"TRAUMA SILENCIADO" | Virginia Woolf

  Рет қаралды 15,688

Inspiração Literária

Inspiração Literária

2 жыл бұрын

A vida de Virginia Woolf é um reflexo dos silêncios nocivos que tentaram esconder até hoje: o horror e as consequências devastadoras de seu abuso sexual que começou cedo, nas mãos de seus dois irmãos. Uma mulher de grande talento, destruída pelo silêncio.
Dessa forma, a sua história terrível ficou manchada por uma névoa absurda. Diziam que Virginia Woolf havia herdado uma doença mental, doença mental conhecida hoje como transtorno bipolar. Além disso, o início da Segunda Guerra Mundial e a destruição de sua casa em Londres pioraram a sua condição, e ela se sentiu incapaz de trabalhar.
Em 28 de março de 1941, Woolf vestiu o seu casaco, encheu os bolsos de pedras e se jogou no rio Ouse, perto de sua casa. Dessa forma, acabava com o seu sofrimento silenciando-se para sempre. Ela escreveu uma última carta ao marido dizendo:
“Eu sinto que vou enlouquecer. Acho que não podemos passar por um daqueles terríveis momentos novamente. E eu não conseguirei me recuperar dessa vez. Eu começo a ouvir vozes e não consigo me concentrar. Então, faço o que acho que é o melhor que posso fazer. Eu não posso mais lutar. Você vê que eu não consigo nem escrever isso corretamente. Eu não consigo ler. Eu perdi tudo, exceto a certeza da sua bondade. Eu não posso continuar arruinando a sua vida por mais tempo. Eu não acredito que duas pessoas poderiam ser mais felizes do que você e eu temos sido”.
- Virginia Woolf -
Virginia Woolf: A biografia de um trauma silenciado - amenteemaravilhosa.com.br/vir...
Conversa com escritora Noemi Jaffe.
SEJA MEMBRO - / inspiração literária
#virginiawoolf #literatura #letras #poemas #poesia #poeta #poesia #escritor #classicos #literaturafundamental #fernandopessoa #literaturabrasileira #escritoresbrasileiros #livros #literaturaclassica

Пікірлер: 54
@patricialima0702
@patricialima0702 2 жыл бұрын
A carta de despedida de Virgínia Wolf ao marido é muito forte. Pretendo ler a biografia indicada por vocês nos créditos do vídeo. Grata!
@mirellaluch8907
@mirellaluch8907 2 жыл бұрын
Onde tem a carta, Patrícia?
@heloisacorrea5820
@heloisacorrea5820 2 жыл бұрын
@@mirellaluch8907 “Meu Muito Querido: Tenho a certeza de que estou novamente enlouquecendo: sinto que não posso suportar outro desses terríveis períodos. E desta vez não me restabelecerei. Estou começando a ouvir vozes e não consigo me concentrar. Por isso vou fazer o que me parece ser o melhor. Deste-me a maior felicidade possível. Fostes em todos os sentidos tudo o que qualquer pessoa podia ser. Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes até surgir esta terrível doença. Não consigo lutar mais contra ela, sei que estou destruindo a tua vida, que sem mim poderias trabalhar. E trabalharás, eu sei. Como vês, nem isto consigo escrever como deve ser. Não consigo ler. O que quero dizer é que te devo toda a felicidade da minha vida. Fostes inteiramente paciente comigo e incrivelmente bom. Quero dizer isso - toda a gente o sabe. Se alguém me pudesse ter salvo, esse alguém terias sido tu. Perdi tudo menos a certeza da tua bondade. Não posso continuar a estragar a tua vida. Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes do que nós fomos. V.”
@beatriznascimento4332
@beatriznascimento4332 2 жыл бұрын
" Se alguem pudesse me salvar, certamente essa pessoa seria você " NOSSA! Ele foi um ANJO na vida dela
@daniellferreyra1806
@daniellferreyra1806 2 жыл бұрын
"Não precisa ter pressa.não há necessidade de brilhar.não precisa ser ninguém além de si mesmo" ❤️ uma das frases de Virgínia Woolf que Deus tenha ela em bom lugar !
@mariah477
@mariah477 2 жыл бұрын
"Estou crescendo, estou perdendo todas as ilusões." ( Virginia Woolf)
@tiagobarbosa3365
@tiagobarbosa3365 Жыл бұрын
...talvez para ganhar outras.
@laloba670
@laloba670 Жыл бұрын
Virgínia Wolf desenvolveu uma depressão severa depois de sofrer abuso sexual dos dois meio irmãos em baixo do próprio teto, todo santo dia, dos 8 aos 18 anos. Isso gerou uma revolta muito grande, porque naquela época uma mulher não podia morar sozinha, ir embora, só se casasse. Virgínia foi silenciada dentro do próprio "lar", pela própria "família". Ela pegou toda sua revolta e defendeu até o fim que a mulher só consegue se desenvolver como ser humano se ela tiver um teto pra chamar de seu (daí origina o título se suas obras), já que uma mulher só não é abusada, independente do nível de abuso, se tiver seu próprio espaço. Virgínia só teve um pouco de paz depois que casou com seu marido, que amou e respeitou ela, inclusive, eles não tinham relação sexual e nem muito contato físico, devido aos traumas dela. Ele ficou do lado dela até o fim, mas infelizmente a depressão foi mais forte, fazendo ela encher os bolsos do seu casaco com pedras pesadas e se jogar num lago, cometendo suicídio e morrendo afogada. Virgínia será eterna, apesar da dor, lutou, escreveu e deu voz a muitas mulheres silenciadas da sua época ❤️
@elencosta8015
@elencosta8015 4 ай бұрын
💔✨
@amonjessen7961
@amonjessen7961 2 жыл бұрын
Viver,as vezes é impossível. Saúde espiritual à todos!
@marinanogueiralima
@marinanogueiralima 2 жыл бұрын
assim seja
@katiully27
@katiully27 7 ай бұрын
Saúde espiritual ❤
@amonjessen7961
@amonjessen7961 7 ай бұрын
@@katiully27 é isso, um bonissimo Natal lhe desejo...
@blackbird8577
@blackbird8577 2 жыл бұрын
Eu tenho a mesmo transtorno de humor que ela, a sorte é que a medicina evoluiu muito e hoje eu posso ter ajuda médica. Me dói muito saber que ela não teve a mesma sorte, suas obras são incríveis. Admiro muito a Virginia, conheci uma tradutora aqui de Curitiba da UTFPR que trouxe textos inéditos dela. 🙏🏽
@SilvioNobre
@SilvioNobre 2 жыл бұрын
Doloroso silêncio de violências que continua até hoje
@talita868
@talita868 2 жыл бұрын
Quando penso nessas mulheres guerreiras do século passado, tenho só gratidão pelo seu trabalho e pelas obras escritas que nos deixaram... ❤️🦋
@_joelma_8727
@_joelma_8727 2 жыл бұрын
Primeira vez ouço falar nessa mulher é fiquei muito curiosa pra conhecer mais sobre suas obras!
@blackbird8577
@blackbird8577 2 жыл бұрын
Leio o texto dela sobre O Anjo do Lar. Consegui ver as mulheres da minha família nesse texto, minha mãe e mesmo hoje eu ainda me encontro ali, cheia de culpas. Incrível como essa mulher conseguiu definir essa sensação.
@mariah477
@mariah477 2 жыл бұрын
Virginia Woolf : quando a lucidez supera a loucura.
@alinebittencourt208
@alinebittencourt208 2 жыл бұрын
O filme as Horas mostra exatamente isso. Vale apena assistir.
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
Aquela cena da Nicole Kidman a encher os bolsos do vestido com pedras e a lançar-se às águas é de uma beleza perturbadora, né? Fascinou-me também aquela em que a Senhora Dalloway é tomada pelas águas deitada. Que filme! O personagem do Ed Harris também é inquietante.
@alinebittencourt208
@alinebittencourt208 2 жыл бұрын
@@jean-claude446 concordo ! O roteiro é sensacional.
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
@@alinebittencourt208, demais como aquelas três histórias se entrelaçam, né?
@alinebittencourt208
@alinebittencourt208 2 жыл бұрын
@@jean-claude446 o elenco encaixar tão bem na narrativa feminina e as atualizações de Juliane e Nicole comovem. É um filma¢o .
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
De fato, querida! Vi-o no cinema e o tenho aqui na videoteca. Bateu-me uma vontade louca de revê-lo por causa desse nosso papo e da postagem realizada pelo canal
@juliijuli
@juliijuli 2 жыл бұрын
Obrigada pela recomendação da biografia!
@dayannesousa3218
@dayannesousa3218 2 жыл бұрын
Excelente vídeo. 👏🏽
@jaciarajunqueira1761
@jaciarajunqueira1761 2 жыл бұрын
Apesar de todos transtornos dela, em suas obras, isso não se deixava notar. Demais.
@canalaleatorio2024semusao
@canalaleatorio2024semusao Жыл бұрын
Apesar da maioria ñ ter gostado da música. Eu achei perfeito. A música se sobressaem e de fundo as falam se casam que da um ênfase ao conteúdo.
@layaneoliveira2929
@layaneoliveira2929 2 жыл бұрын
Fiquei emocionada com o vídeo
@armindamoreira6618
@armindamoreira6618 2 жыл бұрын
Não me mal trate chamando-me louca , loucos somos todos um pouco. Você está a fazer-me mal e sabe disso também quanto eu ou ainda melhor e por esse motivo quando o faz sabe bem o que está a fazer . Isto é cruel desumano .
@geraldoluizgomesdasilva9152
@geraldoluizgomesdasilva9152 2 жыл бұрын
Me perdoe dizer mas esse som atrapalha de ouvir o diálogo...ficou alto e desnecessário!
@lianeklein8144
@lianeklein8144 2 жыл бұрын
música tá muito alta, atrapalha a audição do conteúdo
@bayekdesiwa7274
@bayekdesiwa7274 Жыл бұрын
em breve irei deixar esse mundo tbm ..viver aqui nao vale a Pena
@isabellaaraujooliveira7053
@isabellaaraujooliveira7053 Жыл бұрын
Você é amado. Morrer vale muito menos a pena. A vida prossegue após a morte e a consequência deste ato é terrível. Siga firme, é possível vencer e ser mais feliz que imaginamos. 💗
@elainepaula8397
@elainepaula8397 10 ай бұрын
Vc ainda tá vivo?
@raykunkk
@raykunkk 2 жыл бұрын
Eu q li na capa "Dessa vez não vou sarrar"
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
Complicado e reducionista uma análise acerca de uma obra brilhante que tenha por fundamento um diagnóstico psicopatológico extremamente questionável. Urge nos atentarmos aos aspectos semânticos e semióticos de que essa autora magistral se vale antes de argumentar a psicopatologia. Fazem o mesmo com Joyce e Nietzsche.
@Pedrotubes1
@Pedrotubes1 2 жыл бұрын
Correto, mas sejamos justos que no caso do vídeo em questão trata-se apenas de um trecho onde se aponta o contexto em que ela viveu. Imagino que na entrevistas completa deve haver considerações em relação a sua obra em suas características autorais.
@jean-claude446
@jean-claude446 2 жыл бұрын
@@Pedrotubes1, meu comentário refere-se ao excerto que o vídeo traz. Virginia, Joyce, Pessoa são frequentemente alvo desses psicodiagnósticos levianos. Suas obras os revelam em alguns meandros, mas nunca percamos de vista que a autoria e a criação não podem ser pensadas como produto apenas das experiências vividas. O poeta, o autor, o artista, enquanto fingidores, por vezes, jamais vivenciaram o que concebem. Há que se ter por parâmetros recursos estilísticos e conceituais para se investigar a obra a partir de si mesma e seus entrelaçamentos com a biografia.
@fbxurumela
@fbxurumela 2 жыл бұрын
Hoje em dia os grandes escritores são tratados como um "nicho" dentro do mercado de celebridades. A (não) leitura rasa que os críticos atuais fazem deles tem a ver com o desejo do público por explicações fáceis. É a desculpa perfeita para quem quer posar de "culto" sem ter o trabalho de LER
@fbxurumela
@fbxurumela 2 жыл бұрын
Hoje em dia os grandes escritores são tratados como um "nicho" dentro do mercado de celebridades. A (não) leitura rasa que os críticos atuais fazem deles tem a ver com o desejo do público por explicações fáceis. É a desculpa perfeita para quem quer posar de "culto" sem ter o trabalho de LER
@marcosestevammsantos4583
@marcosestevammsantos4583 2 жыл бұрын
Conheça a logoterapia no canal do KZfaq Dr Alberto Nery.
@Dexter.J.official
@Dexter.J.official 2 жыл бұрын
''..''
@tatianagroff4747
@tatianagroff4747 2 жыл бұрын
Pq. essa música irritante? A música pode até ser boa só que não cabe aqui, atrapalha a fala da entrevistada entrevistadora? Não cabe música em conteúdo falado como este. Tira o foco fica concorrendo com o próprio conteúdo.
@bayekdesiwa7274
@bayekdesiwa7274 Жыл бұрын
atrapalha nada, vcs estão surdos
@canalaleatorio2024semusao
@canalaleatorio2024semusao Жыл бұрын
@@bayekdesiwa7274 eles não sabem usar audição de uma forma ampla ao ponto de distinguir uma coisa da outra e fazer a junção de todo contexto que ficou perfeito a música que sobressaem e as falas de fundo.
Três Vezes Cem - Maria Bethânia lê Clarice Lispector
6:24
Casa da América Latina
Рет қаралды 226 М.
Pleased the disabled person! #shorts
00:43
Dimon Markov
Рет қаралды 27 МЛН
УГАДАЙ ГДЕ ПРАВИЛЬНЫЙ ЦВЕТ?😱
00:14
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 4,3 МЛН
Why Is He Unhappy…?
00:26
Alan Chikin Chow
Рет қаралды 29 МЛН
"NÃO ME SUPORTO MAIS" | Fernando Pessoa
3:30
Inspiração Literária
Рет қаралды 132 М.
Quem foi VIRGINIA WOOLF I 50 FATOS
14:47
VRA TATÁ I Arte e Cultura
Рет қаралды 39 М.
Literatura Fundamental 43 - Mrs. Dalloway - Noemi Jaffe
30:40
"Um espectador de mim mesmo" | FERNANDO PESSOA e MARIA BETHÂNIA
5:31
Inspiração Literária
Рет қаралды 51 М.
Depoimento de Paulo Gurgel Valente sobre Clarice Lispector
17:36
imoreirasalles
Рет қаралды 140 М.
Um teto todo seu: o livro INCENDIÁRIO de Virginia Woolf
14:42
Antofágica
Рет қаралды 10 М.
"Estou farto de semideuses!" | FERNANDO PESSOA | MARIA BETHÂNIA
4:01
Inspiração Literária
Рет қаралды 705 М.
Ao Farol (Virginia Woolf) 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 | Tatiana Feltrin
21:46
"SE SENTIA MORTA" | Clarice Lispector
2:20
Inspiração Literária
Рет қаралды 45 М.
"QUASE NÃO LEIO MAIS" | Fernando Pessoa
2:51
Inspiração Literária
Рет қаралды 337 М.
Pleased the disabled person! #shorts
00:43
Dimon Markov
Рет қаралды 27 МЛН