Wiriyamu - The massacre in Tete province

  Рет қаралды 11,548

Nuno M Raimundo

Nuno M Raimundo

3 жыл бұрын

Wiriyamu - The massacre in Tete Province
On the morning of 16 December 1972, Portuguese colonial troops gathered the inhabitants of Wiriaymu, including women and children, in the main square of the village and ordered them to clap their hands and sing to say goodbye to life. The soldiers then opened fire. Those who escaped the bullets were killed by grenades. Incited by the cry 'Kill them all', the soldiers carried out the killing to four neighbouring villages along the Zambezi River, where Mozambique's territory stretches into Zimbabwe (Rhodesia at the time of the events), Zambia and Malawi - a region designated by Catholic missionaries as 'the land forgotten by God'. By the end of the day, nearly 400 villagers had been killed, their bodies slowly consumed by flames on funeral pyres set by soldiers with the grass that covered the straws.

Пікірлер: 30
@davartimisa
@davartimisa Жыл бұрын
Padre Vicente está vivo e muito saudável. Regressou à 🇪🇸 - Valência em 2017. Agora mesmo acaba de sair do mercado central de Valência tinha ido matabichar com uns amigos mexicanos.
@McPruden
@McPruden 10 ай бұрын
Coneci um oficial moçambicano que diz que isso aconteceu pois as aldeias eram aliadas dos portugueses, mas sairam informações que muito prejudicaram os portugueses e só podiam ter saido de uma aldeia. Eu não achei bem isso, mas ele como militar dizia que teve de ser. Isto nunca me entrou bem na cabeça como soldados portugueses foram capazes de fazer isto. Oh humanidade...oh humanidade! Isto envergonha-me como português, como homem e como cristão. Concerteza foi nesse dia que Portugal perdeu definitivamente. Já nao estavam a lutar por Moçambique, mas contra Moçambique. Estragaram tudo.
@cubanodomundo
@cubanodomundo Жыл бұрын
Quem falou que em as guerras há vencedores???????
@carlosleisilva
@carlosleisilva Жыл бұрын
Para ser equidistante queria saber o relato do massacre de 7 de setembro de 1974 ,em moçambique ,em que a frelimo ordenou o ataque dos bairros perifericos de lourenço marques á cidade dita branca .O maior massacre de sempre de Portugueses ,falava-se de 9500 (correto ,nove mil e quinhentos ) mortos ,brancos pretos mestiços mulheres , crianças ,queimados vivos dentro dos carros ,violados ,decapitados etc ,com tropa portuguesa a assistir e sem ordens de lisboa ,MFA ,para intervir .Na avenida do Aeroporto e centenas de proprietarios das cantinas no interior .Não havia guerra , os tropas da frelimo já tomavam conta dos quarteis . Ao pé disto Wiriamo foi uma brincadeira (em nº de mortos ) pois foram ambos crimes horriveis . Um divulgado ,com os responsaveis a assumirem a culpa .Outro escondido, embrulhado na ideologia marxista leninista de partido unico e da sede de poder do PS- Mario Soares que nos governaram e governam .A história está quase esquecida .Ainda há pessoas vivas que o podem contar e se devia gravar para memória pprofunda .
@odiliadesousacosta3309
@odiliadesousacosta3309 6 ай бұрын
Bravo! A história deveria ser contada sim porque em Portugal pouco se sabe da realidade das entregas das colónias e o que as pessoas tiveram que enfrentar entre os que conseguiram escapar e os milhares que perderam suas vidas. Eu tenho vergonha de ser portuguesa e ter tido um como Mário Soares como representante de Portugal.
@igoroliveira8182
@igoroliveira8182 Жыл бұрын
Não dá pra acreditar, ainde vêm vontar histórias como se isso fosse algo normal crlh, ião na terra de outros e faziam isso? E agor nós estamos a vir pra terra deles e eles nos tratam de uma forma como que eles não tivessem culpa de nada
@nascidenovo6334
@nascidenovo6334 Жыл бұрын
Meu Deus! Dou graças por todos os profissionais q documentam todos esses momentos históricos q pertencem n só aos moçambicanos mas tb aos portugueses e quiçá outras nações. Oh o padre Vicente, que é feito dele? Mais uma vez um abraço ao garimpeiro Nuno M Raimundo!
@NunoMRaimundo
@NunoMRaimundo Жыл бұрын
@Nasci de novo, o padre Vicente faleceu em junho de 2021. Abraço amigo
@nascidenovo6334
@nascidenovo6334 Жыл бұрын
@@NunoMRaimundo oh meu Deus! May God rest his soul! Obrigada pela info. Um abraço!
@0619531
@0619531 Жыл бұрын
Este alferes a dizer que não matou a criança,era para matar?Incrível como os gajos atuavam,sem piedade.
@zerodrigo74
@zerodrigo74 Жыл бұрын
Com certeza não foi light como os português falam nem milhares como os guerrilheiros alegam. Mas uma vida já é o suficiente para que a história a conte.
@odiliadesousacosta3309
@odiliadesousacosta3309 6 ай бұрын
Eles não falaram em milhares e sim entre 300 a 400 pessoas e para quem conhece é muito mais provável a contagem deles do que a denunciada no relatório oficial das tropas portuguesas. Como você diz uma única vida já seria demais e como até hoje podemos ver as tropas fazem sempre bem o que querem e a população paga preços terríveis.
@fans8409
@fans8409 Жыл бұрын
Para mim foi a coisa mais estúpida terem morto civis que se eles ajudavam o movimento tinham toda a razão para libertar suas gentes sua pátria aquilo não era regime nenhum era um inferno para o povo africano porque não negociavam com os movimentos e entregavam o poder com autonomia mesmo na república autonoma de mo cambique e em Angola e Guiné a mesma coisa mas por causa de dar uma bela vida a um que vai de Portugal para lá aconteceu o imprevisto
@almudenaaznarsainz
@almudenaaznarsainz Жыл бұрын
É, mas assim que a Frelimo chegou ao poder, os primeiros a levarem um chuto no traseiro foi a Igreja Católica.
@lucenapinto4225
@lucenapinto4225 7 ай бұрын
Quantas localidades existem em Tete, com nomes começados por " W" ? Ou, mesmo em todo o Moçambique ? Os vândalos dos padres do UK, ao serviço do MI6. Apenas uma vingança desses Disputa UK que NUNCA tiveram êxito com o embargo á Cidade da Beira, para pôr a Rodésia de joelhos.
@igoroliveira8182
@igoroliveira8182 Жыл бұрын
Eu sou Cabo-verdiano, eu penso assim, mesmo se demorasse muito mais tempo mais se não tivessem tirado todas as riquezas e não ouvem-se essas mortes talves eu nunca sairia do meu continente para procural uma vida melhor,
@danielabreu7812
@danielabreu7812 Жыл бұрын
Infelizmente a guerra acontecem coisas destas, mas também aconteceu para o outro lado. Quanto as riquezas tiradas, caso contrario nao tinha emigrado e uma pura demagogia, para justificar a inoperancia do que se passou apos a indepencia em que foram mortos milhoes, para inplantar a idiologia politica que tanto contribuiu para o enorme desenvolvimento em sentido contrário. Nunca tantos recursos foram sacados e o povo continua de mal a pior, e só perdao de dividas e peditórios e nada se vê de melhorias
@cliffdacostavasco-hy4im
@cliffdacostavasco-hy4im Жыл бұрын
Foram diabos mesmo. Até com crianças?
@usseneussene8221
@usseneussene8221 Жыл бұрын
Os Portugueses fizeram isto contra povos inocentes em sua própria terra, que tudo o que queriam era sua independência. Não nos iremos esquecer!!
@cesarsantos5013
@cesarsantos5013 5 ай бұрын
Um episódio vergonhoso e desonroso como este, com certeza, foi uma "pá de cal" no já combalido "império português ".
@fernandomoutinho7925
@fernandomoutinho7925 Жыл бұрын
Política colonial-fascista, do Dr Marcelo Caetano, neste caso um episódio repugnante, o massacre de muitas mulheres, homens e crianças inocentes ás mãos das tropas portuguesas (Comandos)...😢
@scp4849
@scp4849 Жыл бұрын
Capítulo vergonhoso das Forças Armadas Portuguesas, guerra n justifica ser criminoso e os tipos q fizeram isso eram criminosos.
@puregon
@puregon Жыл бұрын
Vergonhoso passado português
Relatos: Operação «Nó Górdio» Moçambique
49:45
Haha😂 Power💪 #trending #funny #viral #shorts
00:18
Reaction Station TV
Рет қаралды 16 МЛН
KINDNESS ALWAYS COME BACK
00:59
dednahype
Рет қаралды 95 МЛН
World’s Deadliest Obstacle Course!
28:25
MrBeast
Рет қаралды 157 МЛН
Vivaan  Tanya once again pranked Papa 🤣😇🤣
00:10
seema lamba
Рет қаралды 31 МЛН
Anos de Guerra - Guiné 1963-1974
56:07
José Barahona
Рет қаралды 98 М.
Guerra do Ultramar: Moçambique - Massacre de Wiryamu
59:33
Guerra do Ultramar na Guiné - 1.ª Parte
58:18
UTW
Рет қаралды 80 М.
Perché l'Alto Adige (NON) è italiano?
21:36
Nova Lectio
Рет қаралды 1,4 МЛН
MEMORIAS DO MASSACRE DE INHAMINGA
18:06
Guilherme Johane
Рет қаралды 1,3 М.
The history of the Grande Hotel da Beira
51:21
Nuno M Raimundo
Рет қаралды 10 М.
Retornados, "Lagrimas e sorrisos de África"
11:01
Nuria Atanes Bouzón
Рет қаралды 52 М.
Massacre de Wiryamu (06 de 07)
9:00
donaidinha
Рет қаралды 10 М.