No video

Relações interculturais no espaço escolar: repensando formas de conviver, trocar e transformar

  Рет қаралды 86

Infâncias Protagonistas

Infâncias Protagonistas

Күн бұрын

Webinário 5 (2024) - Região Sudeste - Relações interculturais no espaço escolar: repensando formas de conviver, trocar e transformar
Proposta: O objetivo dessa conversa é compartilhar diferentes experiências e vivências sobre relações interculturais no espaço escolar, considerando-se, sobretudo, histórias de crianças e jovens protagonistas migrantes e refugiadas aqui no Brasil. Mais especificamente, pretende-se repensar e conversar sobre diferentes formas de conviver, escutar e narrar, brincar e experimentar, trocar e transformar, que possam contribuir para uma nova imaginação das relações humanas e interculturais, e, assim, fortalecer uma cultura de direitos humanos baseada nas diferenças, diversidades e singularidades.
Participantes:
Mariana Alejandra Roedel Salles Toro nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha, e é filha de migrantes: sua mãe veio de Minas Gerais; e seu pai, do Chile. Conviveu de perto com as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vêm de outro país, com outra cultura e língua materna. Concluiu sua graduação e mestrado em Geografia na PUC-Rio e é professora de geografia da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, na Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar. Por conta de sua história e de sua fluência em espanhol, aproximou-se dos alunos venezuelanos que chegaram na escola. Participa do projeto “Histórias de migração e refúgio: narrar, conviver, transformar” desde seu início, em 2022.
Maria de Los Angeles Mata Guevara é estudante do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Zuleika Nunes de Alencar, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Tem 14 anos e chegou ao Brasil no final de 2019, junto com seus pais e três irmãos. Veio da cidade de Puerto de la Cruz, na Venezuela, e ingressou no país por Roraima. Participa do projeto “Histórias de migração e refúgio: narrar, conviver, transformar” desde seu início, em 2022.
Dione Aparecida Fonseca nasceu em Minas Gerais, Montes Claros, e chegou em São Paulo quando tinha 2 anos, junto com sua mãe, gestante de sua irmã. Formou-se no Magistério e depois em Pedagogia. Cursou pós-graduação em Educação Musical e Artes. Desde 2006 é professora do Município de São Paulo e em 2016, iniciou sua jornada na EMEI João Mendonça Falcão, onde desenvolve um projeto de acolhimento e integração das crianças brasileiras e migrantes, através da escuta, da música e da troca entre as culturas.
Mediação:
Rosana Kohl Bines (Mediação) - Professora do Departamento de Letras e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio.
Roberto Vilchez Yamato (Mediação) - Professor do Instituto de Relações Internacionais e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da PUC-Rio.
Realização:
Grupo Imagens E(m) Cena
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Apoio:
Edital Pró-Humanidades/CNPq
FAPDF
PPGCEN/UnBé

Пікірлер
If Barbie came to life! 💝
00:37
Meow-some! Reacts
Рет қаралды 78 МЛН
He bought this so I can drive too🥹😭 #tiktok #elsarca
00:22
Elsa Arca
Рет қаралды 9 МЛН
Чёрная ДЫРА 🕳️ | WICSUR #shorts
00:49
Бискас
Рет қаралды 6 МЛН
王子原来是假正经#艾莎
00:39
在逃的公主
Рет қаралды 17 МЛН
MERCADO FLAHS | Nehuén, Conrad Harder, António Silva
27:02
ZEROZERO
Рет қаралды 3,3 М.
O Ódio | EVANGELHO NO LAR
22:32
Núcleo Espírita Fraternidade Cristã - NEFC
Рет қаралды 42
Vamos ler Harry Potter juntos? | LEITURA COLETIVA
12:20
Michelly Santos - Literatura
Рет қаралды 446
CASA A 300 METROS DA LAGOA E PRAIA À VENDA EM SAQUAREMA-RJ.
17:31
Luciano Imóveis Jaconé Saquarema
Рет қаралды 583
Aprenda a lidar com o sentimento de INJUSTIÇA
12:07
Tamíris Kreibich
Рет қаралды 13
If Barbie came to life! 💝
00:37
Meow-some! Reacts
Рет қаралды 78 МЛН