SÃO PAULO ALÉM DA VITRINE

  Рет қаралды 63,417

Chavoso da USP

Chavoso da USP

Жыл бұрын

Baseado em várias reflexões e conversas que eu tive nas viagens que fiz pro Rio de Janeiro, Tocantins e Bahia ao longo do mês de janeiro, percebi que São Paulo, assim como todas as outras grandes cidades, tem uma “vitrine” que é exposta pro restante do Brasil e do mundo. Enquanto as ‘vitrines’ de Salvador e do Rio, por exemplo, são mais turísticas, têm mais a intenção de atrair turistas, a ‘vitrine’ de São Paulo é mais econômica. Ela se vende como “a terra do emprego, da oportunidade, da ascensão social, da riqueza”, na intenção de atrair trabalhadores e investidores.
De fato, São Paulo é a cidade mais rica do Brasil, é o epicentro do capitalismo industrial, financeiro e comercial no nosso país. Mas o que não é mostrado nessa vitrine é que o capitalismo depende da exploração e da opressão de uma imensa maioria. Pra existir tanta riqueza de um lado, precisa existir muito mais pobreza do outro, e essa pobreza está escondida dentro da própria cidade de São Paulo: nos fundões da zona norte, nos extremos da zona leste, da zona sul… Essas regiões, distantes e segregadas do centro, são habitadas, principalmente, por retirantes nordestinos e seus filhos - como eu próprio -, que em sua maioria são pretos, pardos e indígenas - inclusive, muitos nativos desse território, mesmo. Mas essa população é invisibilizada, assim como a enorme quantidade de imigrantes latino-americanos, africanos e asiáticos que vivem por aqui. São pessoas que vieram atrás da prometida ascensão social, mas que geralmente não a encontraram e acabaram virando mão de obra barata na construção e na manutenção dessa metrópole tão desigual. Como fazemos pra “sobreviver nesse inferno”? Foi sobre todas essas e outras questões que eu tratei nesse vídeo, que está completo no meu canal do KZfaq; link na bio e no story.
.
.
.
Texto de um professor meu da USP (Eduardo Marques) sobre a macro e a micro segregação no Rio de Janeiro e em São Paulo:
“Comparando estruturas sociais no Rio de Janeiro e em São Paulo”
www.anpocs.com/index.php/pape...
_______________
Redes sociais
Apoia-se: apoia.se/chavosodausp
Instagram: chavosodausp.02...
Twitter: chavosodausp?s=09
TikTok: www.tiktok.com/@chavosodausp
E-mail (e PIX): contato.thiagotorres1917@gmail.com
Edição do vídeo: @jayafilmes
Thumb: @coladapreta

Пікірлер: 725
@niselira2865
@niselira2865 Жыл бұрын
É muito importante salientar algo que não é segredo para ninguém por aqui, mas precisa ser repetido, reverberado, para quebrar de vez o estereótipo: essa população conservadora saída do interior dos estados nordestinos nos anos 50-60 era majoritariamente (semi)analfabeta, ou seja, mesmo num período histórico marcado no âmbito mundial pelo avanço de tantas discussões, como feminismo, luta antirracista, essa população era excluída da escolarização básica, portanto não pode ser responsabilizada por sua própria ignorância, que, ela própria, a vitima. Quem fala aqui é uma filha de nordestinos, nascida no RJ, mas vivendo no Nordeste desde a adolescência.
@ChavosodaUSP
@ChavosodaUSP Жыл бұрын
Quando terminarem de assistir ao vídeo, recomendo que ouçam a música “Saudade da Minha Terra”, de Chitãozinho e Xororó, tão popular entre os nordestinos que vivem aqui em São Paulo e sonham em voltar pras suas casas.
@joaolima172
@joaolima172 Жыл бұрын
Sou piauiense, filho de piauienses, cheguei a SP criança no final dos anos 80, morei anos em favelas do ABC, sofri violência de bandido e da polícia, sofri esculacho de quem deveria proteger a sociedade, vi amigos sendo presos ou assassinados, mas tive sorte, não sei como mas consegui estudar, fazer prouni, conquistei um teto, me considero um sobrevivente e entendo perfeitamente o que você está falando no seu vídeo. Sempre que eu tinha um tempo eu colocava uma mochila nas costas e saia pra diferentes estados do nordeste e toda vez que alguém me perguntava o que tinha de bom em SP eu dizia: O MELHOR DE SP SÃO OS NORDESTINOS.
@carolinaamparo3373
@carolinaamparo3373 Жыл бұрын
Eu sou de Salvador, moro num bairro periférico no litoral, sempre vejo e escutei que SP é maravilhoso e os defeitos são pequenos, e agora que estou amadurecendo percebi que não é tudo isso. O sonho de muitas pessoas é mudar pra São Paulo (é a Nova Iorque do Brasil) e ter uma vida bem sucedida depois de trabalhar por anos, mas não é meu sonho, tem gente que fica cheia de orgulho em falar que é de São Paulo porque tem mais coisas, porque vende tal coisa, pq tal coisa é mais barato, etc, mas eu não vejo tudo isso e nem me enche os olhos. Sou pobre, mas vivo bem, e sei que se eu sair daqui pra ir pra SP minha vida vai mudas drasticamente e não vai ser pra melhor. Seu vídeo é muito esclarecer, amo seu trabalho, você é um cara foda, espero um dia ir aí só pra turistar e ver seu trabalho ao vivo, ou se você tiver oportunidade de novo de vir a alguma universidade daqui da Bahia (recomendo a UFBA) vou ir com toda certeza escutar você.
@giovannaalvesdefarias7268
@giovannaalvesdefarias7268 Жыл бұрын
Sou filha de goiana com um pernambucano que vieram para São Paulo nos anos 80 para trabalhar, e em toda a minha vida, hoje eu tenho 18 anos, nunca vi o meu pai chorar, seja por alegria ou por tristeza. Sempre vi meu pai com essa "casca" que ele criou para si, tendo atitudes horríveis e que infelizmente foi algo replicado das gerações anteriores da família dele. Realmente a selva de pedra nos obriga a tomar um posição para a sobrevivência, você tem que seguir o seu caminho sem olhar para a pessoa ao lado que passa por dificuldade. Sempre escutei de parentes que morar em São Paulo deveria ser bom por conta dos eventos, shoppings, etc. E o que mais me espanta é que se não lutarmos não vamos sair desse lugar, já que a elite faz questão manter os seus privilégios e nem ter contato com a periferia; um belo exemplo disso é só pararmos para ver o que acontece com a tentativa de construção de linhas de ônibus e metrôs em bairros nobres. O resto vocês já sabem ...
@anikofon3311
@anikofon3311 Жыл бұрын
Como paulistana, eu TB sempre pensei "se aqui é ruim, imagina no resto do Brasil" e ouvir de você e entender q eu tô errada dói, dói bastante.
@Psiquee
@Psiquee Жыл бұрын
Minha vó estava me contando uma história da sua infância recentemente. Os pais dela eram baianos e migraram para o interior de São Paulo. Quando ela ainda era criança, uma das minhas tias ofereceu uma possibilidade de emprego para as crianças em uma fábrica de doces, exaltando as mil maravilhas da cidade de São Paulo e as inúmeras chances de empregabilidade. Como crianças naquela época eram vistas como "mão de obra" para as famílias e o estudo era pouco valorizado, ele aceitou. Chegando em SP, duas das minhas tias foram morar em casas de patroas para trabalharem como empregadas domésticas e a família inteira passou fome. Como resultado, voltaram para o Interior sem nada da propaganda se concretizar e teriam morrido de fome se tivessem continuado lá. São Paulo sempre foi um antro de trabalho escravistas de nordestinos e estrangeiros.
@washingtonluisdosanjos809
@washingtonluisdosanjos809 Жыл бұрын
Em menos de 32 minutos você sintetizou de maneira cristalina o que São Paulo é de verdade. Sou paulistano, meus pais são paulistanos, meus avós eram do interior de São Paulo... Sempre trabalhei em "bairros nobres" da cidade e desde sempre o abismo socioeconômico me incomodou demais. Como você bem disse, vendem uma imagem de que a cidade é acolhedora e acessível a todos, ledo engano. São Paulo é hostil e segregadora, a verdade é esta. Ademais, parabéns pelo brilhante vídeo.
@thaaaaaaaaaaay
@thaaaaaaaaaaay Жыл бұрын
que professor, meus amigos... que professor! tão novo e com tanto conteúdo, tanta vivência, vc numa sala dando aula, seja universidade, seja escolas, é mais que necessário
@taisbatistamartins7530
@taisbatistamartins7530 Жыл бұрын
Sou professora de Geografia, História e Sociologia e ver seu vídeo me fez pensar em quanto tenho responsabilidade de dar informação e formação aos meus alunos. Obrigada pela aula. Força e fé ✊🏻❤
@TcheVml
@TcheVml Жыл бұрын
Sou carioca. Eu já fui pra sp um pouco mais informado sobre a realidade do local, então n fui muito iludido. É uma cidade maravilhosa e horrível ao mesmo tempo. Você consegue encontrar todos os sonhos e todos os pesadelos da humanidade por aí. Ao mesmo tempo que vi obras de arte lindíssimas, comi maravilhosamente bem etc, eu vi morador de rua apanhando na entrada do metrô e entregador de ifood tendo que esperar do lado de fora do prédio em que eu estava hospedado, no frio, até vir alguém pegar a comida que eles estavam trazendo.
@camilaguimaraesnunes5825
@camilaguimaraesnunes5825 Жыл бұрын
Como disse Criolo "não existe amor em sp", se você não se adequa à vitrine de São Paulo, não vai existir amor, inclusão e respeito a você. Isso me deixa tão triste porque é uma cidade tão diversa e cheia de cultura, mas sem o mínimo de respeito às diferenças, mas afinal é isso que o sistema prega né. Enfim vídeo incrível, ele é utilidade pública, obrigado Tiago por existir, amo seu trabalho, venceremos. ♡
@jaisonotaviomorais
@jaisonotaviomorais Жыл бұрын
Exato. Eu sou filho de mineira. Embora, não conheça meu pai. Meu padrasto é pernambucano. São Paulo é feito, construído e mantido por norte e noroeste do país.
@kallianematos1822
@kallianematos1822 Жыл бұрын
meu pai se mudou pra portugal quando eu ainda tinha 3 anos, ficou la por 12 anos e veio me visitar e visitar a familia no meu aniversário de 15. a distancia afetou completamente a nossa relação, não conseguiamos nos entender. ele passou por várias situações terríveis la, mas nos ultimos anos tinha se tornado taxista, conseguiu "dignidade", e sempre sonhou em ser famoso, tinha um perfil no tiktok com mais de 16 mil seguidores, e estava conseguindo realizar as coisas que tinha sonhado pra ele, vale lembrar tambem que financeiramente ele se dedicou tanto a mim quanto ao meu irmão, conseguiu nos proporcionar de certa forma uma boa educação e vida confortável. no fim do ano passado ele foi assaltado durante o periodo de trabalho, e não resistiu. muitos arrependimentos ecoam na minha mente, mas o que me corroi no fim de tudo, é a revolta de saber que ele precisou ir embora, precisou deixar familia amigos e a filha pra conseguir uma vida um pouco melhor pra nós, e é inconcebivel a injustiça, nós nascemos pra ser explorados ao ponto de não poder desfrutar da presença daqueles que amamos. é uma realidade muito cruel, principalmente pq não é uma realidade só minha, conheço inumeras pessoas com historia parecida. enfim, o vídeo alem de esclarecedor, também é doloroso, pq é real.
@sabrinamarquessantos1954
@sabrinamarquessantos1954 Жыл бұрын
Sou filha de uma bahiana e de um mineiro e nasci aqui em São Paulo, fiz agora 30 anos e a cada dia sigo gostando menos de viver aqui, de trabalhar muito, pegar transporte cheio, não ter tempo para fazer algo que trás algum prazer na vida e ficar me iludindo com a cerveja no final de semana! Meu sonho hoje é sair daqui e ir pro interior levar uma vida de muito trabalho com a natureza e poder contemplar o belo!
@luizgustavofreitas7886
@luizgustavofreitas7886 Жыл бұрын
Sou do extremo sul da cidade de São Paulo e já tive esse sentimento de que são Paulo eh foda, locomotiva do país, e blá blá blá! Hj percebo o quão degradante eh a cidade, o quanto ela esmaga os seus moradores. Se um dia jurei amores por aqui, hj penso muito na ideia de ir morar noutro lugar. Vídeo incrível!
@fernandaventuras
@fernandaventuras Жыл бұрын
sou paulistana, nascida na zona sul (alô alô, Pedreira), filha de uma pernambucana e um paranaense. morei no Paraná e no interior de São Paulo ao longo da infância. isso você falou sobre a diversidade é real, mas apenas "da ponte pra cá", o pessoal da Faria Lima e etc não dá a mínima pra gente. sempre que me perguntam sobre vir pra São Paulo pra viver e trabalhar eu já digo logo: só vai ser bom de verdade se você tiver dinheiro. São Paulo não é fácil.
@emilya25
@emilya25 Жыл бұрын
eu sou nordestina, nunca fui para sp, mas tenho muitos amigos que são de sp que vieram viver aqui no nordeste, contudo em 2015 (estava na 5 série) um menino veio morar e estudar aqui, porém esse menino odiava todo mundo e falava coisas muito pesadas para uma criança de 10 anos e ficava chamando a gnt de pobre sendo que a nossa escola era uma das melhores escola particular da nossa cidade (não que isso importa, mas isso me fez pensar que a visão dele sobre a gnt era que todos nós somos pobres, burros, etc), mas lembro-me que mesmo ele fazendo esse show, todos da escola ainda o acolheu e tentou mostrar (com educação) que a gnt n era o que ele achava.
@ijtl
@ijtl Жыл бұрын
Eu sou paraibano, morei 2x em SP e "tive" que desenvolver essa casca, imagina pra quem vive aí. Concordo em tudo q vc disse e me arrepiei com as citações. Forte abraço.
@gabigabriela1095
@gabigabriela1095 Жыл бұрын
Sou de Manaus e infelizmente, como você falou, se há muita gente vivendo bem há um preço por isso. A grande concentração de riqueza do Amazonas fica em Manaus. A Zona Franca de Manaus foi projetada para gerar desenvolvimento no estado todo, mas seu objetivo foi desviado e o interior do estado sofre por isso até hoje. A situação dos municípios do Amazonas é desoladora. Sai governador e entra governador e nada é feito para o interior do estado. Sou defensora da Zona Franca mas precisamos de novos modelos econômicos para o estado do Amazonas. Enfim, gostaria de dividir um pouco como é o contexto daqui. Te convido para vir um dia conhecer nosso povo que apesar da luta diária, é super acolhedor. Abraços, Chavoso!
POPULISMO PENAL 'DE ESQUERDA'
38:04
Chavoso da USP
Рет қаралды 86 М.
Perrengue - O desafio da mobilidade em São Paulo
25:50
Murilo Azevedo
Рет қаралды 40 М.
Получилось у Миланы?😂
00:13
ХАБИБ
Рет қаралды 5 МЛН
Каха заблудился в горах
00:57
К-Media
Рет қаралды 10 МЛН
Slow motion boy #shorts by Tsuriki Show
00:14
Tsuriki Show
Рет қаралды 10 МЛН
A INDÚSTRIA CULTURAL E O MITO DE QUE O PASSADO ERA MELHOR
29:40
Chavoso da USP
Рет қаралды 654 М.
REAGINDO AO 'FAVELADO INVESTIDOR' DEFENDENDO O CAPITALISMO
32:15
Chavoso da USP
Рет қаралды 190 М.
LIBERTAÇÃO ANIMAL, VEGANISMO POPULAR E ECOSSOCIALISMO
29:30
Chavoso da USP
Рет қаралды 131 М.
Como viviam as pessoas escravizadas pela Igreja no Brasil
16:11
BBC News Brasil
Рет қаралды 148 М.
O APARTHEID BRASILEIRO
26:42
Chavoso da USP
Рет қаралды 107 М.
COMO OS RICOS FICAM RICOS ?
22:49
Chavoso da USP
Рет қаралды 375 М.
Brazilian Koreatown where 30,000 Koreans live in São Paulo 🇰🇷 🇧🇷
9:44
A Coreana Soyeon 한국여자
Рет қаралды 58 М.
ÓDIO DE CLASSE E VIOLÊNCIA REVOLUCIONÁRIA
23:35
Chavoso da USP
Рет қаралды 91 М.
CHAVOSO DA USP (THIAGO TORRES) - NOIR CONVIDA - #25 #NC
3:42:31
Noir Podcast
Рет қаралды 16 М.
Escravidão: um best-seller da História do Brasil | Laurentino Gomes e Leandro Karnal
50:35
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 216 М.
Получилось у Миланы?😂
00:13
ХАБИБ
Рет қаралды 5 МЛН