agricultor , ganho apenas 1 salário mínimo e não tenho estudo pq no campo do Interior do Interior do Interior do Interior do Estado de São Paulo não tem escolas
@fabriciogoto4297
@fabriciogoto4297 4 жыл бұрын
venho tentando refletir sobre o uso do termo "privilégio" não sobre o ponto de vista da verdade, mas sobre o uso estratégico, todos os dias em redes sociais vejo esse termo, boa parte das vezes é uma tentativa agressiva (não achei a palavra ideal) de explicar o conceito, me parece uma abordagem confusa e contraproducente no que toca o nosso "white trash", entendendo o nosso "white trash" (por ser parte dele) como uma massa branca não necessariamente racista e nem tão "white" mas necessariamente mal alfabetizada, com pouco acesso as artes, filosofia, sociologia etc... porém encontro dificuldade para debater, como se eu recusasse o racismo... os movimentos sociais precisam ser repensados e democratizado...
@cassius573
@cassius573 4 жыл бұрын
White trash no Brasil é raro. A maioria dos brancos pobres, miscigenou. E pode ser branco no fenótipo, mas tem aquele pé na senzala ou na oca. As regiões majoritariamente brancas como comunidades mais coesas de levas de imigração européia recente tem um IDH muito maior que a média do Brasil, portanto um número muito menor de miseráveis e/ou analfabetos.
@fernandofontenla8466
@fernandofontenla8466 4 жыл бұрын
Pois é, Goto. Mas pra isso é necessário diálogo. E infelizmente o diálogo está muito dificultado, pois qualquer contestador das táticas atuais é rotulado das piores coisas e sofre ostracismo dos grupos ativistas.
@robertoprimordial2633
@robertoprimordial2633 4 жыл бұрын
No Brasil o racismo não é grave , alguns indivíduos são racistas . São ínfimos , a maior parte da dificuldade dos negros e psicológica e cultural . Querem mais visibilidade mas não querem serem cultos , funk , carnaval . Meu pai é uma pessoa simples , humilde , sem qualquer preconceito , a tal ponto que o sonho dele era ver os filhos casados com negras . Mas um dia , enquanto estudava , uma professora negra disse uns inverdades em defesa dos negros e nesse ponto meu pai que já tinha mais 40 criticou . " Professora , eu trabalho o dia inteiro na obra , sou pobre , mas mesmo assim estou aqui terminando meus estudos na parte da noite . A senhora erra ao dizer que o negro não tem oportunidades , que sofrem mais que os outros , convido a senhora a entrar no meu carro e darmos um volta no bairro , passando em frente de muitos bares . Vou mostrar quantos brancos estão bebendo e quantos negros estão lá gastando o que ganham . Oportunidades não faltam , eles botaram na cabeça que é difícil e que o racismo é grande e pronto " . A professora ficou quieta , e lhe deu razão . Meus padrinhos são negros , escolhidos por mim , trabalhadores e sérios , minha melhor professora era negra , todos a respeitavam . Meus avós tinham o cabelo duro , até crespo . Todos no Brasil são descendentes de negros , você anda nas ruas e vê que metade da população tem pele escura . Não são minoria , não são odiados como pregam . O sistema político e corrupto pode até não gostar deles de verdade , mas são populistas que os defendem de um inimigo que não existe , dando-lhes direitos absurdos como compensação por coisas raras , de tempos remotos . Jogue um brasileiro branco com cultura familiar européia nas mesmas condições que um negro , logo ele começa a se organizar sem medo , faz empréstimos , arruma a casa , faz jardins . Não tem medo de tomar decisões , logo ele tem um negócio próprio . Já testemunhei muito isso . O negro que não tem tal cultura , acreditando nas histórias manipuladas na escola , já pensa que está ali por que no passado lhe roubaram , e não tem como ir pra frente sem o que pensa ser seu . Digo isso como amigo e descendente dos negros , isso afeta-me , porque são meu povo . Vivemos numa sociedade progressista facista .
@cristianesizinocohen1466
@cristianesizinocohen1466 4 жыл бұрын
Me fez lembrar aquele trecho da música do Michael Jackson " Black or White " : " É uma guerra de territórios numa escala global Eu preferiria ouvir os dois lados dessa história Veja, não se trata de raças Apenas lugares, rostos De onde vem seu sangue, é onde fica o seu lugar Eu já vi o brilhante ficar mais opaco Eu não vou passar a minha vida sendo uma cor "
@rogerscleykrebisdasilva4308
@rogerscleykrebisdasilva4308 3 жыл бұрын
O complicado é que há muitas pessoas que é fruto de muita mistura racial, mas mesmo assim quer ser racista.
@antoniocazarine
@antoniocazarine 6 жыл бұрын
Professor Silvio é foda!
@alanaoliveira7061
@alanaoliveira7061 4 жыл бұрын
Muito interessante! Fiquei com vontade de comprar o livro!
@moises9aur977
@moises9aur977 4 жыл бұрын
Máximo respeito!!
@FernandoSilva-fr4dp
@FernandoSilva-fr4dp 4 жыл бұрын
O mundo é violento,preconceituoso e intolerante. Sem memória não existe consciência e nem gratidão.
@adautomaestro3128
@adautomaestro3128 4 жыл бұрын
Revela o que Franz Fanon já apontava sobre o fato de que a construção da igualdade racial não se resume a igualdade de distribuição de renda. A estruturação do racismo é muito mais grave do que se imagina.
@Diego2609
@Diego2609 3 жыл бұрын
Comentário pontual, certeiro!
@flowrepins6663
@flowrepins6663 3 жыл бұрын
@@Diego2609 distribuicao de renda nao existe cada um lluts para ter o seu eh meritocracia ngm sai dando o csra que se mata de estudar para vjrar um medico um advogado e faz o dele
@jo1se_carlos
@jo1se_carlos 4 жыл бұрын
Parabéns, professor!
@danieldacosta8403
@danieldacosta8403 4 жыл бұрын
Muito interessante essa noção de "salário psicológico".
@guilhermethf
@guilhermethf 3 ай бұрын
É uma mentira socialista, branco e preto pobre é igual, digo isso por experiência pessoal
@lismarantoniovilela7660
@lismarantoniovilela7660 3 жыл бұрын
Professor sua inteligência, sua integridade, sua temperança, o modo que fala, o modo que traz a História, seu tom de voz me inspira a ser cada dia um ser humano melhor, ser um professor melhor, obrigado por existir.
@socorroportal7113
@socorroportal7113 3 жыл бұрын
O problema não é cor e sim poder de compra que não tem, salário defasado, não tem emprego, muita falta de oportunidades e o pior, muita padrinhagem.
@wilsontadeu3416
@wilsontadeu3416 Жыл бұрын
Muito bom, excelente apresentação ótimo conteúdo gratidão.
@FelipeOliveira-fh2ip
@FelipeOliveira-fh2ip 4 жыл бұрын
Silvio Almeida fala incrivelmente bem e com muits precisão.
@v.n.v.x
@v.n.v.x 6 жыл бұрын
Silvio Almeida nunca decepciona!! Sempre excelente!
@ricardongodoy
@ricardongodoy 4 жыл бұрын
@@ronyboccoli9905 O suficiente para quem tem mais que dois neurônios.
@ricardongodoy
@ricardongodoy 4 жыл бұрын
@@ronyboccoli9905 Seu comentário foi tão profundo quanto um pires com água.
@ricardongodoy
@ricardongodoy 4 жыл бұрын
@@ronyboccoli9905 Uau! Mandou bem Rony Bocó! Kkkkkk
@ricardongodoy
@ricardongodoy 4 жыл бұрын
@@ronyboccoli9905 Depois que vc aprender a escrever corretamente, a gente conversa. #paz
@ricardongodoy
@ricardongodoy 4 жыл бұрын
@@ronyboccoli9905 Tb te amo.
@arlethteran
@arlethteran 4 жыл бұрын
Além da discriminação racial existe tbm a sócio-economica.
@danieldepaula6930
@danieldepaula6930 4 жыл бұрын
Exatamente. Daí a necessidade de conversar com os brancos afetados pela desigualdade socioeconômica quanto à necessidade das ações afirmativas específicas a questões raciais. Senão, é prato cheio para esses brancos, em seu ódio por se sentirem injustiçados por também não terem a vantagem que traz a ação afirmativa no campo racial, serem massa de manobra para a extrema-direita. Infelizmente, isso tem acontecido muito no mundo mesmo...
@afonsosantos1743
@afonsosantos1743 3 жыл бұрын
Mix discriminatório
@deus2222
@deus2222 Жыл бұрын
@@danieldepaula6930 tem as cotas sociais. O ódio deles independe disso.
@cristianosiqueira1536
@cristianosiqueira1536 Жыл бұрын
O racismo sempre tá atrelado a questão econômica. Por isso, é mais difícil presenciar racismo entre pessoas pobres, digo isso porque é super normal um branco pobre se casar com um negro pobre, pelo menos aqui no Brasil.
@eduardoandrade7846
@eduardoandrade7846 Жыл бұрын
@@deus2222 Mas se tem a sociais que abrange a todos os pobres. Por que a necessidade da Racial? Para promover o apartheid educacional e político ?
@jgsppa61
@jgsppa61 Жыл бұрын
Estamos muito bem representados com a figurinha do Sr. Silvio
@carolinenicolosigarcia317
@carolinenicolosigarcia317 2 жыл бұрын
Excelente explicação!!
@pauloreis3922
@pauloreis3922 4 жыл бұрын
Muito bom ouvir uma pessoa abordar um tema tão complexo como este, de uma forma tão simples, fundamentada em argumentos incontestáveis, no entanto, sem perder a sensibilidade e emoção na fala. Parabéns professor!
@ederrosadossantos9550
@ederrosadossantos9550 6 жыл бұрын
Caraaaaaca... que loko!Clareou legal!! Eu sentia isso, mas não sabia como expressar. Ficava algo sem explicação mas também algo na ponta da língua... nossa...
@johnnyalf5409
@johnnyalf5409 5 жыл бұрын
Éder Rosa dos Santos Silva eu também não sabia expressar.
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
Pra complementar, recomendo ler ou ver vídeos sobre o trabalho de branquitude da Lia Schucman, no Brasil funcionará de maneira um pouco diferente da Norte Americana. No trabalho dela é evidenciado que a cor da pele influência dentro de todos os contextos no nosso país, sendo assim, entre os nordestinos os negros tem desvantagens em relação aos não negros.
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
@@johnnyalf5409 Recomendo ler o trabalho de branquitude da Lia Schucman, no Brasil funcionará de maneira um pouco diferente da Norte Americana. No trabalho dela é evidenciado que a cor da pele influência dentro de todos os contextos no nosso país, sendo assim, entre os nordestinos os negros tem desvantagens em relação aos não negros; os pobres, idem.
@johnnyalf5409
@johnnyalf5409 4 жыл бұрын
@@MsSamuelvitor Eu era amigo virtual da Lia. Vi o video dela no TEDX. rs
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
@@johnnyalf5409 massa!!
@mauriciovcsvaoterquemeengo9957
@mauriciovcsvaoterquemeengo9957 4 жыл бұрын
Caraca que aula, 6:57 de video muito bem aproveitados
@marcusivansantana6979
@marcusivansantana6979 4 жыл бұрын
Parabéns pela lucides da abordagem sobre tema tão complexo. Este tipo de abordagem é muito importante para ama verdadeira transformação social. Abordagens simplórias e aparentemente objetivas passam a resolver parte do problema e aumentam a dimensão do problema como um todo. Parabéns! Ao Sr. Silvio Almeida.
@andreaferraz7043
@andreaferraz7043 6 жыл бұрын
Que exposição bem feita! Parabéns!
@brunagoncalves8374
@brunagoncalves8374 4 жыл бұрын
Ótima análise.
@angelanagai3733
@angelanagai3733 4 жыл бұрын
obrigada! essa luta é de todos!
@amonnymous
@amonnymous Жыл бұрын
Silvio Almeida Presidente!
@geovini4719
@geovini4719 5 жыл бұрын
Silvio, muito obrigado, que ideias maravilhosas para se explorar, para fortalecer sujeitos e movimentos políticos e sociais!
@geanezolk8241
@geanezolk8241 3 жыл бұрын
Adorei muito bom.vou compartilhar sempre.
@pepitopepito1855
@pepitopepito1855 4 жыл бұрын
Vou comprar o livro, obrigado pela dica
@gersonigorcamposmutti5253
@gersonigorcamposmutti5253 5 жыл бұрын
Parabéns pela análise.
@Edson9821
@Edson9821 3 жыл бұрын
Como é bom te ouvir falar. Inspira e instrui. Gratidão
@lucianescardovelli6929
@lucianescardovelli6929 4 жыл бұрын
Meu marido é branco de olhos azuis, e um dia ele me chamou a atenção sobre o sofrimento silencioso, disfarçado e cruel , a cobrança do êxito financeiro. Luciane.
@anandalucas7556
@anandalucas7556 3 жыл бұрын
Um verdadeiro intelectual, o estudo dele é perfeito
@alexandregoulart902
@alexandregoulart902 4 жыл бұрын
Perfeita análise. .
@wallacesgomes
@wallacesgomes 3 жыл бұрын
Obrigado pelos ensinamentos. Isso é conhecimento para aplicação na vida, uma faculdade de sociologia em alguns minutos
@tanyushatanyzinha1282
@tanyushatanyzinha1282 5 жыл бұрын
Video muito inteligente!
@anachagas1353
@anachagas1353 Жыл бұрын
Primeira vez que te assisto Silvio e gostei do teu argumento suas palavras são muito bem colocada um abraço irmão
@rosanarodrigues8363
@rosanarodrigues8363 4 жыл бұрын
Gostei da forma q o assunto foi abordado, porém, sinto q ainda há mto a se desenvolver nesta questão. Há d se considerar a conquista d direitos igualitários e não privilégios d poucos.
@ericklopes4046
@ericklopes4046 4 жыл бұрын
"The lower class is there just to scare the shit out of the 'middle class'". É, George Carlin estava certo. Salário Psicólogico. "Seje grato pois tem gente que tá numa situação bem pior do que a sua. Você é, portanto, privilegiado". Como se viver numa sociedade inerentemente dividida em classes sociais fosse uma coisa boa. Nada pior para consciência de classe.
@ludwigwittgenstein1280
@ludwigwittgenstein1280 4 жыл бұрын
Exatamente. Elimine a classe média pra ver o que acontece...
@ericklopes4046
@ericklopes4046 4 жыл бұрын
@@ludwigwittgenstein1280 Based Wittgenstein. Li num livro do Zizek que Ludwig se masturbou nas trincheiras da primeira guerra mundial enquanto pensava em equações matemáticas. Esse filósofo é um meme imortalizado.
@henriquelelli566
@henriquelelli566 Жыл бұрын
Caraca!!! Que genial!!! 🤯
@rafaelmollica6048
@rafaelmollica6048 4 жыл бұрын
Caramba, isso foi uma aula mesmo.
@max200869
@max200869 3 жыл бұрын
Silvio você é preciso!
@anacynunes
@anacynunes 4 жыл бұрын
Dr. Silvio é um espetáculo na oratória, no domínio e na clareza dos assuntos que trata. Excelente!
@guilhermethf
@guilhermethf 3 ай бұрын
Pena que peca no conteúdo
@Joao-pf8jn
@Joao-pf8jn 3 жыл бұрын
Salário psicológico, essa expressão me levou a sérias reflexões, obrigado por apresentar essa ideia.
@Ademir2809
@Ademir2809 Жыл бұрын
isso é da natureza humana, um sentimento involuntário, vou dar um exemplo, supomos que vc está na faculdade fazendo uma disciplina com 20 alunos, o professor aplica a prova e quase todos tiram entre 2 e 4 na prova incluindo vc; neste caso vc de certa forma se conformaria com o fracasso, entretanto, se somente vc e mais umas duas ou 3 pessoas tirassem essa nota baixa, e todo o resto fosse bem, vc involuntariamente teria tristeza, raiva, sentimento de incapacidade, e até mesmo inveja dos demais colegas que foram bem. Moral da história, quando vc faz parte de um grupo pequeno que esta se ferrando, é impossível vc aceitar estar na minoria prejudicada com naturalidade.
@camilaaraujo6740
@camilaaraujo6740 4 жыл бұрын
Boas reflexões.
@washingtondrummond2694
@washingtondrummond2694 5 жыл бұрын
Muito bom o vídeo
@santosdario3337
@santosdario3337 4 жыл бұрын
Silvio Almeida, vou passar a segui-lo no youtube. Vídeo muito explicativo!
@arthurferraz6448
@arthurferraz6448 3 жыл бұрын
Muito interessante, já tinha pesquisado e refletido a este respeito do salário psicológico. Outra percepção minha d que foi falado no vídeo é a respeito do neoliberalismo se usar das pautas identitárias para pagar salários mais baixos, assim vemos a Natura, MCdonalds, etc se valerem destas bandeiras, mas pagarem salários muito abaixo. Outra coisa que tenho observado, costumo fazer o mesmo trecho usando o Uber, quando o motorista é negro a avaliação dele costuma ser mais baixa e o percurso fica mais barato. Seria isto um reflexo da sociedade racista, ou, um algoritmo racista? não há nenhuma base científica na minha provocação, só uma percepção mesmo.
@luislopes7367
@luislopes7367 Жыл бұрын
Num vídeo de menos de 7 minutos o cara consegue dar uma aula que vale por um curso! Muito f...!
@suami.rochajr
@suami.rochajr 2 жыл бұрын
Professor, admiro seu trabalho, sou apenas um reles autodidata historiador e geógrafo mas, se consigo acrescentar alguma coisa seria no sentido da própria experiência sendo nordestino, não negro, oriundo de família que oscilou entre classe baixa, média, alta (para os nossos padrões) percebo que o preconceito está diretamente e indiretamente no benefício que este ou aquele pode proporcionar, ou seja, se eu sou rico (nordestino ou preto) ainda assim posso beneficiar outro com meu dinheiro (diretamente). Se sou pobre mas branco e influente posso beneficiar o outro (não com a cor) com a "blindagem que a sociedade me atribui.
@RiderSet
@RiderSet 5 жыл бұрын
GÊNIO, como sempre...
@josianereis3749
@josianereis3749 3 жыл бұрын
Gostei muito do final do vídeo onde o professor aborda sobre a manutenção do sistema capitalista com a INSERÇÃO dos grupos minoritários / indenitários, será que só se inserir dentro desse sistema mesmo? Ou será que esse sistema só está se aproveitando desses discursos de mudança para se manter??? Esse ponto sempre ficou matutando em minha cabeça, é muito bom ouvir esses questionamentos do professor Silvio, uma mente maravilhosa!
@carolsantista1896
@carolsantista1896 2 жыл бұрын
Tem que haver mais debates como esse nas emissoras , de movo ao vivo e frequentemente, para que haja uma evolução em algo
@user-pf8cc7ji8p
@user-pf8cc7ji8p Жыл бұрын
O maior equívoco dos movimentos antiracismo negros é sempre dar a entender que qualquer um que seja não negro, não favelado ou não morador de periferia automaticamente é um privilegiado.
@karinaholanda9471
@karinaholanda9471 6 жыл бұрын
Adoro o canal e as explicações do Silvio Almeida, porém me atrevo a dizer que dessa vez não consegui compreender muito, além do termo salário psicológico, acho que poderia ter ficado mais explicado. Abraços!
@GabeAlbuquerque
@GabeAlbuquerque 4 жыл бұрын
A questão do salário psicológico é a seguinte (lembrando que isso se aplica no contexto dos Estados Unidos): O branco oprimido não percebia que era oprimido pois haviam pessoas negras passando por situações piores que as deles. Ou seja, é aquela ideia de que "estamos mal, mas poderíamos estar pior que eles". O sofrimento do outro acaba servindo como fator atenuante do próprio sofrimento.
@pedromarques5948
@pedromarques5948 4 жыл бұрын
Não dá para perceber porque é treta.
@MsSamuelvitor
@MsSamuelvitor 4 жыл бұрын
Recomendo ler o trabalho de branquitude da Lia Schucman, no Brasil funcionará de maneira um pouco diferente da Norte Americana. No trabalho dela é evidenciado que a cor da pele influência dentro de todos os contextos no nosso país, sendo assim, entre os nordestinos os negros tem desvantagens em relação aos não negros.
@mariaaparecidapereira4272
@mariaaparecidapereira4272 4 жыл бұрын
@@GabeAlbuquerque Sofrimento do outro é uma espécie de párea social.
@jorgesantossantos3547
@jorgesantossantos3547 4 жыл бұрын
Karina,recomendo que você reveja várias vezes e medite sem pressa. Ver uma só vez é insuficiente para compreender.
@evandrorezende355
@evandrorezende355 Жыл бұрын
Gostei desse senhor. Seu modo de falar e sua reflexão são elogiáveis.
@Birimbeto
@Birimbeto 4 жыл бұрын
Sensatez e bons argumentos derrubam qualquer ideologia retórica. Bravo.
@mariaedecataniantunes3931
@mariaedecataniantunes3931 3 жыл бұрын
b tarde Prof.parabéns...vc é excelente...
@fabioalves6613
@fabioalves6613 4 жыл бұрын
Fui boa parte da minha vida um branco ferrado, inclusive já passei por preconceitos em virtude da minha classe social. É horrível ser tratado como se fosse inferior ou como se não pertencesse a certos habitantes! Imagino q tbm é horrível para um negro passar por uma situação assim em virtude de características físicas, e considero legítima a luta para mudar isso. Hj com muita luta, inteligente e sabedoria, consegui mudar a minha realidade, mas nunca tive cota em faculdade por exemplo!! Acho um tanto quanto egoísta da parte dos movimentos negros no Brasil acharem q cotas é pra cobrir dívida histórica e deixarem de lado todas as mazelas da sociedade no presente. Quando se pensa em um mundo mais junto, se pensa em um mundo mais justo pra todos, e não num mundo mais justo para si próprio, ou de privilégios!
@lucysankler8203
@lucysankler8203 4 жыл бұрын
Vc mudou sua realidade, negro pode mudar sua realidade para muito melhor e vai continuar preto e é só isso que vão enxergar.
@camilavilaflor3996
@camilavilaflor3996 4 жыл бұрын
Ta querido, mas você foi tratado como um merda pq vc era pobre. Pobreza tem como se "resolver". E a cor? Já o preto é tratado como lixo até quando tem grana. Meu pai tem grana e sempre duvidam da origem ou duvidam se o carro é dele mesmo ou de algum patrão. Tudo porque ele é negro. Sempre há brancos duvidando dele, colocando o caráter dele "à prova". QUANTOS CASOS DE RACISMO VOCÊ JA VIU COM ARTISTAS NEGROS RIQUISSIMOS????
@linocostarossa5488
@linocostarossa5488 4 жыл бұрын
@@camilavilaflor3996 eu como homem branco, identificado como pobre pelo próprio IBGE, e gay faço a seguinte questão o que se coloca é, se resolve racismo ou LGBTfobia ou machismo, condições ''imutáveis'' da subjetividade com a percepção de riqueza material desses grupos ? O que deveria acontecer então seria uma porcentagem fiel da população nas camadas ricas, médias e pobres das diferenças sociais ? a gente importa muitos conceitos de militancia dos EUA que foca muito em uma perspectiva de consumo e não de cidadania (o próprio artigo sobre ''white privilege'' é quase q em torno desse fenomeno) ainda mais em grupos que se dizem muito anti coloniais. No mais o Brasil tem um grande problema, aqui não existe mobilidade economica de classes como em outros paises não, é muito dificil sustentar a ideia de que o brasil que seja única e exclusivamente pais racista, assim como todos os capitalistas tbm é classista. Não é o caso do Brasil, mas como explicar países que têm uma maioria etnica enorme de brancos, como todos os países da europa e que mesmo assim pessoas brancas vivem em condições desumanas ? obviamente que não é racismo, isso pq não é só o racismo que coloca os seres humanos em condições degradantes de vida não ( como querem dizer vários militantes negros e negras inclusive), a classe, a etnia, o genero, a orientação sexual e todos os marcadores também importam. Mesmo que minoritários em escolas particulares é muita ingenuidade achar que uma pessoa negra que estuda em escola particular estar em mesma condição de concorrer a cotas com uma pessoa negra que estuda em escola pública de maioria negra, inclusive. Eu não acho q situações de opressão sejam resolvidas em uma estrutura piramidal da sociedade e se realmente o sol é pra todos não existe escalonamento de opressões, o movimento negro brasileiro erra demais quando se coloca contrário a cotas sociais como se brancos pobres fossem roubar o espaço de negros em sua ascenção social. eu já cansei de passar por situações de homofobia por amigos héteros negros por exemplo, mas se eu faço a denuncia objetiva sem se quer mencionar a subjetividade dos meus agressores desses problemas (como já cansei de fazer contra brancos homofóbicos) eu sou taxado de racista, é ridicula a situação, cansei de ver as minorias se mitificando e se tratando como pessoas perfeitas, que não conseguem discutir suas opressões mas tratá las como tabu (mesma critica aos movimentos LGBTs e feministas e de todas as minorias por sinal), local de fala é uma narrativa sobre algo e que pode (e em democracia DEVE), ser possível de críticas. tem seus acertos o vídeo, mas tem seus erros tbm. Eu discordo que exista um ressentimento desse tipo por parte de brancos pobres, mas um questionamento pelo fato de não se ter criado cotas classistas até a lei mais atual de cotas de escola pública.
@spectreHuNtEr1
@spectreHuNtEr1 4 жыл бұрын
@@camilavilaflor3996 vc acaba de afirmar que cotas não resolve a questão racial, pode até resolver a questão social mas a primeira não.
@amabile8957
@amabile8957 4 жыл бұрын
O sistema de cotas não foi criado inicialmente por conta da desigualdade social (mesmo sendo um ponto importante), e sim por conta do rascismo e violência que pessoas negras sofrem. Esse sistema foi criado, para colocar negros e brancos no mesmo ambiente forçando a convivência de forma não violenta, e através da convivência, acabar com o preconceito. Por isso que ainda precisamos desse sistema, e foi criado outros tipos de cotas, para atender as demais minorias, e ir acabando aos poucos com outros preconceitos. A desigualdade social é consequência do sistema capitalista, que explora o trabalhador, mas a população negra sofre com a desigualdade e o rascismo estrutural.
@goretebatistasilva1749
@goretebatistasilva1749 4 жыл бұрын
"Apesar de miseráveis somos melhores que os negros": salário psicológico
@matheusschwab9475
@matheusschwab9475 4 жыл бұрын
Fonte: Vozes da minha cabeça.
@Kratos-jz9oj
@Kratos-jz9oj 4 жыл бұрын
Fonte : reuniões NAZi fascista de Gramado RS😉....
@ludwigwittgenstein1280
@ludwigwittgenstein1280 4 жыл бұрын
É porque melhor ou pior se mede pelo pode econômico.
@matheusschwab9475
@matheusschwab9475 4 жыл бұрын
@@Kratos-jz9oj Pega meia dúzia de doentes mentais e usa como exemplo para dizer que milhões de pobres brancos pensam assim... Isso aí é desonestidade intelectual, com você mesmo por ignorância, ou com os outros por falta de caráter.
@vishadow1651
@vishadow1651 4 жыл бұрын
@@matheusschwab9475 exatamente, uma prática sofista e torpe, em relação com a conduta de um grupo social.
@tov3129
@tov3129 4 жыл бұрын
Por mais Silvio Almeida nas mídias!
@marcelovencerdigital1609
@marcelovencerdigital1609 Жыл бұрын
Muito bom. Parabéns.
@erickcruz4849
@erickcruz4849 5 жыл бұрын
Muito bom, professor!
@fatimabarreto6302
@fatimabarreto6302 4 жыл бұрын
Se o Brasileiro pensasse , nossa realidade seria outra .
@eduardocardoso8967
@eduardocardoso8967 4 жыл бұрын
O ser humano, num geral, não pensa, tem isto como coisa feia, pessimista. Se a pessoa for pensante, logo, é autista, é desviada. A mídia e a sociedade só conduz as pessoas a não raciocinarem e só procurar emoções. Então "outros" pensam por ela.
@sergiosergio6290
@sergiosergio6290 Жыл бұрын
Gostei desse cara compreendo perfeitamente ele.
@mateusbutinhone9419
@mateusbutinhone9419 2 жыл бұрын
Que apresentação fantástica, minha mãe é negra e toda a sua família, nunca me encaixei nem no grupo negro, nem no branco (por sem pobre). Faz todo sentido sua fala, obrigado.
@diogenescinico
@diogenescinico 2 жыл бұрын
Se sua mãe é negra, você já não pode se considerar branco. Não é a cor de pele que define isto.
@katiamariasg
@katiamariasg 4 жыл бұрын
A inteligência dele e sua forma tranquila de falar me lembra Martin Luther King. Bem centrado.Esse é o caminho analisar a sociedade e propor sugestões e ideias que contemplem a todos que agreguem , mais não divida , seja brancos ou negros!.
@efijr4505
@efijr4505 4 жыл бұрын
Que aula meus amigos, que aula!!!
@hamiltonneres1792
@hamiltonneres1792 Жыл бұрын
Só a educação e o conhecimento liberta...
@marceloxsweet1358
@marceloxsweet1358 4 жыл бұрын
Que discurso sensato e inteligente.
@lari5855
@lari5855 4 жыл бұрын
Muito importante que a população branca entenda questões como o do salário psicológico pra n replicar esse modelo, ótima explicação
@eduardopascoal740
@eduardopascoal740 4 жыл бұрын
Mas esse modelo feminista não ajuda o negro pobre e o despreza em um vagão de metrô da mesma maneira que a "polícia racista" faz com o mesmo.
@fernandogomes4263
@fernandogomes4263 4 жыл бұрын
É necessário que os brasileiros comecem a entender que não são de fato brancos, 90% da população brasileira NÃO É BRANCA, temos que desfazer esse projeto de embraquecimento fajuto da população. Uma pequena parcela da elite é branca, e os descendentes de imigrantes dos últimos séculos no sul são brancos, a de fato população brasileira nunca será branca. O brasileiro tem que entender que não é branco e que é pobre e buscar por justiça social.
@lari5855
@lari5855 4 жыл бұрын
@@fernandogomes4263 não tenho propriedade para falar do assunto, por isso, recomendo que você pesquise sobre a teoria de uma gota de sangue. Segundo militantes negros que eu sigo aqui no Brasil, essa teoria que citei não é aceita no país. Um dos exemplos citados que me recordo é de que a Maísa do Sbt é branca e reconhecida como tal, porém, seu pai é negro, mesmo assim, ninguém olha p influenciadora e a reconhece como da etnia negra. Ainda estou tentando compreender esses assuntos, mas concordo contigo, precisamos buscar por justiça social
@cristianesizinocohen1466
@cristianesizinocohen1466 4 жыл бұрын
@@fernandogomes4263 existem pessoas de todas as cores no Brasil, e nem por isso deixamos de ser miscigenados ; essa é uma das grandes forças do nosso país, é que muitos infelizmente são tão limitados e racistas que nem entendem isso.
@fernandogomes4263
@fernandogomes4263 4 жыл бұрын
@@lari5855 Porque no Brasil existiu um "projeto de embraquecimento da população", se você tem um pai negro, não é uma gota de sangue, é metade do seu DNA. Esse projeto de embraquecimento prejudica a consciência social do brasileiro, ele fica achando que é algo que não é. No Brasil se classifica brancos pela cor, mesmo a pessoa tendo todas as outras características de outra etnia. Repito: 90% da população brasileira não é branca, quem nega isso além de ajudar a não melhora do quadro social brasileiro, nega a realidade. Recomendo que leia sobre os projetos de eugenia que existiram no Brasil.
@marco.nascimento
@marco.nascimento 4 жыл бұрын
Sensacional, tanto conhecimento num vídeo tão curto
@jlima5560
@jlima5560 Жыл бұрын
Muitos nordestinos são brancos, sofreram tanto quanto os negros, com a pobreza e a xenofobia em SP e RJ.
@sandrabomfim8833
@sandrabomfim8833 Жыл бұрын
Show de bola!!!
O QUE É RACISMO ESTRUTURAL? | Silvio Almeida
10:29
TV Boitempo
Рет қаралды 981 М.
RACISMO E ENCARCERAMENTO EM MASSA | Silvio Almeida
22:26
TV Boitempo
Рет қаралды 68 М.
ТАМАЕВ vs ВЕНГАЛБИ. Самая Быстрая BMW M5 vs CLS 63
1:15:39
Асхаб Тамаев
Рет қаралды 4,5 МЛН
Just try to use a cool gadget 😍
00:33
123 GO! SHORTS
Рет қаралды 81 МЛН
#98 - Cida Bento e o Pacto da Branquitude | PRETOTECA
32:40
Rádio BandNews FM
Рет қаралды 6 М.
O QUE É ALIENAÇÃO? | #LéxicoMarx com Ricardo Antunes
13:05
TV Boitempo
Рет қаралды 126 М.
O QUE É O SIONISMO?
22:57
Parabólica
Рет қаралды 51 М.
Dialogando com professores da rede sobre letramento racial
30:44
Escola de Formação Paulo Freire
Рет қаралды 6 М.
Biopolítica e Necropolítica | Michel Foucault, Giorgio Agamben e Achille Mbembe
15:25
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 84 М.
Silvio Almeida | ENTRELINHAS | Mano Brown
22:49
Silvio Almeida
Рет қаралды 316 М.
A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO? | #LéxicoMarx com Alysson Mascaro
14:44
O MIMIMI DO RACISMO REVERSO | Ana Paula Xongani e Lili Schwarcz
11:40
Ana Paula Xongani
Рет қаралды 105 М.
LÉLIA GONZALEZ: O RACISMO ESTRUTURAL | Jaqueline Conceição
8:47
Casa do Saber
Рет қаралды 154 М.