No video

RELATOS INÉDITOS DA DESCENDENTE DO BARÃO DE GUARACIABA

  Рет қаралды 117,206

Fazendas Antigas

Fazendas Antigas

3 жыл бұрын

Fonte: @paulo_victor_fa
📌Nosso site:
www.fazendasan...
📌INSCREVA-E NO CANAL CORTES FAZENDAS ANTIGAS:
/ @cortesfazendasantigas
📌Conheçam nossos produtos:
www.loja.fazen...
📌Blog do Barão de Guaraciaba:
fazendasantiga...
Francisco nasceu em Lagoa Dourada, no interior de Minas Gerais, em 1826. A origem da sua família é pouco conhecida. Filho de um modesto comerciante local chamado Antônio José de Almeida. Ainda na adolescência ele começou a vida fabricando botões e abotoaduras em sua terra natal. Nos intervalos, tocava violino em enterros, onde recebia algumas moedas como pagamento e os tocos das velas que sobravam do funeral, que utilizava para estudar à noite. Por volta dos 15 anos, tornou-se tropeiro entre Minas e a Corte, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos, recebeu como parte da partilha de bens de sua mãe cerca de 257 mil réis. Cinco anos depois, por ocasião do falecimento da avó, foi concedido a ele 99 mil réis. Considerando que esses valores eram parte da divisão entre numerosos herdeiros, supomos que a família do barão Francisco tinha um bom nível econômico.
Por essa época, Francisco trabalhava como tropeiro, viajando de Minas Gerais pela estrada geral que passava por Valença, Rio de Janeiro e ganhou dinheiro comprando e vendendo gado, conheceu muitos fazendeiros e negociantes nos caminhos das tropas e começou a comprar terras na região de Valença, para plantar café.
É importante destacar que Francisco nunca foi escravo e sua arvore genealógica é um mistério para os historiadores, pois não se sabe se a mãe dele foi uma escrava. Dessa forma Francisco nasceu livre e filho de homem branco em meio a escravidão que ainda ocorria no Brasil. Algo que com certeza lhe deu a oportunidade de conquistar muitas coisas que na época poucos negros conquistariam.
Dono de grande cultura, ele escolheu uma jovem branca para se casar, de família tradicional valenciana, e se esmerou em dar aos onze filhos uma educação refinada. Sabe-se ainda que era um grande comerciante. Depois de se casar com dona Brasília Eugênia de Almeida, se tornou sócio do seu sogro que também era fazendeiro e negociante no Rio de Janeiro.
Neste ano comprou sua primeira fazenda no Arraial de São Sebastião do Rio Bonito. Começava sua ascensão como próspero cafeicultor no Vale do Paraíba fluminense.
Após a morte do sogro, assumiu todos os negócios e sua fortuna disparou: comprou sete fazendas de café espalhadas pelo Vale do Paraíba fluminense e interior de Minas. Apenas na fazenda Veneza, em Valença, possuía mais de 400 mil pés de café e cerca de 200 escravos. Estima-se em consideração que ele tinha outras áreas produtoras de café, o barão pode ter tido até mil escravos.
Em poucos anos, o barão Francisco Paulo de Almeida comprou outras fazendas de café: Veneza, Santa Fé, Três Barras, Santa Clara e Piracema. Por último, em 1897, já na República, adquiriu a fazenda Pocinho, entre os municípios de Vassouras e Barra do Piraí. Depois da morte de sua esposa, Francisco Paulo, vendeu a fazenda três barras.
O BARÃO DE GUARACIABA, Francisco Paulo de Almeida. Único negro a receber o título de barão no período do império do Brasil. Título agraciado em 16 de setembro de 1887 pela princesa Isabel, Francisco Paulo de Almeida foi agraciado pelo título nobiliárquico de Barão de Guaraciaba, poucos meses antes da libertação dos escravos. Segundo o decreto, assinado pela Princesa Isabel, regente do trono na ausência do imperador, o título foi concedido por “merecimento e dignidade” pela beneficência em favor da Santa Casa de Misericórdia de Valença, Rio de Janeiro, em que foi provedor nos anos 1882 e 1884. Foi o primeiro e único barão negro do império. Na hierarquia nobiliárquica, “barão” era o primeiro título de nobreza, seguido por visconde, conde, marquês e duque, sendo este último o de maior importância. Era uma prerrogativa de o monarca eleger quem ostentaria essas distinções. Não havia uma regra clara para a concessão, justificada, em geral, por “serviços prestados ao Estado. Guaraciaba foi também um dos mais interessantes e curiosos homens de nossa história.
Após a Proclamação da República, Guaraciaba começou a se desfazer dos seus bens, mas viveu uma vida bastante confortável até morrer, na casa de uma das filhas, no Rio de Janeiro, em 1901, aos 75 anos.
Seus herdeiros, inclusive alguns ex-escravos agraciados pelo dono e que permaneceram com o patrão após a alforria, receberam dinheiro e propriedades, e se espalharam pelos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Пікірлер: 489
@dianamarques8217
@dianamarques8217 3 ай бұрын
Amo Historia essas fazendas Antigas minha vó me contava que a familia do meu avô tinha escravos ele é da familia Delmiro Gouveia em São Paulo tem o Estadio Delmiro Gouveia não sei muito minha origem porque fui doada😢
@pedacosdahistoria
@pedacosdahistoria 3 жыл бұрын
Há muitas outras personalidades negras e até nobres do Brasil Império: o príncipe Dom Obá II que frequentava a corte, o Diplomata Negro Visconde de Jequitinhonha, os Engenheiros irmãos Rebouças, o tutor de Dom Pedro II, Rafael “O Negro da Quinta Imperial" etc Infelizmente todos esses esquecidos.
@wilmafrossard7109
@wilmafrossard7109 2 жыл бұрын
Os que realmente se destacaram diferente desse barão ficam esquecidos. Lamentável...
@joaodorjmanolo
@joaodorjmanolo 2 жыл бұрын
O final do século 19 e começo do século 20 foi melhor para os negros do que o meio e o final do século 20 e início do 21. A ideologia higienista e eugenista veio com força, jogando-os a margem da sociedade.
@infotronicatech8126
@infotronicatech8126 2 жыл бұрын
conta pra nós
@gmgomful
@gmgomful 2 жыл бұрын
Os professores de história em sua grande maioria tem viés marxista, portanto não convém a eles falar de negros de destaque e sucesso durante o Brasil império, em plena época de escravidão, inclusive o fato de ser comum ex-escravos comprarem escravos. O caso do Barão de Guaraciaba é um enorme pedregulho nos sapatos deles, por isso ele foi o negro mais cancelado pelos historiadores marxistas.
@gabrielafirmino2046
@gabrielafirmino2046 Жыл бұрын
Nossa, não conheço quase ninguém que você falou,vou pesquisar.
@helenitasilveiraboeira5466
@helenitasilveiraboeira5466 6 ай бұрын
Paulo sempre de uma maneira simples nos encanta com seus documentários sobre fazendas antigas 🎉 sempre assisto são verdadeiras história do Brasil de época de muita coragem desses verdadeiros cavaleiros do século passado....
@rachelsalvatico3473
@rachelsalvatico3473 3 жыл бұрын
Ele era um homem visionário para época .E tbm generoso.
@elaineportugallambert3915
@elaineportugallambert3915 3 жыл бұрын
Amo conhecer as árvores genealógicas!
@marifabiane
@marifabiane 3 жыл бұрын
Adorei esse formato de vídeo, mais histórico, contando a história por trás da fazenda. Façam mais vídeos assim! 🥰
@marliterezinhabonamigo4906
@marliterezinhabonamigo4906 3 жыл бұрын
Que história,,,, um homem desses deveria, estar vivo até hoje,,, serve de exemplo, para todos nós, Obrigada pela. Beleza do vídeo.
@gmgomful
@gmgomful 2 жыл бұрын
Se estivesse vivo estaria hoje com 196 anos, pois nasceu em 1826.
@CarlosAlberto-lj2ix
@CarlosAlberto-lj2ix 3 жыл бұрын
E tem gente q não sabe q a escravidão sempre existiu na história da humanidade. Independente de cor.
@teresinhaaparecida
@teresinhaaparecida 2 жыл бұрын
Vdd Carlos! Mas tem sempre o "povo do politicamente correcto" dizer que vergonha do ocorrido na época, inclusive os negros de hoje, hagem como se tivesse acontecido com ele ou parente ano passado ou pouco mais. Não sei se concorda comigo, mas muito se fala de reencarnação, inclusive há relatos de pessoas que lembram de uma das suas vidas anteriores. Quem nos garante, em especial quem critica o que ocorreu na época, não terá sido um deles?!
@brauliopereira332
@brauliopereira332 2 жыл бұрын
@@teresinhaaparecida Concordo com td q vc disse
@MARIAJANELAS
@MARIAJANELAS 3 жыл бұрын
Ele foi um homem inteligente, culto, abençoado, que nasceu pra vencer. Independente de sua cor. Nasceu pra fazer a diferença. No meio da escravidão. Estava predestinado. Teve oportunidades, e abraçou-as com todas as suas forças. Provou pra sua época, que tudo é capaz, para aquele que crer. Linda história. Já conhecia sua história. Mas também imagino os preconceitos que sofreu, de ambas as partes.
@marinaoliveira3080
@marinaoliveira3080 3 жыл бұрын
Rico não sofre preconcerto
@cristinadantas4833
@cristinadantas4833 3 жыл бұрын
Honra ao mérito barão
@MARIAJANELAS
@MARIAJANELAS 3 жыл бұрын
@@marinaoliveira3080 sofre também. Até por ser rico. 😂😘
@lily1401
@lily1401 2 жыл бұрын
NEGRO QUE TINHA ESCRAVOS! VC ACHA ISTO DECENTE? ELE NÃO FEZ POR MERECER A FAZENDA, ELE HERDOU DO SOGRO! O MÉRITO DELE FOI TER SE CASADO COM A MULHER "CERTA"!
@MARIAJANELAS
@MARIAJANELAS 2 жыл бұрын
@@lily1401 não é decente ninguém ... Ter escravos! Era costume maldito da época! Qualquer gente de bem ter escravos.
@joaodias6651
@joaodias6651 3 жыл бұрын
Pesquise sobre a fazenda Jagoara Velha, em Mocambeiro - MG. Muito rica em história, vale a pena gravar lá!
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 3 жыл бұрын
Uma dica para mostrar no canal: as ruínas do Engenho Central do Bracuhy (que era a vapor), que ficam dentro do condomínio Porto Bracuhy, em Angra dos Reis. O Engenho pertenceu ao Comendador José Breves, irmão do maior cafeicultor do Brasil Joaquim de Souza Breves, cujas fazendas já foram mostradas aqui no canal. A área toda era a fazenda Santa Rita do Bracuhy.
@kiaraterra4691
@kiaraterra4691 2 жыл бұрын
Sempre tem uma meia dúzia de recalcados para dar deslike! Lamentável Parabéns pelo excelente trabalho
@resgatedahistoriadepraiade8377
@resgatedahistoriadepraiade8377 3 жыл бұрын
Aqui em Praia de Mauá, viveu na antiga fazenda do Retiro, o sr°João de Guaraciaba, que dizia ter nascido em 1850, e que era filho do Barão de Guaraciaba com uma Angolana e que teria sido usado como reprodutor nas fazendas do seu pai. Esse senhor chegou a ir no programa Silvio Santos, para contar a sua história e receber um prêmio por ser o homem mais velho do Brasil na década de 70, vindo a falecer em 1979.
@glaucianedelfino684
@glaucianedelfino684 2 жыл бұрын
Puxaaaa
@MARIAJANELAS
@MARIAJANELAS 2 жыл бұрын
Conheci esse vídeo! Ele disse ter entrado nas negociações do título do barão de Guaraciaba com o palácio imperial. E dizia isso sem mágoas... Estranho. Mas gostei quando disse nunca ter pega as escravas na marra... Disse que agradava elas com comida... E depois jogava as falas. E dava tudo certo... 😂😂 Ó vida! Quem quiser saber mais coisas do cativeiro, conversem com gente que já passou dos 90. A gente ri pra não chorar.
@luisrobertofonsecaroberto1510
@luisrobertofonsecaroberto1510 3 жыл бұрын
Era relativamente comum esta idiossincrasia de um negro que conseguisse romper as barreiras sociais, não pouparem seus irmãos de cor. A exemplo disso posso citar: Chica da Silva, Zulú dos Palmares e o Barão de Guaraciaba, entre outros. Portanto racismo vai muito além de preconceito de brancos contra negros, é mais social-econômico do que qualquer outra coisa.
@luisrobertofonsecaroberto1510
@luisrobertofonsecaroberto1510 2 жыл бұрын
@O Dablio Não me falta empatia. Minha avó materna era negra, portanto tenho o DNA do negro em meus cromossomos. O que não cabe mais é o discurso do coitadismo. Nem o negro, nem o indígena ou seja lá qual for a etnia devem ser discriminados. Eu não neguei o racismo da ação, só disse que, no Brasil, esta questão é muito mais socioeconômica do que racial. Não tente importar para nós, a crise racial anglo-saxônica.
@luisrobertofonsecaroberto1510
@luisrobertofonsecaroberto1510 2 жыл бұрын
@O Dablio Caro amigo, você não está equivocado só politicamente, mas teologicamente também. Não recebo nada para ser pastor, sou funcionário público, trabalho desde os 14 anos de idade, paguei meus estudos a partir dos 17 anos e nunca fui patrocinado. Imaginar que eu, neto de negros, sempre trabalhei vou pagar com meus impostos, idenização para supostos descendentes de escravos? É sempre assim: ativismo com olho em benesses e pensões.
@luisrobertofonsecaroberto1510
@luisrobertofonsecaroberto1510 2 жыл бұрын
@O Dablio Agora concordo com vc, caro amigo. Infelizmente muitos fizeram do ministério um negócio e da fé um artigo de consumo, é lamentável, mas não podemos generalizar, ainda existem pessoas que vivem o Evangelho de Cristo.
@familiarockpedra
@familiarockpedra 2 жыл бұрын
Triste. Venham ver as pedras exóticas de Goiás no nosso canal!
@marcellaclb
@marcellaclb 2 жыл бұрын
@O Dablio não existem injustiçados. Os chamados injustiçados na figura dos órfãos e viúvas são aqueles que estão colhendo o que plantaram . Quando estamos sofrendo precisamos entender que existe uma razão pra isso é também uma oportunidade de exercer a caridade porque todos sofremos e estamos no mesmo barco e estamos convidados a nos apoiar e ajudar e consolar e aliviar porque e assim que queremos ser tratados quando sofremos , queremos apoio e empatia. Então Jesus assim nos ensinou a fazer para os outros o que queremos para nós mesmos , mas nem todos sabem sofrer bem. Deveríamos entender que se acreditamos em Deus e ele é todo justiça não poderia querer que seu filho sofra sem uma razao. Quem com ferro fere com ferro será ferido. Melhor por a mão na consciência e perdoar os algozes porque quase na certeza que um dia e da caça e um dia do caçador . Perdoar e se libertar e deixar que os algozes continuem presos nos seus erros até que queiram também perdoar e se libertar também seus erros.,reparando todo o mal que fizeram. Perdoa nossas ofensas assim como perdoamos nossos ofensores. Essa a justiça. Precisamos perdoar enquanto estamos a caminho para que não aconteça de ficarmos na prisão e não sairemos de lá enquanto não pagarmos o último centavo.
@waleriabranco9648
@waleriabranco9648 3 жыл бұрын
Imagino o quanto ele teve que se impor numa sociedade preconceituosa e racista. Parabens pelo video. Ja compartilhei a historia que com certeza como EU nao conhecia, muitos brasileiros nao conhecem.
@alexiabovialte2609
@alexiabovialte2609 2 жыл бұрын
Eu sou uma não conhecia
@robertodeus9074
@robertodeus9074 2 жыл бұрын
A sociedade era preconceituosa e racista sem dúvida, mas ele fez parte dela, afinal o Barão também tinha escravos
@chevalierduchrist1754
@chevalierduchrist1754 2 жыл бұрын
Minha amiga, dinheiro não tem cor. Se tem dinheiro não existe racismo, o mesmo na época.
@deiseraquel6832
@deiseraquel6832 2 жыл бұрын
O Barão é um exemplo para todos, não faliu, pelo contrário, foi só progredindo, pelo sua grande humanidade. Mais um Vídeo... Show!!! Está fazenda é lindissima, com detalhes de requinte!!!
@nls048
@nls048 3 жыл бұрын
A escravidão no Brasil foi motivada por racismo ou em decorrência do fácil acesso a escravizados vindo da África? Lembrando que diversas tribos africanas guerreavam entre si, e vendiam para os europeus seus prisioneiros.
@girleyteixeira5599
@girleyteixeira5599 3 жыл бұрын
NATHAM FALOU TUDO.JAMAIS UM BRANCO CAPITUROU UM NATIVO. NAS GUERRAS TRIBAIS ,OS VENCEDORES TINHAM TOTAL DOMINIO.
@willanswillans9607
@willanswillans9607 3 жыл бұрын
Ou seja o próprio negro escravizou ele msm, antes q falem q e racismo, não só teve escravo negro na história
@ligiasantos58
@ligiasantos58 3 жыл бұрын
Verdade sim uma grande rainha de Angola a minha terra foi a maior esclavagistas daquele tempo gingabandi como ela muitos outros em toda a África
@MariaSilva-ij5qx
@MariaSilva-ij5qx 2 жыл бұрын
Como assim por racismo gente? A escravidão iniciou entre brancos. No século X os alemães capturavam os eslavos e vendiam como escravos. Eram todos brancos.
@willanswillans9607
@willanswillans9607 2 жыл бұрын
@@MariaSilva-ij5qx a escravidão já existia antes de Cristo
@reinaldoguimaraes9584
@reinaldoguimaraes9584 3 жыл бұрын
Sei que ele lutou muito para conseguir tudo que teve! Bem diferente de muitos que só querem roubar o dinheiro público!
@dinahistoria5477
@dinahistoria5477 2 жыл бұрын
Com o Sangue dos negros foi fácil.
@alessandraribeiro1463
@alessandraribeiro1463 2 жыл бұрын
@@dinahistoria5477 pior que isso....sangue dos próprios irmãos. Tão negro quanto ele. Só o ser humano.
@FabioElker
@FabioElker 2 жыл бұрын
Lutou para conseguir, mas sua riqueza só aumentou diante dos GRILHÕES de escravos que tinham a cor de pele igual a dele.
@juliananogueiraborges2604
@juliananogueiraborges2604 3 жыл бұрын
Paulo inovando....que legal essa participação... Agrega informações e aumenta nossa curiosidade.... Parabéns!!!👏👏👏👏👏👏
@carlosazevedo9505
@carlosazevedo9505 2 жыл бұрын
Conheço muito sua história sou proprietário de uma das suas fazendas, a FAZENDA TRÊS BARRAS, localizada no município de Três Rios RJ, senda uma das mais desenvolvidas tecnologicamente de sua época.
@FazendasAntigas
@FazendasAntigas 2 жыл бұрын
Que legal!! Fala comigo no WhatsApp podemos marcar uma visita!! 24 988399800
@jonasf.franca9270
@jonasf.franca9270 2 жыл бұрын
Uma dica: vem visitar a fazenda da Bela Vista em Varre-Sai, o último município do RJ na divisa com ES. Essa fazenda pertenceu ao nosso tetra avô e marcou a história da região sendo última a produzir café no interior do estado do Rio de Janeiro.
@antoniafranciscadasilvanet1172
@antoniafranciscadasilvanet1172 2 жыл бұрын
Acho que você deviria era se vergonha da sua bisavó por ter construído a fortuna da sua família com os escravos 😔
@jonasf.franca9270
@jonasf.franca9270 2 жыл бұрын
@@antoniafranciscadasilvanet1172 não me envergonho pq segundo oque sei, meu tetra avô comia juntos com tds os seus empregados, era um homem humano, seu comentário tinha que ir pra igreja católica,ela sim deveria ter vergonha de ter patrocinado essa barbárie.
@luizcarlosdeoliveira9185
@luizcarlosdeoliveira9185 2 жыл бұрын
Guaraciba....nome lindo bem brasileiro!!! Guaraciba significa em tupi-guarani "RIO de Sol"
@rosinetesilva297
@rosinetesilva297 2 жыл бұрын
Paulo, parabéns e parabéns! Espetacular esse vídeo aula s/ o Barão Negro.Olha, estou simplesmente fascinada!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Quanto resgate histórico,cara!👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻As anotações de doações,as assinaturas; ver td isso e principalmente s/ a condessa de Barral! Poxa! Ela foi tão banida,agora, está sendo mostrado a sua influência, principalmente naquela década ,c/ a família do imperador Dom Pedro e filhas,como a princesa Isabel. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻
@ednaalvarengademacedo1624
@ednaalvarengademacedo1624 2 жыл бұрын
Parabéns, linda a história do barão, digna de se r recontada nas escolas para incentivar muitos jovens a conquistar seus ideais, independente de cor, raça ou religião. O barão venceu os preconceitos e foi um grande empreendedor, além de seu tempo. Amei o vídeo! Parabéns pelo excelente trabalho! ❤
@gmgomful
@gmgomful 2 жыл бұрын
Muito bacana essa reportagem, parabéns. É muito importante resgatarmos nossa história e esse barão negro era o cara! 👏👏👏👏👏👏
@mercedesmoreira9595
@mercedesmoreira9595 2 жыл бұрын
Boa tarde. Vídeo maravilhoso, traz muito da nossa história. Esse senhor mereceu o Título de Barão de Guaraciaba.
@mariaap.lombardiribeiro1133
@mariaap.lombardiribeiro1133 2 жыл бұрын
Que interessante essa história, muito linda, parabéns a família por conservar a história..ele foi um vencedor,toda sua vida documenta, show de história.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@heloisamarcenes9070
@heloisamarcenes9070 3 жыл бұрын
Uma história incrível e você está sendo um excelente contador da história Quando alguem vê as oportunidades e sabe explora-las conseguindo suas metas.
@TheNadjasf
@TheNadjasf 3 жыл бұрын
Amei!!! Também faço minha árvore genealógica, pelo FAMILY SEARCH...è justamente essa a filosofia dessa Igreja, que as pessoas tenham acesso a informações e que lhes permitam montar sua árvore genealógica e conhecer a própria história...No caso das Fazendas antigas, muito mais que saber dos Barões é não esquecermos dessa parte 'TRISTE DAS NOSSA HISTÓRIA, QUE FOI SOBRE OS ESCRAVIZADOS'! Aproveito para saber se o Sr. Adriano é AMISH? brincadeirinhas à parte.....
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 3 жыл бұрын
Eu também uso muito o Family Search para a minha árvore. Inclusive, entre outras coisas, descobri que meu avô teve um filho fora do casamento, que morreu com 2 anos. Ele levou esse segredo para o túmulo e eu descobri isso há uns 3 anos.
@conceicaopedrelina9035
@conceicaopedrelina9035 2 жыл бұрын
Parabéns aos donos atuais preservando nossa história
@antoniocamargodesouza6745
@antoniocamargodesouza6745 3 жыл бұрын
História muito interessante do único Barão negro, Barão de Guaraciaba, sobre tudo por seu sucesso! Grande abraço Paulo Victor.
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 3 жыл бұрын
O cara era um visionário, diversificando seus negócios antes da abolição e por isso não quebrou. Segundo eu li em jornais da época, ele sempre dava muitas festas e fazia muita caridade também.
@grinaurapereira7933
@grinaurapereira7933 3 жыл бұрын
Muito linda essa história do barão de Guaraciaba amei muito obrigado
@carlosbastos3670
@carlosbastos3670 2 жыл бұрын
Quanta cultura! Interessante observar que nós somos um país miscigenado. Como os historiadores atuais tentam esconder a bondade e benevolência da Princesa Isabel. Ela fo7 e sempre será um ícone da nossa história. Parabéns pelo vídeo!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
@jorgetebelliene4122
@jorgetebelliene4122 2 жыл бұрын
Nossa estou maravilhada em conhecer parte da nossa história assim ao vivo e a cores . PARABÉNS!!!!!
@anapcl
@anapcl 3 жыл бұрын
Vídeo maravilhoso! Amei as explicações históricas!!!
@ivanisedepaula
@ivanisedepaula 2 жыл бұрын
Meus Avos foram trabalhadores rurais, na colheita de café. Meus Avô contava "estórias" dessas Fazendas, muitas delas citadas, você tem vídeo. ESTOU ENCANTADA! 💞 🇧🇷 Estudando minha Árvore Genealógica, com "estórias" dos parentes, somos descendentes de Caçador Português (Militar Português) e Índia Tupi-guarani .
@dulceneiasilveiratakeshita3841
@dulceneiasilveiratakeshita3841 2 жыл бұрын
Nossa que história mais linda e fascinante parabéns Paulo ! Emocionante
@eulinasousa2630
@eulinasousa2630 2 жыл бұрын
Puxa... Paulo Vitor que trabalho maravilhoso é nossa história mais essa do barão de Guaraciaba pra mim é surpreendente acredito que poucas pessoas tem conhecimentos, não vamos esquecer das barbaridades e crueldades
@eulinasousa2630
@eulinasousa2630 2 жыл бұрын
,,
@LucasNascimento-ui5yb
@LucasNascimento-ui5yb 3 жыл бұрын
Parabéns por trazer este conteúdo tão importante, cada vez mais considero precioso, cada vídeo rico de detalhes e tantas histórias como essas, impossível não ver o sofrimento dos escravos, mas a história precisa ser contada diariamente porque ainda existem pessoas passando por situação semelhante. Sigo estudando e aprendo muito com tanta informação bacana. Muito obrigado !!
@MariaAparecida-ob2jr
@MariaAparecida-ob2jr 2 жыл бұрын
Gostei muito do seu vídeo sou filha de lagoa dourada fiquei muito supresa com está linda estória do Barão
@joaovilmarazevedo7491
@joaovilmarazevedo7491 2 жыл бұрын
Um grande empreendedor ao seu tempo
@aparecidajeronimo4047
@aparecidajeronimo4047 3 жыл бұрын
Quanta satisfação saber de tantas histórias ,eu já entrei aí , tinha um pouco de medo desse carro aí passar perto ,meio assustador kkkk mas todos esse quadros realmente é muito gratificante ,morro em Valença a quase 50 anos nunca tive previlegio de ver tudo isso 👏👏👏👏👏 parabéns belíssimo trabalho
@rosariachiquito2899
@rosariachiquito2899 3 жыл бұрын
Fico encantada com seus vídeos...sou uma eterna apaixonada pela antiguidade... venha em Piracicaba contar a história do senhor Pedro Morgante!!!
@CastroG11
@CastroG11 2 жыл бұрын
Lagoa Dourada uma pequena cidade ao norte de São João del Rei - MG. A região de São João del Rei mantinha forte ligação com essa região do Rio e com a corte.
@keilajew
@keilajew 3 жыл бұрын
Quem tem uma figura bem nobre é o Sr Adriano Novaes. Impressionante!!!!
@andersontmt430
@andersontmt430 2 жыл бұрын
Pois é. O unico negro brasileiro que teve a oportunidade não perdeu tempo de dar o mau exemplo. Escravizou seu próximo também.
@wilsilva3812
@wilsilva3812 2 жыл бұрын
Na época ele poderia dar uma vida digna para os escravizados, ele não poderia soltar pois eles ia acabar sendo escravizados de novo ou ia passa fome, então ele poderia dar uma vida de qualidade para os escravizados lá dentro. Todo ser humano pode pensar por aí só. Foi realmente um cara mal
@renatarosalima1929
@renatarosalima1929 3 жыл бұрын
Que casarões maravilhosos....
@terezaduprat1057
@terezaduprat1057 3 жыл бұрын
Muito legal a história da fazenda do Barão de Guaraciaba. Pena que muito dos mobiliários como vce disse foi leiloado, enquanto as irmãs da fazenda Paraíso, acho q é essa, se esforçam para recuperar a história da fazenda
@cecybraganca9729
@cecybraganca9729 3 жыл бұрын
Gente, muito grata, eu sempre quis saber qm era proprietário daqle palácio amarelo de Petrópolis q sempre me chamou atenção por estar praticamente de esqna com o palácio de verão da família imperial. Minha mãe falava simplesmente q era da prefeitura de Petrópolis e acabava a conversa por ali mesmo, mas eu nunca deixei de ter curiosidade.
@gabrielafirmino2046
@gabrielafirmino2046 Жыл бұрын
Pelo que li era do Barão de Guaraciaba, mas a prefeitura ficou no pé dele pra ele vender e ele acabou vendendo.
@piedadefarias8612
@piedadefarias8612 2 жыл бұрын
Chega a doer de ver o manuseio de um livro antigo se dar de modo tão descuidado e sem luvas.
@dianamarques8217
@dianamarques8217 3 ай бұрын
Quero fazer um passeio por essas fazendas Antigas Amoooo❤❤❤❤
@katiusciasuperti5482
@katiusciasuperti5482 2 жыл бұрын
Misigenados como todo bom brasileiro, nossa melhor definição.
@rosanioutor7902
@rosanioutor7902 3 жыл бұрын
A Paz de Jesus, Paulo Vitor! Que história Top !! Homem que veio pra fazer a "diferença "! Assistindo daqui de São Gonçalo RJ 🇧🇷 👍🌹🙌🙏
@elizabethpereira1849
@elizabethpereira1849 2 жыл бұрын
Eu sou apaixonada por essas histórias antigas.. você está de Parabéns... já faz um tempinho que sigo seu canal mais só hj tive vontade de comentar.um grande abraço pra você e toda sua equipe..
@casastuanipauletti7923
@casastuanipauletti7923 2 жыл бұрын
Soube através das aulas de história do prof. Rezzutti.
@mariahelenafirmino8522
@mariahelenafirmino8522 2 жыл бұрын
Que história incrível 👏👏👏
@anittasenna9047
@anittasenna9047 2 жыл бұрын
Muito obrigado pelas imagens muito lindo
@MariaSocorro-ul1do
@MariaSocorro-ul1do 2 жыл бұрын
Gostei
@ninfasilva5424
@ninfasilva5424 2 жыл бұрын
Oi. Eu. Gosto. Quamdo. Você. Mostra. Fazenda. Que. Tem. Senzala. Aonde. Os. Escravos. Dormia. Obaheiro. Dos. Escravos. Diferente. Nossos. Irmão. Negros. Sofreram. Muito. Obrigadas. Pela. Suas. Histórias. Parabems. Vó. Ninfa. De. Hortolamdia campinas.
@rosangelasayres8885
@rosangelasayres8885 3 жыл бұрын
Boa noite Paulo Victor, 👏 a História do Barão é única pois sendo ele o primeiro e único Barão Negro sendo riquíssimo em sua época e escravocrata torna a história melhor ainda, o legal é ter a participação de DESCENDENTES narrando detalhes c/fotografias melhor ainda, investigando, estudando a árvore genealógica de família sua família isso é prazeroso d+++++ deve ser uma EMOÇÃO ÚNICA. Quanto ao carro funerário da época rsrs bem interessante pela 1* vez vi um e no seu canal, essa sala LUXUOSA c/dois livros importantíssimos c/REGISTRO de seus colabores e visitantes ILUSTRES e p/finalizar os QUADROS. Parabéns amei o vídeo.
@user-ho4nt3iw7u
@user-ho4nt3iw7u 6 ай бұрын
Gente essa história muito interessante... Sou de Lagoa Dourada... Conheço descendentes desse homem muito inteligente.... Inclusive tem uma rua que foi batizada com o nome de um de seus parentes, Antônio Martins de Almeida... Rua esta onde nasceu o Barão e até meados dos anos 70, ainda existia a forja que sua família usava... parabéns pelo vídeo!
@guardioesdascachoeiraspres8577
@guardioesdascachoeiraspres8577 2 жыл бұрын
Amigo chegou Aki pra mim um vídeo seu . Fiquei encantado , quantas histórias . Fazendas lindíssimas .
@nilvadasilvacabo7053
@nilvadasilvacabo7053 2 жыл бұрын
Nunca ouvi ,porque não esteve na história brasileira ?olha que eu adoro história do bra
@emanuelaantonia9591
@emanuelaantonia9591 3 жыл бұрын
Vem pra Pernambuco,conhecer o casarão do Engenho Massangana onde morou Joaquim Nabuco.
@juarezvelasquez7647
@juarezvelasquez7647 Жыл бұрын
É muito importante preservar a história do Brasil, índios, brancos e negros, uma só nação. Gostaria de sugerir a Mônica (Trineta), que em algumas entrevistas sinalisa o desejo de fazer um livro sobre o barão, que veja na internet a possibilidade de um financiamento coletivo "crowdfunding".
@iltonjose
@iltonjose 3 жыл бұрын
Amei esse complemento da história da fazenda .. gratidão por nós trazer essa aula maravilhosa
@isabeljorgeandrade9957
@isabeljorgeandrade9957 2 жыл бұрын
Linda história!!Já ouvi muito falar deste Barão!👏👏👏
@MariaOliveira-ik5qh
@MariaOliveira-ik5qh 2 жыл бұрын
História linda um homem negro inteligente a frente de seu tempo,deixou herança pra família enquanto a maioria faliu. Parabéns vídeo lindo.
@dinahistoria5477
@dinahistoria5477 2 жыл бұрын
Esse pensou no futuro.
@willanswillans9607
@willanswillans9607 3 жыл бұрын
Acho tão bonito essas construções da época
@luizaelena3631
@luizaelena3631 2 жыл бұрын
boa noite eu amo assistir essas historia de fazendas antigas parabéns
@geraldohenriquedossantos4302
@geraldohenriquedossantos4302 9 ай бұрын
Já li história desse Barão Uma tataraneta desse cidadão mantém a história
@fatimapurger814
@fatimapurger814 2 жыл бұрын
Seria fantástico se esses documentários fossem futuramente inseridos nos currículos escolares!
@silviaferreira8401
@silviaferreira8401 2 жыл бұрын
linda demais ,,,,,qtas historias interessantes,,,,parabens continue assim
@zuleidelopes4336
@zuleidelopes4336 2 жыл бұрын
Muito bom. Conhecimento sem sofrimento de escravos.
@assembleiadedeusgalileia6062
@assembleiadedeusgalileia6062 Жыл бұрын
Rapaz Adriano realmente é profundo nas Istorrias parabéns gostei 👍
@anakatiaalves6088
@anakatiaalves6088 2 жыл бұрын
Sempre me delicio com esses vídeos. Nun domingo de sol em SC eu, carioca, aprendendo mais. Grata
@CarlosSilva-pv4si
@CarlosSilva-pv4si 2 жыл бұрын
A verdade está vindo a tona ....
@antoniagomes6058
@antoniagomes6058 2 жыл бұрын
Adoro essas fazendas antigas
@terezaduprat1057
@terezaduprat1057 3 жыл бұрын
PV vce poderia escrever um livro sobre a história dessas fazendas, as ligações, seus donos seria muito legal que acha?👍🤔
@padghd
@padghd 3 жыл бұрын
Concordo. Eu fiz isso eu Portugal, em 3 volumes, actualmente esgotados.
@SandraSantos-sl8zl
@SandraSantos-sl8zl 2 жыл бұрын
Sensacional amei!
@odetenogueira2110
@odetenogueira2110 2 жыл бұрын
.quanta riqueza adiquirida com sofrimento dos escravos irmãos dá mesma cor desse barão Morriam de apanhar dormiam no chão fortuna malditas isso sim
@perlacabralddoneda8685
@perlacabralddoneda8685 2 жыл бұрын
Paulo Victor, você já foi nessas outras fazendas dele e fez vídeos? Se sim, gostaria demais de ver. Parabéns, adoro as histórias delas.
@analupereira8016
@analupereira8016 2 жыл бұрын
Ameiii , muito obrigada por este caminho em nos proporciona essa aula de cultura. Sou fã do seu canal
@lilicadualibe3401
@lilicadualibe3401 2 жыл бұрын
Lindo seus vídeos!!!!!parabens!!!!!muito boa adoro história de fazenda antigas!!!!!aqui Eliane Duailibe são Luiz do Maranhão!!!!!!!!!!!amo, principalmente quando tem fotos!!!esse barão poderia ter doado ao menos uma fazenda p os negros,
@leonoramonteiro9526
@leonoramonteiro9526 Жыл бұрын
Bom dia, eu adorei o vídeo. Você um pouco da história pra gente e eu amo história. Barão de Guaraciaba nunca tinha ouvido falar, só aqui mesmo. Amei o vídeo. Parabéns
@luciamariarussocorsini3877
@luciamariarussocorsini3877 2 жыл бұрын
Muito bom!!! Obrigada!!! Lucia Maria Russo Corsini - São Carlos- SP.
@VIDAVIVAMissLucianaSantos
@VIDAVIVAMissLucianaSantos 3 жыл бұрын
Que história mais linda 😍
@ligiaazevedonogueira940
@ligiaazevedonogueira940 3 жыл бұрын
PARABENS PAULO VICTOR P/ TRABALHO EXTRAORDINÁRIO! SOU CARIOCA, MAS MORO EM BRASILIA HA 40 ANOS.
@thaissemblano8940
@thaissemblano8940 3 жыл бұрын
Não entendi porque não mostraram a fazenda?
@glaucianedelfino684
@glaucianedelfino684 2 жыл бұрын
Tem o vídeo da Fazenda tbm pode procurar
@mariajesusdealmeida2616
@mariajesusdealmeida2616 2 жыл бұрын
Minha família tudo de Minas gerais Santa crara
@marianascimento6836
@marianascimento6836 3 жыл бұрын
Valeu foi maravilhoso parabéns é tão bom conhecer essas histórias
@paulacaril7434
@paulacaril7434 2 жыл бұрын
Que bom trabalho o seu apesar de ser portuguesa adoro continue sempre assim paula que esta em franca
@CarlosEduardoMonteirodeBarros
@CarlosEduardoMonteirodeBarros 2 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo. Meus antepassados conviveram com toda esta história local, desde Lagoa Dourada até o Vale do Paraíba. Emocionante.
@padghd
@padghd 3 жыл бұрын
Lembro ter lido coisas terriveis sobre o Baräo, agora vejo que indundadas e injustas. Importante repor a verdade. Parabens por mais este video!
@danielleduarte6728
@danielleduarte6728 2 жыл бұрын
História incrível, e riquíssima. Gratidão por nós trazer esse recorte da história do Brasil. Parabéns.
@lucianogoncalves2982
@lucianogoncalves2982 2 жыл бұрын
Olá. Parabéns pelo trabalho de divulgação. Muito merecido de reconhecimento. DEUS abençoe seu trabalho. Sucesso nos próximos vídeos
@fabianadelima81
@fabianadelima81 3 жыл бұрын
Li relato de uma pessoa que se diz bisneto de um dos escravos do Barão de Guaraciaba que conseguiu fugir, no relato ele dizia que seu bisavô se referia a ele como: Diabo Preto
@amonariafranco9296
@amonariafranco9296 3 жыл бұрын
Sensacional vídeo e histórias reais ,esse homem foi muito inteligente e nasceu para vencer e vencer! Obrigado amigo Paulo!🤗🙏
@jaquelinedantas7003
@jaquelinedantas7003 3 жыл бұрын
Oiii Boa tarde Paulo! Ameiiii de paixão o vídeo muito informativo. E gostaria de pedir se por acaso você pudesse fazer um vídeo no antigo arraial do Tijuco, a atual esplendorosa Diamantina, em MG. Lá na casa da Chica da Silva. Pois é meu sonho conhecer a casa mais famosa de Diamantina. Aliás, sonho conhecer Minas Gerais inteirinho. ( pense numa gaúcha apaixonada por Minas😍😍😍) desejo esse que vem desde o ano de 1996 quando passou na extinta Rede manchete, a novela Chica da Silva. Você até me lembra um ator dessa novela, que infelizmente se foi durante a produção. Bom, desculpe o textão.kkkkkkk. Abraços Deus te abençoe TCHÊ!
@roniferreira2934
@roniferreira2934 2 жыл бұрын
Eu também quero ver
@koalzacdark9734
@koalzacdark9734 3 жыл бұрын
Sou fascinado por fazendas antigas
@elmadossantosleite7233
@elmadossantosleite7233 2 жыл бұрын
Bom dia que Deus abençoe a todos obrigada pelas informações fiquem com Deus amém
O TESOURO DO OURO NEGRO
1:38:13
Fazendas Antigas
Рет қаралды 294 М.
O MAU PRESSÁGIO DE DOM PEDRO 2
28:58
Fazendas Antigas
Рет қаралды 97 М.
The Giant sleep in the town 👹🛏️🏡
00:24
Construction Site
Рет қаралды 18 МЛН
Meet the one boy from the Ronaldo edit in India
00:30
Younes Zarou
Рет қаралды 12 МЛН
CIDADE FANTASMA? Por que 99% das pessoas foram embora daqui?
27:01
Boa Sorte Viajante - Matheus Boa Sorte
Рет қаралды 424 М.
300 anos Vila Rica/Ouro Preto - Expedições (01/11/2011)
25:38
TV Brasil
Рет қаралды 332 М.
ESCRAVO foi PAI de 250 FILHOS e viveu até 130 ANOS - Fazenda Paulista
15:22
Fazendas Antigas
Рет қаралды 1,2 МЛН
FAZENDA NO VALE DO CAFÉ TODA RESTAURADA, UM LUXO DE PROPRIEDADE
34:31
Fazendas Antigas
Рет қаралды 449 М.
Santa Cruz, uma fazenda imperial no Rio de Janeiro
33:02
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 178 М.
ENGENHO QUE PRESERVA A ESPADA DO CONSELHEIRO JOÃO ALFREDO
1:16:46
Fazendas Antigas
Рет қаралды 200 М.
Fazenda Histórica do único Barão Negro, EXCLUSIVA | FAZENDA VENEZA
52:18
SENZALA e MASMORRA INTACTA na FAZENDA SANTA CLARA - A história pouco mostrada
17:59
Foi palco de batalhas importantes - Fazenda São João
37:50
Fazendas Antigas
Рет қаралды 427 М.